ELO - igrejabaptistacacem.org · nário, Spurgeon fundou um seminário ... Possuo alguns desses...

4
ELO Série 5 Nº 920 13 março 2016 Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2) Histórias ainda por contar Charles Spurgeon pastoreou o Taber- náculo Baptista de Londres na segun- da metade do século XIX. Pregava vári- as vezes aos domingos para um audi- tório de milhares de pessoas sem que tivesse microfone. Os seus sermões não demoravam apenas meia hora como na nossa igreja. No primeiro culto dominical Spurgeon costumava pedir aos membros da igreja que não viessem ao próximo culto, a fim de ce- derem espaço aos visitantes que de outra forma não teriam lugar. Spurgeon não recebia salário da sua igreja. Ele sustentava a sua família com o produto da venda dos seus ser- mões que eram rapidamente impres- sos e disponibilizados para venda. Ha- via uma avidez da Palavra de Deus. Há ainda hoje gente a ler os sermões de Spurgeon sentindo-se abençoada com a Palavra que ele pregava com vigor, fidelidade às Escrituras e inteligência plena. Sem nunca ter frequentado um semi- nário, Spurgeon fundou um seminário na sua própria igreja e selecionava cri- teriosamente os alunos de entre os inúmeros candidatos que se apresen- tavam. Ele mesmo escreveu alguns dos livros que eram usados nas aulas. Possuo alguns desses livros e sinto-me abençoado com a sua leitura. Tudo o que escreveu em Lições Aos Meus Alu- nos é verdade e muito prático ainda hoje. A cidade de Londres era muito dife- rente naquela época. Os Spurgeon ti- nham galinhas e produziam ovos. Cu- riosamente todos os ovos das galinhas de Spurgeon eram vendidos. A própria família sabia que não poderia esperar ovos grátis dos Spurgeon e esse facto levava alguns a considerar os Spurge- on como egoístas e avarentos. Estes, por sua vez, não se preocupavam em defender-se dessa acusação. Somente anos mais tarde, já depois do falecimento da senhora Spurgeon se percebeu o que de facto se passara. Durante todos aqueles anos os Spur- geon jamais usaram em proveito pró- prio o produto da venda dos ovos. Todo o dinheiro era destinado a duas pobres viúvas a quem os Spurgeon apoiavam. Esta história toca-me porque inúme- ras vezes percebo como sou sensível às críticas e como deveria assemelhar- me mais ao padrão que Jesus ensinou e demonstrou. Mais do que palavras, precisamos de atos de generosidade e serviço abnegado. Os Spurgeon aben- çoaram imensa gente e apesar de te-

Transcript of ELO - igrejabaptistacacem.org · nário, Spurgeon fundou um seminário ... Possuo alguns desses...

ELO Série 5Nº 92013 março 2016

Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2)

Histórias ainda por contar…Cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. (Efésios 5.19-20) Charles Spurgeon pastoreou o Taber-

náculo Baptista de Londres na segun-da metade do século XIX. Pregava vári-as vezes aos domingos para um audi-tório de milhares de pessoas sem que tivesse microfone. Os seus sermões não demoravam apenas meia hora como na nossa igreja. No primeiro culto dominical Spurgeon costumava pedir aos membros da igreja que não viessem ao próximo culto, a fim de ce-derem espaço aos visitantes que de outra forma não teriam lugar.

Spurgeon não recebia salário da sua igreja. Ele sustentava a sua família com o produto da venda dos seus ser-mões que eram rapidamente impres-sos e disponibilizados para venda. Ha-via uma avidez da Palavra de Deus. Há ainda hoje gente a ler os sermões de Spurgeon sentindo-se abençoada com a Palavra que ele pregava com vigor, fidelidade às Escrituras e inteligência plena.

Sem nunca ter frequentado um semi-nário, Spurgeon fundou um seminário na sua própria igreja e selecionava cri-teriosamente os alunos de entre os inúmeros candidatos que se apresen-tavam. Ele mesmo escreveu alguns dos livros que eram usados nas aulas. Possuo alguns desses livros e sinto-me

abençoado com a sua leitura. Tudo o que escreveu em Lições Aos Meus Alu-nos é verdade e muito prático ainda hoje.

A cidade de Londres era muito dife-rente naquela época. Os Spurgeon ti-nham galinhas e produziam ovos. Cu-riosamente todos os ovos das galinhas de Spurgeon eram vendidos. A própria família sabia que não poderia esperar ovos grátis dos Spurgeon e esse facto levava alguns a considerar os Spurge-on como egoístas e avarentos. Estes, por sua vez, não se preocupavam em defender-se dessa acusação.

Somente anos mais tarde, já depois do falecimento da senhora Spurgeon se percebeu o que de facto se passara. Durante todos aqueles anos os Spur-geon jamais usaram em proveito pró-prio o produto da venda dos ovos. Todo o dinheiro era destinado a duas pobres viúvas a quem os Spurgeon apoiavam.

Esta história toca-me porque inúme-ras vezes percebo como sou sensível às críticas e como deveria assemelhar-me mais ao padrão que Jesus ensinou e demonstrou. Mais do que palavras, precisamos de atos de generosidade e serviço abnegado. Os Spurgeon aben-çoaram imensa gente e apesar de te-

2 ELO 920

• 10h00 - Escola Bíblica Dominical

Classe Maternal: no primeiro piso.

Classe de Pré-Primários: I Reis 16.20-35 e cap. 21; II Crón. 17 e 20 – Rei mau e rei bom.

Classe de Primários: Génesis 35:1-7 – Cultuando a Deus.

Classe de Juniores: I Samuel cap. 17 – David, o pequeno gigante.

Classe de Jovens e classe de Adultos: Lição nº 01 – Atos 1 – Incumbidos

• 11h00 - Culto de louvor e pregação do evangelho

Mensagem: II Coríntios 8.1-15 – Olhando para Cristo.

• 16h30 – Ensaio do Coro

• 18h30 – Culto de adoração

Mensagem: Colossenses 2.1-15 – O mistério de Deus – Cristo

• 19h15 – Assembleia Geral da Igreja

Introdutores: Pedro Jerónimo e Lúcia Jerónimo;Diaconisa: Isabel Gonçalves;Música: Samuel Oliveira (órgão), Jónatas Ferreira (violino, piano), Rute Figueiredo (piano);Audiovisual: Miguel Leal, Noemi Ferreira, João Pedro T. Santos, Pedro Jerónimo Jr.;Ornamentação: Severina Rocha.

escala de serviço

Agenda para hojerem desaparecido há mais de cem anos, nós continuamos a ser abençoa-dos por aquilo que fizeram. Aquilo que reservamos para nós mesmos acaba por ficar connosco, mas aquilo que investimos na obra de Deus e nas vidas de outros recebe a bênção de Deus e é multiplicado. Naturalmente os Spurgeon não foram insensíveis às críticas, mas não se incomodaram de-masiado com isso porque sabiam que estavam a servir a Deus. Eles não pro-curavam nem a aprovação nem o lou-vor dos homens mas a aprovação de Deus e a glória de Deus.

No momento em que escrevo estou preocupado com o sustento da nossa igreja, com as carências da obra mis-sionária em Portugal e no mundo lu-sófono; estou muitíssimo preocupado com uma família que muito amo e cu-jos filhos nos tratam por “tios”. Uma das nossas “sobrinhas” mais novas so-freu um grave acidente doméstico há dias, com queimaduras do segundo e terceiro graus e está em grande sofri-mento no hospital. Sentimos que orar não é suficiente. Precisamos fazer algo mais.

Muita coisa mudou desde os tempos de Spurgeon. Dificilmente algum de nós viaja de caleche para a igreja. Tal-vez nenhum de nós crie galinhas poe-deiras… Mas podemos ter a mesma fé, amar e servir a Deus da mesma ma-neira. É possível que algumas históri-as fiquem por contar. Mas nada se perde daquilo que fazemos para Deus. Inútil é quando não servimos.

Pastor J. Pinto Ferreira

3ELO 920

Assembleia GeralDe acordo com a convocatória publi-cada no elo anterior, haverá hoje as-sembleia geral da nossa Igreja às 19h15. A agenda incluirá:

1. Ata anterior;2. Informações;3. Movimento de membros;4. Contas da Igreja de 2015 (aprova-

ção);5. Delegados à 86.ª A. Geral da CBP;6. Assuntos eventuais.

Próximas atividades• Sábado 19: U. J. – Game Day• Domingo 20: Dia de Educação Teoló-

gica• Quarta 23: Culto de Páscoa do Cen-

tro de Dia• Sexta 25: Conferência Os 6 Milagres

do Calvário• Domingo 27 (Páscoa): Culto da Res-

surreição (07h30); pequeno almoço fraternal (08h30); celebração da ceia do Senhor no culto às 11h00.

Próximo domingoNo próximo domingo celebraremos o Dia de Educação teológica com a coo-peração do Pastor Alan Pallister, pro-fessor no STB. O Pastor Pallister trará alguns dos seus últimos livros publi-cados para cedência aos interessados. A oferta do próximo domingo será para apoio ao ministério do Seminário.No próximo domingo de manhã o nosso Pastor estará a cooperar com a Igreja Baptista da Amadora pregando no culto do 51º aniversário daquela Igreja.

Nova Assembleia GeralPor razões que explicaremos oportu-namente, precisaremos reunir a as-sembleia geral da Igreja no próximo domingo após o culto da tarde às 19h30. O motivo é a aprovação das contas do CSB relativas a 2015.

ComunidadeA irmã Maria Luizete Agostinho per-deu a sua mãe no dia 05 deste mês. O sepultamento aconteceu na quarta-feira (09). O Pastor e a esposa estive-ram presentes em representação da Igreja. Oremos pela irmã Luizete e pelo seu marido que continua hospi-talizado.

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;(1 Pedro 2:9)

“Chamados Para Servir”

Crianças durante o momento infantil no culto da manhã do domingo passado.

Propriedade: Igreja Evangélica Baptista do CacémEquipa Redatorial: Pastor José Pinto Ferreira, Jónatas Ferreira, Samuel OliveiraE-mail: [email protected]: SemanalTiragem: 120 exemplaresÍcones de Freepik e Simpleicon em flaticon.com

Endereço Postal:Rua D. Maria II, 33Apartado 202735-296 Cacém

website: www.igrejabaptistacacem.orgE-mail: [email protected]

Telefones:Igreja Baptista: 219 141 936

965 477 594Centro Social Baptista:Geral: 219 129 120Fax: 219 129 129

Atividades Regulares:

Domingo:10.00 - Escola Bíblica Dominical11.00 - Culto de louvor e pregação18.30 - Culto de adoração e edificação

Quarta-feira:14.30 - Momento espiritual no centro de dia16.00 - História bíblica no infantário19.00 - Culto de oração e estudo bíblico

Quinta-feira:16.00 - História bíblica no infantário

Sábado:10:00 - Reunião Infantes do Rei (quinzenal) 16:30 - Reunião União Feminina (mensal) 18.00 - Reunião União de Jovens (semanal)

Pastor: José Pinto FerreiraTelef.: 219 260 420, 933 400 367E-mail: [email protected]

ficha técnica

13/março – Lucas Bejenaru

Ação de Graças:Pelo aniversariantePela nossa E.B.D. Saúde:António L. SantosAida PiresAugusta MeloBeatriz CarvalhoConceição CapãoGeorgete SilvaIsabel GonçalvesLaura M. RibeiroMª Alice ConceiçãoMª Helena Santos FerreiraMª Luísa PereiraMª Luísa Pereiro (em casa da filha)Mª Júlia Fernandes (lar de idosos)Paulina CamposTelmo Cunha

Outros:Conferência dia 25 de março86ª Ass. Geral da C.B.P.

Parabéns

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.

Salmo 90:12

Motivos de oração