Elenco - 27 de julho de 2014

28
MANAUS, DOMINGO, 27 DE JULHO DE 2014 Não pode ser vendida separadamente Elenco Lidiane Barbosa, a chef funcional Página 21 Págs. 14, 15 e 16 BARRACA DO BIXIGA 30 ANOS DE PIZZA SABOR SOLIDARIEDADE

description

Elenco - Revista de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

Transcript of Elenco - 27 de julho de 2014

Page 1: Elenco - 27 de julho de 2014

Noivas

MANAUS, DOMINGO, 27 DE JULHO DE 2014N

ão p

ode

ser

vend

ida

sepa

rada

men

te

Elenco LidianeBarbosa, a chef funcional

Página 21

estaçãoPágs. 14, 15 e 16

BARRACADO BIXIGA30 ANOS DE PIZZA SABOR SOLIDARIEDADE

01_28.indd 1-2 23/7/2014 23:07:03

Page 2: Elenco - 27 de julho de 2014

02_27.indd 1-2 23/7/2014 22:27:26

Page 3: Elenco - 27 de julho de 2014

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

EditorGuto [email protected]

SubeditoraVera [email protected]

RepórterMellanieHasimoto

DiagramaçãoLeonardo Cruz

Tratamentode imagemAdriano Lima

RevisãoGracycleide Dru-mond

CapaDivulgação

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara,

623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

EditorGuto Oliveiragutocom.br

EditorialHá quem

diga que um dos maiores prazeres da vida é comer bem. A coloca-ção pode até ser polêmica, discutível e controversa, mas faz senti-do para quem curte gastronomia e fez disso a principal arte de sua vida. Comer bem tem tudo a ver com a arte de cozinhar. E para falar sobre essa deliciosa arte, a Elenco desta semana trouxe a chef Lidiane Costa, uma verdadeira expert quando o assunto é cozinha.

Para não fugir do tema, trouxemos mais uma reportagem que tem tudo a ver com o tema, ou seja, gastronomia da melhor qualidade, ou melhor, pizza da boa é mesmo na Barraca do Bixiga. Uma prova de que a liga dessa massa é excelente está na forte ligação de uma equipe que realiza esse trabalho com maestria e amor ao próximo. Confi ra a matéria exclusiva do diretor de redação do EM TEMPO, Mário Adolfo, que mostra o valor desse trabalho, que ultrapassa as barreiras do tempo.

Para completar o seu domingo, te-mos matérias especiais de decoração, comportamento, moda, beleza, turismo e tecnologia. Fique ligado e tenha uma excelente semana.

Vera Lima

Colaboradores: Selma Reis, Bruno Mazieri e Marcelo Guilherme

Expediente

5DECORA shelfi e virou estilo de vida, e vale até mostrar mesas e ambientes bem decorados. Você não sabe do que estamos falando? Então confi ra.

12VARIEDADESInspirada na Copa do Mundo, a Have a Nice Beer, o e-commerce (haveanicebeer.com.br) que tem o maior clube de cervejas especiais da América Latina, realizou o “1º Copo do Mundo”.

editorial# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

21COMPORTAMENTOA chef Lidiane Barbosa, com seu carisma e sabedoria culinária, conquista admiradores entre todos os tipos de pessoas, principalmente as crianças.

15CAPAA Barraca do Bixiga é tradição, é exemplo de trabalho em equipe e uma lição de solidariedade. É a nossa matéria de capa da

o e-commerce (haveanicebeer.com.br) que tem o maior clube de cervejas especiais da América Latina, realizou o “1º Copo do Mundo”.

21COMPORTAMENTOA chef Lidiane Barbosa, com seu carisma e sabedoria culinária, conquista admiradores entre todos os tipos de pessoas, principalmente as crianças.

03_26.indd 1-2 24/7/2014 21:44:03

Page 4: Elenco - 27 de julho de 2014

Prateleiras ost

Tirar foto de comida, de si mesmo, de lugares paradisíacos, de pés, até de casais no pós-sexo. Tudo

isso já foi mania para quem é usuá-

rio do aplicativo Instagram. A moda, agora, é mostrar o que lê – o que fez surgir a #shelfi e.

A palavra é uma brincadeira com outro termo bastante conhecido por quem usa o mais popular aplicati-vo de fotos, a “selfi e”, que signifi ca autorretrato, em inglês. Já a shelfi e varia da palavra “shelf”, que quer dizer prateleira, estante.

A grande diferença, entretanto, é que, enquanto na selfi e você pode aparecer na foto fazendo caras e bo-cas, na shelfi e as imagens compar-tilhadas com a marcação são cuida-dosamente produzidas exibindo livros, obras de arte, itens de decoração e revistas fashion. Normalmente, esses itens estão ao lado de uma elegante xícara de chá, um vaso de fl ores ou

um par de óculos. Um prato cheio para quem ama decoração!

Até o fechamento desta edição, já havia mais de 71 mil fotos marcadas

Quem um dia poderia imagi-nar que estantes e prateleiras seriam considerados “ostenta-ção”? É exatamente isso que a hashtag #shelfi e promove nas internet – o suposto bom gos-to de quem mostra esses ob-jetos nas redes sociais. Quan-to mais lotada de livros ou objetos de decoração, melhor. A shelfi e, aliás, virou estilo de vida, e vale até mostrar mesas e ambientes bem decorados

dessa maneira no Instagram. Mas, para quê uma shelfi e? Quem teria interesse em mostrar sua coleção de livros? Ou melhor, quem iria querer ver esse tipo de foto? Há quem acredite que tudo não passa de ostentação, de mostrar para estranhos sua apurada preferência literária e bom gosto. Para outros, é um estilo de vida, onde as fotografi as dizem algo sobre o fotó-grafo – os tipos de livros que tem (ou não), como os organiza, como decora a estante e muito mais.

Aderindo a moda ou não, quem gosta de decoração terá, pelo menos, muita fonte de inspiração para arrumar a sua própria estante ou prateleira – ordenando por cor, por tamanho, por coleção, colocando os livros como em uma biblioteca, ou empilhados... A criatividade não tem fi m! Além do mais, a mania dos afi cionados por fotos de estantes dá ideias geniais para quem está buscando mudar essa parte específi ca da casa ou escritó-rio, deixando o ambiente muito mais descontraído e sofi sticado.

Para inovar basta usar a criativi-dade e ter bom

gosto na hora de arrumar as peças

e livros

As imagens exi-bem prateleiras com objetos de decoração entre livros e revistas

ligados nas novelas# Elenco (25)Elenco #decor(4) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

18h15, na GloboSegunda Mãe Benta diz para Zelão que Juliana não

foi feita para ele. Juliana diz para Gina que pensa em Zelão o tempo inteiro. Renato passa uma lista enorme para o Prefeito das Antas com o material que irá precisar em seu posto de saúde. Zelão adverte Giácomo que não se meta com Rosinha, pois Izidoro não está gostando nada dela trabalhar na venda com ele. Izidoro diz para Rodapé que vai bater em Giácomo por ele bancar o viúvo apaixonado para Rosinha. Zelão beija Juliana e ela admite para Gina que o ama muito. Rosinha suspira por Giácomo.

TerçaRenato garante a Epaminondas que não

apoiará a candidatura do prefeito e afi rma que fi cará fora da política. Zelão impede que Izidoro brigue com Giácomo por causa de Rosinha. Juliana se entende com Mãe Benta. Giácomo e Rosinha se abraçam com afeto. Giácomo recebe uma carta de Milita.

QuartaGiácomo fi ca comovido com a carta de

Milita e Viramundo. Ferdinando entrega a Epaminondas o discurso que escreveu para o pai falar à população da vila. Epaminondas conta a Zelão que construirá uma casa pra ele. Giácomo assume Rosinha como sua noiva. O pai de Renato aparece na vila, surpreendendo o médico.

Quinta, Sexta e SábadoAté o fechamento desta edição, os de-

mais capítulos não haviam sido editados.

19h30, na GloboSegunda Herval e Jonas se enfrentam, e Verônica

intervém. Ernesto pensa em investir sua indenização no site de Boccardi. Marisa sonha com Brian. Verônica conta para Edna sobre a visita de Jonas.

TerçaDavi tenta acalmar Manuela. Megan

se prepara para ir à Califórnia. Começa o segundo episódio do Geração Nem-Nem. Ernesto não consegue falar com Boccardi e confessa que pegou dinheiro de Iracema. Lara e Brian desenvolvem uma grande afi nidade.

QuartaMegan reclama com Jonas de ter que

viajar com Manuela. Iracema expulsa Ernesto de sua casa. Megan e Pamela se surpreendem com o número de pessoas pedindo para participar do programa Geração Nem-Nem.

QuintaDébora decide levar Verônica para falar

com o repórter que entrevistou Gláucia. Pamela e Dorothy criticam Brian por tentar reprogramar Barata. Davi mente para Jonas sobre Manuela. Barata des-cobre um segredo de Dorothy.

SextaRita tenta acalmar Davi. Barata fala de

Verônica para Luene. Davi não consegue dormir e decide contar a verdade para Jonas. Todos na Marra assistem a um do-cumentário sobre Brian. Shin entrevista Lara e Matias. Barata fi ca arrasado ao ver Verônica com Herval.

Sábado Herval percebe Verônica abalada com a

apresentação de Jonas. Jonas pede para Davi ajudá-lo em seu novo projeto. Edna fi lma Brian fugindo de Marisa. Aconselha-do por Luene, Barata convida Edna para sair, e Verônica se incomoda. Jonas dá notícias de Manuela para Davi.

21h10, na Globo Segunda Maria Marta se esconde e espera José

Alfredo ir embora da caverna. Cristina recebe a notícia do incêndio no quiosque. Elivaldo é preso e Cristina vai à delegacia. Vicente conta para Xana e Naná que conseguiu um emprego.

TerçaFernando chega exatamente no mo-

mento em que Cristina está prestes a ler a suposta carta de Eliane. Reginaldo não deixa Tuane procurar Victor. Cora arruma o quarto de Eliane e o assume como seu. Du observa José Alfredo chegar à delegacia.

QuartaCristina fi ca atordoada com o conteúdo

do álbum de recortes. José Alfredo dis-cute com José Pedro. Maria Marta deixa Lorraine esperando na piscina. Elivaldo é transferido para um presídio. Lorraine chantageia Maria Marta.

QuintaJosé Alfredo percebe o nervosismo de

Maria Ísis e fi nge acreditar no que ela diz. Os agentes de polícia encontram quadros falsifi cados no armário de Orville. Maria Marta e sua comitiva chegam à mansão do Comendador.

SextaCristina mente para José Alfredo. Ma-

ria Ísis pede para Severo e Magnólia impedirem Robertão de voltar à sua casa. Maria Marta parabeniza Silva-no pela organização da casa. Helena implora que Josué a deixe fi car em sua casa. José Alfredo chega à casa de Maria Ísis.

Sábado Vicente enfrenta os homens que ata-

cavam Cristina. Lorraine acusa Ismael de ter roubado seu dinheiro. Cora vê Cristina conversando com Vicente. Cláudio vê uma notícia no blog de Téo.

20h30, no SBTSegunda Marian aproveita que as chiquititas

foram para a escola para mexer nas coisas das delas, principalmente no diário de Mili. Matilde, que finge ser Ernestina, termina o início de namoro com Chico, que aceita a decisão por não reconhecer os comportamentos de Ernestina.

TerçaSônia avisa que o Orfanato Raio de

Luz ganhou o concurso de desenhos e que Carmen agora é uma das “Damas da Caridade”. A mulher explica que a primeira reunião do grupo será na Mansão dos Almeida Campos.

QuartaAs meninas escondem Virgínia

e dizem que ela deveria conversar com seu noivo, Danilo. Ela explica que quer se divertir antes de se casar. A família de Tobias vai até o Café Boutique.

QuintaNa França, Gabriela conseguiu

uma galeria para expor suas telas e assim tentar conseguir dinheiro para voltar ao Brasil. Nicolette liga para Carmen para contar o ocorrido na França. Junior pega o telefone na extensão.

SextaMili consola Carol, que fica triste

com a partida de Dani. Bruno mostra seu apartamento para Dani. Como o apartamento é pequeno, de apenas um quarto, a menina precisa dormir na sala. Samuca cria um novo invento para detectar sintomas da paixão. Ele usa o invento com Vivi, mas a princípio não indica que a chiquitita sente algo por ele.

Sábado Não há exibição.

MALHAÇÃO - 17h55, na GloboFabi conta para Bianca que Karina

é apaixonada por Duca. Dalva come-mora a vitória do neto. Gael paga Sol por ter cuidado de Dalva. Lobão avisa a Gael que Cobra treinará com ele. Gael afi rma que Cobra pode con-tinuar treinando em sua academia, mas o rapaz escolhe Lobão. Dandara se preocupa com o comportamento de João. Karina confessa para Bianca que gosta de Duca. Jade pensa em divulgar o beijo de Karina e Duca em seu blog. Gael lembra de Alan e decide

resgatar Cobra.Cobra desabafa com Gael, que o

acolhe. Sol conta de seu emprego para Bete. Bianca se preocupa com Karina. Lucrécia repreende Jade por agir com inveja de Bianca. Nando descobre que o sofá onde dorme foi roubado e vai deitar na academia. Gael e Karina o veem dormindo no tatame e jogam água nele. Bianca conversa com Duca sobre Karina. O rapaz decide esclarecer a situação com a fi lha mais nova de Gael. Cobra surpreende a todos com sua volta à academia. BB e Cobra se

interessam um pelo outro. Karina se declara para Duca.

Duca explica para Karina que a considera como uma irmã. Cobra co-manda a aula a pedido de Duca. Pedro tenta consolar Karina, mas ela o repele. Duca convence Bianca a contar para Karina sobre o namoro dos dois. Edgard e Lucrécia pregam mais uma peça em Nando. Sol paga sua matrícula na Ribalta. Sol e Pedro fi nalmente tocam juntos na banda montada por Nando. Jade e Bianca se enfrentam durante a aula.

A nova temporada de “Malhação” traz no elenco o novato Arthur Aguiar

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

04_25.indd 1-2 24/7/2014 22:41:16

Page 5: Elenco - 27 de julho de 2014

O charme da de-coração das pra-teleiras está nas pequenas peças

de decoração

decor# Elenco (5)Elenco# celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

PAU

LO B

ELO

TTE-

RG

Murilo Benício foi fl agrado no cinema em companhia do fi lho Pietro, de 9 anos. Quem viu conta que eles estavam felizes e abastecidos de pipoca e refri-gerante foram conferir o fi lme. Claro que chamaram a atenção, mas o ator se mostrou sorridente o tempo inteiro e não se importou com o assédio. Pie-tro é fruto do relacionamento do ator com Giovanna Antonelli. Atualmente, Benício é o Jonas Marra na novela

“Geração Brasil”.

No cinema

JOÃ

O C

OTT

A-RG

Leandra Leal é a garota propaganda da nova campanha publicitária de uma famosa marca de bolsas e sapatos. Nas novelas, ela é a heroína Cristina, em “Império”. A atriz merece ser reconhecida profissionalmente e faturar porque tem talento e é uma moça totalmente do bem na vida real.

Reconhecimento

ESTE

VAM

AVE

LLA

R/RG

ESTE

VAM

AVE

LLA

R-RG

Joia raraAdriana Birolli usou uma pulseira

confeccionada em ouro branco e cravejada de diamantes avaliada em 500 mil reais na festa de lança-mento da novela “Império”. A atriz, que interpreta a Maria Martha na primeira fase da trama, explicou que a peça foi emprestada.

A novela “Boogie Oogie” segue em franca produção e substituirá “Meu Pedacinho de Chão”. Ísis Valverde tem enfrentado pesada rotina de gravações, ela aparecerá na pele de Sandra, uma moça que desconhece a sua verdadeira origem. Quando a verdade aparecer, o destino de Sandra se entrelaçará com o de Vitória, papel de Bianca Bin. Quem tem as explicações sobre o passado é Carlota que será interpretada por Giulia Gam.

O passado bate à porta

Rafael Cardoso, agora exi-bindo um novo visual, decla-rou dias atrás que sua vida real é bem parecida com a do seu personagem Vicente, em “Império”. Vicente é nor-destino e migra para o Rio de Janeiro a fim de ganhar a vida como cozinheiro e consegue o sucesso. O ator quis dizer que também lutou muito para chegar à fama.

Vida real

Elenco# celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo,

Murilo Benício foi fl agrado no cinema em companhia do fi lho Pietro, de 9 anos. Quem viu conta que eles estavam felizes e abastecidos de pipoca e refri-gerante foram conferir o fi lme. Claro que chamaram a atenção, mas o ator se mostrou sorridente o tempo inteiro e não se importou com o assédio. Pie-tro é fruto do relacionamento do ator com Giovanna Antonelli. Atualmente, Benício é o Jonas Marra na novela

“Geração Brasil”.

No cinema

JOÃ

O C

OTT

A-RG

Quem acompanha os bastidores das gravações de “Boogie Oogie” conta que Marco Pigossi tem feito o maior sucesso na pele de seu personagem Rafael. O ator demonstra ama-durecimento profissional, além de ser lindo e charmoso. Além disso, consta que Marco também é um bom colega de trabalho e sempre bem-humorado.

Bom momento na carreira

Gostando do papelQuem convive com So-

phie Charlotte conta que a atriz está adorando fazer a personagem Duda, no remake de “O Rebu”. Ela também elogiou os textos e a trilha sonora.

entação! decor# Elenco (5)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 27 de julho de 2014

entação! entação! Manaus, domingo,

entação! Manaus, domingo,

entação!

ALE

X CA

RVA

LHO

-RG

05_24.indd 1-2 24/7/2014 22:41:47

Page 6: Elenco - 27 de julho de 2014

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

comportamento# Elenco (23)(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

A pele e os cabelos pedem cuidados específi cos durante o inverno. As baixas temperaturas, o ar seco e

os banhos muito quentes retiram em excesso a camada de gordura, contri-buindo para o ressecamento da pele e tornando o uso diário de hidratante obrigatório. E com as mãos, pés e unhas, os cuidados não podem ser diferentes, já que a estação mais seca do ano dá um ar de ressecamento às áreas mais expostas e agredidas da mulher.

Com o frio e o tempo seco da estação, as mãos são as primeiras a demonstrar manchas e sinais de ressecamento e en-velhecimento. Além disso, a desidratação pode aumentar com o uso de produtos

químicos, álcool em gel e o ato de lavar as mãos várias vezes ao dia, tornando o uso de h idra-t a n - t e s

n a s m ã o s

a i n d a mais fun-

damental.Com as

unhas, o prin-cipal problema

é exatamen-te este: perda de

umidade, que a torna mais fraca e quebradiça.

No entanto, há uma série de atitudes que podem aju-dar a manter a saúde das unhas – e das mãos e pés, áreas sensíveis que também

sofrem com o frio – durante o inverno.

Em Manaus, não costumamos ter baixíssimas temperaturas, mas passar horas em um am-biente com ar-condicionado pode trazer danos similares aos do inverno

Hidratação é

Não é só no in-verno que a pele precisa de hidra-tação, no verão também é preciso usar hidratantes

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

Chef funcional incentiva pais a cozinhar com seus fi lhos para terem uma vida mais saudável

Ela foi uma criança gordinha, que adorava fi car com a avó na cozi-nha, passou por uma adolescên-

cia anoréxica, e hoje é a culinarista funcional mais conhecida do país. Um verdadeiro exemplo de amor pelos ali-mentos e pelas panelas, a chef Lidiane Barbosa, com seu carisma e sabedoria culinária, conquista admiradores en-tre todos os tipos de pessoas, desde médicos, nutricionistas até seus alu-nos e seguidores no Instagram, rede social onde faz questão de responder todas as dúvidas.

Com o propósito de levar a todos uma alimentação saudável, Lidiane ensina desde os mais vovôs até as crianças. A especialista defende a tese que, se os pais tirassem um pouco de seu tempo para cozinhar com seus fi lhos vez outra, explicando sobre os alimentos, e sobre a importância deles para a saúde, certamente reduziríamos e muito a obesidade infantil – além de criarmos fãs de brócolis, tomate e outros sabores, fortalecendo, ainda, os laços familiares.

“Esse é um tempo muito bem usado que economizará futuras idas a médi-cos e hospitais. Precisamos saber esco-lher”, ressalta a chef. Por conta disso, o exemplo começa em sua casa, já que as fi lhas de Lidiane adoram a sessão cozinha, e já até dão receitas!

ExemploOutra que faz questão de oferecer

aos fi lhos alternativas saudáveis para a alimentação é a chef amazonense Letizia Barros. Com os fi lhos Victor, 17, e Gustavo, 14, a chef cria memórias na

cozinha. “Quando eles eram menores, davam um pouquinho de trabalho para comer. Por isso, busquei novas formas de criar pratos saborosos e saudáveis, antes mesmo de ser chef”, diz.

Essas novas formas incluíam bater, misturar, amassar e inventar combina-ções. “Sempre tentava misturar algo ao feijão, ou ralava cenoura no arroz, fazia purê de abóbora... Eu procurava dar uma apresentação diferente da que eles estavam acostumados, para incentivar”, lembra a chef.

Por conta desse approach, hoje os jovens não têm frescura: comem de tudo e até evitam o fast food. “Eles aprenderam a gostar de azeite, co-locam pouquíssimo sal na comida. O paladar deles foi fi cando mais saudá-vel, e aconteceu tudo de forma bem natural”, conta Letizia, proprietária do restaurante Buriti.

CardápioA biomassa de banana verde (espes-

sante natural de sabor neutro) é um dos principais itens utilizados no cardápio criado pela chef Lidiane Barbosa. E, além disso, os clássicos creme de leite, maionese e leite condensado são subs-tituídos por ingredientes naturais como leites vegetais (extraídos de castanhas, amêndoas, macadâmia).

A linhaça, chia, quinoa e amaranto também fazem parte do menu, assim como a substituição de farinha de trigo por farinhas de arroz, grão-de-bico, amêndoas, mandioca, féculas de batata, amido de milho e outras. Os temperos funcionais também não fi -cam de fora – por isso, pode esperar açafrão, cardamomo e cúrcuma.

“O resultado origina receitas tão gostosas quanto às tradicionais. Utilizo esses ingredientes até em adaptações de receitas de família, que se tornam muito mais saudáveis”, reforçou.

Para Lidiane Barbosa, o que importa é por ajudar

o próximo. “A grande magia desse trabalho é poder encantar, com um prato preparado por mim, pesso-as que um dia receberam um diagnóstico desanimador em relação a alimentação. Ofe-recer um brigadeiro a um diabético ou até mesmo um pão para um celíaco me faz ter certeza de que estou no caminho certo”, revela. Com a substituição de alimentos e troca de ingredientes, Li-diane mostra que há formas criativas e acessíveis de pro-porcionar mudanças no estilo de vida das pessoas.

Engraçada e espontânea, a especialista em nutrição funcio-nal virou a queridinha das mães, e viaja pelo pais inteiro falando de saúde e de alimentação sau-dável de uma forma tão fácil que até as crianças aprendem e ensinam suas receitas.

SucessoSucesso na área, Li-

diane Barbosa é refe-rênciana internet – seu site (lidianebarbosa.com.br) tem mais de 3 mil acessos por dia, e o Instagram @lidibar-bosa11 já conta com mais de 27 mil seguidores.

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014Elenco #beleza(6)

06_23.indd 1-2 24/7/2014 22:14:53

Page 7: Elenco - 27 de julho de 2014

essencialAs unhas e as cutículas são normal-

mente secas e precisam de uma dose de hidratação com frequência. Quando a temperatura cai, elas se desidratam ainda mais e o contato regular com água (quente ou fria), o uso de acetona e manuseio de produtos de limpeza piora o caso. O resultado pode ser trágico: descamação e quebra das unhas. Para manter as mãos sempre bonitas e ma-cias, é essencial investir alguns minutos do dia em uma massagem nas mãos com cremes próprio para a área, base para cutículas e reparadores noturnos.

Por mais que fi quem menos expos-tos durante o inverno, os pés também precisam de cuidados específi cos para fi carem sempre bonitos e saudáveis. Lavá-los e secá-los bem após o banho e realizar uma boa higienização depois do uso de sapatos apertados ajuda a manter fungos e micoses afastados. Além disso, esfoliar levemente e hi-dratar a região são fundamentais para manter a pele lisa.

Para quem sofre para cuidar da pele, a dica serve para qualquer época do ano: beber bastante água. No inverno muitas pessoas diminuem a ingestão de água e a pele sofre com isso, portanto, o ideal é beber no mínimo dois litros de água por dia. É importante não se esquecer dos lábios. Devido às baixas temperaturas, é comum esta região fi car ressecada e facilmente desidra-tada. Utilize produtos com manteigas e protetor solar.

E, por fi m, em todas as estações do ano é recomendada a aplicação de fi ltro solar, porém, no inverno, as pessoas se descuidam e os raios ultravioletas conseguem ultrapassar as nuvens (os raios UVA e UVB podem causar ainda mais danos nesta estação, uma vez que não apresentam os efeitos perceptíveis, como a vermelhidão).

Elenco #comportamento(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014 (7)

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014 beleza# Elenco

A utilização de cremes e más-

caras de boa qualidade aju-

dam a manter a pele hidratada

Os pequenos adoram partici-par das peque-nas tarefas da

cozinha

07_22.indd 1-2 24/7/2014 22:40:31

Page 8: Elenco - 27 de julho de 2014

Tecnologias de vanguarda para diagnósticos

Uma câmera em miniatura engolida como se fosse um comprimido, um microcircuito fi xado no olho, um pâncreas artifi cial: as tecnologias de vanguarda invadem o corpo humano para diagnosticar, tratar e curar.

Como no filme americano dos anos 1960 “Viagem Fantástica”, no qual um

submarino em miniatura e sua tripulação viajam pelo corpo hu-mano, a “vídeo-cápsula” é uma câmera fotográfica em miniatu-ra do tamanho de uma pílula. O objetivo é explorar o trato diges-tivo, por exemplo, em casos se hemorragias sem explicação.

A vantagem com relação à endoscopia é que não precisa de anestesia. Recomenda-se ao paciente caminhar durante o exame para facilitar a pro-gressão da cápsula. As fotos são captadas à medida que o dispositivo avança, mediante captores e uma caixa portá-til perto do corpo. “A cápsula funciona bem e vários estudos demonstram sua boa sensibi-lidade para detectar pólipos”, pequenos tumores que podem provocar câncer, explicou o mé-dico Jean-Christophe Saurin, do hospital Edouard Herriot, em Lyon. Mas um dos principais inconvenientes, segundo o gas-troenterologista, é o preço: EUR 600, cerca de R$ 1,8 mil.

Eletrodos na retinaPara curar a retinose pigmentar,

uma doença hereditária degene-rativa que causa cegueira aos 40 anos, uma solução de alta tecnologia, “o alto biônico”, está sendo implementada nos Esta-dos Unidos e na Europa. A ideia é simular artifi cialmente o olho com eletrodos colocados sobre a retina defi ciente para recriar a visão. Mais de cem pacientes já receberam “retinas artifi ciais”.

“Se tivessem nos falado dis-to há dez anos, teríamos dito que é ficção científica. Hoje é uma realidade”, comentou Gé-rard Dupeyron, chefe do serviço de oftalmologia do hospital de Nîmes (sul da França). Um olho biônico custa em torno de EUR 100 mil, cerca de R$ 300 mil.

Elenco #tec(8) estilo# Elenco (21)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

Criançada na cozinha

Comportamento08_21.indd 1-2 24/7/2014 22:09:56

Page 9: Elenco - 27 de julho de 2014

Pâncreas artificialEm muitos ca-

sos de diabetes, as injeções já são coisa do passado. A bomba de insulina, que tem a forma de uma discreta caixinha levada na cintura, revolu-cionou a vida de inúmeros pa-cientes. “As bombas são sistemas de injeção destinados a simular o funcionamento normal do pâncreas”, explicou o especialista em diabetes Leon Perlemuter no portal da liga de diabéticos da França.

Um dispositivo eletrônico, dotado de uma reserva de insulina e de um sistema de injeção ligado ao corpo por um cateter e uma pequena agu-lha, permite liberar continuamente a dose de insulina adequada. “Para nós, diabéticos, é algo fantástico”, afirma Isabelle Blackie, em vídeo difundido pela Federação Francesa de Diabéticos (FFD). A última etapa seria um aparelho autônomo e invi-sível implantado no abdômen.

Impressão em 3D de tecidos vivosAplicar o princípio das impressoras

3D aos tecidos vivos é o Graal bus-cado atualmente por vários laborató-rios no mundo. O objetivo é, mediante a superposição de finas camadas de células, reproduzir tecidos como cartilagem e órgãos inteiros para enxertá-los. Vários avanços neste sentido foram alcançados em Esta-dos Unidos, China e Grã-Bretanha.

No laboratório Biomateriais e Re-paração de Tecidos da Universidade Victor Segalen, de Bordeaux (sudoes-te da França), o pesquisador Fabien Guillemot trabalha na recriação de tecidos usando técnicas de impres-são a laser. “A ideia é reconstruir, diretamente in situ, dentro do cor-po humano, o tecido de um órgão afetado, imprimindo diretamente os elementos biológicos”, explica.

Este avanço traz questões éticas. “Pode-se imaginar a utilização destas tecnologias (...) para fabricar teci-dos artificiais, cujo desempe-nho será superior ao dos tecidos e órgãos atuais, o que não é neces-sariamente dese-jável”, acrescen- ta Guillemot.

tec# Elenco (9)Elenco #seu lar(20) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

Limão na línguaAo preparar língua de boi ensopada, esfregue bastante limão

e em seguida coloque para ferver em panela com água e gotas de limão, Depois, basta raspar que a pele sairá facilmente.

Fígado macioAntes de temperar o fígado, deixe-o de molho durante quin-

ze minutos, o mais, em suco de laranja, para que não fique ressecado depois de frito. Depois, é só temperar a gosto e preparar em bifes, iscas ou ensopado.

Bolo leve e coloridoPara que o bolo de chocolate fique bem escuro e leve, acres-

cente uma colher de chá de bicarbonato de sódio.

Batata sequinhaQuando fritar batatas, coloque-as já cortadas no congelador

meia hora antes de fritar. Elas ficarão secas e macias.

Dica importanteAo cozinhar verduras, coloque uma

colherinha de açúcar para manter a cor e o sabor naturais. Não use bicarbonato de sódio, pois ele elimina as vitaminas das verduras.

Soltando a casca facilmenteCozinhe as castanhas-do-pará

numa panela de pressão. Quando estiverem prontas, escorra a água quente e deixe as castanhas em água gelada por algum tempo. As cascas sairão com facilidade.

Cozinhando os pinhõesColoque os pinhões num recipiente

com água e deixe ferver. Escorra, co-loque água fria e deixe cozinhar. Não coloque sal, senão os pinhões endu-recem. Depois de quarenta minutos, eles estarão cozidos e abertos.

EquivalenteQuando uma receita pedir ge-

latina em folha e só tiver em pó, use uma colher de chá para cada folha de gelatina pedida na receita.

Glacê bem grudadoPara que o glacê fique bem

aderido ao bolo, antes de aplicá-lo polvilhe o bolo com maisena ou farinha de trigo.

Cristal é melhorAo fazer caldas para carame-

lizar fôrmas, use açúcar cristal. Ele derrete mais rápido, fica mais fino e não escurece tanto quanto o açúcar refinado.

Substituindo os ovosExperimente colocar batata cozida e amassada em lugar

de ovos no bolinho de carne. Ficará delicioso.

Bifes douradosPara que os bifes fiquem dourados mais rapidamente,

coloque uma pitada de açúcar no óleo da fritura.

Bolo gostosoPara dar um gostinho diferente no pão-de-ló, substitua

a água por suco de laranja.

09_20.indd 1-2 24/7/2014 22:21:31

Page 10: Elenco - 27 de julho de 2014

A rede de lojas italiana 7 Ca-micie mal abriu suas portas em solo brasileiro, e já tem con-quistado uma legião de fãs dos produtos por onde passa.

Fundada em Roma há 34 anos, a marca abriu em 2001 o seu plano de franquias para outros países

e, desde então vende cerca de um milhão de camisas por ano ao redor do mundo.

Todo o sucesso da marca é compro-vado nos cinco continentes. Ao todo são 430 lojas espalhadas por 46 países como Rússia, França, Espanha e Arábia Saudita, sendo 80 delas concentradas somente no país sede, a Itália.

E na loja do Amazonas Shopping, o sucesso não poderia ser diferente. Lide-rada pela jovem empresária Darianne Coelho, 35 anos, a única loja na Região Norte do país, também foi a primeira a ser inaugurada, em 12/12/12. Ape-sar do número cabalístico, Darianne ressalta que a coincidência não foi proposital.

“Queríamos abrir às vésperas do Natal, mas confesso que a coincidên-cia numerológica nos trouxe muitas alegrias”, ressalta Darianne. Meses depois, a loja passou por uma grande reformulação, e somente agora no início de 2014 foi reaberta.

O ponto forte da 7 Camicie Manaus são as camisas masculinas,

embora as femininas

representem 30% de suas vendas. Os amazonenses tem preferência pelos modelos mais fashion, como os de sete botões e dois colarinhos. “Em compa-ração às demais lojas, eu percebo que nosso público adora nossos modelos mais sofi sticados, próprios para even-tos e acontecimentos sociais”, comple-ta a empresária, que divide seu tempo entre a loja e sua empresa de fi nanças na cidade de Santarém/PA.

O termo 7 Camicie, que vem de sete camisas, tem como objetivo oferecer uma para cada dia semana, mostrando que se pode ser sempre elegante. O número “7” está presente em diversos detalhes das roupas e pode ser visto no formato do punho imitando o numeral ou mesmo na disposição dos botões frontais. Possui as

linhas masculina e feminina.Tecidos nobres, corte e acabamento

impecáveis e diversidade em aviamentos são alguns dos pontos fortes da marca. Punhos e parte interna em outro tecido fazem com que, ao dobrar a camisa, se torne praticamente uma nova vestimen-ta. As golas podem ser encontradas no melhor estilo francês ou italiano, com duplo, triplo ou pespontadas.

As peças são feitas em 100% al-godão egípcio, tem uma cartela de cores diversifi cada, que vai do mais sóbrio, passando pelas cores cítricas e sem contar a estamparia, outra mar-ca registrada da label. Outro detalhe importante diz respeito à numeração, que na linha feminina vai do 36 ao 60, enquanto que para os homens a numeração é do XS ao 6XL.

As peças são feitas em 100

por cento de algodão egípcio

e têm cartela diversifi cada

A curiosidade é que no vale de Olduvai, ao norte da Tanzânia, foram encontrados os fósseis

mais antigos da nossa espécie, datando de milhões de anos atrás. O país abrange o antigo território de Tanganica e as ilhas de Zan-zibar, Pemba e Máfi a. Na parte

continental, a paisagem é bastante diversifi cada:

a planície costeira baixa sobre o Ocea-

no Índico e tem clima tropical e chuvoso e concentra boa parte da população. Para oeste surge o planalto central, seco e infestado de moscas tsé-tsé. Ao norte, a região é montanhosa com encostas aptas para a agricultura. A região do lago Vitória é muito povoada. O Monte Kilimanjaro, o mais alto da África com seis mil metros de altitude, é localizado na região norte.

Pode-se dizer que a tão almejada convivência entre o homem e a na-tureza tem, na Tanzânia, o seu maior exemplo. Com uma área de quase quinze mil quilômetros quadrados, o Parque do Serengeti, um dos maiores do mundo, encontrou a solução para a preservação de sua fauna riquíssima através da exploração turística. Vale lembrar que os animais transitam em total liberdade, enquanto o homem, ávido em observá-lo, é obrigado em permanecer enjaulado nos veículos. Alheios, como se os carros fossem mais uma espécie a dividir com eles as

delícias daquela planície a noroeste da África, os animais oferecem ao turista o espetáculo da espontaneidade. Lutam, amam, amamentam e se reproduzem indiferentes a tantos cliques fotográ-fi cos, propiciando à Tanzânia uma das maiores fontes de renda advindas do turismo no mundo.

Uma imagem africana bem distante do relato dos colonizadores ingleses, franceses, alemães e portugueses, que conquistaram o continente cercado pela fantasia e marcado pelas grandes aventuras, e dividiram-no em feudos imperialistas. Hoje, com o crescimento populacional, as áreas selvagens estão restritas a alguns parques nacionais, como do Serengeti. Acabou o roman-tismo em torno dos safáris cruéis, que renderam uma infi nidade de fi lmes a Hollywood. Os cavalos deram lugar aos jipes e as longas fi las de nativos carregadores foram substituídas por enormes caminhões. Os guerreiros que serviam de guias foram trocados

por motoristas uniformizados e, fi nal-mente, a caça aos animais, trocada pela caça às belas imagens que são registradas em fotos ou simplesmente guardadas na mente de quem visita esse maravilhoso paraíso natural.

Dados interessantes:O nome ofi cial da Tanzânia é Ja-

mhuri ya Muungano wa Tanazania, ou seja, República Unida da Tanzânia. A capital é a cidade de Dodoma, que tem pouco mais de 205 mil habitantes. Outras cidades importantes do país são: Dar-Es-Salaam, Mwanza, Tanga e Zazibar. Os tanzanianos são de origem banto, subdivididos em cerca de 120 etnias. Parte da população segue o Islamismo, mas o Cristianis-mo e os cultos tradicionais africanos também têm muitos adeptos. Em grande parte da Tanzânia se fala o Inglês e o Suahili, que são os idiomas ofi ciais, mas também existem várias línguas tribais.

No noroeste da África, os

animais ofere-cem ao turista

o espetáculo da espontaneidade

Turistas fotogra-fam uma família de zebras du-rante um safári ecológico

Um casal de leão deitado tranqui-

lamente enquanto são admirados por

turistas ávidos por novidades

(19)turismo# Elenco (19)Elenco #moda(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

A Tanzânia, paraíso que fi ca na selva africana, descobriu um grande fi lão turístico. Preservar a natureza e fazer safáris, que substituem os tiros por cliques fotográfi cos. Turistas do mun-do todo vão ao país em pro-cura de boas imagens, e com certeza as encontramPonto forte da

O ponto forte da 7 Camicie Manaus são as camisas masculinas,

embora as femininas

roupas e pode ser visto no formato do punho imitando o numeral ou mesmo na disposição dos botões frontais. Possui as

importante diz respeito à numeração, que na linha feminina vai do 36 ao 60, enquanto que para os homens a numeração é do XS ao 6XL.

As peças são feitas em 100

por cento de algodão egípcio

e têm cartela diversifi cada

10_19.indd 1-2 24/7/2014 22:32:09

Page 11: Elenco - 27 de julho de 2014

A loja oferece uma variedade de peças para

agradar todas as idades e estilos

modaAlém da unidade no Amazo-

nas Shopping, as lojas 7 Ca-micie são encontradas nos nos seguintes endereços:

Amazonas Shopping –(92) 3632-2400Barra Shopping – (21) 3089-1279Shopping Curitiba – (41) 3077-7786Shopping Ibirapuera – (11) 5041-9173Shopping Vila Olimpia – (11) 3047-6583

Leopardo descansa tranquilamente no toco de uma árvore, tendo ao fundo o famoso Monte Kilimanjaro, o mais alto da África com seis mil metros de altitude

Elenco #turismo(18) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014 moda# Elenco (11)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 27 de julho de 2014

11_18.indd 1-2 24/7/2014 22:28:53

Page 12: Elenco - 27 de julho de 2014

‘1º Copo do Munda Have a Nice B

Campeonato mundial de cerve-jas, organizado pela empresa, chega ao fi nal com rótulos da França, Bélgica, Inglaterra e EUA

A Have a Nice Beer anuncia as cer-vejas campeãs do “I Copo do Mun-do”: Duyck Ambrée (França), Duvel

330ml (Bélgica), Meantime London Stout (Inglaterra), Blue Star (EUA) são os rótulos que mais agradaram e consagraram-se vencedoras no primeiro campeonato or-ganizado pela empresa.

Inspirada na Copa do Mundo, a Have a Nice Beer, o e-commerce (haveanicebeer.com.br) que tem o maior clube de cervejas especiais da América Latina, realizou o “I Copo do Mundo”, no qual 14 rótulos, que representaram 8 países, se enfrentaram por quatro semanas.

A emocionante disputa contou com rótulos como Brewdog Tokyo (Japão), Bit-burger (Alemanha) e Dama Bier (Brasil) . A cada semana quatro rótulos competiram pela preferência no copo dos clientes, o mais vendido era o campeão da rodada. As quatro campeãs, agora são consagradas no Kit, que pode ser encontrado na Have a Nice Beer até o dia 14 de julho, por R$ 69,90. Os sócios do clube da Have a Nice Beer ainda terão desconto de 10% no valor do kit.

Todas as participantes continuam a venda no site da Have a Nice Beer: Dama Bier (Brasil), R$ 12, Young’s Special (In-glaterra), R$ 9, Duyck Jenlain (França), R$ 29, La Trappe Quadrupel (Holanda), R$ 79, Duvel 330 ml (Bélgica), R$ 36, Bitburger (Alemanha), R$ 7,50, Brewdog Tokyo (Japão), R$ 100, Shipyard Black IPA

(EUA), R$ 19,75, Wals Brut (Brasil), R$ 160, Struise Pannepot 2012 (Belgica), R$ 38,72, Meantime London Stout (Inglater-ra), R$ 19,45, Blue Star (EUA), R$ 17,50, e Achouff e La Chouff e (Bélgica), R$ 35.

Sobre a Have a Nice BeerCriada em 2011 pelos sócios Pedro

Meneghetti, Rafael Borges e Rodrigo Sztelzer, a Have a Nice Beer é o maior clube de cervejas especiais da América Latina, atualmente com mais de 10 mil associados espalhados por todo o país. Além do Clube, tem também a Webstore com cervejas cuidadosamente selecio-nadas (haveanicebeer.com.br). A Have a Nice Beer possui a curadoria do Beer Hunter Diego Cartier que seleciona os rótulos para o clube e para o site. A em-presa opera em um modelo baseado na seleção/curadoria de cervejas especiais e compartilhamento de experiências entre os “beer sommeliers” e seus associados. A ideia é propagar um estilo de vida, por meio do site, do clube e da revista mensal na qual apresenta produtos, informações sobre cultura, pessoas, gastronomia e traz diversas matérias sobre o “life style cer-vejeiro”. A empresa, que nasceu em Porto Alegre (RS), está sediada no Espírito Santo e, em três anos de existência, se tornou uma referência no mercado nacional. Para os associados do clube, todos os meses, a Have a Nice Beer entrega quatro, seis ou oito garrafas de dois exemplares das melhores cervejarias do mundo junta-mente com a revista exclusiva, a Last Call for Beer!. Os sócios ainda têm 10% de desconto e frete reduzido em todas as compras no site.

(19)baby# Elenco (17)Elenco #variedades(12) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

Safári ecológico Safári ecológico Safári ecológico Tanzânia TanzâniaTanzâniaTanzâniaTanzâniana

TURISMO

1º1º Copo d Copo d Copo d Copo do Muo Munnda Have da Have

Copo dda Have

Copo d Copo dda Have

Copo dda Have a Ni

Copo da Ni

Copo da Nia Ni

Campeonato mundial de cerve-jas, organizado pela empresa, chega ao fi nal com rótulos da França, Bélgica, Inglaterra e EUA

Have a Nice Beer anuncia as cer-vejas campeãs do “I Copo do Mun-do”: Duyck Ambrée (França), Duvel

330ml (Bélgica), Meantime London Stout (Inglaterra), Blue Star (EUA) são os rótulos que mais agradaram e consagraram-se vencedoras no primeiro campeonato or-

Inspirada na Copa do Mundo, a Have a Nice Beer, o e-commerce (haveanicebeer.com.br) que tem o maior clube de cervejas especiais da América Latina, realizou o “I Copo do Mundo”, no qual 14 rótulos, que representaram 8 países, se enfrentaram

A emocionante disputa contou com rótulos como Brewdog Tokyo (Japão), Bit-burger (Alemanha) e Dama Bier (Brasil) . A cada semana quatro rótulos competiram pela preferência no copo dos clientes, o mais vendido era o campeão da rodada. As quatro campeãs, agora são consagradas no Kit, que pode ser encontrado na Have a Nice Beer até o dia 14 de julho, por R$ 69,90. Os sócios do clube da Have a Nice Beer ainda terão desconto de 10%

Todas as participantes continuam a venda no site da Have a Nice Beer: Dama Bier (Brasil), R$ 12, Young’s Special (In-glaterra), R$ 9, Duyck Jenlain (França), R$ 29, La Trappe Quadrupel (Holanda), R$ 79, Duvel 330 ml (Bélgica), R$ 36, Bitburger (Alemanha), R$ 7,50, Brewdog Tokyo (Japão), R$ 100, Shipyard Black IPA

(EUA), R$ 19,75, Wals Brut (Brasil), R$ 160, Struise Pannepot 2012 (Belgica), R$ 38,72, Meantime London Stout (Inglater-ra), R$ 19,45, Blue Star (EUA), R$ 17,50, e Achouff e La Chouff e (Bélgica), R$ 35.

Sobre a Have a Nice BeerCriada em 2011 pelos sócios Pedro

Meneghetti, Rafael Borges e Rodrigo Sztelzer, a Have a Nice Beer é o maior clube de cervejas especiais da América Latina, atualmente com mais de 10 mil associados espalhados por todo o país. Além do Clube, tem também a Webstore com cervejas cuidadosamente selecio-nadas (haveanicebeer.com.br). A Have a Nice Beer possui a curadoria do Beer Hunter Diego Cartier que seleciona os rótulos para o clube e para o site. A em-presa opera em um modelo baseado na seleção/curadoria de cervejas especiais e compartilhamento de experiências entre os “beer sommeliers” e seus associados. A ideia é propagar um estilo de vida, por meio do site, do clube e da revista mensal na qual apresenta produtos, informações sobre cultura, pessoas, gastronomia e traz diversas matérias sobre o “life style cer-vejeiro”. A empresa, que nasceu em Porto Alegre (RS), está sediada no Espírito Santo e, em três anos de existência, se tornou uma referência no mercado nacional. Para os associados do clube, todos os meses, a Have a Nice Beer entrega quatro, seis ou oito garrafas de dois exemplares das melhores cervejarias do mundo junta-mente com a revista exclusiva, a Last Call for Beer!. Os sócios ainda têm 10% de desconto e frete reduzido em todas as compras no site.

variedades AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

TURISMOTURISMO

o Muo Mua Nia Nia Nice Bce B

12_17.indd 1-2 24/7/2014 22:08:40

Page 13: Elenco - 27 de julho de 2014

Elenco #capa(16) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

Quando “terminar em pizza” signifi ca politicamente correto

ELENCO – Trinta anos é uma vida. Como é que vocês estão vivendo esse momento histórico. Geralmente, projetos que nascem sem fi ns lucrativos, movidos ape-nas pela vontade de fazer o bem, desaparecem logo. Não é o caso da Barraca do Bixiga.

Edson Gil – Não desapareceu justamente porque nasceu sob esse signo de prestar solidariedade a uma entidade tão importante como a Apae, que também é fruto de uma mo-bilização que teve que contar com o apoio de vários profi ssionais que, acreditaram na luta dessas famílias e mantiveram viva a chama. A Barra-ca do Bixiga é um pouco da própria história da Apae.

ELENCO – Como funciona na prática, a “pizzaria” que pro-duz uma das mais deliciosas pi-zzas de Manaus, além de ajudar a quem precisa?

Ennes Valle Jr. – Temos três for-nos à lenha, que foram importados de São Paulo e hoje vendemos, nas duas noites, algo em torno de 700 pizzas, além de realizarmos sorteios de motocicletas, televisores, microon-das, computadores etc. Na barraca dos 30 anos, que acontecerá entre 17 a 18 de outubro, haverá uma programação especial, com muitos brindes.

ELENCO – Vocês já pensaram em trazer artistas para atrair um público maior. Por exemplo, o De-mônios da Garoa, que tem tudo a ver com a noite paulista no Bixiga seria uma boa ideia, não é?

Ennes Valle Jr. – Já trouxemos não só Os Demônios que, realmente, é a cara de São Paulo, mas trouxe-mos também o Wando e o Lucciano Bruno, que tem tudo a ver com as raízes italianas do Bixiga. Em alguns casos isso valeu, mas em outros foi um fi asco. O do Wando, por exemplo, realizado ao ar livre no balneário da Caixa foi um fracasso porque no dia caiu o maior toró. E sobrou pizza pra caramba (risos)!

ELENCO – Esse repasse de dinheiro para a Apae tem sido bem aplicado na melhoria da associação?

Ennes Valle Jr. – Queremos acredi-tar que sim. Até porque a gente nem toca em dinheiro. Tudo que faturamos nos dois dias da barraca vai direto para a conta da Apae. É claro que, ao longo desses 30 anos, teve alguns desmandos administrativos, gestores

nem sempre corretos, mas no balanço geral o resultado é positivo. E agora, a própria Barraca do Bexiga cedeu um de seus componentes para ser o presidente da Apae, Elias Pugleddi, que, com certeza vai dar um novo impulso à associação.

ELENCO – Qual o critério para se juntar aos voluntários que traba-lham na Barraca do Bixiga?

Edson Gil – Aceitamos a colabora-ção de todo mundo. Quem chega para somar sempre será bem-vindo. Só não aceitamos político, por temer que o trabalho seja usado como trampolim eleitoral, isso seria indigno. Político só entra como consumidor (risos). A barraca também é um clube do Boli-nha. Mulher não entra.

ELENCO – E quando as suas per-nas não puderem mais aguentar, como diz o samba, como será?

Ennes Valle Jr. – É claro que já pensamos nisso. Para isso já tem neto trabalhando na Barraca do Bixiga. É a terceira geração tocando esse gesto de solidariedade em frente.

Na noite da barraca, profissionais liberais se divertem enquanto trabalham e bebem o chopp da animada barraca

variedades# Elenco (13)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

do”eer

13_16.indd 1-2 24/7/2014 22:05:57

Page 14: Elenco - 27 de julho de 2014

MÁRIO ADOLFOEquipe EM TEMPO

capa# Elenco (15)Elenco #capa(14) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

BARRACA DO BIXIGASOLTA UMA

PIZZA SABOR SOLIDARIEDADE

Colonizado por italianos, o Bixiga é um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo. Situado na região da

Bela Vista, é famoso por sua gastronomia e cultura, porque além de ser o paraíso das cantinas, oferece várias opções de teatro e um convite tentador para esticar a noite. Passar por São Paulo e não ir ao Bixiga é como ir ao largo São Sebastião, centro de Manaus, e não comer o sanduba de pernil do bar do Armando.

Manaus também tem o seu pedacinho do Bixiga, que pode ser vivido em duas noites. Elas acontecem geralmente em outubro, quando uma turma de voluntários paulistas e amazonenses acende, anualmente, o forno de lenha e anunciam que está armada a “Barraca do Bixiga”, uma quase brincadeira que nasceu em 1984 dentro da Feira da

Bondade da Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais no Amazonas (Apae). Com o passar dos anos, a barraca ganhou asas e hoje é realizada fora da feira, mas sem perder o espírito do bom humor e a filosofia de direcionar todo o seu faturamento para as crianças da Apae.

Este ano, a Barraca do Bixiga completa 30 anos. Os “jovens malucos” que um dia tornaram a barraca uma das mais animadas da Feira da Bondade já não são tão jovens assim e talvez já não sejam tão malucos como antigamente. Mas continuam com o mesmo sentimento de solidariedade, trabalhando em clima de felicidade total durante duas noites para ajudar a suprir as necessidades dos integrantes da Apae, que tem como missão educar, prestar aten-dimento médico, suprir suas necessidades básicas de sobrevivência e lutar por seus direitos, na perspectiva da inclusão social. Quer bandeira mais bonita que esta?

Foram necessárias muita massa e muita lenha para chegar à receita das pizzas com sabores de solidariedade, amor, humanis-mo e igualdade. Mas quem foi o pizzaiolo que primeiro lançou um olhar sobre esses ingredientes e sentiu que eles poderiam gerar a “pizza sabor solidariedade”, que iria ao forno para possibilitar que as crianças com deficiência intelectual ou múltipla al-cançassem condições de serem incluídas na sociedade, com garantia de direitos como qualquer outro cidadão?

São vários. Mas a primeira massa foi preparada por Jurandyr Gaiotto, Cid Fontana, Armando Ennes do Valle Jr e Lujy Shiraiva, “o único japonês no mundo que faz pizza e muito bem” , brinca Armando.

Gerente de relações institucionais e sustentabilidade, Ennes Valle Jr. conta que a Barraca do Bixiga nasceu da Sharp do Brasil, a competente empresa de Mathias Mc Line, que viveu seu apogeu na Polo Industrial da Zona Franca de Manaus nos anos 70–80.

— O Jurandyr Gaiotto, que é o “rei da simpatia e bom humor”, então gerente de recursos humanos da Sharp, e queria integrar a turma de paulistas que havia aterrissado em Manaus e teve a ideia de criar a barraca, para integrar a Feira da Bondade da Apae, que ainda era caracterizado por Estado. Tinha a barraca de Pernambuco, a Barraca do Pará, a Barraca da Bahia, Goiás, Pernambuco, Minas e por aí afora.

A ideia de Jurandyr, para nossa felicidade, acabou em pizza. Nasceu com o nome de “barraca de São Paulo”, mas, como lembrava as noites gastronômicas do velho Bexiga paulista, acabou absorvendo o nome pela qual fez fama e sucesso.

No começo, a Feira da Bondade acon-teceu no espaço do Clube do Trabalhador, do Sesi, gentilmente cedido pelo presidente da Federação das Indústrias do estado do Amazonas (Fieam), industrial João de Mendonça Furtado, outro homem com o coração do tamanho do mundo.

O paulista Edson Gil, publicitário que adotou Manaus como cidade, lembra como foi surgindo essa rede de solidariedade:

— Foram surgindo pessoas querendo ajudar. É claro que isso era provocado, também, por uma ausência do Estado em promover políticas públicas sociais que garantissem a inclusão dessas pessoas com deficiência — resume, lembrando que o principal foco dos “barraqueiros” foi propiciar condições para que essas pessoas, consideradas “descapacitadas”, tivessem condições de serem incluídos na sociedade, com garantia de direitos “como qualquer outro cidadão”.

A Barraca do Bixiga começou de forma tímida, até porque as dificuldades eram muitas. A produção era apenas de 30 pizzas assadas na casa de Sid. Mas a forma de atrair a clientela, no melhor estilo italiano com muito barulho e algazarra, chamou a

atenção do público. Logo, logo a Barraca do Bixiga era a preferida dos frequentadores da Feira da Bondade.

E assim se passaram 30 anos. Em volume financeiro, a pizza “sabor solidariedade” da Barraca do Bixiga já repassou à Apae mais de R$ 3 milhões, o que possibilitou o próprio crescimento da Apae, que hoje atende 450 crianças e adolescentes. Há oito anos, a Feira da Bondade se transfe-riu para o Centro Social Urbano (CSU) do

Parque 10 e aí, “esse espaço não oferecia estrutura pra gente. Pizza a céu aberto não daria certo” , explica Ennes do Valle. Ao saber que a Barraca do Bixiga esta-va encontrando dificuldade de espaço, o presidente da Fieam, Antônio Silva, que acabara de climatizar o salão de festas do Clube do Trabalhador do Sesi fez o convite e a turma do Bixiga retornou à sua antiga “casa”, onde a festa continua nos próximos dias 17 e 18 de outubro.

NOITE DE SOLIDARIEDADEBarraca do Bixiga uniu familia-res e amigos dispostos a traba-lhar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com defi-ciência e a construção de uma sociedade justa e solidária

Uma ação entre amigos

deu origem à Barraca do Bixiga que,

em 30 anos, já doou R$

3 milhões à Associação de Pais e Amigos dos Excepcio-

nais (Apae)

Pizzaiolos, cervejeiros e garçons, todos os envolvidos no evento são voluntários

O tempero da pizza no Bixiga é a solidariedade e o desejo de praticar o bem

14_15.indd 1-2 24/7/2014 22:11:43

Page 15: Elenco - 27 de julho de 2014

MÁRIO ADOLFOEquipe EM TEMPO

capa# Elenco (15)Elenco #capa(14) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

BARRACA DO BIXIGASOLTA UMA

PIZZA SABOR SOLIDARIEDADE

Colonizado por italianos, o Bixiga é um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo. Situado na região da

Bela Vista, é famoso por sua gastronomia e cultura, porque além de ser o paraíso das cantinas, oferece várias opções de teatro e um convite tentador para esticar a noite. Passar por São Paulo e não ir ao Bixiga é como ir ao largo São Sebastião, centro de Manaus, e não comer o sanduba de pernil do bar do Armando.

Manaus também tem o seu pedacinho do Bixiga, que pode ser vivido em duas noites. Elas acontecem geralmente em outubro, quando uma turma de voluntários paulistas e amazonenses acende, anualmente, o forno de lenha e anunciam que está armada a “Barraca do Bixiga”, uma quase brincadeira que nasceu em 1984 dentro da Feira da

Bondade da Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais no Amazonas (Apae). Com o passar dos anos, a barraca ganhou asas e hoje é realizada fora da feira, mas sem perder o espírito do bom humor e a filosofia de direcionar todo o seu faturamento para as crianças da Apae.

Este ano, a Barraca do Bixiga completa 30 anos. Os “jovens malucos” que um dia tornaram a barraca uma das mais animadas da Feira da Bondade já não são tão jovens assim e talvez já não sejam tão malucos como antigamente. Mas continuam com o mesmo sentimento de solidariedade, trabalhando em clima de felicidade total durante duas noites para ajudar a suprir as necessidades dos integrantes da Apae, que tem como missão educar, prestar aten-dimento médico, suprir suas necessidades básicas de sobrevivência e lutar por seus direitos, na perspectiva da inclusão social. Quer bandeira mais bonita que esta?

Foram necessárias muita massa e muita lenha para chegar à receita das pizzas com sabores de solidariedade, amor, humanis-mo e igualdade. Mas quem foi o pizzaiolo que primeiro lançou um olhar sobre esses ingredientes e sentiu que eles poderiam gerar a “pizza sabor solidariedade”, que iria ao forno para possibilitar que as crianças com deficiência intelectual ou múltipla al-cançassem condições de serem incluídas na sociedade, com garantia de direitos como qualquer outro cidadão?

São vários. Mas a primeira massa foi preparada por Jurandyr Gaiotto, Cid Fontana, Armando Ennes do Valle Jr e Lujy Shiraiva, “o único japonês no mundo que faz pizza e muito bem” , brinca Armando.

Gerente de relações institucionais e sustentabilidade, Ennes Valle Jr. conta que a Barraca do Bixiga nasceu da Sharp do Brasil, a competente empresa de Mathias Mc Line, que viveu seu apogeu na Polo Industrial da Zona Franca de Manaus nos anos 70–80.

— O Jurandyr Gaiotto, que é o “rei da simpatia e bom humor”, então gerente de recursos humanos da Sharp, e queria integrar a turma de paulistas que havia aterrissado em Manaus e teve a ideia de criar a barraca, para integrar a Feira da Bondade da Apae, que ainda era caracterizado por Estado. Tinha a barraca de Pernambuco, a Barraca do Pará, a Barraca da Bahia, Goiás, Pernambuco, Minas e por aí afora.

A ideia de Jurandyr, para nossa felicidade, acabou em pizza. Nasceu com o nome de “barraca de São Paulo”, mas, como lembrava as noites gastronômicas do velho Bexiga paulista, acabou absorvendo o nome pela qual fez fama e sucesso.

No começo, a Feira da Bondade acon-teceu no espaço do Clube do Trabalhador, do Sesi, gentilmente cedido pelo presidente da Federação das Indústrias do estado do Amazonas (Fieam), industrial João de Mendonça Furtado, outro homem com o coração do tamanho do mundo.

O paulista Edson Gil, publicitário que adotou Manaus como cidade, lembra como foi surgindo essa rede de solidariedade:

— Foram surgindo pessoas querendo ajudar. É claro que isso era provocado, também, por uma ausência do Estado em promover políticas públicas sociais que garantissem a inclusão dessas pessoas com deficiência — resume, lembrando que o principal foco dos “barraqueiros” foi propiciar condições para que essas pessoas, consideradas “descapacitadas”, tivessem condições de serem incluídos na sociedade, com garantia de direitos “como qualquer outro cidadão”.

A Barraca do Bixiga começou de forma tímida, até porque as dificuldades eram muitas. A produção era apenas de 30 pizzas assadas na casa de Sid. Mas a forma de atrair a clientela, no melhor estilo italiano com muito barulho e algazarra, chamou a

atenção do público. Logo, logo a Barraca do Bixiga era a preferida dos frequentadores da Feira da Bondade.

E assim se passaram 30 anos. Em volume financeiro, a pizza “sabor solidariedade” da Barraca do Bixiga já repassou à Apae mais de R$ 3 milhões, o que possibilitou o próprio crescimento da Apae, que hoje atende 450 crianças e adolescentes. Há oito anos, a Feira da Bondade se transfe-riu para o Centro Social Urbano (CSU) do

Parque 10 e aí, “esse espaço não oferecia estrutura pra gente. Pizza a céu aberto não daria certo” , explica Ennes do Valle. Ao saber que a Barraca do Bixiga esta-va encontrando dificuldade de espaço, o presidente da Fieam, Antônio Silva, que acabara de climatizar o salão de festas do Clube do Trabalhador do Sesi fez o convite e a turma do Bixiga retornou à sua antiga “casa”, onde a festa continua nos próximos dias 17 e 18 de outubro.

NOITE DE SOLIDARIEDADEBarraca do Bixiga uniu familia-res e amigos dispostos a traba-lhar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com defi-ciência e a construção de uma sociedade justa e solidária

Uma ação entre amigos

deu origem à Barraca do Bixiga que,

em 30 anos, já doou R$

3 milhões à Associação de Pais e Amigos dos Excepcio-

nais (Apae)

Pizzaiolos, cervejeiros e garçons, todos os envolvidos no evento são voluntários

O tempero da pizza no Bixiga é a solidariedade e o desejo de praticar o bem

14_15.indd 1-2 24/7/2014 22:11:43

Page 16: Elenco - 27 de julho de 2014

Elenco #capa(16) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

Quando “terminar em pizza” signifi ca politicamente correto

ELENCO – Trinta anos é uma vida. Como é que vocês estão vivendo esse momento histórico. Geralmente, projetos que nascem sem fi ns lucrativos, movidos ape-nas pela vontade de fazer o bem, desaparecem logo. Não é o caso da Barraca do Bixiga.

Edson Gil – Não desapareceu justamente porque nasceu sob esse signo de prestar solidariedade a uma entidade tão importante como a Apae, que também é fruto de uma mo-bilização que teve que contar com o apoio de vários profi ssionais que, acreditaram na luta dessas famílias e mantiveram viva a chama. A Barra-ca do Bixiga é um pouco da própria história da Apae.

ELENCO – Como funciona na prática, a “pizzaria” que pro-duz uma das mais deliciosas pi-zzas de Manaus, além de ajudar a quem precisa?

Ennes Valle Jr. – Temos três for-nos à lenha, que foram importados de São Paulo e hoje vendemos, nas duas noites, algo em torno de 700 pizzas, além de realizarmos sorteios de motocicletas, televisores, microon-das, computadores etc. Na barraca dos 30 anos, que acontecerá entre 17 a 18 de outubro, haverá uma programação especial, com muitos brindes.

ELENCO – Vocês já pensaram em trazer artistas para atrair um público maior. Por exemplo, o De-mônios da Garoa, que tem tudo a ver com a noite paulista no Bixiga seria uma boa ideia, não é?

Ennes Valle Jr. – Já trouxemos não só Os Demônios que, realmente, é a cara de São Paulo, mas trouxe-mos também o Wando e o Lucciano Bruno, que tem tudo a ver com as raízes italianas do Bixiga. Em alguns casos isso valeu, mas em outros foi um fi asco. O do Wando, por exemplo, realizado ao ar livre no balneário da Caixa foi um fracasso porque no dia caiu o maior toró. E sobrou pizza pra caramba (risos)!

ELENCO – Esse repasse de dinheiro para a Apae tem sido bem aplicado na melhoria da associação?

Ennes Valle Jr. – Queremos acredi-tar que sim. Até porque a gente nem toca em dinheiro. Tudo que faturamos nos dois dias da barraca vai direto para a conta da Apae. É claro que, ao longo desses 30 anos, teve alguns desmandos administrativos, gestores

nem sempre corretos, mas no balanço geral o resultado é positivo. E agora, a própria Barraca do Bexiga cedeu um de seus componentes para ser o presidente da Apae, Elias Pugleddi, que, com certeza vai dar um novo impulso à associação.

ELENCO – Qual o critério para se juntar aos voluntários que traba-lham na Barraca do Bixiga?

Edson Gil – Aceitamos a colabora-ção de todo mundo. Quem chega para somar sempre será bem-vindo. Só não aceitamos político, por temer que o trabalho seja usado como trampolim eleitoral, isso seria indigno. Político só entra como consumidor (risos). A barraca também é um clube do Boli-nha. Mulher não entra.

ELENCO – E quando as suas per-nas não puderem mais aguentar, como diz o samba, como será?

Ennes Valle Jr. – É claro que já pensamos nisso. Para isso já tem neto trabalhando na Barraca do Bixiga. É a terceira geração tocando esse gesto de solidariedade em frente.

Na noite da barraca, profissionais liberais se divertem enquanto trabalham e bebem o chopp da animada barraca

variedades# Elenco (13)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

do”eer

13_16.indd 1-2 24/7/2014 22:05:57

Page 17: Elenco - 27 de julho de 2014

‘1º Copo do Munda Have a Nice B

Campeonato mundial de cerve-jas, organizado pela empresa, chega ao fi nal com rótulos da França, Bélgica, Inglaterra e EUA

A Have a Nice Beer anuncia as cer-vejas campeãs do “I Copo do Mun-do”: Duyck Ambrée (França), Duvel

330ml (Bélgica), Meantime London Stout (Inglaterra), Blue Star (EUA) são os rótulos que mais agradaram e consagraram-se vencedoras no primeiro campeonato or-ganizado pela empresa.

Inspirada na Copa do Mundo, a Have a Nice Beer, o e-commerce (haveanicebeer.com.br) que tem o maior clube de cervejas especiais da América Latina, realizou o “I Copo do Mundo”, no qual 14 rótulos, que representaram 8 países, se enfrentaram por quatro semanas.

A emocionante disputa contou com rótulos como Brewdog Tokyo (Japão), Bit-burger (Alemanha) e Dama Bier (Brasil) . A cada semana quatro rótulos competiram pela preferência no copo dos clientes, o mais vendido era o campeão da rodada. As quatro campeãs, agora são consagradas no Kit, que pode ser encontrado na Have a Nice Beer até o dia 14 de julho, por R$ 69,90. Os sócios do clube da Have a Nice Beer ainda terão desconto de 10% no valor do kit.

Todas as participantes continuam a venda no site da Have a Nice Beer: Dama Bier (Brasil), R$ 12, Young’s Special (In-glaterra), R$ 9, Duyck Jenlain (França), R$ 29, La Trappe Quadrupel (Holanda), R$ 79, Duvel 330 ml (Bélgica), R$ 36, Bitburger (Alemanha), R$ 7,50, Brewdog Tokyo (Japão), R$ 100, Shipyard Black IPA

(EUA), R$ 19,75, Wals Brut (Brasil), R$ 160, Struise Pannepot 2012 (Belgica), R$ 38,72, Meantime London Stout (Inglater-ra), R$ 19,45, Blue Star (EUA), R$ 17,50, e Achouff e La Chouff e (Bélgica), R$ 35.

Sobre a Have a Nice BeerCriada em 2011 pelos sócios Pedro

Meneghetti, Rafael Borges e Rodrigo Sztelzer, a Have a Nice Beer é o maior clube de cervejas especiais da América Latina, atualmente com mais de 10 mil associados espalhados por todo o país. Além do Clube, tem também a Webstore com cervejas cuidadosamente selecio-nadas (haveanicebeer.com.br). A Have a Nice Beer possui a curadoria do Beer Hunter Diego Cartier que seleciona os rótulos para o clube e para o site. A em-presa opera em um modelo baseado na seleção/curadoria de cervejas especiais e compartilhamento de experiências entre os “beer sommeliers” e seus associados. A ideia é propagar um estilo de vida, por meio do site, do clube e da revista mensal na qual apresenta produtos, informações sobre cultura, pessoas, gastronomia e traz diversas matérias sobre o “life style cer-vejeiro”. A empresa, que nasceu em Porto Alegre (RS), está sediada no Espírito Santo e, em três anos de existência, se tornou uma referência no mercado nacional. Para os associados do clube, todos os meses, a Have a Nice Beer entrega quatro, seis ou oito garrafas de dois exemplares das melhores cervejarias do mundo junta-mente com a revista exclusiva, a Last Call for Beer!. Os sócios ainda têm 10% de desconto e frete reduzido em todas as compras no site.

(19)baby# Elenco (17)Elenco #variedades(12) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

Safári ecológico Safári ecológico Safári ecológico Tanzânia TanzâniaTanzâniaTanzâniaTanzâniana

TURISMO

1º1º Copo d Copo d Copo d Copo do Muo Munnda Have da Have

Copo dda Have

Copo d Copo dda Have

Copo dda Have a Ni

Copo da Ni

Copo da Nia Ni

Campeonato mundial de cerve-jas, organizado pela empresa, chega ao fi nal com rótulos da França, Bélgica, Inglaterra e EUA

Have a Nice Beer anuncia as cer-vejas campeãs do “I Copo do Mun-do”: Duyck Ambrée (França), Duvel

330ml (Bélgica), Meantime London Stout (Inglaterra), Blue Star (EUA) são os rótulos que mais agradaram e consagraram-se vencedoras no primeiro campeonato or-

Inspirada na Copa do Mundo, a Have a Nice Beer, o e-commerce (haveanicebeer.com.br) que tem o maior clube de cervejas especiais da América Latina, realizou o “I Copo do Mundo”, no qual 14 rótulos, que representaram 8 países, se enfrentaram

A emocionante disputa contou com rótulos como Brewdog Tokyo (Japão), Bit-burger (Alemanha) e Dama Bier (Brasil) . A cada semana quatro rótulos competiram pela preferência no copo dos clientes, o mais vendido era o campeão da rodada. As quatro campeãs, agora são consagradas no Kit, que pode ser encontrado na Have a Nice Beer até o dia 14 de julho, por R$ 69,90. Os sócios do clube da Have a Nice Beer ainda terão desconto de 10%

Todas as participantes continuam a venda no site da Have a Nice Beer: Dama Bier (Brasil), R$ 12, Young’s Special (In-glaterra), R$ 9, Duyck Jenlain (França), R$ 29, La Trappe Quadrupel (Holanda), R$ 79, Duvel 330 ml (Bélgica), R$ 36, Bitburger (Alemanha), R$ 7,50, Brewdog Tokyo (Japão), R$ 100, Shipyard Black IPA

(EUA), R$ 19,75, Wals Brut (Brasil), R$ 160, Struise Pannepot 2012 (Belgica), R$ 38,72, Meantime London Stout (Inglater-ra), R$ 19,45, Blue Star (EUA), R$ 17,50, e Achouff e La Chouff e (Bélgica), R$ 35.

Sobre a Have a Nice BeerCriada em 2011 pelos sócios Pedro

Meneghetti, Rafael Borges e Rodrigo Sztelzer, a Have a Nice Beer é o maior clube de cervejas especiais da América Latina, atualmente com mais de 10 mil associados espalhados por todo o país. Além do Clube, tem também a Webstore com cervejas cuidadosamente selecio-nadas (haveanicebeer.com.br). A Have a Nice Beer possui a curadoria do Beer Hunter Diego Cartier que seleciona os rótulos para o clube e para o site. A em-presa opera em um modelo baseado na seleção/curadoria de cervejas especiais e compartilhamento de experiências entre os “beer sommeliers” e seus associados. A ideia é propagar um estilo de vida, por meio do site, do clube e da revista mensal na qual apresenta produtos, informações sobre cultura, pessoas, gastronomia e traz diversas matérias sobre o “life style cer-vejeiro”. A empresa, que nasceu em Porto Alegre (RS), está sediada no Espírito Santo e, em três anos de existência, se tornou uma referência no mercado nacional. Para os associados do clube, todos os meses, a Have a Nice Beer entrega quatro, seis ou oito garrafas de dois exemplares das melhores cervejarias do mundo junta-mente com a revista exclusiva, a Last Call for Beer!. Os sócios ainda têm 10% de desconto e frete reduzido em todas as compras no site.

variedades AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

TURISMOTURISMO

o Muo Mua Nia Nia Nice Bce B

12_17.indd 1-2 24/7/2014 22:08:40

Page 18: Elenco - 27 de julho de 2014

A loja oferece uma variedade de peças para

agradar todas as idades e estilos

modaAlém da unidade no Amazo-

nas Shopping, as lojas 7 Ca-micie são encontradas nos nos seguintes endereços:

Amazonas Shopping –(92) 3632-2400Barra Shopping – (21) 3089-1279Shopping Curitiba – (41) 3077-7786Shopping Ibirapuera – (11) 5041-9173Shopping Vila Olimpia – (11) 3047-6583

Leopardo descansa tranquilamente no toco de uma árvore, tendo ao fundo o famoso Monte Kilimanjaro, o mais alto da África com seis mil metros de altitude

Elenco #turismo(18) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014 moda# Elenco (11)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 27 de julho de 2014

11_18.indd 1-2 24/7/2014 22:28:53

Page 19: Elenco - 27 de julho de 2014

A rede de lojas italiana 7 Ca-micie mal abriu suas portas em solo brasileiro, e já tem con-quistado uma legião de fãs dos produtos por onde passa.

Fundada em Roma há 34 anos, a marca abriu em 2001 o seu plano de franquias para outros países

e, desde então vende cerca de um milhão de camisas por ano ao redor do mundo.

Todo o sucesso da marca é compro-vado nos cinco continentes. Ao todo são 430 lojas espalhadas por 46 países como Rússia, França, Espanha e Arábia Saudita, sendo 80 delas concentradas somente no país sede, a Itália.

E na loja do Amazonas Shopping, o sucesso não poderia ser diferente. Lide-rada pela jovem empresária Darianne Coelho, 35 anos, a única loja na Região Norte do país, também foi a primeira a ser inaugurada, em 12/12/12. Ape-sar do número cabalístico, Darianne ressalta que a coincidência não foi proposital.

“Queríamos abrir às vésperas do Natal, mas confesso que a coincidên-cia numerológica nos trouxe muitas alegrias”, ressalta Darianne. Meses depois, a loja passou por uma grande reformulação, e somente agora no início de 2014 foi reaberta.

O ponto forte da 7 Camicie Manaus são as camisas masculinas,

embora as femininas

representem 30% de suas vendas. Os amazonenses tem preferência pelos modelos mais fashion, como os de sete botões e dois colarinhos. “Em compa-ração às demais lojas, eu percebo que nosso público adora nossos modelos mais sofi sticados, próprios para even-tos e acontecimentos sociais”, comple-ta a empresária, que divide seu tempo entre a loja e sua empresa de fi nanças na cidade de Santarém/PA.

O termo 7 Camicie, que vem de sete camisas, tem como objetivo oferecer uma para cada dia semana, mostrando que se pode ser sempre elegante. O número “7” está presente em diversos detalhes das roupas e pode ser visto no formato do punho imitando o numeral ou mesmo na disposição dos botões frontais. Possui as

linhas masculina e feminina.Tecidos nobres, corte e acabamento

impecáveis e diversidade em aviamentos são alguns dos pontos fortes da marca. Punhos e parte interna em outro tecido fazem com que, ao dobrar a camisa, se torne praticamente uma nova vestimen-ta. As golas podem ser encontradas no melhor estilo francês ou italiano, com duplo, triplo ou pespontadas.

As peças são feitas em 100% al-godão egípcio, tem uma cartela de cores diversifi cada, que vai do mais sóbrio, passando pelas cores cítricas e sem contar a estamparia, outra mar-ca registrada da label. Outro detalhe importante diz respeito à numeração, que na linha feminina vai do 36 ao 60, enquanto que para os homens a numeração é do XS ao 6XL.

As peças são feitas em 100

por cento de algodão egípcio

e têm cartela diversifi cada

A curiosidade é que no vale de Olduvai, ao norte da Tanzânia, foram encontrados os fósseis

mais antigos da nossa espécie, datando de milhões de anos atrás. O país abrange o antigo território de Tanganica e as ilhas de Zan-zibar, Pemba e Máfi a. Na parte

continental, a paisagem é bastante diversifi cada:

a planície costeira baixa sobre o Ocea-

no Índico e tem clima tropical e chuvoso e concentra boa parte da população. Para oeste surge o planalto central, seco e infestado de moscas tsé-tsé. Ao norte, a região é montanhosa com encostas aptas para a agricultura. A região do lago Vitória é muito povoada. O Monte Kilimanjaro, o mais alto da África com seis mil metros de altitude, é localizado na região norte.

Pode-se dizer que a tão almejada convivência entre o homem e a na-tureza tem, na Tanzânia, o seu maior exemplo. Com uma área de quase quinze mil quilômetros quadrados, o Parque do Serengeti, um dos maiores do mundo, encontrou a solução para a preservação de sua fauna riquíssima através da exploração turística. Vale lembrar que os animais transitam em total liberdade, enquanto o homem, ávido em observá-lo, é obrigado em permanecer enjaulado nos veículos. Alheios, como se os carros fossem mais uma espécie a dividir com eles as

delícias daquela planície a noroeste da África, os animais oferecem ao turista o espetáculo da espontaneidade. Lutam, amam, amamentam e se reproduzem indiferentes a tantos cliques fotográ-fi cos, propiciando à Tanzânia uma das maiores fontes de renda advindas do turismo no mundo.

Uma imagem africana bem distante do relato dos colonizadores ingleses, franceses, alemães e portugueses, que conquistaram o continente cercado pela fantasia e marcado pelas grandes aventuras, e dividiram-no em feudos imperialistas. Hoje, com o crescimento populacional, as áreas selvagens estão restritas a alguns parques nacionais, como do Serengeti. Acabou o roman-tismo em torno dos safáris cruéis, que renderam uma infi nidade de fi lmes a Hollywood. Os cavalos deram lugar aos jipes e as longas fi las de nativos carregadores foram substituídas por enormes caminhões. Os guerreiros que serviam de guias foram trocados

por motoristas uniformizados e, fi nal-mente, a caça aos animais, trocada pela caça às belas imagens que são registradas em fotos ou simplesmente guardadas na mente de quem visita esse maravilhoso paraíso natural.

Dados interessantes:O nome ofi cial da Tanzânia é Ja-

mhuri ya Muungano wa Tanazania, ou seja, República Unida da Tanzânia. A capital é a cidade de Dodoma, que tem pouco mais de 205 mil habitantes. Outras cidades importantes do país são: Dar-Es-Salaam, Mwanza, Tanga e Zazibar. Os tanzanianos são de origem banto, subdivididos em cerca de 120 etnias. Parte da população segue o Islamismo, mas o Cristianis-mo e os cultos tradicionais africanos também têm muitos adeptos. Em grande parte da Tanzânia se fala o Inglês e o Suahili, que são os idiomas ofi ciais, mas também existem várias línguas tribais.

No noroeste da África, os

animais ofere-cem ao turista

o espetáculo da espontaneidade

Turistas fotogra-fam uma família de zebras du-rante um safári ecológico

Um casal de leão deitado tranqui-

lamente enquanto são admirados por

turistas ávidos por novidades

(19)turismo# Elenco (19)Elenco #moda(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

A Tanzânia, paraíso que fi ca na selva africana, descobriu um grande fi lão turístico. Preservar a natureza e fazer safáris, que substituem os tiros por cliques fotográfi cos. Turistas do mun-do todo vão ao país em pro-cura de boas imagens, e com certeza as encontramPonto forte da

O ponto forte da 7 Camicie Manaus são as camisas masculinas,

embora as femininas

roupas e pode ser visto no formato do punho imitando o numeral ou mesmo na disposição dos botões frontais. Possui as

importante diz respeito à numeração, que na linha feminina vai do 36 ao 60, enquanto que para os homens a numeração é do XS ao 6XL.

As peças são feitas em 100

por cento de algodão egípcio

e têm cartela diversifi cada

10_19.indd 1-2 24/7/2014 22:32:09

Page 20: Elenco - 27 de julho de 2014

Pâncreas artificialEm muitos ca-

sos de diabetes, as injeções já são coisa do passado. A bomba de insulina, que tem a forma de uma discreta caixinha levada na cintura, revolu-cionou a vida de inúmeros pa-cientes. “As bombas são sistemas de injeção destinados a simular o funcionamento normal do pâncreas”, explicou o especialista em diabetes Leon Perlemuter no portal da liga de diabéticos da França.

Um dispositivo eletrônico, dotado de uma reserva de insulina e de um sistema de injeção ligado ao corpo por um cateter e uma pequena agu-lha, permite liberar continuamente a dose de insulina adequada. “Para nós, diabéticos, é algo fantástico”, afirma Isabelle Blackie, em vídeo difundido pela Federação Francesa de Diabéticos (FFD). A última etapa seria um aparelho autônomo e invi-sível implantado no abdômen.

Impressão em 3D de tecidos vivosAplicar o princípio das impressoras

3D aos tecidos vivos é o Graal bus-cado atualmente por vários laborató-rios no mundo. O objetivo é, mediante a superposição de finas camadas de células, reproduzir tecidos como cartilagem e órgãos inteiros para enxertá-los. Vários avanços neste sentido foram alcançados em Esta-dos Unidos, China e Grã-Bretanha.

No laboratório Biomateriais e Re-paração de Tecidos da Universidade Victor Segalen, de Bordeaux (sudoes-te da França), o pesquisador Fabien Guillemot trabalha na recriação de tecidos usando técnicas de impres-são a laser. “A ideia é reconstruir, diretamente in situ, dentro do cor-po humano, o tecido de um órgão afetado, imprimindo diretamente os elementos biológicos”, explica.

Este avanço traz questões éticas. “Pode-se imaginar a utilização destas tecnologias (...) para fabricar teci-dos artificiais, cujo desempe-nho será superior ao dos tecidos e órgãos atuais, o que não é neces-sariamente dese-jável”, acrescen- ta Guillemot.

tec# Elenco (9)Elenco #seu lar(20) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

Limão na línguaAo preparar língua de boi ensopada, esfregue bastante limão

e em seguida coloque para ferver em panela com água e gotas de limão, Depois, basta raspar que a pele sairá facilmente.

Fígado macioAntes de temperar o fígado, deixe-o de molho durante quin-

ze minutos, o mais, em suco de laranja, para que não fique ressecado depois de frito. Depois, é só temperar a gosto e preparar em bifes, iscas ou ensopado.

Bolo leve e coloridoPara que o bolo de chocolate fique bem escuro e leve, acres-

cente uma colher de chá de bicarbonato de sódio.

Batata sequinhaQuando fritar batatas, coloque-as já cortadas no congelador

meia hora antes de fritar. Elas ficarão secas e macias.

Dica importanteAo cozinhar verduras, coloque uma

colherinha de açúcar para manter a cor e o sabor naturais. Não use bicarbonato de sódio, pois ele elimina as vitaminas das verduras.

Soltando a casca facilmenteCozinhe as castanhas-do-pará

numa panela de pressão. Quando estiverem prontas, escorra a água quente e deixe as castanhas em água gelada por algum tempo. As cascas sairão com facilidade.

Cozinhando os pinhõesColoque os pinhões num recipiente

com água e deixe ferver. Escorra, co-loque água fria e deixe cozinhar. Não coloque sal, senão os pinhões endu-recem. Depois de quarenta minutos, eles estarão cozidos e abertos.

EquivalenteQuando uma receita pedir ge-

latina em folha e só tiver em pó, use uma colher de chá para cada folha de gelatina pedida na receita.

Glacê bem grudadoPara que o glacê fique bem

aderido ao bolo, antes de aplicá-lo polvilhe o bolo com maisena ou farinha de trigo.

Cristal é melhorAo fazer caldas para carame-

lizar fôrmas, use açúcar cristal. Ele derrete mais rápido, fica mais fino e não escurece tanto quanto o açúcar refinado.

Substituindo os ovosExperimente colocar batata cozida e amassada em lugar

de ovos no bolinho de carne. Ficará delicioso.

Bifes douradosPara que os bifes fiquem dourados mais rapidamente,

coloque uma pitada de açúcar no óleo da fritura.

Bolo gostosoPara dar um gostinho diferente no pão-de-ló, substitua

a água por suco de laranja.

09_20.indd 1-2 24/7/2014 22:21:31

Page 21: Elenco - 27 de julho de 2014

Tecnologias de vanguarda para diagnósticos

Uma câmera em miniatura engolida como se fosse um comprimido, um microcircuito fi xado no olho, um pâncreas artifi cial: as tecnologias de vanguarda invadem o corpo humano para diagnosticar, tratar e curar.

Como no filme americano dos anos 1960 “Viagem Fantástica”, no qual um

submarino em miniatura e sua tripulação viajam pelo corpo hu-mano, a “vídeo-cápsula” é uma câmera fotográfica em miniatu-ra do tamanho de uma pílula. O objetivo é explorar o trato diges-tivo, por exemplo, em casos se hemorragias sem explicação.

A vantagem com relação à endoscopia é que não precisa de anestesia. Recomenda-se ao paciente caminhar durante o exame para facilitar a pro-gressão da cápsula. As fotos são captadas à medida que o dispositivo avança, mediante captores e uma caixa portá-til perto do corpo. “A cápsula funciona bem e vários estudos demonstram sua boa sensibi-lidade para detectar pólipos”, pequenos tumores que podem provocar câncer, explicou o mé-dico Jean-Christophe Saurin, do hospital Edouard Herriot, em Lyon. Mas um dos principais inconvenientes, segundo o gas-troenterologista, é o preço: EUR 600, cerca de R$ 1,8 mil.

Eletrodos na retinaPara curar a retinose pigmentar,

uma doença hereditária degene-rativa que causa cegueira aos 40 anos, uma solução de alta tecnologia, “o alto biônico”, está sendo implementada nos Esta-dos Unidos e na Europa. A ideia é simular artifi cialmente o olho com eletrodos colocados sobre a retina defi ciente para recriar a visão. Mais de cem pacientes já receberam “retinas artifi ciais”.

“Se tivessem nos falado dis-to há dez anos, teríamos dito que é ficção científica. Hoje é uma realidade”, comentou Gé-rard Dupeyron, chefe do serviço de oftalmologia do hospital de Nîmes (sul da França). Um olho biônico custa em torno de EUR 100 mil, cerca de R$ 300 mil.

Elenco #tec(8) estilo# Elenco (21)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

Criançada na cozinha

Comportamento08_21.indd 1-2 24/7/2014 22:09:56

Page 22: Elenco - 27 de julho de 2014

essencialAs unhas e as cutículas são normal-

mente secas e precisam de uma dose de hidratação com frequência. Quando a temperatura cai, elas se desidratam ainda mais e o contato regular com água (quente ou fria), o uso de acetona e manuseio de produtos de limpeza piora o caso. O resultado pode ser trágico: descamação e quebra das unhas. Para manter as mãos sempre bonitas e ma-cias, é essencial investir alguns minutos do dia em uma massagem nas mãos com cremes próprio para a área, base para cutículas e reparadores noturnos.

Por mais que fi quem menos expos-tos durante o inverno, os pés também precisam de cuidados específi cos para fi carem sempre bonitos e saudáveis. Lavá-los e secá-los bem após o banho e realizar uma boa higienização depois do uso de sapatos apertados ajuda a manter fungos e micoses afastados. Além disso, esfoliar levemente e hi-dratar a região são fundamentais para manter a pele lisa.

Para quem sofre para cuidar da pele, a dica serve para qualquer época do ano: beber bastante água. No inverno muitas pessoas diminuem a ingestão de água e a pele sofre com isso, portanto, o ideal é beber no mínimo dois litros de água por dia. É importante não se esquecer dos lábios. Devido às baixas temperaturas, é comum esta região fi car ressecada e facilmente desidra-tada. Utilize produtos com manteigas e protetor solar.

E, por fi m, em todas as estações do ano é recomendada a aplicação de fi ltro solar, porém, no inverno, as pessoas se descuidam e os raios ultravioletas conseguem ultrapassar as nuvens (os raios UVA e UVB podem causar ainda mais danos nesta estação, uma vez que não apresentam os efeitos perceptíveis, como a vermelhidão).

Elenco #comportamento(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014 (7)

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014 beleza# Elenco

A utilização de cremes e más-

caras de boa qualidade aju-

dam a manter a pele hidratada

Os pequenos adoram partici-par das peque-nas tarefas da

cozinha

07_22.indd 1-2 24/7/2014 22:40:31

Page 23: Elenco - 27 de julho de 2014

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

comportamento# Elenco (23)(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

A pele e os cabelos pedem cuidados específi cos durante o inverno. As baixas temperaturas, o ar seco e

os banhos muito quentes retiram em excesso a camada de gordura, contri-buindo para o ressecamento da pele e tornando o uso diário de hidratante obrigatório. E com as mãos, pés e unhas, os cuidados não podem ser diferentes, já que a estação mais seca do ano dá um ar de ressecamento às áreas mais expostas e agredidas da mulher.

Com o frio e o tempo seco da estação, as mãos são as primeiras a demonstrar manchas e sinais de ressecamento e en-velhecimento. Além disso, a desidratação pode aumentar com o uso de produtos

químicos, álcool em gel e o ato de lavar as mãos várias vezes ao dia, tornando o uso de h idra-t a n - t e s

n a s m ã o s

a i n d a mais fun-

damental.Com as

unhas, o prin-cipal problema

é exatamen-te este: perda de

umidade, que a torna mais fraca e quebradiça.

No entanto, há uma série de atitudes que podem aju-dar a manter a saúde das unhas – e das mãos e pés, áreas sensíveis que também

sofrem com o frio – durante o inverno.

Em Manaus, não costumamos ter baixíssimas temperaturas, mas passar horas em um am-biente com ar-condicionado pode trazer danos similares aos do inverno

Hidratação é

Não é só no in-verno que a pele precisa de hidra-tação, no verão também é preciso usar hidratantes

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

Chef funcional incentiva pais a cozinhar com seus fi lhos para terem uma vida mais saudável

Ela foi uma criança gordinha, que adorava fi car com a avó na cozi-nha, passou por uma adolescên-

cia anoréxica, e hoje é a culinarista funcional mais conhecida do país. Um verdadeiro exemplo de amor pelos ali-mentos e pelas panelas, a chef Lidiane Barbosa, com seu carisma e sabedoria culinária, conquista admiradores en-tre todos os tipos de pessoas, desde médicos, nutricionistas até seus alu-nos e seguidores no Instagram, rede social onde faz questão de responder todas as dúvidas.

Com o propósito de levar a todos uma alimentação saudável, Lidiane ensina desde os mais vovôs até as crianças. A especialista defende a tese que, se os pais tirassem um pouco de seu tempo para cozinhar com seus fi lhos vez outra, explicando sobre os alimentos, e sobre a importância deles para a saúde, certamente reduziríamos e muito a obesidade infantil – além de criarmos fãs de brócolis, tomate e outros sabores, fortalecendo, ainda, os laços familiares.

“Esse é um tempo muito bem usado que economizará futuras idas a médi-cos e hospitais. Precisamos saber esco-lher”, ressalta a chef. Por conta disso, o exemplo começa em sua casa, já que as fi lhas de Lidiane adoram a sessão cozinha, e já até dão receitas!

ExemploOutra que faz questão de oferecer

aos fi lhos alternativas saudáveis para a alimentação é a chef amazonense Letizia Barros. Com os fi lhos Victor, 17, e Gustavo, 14, a chef cria memórias na

cozinha. “Quando eles eram menores, davam um pouquinho de trabalho para comer. Por isso, busquei novas formas de criar pratos saborosos e saudáveis, antes mesmo de ser chef”, diz.

Essas novas formas incluíam bater, misturar, amassar e inventar combina-ções. “Sempre tentava misturar algo ao feijão, ou ralava cenoura no arroz, fazia purê de abóbora... Eu procurava dar uma apresentação diferente da que eles estavam acostumados, para incentivar”, lembra a chef.

Por conta desse approach, hoje os jovens não têm frescura: comem de tudo e até evitam o fast food. “Eles aprenderam a gostar de azeite, co-locam pouquíssimo sal na comida. O paladar deles foi fi cando mais saudá-vel, e aconteceu tudo de forma bem natural”, conta Letizia, proprietária do restaurante Buriti.

CardápioA biomassa de banana verde (espes-

sante natural de sabor neutro) é um dos principais itens utilizados no cardápio criado pela chef Lidiane Barbosa. E, além disso, os clássicos creme de leite, maionese e leite condensado são subs-tituídos por ingredientes naturais como leites vegetais (extraídos de castanhas, amêndoas, macadâmia).

A linhaça, chia, quinoa e amaranto também fazem parte do menu, assim como a substituição de farinha de trigo por farinhas de arroz, grão-de-bico, amêndoas, mandioca, féculas de batata, amido de milho e outras. Os temperos funcionais também não fi -cam de fora – por isso, pode esperar açafrão, cardamomo e cúrcuma.

“O resultado origina receitas tão gostosas quanto às tradicionais. Utilizo esses ingredientes até em adaptações de receitas de família, que se tornam muito mais saudáveis”, reforçou.

Para Lidiane Barbosa, o que importa é por ajudar

o próximo. “A grande magia desse trabalho é poder encantar, com um prato preparado por mim, pesso-as que um dia receberam um diagnóstico desanimador em relação a alimentação. Ofe-recer um brigadeiro a um diabético ou até mesmo um pão para um celíaco me faz ter certeza de que estou no caminho certo”, revela. Com a substituição de alimentos e troca de ingredientes, Li-diane mostra que há formas criativas e acessíveis de pro-porcionar mudanças no estilo de vida das pessoas.

Engraçada e espontânea, a especialista em nutrição funcio-nal virou a queridinha das mães, e viaja pelo pais inteiro falando de saúde e de alimentação sau-dável de uma forma tão fácil que até as crianças aprendem e ensinam suas receitas.

SucessoSucesso na área, Li-

diane Barbosa é refe-rênciana internet – seu site (lidianebarbosa.com.br) tem mais de 3 mil acessos por dia, e o Instagram @lidibar-bosa11 já conta com mais de 27 mil seguidores.

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014Elenco #beleza(6)

06_23.indd 1-2 24/7/2014 22:14:53

Page 24: Elenco - 27 de julho de 2014

O charme da de-coração das pra-teleiras está nas pequenas peças

de decoração

decor# Elenco (5)Elenco# celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

PAU

LO B

ELO

TTE-

RG

Murilo Benício foi fl agrado no cinema em companhia do fi lho Pietro, de 9 anos. Quem viu conta que eles estavam felizes e abastecidos de pipoca e refri-gerante foram conferir o fi lme. Claro que chamaram a atenção, mas o ator se mostrou sorridente o tempo inteiro e não se importou com o assédio. Pie-tro é fruto do relacionamento do ator com Giovanna Antonelli. Atualmente, Benício é o Jonas Marra na novela

“Geração Brasil”.

No cinema

JOÃO

CO

TTA-

RG

Leandra Leal é a garota propaganda da nova campanha publicitária de uma famosa marca de bolsas e sapatos. Nas novelas, ela é a heroína Cristina, em “Império”. A atriz merece ser reconhecida profissionalmente e faturar porque tem talento e é uma moça totalmente do bem na vida real.

Reconhecimento

ESTE

VAM

AVE

LLAR

/RG

ESTE

VAM

AVE

LLAR

-RG

Joia raraAdriana Birolli usou uma pulseira

confeccionada em ouro branco e cravejada de diamantes avaliada em 500 mil reais na festa de lança-mento da novela “Império”. A atriz, que interpreta a Maria Martha na primeira fase da trama, explicou que a peça foi emprestada.

A novela “Boogie Oogie” segue em franca produção e substituirá “Meu Pedacinho de Chão”. Ísis Valverde tem enfrentado pesada rotina de gravações, ela aparecerá na pele de Sandra, uma moça que desconhece a sua verdadeira origem. Quando a verdade aparecer, o destino de Sandra se entrelaçará com o de Vitória, papel de Bianca Bin. Quem tem as explicações sobre o passado é Carlota que será interpretada por Giulia Gam.

O passado bate à porta

Rafael Cardoso, agora exi-bindo um novo visual, decla-rou dias atrás que sua vida real é bem parecida com a do seu personagem Vicente, em “Império”. Vicente é nor-destino e migra para o Rio de Janeiro a fim de ganhar a vida como cozinheiro e consegue o sucesso. O ator quis dizer que também lutou muito para chegar à fama.

Vida real

Elenco# celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo,

Murilo Benício foi fl agrado no cinema em companhia do fi lho Pietro, de 9 anos. Quem viu conta que eles estavam felizes e abastecidos de pipoca e refri-gerante foram conferir o fi lme. Claro que chamaram a atenção, mas o ator se mostrou sorridente o tempo inteiro e não se importou com o assédio. Pie-tro é fruto do relacionamento do ator com Giovanna Antonelli. Atualmente, Benício é o Jonas Marra na novela

“Geração Brasil”.

No cinema

JOÃO

CO

TTA-

RG

Quem acompanha os bastidores das gravações de “Boogie Oogie” conta que Marco Pigossi tem feito o maior sucesso na pele de seu personagem Rafael. O ator demonstra ama-durecimento profissional, além de ser lindo e charmoso. Além disso, consta que Marco também é um bom colega de trabalho e sempre bem-humorado.

Bom momento na carreira

Gostando do papelQuem convive com So-

phie Charlotte conta que a atriz está adorando fazer a personagem Duda, no remake de “O Rebu”. Ela também elogiou os textos e a trilha sonora.

entação! decor# Elenco (5)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 27 de julho de 2014

entação! entação! Manaus, domingo,

entação! Manaus, domingo,

entação!

ALEX

CAR

VALH

O-R

G

05_24.indd 1-2 24/7/2014 22:41:47

Page 25: Elenco - 27 de julho de 2014

Prateleiras ost

Tirar foto de comida, de si mesmo, de lugares paradisíacos, de pés, até de casais no pós-sexo. Tudo

isso já foi mania para quem é usuá-

rio do aplicativo Instagram. A moda, agora, é mostrar o que lê – o que fez surgir a #shelfi e.

A palavra é uma brincadeira com outro termo bastante conhecido por quem usa o mais popular aplicati-vo de fotos, a “selfi e”, que signifi ca autorretrato, em inglês. Já a shelfi e varia da palavra “shelf”, que quer dizer prateleira, estante.

A grande diferença, entretanto, é que, enquanto na selfi e você pode aparecer na foto fazendo caras e bo-cas, na shelfi e as imagens compar-tilhadas com a marcação são cuida-dosamente produzidas exibindo livros, obras de arte, itens de decoração e revistas fashion. Normalmente, esses itens estão ao lado de uma elegante xícara de chá, um vaso de fl ores ou

um par de óculos. Um prato cheio para quem ama decoração!

Até o fechamento desta edição, já havia mais de 71 mil fotos marcadas

Quem um dia poderia imagi-nar que estantes e prateleiras seriam considerados “ostenta-ção”? É exatamente isso que a hashtag #shelfi e promove nas internet – o suposto bom gos-to de quem mostra esses ob-jetos nas redes sociais. Quan-to mais lotada de livros ou objetos de decoração, melhor. A shelfi e, aliás, virou estilo de vida, e vale até mostrar mesas e ambientes bem decorados

dessa maneira no Instagram. Mas, para quê uma shelfi e? Quem teria interesse em mostrar sua coleção de livros? Ou melhor, quem iria querer ver esse tipo de foto? Há quem acredite que tudo não passa de ostentação, de mostrar para estranhos sua apurada preferência literária e bom gosto. Para outros, é um estilo de vida, onde as fotografi as dizem algo sobre o fotó-grafo – os tipos de livros que tem (ou não), como os organiza, como decora a estante e muito mais.

Aderindo a moda ou não, quem gosta de decoração terá, pelo menos, muita fonte de inspiração para arrumar a sua própria estante ou prateleira – ordenando por cor, por tamanho, por coleção, colocando os livros como em uma biblioteca, ou empilhados... A criatividade não tem fi m! Além do mais, a mania dos afi cionados por fotos de estantes dá ideias geniais para quem está buscando mudar essa parte específi ca da casa ou escritó-rio, deixando o ambiente muito mais descontraído e sofi sticado.

Para inovar basta usar a criativi-dade e ter bom

gosto na hora de arrumar as peças

e livros

As imagens exi-bem prateleiras com objetos de decoração entre livros e revistas

ligados nas novelas# Elenco (25)Elenco #decor(4) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

18h15, na GloboSegunda Mãe Benta diz para Zelão que Juliana não

foi feita para ele. Juliana diz para Gina que pensa em Zelão o tempo inteiro. Renato passa uma lista enorme para o Prefeito das Antas com o material que irá precisar em seu posto de saúde. Zelão adverte Giácomo que não se meta com Rosinha, pois Izidoro não está gostando nada dela trabalhar na venda com ele. Izidoro diz para Rodapé que vai bater em Giácomo por ele bancar o viúvo apaixonado para Rosinha. Zelão beija Juliana e ela admite para Gina que o ama muito. Rosinha suspira por Giácomo.

TerçaRenato garante a Epaminondas que não

apoiará a candidatura do prefeito e afi rma que fi cará fora da política. Zelão impede que Izidoro brigue com Giácomo por causa de Rosinha. Juliana se entende com Mãe Benta. Giácomo e Rosinha se abraçam com afeto. Giácomo recebe uma carta de Milita.

QuartaGiácomo fi ca comovido com a carta de

Milita e Viramundo. Ferdinando entrega a Epaminondas o discurso que escreveu para o pai falar à população da vila. Epaminondas conta a Zelão que construirá uma casa pra ele. Giácomo assume Rosinha como sua noiva. O pai de Renato aparece na vila, surpreendendo o médico.

Quinta, Sexta e SábadoAté o fechamento desta edição, os de-

mais capítulos não haviam sido editados.

19h30, na GloboSegunda Herval e Jonas se enfrentam, e Verônica

intervém. Ernesto pensa em investir sua indenização no site de Boccardi. Marisa sonha com Brian. Verônica conta para Edna sobre a visita de Jonas.

TerçaDavi tenta acalmar Manuela. Megan

se prepara para ir à Califórnia. Começa o segundo episódio do Geração Nem-Nem. Ernesto não consegue falar com Boccardi e confessa que pegou dinheiro de Iracema. Lara e Brian desenvolvem uma grande afi nidade.

QuartaMegan reclama com Jonas de ter que

viajar com Manuela. Iracema expulsa Ernesto de sua casa. Megan e Pamela se surpreendem com o número de pessoas pedindo para participar do programa Geração Nem-Nem.

QuintaDébora decide levar Verônica para falar

com o repórter que entrevistou Gláucia. Pamela e Dorothy criticam Brian por tentar reprogramar Barata. Davi mente para Jonas sobre Manuela. Barata des-cobre um segredo de Dorothy.

SextaRita tenta acalmar Davi. Barata fala de

Verônica para Luene. Davi não consegue dormir e decide contar a verdade para Jonas. Todos na Marra assistem a um do-cumentário sobre Brian. Shin entrevista Lara e Matias. Barata fi ca arrasado ao ver Verônica com Herval.

Sábado Herval percebe Verônica abalada com a

apresentação de Jonas. Jonas pede para Davi ajudá-lo em seu novo projeto. Edna fi lma Brian fugindo de Marisa. Aconselha-do por Luene, Barata convida Edna para sair, e Verônica se incomoda. Jonas dá notícias de Manuela para Davi.

21h10, na Globo Segunda Maria Marta se esconde e espera José

Alfredo ir embora da caverna. Cristina recebe a notícia do incêndio no quiosque. Elivaldo é preso e Cristina vai à delegacia. Vicente conta para Xana e Naná que conseguiu um emprego.

TerçaFernando chega exatamente no mo-

mento em que Cristina está prestes a ler a suposta carta de Eliane. Reginaldo não deixa Tuane procurar Victor. Cora arruma o quarto de Eliane e o assume como seu. Du observa José Alfredo chegar à delegacia.

QuartaCristina fi ca atordoada com o conteúdo

do álbum de recortes. José Alfredo dis-cute com José Pedro. Maria Marta deixa Lorraine esperando na piscina. Elivaldo é transferido para um presídio. Lorraine chantageia Maria Marta.

QuintaJosé Alfredo percebe o nervosismo de

Maria Ísis e fi nge acreditar no que ela diz. Os agentes de polícia encontram quadros falsifi cados no armário de Orville. Maria Marta e sua comitiva chegam à mansão do Comendador.

SextaCristina mente para José Alfredo. Ma-

ria Ísis pede para Severo e Magnólia impedirem Robertão de voltar à sua casa. Maria Marta parabeniza Silva-no pela organização da casa. Helena implora que Josué a deixe fi car em sua casa. José Alfredo chega à casa de Maria Ísis.

Sábado Vicente enfrenta os homens que ata-

cavam Cristina. Lorraine acusa Ismael de ter roubado seu dinheiro. Cora vê Cristina conversando com Vicente. Cláudio vê uma notícia no blog de Téo.

20h30, no SBTSegunda Marian aproveita que as chiquititas

foram para a escola para mexer nas coisas das delas, principalmente no diário de Mili. Matilde, que finge ser Ernestina, termina o início de namoro com Chico, que aceita a decisão por não reconhecer os comportamentos de Ernestina.

TerçaSônia avisa que o Orfanato Raio de

Luz ganhou o concurso de desenhos e que Carmen agora é uma das “Damas da Caridade”. A mulher explica que a primeira reunião do grupo será na Mansão dos Almeida Campos.

QuartaAs meninas escondem Virgínia

e dizem que ela deveria conversar com seu noivo, Danilo. Ela explica que quer se divertir antes de se casar. A família de Tobias vai até o Café Boutique.

QuintaNa França, Gabriela conseguiu

uma galeria para expor suas telas e assim tentar conseguir dinheiro para voltar ao Brasil. Nicolette liga para Carmen para contar o ocorrido na França. Junior pega o telefone na extensão.

SextaMili consola Carol, que fica triste

com a partida de Dani. Bruno mostra seu apartamento para Dani. Como o apartamento é pequeno, de apenas um quarto, a menina precisa dormir na sala. Samuca cria um novo invento para detectar sintomas da paixão. Ele usa o invento com Vivi, mas a princípio não indica que a chiquitita sente algo por ele.

Sábado Não há exibição.

MALHAÇÃO - 17h55, na GloboFabi conta para Bianca que Karina

é apaixonada por Duca. Dalva come-mora a vitória do neto. Gael paga Sol por ter cuidado de Dalva. Lobão avisa a Gael que Cobra treinará com ele. Gael afi rma que Cobra pode con-tinuar treinando em sua academia, mas o rapaz escolhe Lobão. Dandara se preocupa com o comportamento de João. Karina confessa para Bianca que gosta de Duca. Jade pensa em divulgar o beijo de Karina e Duca em seu blog. Gael lembra de Alan e decide

resgatar Cobra.Cobra desabafa com Gael, que o

acolhe. Sol conta de seu emprego para Bete. Bianca se preocupa com Karina. Lucrécia repreende Jade por agir com inveja de Bianca. Nando descobre que o sofá onde dorme foi roubado e vai deitar na academia. Gael e Karina o veem dormindo no tatame e jogam água nele. Bianca conversa com Duca sobre Karina. O rapaz decide esclarecer a situação com a fi lha mais nova de Gael. Cobra surpreende a todos com sua volta à academia. BB e Cobra se

interessam um pelo outro. Karina se declara para Duca.

Duca explica para Karina que a considera como uma irmã. Cobra co-manda a aula a pedido de Duca. Pedro tenta consolar Karina, mas ela o repele. Duca convence Bianca a contar para Karina sobre o namoro dos dois. Edgard e Lucrécia pregam mais uma peça em Nando. Sol paga sua matrícula na Ribalta. Sol e Pedro fi nalmente tocam juntos na banda montada por Nando. Jade e Bianca se enfrentam durante a aula.

A nova temporada de “Malhação” traz no elenco o novato Arthur Aguiar

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

04_25.indd 1-2 24/7/2014 22:41:16

Page 26: Elenco - 27 de julho de 2014

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

EditorGuto [email protected]

SubeditoraVera [email protected]

RepórterMellanieHasimoto

DiagramaçãoLeonardo Cruz

Tratamentode imagemAdriano Lima

RevisãoGracycleide Dru-mond

CapaDivulgação

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara,

623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

EditorGuto Oliveiragutocom.br

EditorialHá quem

diga que um dos maiores prazeres da vida é comer bem. A coloca-ção pode até ser polêmica, discutível e controversa, mas faz senti-do para quem curte gastronomia e fez disso a principal arte de sua vida. Comer bem tem tudo a ver com a arte de cozinhar. E para falar sobre essa deliciosa arte, a Elenco desta semana trouxe a chef Lidiane Costa, uma verdadeira expert quando o assunto é cozinha.

Para não fugir do tema, trouxemos mais uma reportagem que tem tudo a ver com o tema, ou seja, gastronomia da melhor qualidade, ou melhor, pizza da boa é mesmo na Barraca do Bixiga. Uma prova de que a liga dessa massa é excelente está na forte ligação de uma equipe que realiza esse trabalho com maestria e amor ao próximo. Confi ra a matéria exclusiva do diretor de redação do EM TEMPO, Mário Adolfo, que mostra o valor desse trabalho, que ultrapassa as barreiras do tempo.

Para completar o seu domingo, te-mos matérias especiais de decoração, comportamento, moda, beleza, turismo e tecnologia. Fique ligado e tenha uma excelente semana.

Vera Lima

Colaboradores: Selma Reis, Bruno Mazieri e Marcelo Guilherme

Expediente

5DECORA shelfi e virou estilo de vida, e vale até mostrar mesas e ambientes bem decorados. Você não sabe do que estamos falando? Então confi ra.

12VARIEDADESInspirada na Copa do Mundo, a Have a Nice Beer, o e-commerce (haveanicebeer.com.br) que tem o maior clube de cervejas especiais da América Latina, realizou o “1º Copo do Mundo”.

editorial# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 27 de julho de 2014

21COMPORTAMENTOA chef Lidiane Barbosa, com seu carisma e sabedoria culinária, conquista admiradores entre todos os tipos de pessoas, principalmente as crianças.

15CAPAA Barraca do Bixiga é tradição, é exemplo de trabalho em equipe e uma lição de solidariedade. É a nossa matéria de capa da

o e-commerce (haveanicebeer.com.br) que tem o maior clube de cervejas especiais da América Latina, realizou o “1º Copo do Mundo”.

21COMPORTAMENTOA chef Lidiane Barbosa, com seu carisma e sabedoria culinária, conquista admiradores entre todos os tipos de pessoas, principalmente as crianças.

03_26.indd 1-2 24/7/2014 21:44:03

Page 27: Elenco - 27 de julho de 2014

02_27.indd 1-2 23/7/2014 22:27:26

Page 28: Elenco - 27 de julho de 2014

Noivas

MANAUS, DOMINGO, 27 DE JULHO DE 2014

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

Elenco LidianeBarbosa, a chef funcional

Página 21

estaçãoPágs. 14, 15 e 16

BARRACADO BIXIGA30 ANOS DE PIZZA SABOR SOLIDARIEDADE

01_28.indd 1-2 23/7/2014 23:07:03