ELO - igrejabaptistacacem.org · tónio Alves Avelino dirigiu os cultos e pregou na Igreja de Matos...

4
ELO Série 5 Nº 921 20 março 2016 Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2) A obra não pode parar aqui Durante mais de uma década (anos 60-70 do século passado) o irmão An- tónio Alves Avelino dirigiu os cultos e pregou na Igreja de Matos e na Mis- são do Outeiro. Ele viajava de Leiria com a sua bicicleta no autocarro. De- pois do culto no Outeiro ia de bicicle- ta até Matos e no fim do culto ali ia de bicicleta até à estação de comboio (Marinha das Ondas), onde apanhava o comboio até Leiria. Depois, já noite, pedalava até sua casa onde chegava tarde, exausto e faminto. Tinha dado a lição da EBD em Leiria, viajado 80 quilómetros, dirigido dois cultos e pregado duas vezes. Algumas vezes chegou molhado a Matos e pregou sem se queixar. O irmão Avelino repetia algumas his- tórias. E eu, que estou agora com a idade que ele tinha na altura, vou também repetir esta que era dele. Uma família crente foi viver para uma aldeia. Naquele tempo toda a gente tinha os seus animais domésticos e de trabalho. Como crentes, procuravam apresentar o evangelho a todos, pro- curando levar alguns a Jesus. Entre- tanto alguém avisou o chefe desta fa- mília acerca de um vizinho; que tives- se cuidado com ele, que era muito mau. “Não se preocupe; eu hei de matá-lo”, foi a resposta. A notícia chegou aos ouvidos do mau vizinho e este rodeou-se de cuidados. Um dia, vindo do campo com carga, o carro ficou preso num atoleiro e os bois não foram capazes de o safar. Ainda estava ali sem saber como sair daquela embrulhada quando apareceu o vizinho crente com a sua junta de bois. Num instante este atou uma corda entre a canga dos seus bois e a canga do carro e rapidamente a situa- ção foi resolvida. O vizinho descrente, ainda perplexo com a generosidade do outro, e sem saber o que pensar da- quela contradição, perguntou: – Mas… você não disse que me havia de matar? – Caro vizinho, já o matei! A Palavra de Deus ensina: “se o teu in- imigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber”… “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12.20 e 21). O evangelho leva-nos a amarmos o outro e a investirmos na salvação e edificação do outro. Naquela história, a cooperação tirou o vizinho da lama física. Foi também graças ao espírito de cooperação que o irmão Avelino serviu generosamente a Igreja de

Transcript of ELO - igrejabaptistacacem.org · tónio Alves Avelino dirigiu os cultos e pregou na Igreja de Matos...

ELO Série 5Nº 92120 março 2016

Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2)

A obra não pode parar aqui…Cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. (Efésios 5.19-20) Durante mais de uma década (anos

60-70 do século passado) o irmão An-tónio Alves Avelino dirigiu os cultos e pregou na Igreja de Matos e na Mis-são do Outeiro. Ele viajava de Leiria com a sua bicicleta no autocarro. De-pois do culto no Outeiro ia de bicicle-ta até Matos e no fim do culto ali ia de bicicleta até à estação de comboio (Marinha das Ondas), onde apanhava o comboio até Leiria. Depois, já noite, pedalava até sua casa onde chegava tarde, exausto e faminto. Tinha dado a lição da EBD em Leiria, viajado 80 quilómetros, dirigido dois cultos e pregado duas vezes. Algumas vezes chegou molhado a Matos e pregou sem se queixar.

O irmão Avelino repetia algumas his-tórias. E eu, que estou agora com a idade que ele tinha na altura, vou também repetir esta que era dele. Uma família crente foi viver para uma aldeia. Naquele tempo toda a gente tinha os seus animais domésticos e de trabalho. Como crentes, procuravam apresentar o evangelho a todos, pro- curando levar alguns a Jesus. Entre-tanto alguém avisou o chefe desta fa-mília acerca de um vizinho; que tives-se cuidado com ele, que era muito mau. “Não se preocupe; eu hei de

matá-lo”, foi a resposta.

A notícia chegou aos ouvidos do mau vizinho e este rodeou-se de cuidados. Um dia, vindo do campo com carga, o carro ficou preso num atoleiro e os bois não foram capazes de o safar. Ainda estava ali sem saber como sair daquela embrulhada quando apareceu o vizinho crente com a sua junta de bois. Num instante este atou uma corda entre a canga dos seus bois e a canga do carro e rapidamente a situa-ção foi resolvida. O vizinho descrente, ainda perplexo com a generosidade do outro, e sem saber o que pensar da-quela contradição, perguntou:

– Mas… você não disse que me havia de matar?

– Caro vizinho, já o matei!

A Palavra de Deus ensina: “se o teu in-imigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber”… “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12.20 e 21). O evangelho leva-nos a amarmos o outro e a investirmos na salvação e edificação do outro. Naquela história, a cooperação tirou o vizinho da lama física. Foi também graças ao espírito de cooperação que o irmão Avelino serviu generosamente a Igreja de

2 ELO 921

• 10h00 - Escola Bíblica Dominical

Classe Maternal: no primeiro piso.

Classe de Pré-Primários: I Reis 17; 18.20-40; II Reis 2.1-14 – Fogo do Céu.

Classe de Primários e Classe de Ju-niores: Estas classes hoje vão estar a trabalhar na preparação da sua participação no programa da Páscoa.

Classe de Jovens e classe de Adultos: Lição nº 2 – Atos 2.1-15 – Capacita-dos/Imbuídos de poder.

• 11h00 - Culto de louvor e pregação do evangelho.

Celebração do Dia de Educação Teo-lógica. Pregará o Pastor Alan Pallis-ter, professor no S.T.B. A nossa ofer-ta de hoje será especial e reverterá a favor do Seminário Teológico Baptista.

• 16h30 – Ensaio do Coro

• 18h30 – Culto de adoração

Mensagem: Colossenses 2.16-23 – Misticismo versus Evangelho.

Mudança da horaNa madrugada do próximo domingo entraremos na hora de verão. Não se esqueça que deverá adiantar o seu relógio antes de se deitar no sábado.

Introdutores: Pedro Jerónimo e Lúcia Jerónimo;Diaconisa: Isabel Gonçalves;Música: Samuel Oliveira (órgão), Jónatas Ferreira (violino, piano), Rute Figueiredo (piano);Audiovisual: Miguel Leal, Noemi Ferreira, João Pedro T. Santos, Pedro Jerónimo Jr.;Ornamentação: Severina Rocha.

escala de serviço

Agenda para hojeMatos levando até nós o evangelho, sempre com grande generosidade e um enorme sorriso.

O seminário onde estudei foi criado num esforço internacional de coope-ração entre igrejas baptistas que in-vestem na formação teológica de ex-celência. Há 40 anos atrás as ofertas levantadas pelas igrejas no Dia de Educação teológica revertiam a favor dos seminaristas e foi graças a essas ofertas que pude comprar boa parte dos livros de que necessitei para fazer o meu curso de teologia. Conservo com gratidão um livro que me foi ofe-recido pela União Feminina da nossa Igreja no dia de educação teológica celebrado dia 3 de março de 1974 e no qual preguei. Nessa altura era eu membro da Igreja Baptista da Graça.

Este trimestre estamos a estudar Atos dos Apóstolos na EBD. É claro que a expansão do evangelho e a plantação de tantas igrejas em tão pouco tempo só foi possível graças à cooperação. Deus cooperando com os apóstolos e os apóstolos cooperando com Deus sob a direção do Espírito Santo. E o resultado foi maravilhoso; é maravi-lhoso. Nós somos o resultado dessa cooperação e a obra não pode parar aqui.

Pastor J. Pinto Ferreira

3ELO 921

Nosso púlpito esta manhãAgradecemos a cooperação do Pastor Alan Pallister, professor no STB que pregará. O Pastor Pallister traz alguns dos seus últimos livros publicados pa-ra cedência aos interessados. O nosso Pastor está esta manhã a co-operar com a Igreja Baptista da Ama-dora pregando no culto do 51º aniver-sário daquela Igreja.

Aconteceu ontemOntem decorreram na nossa Igreja duas atividades regionais de jovens baptistas, nomeadamente o Game Day.

Participaram 27 jovens de diversas igrejas. O evento teve uma compo-nente lúdica e outra de formação.

Próxima quarta-feiraNa próxima quarta-feira às 15h00 de-correrá no nosso templo a celebração da Páscoa do Centro Social Baptista. Este evento contará com a participa-ção do grupo coral do Centro de Dia. Venha e traga visitantes.

Próxima sexta-feiraNa próxima sexta (feriado) decorrerá na nossa Igreja uma conferência so-bre o tema: Os 6 Milagres do Calvário.

A conferência terá início às 16h00 e será uma oportunidade excelente para trazermos convidados. Há convites disponíveis. Será orador o Pastor Manuel Alexandre Júnior.

Folheto alusivo à PáscoaTemos cerca de mil folhetos evangelís-ticos sobre o tema da ressurreição. Os folhetos estão personalizados com no-me da nossa Igreja e horários dos cul-tos. Aproveite e leve para os seus ami-gos e vizinhos. Ganhe-os para Jesus.

Domingo de PáscoaO próximo domingo começaremos muito cedo. Por favor tome nota: 07h30 - Culto da Ressurreição na margem esquerda do rio, ao fundo da nossa rua. Caso chova, o culto decorrerá no templo.09h00 – Pequeno almoço fraternal; 10h00 – E. Bíblica Dominical;11h00 – Culto de celebração da ressur-reição de Jesus. Participações várias (I. Rei; G. Coral). Celebração da Ceia do Senhor.Domingo de Páscoa não haverá culto às 18h30

Assembleia GeralA assembleia prevista para esta tarde foi adiada. A nova data será anuncia-da oportunamente.

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;(1 Pedro 2:9)

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;(1 Pedro 2:9)

“Chamados Para Servir”

Propriedade: Igreja Evangélica Baptista do CacémEquipa Redatorial: Pastor José Pinto Ferreira, Jónatas Ferreira, Samuel OliveiraE-mail: [email protected]: SemanalTiragem: 120 exemplaresÍcones de Freepik e Simpleicon em flaticon.com

Endereço Postal:Rua D. Maria II, 33Apartado 202735-296 Cacém

website: www.igrejabaptistacacem.orgE-mail: [email protected]

Telefones:Igreja Baptista: 219 141 936

965 477 594Centro Social Baptista:Geral: 219 129 120Fax: 219 129 129

Atividades Regulares:

Domingo:10.00 - Escola Bíblica Dominical11.00 - Culto de louvor e pregação18.30 - Culto de adoração e edificação

Quarta-feira:14.30 - Momento espiritual no centro de dia16.00 - História bíblica no infantário19.00 - Culto de oração e estudo bíblico

Quinta-feira:16.00 - História bíblica no infantário

Sábado:10:00 - Reunião Infantes do Rei (quinzenal) 16:30 - Reunião União Feminina (mensal) 18.00 - Reunião União de Jovens (semanal)

Pastor: José Pinto FerreiraTelef.: 219 260 420, 933 400 367E-mail: [email protected]

ficha técnica

20/março – Guilhermina Valente21/março – Laurentina Amaro23/março – António Liberato Santos25/março – Gabriel N. Cá Bailo

Ação de Graças:Pelo aniversarianteMorte e ressurreição de Jesus

Saúde:António L. SantosAida PiresAugusta MeloBeatriz CarvalhoConceição CapãoGeorgete SilvaIsabel GonçalvesLaura M. RibeiroLaurentina AmaroMª Alice ConceiçãoMª Helena Santos FerreiraMª Luísa PereiraMª Luísa Pereiro (em casa da filha)Mª Júlia Fernandes (lar de idosos)Paulina CamposTelmo CunhaRebeca Mota Pego (hospital)

Outros:Conferência dia 25 de marçoConferência Fiel (28 a 31 de março)86ª Ass. Geral da C.B.P.Seminário T. Baptista

Parabéns

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.

Salmo 90:12

Motivos de oração