Em defesa da Democracia - SINTEEPE (1).pdf · ruaru e Petrolina. Também, houve assembleia dos...

8
VEJA TAMBÉM Já foram realizadas assembleias da Educação Básica em Recife, Ca- ruaru e Petrolina. Também, houve assembleia dos trabalhadores da Uni- versidade Católica, Universo e Fafica. Acompanhe o que ocorreu em cada uma das assembleias. PÁG 04 e 05 Participe da nossa campanha de filiação PÁG 08 É VOCÊ QUEM FAZ O SINDICATO! DORA Funcionária da Católica FILIADA AO SINTEEPE DESDE 1989 MARCOS Funcionário do Colégio Damas FILIADO AO SINTEEPE DESDE 1992 FILIE-SE! Papel dos Trabalhadores no Combate ao Aedes aegypti PÁG 06 Encontro de Técnicos Administrativos da Contee PÁG 03 Jornal www.sinteepe.org.br | facebook.com/sinteepe.sindicato | Gestão Novos Rumos | Março de 2016 Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco PERNAMBUCO Em defesa da Democracia Panorama da Campanha salarial 2016 Pernambuco responde a ofensiva facista e vai às ruas em defesa da democracia

Transcript of Em defesa da Democracia - SINTEEPE (1).pdf · ruaru e Petrolina. Também, houve assembleia dos...

Page 1: Em defesa da Democracia - SINTEEPE (1).pdf · ruaru e Petrolina. Também, houve assembleia dos trabalhadores da Uni - ... O professor Leandro Karnal falou em uma palestra que sentia-se

VEJA TAMBÉM

Já foram realizadas assembleias da Educação Básica em Recife, Ca-ruaru e Petrolina. Também, houve assembleia dos trabalhadores da Uni-versidade Católica, Universo e Fafica. Acompanhe o que ocorreu em cada uma das assembleias.

PÁG 04 e 05

Participe da nossa campanha de filiação

PÁG 08

É VOCÊ QUEM FAZ O SINDICATO!

DORAFuncionária

da Católica

FILIADA AO

SINTEEPE

DESDE 1989

MARCOSFuncionário

do Colégio

DamasFILIADO AO

SINTEEPE

DESDE 1992

FILIE-SE!

Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco

Filiado à

P E R N A M B U C O

Papel dos Trabalhadores no Combate ao Aedes aegypti

PÁG 06

Encontro de Técnicos Administrativos da Contee

PÁG 03

Jornal

www.sinteepe.org.br | facebook.com/sinteepe.sindicato | Gestão Novos Rumos | Março de 2016

Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco

P E R N A M B U C O

Em defesa da Democracia

Panorama da Campanha salarial 2016

Pernambuco responde a ofensiva facista e vai às ruas em defesa da democracia

Page 2: Em defesa da Democracia - SINTEEPE (1).pdf · ruaru e Petrolina. Também, houve assembleia dos trabalhadores da Uni - ... O professor Leandro Karnal falou em uma palestra que sentia-se

2 www.sinteepe.org.br| Março 2016

SINTEEPESindicato dos Trabalhadoresnos Estabelecimentos deEnsino de Pernambuco

Março de 2016

Assessoria de Imprensa:Tempus Comunicação:(81) 3204-1741Editor e jornalista responsável:Jônatas Campos (DRT/PE 3411)

DIRETORIA

Coordenação Geral Manoel HenriqueCícero Pedro Coordenação de Finanças, Administração e PatrimônioEster MariaDelma NogueiraCoordenação de Assuntos Jurídicos e TrabalhistasWashington VidalAlex RenêCoordenação de Organização e Política SindicalJosé GeraldoErilson PereiraCoordenação de Formação, Cultura e LazerJoeide MoraesJoselmira DeusCoordenação de Saúde do TrabalhadorGeovane NunesClaudivan BezerraCoordenação de Imprensa e ComunicaçãoAmaro SérgioVandecarlos Xavier

ENDEREÇO DO SINTEEPERua do Veras, 69, Boa VistaCEP 50060-190 | Recife/PEFone: (81) 3231.7853Fax: (81) 3221.1688E-mail: [email protected]/sinteepewww.facebook.com/sinteepe.sindicato

Expediente Editorial

O professor Leandro Karnal falou em uma palestra que sentia-se fracassado quando via um jovem pedindo a volta da ditadura. Ele explicou que a “democracia não é o sistema onde todo mundo é éti-co, mas é o sistema onde os não-éticos podem ser punidos. A democracia não é o sistema onde todo mundo é bom, mas onde alguns ruins podem ser pu-nidos”. Hoje estamos em um clima de total insatisfação popular e revolta com a política e com os políticos. Mas não podemos misturar esse sentimento de revolta, que é totalmente justificável, com um golpe conservador contra um governo que foi eleito por 54 milhões de brasileiros.

Na sexta-feira, 18 de março, os movimentos sociais, movimentos sindi-cais, partidos políticos, cidadãos e ci-dadãs, juntaram-se nas ruas, provando que tem muito brasileiro indignado com a corrupção, mas que não vão aceitar golpe contra a Constituição e a jovem democracia brasileira.

Os protestos do dia 13 de março, com pedidos de impeachment, prisão, morte e até intervenção militar, mostra-ram que as ideias que foram tão com-batidas em um passado recente podem ser reacendidas e incitadas por uma mídia que só pensa em seus interesses.

Os jovens e velhos do futuro irão estudar, examinar e discutir as jorna-das que vivemos hoje. O país vive um desses momentos em que há vergonha no presente, mas pode haver glória no horizonte.

As centrais sindicais, os movimen-tos sociais e os partidos de esquerda têm por obrigação continuar lutando, pois insatisfação não é motivo para se realizar uma ruptura com a demo-cracia.

O Congresso Nacional, desde o ano passado, vem discutindo e aprovando

Movimentos sociais provaram que estão unidos em torno da democracia

leis sobre uma série de questões que nos levam a um atraso na vida dos bra-sileiros. Perdas para os trabalhadores, para as mulheres e para as nossas crianças e adolescentes. Essa onda conservadora só tende a crescer caso a democracia seja desrespeitada. Lei que dificulta o aborto de mulheres víti-mas de violência sexual; Lei que define como família apenas as relações entre homens e mulheres; a flexibilização do Estatuto do Desarmamento; flexibiliza-ção da demarcação de terras indígenas e dos direitos trabalhistas. Com essa onda conservadora, vocês acham since-ramente que isso não vai tomar corpo? Quem perde? Somos nós, trabalhadores e trabalhadoras.

Mesmo as pessoas que são contrá-rias ao governo Dilma (e muitas têm mo-tivos para isso) devem perceber o que está em jogo. Discordância pode, mas é preciso respeitar a Constituição.

Os manifestantes do dia 13 de mar-ço levaram milhões de pessoas às ruas. Eles têm todo o direito de se manifes-tar. É saudável e democrático. Mas eles não representam o total de 220 milhões de brasileiros. Será que os pobres, as pessoas que moram nas periferias, no interior do país, estão de acordo com o que dizem esses manifestantes?

Ou será que os trabalhadores estão e estarão juntos das centrais sindicais, dos movimentos populares, dos movi-mentos de bairro, da favela, da maio-ria dos juristas e operadores do direito que estão abismados com os ataques à Constituição?

Queremos mudanças nas políticas públicas para melhor. Queremos menos corrupção para sobrar mais dinheiro para melhorar os serviços públicos, mas não queremos ruptura democrática.

A direção

Page 3: Em defesa da Democracia - SINTEEPE (1).pdf · ruaru e Petrolina. Também, houve assembleia dos trabalhadores da Uni - ... O professor Leandro Karnal falou em uma palestra que sentia-se

3facebook.com/sinteepe.sindicato Março 2016 |

Encontro de Técnicos Administrativos e Auxiliares da Contee

CPI das faculdades privadas

MEC homologa novas diretrizes para educação superior à distância

O Sinteepe participou do VIII Encontro Nacional dos Técnicos Administrativos e Auxiliares da Contee, realizado entre os dias 19 e 21 de fevereiro em Goiânia (GO).

Os trabalhos tiveram a participação de outras 23 entidades filiadas e 84 repre-sentantes. O Sinteepe marcou presença com os diretores Cícero Pedro, Erilson Pereira, Geovane Nunes, Joselmira e Wa-shington Vital.

Clemente Ganz Lucio, do Departamen-

Desde o ano passado, a CPI que in-vestiga as faculdades irregulares em Pernambuco já indiciou 12 pessoas e resultou na prisão de um dos suspeitos de vender cursos de extensão com a pro-messa de diploma de ensino superior.

A relatora da CPI, deputada estadual Teresa Leitão (PT), avalia que em Pernam-buco foram mais de 50 mil estudantes prejudicados. O grande desafio, neste mo-

to Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), fez uma análi-se da conjuntura sobre o atual cenário bra-sileiro que traçou um quadro de grande preocupação. Temas como Previdência, carga tributária, terceirização e reformas trabalhistas trouxeram para o evento a certeza de que movimento sindical terá que alcançar grandes mobilizações para o enfrentamento do avanço de retrocessos que batem as portas do Brasil e do mundo.

A Contee, que recebeu a visita do Conselheiro professor doutor Luiz Dou-rado na reunião da diretoria, acompa-nhou em 9 de março a homologação das Diretrizes para Educação Superior à Distância. A nova resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) consolidou o marco regulatório para esta modalida-de de ensino que cresce cerca de 18% ao ano em número de matrículas.

Com a resolução, o regime de com-partilhamento de polos entre institui-ções credenciadas foi institucionalizado e as instituições de ensino passam a ter que demonstrar ao MEC que realizam planejamento único para ensino presen-cial e EaD, além de possibilitar o creden-ciamento simultâneo das IES para EaD e ensino presencial.

O coordenador da Secretaria de Juventude da Contee, Rodrigo de Pau-

mento, é impedir que esse esquema con-tinue se propagando pelo interior do Es-tado e, também, encontrar junto ao MEC (Ministério da Educação) uma solução para os estudantes que investiram tempo e dinheiro nesses cursos irregulares.

Teresa alerta: para saber se uma facul-dade tem curso regulamentado pelo MEC, basta acessar http://emec.mec.gov.br/. Caso contrário, denuncie.

Foram 23 entidades filiadas participantes

Teresa avalia que 50 mil foram prejudicados

la, que representou a Confederação no evento, salientou que, em conversa com o Professor Dourado, o mesmo ressal-tou a importância do parecer ter sido aprovado sem nenhum veto.

A Contee considera um avanço, em

que pese a necessidade de trabalhar questões que ainda carecem de escla-recimentos e ajustes para que possam atender as demandas dos trabalhadores em educação do setor privado, nesta modalidade.

Luiz Dourado (MEC) esteve na Contee explicando o parecer sobre mudanças na EaD

Page 4: Em defesa da Democracia - SINTEEPE (1).pdf · ruaru e Petrolina. Também, houve assembleia dos trabalhadores da Uni - ... O professor Leandro Karnal falou em uma palestra que sentia-se

4 www.sinteepe.org.br| Março 2016

Campanha Salarial 2016

Panorama da Campanha Salarial 2016O Sinteepe iniciou a campanha salarial 2016 “Educação não é Mercadoria” e vem discutindo com os trabalhadores em educação estratégias e planejamento no avanço dos nossos acordos e convenções coletivas. Já foram realizadas assembleias da Educação Básica em Recife, Caruaru e Petrolina. Também, houve assembleia dos trabalhadores da Universidade Católica, Universo e Fafica. Acompanhe abaixo o que ocorreu em cada uma das assembleias.

Nosso Acordo Coletivo da ASCES já prevê o reajuste para esse ano de 2016. O índice já acordado será o INPC/IBGE dos últimos 12 meses, com acréscimo de 1% para todos os trabalhadores administrativos, de manutenção e de serviços gerais, a partir de 1° de abril deste ano. As demais cláusulas permanecem sem alterações.

ASCES

A comissão de negociação, junto ao jurídico do sindicato, está encaminhando um parecer de quais providencias serão tomadas diante da atual situação financei-ro-administrativa da FUNESO. A comissão é composta por Joeide Moraes, Claudivan Bezerra e Alex Rener.

FUNESO

A pauta foi aprovada no último dia 12 de março e, agora, exige das instituições de ensino reajuste salarial acima da inflação do período dos últimos 12 meses mais 2% de ganho real; Piso Salarial de R$ 1.100,00; a ampliação do direito a alimentação, dentre outros. A comissão de negociação é composta por Alex Rener, Manoel Henrique, Vandecarlos Xavier, Washington Vidal, Erilson Pereira, José Geraldo, Cícero Pedro e Claudivan Bezerra. Participe das Assembleias convocadas pelo Sinteepe.

EDUCAÇÃO BÁSICA

Assembleia em Petrolina Assembleia em Caruaru Assembleia em Recife

Nossa data-base dos trabalha-dores no ensino superior privado no Estado de Pernambuco é 1º de setembro de 2016. Em breve estaremos realizando as assem-bleias para discutir a pauta de reivindicação a ser apresentada ao sindicato patronal. A comissão de negociação será composta por Vandecarlos Xavier, Manoel Henrique, Alex Rener, Claudivan Bezerra e Joeide Moraes.

SIESPE

Page 5: Em defesa da Democracia - SINTEEPE (1).pdf · ruaru e Petrolina. Também, houve assembleia dos trabalhadores da Uni - ... O professor Leandro Karnal falou em uma palestra que sentia-se

5facebook.com/sinteepe.sindicato Março 2016 |

Campanha Salarial 2016

Panorama da Campanha Salarial 2016O Sinteepe iniciou a campanha salarial 2016 “Educação não é Mercadoria” e vem discutindo com os trabalhadores em educação estratégias e planejamento no avanço dos nossos acordos e convenções coletivas. Já foram realizadas assembleias da Educação Básica em Recife, Caruaru e Petrolina. Também, houve assembleia dos trabalhadores da Universidade Católica, Universo e Fafica. Acompanhe abaixo o que ocorreu em cada uma das assembleias.

As negociações na Unicap já es-tão bem avançadas. O Sinteepe e a instituição está em impasse em quatro cláusulas: sobre o reajus-te salarial; estamos reivindicando 13,08%; bolsas no curso de me-dicina; criação da Comissão do Plano de Cargos e Salários e ticket alimentação. A univesidade oferece 9,93% de reajuste, concorda com a criação da comissão do PCS e so-

licita rediscutir, apenas em 2017, a ampliação das bolsas de estudo para o curso de medicina. A Unicap rejeita a proposta do ticket alimen-tação. Diante do quadro, é muito importante a participação dos tra-balhadores nas próximas assem-bleias. A comissão de negociação é composta por Manoel Henrique, Geovane Nunes, Claudivan Bezer-ra, Múcio e Alex Rener.

UNICAP

No último dia 17 de março foi aprovada a pauta de reivin-dicações dos trabalhadores da Universo, que será encaminha-da à direção para darmos iní-cio às negociações. Aprovamos reajuste salarial do INPC/IBGE mais 2%, para quem recebe além do piso. Já para os que recebem o piso reivindicamos

UNIVERSO

Mesa de Negociação

Assembleia da UNIVERSO

Acordo fechado. Em assem-bleia realizada no último dia 15 de março, foi aprovado a renova-ção do Acordo Coletivo de Traba-lho da Fafica, com vigência 2016 a 2018. Os trabalhadores, por unanimidade, aceitaram a pro-posta discutida entre a comissão de negociação e a direção da ins-tituição. Tivemos avanços signifi-cativos como a aumento do Piso Salarial de R$ 886,00 para R$ 1.050,00, o que significa um re-ajuste de 18,51% para o pessoal

de apoio. Para o corpo adminis-trativo, o reajuste foi de 11,08%. Todos com a data base para março de 2016. Também já foi acertado o reajuste de 2017 que será o INPC/IBGE com acrésci-mo de 1% para todos os traba-lhadores. Avançamos na licença paternidade de 5 para 10 dias consecutivos. A comissão de ne-gociação foi composta por José Geraldo, Manoel Henrique, Alex Rener, Cícero Pedro e Claudivan Bezerra.

FAFICA

Assembleia da FAFICA

os seguintes valores: para ser-viços gerais, R$ 1.100; aces-soristas, R$ 1.200; agentes patrimoniais, técnicos adminis-trativos e profissionais de co-zinha, R$ 1.500. A data-base da Univeso é 1º de março de 2016. A comissão é composta por Manoel Henrique, Claudivan Bezerra e Joeide Moraes.

Page 6: Em defesa da Democracia - SINTEEPE (1).pdf · ruaru e Petrolina. Também, houve assembleia dos trabalhadores da Uni - ... O professor Leandro Karnal falou em uma palestra que sentia-se

6 www.sinteepe.org.br| Março 2016

denúncia

Colégio Casa Forte

Faculdade Metropolitana

Não é de hoje que o sindicato re-cebe denúncias de desrespeito dos diretores da escola para com os fun-cionários. Como se não bastasse, agora é moda aplicar advertência sem explicações. O Sinteepe já con-versou várias vezes com a direção e nada foi resolvido. Encaminhamos a diversos órgãos do poder público esta denúncia e esperamos provi-dências.

Os funcionários da faculdade ain-da não receberam o 13° salário de 2015. Agora, a direção deliberada-mente resolveu parcelar o 13º em seis parcelas a pagar a primeira no próximo mês de abril. O Sinteepe vai ao Ministério Público do Trabalho para pedir providências cabíveis con-tra este e outros absurdos que vem acontecendo nessa instituição.

O diretor de Assuntos Jurídicos do Sinteepe, Washington Vidal da Silva, assumiu uma vaga na direção plena da Contee (Confederação Nacional dos Tra-balhadores em Estabelecimento de Ensi-no). Com ele, agora são dois diretores do Sinteepe que agora representam os trabalhadores em educação do setor privado no Brasil. O Sinteepe já tem em sua direção, desde 2012, o diretor do Sinteepe Manoel Henrique.

O Sinteepe tem novo Delegado Sindical na Universidade Católica de Pernambuco. Trata-se do companheiro Alessandro Douglas, que foi eleito para representar os trabalhadores da instituição. Alessandro fará o elo entre os trabalhadores e a entidade de classe que os representam.

Há anos o país é assolado por uma epidemia de Dengue e, hoje, sofre ainda mais com o avanço do Zika vírus. O responsável pela contaminação é um velho conhecido: o mosquito Aedes aegypti. Além da Dengue e Zika, o mosquito é transmissor da febre amarela e da febre Chikungunya.

A luta no combate ao Aedes aegypti é responsabilidade de todos e o papel dos trabalhadores em educação na conscientização de todos os estudantes e da comunidade para a importância da prevenção e eliminação de focos de proliferação do mosquito é fundamental.

Por isso, a Contee lançou a Cam-panha “Educadores Contra o Aedes” e incentiva as entidades filiadas a fa-zerem parte desta rede, divulgando a

ação através da hashtag #Educadores ContraoAedes e compartilhando o ma-terial disponibilizado pela Confederação no Portal e nas redes sociais, que inclui dicas e medidas de prevenção para o combate ao mosquito.

Acesse www.contee.org.br

Papel dos trabalhadores no combate ao Aedes aegypti é essencial

Mais um diretor do Sinteepe na Contee

Novo delegado

sindical da Unicap

Site da Contee dá dicas de prevenção

Whashington vai para diretoria plena

Page 7: Em defesa da Democracia - SINTEEPE (1).pdf · ruaru e Petrolina. Também, houve assembleia dos trabalhadores da Uni - ... O professor Leandro Karnal falou em uma palestra que sentia-se

7facebook.com/sinteepe.sindicato Março 2016 |

Convênios

Petrolina

Maiores informações: www.sinteepe.org.br

Fone: (87) 3862.5852 3864.3536

Fone: (87) 3864.3333 8868.0406

Os trabalhadores brasileiros podem ausentar-se uma vez por ano ao trabalho para doar sangue, que é um gesto humanitário acima de tudo e que faz bem para todos. Lembrando que os trabalhadores da Unicap e os da Educação Básica possuem o direito ao abono da falta por duas vezes ao ano.

O que é preciso para doar sangue?•Ter de 16 a 69 anos•Pesar no mínimo 50 kg•Fazer refeição leve antes da doação•Levar um documento oficial com foto

•Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas

Quem não pode doar?•Quem estiver em tratamento de

saúde•Portador de doença cardíaca ou

pulmonar•Quem teve icterícia ou hepatite após

os 10 anos de idade•Quem teve ou tem Doença de Chagas,

HIV, malária, HTLV e hepatite B ou C•Mulheres grávidas ou amamentando•Portador de epilepsia

Doe Sangue, Doe Vida

Recife e Região Metropolitana

Agência JCMazellaFotos de casamentos, aniversários, eventos sociais e fotos de estúdios. Confira os descontos para sócio do Sinteepe. (81) 3221.4488

Consultórios MédicosEmanuelle Freire, psicoterapeuta (81) 98796.6891

Maria do Carmo Pereirapsicoterapeuta (81) 99766.5534 e 98778.1437

Julliane Salvino, psicóloga (81) 98615.6183 e 98846.7829

Confira os descontos para sócios e familiares nos fones (81) 98697.1313 ou 3221.8084

Confira os preços de ingressos para sócios do Sinteepe. (81) 3366.2013

Com nova temporada começando em 5 de setembro, tem muitas vantagens para nossos sócios. (81) 3207.6363 | 3436.6491

Confira os descontos para sócios e familiares nos fones (81) 3544.1170 e (81) 99451.2385

Dia Internacional da Mulher!DE MARÇO

Filiado à

P E R N A M B U C O

Nossa homenagem às trabalhadoras que lutam e zelam para garantir

educação e formação às pessoas de Pernambuco.

Feliz Dia Internacional da Mulher, Trabalhadora em Educação!

Page 8: Em defesa da Democracia - SINTEEPE (1).pdf · ruaru e Petrolina. Também, houve assembleia dos trabalhadores da Uni - ... O professor Leandro Karnal falou em uma palestra que sentia-se

8 www.sinteepe.org.br| Março 2016

É VOCÊ QUEM FAZ O SINDICATO!

DORAFuncionária

da Católica

FILIADA AO

SINTEEPE

DESDE 1989

MARCOSFuncionário

do Colégio

DamasFILIADO AO

SINTEEPE

DESDE 1992

FILIE-SE!

Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco

Filiado à

P E R N A M B U C O

Fechado acordo de participação nos lucros na FBV/Unifavip

O Sinteepe fechou acordo com a direção da Faculdade Boa Viagem e Unifavip (Devry) na participação nos lucros e resultados da empresa, para todos os trabalhadores, técnicos e administrativos da instituição. Ficou

acordado a bonificação de 1 (um) sa-lário para cada trabalhador no mês de setembro de 2016. Esse é um grande avanço da entidade sindical que repre-senta os trabalhadores na garantia de condições mais favoráveis.

Campanha de Sindicalização

Sindicato Forte é aquele que os trabalhadores valorizam, por isso associe-se ao Sinteepe, você contribuem com apenas 1 (um por cento) de seu salário base e ainda detém de todas as informações e todos os avanços da categoria.