ELEMENTOS DE ANÁLISE GEOGRÁFICA

6
1. Elementos de análise geográfica (representação cartográfica: escala, coordenadas geográficas, legendas, mapas, gráficos e relação espaço/tempo) A escala é uma relação entre o desenho (mapa) e a área real que ele representa. A Escala é a relação matemática entre o comprimento ou a distância medida sobre um mapa e a sua medida real na superfície terrestre. A escala pode ser representada numericamente e graficamente Escalas As Escalas representam, de forma gráfica, um mapa e a realidade do espaço geográfico real, com isso os mapas podem utilizar duas escalas, numérica ou gráfica. - Escala numérica: É representada em forma de fração 1/10.000 ou razão 1:10.000, isso significa que o valor do numerador é o do mapa e o denominador é o valor referente ao espaço real. Ex: 1:10.000, cada 1 cm no papel (mapa) corresponde a 10.000 cm no espaço real. - Escala Gráfica: Representa de forma gráfica a escala numérica. Cada unidade da escala, ou seja, 1 cm representa 50 km no espaço real. Assim como os mapas servem para localização e orientação, existem outros instrumentos, como a Rosa dos ventos, conhecida como Pontos cardeais, colaterais, subcolaterais e intermediários.

Transcript of ELEMENTOS DE ANÁLISE GEOGRÁFICA

Page 1: ELEMENTOS DE ANÁLISE GEOGRÁFICA

1. Elementos de análise geográfica (representação cartográfica: escala, coordenadas geográficas, legendas, mapas, gráficos e relação espaço/tempo)A escala é uma relação entre o desenho (mapa) e a área real que ele representa.

A Escala é a relação matemática entre o comprimento ou a distância medida sobre ummapa e a sua medida real na superfície terrestre. A escala pode ser representada numericamente e graficamente

Escalas

As Escalas representam, de forma gráfica, um mapa e a realidade do espaço geográfico real, com isso os mapas podem utilizar duas escalas, numérica ou gráfica.

- Escala numérica: É representada em forma de fração 1/10.000 ou razão 1:10.000, isso significa que o valor do numerador é o do mapa e o denominador é o valor referente ao espaço real.

Ex: 1:10.000, cada 1 cm no papel (mapa) corresponde a 10.000 cm no espaço real.

- Escala Gráfica: Representa de forma gráfica a escala numérica.

Cada unidade da escala, ou seja, 1 cm representa 50 km no espaço real.

Assim como os mapas servem para localização e orientação, existem outros instrumentos, como a Rosa dos ventos, conhecida como Pontos cardeais, colaterais, subcolaterais e intermediários.

Pontos cardeais

Norte (N) Sul (S) Leste (L) Oeste (O)

Pontos Colaterais

Noroeste (NO) Nordeste (NE) Sudoeste (SO) Sudeste (SE)

Pontos Subcolaterais

Norte-Nordeste (NNE) Norte-Noroeste (NNO) Leste-Nordeste (LNE) Leste-Sudeste (LSE) Sul-Sudeste (SSE) Sul-Sudoeste (SSO) Oeste-Sudoeste (OSO) Oeste-Noroeste (ONO)

Pontos intermediários: Sem notação específica é o ponto intermediário entre S (Sul) e SSO (Sul-Sudoeste), por exemplo.

Page 2: ELEMENTOS DE ANÁLISE GEOGRÁFICA

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

As linhas imaginárias são importantes para a localização em qualquer ponto do planeta a partir das coordenadas geográficas.

São linhas imaginárias pelas quais a Terra foi “cortada”, essas linhas são os paralelos e meridianos, através dos paralelos e meridianos é possível estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta.

Veja abaixo alguns itens importantes nas coordenadas geográficas:

• Plano Equatorial: É um plano imaginário que divide a Terra em dois pólos: norte e sul de forma igual, mas de uma maneira metafórica é o mesmo que cortar uma laranja em duas partes iguais com uma faca.

• Paralelos: São linhas imaginárias paralelas ao plano equatorial.

• Meridianos: São linhas imaginárias paralelas ao meridiano de Greenwich que ligam os pólos norte e sul.

• Latitude: É a distância medida em graus de um determinado ponto do planeta entre o arco do meridiano e a linha do equador.

• Longitude: É a localização de um ponto da superfície medida em graus, nos paralelos e no meridiano de Greenwich.

LEGENDAS

A simbologia existente na legenda dos mapas de Orientação, permite que qualquer pessoa, possa ler qualquer mapa.

A legenda é uma lista explicativa das convenções gráficas adotadas na representação dos fenômenos representados no mapa. Ela permite a interpretação das informações contidas em cada mapa. A legenda mostra como estão representadas as feições existentes nas camadas em visualização.

MAPAS: Um mapa é uma representação visual de uma região.

Características gerais dos mapas:

Representação plana; Geralmente em escala pequena;

Page 3: ELEMENTOS DE ANÁLISE GEOGRÁFICA

Área delimitada por acidentes naturais (bacias, planaltos, chapadas, etc.), político-administrativos;

Destinação a fins temáticos, culturais ou ilustrativos.

Mapas

Os mapas são representações gráficas do real, esboçadas em linhas imaginárias, geralmente produzidos em papel, com isso os mapas são classificados em mapas físicos, econômicos e históricos.

• Mapas físicos: São mapas que representam os fatores naturais como (vegetação, clima, relevo, hidrografia,

etc.)

• Mapas Político: São mapas que representam as fronteiras entre países ou divisões internas entre estados(ex. Goiás, Rio de Janeiro etc). Dessa forma delimitando seu território no qual se exerce a soberania.

• Mapas históricos: São mapas que representam acontecimentos do passado. Ex Tratado de Tordesilhas.

Page 4: ELEMENTOS DE ANÁLISE GEOGRÁFICA

GRÁFICOS:

São recursos visuais utilizados para leitura de informações sobre aspectos e processos naturais, sociais e econômicos, o gráfico representa as informações através de formas geométricas de maneira exata, os gráficos são classificados em Gráfico de colunas, circular e de linha.

• Gráfico de colunas

• Gráfico circular

• Gráfico de linhas

Page 5: ELEMENTOS DE ANÁLISE GEOGRÁFICA