Elenco - 8 de março de 2015

28
MANAUS, DOMINGO, 8 DE MARÇO DE 2015 Não pode ser vendida separadamente Elenco Objeto de desejo de toda mulher: joias Página 16 Jéssica Tayah é o exemplo perfeito de determinação, garra e luta. Resume a homenagem a todas as mulheres nesse dia 8 de março. Página 9 feminino Poder

description

Elenco - Caderno de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

Transcript of Elenco - 8 de março de 2015

Page 1: Elenco - 8 de março de 2015

MANAUS, DOMINGO, 8 DE MARÇO DE 2015N

ão p

ode

ser

vend

ida

sepa

rada

men

te

Elenco Objeto de desejo de toda mulher: joias

Página 16

Jéssica Tayah é o exemplo perfeito de determinação, garra e luta. Resume a homenagem a todas as mulheres nesse dia 8 de março. Página 9

femininoPoder

01_28.indd 1-2 4/3/2015 16:56:57

Page 2: Elenco - 8 de março de 2015

02_27.indd 1-2 4/3/2015 16:57:36

Page 3: Elenco - 8 de março de 2015

4|IN

DIC

A

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

EditorGuto [email protected]

SubeditoraVera [email protected]

RepórterMellanieHasimoto

DiagramaçãoAdyel Vieira

Tratamentode imagemAdriano Lima

RevisãoDernando Monteiro

CapaHudson Barros

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara,

623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

EditorGuto Oliveiragutocom.br

EditorialHoje é dia

de celebrar as mulheres. Com cada vez mais espaço no mer-cado, a mulher tem muitas outras preocu-pações e tare-fas além das já conhecidas res-ponsabilidades de mãe, profi ssional, esposa e dona de casa. Mas, ao mesmo tempo em que ganhou o mundo, a mulher precisa encarar desafi os incompatíveis em pleno século 21.

Segundo dados do Instituto Brasi-leiro de Geografi a e Estatística (IBGE), apenas 13% das mais de 8 milhões de empresas existentes no país têm profi ssionais do sexo feminino ocu-pando funções na direção.

Historicamente é possível obser-var a tentativa de equidade salarial e ocupacional entre os gêneros. Entretanto, mesmo com dispositi-vos legais atuando de forma a criar meios de garantir a inserção femi-nina no mercado, com rendimento equivalente ao do homem, não é o que vemos na realidade.

Hoje a revista ELENCO destaca algumas dessas mulheres que repre-sentam dentro de cada segmento o papel delas na sociedade.

Boa leitura e bom domingo!

Colaboradores: Selma Reis e Marcelo Guilherme

editorial# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015Elenco #destaque da tv(26)

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres a ELENCO dessa semana traz entrevistas com figuras representativas do poder feminino na sociedade manauense.

Guto Oliveira

15|ESPECIAL

16| LUXOAinda que sejam joias de família, quanto mais modernas mere-cem atenção e cuidados especiais no momento da conservação. Confi ra os principais cuidados.

Um local para sair relaxada e de bem com a vida. Essa é uma das propostas do spa Morada Saúde, localizado na Morada do Sol, Aleixo.

20|KIDS

FOTO

S: D

IVU

LGA

ÇÃ

O

A novela “Sete Vidas” pretende mostrar que não adianta querer fugir da própria história porque a vida pode provocar uma verdadeira revolução

A saga por um segredoNesta segunda-feira, dia 9 de

março, a Globo estreia seu novo folhetim na faixa da seis da

tarde, substituindo “Boogie Oogie”. A trama é interessante e será vivida por um grande elenco por isso tem chances de fazer sucesso junto ao telespectador.

“Sete Vidas” está sendo escrita por Lícia Manzo e contará a saga de um grupo de jovens que busca as suas origens e, assim, entrelaçam suas ale-grias e tristezas. Eles foram gerados através de inseminação artifi cial e têm em comum o doador número 251.

Do outro lado do enredo, está Miguel (Domingos Montagner), um homem marcado por uma tragédia, que guarda um segredo em seu passado. Solitário e esquivo, ele faz questão de manter-se livre de laços ou amarras até que conhece Lígia (Debora Bloch), por quem inesperadamente se apaixona.

Incapaz de se entregar a este amor, Miguel planeja uma expedição arriscada e sem prazo de volta à Antártica, onde pretende refugiar-se da intensidade de seus sentimentos. Nos mares gelados, Miguel sofre um acidente e é dado como morto, enquanto Lígia - acreditando ter perdido para sempre o amor de sua vida – percebe que está grávida.

Ao mesmo tempo, Júlia (Isabelle Drummond), jovem gerada via inse-minação artifi cial, de posse do número de registro de seu doador anônimo, descobre, através de um site especiali-zado, que possui um meio-irmão, Pedro (Jayme Matarazzo). Os dois marcam um encontro que acaba se frustrando. Na volta para casa, inadvertidamente, esbarram-se ao acaso, sem saber quem

são. Da breve confusão, resulta uma atração recíproca, que fará com que iniciem então um convívio marcado pelo peso deste amor impossível.

Decididos a sublimar essa paixão, passam a conviver unidos pelo objetivo de romper o anonimato que envolve a origem de ambos. Para tanto, dei-xam uma carta na clínica onde foram concebidos. A carta é encaminhada para o doador de numero 251, pai biológico de Pedro e Júlia, e aberta por sua mulher, Lígia, a esta altura supos-tamente viúva. Grávida de um meio-irmão dos dois, Lígia decide conhecer Pedro e Júlia pessoalmente.

Num jantar na casa de Pedro, Lígia fala sobre Miguel e seu trabalho. O rapaz logo aponta uma afi nidade com o pai biológico: o interesse pela ques-tão ambiental, especialmente biologia marinha, que cursa na faculdade. Na mesma noite, Lígia conhece Vicen-te (Angelo Antonio), pai de criação de Pedro, que se interessa por ela. Certa de que perdeu o amor de sua vida, mas encontrou um companheiro e pai maravilhoso para seu fi lho, Lígia aceita se casar com Vicente.

No dia seguinte ao casamento, Lauro (Leonardo Medeiros) depara-se, em choque, com a volta de seu velho amigo; Miguel está vivo, embora abatido e, em parte, desmemoriado. Resgatado quase sem vida por um pesqueiro clan-destino, ainda na Antártica, Miguel foi abandonado em um pequeno vilarejo. Durante um ano, incapaz de lembrar-se do próprio nome ou origem, foi acolhido por uma colônia de pescadores.

Diante de Lauro, Miguel pede notícias de Lígia e ouve do amigo que ela está casada, e mais, seu marido é pai de criação de um dos dois fi lhos biológicos de Miguel, nascidos a partir de uma doação que ele fi zera no passado.

Angustiado por essa revelação, Mi-guel vai à casa de seu pai, Augusto, em busca de respostas. Lá, é assaltado pelo trauma que o perseguiu a vida toda: a culpa pela morte de sua mãe.

Domingos Montagner volta à cena em “Sete Vidas” na pele de Miguel

Na novela “Sete Vidas”, Débora Bloch é Lígia, uma mulher bem-sucedida

A nova novela global traz cenários deslumbrantes como a bela Patagônia

A novela aborda a busca de jovens em busca de sua origem em outras terras

FOTO

S: J

O M

IGU

EL J

R/R

G

Introduzir outras fontes nutricionais para completar a dieta e suprir as necessidades do bebê parece tarefa fácil, mas as mamães de primeira viagem sempre têm dúvidas sobre o assunto. Confi ra as dicas.

03_26.indd 1-2 4/3/2015 17:22:03

Page 4: Elenco - 8 de março de 2015

Um local para sair relaxada e de bem com a vida. Essa é uma das propostas do spa

Morada Saúde, localizado na Mo-rada do Sol, bairro Aleixo. Pensado de forma a proporcionar ao público momentos de relaxamento em meio ao caos da cidade, o Morada Saúde traz, em um único lugar, diversas atividades para trazer qualidade de vida para a rotina.

De acordo com a fi sioterapeuta e empresária Gabriela Castro, o Mo-rada Saúde foi todo pensado para atender as necessidades de seu pú-blico. “O spa foi criado pensando em proporcionar ao público, em meio ao caos urbano, momentos em que ele pode relaxar e de forma prazerosa cuidar de sua saúde e bem-estar, tudo isso em um único lugar e, dessa forma, agregar qualidade de vida ao seu dia a dia”, diz.

Por conta disso, o spa reúne ser-viços como pilates, hidroginástica, ginástica localizada, natação, yoga, RPG, acupuntura, estética facial e corporal. “Além disso, há várias op-ções voltadas para o relaxamento e ainda tem uma unidade da Cia. do Pelo, uma franquia carioca que ofere-ce depilação, manicure e escovaria”, conta a empresária.

Outro diferencial do espaço está no atendimento: assim que ele chega ao spa, já percebe o tratamento especial desde a recepção até o contato com a equipe de profi ssionais. E, para dar mais comodidade aos clientes, o Morada Saúde trabalha apenas com agendamentos. Gabriela diz, ainda que as turmas são reduzidas para ga-rantir atendimento personalizado.

Atendimento personalizado com o máximo de conforto e praticidade, tudo reunido em um só lugar

bem-Praze

para

r eestar elas

ligado nas novelas# (25)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 1 de junho de 2014Elenco (4) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 1 de junho de 2014#indica

ligados nas novelas# Elenco (25)Elenco #indica(4) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 8 de março de 2015

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

21h20, na Globo Segunda José Alfredo desabafa com Josué. Maurílio

e Silviano conversam na porta da delega-cia. Maria Marta vai à casa de Maria Ísis. Robertão diz a Érika e Téo que vai acertar com Giancarlo os detalhes da viagem para o Japão.

Terça Maria Clara arruma as malas. Érika e

Téo conversam ao telefone. José Alfredo conversa com Cristina. Começa a cerimônia de casamento. Maria Marta enfrenta José Alfredo. José Pedro observa Amanda e Leonardo dançando. Severo observa Noely de longe.

Quarta Maria Marta e José Alfredo saem apressa-

dos de casa. Danielle questiona as atitudes de Bruna. Xana conversa com Naná e An-tônio, mas os dois pegam no sono. Maria Marta e José Alfredo chegam ao hotel de Maurílio. Cláudio e Leonardo correm pela orla do Rio.

Quinta Penúltimo capítulo

Sexta Último capítulo

19h45, no SBTSegunda Carol está triste por não poder se

quer entrar no orfanato para ver as chiquititas. Mili também diz estar com saudade dos amigos. Carol e Mili decidem ir juntas buscar Dani na escola para no dia seguinte.

Terça As crianças entram no orfanato e

veem uma embalagem de presente. As menores fi cam muito felizes ao descobrir que trata-se do videogame que eles queriam. Carmen aparece e diz que deve ter sido alguém muito bom que enviou o presente.

Quarta Duda pede para a mãe se desculpar

com Pata. Mariana diz que o namoro dele com Pata não dará certo. Pata guarda todas as roupas que ganhou e fi ca decidida a devolver tudo. Mosca mostra as gorjetas que ganhou no novo trabalho para Pata.

Quinta Marian conta para Mili que parti-

cipará de um concurso de talento na escola. Neco diz para Rafa que está esperando Helena sair do portão do orfanato para visitar Lúcia. O garoto pede ajuda para Rafa.

Sexta Vivi diz para Tati e Cris que encon-

trou com Cintia por acaso no shopping. Cris pergunta o motivo dela estar num site com Cintia. Vivi responde que não perderia a chance de aparecer na mídia. Tati diz que o pai dela não vai gostar nada disso.

Sábado Não há exibição.

18h na GloboSegunda Lígia e Miguel namoram. Júlia des-

cobre que seu tipo sanguíneo não é compatível com seu pai. Lauro repreen-de Miguel por não ter contado a Lígia sobre sua viagem. Lígia se enfurece com Irene por ter comentado sobre sua promoção com Dália.

Terça Pedro e Júlia tentam encontrar se-

melhanças entre eles. Miguel pensa em Lígia. Irene discute com a irmã. Marta questiona a fi lha sobre o jantar. Miguel oferece carona para uma alpinista. Pe-dro vai jantar na casa de Guida e Rosa percebe seu incômodo na presença do rapaz.

QuartaMiguel escreve em seu diário de bordo.

Lauro comenta com Isabel os traumas sofridos por Miguel. Edgard convida Júlia para uma festa e a menina insiste em levar Pedro com ela. Isabel afi rma a Irene que Lígia irá se recuperar.

Quinta Miguel consegue manobrar o barco

com difi culdade. A tempestade chega até o barco de Miguel, que luta por sua vida. Pedro comenta com Vicente sobre o descaso de Marta com Júlia.

Sexta Miguel não é encontrado e Lígia se

desespera. Júlia comenta sua decisão de mudar de faculdade com Edgard. Lígia anuncia sua gravidez à família. Lauro lê a carta de Júlia e Pedro para Miguel e conta para Lígia.

Sábado Marta discute com Júlia. Lígia tem uma

visão de Miguel. Lígia afi rma a Irene que lerá o diário de bordo de Miguel com Pedro. Júlia decide viajar com Edgard. Lígia se emociona quando Pedro lê o diário de bordo de Miguel.

19h15, na GloboSegunda Kitty confessa a Laura que está falida.

Marieta não aprova o namoro de Gaby e Emerson. Marcos avisa a Maria Inês que o escândalo de seu romance com Marcelo afetará a imagem do hospital. Nildes decide copiar a gravação de Gustavo antes de devolvê-la a Sueli.

Terça Vicente abençoa o casamento de Laura e

Caíque, e Bella comemora. Gaby estranha o fato das roupas de Oscar terem aparecido no quarto de Suzana e desconfi a que a mãe esconda algo dela.

Quarta Meire comenta com Salvador que tem

medo de Ana Dirce descobrir que está morta. Tina mente para Manuel dizendo que o carro e as roupas novas de Bélgica foram um presente da tia Conceição.

Quinta Samantha tenta esconder de Nazir que

só poderá fazer a previsão se Morgana aparecer. Miranda revela a Marcos que Gustavo está envolvido com trafi cantes. Aurélia conta a Azeitona que viu Afeganis-tão falando sozinho no casarão.

Sexta Caíque não acredita em Marcos quan-

do o irmão afi rma que os encontrou por coincidência. Suzana recebe uma ligação e acredita ter sido de Oscar. Gaby despreza Suzana e a acusa de ter matado seu pai. Samantha recorda os números que Mor-gana lhe passou antes de viajar.

Sábado Caíque faz a cirurgia no paciente de Mar-

cos e lhe dá a água energizada, sem saber que foi adulterada pelo irmão. Marieta despede Aurélia por causa do namoro de Emerson com a neta. Gaby pede desculpas a Suzana, depois que a mãe conta como foi o acidente com Oscar.

MALHAÇÃO - 17h25, na GloboNando consegue se soltar do

duto do ar-condicionado e ajuda Pedro a encontrar Karina, que acaba deixando cair seu celu-lar na academia. Duca conforta Gael, que sofre por Karina. Como parte do plano do sequestro, Pedro e Karina são trancados no banheiro da fábrica. Pedro tenta convencer Karina de que sempre amou a menina. Sol chega à casa de Mari e Jeff e tem uma

crise de ciúmes ao ver Bárbara. Duca e Nat acreditam que algo grave aconteceu com Karina e se desesperam. Pedro canta para Karina, que chora sem que o me-nino perceba. Mesmo amarrada, Karina adormece com o carinho de Pedro. Wallace se desculpa com Bárbara e garante à amiga que não deixará Sol ofendê-la. Lobão se enfurece com o su-miço de Karina. Nat conta para Duca que Karina desapareceu,

e o rapaz avisa a Gael. Lobão e Gael decidem se unir para procurar Karina. Gael e Lobão decidem ir até a delegacia. Lin-coln sugere que Roberta abra um quiosque de comida em sua academia, e a empresária exige que Marcelo peça permissão. Jade consegue abrir a porta do banheiro e vê Karina e Pedro jun-tos. Karina consegue se soltar e deixa o banheiro, ignorando os pedidos de Pedro.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

04_25.indd 1-2 4/3/2015 17:17:01

Page 5: Elenco - 8 de março de 2015

Para elasE, em comemoração ao Dia da

Mulher, há dicas especiais para quem quer agradá-las ou até mesmo se auto-presentear. “Dentre as inúme-ras atividades que oferecemos, acre-dito que os nossos ‘Day Spa’ são os serviços que mais se destacam para a ocasião em questão. Temos algumas opções já montadas em nosso menu de serviços, mas podemos personali-zar o máximo possível, caso seja uma opção do cliente”, adianta.

De acordo com Gabriela Castro, um dos serviços mais procurados pelas Mulheres no Spa tem sido o que chamamos de “Spa dos Pés”, executado em parceria com a Cia. do Pelo em uma sala especialmente equipada para este serviço.

“O ‘Spa dos Pés’ oferece opções de relaxamento e cuidados voltados para o pés, como por exemplo uma esfoliação, seguida de uma massa-gem na região, logo após um revigo-rante escalda pés e fi nalizado com o serviço de pedicure executado pelas profi ssionais do espaço”.

O espaço oferece serviços especiais como o Day Spa, que mais se destaca

Profi ssionais especializados estão aptos a oferecer o máximo conforto

Elenco #celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

(5)indica# Elenco AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

Gêmeos!Luana Piovani está grá-

vida de gêmeos do marido, o surfi sta Pedro Scooby; o casal já tem o Dom, com dois aninhos de idade.

No cinema nacionalMilhem Cortaz foi cogita-

do para o elenco do fi lme que contará a história do lutador José Aldo, mas pre-cisou recusar o convite, pois está com a agenda cheia de compromissos com a tele-visão e com o cinema.

Mantendo segredoSabe-se que Grazi Mas-

safera foi escalada para uma das próximas novelas da Globo, no entanto estão fazendo o maior segredo quanto à personagem que será vivida pela atriz.

Bela amizadeQuem convive nos bas-

tidores das gravações de “Sete Vidas” conta que Deborah Bloch, Bianca Comparato e Mariana Lima se tornaram amigas inseparáveis. É comum flagrar as três juntas nos intervalos das grava-ções e também fora do ambiente de trabalho.

FofocaConsta que o romance

entre Isabelle Drummond e o cantor Tiago Iorc estaria passando por uma crise.

Satisfeita com a silhueta

Angélica tem dito que pretende maneirar na dieta uma vez que chegou ao peso que considera ideal para sua idade e estatura. A apre-sentadora da Globo não pretende aparecer magra demais.

Dupla tarefaFernanda Rodrigues também está

em “Sete Vidas” e divide-se entre a novela e a apresentação do programa “Fazendo A Festa”, exibido pelo canal pago GNT e que dá dicas de como organizar festas infantis.

De voltaAs fãs de Thiago Rodrigues já esta-

vam reclamando a ausência dele na telinha, mas o bonitão volta à cena em “Sete Vidas”, vivendo o protagonista Luís. Só para constar, o ator está di-vidindo o mesmo teto com Cristiane Dias; o casal retomou o casamento que passou por várias crises. Ele e a apresentadora são pais de Gabriel, que tem 6 anos de idade.

NaturebaIgor Angelkorte tem andado

nu em sua casa a fi m de treinar para fazer bonito na pele de seu personagem Clóvis, em “Babilô-nia”. Clóvis é naturista e passará a maior parte da trama sem roupa. É esperar para conferir. Um dos últimos trabalhos do ator em novelas foi em “Além do Horizonte”.

DEB

ORA

H M

ON

TEN

EGRO

/RG

ESTE

VAM

AVE

LLA

R/RG

ESTE

VAM

AVE

LLA

R/RG

JOÃ

O C

OTT

A/RG

SERVIÇOSPA MORADA SAÚDE

Onde:

Informações:

Rua Constelação de Órion, 14 – Morada do Sol, Aleixo

3342-2156 / 3342-2157 / 98842-2156 Instagram: @spamorada-saude Facebook: /moradasaudeFunciona de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sá-bados das 7h às 12h (para noivas até 19h)

AMAZONAS EM TEMPO 8 de março de 2015

05_24.indd 1-2 4/3/2015 17:28:54

Page 6: Elenco - 8 de março de 2015

O Brasil tem Brasil para todos os gostos. Um panorama tropical que fascina, diverte e deixa

boquiaberto todo visitante que tem o prazer de testemunhar os requintes da natureza do País.

O turista quer montanha? O Brasil tem; tem montanhas, campos, rios, praias, cachoeiras, cataratas. Quer dunas? Pois não. O Brasil tem dunas, falésias, pântanos, cavernas, fl orestas selvagens, trilhas em matas intocadas, campos fl oridos. O interesse é por fauna e fl ora? A do Brasil é colorida e diversifi cada, vive em redutos eco-lógicos que abrigam também espécies preservadas da extinção.

À tamanha generosidade natural corresponde a oferta de múltiplas atividades de ecoturismo disponíveis em todas as regiões. Caminhadas, ca-valgadas, mergulhos em águas doces ou salgadas, passeios de barco ou a simples observação da natureza são prazeres que se renovam em cada paisagem: estão por todo lado. E com ingredientes que adicionam adrena-lina ou paz de espírito ao viajante, a ele cabe escolher.

Se o turista gosta de adicionar aven-tura à natureza, basta acrescentar a pitada de emoção preferida – bicicross, rast ing, rapel, técnicas verticais, off -road, canoagem, canyoning, voo-livre. No entanto, se o viajante preferir pode conhecer a diversidade de ecossiste-mas preservados nos nossos parques nacionais, observar a multiplicidade de espécies vegetais e animais de nossas reservas, encantar-se com as cores e a sonoridade de aves majestosas, assistir ao espetáculo das baleias da espécie franca na região sul e jubarte no litoral da Bahia, nadar entre golfi -nhos no Arquipélago de Fernando de Noronha, lembrando que o local é todo rodeado por um mar com águas azuis-esverdeadas nas quais o turista pode apreciar a variadíssima fauna marinha existente; embrenhar-se pelas galerias e salões das cavernas ou simplesmente fl utuar pelos incontáveis rios que cru-zam todo o território nacional.

A lição é simples, cada um viaja a sua

Vai tirar férias e não escolheu o seu roteiro? Então confi ra as boas opções dentro do Brasil com uma trilha de encantamento e muito sol

Ecoturismo pelos quatro cantos do Brasil

viagem. Todas elas, dentro do mesmo lugar: o Brasil.

São mais de 50 Parques Nacionais de Norte a Sul, de Leste a Oeste do Brasil. Todos eles, sem exceção, apre-sentam grande interesse ecológico, científi co, cultural e turístico. Soma-dos, ocupam áreas muitas vezes supe-rior ao tamanho de países europeus como Áustria, Bélgica, Dinamarca e Portugal, por exemplo.

O turista que visita este maravi-lhoso arquipélago de Fernando de Noronha, que fi ca no Estado de Per-nambuco, nunca mais esquece as belezas que viu por lá. Ir a Fernando de Noronha é certamente a garantia de uma viagem inesquecível. Não bastassem as belezas naturais e o patrimônio histórico, Noronha ainda possui uma boa estrutura de apoio ao turista, com muitas atividades à

disposição dos visitantes.No Nordeste, o Parque Nacional de

Serra da Capivara, no Piauí, é Patrimô-nio Mundial da Humanidade. Situado na borda da bacia do Rio Parnaíba, no município de São Raimundo Nonato, tem uma das maiores concentrações de sítios arqueológicos do mundo. São 535, que guardam mais de 30 mil pintu-ras rupestres, retratando o cotidiano do homem primitivo. Têm cânions recorta-dos em paredões rochosos, cavernas, abismos que despencam na planície e formações curiosas dominam a pai-sagem. Outro lugar de destaque no Nordeste é a Chapada Diamantina, que fi ca na Bahia e é um ótimo exemplo de ecoturismo e anualmente é visitada por pessoas não só do Brasil, mas vinda de todas as partes do mundo. O Parque Nacional foi criado em 1985 por de-creto federal, abrangendo uma área de

152 mil hectares da Serra do Sincorá e arredores, incluindo os municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí e Mucugê. O turismo ecológico dá à Chapada as melhores características de um pólo de lazer que preserva a natureza.

Fica no Pantanal, no Centro-Oeste uma estrada que vale conhecer, a Transpantaneira. Seus 147 quilôme-tros ligam as cidades de Cuiabá e Porto Jofre, em Mato Grosso. É a rodovia que tem mais pontes no mundo, 126, cada uma delas um mirante com vista para a fauna. É um gigantesco zoológico, em linha reta e a céu aberto.

Uma bela opção é conhecer Bonito. A cidade está localizada na região da Serra da Bodoquena, ao sul do Pantanal, a 280 quilômetros de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Rios e lagos com águas incrivelmente trans-parentes ideais para mergulhos.

game# Elenco (23)(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015Elenco #turismo(6) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 8 de março de 2015

Recentemente, os fãs redescobriram a mania de procurar falhas nos jogos. A prática ganhou um novo capítulo, com outra manobra

As falhas nos jogos eletrônicos

Você, gamemaníaco sabi-chão, nascido em mea-dos da década de 1980,

achava que havia desvendado todos os segredos e pormenores de Super Mario World? Se sim, muito provavelmente você está redondamente enganado. Nas últimas semanas de janeiro, o youtuber Jeff w356 realizou no emulador para Super Nintendo uma engenhosa manobra para executar um glitch (palavra usa-da no meio da informática para designar um mau funcionamen-to) capaz de fazer o jogador zerar o jogo sem nemsequer passar da primeira fase.

Tudo bem que o título é dono de várias soluções desbravadas pe-

los players, mas esse “macete” é o suprassumo dos “macetes”. O mais legal foi quando o usuário SethBling transpôs o truque, intitulado “credits warp”, para o console e obteve êxito, fechando o game em pouco mais de seis

(sim, leitor, seis) minutos!No entanto, como sempre há

um fenômeno em todas as áreas — um Usain Bolt ou Micha-el Phelps da vida —, o gamer Dotsarecool chegou, destronou o rei e consagrou-se como o gatilho mais rápido de Super Mario World. Competindo contra ele mesmo, o sujeito completou o clássico criado por Shigeru Miya-moto em apenas 1 minuto, 52 segundos e 5 décimos, ato digno de todas as láureas. Embarcando nesse feito, selecionamos alguns glitches que já fazem parte da história dos videogames e os lis-tamos para que você rememore os bons tempos ou tente praticar essas manobrinhas novamente!

Relembre alguns macetes dos fãs para zerar na primeira fase

06_23.indd 1-2 4/3/2015 17:31:33

Page 7: Elenco - 8 de março de 2015

DestaquesPara quem gosta de sentir emoções

mais fortes, sem deixar a segurança de lado, Bonito é a combinação certa.

Na região Sudeste fica o Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais. Ele tem pegadas do passado nas cavernas pré-históricas que con-têm inscrições rupestres que, segundo os arqueólogos, foram gravadas há mais de 8 mil anos e um cemitério de 15 mil anos atrás, tido como um dos mais antigos do mundo. Os destaques são a Cachoeira da Farofa e os trekkin-gs até o Cânion das Bandeirinhas e Cachoeiras do Gavião e Andorinhas. O parque também proporciona bons locais para prática de rapel, canyoning, tirolesa e caiaque.

Na Região Norte predominam os ecossistemas amazônicos. Formada pelos estados do Acre, Amapá, Ama-

zonas, Pará, Rondônia, Roraima, To-cantins e grande parte dos estados do Maranhão e Mato Grosso, além de se estender por outros países vizinhos, a Amazônia tem a mata densa – num hectare há mais de 40 tipos de árvo-res – e fauna variada. Há centenas de espécies de animais, entre mamíferos, répteis, peixes e aves, alguns inclusive ameaçados de extinção, como o ga-vião-real (maior águia brasileira), o jaburu e a tartaruga-da-amazônia, que chega a 1,07 metro e vive no Amazonas, maior Estado brasileiro. Em Pacaás Novos, em Rondônia, há trechos que nunca foram pisados pelo branco.

No Parque Nacional do Iguaçu, o segundo mais antigo do Brasil, fun-dado em 1939, ficam as Cataratas do Iguaçu, maior conjunto de quedas d’água em volume do mundo e talvez o mais bonito. Cataratas do Iguaçu é o maior conjunto de quedas d’água em volume do mundo

Visitar Fernando de Noronha requer no mínimo 5 dias, para usufruir dos inúmeros atrativos naturais e viven-ciar sua história

Elenco #tec(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015 (7)turismo# ElencoAMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 8 de março de 2015

A Samsung procura resgatar a liderança no mercado de smartphone após um fraco desempenho do Galaxy S5 no ano de 2014

Novidades da Samsung em Barcelona

Com tela curvada na lateral e pro-messa de revolução no mundo dos smartphones, o Galaxy S6

e o Galaxy S6 Edge foram lançados pela Samsung no início desse mês . Os mais novos aparelhos da principal li-nha da marca são focados em design. Eles abandonaram o acabamento de plástico e deram lugar ao metal nas cores branca, preta, azul, verde e dourado. O lançamento foi feito em Barcelona, na Espanha, um dia antes da abertura da feira de tecnologia World Mobile Congress.

Além da aparência, os aparelhos se tornam mais funcionais, com câmera frontal de 5MP com abertura de F1.9, e carregamento de bateria veloz via wireless - 10 minutos de carga fazem a bateria durar quatro horas. Já a

câmera traseira tem 16MP e grava vídeos em 4K. O desempenho do aparelho promete com o processador 5.1’Quad HD Super Amoled 577 PPI. A venda dos modelos começa em 10 de abril e o preço ainda não foi divul-gado, mas a expectativa é que seja o aparelho mais caro já fabricado pela marca sul-coreana.

Queda de vendasA Samsung tenta resgatar a liderança

no mercado de smartphone já que em 2014 não obteve o sucesso esperado com o Galaxy S5. O aparelho deixou a Apple alcançar a marca sul-coreana, que apelou para um novo projeto neste ano. A Apple vendeu 74,5 milhões de smartphones no último trimestre de 2014, contra 51 milhões no quarto trimestre de 2013, segundo estudo da consultora Strategy Analytics divulga-do em janeiro. A Samsung vendeu a mesma quantidade, o que representa uma queda em relação ao último tri-mestre de 2013, quando vendeu 86 milhões de aparelhos.

- Tela SuperAMOLED de 5.1 po-legadas 2K (2560 × 1440 pixels e 577ppp) e curvada nas laterais do modelo S6 Edge

- Processador Samsung Exynos 7420 de 64 bits com oito núcleos a 2.1GHz (fabricado a 14nm)

- Proteção Gorilla Glass 4 nas partes frontal e traseira

- 3GB de memória RAM LPDDR4

- Memória para armazenamento de 32GB, 64GB e 128GB (sem entrada

microSD)- Câmera traseira de 16MP com

abertura de f/1.9 com OIS e gravação de vídeo 4K, câmera frontal de 5MP para selfies

- Sistema operacional Android 5.0 Lollipop com interface TouchWiz

- Bateria de 3000mAh com tecno-logia de carga ultra rápida

- Tamanho: 143,4 x 70,5 x 6,8 milí-metros para um peso de 138 gramas (142,1 x70,1 x 7 milímetros e 132 gramas para o S6 Edge).

Confira as configuraçõesO novo aparelho tem uma bateria de 3000mAh com uma carga ultra rápida

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

07_22.indd 1-2 4/3/2015 17:42:50

Page 8: Elenco - 8 de março de 2015

kids# Elenco (21)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015Elenco #estetica(8) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 8 de março de 2015

MúsculosSegundo Anto-

niazi, quando o bebê é exposto a alimentos

com texturas, consistên-cias e sabores diferentes

proporciona experiências sen-soriais que farão com que apren-

da movimentos mais adequados para a realização da sucção, deglutição e mastigação. “O seu desenvolvimento psicomotor e o aparecimento dos den-tes incisivos vão permitir-lhe começar a mastigar com movimentos cada vez mais elaborados”, esclarece.

Aos sete meses, a língua começa a esboçar movimentos de laterali-zação. Os lábios estão mais ativos para a retirada do alimento na co-lher. “Não se observa baba após os seis meses, apenas no período de nascimento dos dentes. Entre seis e nove meses, o estímulo sensitivo para provocar o refl exo de vômito encontra-se no terço posterior da língua e, a partir deste período, o refl exo de tosse começa a emergir”, elucida a especialista.

Músculos fortes e desenvolvidosComo os músculos das bochechas,

lábios e faringe fi cam mais fortes, o bebê descobre que consegue partir alimentos na boca e que é capaz de comer alimentos em pequenos pe-daços. “Enquanto o bebê aperfeiçoa a sua técnica de mastigação, a sua mandíbula e maxila se desenvolvem. Se a diversifi cação alimentar desenvolve-se de forma progressiva, a criança terá menos infecções dos ouvidos e, mais tarde, terá visitas menos frequentes ao dentista”, informa Patricia.

Além disso, durante esta fase a criança aprende a mastigar e não corre riscos de engasgar se forem proporcionados estímulos naturais. “A preguiça de mastigar acontece pela falta de experiência, causando hipotonia dos músculos da língua, lábios e bochecha. Isto é, a flacidez desses músculos é provocada pela falta de exercício na região oral, tra-zendo sérios prejuízos, em especial, na formação dos dentinhos e aquisi-ção da fala”, diz a fonoaudióloga.

Já na fala madura e fluente utili-zamos mais de quinhentos ajustes musculares por segundo envolvendo todo o trato vocal. “As especificações do sistema de controle necessárias para atingir um nível de precisão estão muito além da nossa imagi-nação”, garante Antoniazi.

A abertura da boca ocorre frente à

aproximação da colher. Nessa fase, outros alimentos

consistentes podem ser oferecidos

Patricia Antoniazi, fonoaudióloga

Próximo aos seis meses, os lábios apresentam mo-vimentos ativos,

começando a auxi-liar a retirada dos

alimentos

Patricia Antoniazi, fonoaudióloga

Aos sete meses, a língua começa a esboçar movimentos de lateralização

Gravidez X tratamentos

Todo cuidado nesta fase é pouco, por isso as futuras mães precisam estar atentas ao que é permitido ou proibido na gestação

A gestação é um período de ebulição de hormônios que transforma completamente

o comportamento do organismo e altera principalmente a pele, por conta da fragilidade das células e da retenção de líquido, comum neste período. Além da alimentação diferenciada, da hidratação da pele e drenagens linfáticas que diminuem e até previnem estes sintomas, os tratamentos estéticos são uma alternativa para as mulheres que querem manter a boa forma.

Segundo a fi sioterapeuta derma-tofuncional da Ibramed, empresa pioneira em equipamentos estéticos do Brasil, Aline Caniçais, antes de fazer qualquer tratamento é preciso cautela. “É sempre indicado conver-sar com o médico antes de iniciar

qualquer tratamento. Assim como exis-tem tratamentos contraindicados, há aqueles que não prejudicam a gesta-ção e favorecem o bem-estar da mãe, auxiliando na diminuição do inchaço e manchas”, explica.

O uso de equipamentos estéticos e tratamentos na gestação geram inú-meras dúvidas, principalmente pelos mitos durante a gestação. Para ajudar as futuras mamães, a profi ssional fez uma lista de contraindicações e trata-mentos que ajudam a mulher cuidar do corpo durante a gestação.

Peeling, alguns tipos são liberadosNa gestação aparecem inúmeras

manchas, principalmente após a ex-posição ao sol. Existem peelings que não são agressivos à pele, que não descamam ou causam infl amações, apenas fornecendo uma limpeza pro-funda das células mortas que causam inchaço, manchas e acne, como é o caso do peeling ultrassônico. A tecnologia consiste em uma espátula que, ao entrar em contato com a pele, emite

estéticosuma vibração, que é bem confortável para a paciente e indicado para a pele sensível das gestantes.

Procedimentos no abdômen, pode?Nenhum equipamento deve ser utiliza-

do nesta área. Os tratamentos estéticos não podem ser realizados na área do abdômen, pois são prejudiciais ao bebê. Um tratamento indicado para a área é a utilização de cremes hidratantes, desde que prescritos pelo médico.

Fotodepilação, melhor evitar!Não existe nenhum estudo que mostre

que o equipamento é ou não prejudicial ao bebe. “Por este motivo, é melhor evitar, até que a ciência tenha mais indícios da segurança do procedimento para gestan-tes”, explica a dermatofuncional.

Radiofrequência e ultrassom, fi que longe!Não podem ser realizados em ne-

nhuma gestante, independente do lugar

da aplicação. Na gravidez, é prejudicial expor a gestante à radiofrequência e tratamentos estéticos de ultrassom. Por segurança, no caso da radiofrequência, é preciso fi car a uma distância mínima de dez metros de quem estiver aplicando.

Endermoterapia está liberado!As gestantes podem fazer a ender-

moterapia nas pernas e braços. É uma massagem mecânica na pele através de roletes, feita com movimentos lentos e que promove a mobilização dos líquidos parados, descongestionando, desintoxi-cando e drenando o tecido.

Carboxiterapia só com autorização médicaPode ser feito, entretanto, é necessá-

rio que a gestante converse com o seu médico. O equipamento não tem uma contraindicação, pois o gás utilizado é o mesmo encontrado no corpo. Porém, como se trata de uma terapia mini-mamente invasiva, é importante ter a autorização do médico.

Durante a gestação, a

mulher pode intensifi car os

cuidados e a hidratação do

corpo

kids# Elenco (21AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

08_21.indd 1-2 4/3/2015 17:48:51

Page 9: Elenco - 8 de março de 2015

Elenco #kids(20) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

baby# Elenco baby# Elenco moda# Elenco (9)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

Atenção, mamães, quando o bebê é exposto a alimentos com texturas, consistências e sabores diferentes, adquire experiências sensoriais que farão com que aprenda movimentos mais adequados para a realização da sucção, deglutição e mastigação

Redinha para comer frutas

Sabemos que o aleitamento materno exclusivo é indicado até a criança com-pletar o sexto mês. Porém, passado

esse período, a recomendação é introduzir outras fontes nutricionais para completar a dieta e suprir as necessidades do bebê.

Mas, embora a tarefa pareça simples, ela não é. Por isso, para acertar na quantidade de alimentos oferecidos aos pequenos, muitos pais contam com o auxílio de alguns acessórios para a ali-mentação, como é o caso das redinhas de frutas. Entretanto, será que o uso é benéfico para a saúde do bebê?

De acordo com a fonoaudióloga e coach Patricia Antoniazi, a redinha para frutas entra no quesito “dispensável” para as crianças porque, embora o objeto seja comercializado como algo que ajudaria o bebê a não engasgar, não proporciona oportunidades para o exercício da mas-tigação e estimulação oral do pequeno. “A redinha para alimentos impede que a criança sinta a textura e manipule ade-quadamente o alimento na cavidade oral”, descreve a especialista.

Ou seja, a recomendação é que a criança adquira o controle oral do alimento, mani-pule-o na boca, misture-o com a saliva e, claro, aprenda a realizar a mastigação que deve ser feita, inicialmente, em vertical. “Próximo aos seis meses os lábios apre-sentam movimentos ativos, começando a auxiliar a retirada dos alimentos com a colher”, explica Patricia.

Neste caso, a língua começa a realizar movimentos dissociados da mandíbula, com pequenas elevações e amassa-mento frente a alimentos mais con-sistentes. “A abertura da boca ocorre frente à aproxima-ção da colher. Nessa fase, outros alimentos mais consistentes podem ser oferecidos ao bebê con-forme a orientação de seu pediatra”, afirma a fonoaudióloga.

A recomendação é que a criança adquira o contro-le oral do alimen-to e manipule-o na boca

Especial Mulher

Hoje, no dia 8 de março, é co-memorado o Dia Internacional da Mulher. A data, que marca a

luta das mulheres por melhores con-dições de vida e trabalho, representa um longo caminho traçado ao longo dos últimos anos. ELENCO conversou com seis mulheres de destaque em suas áreas para falar o papel que a mulher tem na sociedade, como ul-trapassam as dificuldades, além das lições que tiraram e que pretendem passar adiante.

A primeira-dama do Estado, Edilene Oliveira, a empresária Jéssica Tayah, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Graça Figueiredo, a empresária Bete Dezem-bro, a presidente municipal do PSD, Ne-jmi Aziz, e a delegada Andréa Pereira representam uma pequena parcela da população feminina, mas são destaque por conseguirem administrar suas car-reiras e vidas em família, com muita beleza, competência, garra, e força.

09_20.indd 1-2 4/3/2015 17:44:47

Page 10: Elenco - 8 de março de 2015

Elenco #especial mulheres(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015 (19)pet# Elenco (19)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 8 de março de 2015

Convivênciapacífi ca

Gatos e cachorros convivendo pacifi camente pode até parecer estranho, mas essa paz pode ser conseguida entre animais de diferentes espécies

Você adora animais e não se con-tenta em ter apenas um gato ou cachorro e quer um zoológico

doméstico? Por que não? Mas é preciso ser superorganizado para que tudo dê certo entre as diferentes espécies.

Incentive o convívio de seus animais de estimação quando ainda forem bem jovens (cerca de 3 meses). Assim, aprenderão a dividir o território. Man-de castrá-los para que fi quem menos dominantes, tanto com os da mesma espécie quanto com os de outras. Há uma grande probabilidade de que cães, gatos e furões se deem bem.

Evite misturar coelhos, hamsters, porquinhos-da-índia e furões. Cada espécie precisa de gaiola própria.

Roedores adoram rolar na areia para

limpar o pelo. Coloque areia apropriada na gaiola das chinchilas no fi m do dia, para as horas mais ativas.

Apresente aos poucos os animais de estimação recém-chegados. Às vezes é preciso uma semana para cada bichi-nho se acostumar. Nos primeiros dias, mantenha o novato separado.

Reserve territórios diferentes. Al-guns, principalmente os gatos, gos-tam de se isolar para dormir ou observar os outros. Do mesmo modo, roedores como hamsters e chinchilas são mais ativos à noite. Para não in-comodá-los durante o dia, mantenha suas gaiolas separadas.

Marque as consultas ao veterinário juntas. Para evitar a transmissão de doenças e parasitas, vacine os animais na mesma época. Adminis-tre vermicida e faça o tratamento antipulgas regularmente.

Para manter a paz, dê a cada um o seu prato. Para evitar que os cães comam a ração dos gatos, ponha a vasilha do felino no alto.

pacífi caNa hora de diversifi car seu mini zoo, procure ser organi-zado

Elenco #especial mulheres(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo

Andrea Nascimento Pereira, 32 anos, amazonense, casada com o médico Maurício e mãe de duas filhas, a

Ana Carolina de sete anos e Ana Luiza de três. Este enunciado seria suficiente para apresentá-la como mais uma homenage-ada no Dia da Mulher. Mas, por dever de ofício, é necessário dizer que desde 2001 assumiu como delegada plantonista na Delegacia da Mulher.

Tornou-se a titular em fevereiro deste ano. Então muda todo o panorama, uma vez que além de jovem está no comando de uma insti-tuição onde todos os olhos estão voltados para o seu desempenho. “Sempre soube que era essa a minha profi ssão, meu pai foi delegado e quando faleceu eu tinha 11 anos e desde essa época o que era um sonho tornou-se meta”, afi rma com clareza e segurança.

Com uma equipe afi nada, Andrea com-plementa o seu trabalho com a ajuda de mais duas delegadas, adjunta e a planto-nista. “A nossa força-tarefa é para que as mulheres que procuram a delegacia sejam acolhidas para denunciar, mas temos todo um efetivo preparado para dar a elas se-

gurança e tranquilidade. Trabalhamos com assistente social, psicólogo, nós queremos ajudar o próximo. Esse é o nosso objetivo”, argumenta a delegada.

“Essa Semana da Mulher teve uma pro-posta completamente diferente do que geralmente se faz. Além da assistência médica total com a Carreta da Mulher que fi cou aqui estacionada desde o dia dois de março, emissão de documentos, orientação jurídica, psicológica. Contudo, para estimu-lar a autoestima, incluímos na programação estética, bem-estar com cortes de cabelo, esmaltação, maquiagem e massagem. Além disso, aconteceram aulas de dança, a Escola de Samba Andanças de Cigano fez uma apresentação e tivemos atrações da Cidade da Criança”, conta Andrea.

E para concluir, o incentivo da delegada: “As mulheres precisam saber que elas po-dem se cuidar, se dar valor e nem por isso deixarão de ser boas mães. Quem se ama e se dá valor não vai permitir a violência e o desrespeito. Por isso que o tema da nossa semana foi ‘O primeiro amor é o amor-próprio”, conclui a delegada.

O primeiro amor é o

amor próprio

10_19.indd 1-2 4/3/2015 17:51:40

Page 11: Elenco - 8 de março de 2015

especial mulheres# Elenco (11)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

Jéssica Sabbá Tayah é um nome que expressa modernidade e preparo! Além de ser uma das

mulheres mais chiques de Manaus, ela vive em perfeita sintonia com seu tempo, é o que há de mais interessante no mundo dos negó-cios da cidade, exibindo empreen-dedorismo a toda prova, atuando como CEO da tradicional empresa Waldemiro P. Lustoza, que leva o nome de seu avô materno, e se notabilizando como uma sensa-cional administradora. Jéssica é uma daquelas pessoas especiais da nova safra de empreendedoras que alia competência com expe-riências internacionais adquiridas em viagens ao redor do mundo, como países da Ásia, que tem servido de inspiração para muitas estratégias profi ssionais. Casada com o médico ost almologista David Tayah e mãe de dois fi lhos, Moisés e Yussef, Jéssica é um dos orgulhos da Manaus moderna!

ELENCO - Você faz um tra-balho considerado masculino. Enfrentou algum tipo de pre-conceito ou problema?

JÉSSICA TAYAH - Hoje, o meu trabalho é tomar conta de uma empresa de navegação e, sim, é mais masculino, até pelo tipo de mão de obra que a gente lida. Minha avó era armadora e hoje é a minha mãe. Desse grupo, nós somos as únicas mulheres. Não sou arma-dora porque não sou proprietária do negócio, mas sou CEO, toco o negócio como diretora geral. É um trabalho bem masculino, e lidar com porto, navegação não é fácil. Mas não sofro nenhum problema, nem enfrento preconceito – pelo contrário, me sinto muito respei-tada por todos.

ELENCO - Como alia a fe-minilidade e a postura para comandar os funcionários?

JT - Não deixo de ser feminina. Não tenho nem o jeito de não ser. Sou vaidosa, que já chego de rímel, lápis, faço a pele, sem deixar de usar equipamento de segurança, calça jeans, camisa da empresa. Feminilidade total. Me imponho como meu pai me ensinou – sendo fi rme nas minhas posições. Sou assim, não me intimido por estar

no meio de homens, me dou o respeito e me faço ser respeita-da, portanto a minha feminilidade continua ao mesmo tempo em que imponho respeito.

ELENCO - sO mercado cor-porativo é dominado pelo sexo masculino. Como você vê a si-tuação daqui dez anos?

JT - Ainda é, mas daqui a 10 anos já vejo esse quadro bem di-ferente. Por ser mulher, acredito no potencial das mulheres, pois somos determinadas, focadas e temos garra. A mulher tem fi lho, e a dor de parir não é para qualquer um – e a gente sabe disso – e Deus nos preparou assim. A mulher cada vez mais ganha seu espaço. Mas isso é questão de tempo. Acredito no meio a meio, e, quem sabe, o mercado seja até mais feminino.

ELENCO - A cada dia, mais mu-lheres começam a empreender. Qual é a sua dica para elas?

JT - Fórmula e dica de sucesso não há. Acredito no trabalho. Nada cai do céu, nada é fácil. Tudo é com trabalho, luta, determinação, foco e coragem. Para as que querem algo, que têm um sonho, essas vão atrás, vão à luta. Nada é impos-sível, desde que você tenha uma meta de vida. Tem que acreditar muito no que você faz e querer muito aquilo. Minha avó já dizia que querer é poder, e eu acredito muito nisso. Até para a gente dar valor, pois tudo o que vem fácil, vai fácil. E quando a gente sua para conseguir, o gosto da vitória tem um sabor inigualável.

ELENCO - Que os valores você aprendeu com sua família e que passa aos seus funcionários?

JT - Retidão, transparência, trabalho, luta e que é só assim que conseguimos as coisas. Sem-pre dizemos que nada vem fácil, e até as pessoas pensam que, pelo tamanho da empresa, por ser uma empresa enxuta e que não deve nada para ninguém, que caminha na transparência. Nosso lema é não ser maior, mas sim a melhor. Que o nosso serviço seja de excelência, de qualidade, e que todo o processo tenha muita transparência.

Uma mulher em sintonia com seu tempo

DIV

ULG

AÇÃO

11_18.indd 1-2 4/3/2015 18:00:29

Page 12: Elenco - 8 de março de 2015

Elenco #especial mulheres(12) (19)luxo# Elenco (17)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

Ela continua sendo uma das maiores defensoras das famílias amazonenses. E quando o tema é mulher, Nejmi Jomaa Aziz tem argumentos de sobra para

defender e apoiar as causas femininas no Estado do Amazonas. Neste dia em homenagem às mulheres, a presidente municipal do PSD destaca a participação feminina nos mais diversos campos, atuando como fator de mudanças na sociedade.

Desde que iniciou sua caminhada de trabalho junto à população amazonense, Nejmi mobilizou órgãos e a sociedade civil para consolidar ações e campanhas que ajudassem a dar voz e vez às mulheres. Para ela, inde-pendente de ocupações, as mulheres possuem capacidade e garra para trazer mudanças.

“Eu acredito que as mulheres, sejam elas donas de casa, profi ssionais liberais ou executivas, têm poder para mu-dar. Eu acredito que existem pessoas boas que querem o melhor e que podem mudar a realidade onde trabalham, moram e cuidam das suas famílias”.

Em suas causas em prol da mulher, o combate à vio-lência doméstica foi um dos temas mais discutidos e que culminou na criação do Juizado Especializado em Crimes contra a Mulher – Vara Maria da Penha. Atualmente, Ne-jmi Jomaa Aziz utiliza suas redes sociais para divulgar as campanhas defendidas na área da saúde que, também, possuem expressivas iniciativas em prol das mulheres. Entre elas, o combate aos cânceres de mama e colo uterino e a vacina contra o HPV, o vírus que mais atinge as mulheres amazonenses.

Determinada como sempre, Nejmi Jomaa deixa sua mensagem para as mulheres. “A participação da mulher na sociedade como um todo, através do olhar mais sensível e humano, é capaz de grandes transforma-ções e melhorias sociais. Quero parabenizar todas as mulheres pelo nosso dia e dizer que, quando unimos forças, projetamos um futuro melhor”.

especial mulheres AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

A força da mulher na sociedade

12_17.indd 1-2 4/3/2015 19:02:04

Page 13: Elenco - 8 de março de 2015

Joias: 10 cuidados básicos de conservação

Sejam joias de família, mais an-tigas, quanto mais modernas merecem atenção e cuidados

especiais no momento da conserva-ção, já que, muito mais que valor financeiro, elas trazem consigo valor sentimental e história. No entanto, nem todo mundo sabe como manter metais e pedras preciosas perfeitos, limpos e bem armazenados, o que acaba, muitas vezes, causando danos irreparáveis, perda de beleza e até da joia por completo, seja por desgaste natural do tempo ou até pelo uso de fór-mulas prontas para limpeza. Os banhos de chuveiro, mar ou piscina também podem se tornar verdadeiros vilões quando o assunto é conservação.

Pensando nisso, a especialista e de-signer de joias Lica Vincenzi, conhecida por criar peças criativas e exclusivas, destaca dez dicas para quem deseja ter joias impecáveis. Essas orientações ajudam a evitar manchas, danos às ge-mas e ajudam na manutenção correta do ouro e da prata, mostrando o modo correto de limpeza e manuseamento.

“Pequenos e simples cuidados ga-rantem joias bonitas por muito mais tempo. Peças bem conservadas são passadas de geração em geração, proporcionando uma história única de amor e tradição familiar, por isso é importante manter anéis, colares, brincos e pulseiras com todo o cari-nho”, afirma Lica.

Evite colocar perfumes ou cremes com a joia em seu corpo. O uso desses produtos de beleza sobre a peça pode causar danos irreversíveis às pedras naturais e/ou pérolas;

Evite dormir com sua joia. Durante o sono, quando não temos consciência dos movimentos, podemos causar ava-rias em metais e pedras preciosas;

O manuseio de sua joia deve ser feito sempre da forma mais delicada possí-vel, para evitar arranhões ou quebra;

Procure guardar suas joias separada-mente para que, em contato umas com as outras, não sofram nenhum dano;

Evite tomar banho de chuveiro, mar ou piscina com sua joia. Procure sempre tirá-la para que a mesma não se rompa e para preservar o banho de ouro ou ródio dado nas peças em prata;

Nas peças banhadas a ouro existe um desgaste natural e para man-ter sua joia sempre nova, é reco-mendado dar novo banho de ouro sempre que necessário;

Para limpar sua joia, basta utilizar uma flanela limpa e seca que é sufi-ciente para garantir seu brilho;

Evite abrasivos ou fórmulas prontas para limpeza;

Nos casos das pérolas, devem ser guardadas preferencialmente envoltas em uma flanela e em um lugar livre de umidade;

Para evitar danos sobre algumas pedras, procure manusear suas jóias pelo aro ou pela área de metal.

Para manter suas joias em perfeitas condições é preciso ter alguns cuidados na hora de limpar, guardar e até no momento de manusear

Para evitar da-nos, procure ma-nusear suas joias pelo aro ou pela área de metal

especial mulheres# Elenco (13)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

Elenco #luxo(16) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

Igualdade e competência Formada em 1975 pela Universidade

Federal do Amazonas, a desembar-gadora Graça Figueiredo ingressou

na magistratura em 1979, como juíza de direito da 1ª instância na Comarca de Boca do Acre. Em julho do mesmo ano, foi removida para a Comarca de Nova Olinda do Norte e, em 1980, foi convocada para servir na 18ª Vara do Júri e Execuções Criminais da capital. A desembargadora foi a primeira mulher a presidir o Tribunal do Júri na Comarca de Manaus. Foi promovida pelo critério de merecimento, em 1982, à juíza de direito de 2ª entrância, foi juíza auxiliar da vice-presidência e juíza da 59ª Zona Eleitoral de Manaus.

A atual presidente do Tribunal de Jus-tiça do Amazonas (TJAM) é, aos 61 anos, a segunda mulher a ser eleita presidente do TJAM; a primeira foi Marinildes Cos-teira de Mendonça, que dirigiu a corte no biênio 2002-2004.

ELENCO - A senhora é a segun-da mulher a assumir a presidência do TJAM. Como vê a evolução da representatividade feminina no ju-diciário?

Graça Figueiredo - A primeira mulher a assumir a presidência do TJAM foi a desembargadora Marinildes Costeira, que fez uma administração moderna, ousada, comprovando que as mulheres estão preparadas para dar sua contri-buição à sociedade em pé de igualdade e competência, como seus companhei-ros homens. Essa luta da mulher para ocupar seu espaço começou no início dos anos 90. Há exatos 23 anos, em dezembro de 1990, o então presidente da República, José Sarney, nomeou a primeira ministra para um órgão de cúpula do Poder Judiciário brasileiro. Era Cnéa Cimini Moreira de Oliveira, que vinha do Ministério Público e exerceu o cargo no Tribunal Superior do Trabalho (TST) por dez anos e marcou época ao defender uma maior participação da mulher na magistratura do país. A luta da ministra rompeu velhos tabus e hoje as mulheres representam mais de 23% dos juízes dos tribunais superiores do Brasil. Da minha parte estou lutando para ser digna das companheiras que vieram antes de mim.

ELENCO - As políticas de enfren-tamento à violência contra a mulher são fortes no Poder Judiciário. Como a senhora analisa esse avanço?

GF - Hoje as mulheres têm um es-cudo poderoso que é a Lei Maria da Penha. Avançamos muito no comba-te à violência doméstica, mas, mesmo

assim, ainda existem muitas mulheres que sofrem caladas todo tipo de violên-cia doméstica e de assédio. Mas, hoje, isso está acabando. A mulher violentada não tem mais medo de denunciar o parceiro. Pesquisa recente aponta que embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha (lei nº 11.340/2006), ainda assim, hoje, contabilizamos 4,4 assassinatos a cada cem mil mulheres, número que coloca o Brasil no 7º lugar no ranking de países nesse tipo de crime.

Em maio e junho de 2013, o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) perguntou a opinião sobre a frase “Homem que bate na esposa tem que ir para a cadeia”. Concordaram com esta afirmação, total ou parcialmente, 91% dos entrevistados. Em 2011, fo-ram notificados no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde 12.087 casos de estupro no Brasil, o que equivale a cerca de 23% do total registrado na polícia m 2012, conforme dados do Anuário 2013 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Quer dizer, ainda é injustificável o grande número de casos de assédio moral e assédio sexual a que são submetidas, em números alar-mantes se comparados com os casos de assédio contra mulheres.

ELENCO - A Justiça é representada por uma figura feminina e, apesar de os deveres serem iguais para todos, ainda falta muito para a igualdade de direitos entre homens e mulheres, principalmente em relação a cargos e salários em diversas áreas. O que a senhora acha que ainda falta melhorar?

GF - Na teoria, nos discursos políticos homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações e que com tal igualdade de-vem ser tratados. Mas não é bem assim. A realidade demonstra ainda existe muita na desigualdade no tratamento desses direitos. A começar pelo salário profis-sional, que continua colocando a mulher em condição inferior, como se o homem fosse mais capaz. É só pesquisar algumas frentes de trabalho para constatar que diferença de remuneração entre homens e mulheres, às vezes no mesmo cargo e ocupação, ainda é grande. Poucas con-quistam de fato tal espaço concorrendo em igualdade com os homens. No caso do Judiciário não temos esses desnível salarial, mas se você reparar só agora, anos depois, a corte de Justiça do Ama-zonas conseguiu ter quatro mulheres – eu e as desembargadoras Socorro Guedes, Encarnação Salgado e Carla Reis.

13_16.indd 1-2 4/3/2015 19:04:12

Page 14: Elenco - 8 de março de 2015

Elenco #especial mulheres(14) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015 especial mulheres# Elenco (15)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 8 de março de 2015

Uma mulher, empresária de sucesso e que desempenha um papel de liderança à

frente da maior produtora de even-tos da cidade, a Fábrica de Eventos. Nesse 8 de março, comemorado o Dia Internacional da Mulher, ela é um dos exemplos de guerreira que batalha sol a sol em Manaus, ela é Bete Dezembro.

Mãe de Elizabeth e Gabriel, pau-lista de nascimento, Bete escolheu Manaus para viver e mostrar o seu talento. Aos 43 anos e dona de um portifólio invejável, ela comanda um exército de funcionários para oferecer entretenimento da me-lhor qualidade à cidade.

Sobre a data de hoje, a em-presária destaca que atualmente o papel da mulher na sociedade está alcançando um patamar mais elevado. Ao logo de boa parte da história, houve a evolução dos se-tores e as mudanças do indivíduo em sociedade.

Ela ressalta que as mulheres já conseguiram ganhar um bom es-paço na sociedade, mas a cada dia que passa a luta continua para que

essa conquista seja de igualdade. “Essa batalha já alcançou diversos degraus, mas precisa fi car iguala-da para que comece a ter harmonia entre as funções”, disse.

Bete diz ainda que toda mulher pode conquistar seu espaço com competência, profi ssionalismo e trabalho. Ela que desempenha um papel de liderança em uma empresa que está inserida num mercado, que ainda é dominado em sua maioria por homens, garante que o funda-mental para se chegar ao topo são os anos de acerto, entendendo real-mente daquilo que se está fazendo. Uma prova inegável dessa visão empresarial, provavelmente guiada pela visão e sensibilidade feminina, é o sucesso que a empresária obtém em todos os empreendimentos que realizou na cidade.

Bete Dezembro é hoje o refe-rencial para qualquer evento de magnitude que projete o nome de Manaus em todo o país, reco-nhecida não só no show business mas em todo o meio artístico por sua seriedade, competência e profi ssionalismo.

Ela é um show

A ‘embaixadora do social’

A primeira-dama do Amazonas, Edi-lene Gomes de Oliveira é a força que anda ao lado do governador José

Melo. Experiente por já ter sido titular de uma secretaria, a primeira-dama entende os problemas que a mulher amazonense enfrenta. Por ter esse conhecimento, acre-dita que já conseguimos avanços, mas que ainda há muito a ser feito, e garante fazer o possível para que a situação melhore, por meio da implementação de políticas públicas a fi m de assegurar os direitos das mulheres.

Há o ditado “atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher”. A senhora concorda com essa máxima?

Edilene Gomes de Oliveira: A mulher em todas as dimensões deve exercer o papel protagônico na condução de sua vida pessoal e profi ssional, dentre outros aspectos. A despeito da cultura machista, ainda persistente na sociedade bra-sileira, a mulher não mais assume o papel de coadjuvante. É melhor considerar a alternativa de que ao lado dos homens temos mulheres.

Como a senhora vê a situação da mulher no Amazonas – tanto socialmente, quanto profi ssionalmente? O governador José Melo tem planos para promover uma maior atuação das mulheres na economia do Estado?

EO: Em torno de 30% das mulheres chefiam lares amazonenses. E a mulher no Estado do Amazonas tem, como na realidade brasileira, maior expectativa de vida. Tivemos reduzida a mortalidade materna com a melhoria dos apa-relhos e serviços de saúde.

As mulheres também têm maior número de anos de estudo, mesmo não tendo maiores salários. Sen-do que o mercado de trabalho absorve muitas mu-lheres com exigências de maior especialização.

No Amazonas, 38 Centros de Referência em Assistência Social (CREAs) ofertam serviços de atenção a mulheres, com acompanhamento às vítimas de violência doméstica e familiar.

Diante deste quadro, o governador José Melo prioriza e pretende promover não só o combate intransigente à violência contra as mulheres em todas as suas formas de manifestação, mas man-tendo o organismo de política para as mulheres; garantindo a articulação e a interiorização dos serviços; dando cumprimento às deliberações das Conferências e às metas estabelecidas no Plano Estadual de Política para Mulheres; implemen-tando campanhas educativas permanentes no combate à exploração sexual, trabalho infantil e violência contra a mulher.

Quais são seus planos futuros para a ques-tão social da mulher no Amazonas? Acredita que deva existir programas de promoção de igualdade de direitos e incentivo de melhorias para o sexo feminino?

EO: A igualdade de direitos é objetivo de conquista e se dá com luta integrada dos mo-vimentos de gênero, governos e parlamentos. O processo de educação em casa, na escola e em outros espaços coletivos, deve ser im-plementado para assegurar essa igualdade que todos buscamos.

Como a senhora espera que a mulher amazonense esteja ao fi nal da adminis-tração do governador José Melo?

EO: A mulher não é sujeito de um plano de governo, mas de uma política de Estado de Direitos Humanos, com garantias e respeito às especificida-des que têm o segmento.

DIV

ULG

AÇÃO

14_15.indd 1-2 4/3/2015 19:07:14

Page 15: Elenco - 8 de março de 2015

Elenco #especial mulheres(14) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015 especial mulheres# Elenco (15)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 8 de março de 2015

Uma mulher, empresária de sucesso e que desempenha um papel de liderança à

frente da maior produtora de even-tos da cidade, a Fábrica de Eventos. Nesse 8 de março, comemorado o Dia Internacional da Mulher, ela é um dos exemplos de guerreira que batalha sol a sol em Manaus, ela é Bete Dezembro.

Mãe de Elizabeth e Gabriel, pau-lista de nascimento, Bete escolheu Manaus para viver e mostrar o seu talento. Aos 43 anos e dona de um portifólio invejável, ela comanda um exército de funcionários para oferecer entretenimento da me-lhor qualidade à cidade.

Sobre a data de hoje, a em-presária destaca que atualmente o papel da mulher na sociedade está alcançando um patamar mais elevado. Ao logo de boa parte da história, houve a evolução dos se-tores e as mudanças do indivíduo em sociedade.

Ela ressalta que as mulheres já conseguiram ganhar um bom es-paço na sociedade, mas a cada dia que passa a luta continua para que

essa conquista seja de igualdade. “Essa batalha já alcançou diversos degraus, mas precisa fi car iguala-da para que comece a ter harmonia entre as funções”, disse.

Bete diz ainda que toda mulher pode conquistar seu espaço com competência, profi ssionalismo e trabalho. Ela que desempenha um papel de liderança em uma empresa que está inserida num mercado, que ainda é dominado em sua maioria por homens, garante que o funda-mental para se chegar ao topo são os anos de acerto, entendendo real-mente daquilo que se está fazendo. Uma prova inegável dessa visão empresarial, provavelmente guiada pela visão e sensibilidade feminina, é o sucesso que a empresária obtém em todos os empreendimentos que realizou na cidade.

Bete Dezembro é hoje o refe-rencial para qualquer evento de magnitude que projete o nome de Manaus em todo o país, reco-nhecida não só no show business mas em todo o meio artístico por sua seriedade, competência e profi ssionalismo.

Ela é um show

A ‘embaixadora do social’

A primeira-dama do Amazonas, Edi-lene Gomes de Oliveira é a força que anda ao lado do governador José

Melo. Experiente por já ter sido titular de uma secretaria, a primeira-dama entende os problemas que a mulher amazonense enfrenta. Por ter esse conhecimento, acre-dita que já conseguimos avanços, mas que ainda há muito a ser feito, e garante fazer o possível para que a situação melhore, por meio da implementação de políticas públicas a fi m de assegurar os direitos das mulheres.

Há o ditado “atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher”. A senhora concorda com essa máxima?

Edilene Gomes de Oliveira: A mulher em todas as dimensões deve exercer o papel protagônico na condução de sua vida pessoal e profi ssional, dentre outros aspectos. A despeito da cultura machista, ainda persistente na sociedade bra-sileira, a mulher não mais assume o papel de coadjuvante. É melhor considerar a alternativa de que ao lado dos homens temos mulheres.

Como a senhora vê a situação da mulher no Amazonas – tanto socialmente, quanto profi ssionalmente? O governador José Melo tem planos para promover uma maior atuação das mulheres na economia do Estado?

EO: Em torno de 30% das mulheres chefiam lares amazonenses. E a mulher no Estado do Amazonas tem, como na realidade brasileira, maior expectativa de vida. Tivemos reduzida a mortalidade materna com a melhoria dos apa-relhos e serviços de saúde.

As mulheres também têm maior número de anos de estudo, mesmo não tendo maiores salários. Sen-do que o mercado de trabalho absorve muitas mu-lheres com exigências de maior especialização.

No Amazonas, 38 Centros de Referência em Assistência Social (CREAs) ofertam serviços de atenção a mulheres, com acompanhamento às vítimas de violência doméstica e familiar.

Diante deste quadro, o governador José Melo prioriza e pretende promover não só o combate intransigente à violência contra as mulheres em todas as suas formas de manifestação, mas man-tendo o organismo de política para as mulheres; garantindo a articulação e a interiorização dos serviços; dando cumprimento às deliberações das Conferências e às metas estabelecidas no Plano Estadual de Política para Mulheres; implemen-tando campanhas educativas permanentes no combate à exploração sexual, trabalho infantil e violência contra a mulher.

Quais são seus planos futuros para a ques-tão social da mulher no Amazonas? Acredita que deva existir programas de promoção de igualdade de direitos e incentivo de melhorias para o sexo feminino?

EO: A igualdade de direitos é objetivo de conquista e se dá com luta integrada dos mo-vimentos de gênero, governos e parlamentos. O processo de educação em casa, na escola e em outros espaços coletivos, deve ser im-plementado para assegurar essa igualdade que todos buscamos.

Como a senhora espera que a mulher amazonense esteja ao fi nal da adminis-tração do governador José Melo?

EO: A mulher não é sujeito de um plano de governo, mas de uma política de Estado de Direitos Humanos, com garantias e respeito às especificida-des que têm o segmento.

DIV

ULG

AÇÃO

14_15.indd 1-2 4/3/2015 19:07:14

Page 16: Elenco - 8 de março de 2015

Joias: 10 cuidados básicos de conservação

Sejam joias de família, mais an-tigas, quanto mais modernas merecem atenção e cuidados

especiais no momento da conserva-ção, já que, muito mais que valor financeiro, elas trazem consigo valor sentimental e história. No entanto, nem todo mundo sabe como manter metais e pedras preciosas perfeitos, limpos e bem armazenados, o que acaba, muitas vezes, causando danos irreparáveis, perda de beleza e até da joia por completo, seja por desgaste natural do tempo ou até pelo uso de fór-mulas prontas para limpeza. Os banhos de chuveiro, mar ou piscina também podem se tornar verdadeiros vilões quando o assunto é conservação.

Pensando nisso, a especialista e de-signer de joias Lica Vincenzi, conhecida por criar peças criativas e exclusivas, destaca dez dicas para quem deseja ter joias impecáveis. Essas orientações ajudam a evitar manchas, danos às ge-mas e ajudam na manutenção correta do ouro e da prata, mostrando o modo correto de limpeza e manuseamento.

“Pequenos e simples cuidados ga-rantem joias bonitas por muito mais tempo. Peças bem conservadas são passadas de geração em geração, proporcionando uma história única de amor e tradição familiar, por isso é importante manter anéis, colares, brincos e pulseiras com todo o cari-nho”, afirma Lica.

Evite colocar perfumes ou cremes com a joia em seu corpo. O uso desses produtos de beleza sobre a peça pode causar danos irreversíveis às pedras naturais e/ou pérolas;

Evite dormir com sua joia. Durante o sono, quando não temos consciência dos movimentos, podemos causar ava-rias em metais e pedras preciosas;

O manuseio de sua joia deve ser feito sempre da forma mais delicada possí-vel, para evitar arranhões ou quebra;

Procure guardar suas joias separada-mente para que, em contato umas com as outras, não sofram nenhum dano;

Evite tomar banho de chuveiro, mar ou piscina com sua joia. Procure sempre tirá-la para que a mesma não se rompa e para preservar o banho de ouro ou ródio dado nas peças em prata;

Nas peças banhadas a ouro existe um desgaste natural e para man-ter sua joia sempre nova, é reco-mendado dar novo banho de ouro sempre que necessário;

Para limpar sua joia, basta utilizar uma flanela limpa e seca que é sufi-ciente para garantir seu brilho;

Evite abrasivos ou fórmulas prontas para limpeza;

Nos casos das pérolas, devem ser guardadas preferencialmente envoltas em uma flanela e em um lugar livre de umidade;

Para evitar danos sobre algumas pedras, procure manusear suas jóias pelo aro ou pela área de metal.

Para manter suas joias em perfeitas condições é preciso ter alguns cuidados na hora de limpar, guardar e até no momento de manusear

Para evitar da-nos, procure ma-nusear suas joias pelo aro ou pela área de metal

especial mulheres# Elenco (13)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

Elenco #luxo(16) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

Igualdade e competência Formada em 1975 pela Universidade

Federal do Amazonas, a desembar-gadora Graça Figueiredo ingressou

na magistratura em 1979, como juíza de direito da 1ª instância na Comarca de Boca do Acre. Em julho do mesmo ano, foi removida para a Comarca de Nova Olinda do Norte e, em 1980, foi convocada para servir na 18ª Vara do Júri e Execuções Criminais da capital. A desembargadora foi a primeira mulher a presidir o Tribunal do Júri na Comarca de Manaus. Foi promovida pelo critério de merecimento, em 1982, à juíza de direito de 2ª entrância, foi juíza auxiliar da vice-presidência e juíza da 59ª Zona Eleitoral de Manaus.

A atual presidente do Tribunal de Jus-tiça do Amazonas (TJAM) é, aos 61 anos, a segunda mulher a ser eleita presidente do TJAM; a primeira foi Marinildes Cos-teira de Mendonça, que dirigiu a corte no biênio 2002-2004.

ELENCO - A senhora é a segun-da mulher a assumir a presidência do TJAM. Como vê a evolução da representatividade feminina no ju-diciário?

Graça Figueiredo - A primeira mulher a assumir a presidência do TJAM foi a desembargadora Marinildes Costeira, que fez uma administração moderna, ousada, comprovando que as mulheres estão preparadas para dar sua contri-buição à sociedade em pé de igualdade e competência, como seus companhei-ros homens. Essa luta da mulher para ocupar seu espaço começou no início dos anos 90. Há exatos 23 anos, em dezembro de 1990, o então presidente da República, José Sarney, nomeou a primeira ministra para um órgão de cúpula do Poder Judiciário brasileiro. Era Cnéa Cimini Moreira de Oliveira, que vinha do Ministério Público e exerceu o cargo no Tribunal Superior do Trabalho (TST) por dez anos e marcou época ao defender uma maior participação da mulher na magistratura do país. A luta da ministra rompeu velhos tabus e hoje as mulheres representam mais de 23% dos juízes dos tribunais superiores do Brasil. Da minha parte estou lutando para ser digna das companheiras que vieram antes de mim.

ELENCO - As políticas de enfren-tamento à violência contra a mulher são fortes no Poder Judiciário. Como a senhora analisa esse avanço?

GF - Hoje as mulheres têm um es-cudo poderoso que é a Lei Maria da Penha. Avançamos muito no comba-te à violência doméstica, mas, mesmo

assim, ainda existem muitas mulheres que sofrem caladas todo tipo de violên-cia doméstica e de assédio. Mas, hoje, isso está acabando. A mulher violentada não tem mais medo de denunciar o parceiro. Pesquisa recente aponta que embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha (lei nº 11.340/2006), ainda assim, hoje, contabilizamos 4,4 assassinatos a cada cem mil mulheres, número que coloca o Brasil no 7º lugar no ranking de países nesse tipo de crime.

Em maio e junho de 2013, o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) perguntou a opinião sobre a frase “Homem que bate na esposa tem que ir para a cadeia”. Concordaram com esta afirmação, total ou parcialmente, 91% dos entrevistados. Em 2011, fo-ram notificados no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde 12.087 casos de estupro no Brasil, o que equivale a cerca de 23% do total registrado na polícia m 2012, conforme dados do Anuário 2013 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Quer dizer, ainda é injustificável o grande número de casos de assédio moral e assédio sexual a que são submetidas, em números alar-mantes se comparados com os casos de assédio contra mulheres.

ELENCO - A Justiça é representada por uma figura feminina e, apesar de os deveres serem iguais para todos, ainda falta muito para a igualdade de direitos entre homens e mulheres, principalmente em relação a cargos e salários em diversas áreas. O que a senhora acha que ainda falta melhorar?

GF - Na teoria, nos discursos políticos homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações e que com tal igualdade de-vem ser tratados. Mas não é bem assim. A realidade demonstra ainda existe muita na desigualdade no tratamento desses direitos. A começar pelo salário profis-sional, que continua colocando a mulher em condição inferior, como se o homem fosse mais capaz. É só pesquisar algumas frentes de trabalho para constatar que diferença de remuneração entre homens e mulheres, às vezes no mesmo cargo e ocupação, ainda é grande. Poucas con-quistam de fato tal espaço concorrendo em igualdade com os homens. No caso do Judiciário não temos esses desnível salarial, mas se você reparar só agora, anos depois, a corte de Justiça do Ama-zonas conseguiu ter quatro mulheres – eu e as desembargadoras Socorro Guedes, Encarnação Salgado e Carla Reis.

13_16.indd 1-2 4/3/2015 19:04:12

Page 17: Elenco - 8 de março de 2015

Elenco #especial mulheres(12) (19)luxo# Elenco (17)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

Ela continua sendo uma das maiores defensoras das famílias amazonenses. E quando o tema é mulher, Nejmi Jomaa Aziz tem argumentos de sobra para

defender e apoiar as causas femininas no Estado do Amazonas. Neste dia em homenagem às mulheres, a presidente municipal do PSD destaca a participação feminina nos mais diversos campos, atuando como fator de mudanças na sociedade.

Desde que iniciou sua caminhada de trabalho junto à população amazonense, Nejmi mobilizou órgãos e a sociedade civil para consolidar ações e campanhas que ajudassem a dar voz e vez às mulheres. Para ela, inde-pendente de ocupações, as mulheres possuem capacidade e garra para trazer mudanças.

“Eu acredito que as mulheres, sejam elas donas de casa, profi ssionais liberais ou executivas, têm poder para mu-dar. Eu acredito que existem pessoas boas que querem o melhor e que podem mudar a realidade onde trabalham, moram e cuidam das suas famílias”.

Em suas causas em prol da mulher, o combate à vio-lência doméstica foi um dos temas mais discutidos e que culminou na criação do Juizado Especializado em Crimes contra a Mulher – Vara Maria da Penha. Atualmente, Ne-jmi Jomaa Aziz utiliza suas redes sociais para divulgar as campanhas defendidas na área da saúde que, também, possuem expressivas iniciativas em prol das mulheres. Entre elas, o combate aos cânceres de mama e colo uterino e a vacina contra o HPV, o vírus que mais atinge as mulheres amazonenses.

Determinada como sempre, Nejmi Jomaa deixa sua mensagem para as mulheres. “A participação da mulher na sociedade como um todo, através do olhar mais sensível e humano, é capaz de grandes transforma-ções e melhorias sociais. Quero parabenizar todas as mulheres pelo nosso dia e dizer que, quando unimos forças, projetamos um futuro melhor”.

especial mulheres AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

A força da mulher na sociedade

12_17.indd 1-2 4/3/2015 19:02:04

Page 18: Elenco - 8 de março de 2015

especial mulheres# Elenco (11)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

Jéssica Sabbá Tayah é um nome que expressa modernidade e preparo! Além de ser uma das

mulheres mais chiques de Manaus, ela vive em perfeita sintonia com seu tempo, é o que há de mais interessante no mundo dos negó-cios da cidade, exibindo empreen-dedorismo a toda prova, atuando como CEO da tradicional empresa Waldemiro P. Lustoza, que leva o nome de seu avô materno, e se notabilizando como uma sensa-cional administradora. Jéssica é uma daquelas pessoas especiais da nova safra de empreendedoras que alia competência com expe-riências internacionais adquiridas em viagens ao redor do mundo, como países da Ásia, que tem servido de inspiração para muitas estratégias profi ssionais. Casada com o médico ost almologista David Tayah e mãe de dois fi lhos, Moisés e Yussef, Jéssica é um dos orgulhos da Manaus moderna!

ELENCO - Você faz um tra-balho considerado masculino. Enfrentou algum tipo de pre-conceito ou problema?

JÉSSICA TAYAH - Hoje, o meu trabalho é tomar conta de uma empresa de navegação e, sim, é mais masculino, até pelo tipo de mão de obra que a gente lida. Minha avó era armadora e hoje é a minha mãe. Desse grupo, nós somos as únicas mulheres. Não sou arma-dora porque não sou proprietária do negócio, mas sou CEO, toco o negócio como diretora geral. É um trabalho bem masculino, e lidar com porto, navegação não é fácil. Mas não sofro nenhum problema, nem enfrento preconceito – pelo contrário, me sinto muito respei-tada por todos.

ELENCO - Como alia a fe-minilidade e a postura para comandar os funcionários?

JT - Não deixo de ser feminina. Não tenho nem o jeito de não ser. Sou vaidosa, que já chego de rímel, lápis, faço a pele, sem deixar de usar equipamento de segurança, calça jeans, camisa da empresa. Feminilidade total. Me imponho como meu pai me ensinou – sendo fi rme nas minhas posições. Sou assim, não me intimido por estar

no meio de homens, me dou o respeito e me faço ser respeita-da, portanto a minha feminilidade continua ao mesmo tempo em que imponho respeito.

ELENCO - sO mercado cor-porativo é dominado pelo sexo masculino. Como você vê a si-tuação daqui dez anos?

JT - Ainda é, mas daqui a 10 anos já vejo esse quadro bem di-ferente. Por ser mulher, acredito no potencial das mulheres, pois somos determinadas, focadas e temos garra. A mulher tem fi lho, e a dor de parir não é para qualquer um – e a gente sabe disso – e Deus nos preparou assim. A mulher cada vez mais ganha seu espaço. Mas isso é questão de tempo. Acredito no meio a meio, e, quem sabe, o mercado seja até mais feminino.

ELENCO - A cada dia, mais mu-lheres começam a empreender. Qual é a sua dica para elas?

JT - Fórmula e dica de sucesso não há. Acredito no trabalho. Nada cai do céu, nada é fácil. Tudo é com trabalho, luta, determinação, foco e coragem. Para as que querem algo, que têm um sonho, essas vão atrás, vão à luta. Nada é impos-sível, desde que você tenha uma meta de vida. Tem que acreditar muito no que você faz e querer muito aquilo. Minha avó já dizia que querer é poder, e eu acredito muito nisso. Até para a gente dar valor, pois tudo o que vem fácil, vai fácil. E quando a gente sua para conseguir, o gosto da vitória tem um sabor inigualável.

ELENCO - Que os valores você aprendeu com sua família e que passa aos seus funcionários?

JT - Retidão, transparência, trabalho, luta e que é só assim que conseguimos as coisas. Sem-pre dizemos que nada vem fácil, e até as pessoas pensam que, pelo tamanho da empresa, por ser uma empresa enxuta e que não deve nada para ninguém, que caminha na transparência. Nosso lema é não ser maior, mas sim a melhor. Que o nosso serviço seja de excelência, de qualidade, e que todo o processo tenha muita transparência.

Uma mulher em sintonia com seu tempo

DIV

ULG

AÇÃO

11_18.indd 1-2 4/3/2015 18:00:29

Page 19: Elenco - 8 de março de 2015

Elenco #especial mulheres(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015 (19)pet# Elenco (19)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 8 de março de 2015

Convivênciapacífi ca

Gatos e cachorros convivendo pacifi camente pode até parecer estranho, mas essa paz pode ser conseguida entre animais de diferentes espécies

Você adora animais e não se con-tenta em ter apenas um gato ou cachorro e quer um zoológico

doméstico? Por que não? Mas é preciso ser superorganizado para que tudo dê certo entre as diferentes espécies.

Incentive o convívio de seus animais de estimação quando ainda forem bem jovens (cerca de 3 meses). Assim, aprenderão a dividir o território. Man-de castrá-los para que fi quem menos dominantes, tanto com os da mesma espécie quanto com os de outras. Há uma grande probabilidade de que cães, gatos e furões se deem bem.

Evite misturar coelhos, hamsters, porquinhos-da-índia e furões. Cada espécie precisa de gaiola própria.

Roedores adoram rolar na areia para

limpar o pelo. Coloque areia apropriada na gaiola das chinchilas no fi m do dia, para as horas mais ativas.

Apresente aos poucos os animais de estimação recém-chegados. Às vezes é preciso uma semana para cada bichi-nho se acostumar. Nos primeiros dias, mantenha o novato separado.

Reserve territórios diferentes. Al-guns, principalmente os gatos, gos-tam de se isolar para dormir ou observar os outros. Do mesmo modo, roedores como hamsters e chinchilas são mais ativos à noite. Para não in-comodá-los durante o dia, mantenha suas gaiolas separadas.

Marque as consultas ao veterinário juntas. Para evitar a transmissão de doenças e parasitas, vacine os animais na mesma época. Adminis-tre vermicida e faça o tratamento antipulgas regularmente.

Para manter a paz, dê a cada um o seu prato. Para evitar que os cães comam a ração dos gatos, ponha a vasilha do felino no alto.

pacífi caNa hora de diversifi car seu mini zoo, procure ser organi-zado

Elenco #especial mulheres(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo

Andrea Nascimento Pereira, 32 anos, amazonense, casada com o médico Maurício e mãe de duas filhas, a

Ana Carolina de sete anos e Ana Luiza de três. Este enunciado seria suficiente para apresentá-la como mais uma homenage-ada no Dia da Mulher. Mas, por dever de ofício, é necessário dizer que desde 2001 assumiu como delegada plantonista na Delegacia da Mulher.

Tornou-se a titular em fevereiro deste ano. Então muda todo o panorama, uma vez que além de jovem está no comando de uma insti-tuição onde todos os olhos estão voltados para o seu desempenho. “Sempre soube que era essa a minha profi ssão, meu pai foi delegado e quando faleceu eu tinha 11 anos e desde essa época o que era um sonho tornou-se meta”, afi rma com clareza e segurança.

Com uma equipe afi nada, Andrea com-plementa o seu trabalho com a ajuda de mais duas delegadas, adjunta e a planto-nista. “A nossa força-tarefa é para que as mulheres que procuram a delegacia sejam acolhidas para denunciar, mas temos todo um efetivo preparado para dar a elas se-

gurança e tranquilidade. Trabalhamos com assistente social, psicólogo, nós queremos ajudar o próximo. Esse é o nosso objetivo”, argumenta a delegada.

“Essa Semana da Mulher teve uma pro-posta completamente diferente do que geralmente se faz. Além da assistência médica total com a Carreta da Mulher que fi cou aqui estacionada desde o dia dois de março, emissão de documentos, orientação jurídica, psicológica. Contudo, para estimu-lar a autoestima, incluímos na programação estética, bem-estar com cortes de cabelo, esmaltação, maquiagem e massagem. Além disso, aconteceram aulas de dança, a Escola de Samba Andanças de Cigano fez uma apresentação e tivemos atrações da Cidade da Criança”, conta Andrea.

E para concluir, o incentivo da delegada: “As mulheres precisam saber que elas po-dem se cuidar, se dar valor e nem por isso deixarão de ser boas mães. Quem se ama e se dá valor não vai permitir a violência e o desrespeito. Por isso que o tema da nossa semana foi ‘O primeiro amor é o amor-próprio”, conclui a delegada.

O primeiro amor é o

amor próprio

10_19.indd 1-2 4/3/2015 17:51:40

Page 20: Elenco - 8 de março de 2015

Elenco #kids(20) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

baby# Elenco baby# Elenco moda# Elenco (9)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

Atenção, mamães, quando o bebê é exposto a alimentos com texturas, consistências e sabores diferentes, adquire experiências sensoriais que farão com que aprenda movimentos mais adequados para a realização da sucção, deglutição e mastigação

Redinha para comer frutas

Sabemos que o aleitamento materno exclusivo é indicado até a criança com-pletar o sexto mês. Porém, passado

esse período, a recomendação é introduzir outras fontes nutricionais para completar a dieta e suprir as necessidades do bebê.

Mas, embora a tarefa pareça simples, ela não é. Por isso, para acertar na quantidade de alimentos oferecidos aos pequenos, muitos pais contam com o auxílio de alguns acessórios para a ali-mentação, como é o caso das redinhas de frutas. Entretanto, será que o uso é benéfico para a saúde do bebê?

De acordo com a fonoaudióloga e coach Patricia Antoniazi, a redinha para frutas entra no quesito “dispensável” para as crianças porque, embora o objeto seja comercializado como algo que ajudaria o bebê a não engasgar, não proporciona oportunidades para o exercício da mas-tigação e estimulação oral do pequeno. “A redinha para alimentos impede que a criança sinta a textura e manipule ade-quadamente o alimento na cavidade oral”, descreve a especialista.

Ou seja, a recomendação é que a criança adquira o controle oral do alimento, mani-pule-o na boca, misture-o com a saliva e, claro, aprenda a realizar a mastigação que deve ser feita, inicialmente, em vertical. “Próximo aos seis meses os lábios apre-sentam movimentos ativos, começando a auxiliar a retirada dos alimentos com a colher”, explica Patricia.

Neste caso, a língua começa a realizar movimentos dissociados da mandíbula, com pequenas elevações e amassa-mento frente a alimentos mais con-sistentes. “A abertura da boca ocorre frente à aproxima-ção da colher. Nessa fase, outros alimentos mais consistentes podem ser oferecidos ao bebê con-forme a orientação de seu pediatra”, afirma a fonoaudióloga.

A recomendação é que a criança adquira o contro-le oral do alimen-to e manipule-o na boca

Especial Mulher

Hoje, no dia 8 de março, é co-memorado o Dia Internacional da Mulher. A data, que marca a

luta das mulheres por melhores con-dições de vida e trabalho, representa um longo caminho traçado ao longo dos últimos anos. ELENCO conversou com seis mulheres de destaque em suas áreas para falar o papel que a mulher tem na sociedade, como ul-trapassam as dificuldades, além das lições que tiraram e que pretendem passar adiante.

A primeira-dama do Estado, Edilene Oliveira, a empresária Jéssica Tayah, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Graça Figueiredo, a empresária Bete Dezem-bro, a presidente municipal do PSD, Ne-jmi Aziz, e a delegada Andréa Pereira representam uma pequena parcela da população feminina, mas são destaque por conseguirem administrar suas car-reiras e vidas em família, com muita beleza, competência, garra, e força.

09_20.indd 1-2 4/3/2015 17:44:47

Page 21: Elenco - 8 de março de 2015

kids# Elenco (21)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015Elenco #estetica(8) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 8 de março de 2015

MúsculosSegundo Anto-

niazi, quando o bebê é exposto a alimentos

com texturas, consistên-cias e sabores diferentes

proporciona experiências sen-soriais que farão com que apren-

da movimentos mais adequados para a realização da sucção, deglutição e mastigação. “O seu desenvolvimento psicomotor e o aparecimento dos den-tes incisivos vão permitir-lhe começar a mastigar com movimentos cada vez mais elaborados”, esclarece.

Aos sete meses, a língua começa a esboçar movimentos de laterali-zação. Os lábios estão mais ativos para a retirada do alimento na co-lher. “Não se observa baba após os seis meses, apenas no período de nascimento dos dentes. Entre seis e nove meses, o estímulo sensitivo para provocar o refl exo de vômito encontra-se no terço posterior da língua e, a partir deste período, o refl exo de tosse começa a emergir”, elucida a especialista.

Músculos fortes e desenvolvidosComo os músculos das bochechas,

lábios e faringe fi cam mais fortes, o bebê descobre que consegue partir alimentos na boca e que é capaz de comer alimentos em pequenos pe-daços. “Enquanto o bebê aperfeiçoa a sua técnica de mastigação, a sua mandíbula e maxila se desenvolvem. Se a diversifi cação alimentar desenvolve-se de forma progressiva, a criança terá menos infecções dos ouvidos e, mais tarde, terá visitas menos frequentes ao dentista”, informa Patricia.

Além disso, durante esta fase a criança aprende a mastigar e não corre riscos de engasgar se forem proporcionados estímulos naturais. “A preguiça de mastigar acontece pela falta de experiência, causando hipotonia dos músculos da língua, lábios e bochecha. Isto é, a flacidez desses músculos é provocada pela falta de exercício na região oral, tra-zendo sérios prejuízos, em especial, na formação dos dentinhos e aquisi-ção da fala”, diz a fonoaudióloga.

Já na fala madura e fluente utili-zamos mais de quinhentos ajustes musculares por segundo envolvendo todo o trato vocal. “As especificações do sistema de controle necessárias para atingir um nível de precisão estão muito além da nossa imagi-nação”, garante Antoniazi.

A abertura da boca ocorre frente à

aproximação da colher. Nessa fase, outros alimentos

consistentes podem ser oferecidos

Patricia Antoniazi, fonoaudióloga

Próximo aos seis meses, os lábios apresentam mo-vimentos ativos,

começando a auxi-liar a retirada dos

alimentos

Patricia Antoniazi, fonoaudióloga

Aos sete meses, a língua começa a esboçar movimentos de lateralização

Gravidez X tratamentos

Todo cuidado nesta fase é pouco, por isso as futuras mães precisam estar atentas ao que é permitido ou proibido na gestação

A gestação é um período de ebulição de hormônios que transforma completamente

o comportamento do organismo e altera principalmente a pele, por conta da fragilidade das células e da retenção de líquido, comum neste período. Além da alimentação diferenciada, da hidratação da pele e drenagens linfáticas que diminuem e até previnem estes sintomas, os tratamentos estéticos são uma alternativa para as mulheres que querem manter a boa forma.

Segundo a fi sioterapeuta derma-tofuncional da Ibramed, empresa pioneira em equipamentos estéticos do Brasil, Aline Caniçais, antes de fazer qualquer tratamento é preciso cautela. “É sempre indicado conver-sar com o médico antes de iniciar

qualquer tratamento. Assim como exis-tem tratamentos contraindicados, há aqueles que não prejudicam a gesta-ção e favorecem o bem-estar da mãe, auxiliando na diminuição do inchaço e manchas”, explica.

O uso de equipamentos estéticos e tratamentos na gestação geram inú-meras dúvidas, principalmente pelos mitos durante a gestação. Para ajudar as futuras mamães, a profi ssional fez uma lista de contraindicações e trata-mentos que ajudam a mulher cuidar do corpo durante a gestação.

Peeling, alguns tipos são liberadosNa gestação aparecem inúmeras

manchas, principalmente após a ex-posição ao sol. Existem peelings que não são agressivos à pele, que não descamam ou causam infl amações, apenas fornecendo uma limpeza pro-funda das células mortas que causam inchaço, manchas e acne, como é o caso do peeling ultrassônico. A tecnologia consiste em uma espátula que, ao entrar em contato com a pele, emite

estéticosuma vibração, que é bem confortável para a paciente e indicado para a pele sensível das gestantes.

Procedimentos no abdômen, pode?Nenhum equipamento deve ser utiliza-

do nesta área. Os tratamentos estéticos não podem ser realizados na área do abdômen, pois são prejudiciais ao bebê. Um tratamento indicado para a área é a utilização de cremes hidratantes, desde que prescritos pelo médico.

Fotodepilação, melhor evitar!Não existe nenhum estudo que mostre

que o equipamento é ou não prejudicial ao bebe. “Por este motivo, é melhor evitar, até que a ciência tenha mais indícios da segurança do procedimento para gestan-tes”, explica a dermatofuncional.

Radiofrequência e ultrassom, fi que longe!Não podem ser realizados em ne-

nhuma gestante, independente do lugar

da aplicação. Na gravidez, é prejudicial expor a gestante à radiofrequência e tratamentos estéticos de ultrassom. Por segurança, no caso da radiofrequência, é preciso fi car a uma distância mínima de dez metros de quem estiver aplicando.

Endermoterapia está liberado!As gestantes podem fazer a ender-

moterapia nas pernas e braços. É uma massagem mecânica na pele através de roletes, feita com movimentos lentos e que promove a mobilização dos líquidos parados, descongestionando, desintoxi-cando e drenando o tecido.

Carboxiterapia só com autorização médicaPode ser feito, entretanto, é necessá-

rio que a gestante converse com o seu médico. O equipamento não tem uma contraindicação, pois o gás utilizado é o mesmo encontrado no corpo. Porém, como se trata de uma terapia mini-mamente invasiva, é importante ter a autorização do médico.

Durante a gestação, a

mulher pode intensifi car os

cuidados e a hidratação do

corpo

kids# Elenco (21AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

08_21.indd 1-2 4/3/2015 17:48:51

Page 22: Elenco - 8 de março de 2015

DestaquesPara quem gosta de sentir emoções

mais fortes, sem deixar a segurança de lado, Bonito é a combinação certa.

Na região Sudeste fica o Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais. Ele tem pegadas do passado nas cavernas pré-históricas que con-têm inscrições rupestres que, segundo os arqueólogos, foram gravadas há mais de 8 mil anos e um cemitério de 15 mil anos atrás, tido como um dos mais antigos do mundo. Os destaques são a Cachoeira da Farofa e os trekkin-gs até o Cânion das Bandeirinhas e Cachoeiras do Gavião e Andorinhas. O parque também proporciona bons locais para prática de rapel, canyoning, tirolesa e caiaque.

Na Região Norte predominam os ecossistemas amazônicos. Formada pelos estados do Acre, Amapá, Ama-

zonas, Pará, Rondônia, Roraima, To-cantins e grande parte dos estados do Maranhão e Mato Grosso, além de se estender por outros países vizinhos, a Amazônia tem a mata densa – num hectare há mais de 40 tipos de árvo-res – e fauna variada. Há centenas de espécies de animais, entre mamíferos, répteis, peixes e aves, alguns inclusive ameaçados de extinção, como o ga-vião-real (maior águia brasileira), o jaburu e a tartaruga-da-amazônia, que chega a 1,07 metro e vive no Amazonas, maior Estado brasileiro. Em Pacaás Novos, em Rondônia, há trechos que nunca foram pisados pelo branco.

No Parque Nacional do Iguaçu, o segundo mais antigo do Brasil, fun-dado em 1939, ficam as Cataratas do Iguaçu, maior conjunto de quedas d’água em volume do mundo e talvez o mais bonito. Cataratas do Iguaçu é o maior conjunto de quedas d’água em volume do mundo

Visitar Fernando de Noronha requer no mínimo 5 dias, para usufruir dos inúmeros atrativos naturais e viven-ciar sua história

Elenco #tec(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015 (7)turismo# ElencoAMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 8 de março de 2015

A Samsung procura resgatar a liderança no mercado de smartphone após um fraco desempenho do Galaxy S5 no ano de 2014

Novidades da Samsung em Barcelona

Com tela curvada na lateral e pro-messa de revolução no mundo dos smartphones, o Galaxy S6

e o Galaxy S6 Edge foram lançados pela Samsung no início desse mês . Os mais novos aparelhos da principal li-nha da marca são focados em design. Eles abandonaram o acabamento de plástico e deram lugar ao metal nas cores branca, preta, azul, verde e dourado. O lançamento foi feito em Barcelona, na Espanha, um dia antes da abertura da feira de tecnologia World Mobile Congress.

Além da aparência, os aparelhos se tornam mais funcionais, com câmera frontal de 5MP com abertura de F1.9, e carregamento de bateria veloz via wireless - 10 minutos de carga fazem a bateria durar quatro horas. Já a

câmera traseira tem 16MP e grava vídeos em 4K. O desempenho do aparelho promete com o processador 5.1’Quad HD Super Amoled 577 PPI. A venda dos modelos começa em 10 de abril e o preço ainda não foi divul-gado, mas a expectativa é que seja o aparelho mais caro já fabricado pela marca sul-coreana.

Queda de vendasA Samsung tenta resgatar a liderança

no mercado de smartphone já que em 2014 não obteve o sucesso esperado com o Galaxy S5. O aparelho deixou a Apple alcançar a marca sul-coreana, que apelou para um novo projeto neste ano. A Apple vendeu 74,5 milhões de smartphones no último trimestre de 2014, contra 51 milhões no quarto trimestre de 2013, segundo estudo da consultora Strategy Analytics divulga-do em janeiro. A Samsung vendeu a mesma quantidade, o que representa uma queda em relação ao último tri-mestre de 2013, quando vendeu 86 milhões de aparelhos.

- Tela SuperAMOLED de 5.1 po-legadas 2K (2560 × 1440 pixels e 577ppp) e curvada nas laterais do modelo S6 Edge

- Processador Samsung Exynos 7420 de 64 bits com oito núcleos a 2.1GHz (fabricado a 14nm)

- Proteção Gorilla Glass 4 nas partes frontal e traseira

- 3GB de memória RAM LPDDR4

- Memória para armazenamento de 32GB, 64GB e 128GB (sem entrada

microSD)- Câmera traseira de 16MP com

abertura de f/1.9 com OIS e gravação de vídeo 4K, câmera frontal de 5MP para selfies

- Sistema operacional Android 5.0 Lollipop com interface TouchWiz

- Bateria de 3000mAh com tecno-logia de carga ultra rápida

- Tamanho: 143,4 x 70,5 x 6,8 milí-metros para um peso de 138 gramas (142,1 x70,1 x 7 milímetros e 132 gramas para o S6 Edge).

Confira as configuraçõesO novo aparelho tem uma bateria de 3000mAh com uma carga ultra rápida

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

07_22.indd 1-2 4/3/2015 17:42:50

Page 23: Elenco - 8 de março de 2015

O Brasil tem Brasil para todos os gostos. Um panorama tropical que fascina, diverte e deixa

boquiaberto todo visitante que tem o prazer de testemunhar os requintes da natureza do País.

O turista quer montanha? O Brasil tem; tem montanhas, campos, rios, praias, cachoeiras, cataratas. Quer dunas? Pois não. O Brasil tem dunas, falésias, pântanos, cavernas, fl orestas selvagens, trilhas em matas intocadas, campos fl oridos. O interesse é por fauna e fl ora? A do Brasil é colorida e diversifi cada, vive em redutos eco-lógicos que abrigam também espécies preservadas da extinção.

À tamanha generosidade natural corresponde a oferta de múltiplas atividades de ecoturismo disponíveis em todas as regiões. Caminhadas, ca-valgadas, mergulhos em águas doces ou salgadas, passeios de barco ou a simples observação da natureza são prazeres que se renovam em cada paisagem: estão por todo lado. E com ingredientes que adicionam adrena-lina ou paz de espírito ao viajante, a ele cabe escolher.

Se o turista gosta de adicionar aven-tura à natureza, basta acrescentar a pitada de emoção preferida – bicicross, rast ing, rapel, técnicas verticais, off -road, canoagem, canyoning, voo-livre. No entanto, se o viajante preferir pode conhecer a diversidade de ecossiste-mas preservados nos nossos parques nacionais, observar a multiplicidade de espécies vegetais e animais de nossas reservas, encantar-se com as cores e a sonoridade de aves majestosas, assistir ao espetáculo das baleias da espécie franca na região sul e jubarte no litoral da Bahia, nadar entre golfi -nhos no Arquipélago de Fernando de Noronha, lembrando que o local é todo rodeado por um mar com águas azuis-esverdeadas nas quais o turista pode apreciar a variadíssima fauna marinha existente; embrenhar-se pelas galerias e salões das cavernas ou simplesmente fl utuar pelos incontáveis rios que cru-zam todo o território nacional.

A lição é simples, cada um viaja a sua

Vai tirar férias e não escolheu o seu roteiro? Então confi ra as boas opções dentro do Brasil com uma trilha de encantamento e muito sol

Ecoturismo pelos quatro cantos do Brasil

viagem. Todas elas, dentro do mesmo lugar: o Brasil.

São mais de 50 Parques Nacionais de Norte a Sul, de Leste a Oeste do Brasil. Todos eles, sem exceção, apre-sentam grande interesse ecológico, científi co, cultural e turístico. Soma-dos, ocupam áreas muitas vezes supe-rior ao tamanho de países europeus como Áustria, Bélgica, Dinamarca e Portugal, por exemplo.

O turista que visita este maravi-lhoso arquipélago de Fernando de Noronha, que fi ca no Estado de Per-nambuco, nunca mais esquece as belezas que viu por lá. Ir a Fernando de Noronha é certamente a garantia de uma viagem inesquecível. Não bastassem as belezas naturais e o patrimônio histórico, Noronha ainda possui uma boa estrutura de apoio ao turista, com muitas atividades à

disposição dos visitantes.No Nordeste, o Parque Nacional de

Serra da Capivara, no Piauí, é Patrimô-nio Mundial da Humanidade. Situado na borda da bacia do Rio Parnaíba, no município de São Raimundo Nonato, tem uma das maiores concentrações de sítios arqueológicos do mundo. São 535, que guardam mais de 30 mil pintu-ras rupestres, retratando o cotidiano do homem primitivo. Têm cânions recorta-dos em paredões rochosos, cavernas, abismos que despencam na planície e formações curiosas dominam a pai-sagem. Outro lugar de destaque no Nordeste é a Chapada Diamantina, que fi ca na Bahia e é um ótimo exemplo de ecoturismo e anualmente é visitada por pessoas não só do Brasil, mas vinda de todas as partes do mundo. O Parque Nacional foi criado em 1985 por de-creto federal, abrangendo uma área de

152 mil hectares da Serra do Sincorá e arredores, incluindo os municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí e Mucugê. O turismo ecológico dá à Chapada as melhores características de um pólo de lazer que preserva a natureza.

Fica no Pantanal, no Centro-Oeste uma estrada que vale conhecer, a Transpantaneira. Seus 147 quilôme-tros ligam as cidades de Cuiabá e Porto Jofre, em Mato Grosso. É a rodovia que tem mais pontes no mundo, 126, cada uma delas um mirante com vista para a fauna. É um gigantesco zoológico, em linha reta e a céu aberto.

Uma bela opção é conhecer Bonito. A cidade está localizada na região da Serra da Bodoquena, ao sul do Pantanal, a 280 quilômetros de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Rios e lagos com águas incrivelmente trans-parentes ideais para mergulhos.

game# Elenco (23)(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015Elenco #turismo(6) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 8 de março de 2015

Recentemente, os fãs redescobriram a mania de procurar falhas nos jogos. A prática ganhou um novo capítulo, com outra manobra

As falhas nos jogos eletrônicos

Você, gamemaníaco sabi-chão, nascido em mea-dos da década de 1980,

achava que havia desvendado todos os segredos e pormenores de Super Mario World? Se sim, muito provavelmente você está redondamente enganado. Nas últimas semanas de janeiro, o youtuber Jeff w356 realizou no emulador para Super Nintendo uma engenhosa manobra para executar um glitch (palavra usa-da no meio da informática para designar um mau funcionamen-to) capaz de fazer o jogador zerar o jogo sem nemsequer passar da primeira fase.

Tudo bem que o título é dono de várias soluções desbravadas pe-

los players, mas esse “macete” é o suprassumo dos “macetes”. O mais legal foi quando o usuário SethBling transpôs o truque, intitulado “credits warp”, para o console e obteve êxito, fechando o game em pouco mais de seis

(sim, leitor, seis) minutos!No entanto, como sempre há

um fenômeno em todas as áreas — um Usain Bolt ou Micha-el Phelps da vida —, o gamer Dotsarecool chegou, destronou o rei e consagrou-se como o gatilho mais rápido de Super Mario World. Competindo contra ele mesmo, o sujeito completou o clássico criado por Shigeru Miya-moto em apenas 1 minuto, 52 segundos e 5 décimos, ato digno de todas as láureas. Embarcando nesse feito, selecionamos alguns glitches que já fazem parte da história dos videogames e os lis-tamos para que você rememore os bons tempos ou tente praticar essas manobrinhas novamente!

Relembre alguns macetes dos fãs para zerar na primeira fase

06_23.indd 1-2 4/3/2015 17:31:33

Page 24: Elenco - 8 de março de 2015

Para elasE, em comemoração ao Dia da

Mulher, há dicas especiais para quem quer agradá-las ou até mesmo se auto-presentear. “Dentre as inúme-ras atividades que oferecemos, acre-dito que os nossos ‘Day Spa’ são os serviços que mais se destacam para a ocasião em questão. Temos algumas opções já montadas em nosso menu de serviços, mas podemos personali-zar o máximo possível, caso seja uma opção do cliente”, adianta.

De acordo com Gabriela Castro, um dos serviços mais procurados pelas Mulheres no Spa tem sido o que chamamos de “Spa dos Pés”, executado em parceria com a Cia. do Pelo em uma sala especialmente equipada para este serviço.

“O ‘Spa dos Pés’ oferece opções de relaxamento e cuidados voltados para o pés, como por exemplo uma esfoliação, seguida de uma massa-gem na região, logo após um revigo-rante escalda pés e fi nalizado com o serviço de pedicure executado pelas profi ssionais do espaço”.

O espaço oferece serviços especiais como o Day Spa, que mais se destaca

Profi ssionais especializados estão aptos a oferecer o máximo conforto

Elenco #celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

(5)indica# Elenco AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

Gêmeos!Luana Piovani está grá-

vida de gêmeos do marido, o surfi sta Pedro Scooby; o casal já tem o Dom, com dois aninhos de idade.

No cinema nacionalMilhem Cortaz foi cogita-

do para o elenco do fi lme que contará a história do lutador José Aldo, mas pre-cisou recusar o convite, pois está com a agenda cheia de compromissos com a tele-visão e com o cinema.

Mantendo segredoSabe-se que Grazi Mas-

safera foi escalada para uma das próximas novelas da Globo, no entanto estão fazendo o maior segredo quanto à personagem que será vivida pela atriz.

Bela amizadeQuem convive nos bas-

tidores das gravações de “Sete Vidas” conta que Deborah Bloch, Bianca Comparato e Mariana Lima se tornaram amigas inseparáveis. É comum flagrar as três juntas nos intervalos das grava-ções e também fora do ambiente de trabalho.

FofocaConsta que o romance

entre Isabelle Drummond e o cantor Tiago Iorc estaria passando por uma crise.

Satisfeita com a silhueta

Angélica tem dito que pretende maneirar na dieta uma vez que chegou ao peso que considera ideal para sua idade e estatura. A apre-sentadora da Globo não pretende aparecer magra demais.

Dupla tarefaFernanda Rodrigues também está

em “Sete Vidas” e divide-se entre a novela e a apresentação do programa “Fazendo A Festa”, exibido pelo canal pago GNT e que dá dicas de como organizar festas infantis.

De voltaAs fãs de Thiago Rodrigues já esta-

vam reclamando a ausência dele na telinha, mas o bonitão volta à cena em “Sete Vidas”, vivendo o protagonista Luís. Só para constar, o ator está di-vidindo o mesmo teto com Cristiane Dias; o casal retomou o casamento que passou por várias crises. Ele e a apresentadora são pais de Gabriel, que tem 6 anos de idade.

NaturebaIgor Angelkorte tem andado

nu em sua casa a fi m de treinar para fazer bonito na pele de seu personagem Clóvis, em “Babilô-nia”. Clóvis é naturista e passará a maior parte da trama sem roupa. É esperar para conferir. Um dos últimos trabalhos do ator em novelas foi em “Além do Horizonte”.

DEB

ORA

H M

ON

TEN

EGRO

/RG

ESTE

VAM

AVE

LLAR

/RG

ESTE

VAM

AVE

LLAR

/RG

JOÃO

CO

TTA/

RG

SERVIÇOSPA MORADA SAÚDE

Onde:

Informações:

Rua Constelação de Órion, 14 – Morada do Sol, Aleixo

3342-2156 / 3342-2157 / 98842-2156 Instagram: @spamorada-saude Facebook: /moradasaudeFunciona de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sá-bados das 7h às 12h (para noivas até 19h)

AMAZONAS EM TEMPO 8 de março de 2015

05_24.indd 1-2 4/3/2015 17:28:54

Page 25: Elenco - 8 de março de 2015

Um local para sair relaxada e de bem com a vida. Essa é uma das propostas do spa

Morada Saúde, localizado na Mo-rada do Sol, bairro Aleixo. Pensado de forma a proporcionar ao público momentos de relaxamento em meio ao caos da cidade, o Morada Saúde traz, em um único lugar, diversas atividades para trazer qualidade de vida para a rotina.

De acordo com a fi sioterapeuta e empresária Gabriela Castro, o Mo-rada Saúde foi todo pensado para atender as necessidades de seu pú-blico. “O spa foi criado pensando em proporcionar ao público, em meio ao caos urbano, momentos em que ele pode relaxar e de forma prazerosa cuidar de sua saúde e bem-estar, tudo isso em um único lugar e, dessa forma, agregar qualidade de vida ao seu dia a dia”, diz.

Por conta disso, o spa reúne ser-viços como pilates, hidroginástica, ginástica localizada, natação, yoga, RPG, acupuntura, estética facial e corporal. “Além disso, há várias op-ções voltadas para o relaxamento e ainda tem uma unidade da Cia. do Pelo, uma franquia carioca que ofere-ce depilação, manicure e escovaria”, conta a empresária.

Outro diferencial do espaço está no atendimento: assim que ele chega ao spa, já percebe o tratamento especial desde a recepção até o contato com a equipe de profi ssionais. E, para dar mais comodidade aos clientes, o Morada Saúde trabalha apenas com agendamentos. Gabriela diz, ainda que as turmas são reduzidas para ga-rantir atendimento personalizado.

Atendimento personalizado com o máximo de conforto e praticidade, tudo reunido em um só lugar

bem-Praze

para

r eestar elas

ligado nas novelas# (25)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 1 de junho de 2014Elenco (4) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 1 de junho de 2014#indica

ligados nas novelas# Elenco (25)Elenco #indica(4) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 8 de março de 2015

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

21h20, na Globo Segunda José Alfredo desabafa com Josué. Maurílio

e Silviano conversam na porta da delega-cia. Maria Marta vai à casa de Maria Ísis. Robertão diz a Érika e Téo que vai acertar com Giancarlo os detalhes da viagem para o Japão.

Terça Maria Clara arruma as malas. Érika e

Téo conversam ao telefone. José Alfredo conversa com Cristina. Começa a cerimônia de casamento. Maria Marta enfrenta José Alfredo. José Pedro observa Amanda e Leonardo dançando. Severo observa Noely de longe.

Quarta Maria Marta e José Alfredo saem apressa-

dos de casa. Danielle questiona as atitudes de Bruna. Xana conversa com Naná e An-tônio, mas os dois pegam no sono. Maria Marta e José Alfredo chegam ao hotel de Maurílio. Cláudio e Leonardo correm pela orla do Rio.

Quinta Penúltimo capítulo

Sexta Último capítulo

19h45, no SBTSegunda Carol está triste por não poder se

quer entrar no orfanato para ver as chiquititas. Mili também diz estar com saudade dos amigos. Carol e Mili decidem ir juntas buscar Dani na escola para no dia seguinte.

Terça As crianças entram no orfanato e

veem uma embalagem de presente. As menores fi cam muito felizes ao descobrir que trata-se do videogame que eles queriam. Carmen aparece e diz que deve ter sido alguém muito bom que enviou o presente.

Quarta Duda pede para a mãe se desculpar

com Pata. Mariana diz que o namoro dele com Pata não dará certo. Pata guarda todas as roupas que ganhou e fi ca decidida a devolver tudo. Mosca mostra as gorjetas que ganhou no novo trabalho para Pata.

Quinta Marian conta para Mili que parti-

cipará de um concurso de talento na escola. Neco diz para Rafa que está esperando Helena sair do portão do orfanato para visitar Lúcia. O garoto pede ajuda para Rafa.

Sexta Vivi diz para Tati e Cris que encon-

trou com Cintia por acaso no shopping. Cris pergunta o motivo dela estar num site com Cintia. Vivi responde que não perderia a chance de aparecer na mídia. Tati diz que o pai dela não vai gostar nada disso.

Sábado Não há exibição.

18h na GloboSegunda Lígia e Miguel namoram. Júlia des-

cobre que seu tipo sanguíneo não é compatível com seu pai. Lauro repreen-de Miguel por não ter contado a Lígia sobre sua viagem. Lígia se enfurece com Irene por ter comentado sobre sua promoção com Dália.

Terça Pedro e Júlia tentam encontrar se-

melhanças entre eles. Miguel pensa em Lígia. Irene discute com a irmã. Marta questiona a fi lha sobre o jantar. Miguel oferece carona para uma alpinista. Pe-dro vai jantar na casa de Guida e Rosa percebe seu incômodo na presença do rapaz.

QuartaMiguel escreve em seu diário de bordo.

Lauro comenta com Isabel os traumas sofridos por Miguel. Edgard convida Júlia para uma festa e a menina insiste em levar Pedro com ela. Isabel afi rma a Irene que Lígia irá se recuperar.

Quinta Miguel consegue manobrar o barco

com difi culdade. A tempestade chega até o barco de Miguel, que luta por sua vida. Pedro comenta com Vicente sobre o descaso de Marta com Júlia.

Sexta Miguel não é encontrado e Lígia se

desespera. Júlia comenta sua decisão de mudar de faculdade com Edgard. Lígia anuncia sua gravidez à família. Lauro lê a carta de Júlia e Pedro para Miguel e conta para Lígia.

Sábado Marta discute com Júlia. Lígia tem uma

visão de Miguel. Lígia afi rma a Irene que lerá o diário de bordo de Miguel com Pedro. Júlia decide viajar com Edgard. Lígia se emociona quando Pedro lê o diário de bordo de Miguel.

19h15, na GloboSegunda Kitty confessa a Laura que está falida.

Marieta não aprova o namoro de Gaby e Emerson. Marcos avisa a Maria Inês que o escândalo de seu romance com Marcelo afetará a imagem do hospital. Nildes decide copiar a gravação de Gustavo antes de devolvê-la a Sueli.

Terça Vicente abençoa o casamento de Laura e

Caíque, e Bella comemora. Gaby estranha o fato das roupas de Oscar terem aparecido no quarto de Suzana e desconfi a que a mãe esconda algo dela.

Quarta Meire comenta com Salvador que tem

medo de Ana Dirce descobrir que está morta. Tina mente para Manuel dizendo que o carro e as roupas novas de Bélgica foram um presente da tia Conceição.

Quinta Samantha tenta esconder de Nazir que

só poderá fazer a previsão se Morgana aparecer. Miranda revela a Marcos que Gustavo está envolvido com trafi cantes. Aurélia conta a Azeitona que viu Afeganis-tão falando sozinho no casarão.

Sexta Caíque não acredita em Marcos quan-

do o irmão afi rma que os encontrou por coincidência. Suzana recebe uma ligação e acredita ter sido de Oscar. Gaby despreza Suzana e a acusa de ter matado seu pai. Samantha recorda os números que Mor-gana lhe passou antes de viajar.

Sábado Caíque faz a cirurgia no paciente de Mar-

cos e lhe dá a água energizada, sem saber que foi adulterada pelo irmão. Marieta despede Aurélia por causa do namoro de Emerson com a neta. Gaby pede desculpas a Suzana, depois que a mãe conta como foi o acidente com Oscar.

MALHAÇÃO - 17h25, na GloboNando consegue se soltar do

duto do ar-condicionado e ajuda Pedro a encontrar Karina, que acaba deixando cair seu celu-lar na academia. Duca conforta Gael, que sofre por Karina. Como parte do plano do sequestro, Pedro e Karina são trancados no banheiro da fábrica. Pedro tenta convencer Karina de que sempre amou a menina. Sol chega à casa de Mari e Jeff e tem uma

crise de ciúmes ao ver Bárbara. Duca e Nat acreditam que algo grave aconteceu com Karina e se desesperam. Pedro canta para Karina, que chora sem que o me-nino perceba. Mesmo amarrada, Karina adormece com o carinho de Pedro. Wallace se desculpa com Bárbara e garante à amiga que não deixará Sol ofendê-la. Lobão se enfurece com o su-miço de Karina. Nat conta para Duca que Karina desapareceu,

e o rapaz avisa a Gael. Lobão e Gael decidem se unir para procurar Karina. Gael e Lobão decidem ir até a delegacia. Lin-coln sugere que Roberta abra um quiosque de comida em sua academia, e a empresária exige que Marcelo peça permissão. Jade consegue abrir a porta do banheiro e vê Karina e Pedro jun-tos. Karina consegue se soltar e deixa o banheiro, ignorando os pedidos de Pedro.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

04_25.indd 1-2 4/3/2015 17:17:01

Page 26: Elenco - 8 de março de 2015

4|IN

DICA

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

EditorGuto [email protected]

SubeditoraVera [email protected]

RepórterMellanieHasimoto

DiagramaçãoAdyel Vieira

Tratamentode imagemAdriano Lima

RevisãoDernando Monteiro

CapaHudson Barros

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara,

623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

EditorGuto Oliveiragutocom.br

EditorialHoje é dia

de celebrar as mulheres. Com cada vez mais espaço no mer-cado, a mulher tem muitas outras preocu-pações e tare-fas além das já conhecidas res-ponsabilidades de mãe, profi ssional, esposa e dona de casa. Mas, ao mesmo tempo em que ganhou o mundo, a mulher precisa encarar desafi os incompatíveis em pleno século 21.

Segundo dados do Instituto Brasi-leiro de Geografi a e Estatística (IBGE), apenas 13% das mais de 8 milhões de empresas existentes no país têm profi ssionais do sexo feminino ocu-pando funções na direção.

Historicamente é possível obser-var a tentativa de equidade salarial e ocupacional entre os gêneros. Entretanto, mesmo com dispositi-vos legais atuando de forma a criar meios de garantir a inserção femi-nina no mercado, com rendimento equivalente ao do homem, não é o que vemos na realidade.

Hoje a revista ELENCO destaca algumas dessas mulheres que repre-sentam dentro de cada segmento o papel delas na sociedade.

Boa leitura e bom domingo!

Colaboradores: Selma Reis e Marcelo Guilherme

editorial# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015Elenco #destaque da tv(26)

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 8 de março de 2015

Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres a ELENCO dessa semana traz entrevistas com figuras representativas do poder feminino na sociedade manauense.

Guto Oliveira

15|ESPECIAL

16| LUXOAinda que sejam joias de família, quanto mais modernas mere-cem atenção e cuidados especiais no momento da conservação. Confi ra os principais cuidados.

Um local para sair relaxada e de bem com a vida. Essa é uma das propostas do spa Morada Saúde, localizado na Morada do Sol, Aleixo.

20|KIDS

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

A novela “Sete Vidas” pretende mostrar que não adianta querer fugir da própria história porque a vida pode provocar uma verdadeira revolução

A saga por um segredoNesta segunda-feira, dia 9 de

março, a Globo estreia seu novo folhetim na faixa da seis da

tarde, substituindo “Boogie Oogie”. A trama é interessante e será vivida por um grande elenco por isso tem chances de fazer sucesso junto ao telespectador.

“Sete Vidas” está sendo escrita por Lícia Manzo e contará a saga de um grupo de jovens que busca as suas origens e, assim, entrelaçam suas ale-grias e tristezas. Eles foram gerados através de inseminação artifi cial e têm em comum o doador número 251.

Do outro lado do enredo, está Miguel (Domingos Montagner), um homem marcado por uma tragédia, que guarda um segredo em seu passado. Solitário e esquivo, ele faz questão de manter-se livre de laços ou amarras até que conhece Lígia (Debora Bloch), por quem inesperadamente se apaixona.

Incapaz de se entregar a este amor, Miguel planeja uma expedição arriscada e sem prazo de volta à Antártica, onde pretende refugiar-se da intensidade de seus sentimentos. Nos mares gelados, Miguel sofre um acidente e é dado como morto, enquanto Lígia - acreditando ter perdido para sempre o amor de sua vida – percebe que está grávida.

Ao mesmo tempo, Júlia (Isabelle Drummond), jovem gerada via inse-minação artifi cial, de posse do número de registro de seu doador anônimo, descobre, através de um site especiali-zado, que possui um meio-irmão, Pedro (Jayme Matarazzo). Os dois marcam um encontro que acaba se frustrando. Na volta para casa, inadvertidamente, esbarram-se ao acaso, sem saber quem

são. Da breve confusão, resulta uma atração recíproca, que fará com que iniciem então um convívio marcado pelo peso deste amor impossível.

Decididos a sublimar essa paixão, passam a conviver unidos pelo objetivo de romper o anonimato que envolve a origem de ambos. Para tanto, dei-xam uma carta na clínica onde foram concebidos. A carta é encaminhada para o doador de numero 251, pai biológico de Pedro e Júlia, e aberta por sua mulher, Lígia, a esta altura supos-tamente viúva. Grávida de um meio-irmão dos dois, Lígia decide conhecer Pedro e Júlia pessoalmente.

Num jantar na casa de Pedro, Lígia fala sobre Miguel e seu trabalho. O rapaz logo aponta uma afi nidade com o pai biológico: o interesse pela ques-tão ambiental, especialmente biologia marinha, que cursa na faculdade. Na mesma noite, Lígia conhece Vicen-te (Angelo Antonio), pai de criação de Pedro, que se interessa por ela. Certa de que perdeu o amor de sua vida, mas encontrou um companheiro e pai maravilhoso para seu fi lho, Lígia aceita se casar com Vicente.

No dia seguinte ao casamento, Lauro (Leonardo Medeiros) depara-se, em choque, com a volta de seu velho amigo; Miguel está vivo, embora abatido e, em parte, desmemoriado. Resgatado quase sem vida por um pesqueiro clan-destino, ainda na Antártica, Miguel foi abandonado em um pequeno vilarejo. Durante um ano, incapaz de lembrar-se do próprio nome ou origem, foi acolhido por uma colônia de pescadores.

Diante de Lauro, Miguel pede notícias de Lígia e ouve do amigo que ela está casada, e mais, seu marido é pai de criação de um dos dois fi lhos biológicos de Miguel, nascidos a partir de uma doação que ele fi zera no passado.

Angustiado por essa revelação, Mi-guel vai à casa de seu pai, Augusto, em busca de respostas. Lá, é assaltado pelo trauma que o perseguiu a vida toda: a culpa pela morte de sua mãe.

Domingos Montagner volta à cena em “Sete Vidas” na pele de Miguel

Na novela “Sete Vidas”, Débora Bloch é Lígia, uma mulher bem-sucedida

A nova novela global traz cenários deslumbrantes como a bela Patagônia

A novela aborda a busca de jovens em busca de sua origem em outras terras

FOTO

S: J

OÃO

MIG

UEL

JR/

RG

Introduzir outras fontes nutricionais para completar a dieta e suprir as necessidades do bebê parece tarefa fácil, mas as mamães de primeira viagem sempre têm dúvidas sobre o assunto. Confi ra as dicas.

03_26.indd 1-2 4/3/2015 17:22:03

Page 27: Elenco - 8 de março de 2015

02_27.indd 1-2 4/3/2015 16:57:36

Page 28: Elenco - 8 de março de 2015

MANAUS, DOMINGO, 8 DE MARÇO DE 2015

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

Elenco Objeto de desejo de toda mulher: joias

Página 16

Jéssica Tayah é o exemplo perfeito de determinação, garra e luta. Resume a homenagem a todas as mulheres nesse dia 8 de março. Página 9

femininoPoder

01_28.indd 1-2 4/3/2015 16:56:57