Em debate, a formação da identidade carioca

2
Notícia anterior Próxima notícia Em debate, a formação da identidade carioca Casa do Saber O GLOBO dá início a série de encontros que celebra os 450 anos do Rio e discute seus passos “Quando falamos em carioquice, sinto que estamos sempre nos referindo à Zona Sul. Existe uma imagem de cidade que não é plural nem justa” Rafael Dragaud Roteirista e diretor “O espírito do banho de mar, do andar a pé, existe em toda a cidade Não por acaso, somos o povo que melhor consegue levar a vida brincando” Rosa Maria Araújo Historiadora “A única cidade nacional do Brasil chamase, e se chamará sempre, Rio de Janeiro” Ruy Castro Escritor O que é ser carioca? Pensar em perguntas assim não é um hábito muito comum em nossas praias, da mesma forma que um londrino não deve se questionar sobre sua naturalidade diante do Palácio de Westminster. Mas uma indagação como essa pode motivar reflexões sobre nossa relação com a cidade e com a gente que aqui nasceu. O momento é oportuno: o aniversário de 450 anos do Rio. Com essa motivação e o tema ‘‘Identidade carioca: Cidade Maravilhosa’’, começou ontem o primeiro de quatro encontros especiais na Casa do Saber O GLOBO, na Lagoa. Os próximos debates, todos gratuitos, serão em abril, maio e junho, e a ideia é trazer convidados que discutam temas relacionados à cultura do Rio. Encontro. O roteirista Rafael Dragaud, a historiadora Rosa Maria Araújo, o escritor Ruy Castro e o jornalista Rolland Gianotti, mediador do debate: a cultura do Rio na pauta da Casa do Saber O GLOBO No primeiro batepapo, que teve plateia lotada e mediação do editor de Rio do GLOBO, Rolland Gianotti, o escritor e jornalista Ruy Castro, a historiadora Rosa Maria Araújo e o roteirista e diretor Rafael Dragaud promoveram uma discussão na qual foram apresentadas muitas ideias — nem sempre concordantes. — Quando falamos em carioquice, sinto que estamos sempre nos referindo à Zona Sul da cidade, ao Classificação do artigo 17 mar 2015 O Globo CAIO BARRETTO BRISO caio. barretto@ oglobo.com. br HUDSON PONTES

description

Em debate, a formação daidentidade carioca

Transcript of Em debate, a formação da identidade carioca

  • Notciaanterior Prximanotcia

    Emdebate,aformaodaidentidadecariocaCasadoSaberOGLOBOdincioasriedeencontrosquecelebraos450anosdoRioediscuteseuspassos

    Quandofalamosemcarioquice,sintoqueestamossemprenosreferindoZonaSul.ExisteumaimagemdecidadequenopluralnemjustaRafaelDragaudRoteiristaediretorOespritodobanhodemar,doandarap,existeemtodaacidadeNoporacaso,somosopovoquemelhorconseguelevaravidabrincandoRosaMariaArajoHistoriadoraAnicacidadenacionaldoBrasilchamase,esechamarsempre,RiodeJaneiroRuyCastroEscritor

    Oquesercarioca?Pensaremperguntasassimnoumhbitomuitocomumemnossaspraias,damesmaformaqueumlondrinonodevesequestionarsobresuanaturalidadediantedoPalciodeWestminster.Masumaindagaocomoessapodemotivarreflexessobrenossarelaocomacidadeecomagentequeaquinasceu.Omomentooportuno:oaniversriode450anosdoRio.ComessamotivaoeotemaIdentidadecarioca:CidadeMaravilhosa,comeouontemoprimeirodequatroencontrosespeciaisnaCasadoSaberOGLOBO,naLagoa.Osprximosdebates,todosgratuitos,seroemabril,maioejunho,eaideiatrazerconvidadosquediscutamtemasrelacionadosculturadoRio.

    Encontro.OroteiristaRafaelDragaud,ahistoriadoraRosaMariaArajo,oescritorRuyCastroeojornalistaRollandGianotti,mediadordodebate:aculturadoRionapautadaCasadoSaberOGLOBO

    Noprimeirobatepapo,queteveplateialotadaemediaodoeditordeRiodoGLOBO,RollandGianotti,oescritorejornalistaRuyCastro,ahistoriadoraRosaMariaArajoeoroteiristaediretorRafaelDragaudpromoveramumadiscussonaqualforamapresentadasmuitasideiasnemsempreconcordantes.

    Quandofalamosemcarioquice,sintoqueestamossemprenosreferindoZonaSuldacidade,ao

    Classificaodoartigo 17mar2015 OGlobo [email protected]

    HUDSONPONTES

  • ladodecdoTnelRebouas.Temavercomesselifestyte,umaimagemdecidadequenopluralnemjustadisseDragaud.Prefiro,neste

    momento,manterumaatitudedistante,deotimismocontido,emrelaocidade.Elanosocialmentedemocrtica,eissoprecisamudarparaofuturosermelhor.

    ESPRITOALEGREEMQUALQUERBAIRRORosaMariaArajo,presidentedoMuseudaImagemedoSom,abriuumlequedeargumentospara

    defenderqueademocraciacariocamaisampladoqueafirmouseucolegadedebate.Temosinjustiasocial,mas,aqui,asclassesconvivemsemclimadedio.NoBrasil,tudomuito

    difcil,hmuitasrazeshistricasquenoscondenamdealgumaforma,mastemosoprivilgiodevivernumacidadeentreomareamontanha.Eoespritodobanhodemar,doandarap,existeemtodaacidade.Dobondeedotrem,doasfaltoedafavela,esseespritodadana,dadiversoaoarlivre,dainformalidade,issonsvemosemCopacabanaetambmemMadureira.Noporacaso,somosopovoquemelhorconseguelevaravidabrincando.EbrincaseaquicomosebrincaemVazLobo.Temosqueserotimistasdisseahistoriadora.

    RuyCastrofoiporoutrocaminho.OescritorcitouseulivrodecrnicassobreoRio,Carnavalnofogo,noqualcomparacariocascomlondrinos(especialistasemtxi,cigarroecachorro)eparisienses(bonsembaguete,boinaelivrousado).Eoscariocas,sobonsemqu?

    Numaautoavaliaorigorosa,eudiriaquecariocassobonsembotequim,sandliadededo,frescobol,caldinhodefeijoebotarapelidonosoutrosdisseRuy.AnicacidadenacionaldoBrasilchamase,esechamarsempre,RiodeJaneiro.

    Emborasedigadesprovidodenostalgia,oautordeEstrelasolitria,aconsagradabiografiadeGarrincha,consideraqueumadascoisasruinsqueapassagemdotempofezaoRiofoiamudananacadnciadosambacarnavalesco.Paraele,nosefazemmaisboasletrasnemmelodias.

    Perdemosaveiameldica.Eestamosmatandoumpatrimniocarioca,quesoasmarchinhas.Reduzimosorepertrioaseteouoitomsicas,mashcentenasdelas.

    ImpressoedistribudoporNewpaperDirect|www.newspaperdirect.com,EUA/Can:1.877.980.4040,Intern:800.6364.6364|Copyrightprotegidopelasleisvigentes.

    Notciaanterior Prximanotcia