em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS...

20

Transcript of em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS...

Page 1: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)
Page 2: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

em Evidência

Seções

4 Memória CORCESP e SIRCESP prestam homenagem a seu eterno presidente, William Lei6 Em Destaque SIRCESP e Sebrae- SP realizam fórum empresarial8 Formação Programa Intensivo para Formação do Representante Comercial acontece em Campinas10 ArtigoRicardo Bucater fala da capacitação para o aumento da produtividade12 Confederativa Contribuição garante benefícios aos associados14 Atualidade Confira os cursos do CIAP17 Qualidade de Vida O sócio do SIRCESP tem plano de saúde vantajoso18 Fórum de Oportunidades Negócios à vista

06.indd 1 16/6/2008 12:36:01

Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo / Sindicato dos Representantes Comerciais e das Empresas de Representação Comercial no Estado de São Paulowww.corcesp.org.br

Órgão Oficial do CORCESP/SIRCESPFiliado a FECOMERCIO

ExpedientePresidenteArlindo LiberattiSecretárioMateus Salzo SobrinhoTesoureiroSiram Cordovil TeixeiraConselheirosAugusto Simi Marcelo CavalloDirceu Navas BernalNelson Paulo MilaniMarcio Franco de Abreu Samir Gemha Conselho EditorialArlindo LiberattiSiram Cordovil TeixeiraSamir Gemha Colaboração nos textosBenitez TorresProjeto Gráfico, Diagramação e Edição e Reportagens AIPY Imprensa DesignTel: (11) 3487-2092E-mail: [email protected] ResponsávelLuís H R Carrijo (MTb 17.396)Fotolitos e ImpressãoRettec, Artes Gráficas(11) 6163-7000Tiragem40.000 exemplares

Ano II - Edição n° 6 - JUN / JUL 2008

6 84

Page 3: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

RC em Evidência 3

EditorialEditorial

O governo conseguiu por pequeníssima margem superar o primeiro obstáculo para ressuscitar a CPMF. No dia 11 de junho, a Câ-mara dos Deputados aprovou por 259 votos, apenas dois votos além do necessário, a criação de novo tributo impopular: a Contribuição Social para a Saúde (CSS). Agora, está nas mãos dos senadores - que precisam de 40 votos para evitar a versão revisada da CPMF -, a tarefa de evitar novo acharque fiscal, con-siderada por alguns tributaristas de renome como inconstitucional.

Dois são os motivos apon-tados: o caráter cumulativo da contribuição (incide em todas as etapas intermediárias do processo produtivo ou de comercialização de determinado bem) e a forma como foi proposta no Congresso Nacional, como uma lei comple-mentar. A única maneira de tor-nar essa medida legal seria se ela fosse uma emenda constitucional, porque a Constituição impede a criação de impostos ou tributos cumulativos por meio de uma lei complementar.

Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no Supremo Tribunal Federal.

Mas já se espera uma tarefa árdua para a oposição no Senado, porque o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deixou claro aos parlamentares que não

aceita que se aprove o aumento do orçamento da saúde sem indicar uma fonte de recursos que cubra a conta, mesmo que os cofres do go-verno estejam abarrotados.

Nunca o governo arrecadou tanto. As receitas engordaram este ano R$ 16,165 bilhões sem a extinta CPMF. Há dinheiro o bastante para a saúde, que merece recursos que assegurem um atendimento digno à população, sem onerar mais e des-necessariamente os cidadãos.

A saúde é um setor que interessa a todos os segmentos da sociedade, em particular as discus-sões em torno de seu financiamen-to por impactar a economia e atin-gir diretamente o bolso do usuário/

O governo não precisa ressuscitar a CPMF para financiar a saúde

consumidor. A Emenda 29 - uma vez

aprovada no Congresso Nacional, ela injetará R$ 24 bilhões a mais no claudicante SUS -, merece ser apoia-da. Será uma importante fonte de recursos sem que para isso estimule a sanha tributária do governo que comemora mês após mês recordes de arrecadação.

Porém, a aprovação da Emenda 29 não deve e não precisa estar vinculada à criação de mais im-postos para financiar a saúde, como insinua e articula o governo.

Arlindo Liberatti,Presidente do CORCESP / SIRCESP

Page 4: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

4 RC em Evidência

Uma homenagem ao nosso eterno presidente William Lei

O Senhor William Lei fez história como uma das maiores li-deranças dos representantes comer-ciais. Presidiu por 30 anos, de 1971 a 2001, o SIRCESP e o CORCESP. Nesse período, contribuiu para o fortalecimento da profissão e das duas mais importantes entidades da categoria. Agregador, deixou sua marca como homem dinâmico, ar-rojado, equilibrado, sempre partici-pativo das atividades do sindicato. Foi na sua gestão, que o atual pré-dio do SIRCESP e do CORCESP foi construído, modernizando os servi-ços para os associados e inscritos. Senhor William Lei deixa-rá saudades. Sua marca será, com certeza, eternizada pelas gerações seguintes. Um pouco dessa história pode ser contada pelas fotos ao lado, registro de seu legado de trabalho e dedicação à categoria.

Ele deixou sua marca em seus 30 anos como presidente do SIRCESP e do CORCESP

HomenagemHomenagem

Page 5: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

RC em Evidência 5

HomenagemHomenagem

Page 6: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

6 RC em Evidência

Fórum esclarece dúvidas sobre representação comercial

O advogado Oswaldo Queiroz Júnior em palestra do Fórum.

Em DestaqueEm Destaque

Retomando a série de fó-runs empresariais realizados com o objetivo de abrir novos canais e ampliar o mercado para as micro e pequenas empresas, o Sebrae-SP realizou em 25 de março, em par-ceria com o Sindicato dos Repre-sentantes Comerciais e das Empre-sas de Representação Comercial no Estado de São Paulo (SIRCESP) e com o Conselho Regional dos

O evento foi resultado de uma parceria entre o Sebrae-SP e o SIRCESP

Page 7: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

RC em Evidência 7

A fala do presidente do CORCESP e do SIRCESP, Sr. Arlindo Liberatti, foi uma das mais esperadas no evento realizado junto com o Sebrae.

Em DestaqueEm Destaque

Representantes Comerciais do Es-tado de São Paulo (CORCESP), o fórum “Como selecionar, manter e potencializar o seu representante comercial”.

Entre as estratégias disponí-veis para uma empresa implemen-tar ações de vendas está a contrata-ção de representantes comerciais. “O assunto tem despertado várias dúvidas a respeito do contrato desses profissionais e em relação às empresas de representação co-mercial”, explicou o consultor de Acesso a Mercados do Sebrae-SP,

Gilberto Campião.“Acreditamos que este será o

ano da micro e pequena empresa e por essa razão decidimos esclarecer o tema, contando com a parceria do SIRCESP”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Ri-cardo Tortorella. “O representante comercial é um importante par-ceiro e aliado dos negócios, con-tribuindo para o crescimento das empresas”, acrescentou.

O presidente do CORCESP e do SIRCESP, Sr. Arlindo Libe-ratti, lembrou que o objetivo do

encontro foi o de trazer informa-ções sobre o setor e apresentar as novidades da área para quem precisa da contratação desses ser-viços. “Buscamos esclarecer todas as dúvidas a respeito dos contratos com profissionais ou empresas de representantes comerciais, desde a legislação que rege esse relacio-namento até as formas de contra-tação dos serviços de representan-tes”, explicou.

O advogado Oswaldo Quei-roz Júnior, que atuou por muitos anos como representante comer-cial, ministrou palestra que abor-dou temas de interesse da catego-ria, além de gestão de marketing e como liderar e usar mecanismos de motivação.

Este foi o 30º fórum empre-sarial realizado pelo Sebrae-SP ao lado de entidades parceiras sobre temas de interesse das micro e pe-quenas empresas. Para 2008, estão previstos encontros sobre varejo, comércio exterior, compras gover-namentais, entre outros. Em 2007, mais de 500 pessoas participaram dos fóruns empresariais.

Page 8: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

8 RC em Evidência

Acima, a partir da esquerda, Sr. Arlindo Liberatti, Sr. Siram Cordovil Teixeira e Sr. Francisco Clemente no evento de Campinas.

O evento aconteceu no SESC e foi um sucesso de público

Dando continuidade à pro-gramação de cursos no interior em 2008, o CORCESP e o SIRCESP, através do CIAP – Centro de Inte-gração e Aperfeiçoamento Profis-sional - realizaram, em 11 de abril, na sede do SESC/CAMPINAS, o 11º Programa para Formação do RC de Campinas e Região. O curso, um sucesso de público com a parti-cipação de 162 pessoas, teve o pro-pósito de levar aos representantes as mais modernas ferramentas de informação do mercado.

O evento contou com a pre-sença do presidente das entidades CORCESP e SIRCESP, Sr. Arlin-do Liberatti, que destacou o tema “Negociação e vendas”. A matéria é considerada fundamental para o sucesso profissional. Sr. Liberatti reforçou aos alunos a necessida-de de se buscar constantemente o conhecimento. Para ele, esse é o segredo para a realização profis-sional. Ele traçou o histórico da incansável luta do CORCESP nos campos político e legal para for-talecer a categoria. Adiantou que a diretoria está sempre aberta ao diálogo na busca de sugestões e reivindicações, necessárias e in-dispensáveis ao desenvolvimento de projetos.

CORCESP e SIRCESP realizaram em Campinas a 11ª Turma do Programa Intensivo para Formação do Representante Comercial

FormaçãoFormação

A diretoria e os colaboradores envolvidos nesse processo agradecem ao SESC/CAMPINAS pela hospitalidade como a todos os seus colaboradores pela calorosa acolhida, e homenageiam a 11ª Turma do Programa para Formação do RC de Campinas e região pela presença.

Page 9: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

RC em Evidência 9

FormaçãoFormação

Ao lado, a partir do alto, equipe responsável pelo evento, o auditório ocupado por 162 pessoas e alunos do curso que receberam o certificado das mãos do presidente do CORCESP/SIRCESP.

“Estamos felizes em ver o auditório totalmente tomado. Por essa razão, a diretoria tem cada vez mais a satisfação em administrar esses órgãos”, afirmou. O Sr. Libe-ratti destacou ainda o trabalho da equipe do CIAP e dos colaborado-res do escritório seccional de Cam-pinas. “As entidades contam com profissionais imbuídos em realizar o melhor para a categoria”, disse.

Também fez parte da equi-pe o vice-presidente do SIRCESP e tesoureiro do CORCESP, Sr. Si-ram Cordovil Teixeira. Ele exter-nou seu contentamento pela pre-sença maciça dos representantes comerciais no curso, que “atende-ram de forma tão carinhosa nosso chamado para participar de mais esta turma.”

O Sr. Francisco Clemente, diretor do Conselho Fiscal do SIR-CESP, elogiou a atual administra-ção das entidades, reconhecendo-a como uma diretoria que oferece condições para a realização de en-contros que ajudam os profissio-nais a buscar resultados.

O professor Roberto Dias, que ministrou a palestra de Nego-ciação e Vendas, observou que o fator predominante dos trabalhos foi a participação ativa dos presen-tes, fazendo do encontro um dos mais prazerosos de sua carreira.

Page 10: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

10 RC em Evidência

ArtigoArtigo

Capacitação é a “mágica”, a fórmula ideal para aumento de produtividade e sucesso em vendas

Toda venda, mesmo a dis-tância, resulta do relacionamento de seres humanos e a grande difi-culdade da nossa profissão encon-tra-se exatamente nos meios de ca-pacitação disponíveis no mercado. Não existe nenhuma faculdade no mundo inteiro com essa matéria. Relacionar-se é estar prepa-rado para reagir comportamental-mente de acordo com o seu inter-locutor, é se colocar no lugar dele, enxergar e perceber como ele, des-cobrir seu real objetivo e ajudá-lo a conquistar. É estar preparado para trabalhar com as barreiras psicológicas que atormentam nos-sos clientes na hora da negociação, com os seus medos e ansiedades, com suas expectativas e principal-mente com a sua real necessidade, que por vezes eles mesmos não conseguem identificar. Antes de tudo precisamos conscientizar a nós e aos nossos clientes que a venda na realidade é uma solução técnica, até mesmo um vidro de azeitonas que irá para a prateleira é uma solução técnica que fará com que o cliente alcance seus objetivos de negócio e, princi-palmente, lucre. Na verdade somos e deve-mos atuar como verdadeiros con-sultores para o cliente, precisamos conhecer seu mercado, seu negó-cio, seus objetivos e principalmen-te como nossos produtos poderão agregar soluções viáveis ao seu mercado. A venda é uma seqüência

lógica de raciocínio que conduz ao fechamento do negócio. Então precisamos estar preparados para este desafio. Você, representante co-mercial, é que deve tomar as ré-deas da negociação, nunca deixe o cliente ditar as regras, você deve conduzir conforme o seu plane-jamento e caso surjam perguntas para desviá-lo do seu caminho res-ponda de forma a voltar à sua linha de raciocínio. A base de toda negociação encontra-se nas competências in-terpessoais, nas competências ad-ministrativas e no conhecimento técnico do produto. E as palavras chaves são: planejamento em pri-meiro lugar, comunicação, atua-

lização e o tripé que compõem a fórmula importante para o cresci-mento: humildade, saber ouvir e auto-avaliação. Percepção e bom senso completam este quadro. É importante destacar que para cada ação é necessário estar-mos preparados, ou seja, por me-nor que seja o passo é importante o planejamento, sempre.

* Ricardo Bucater, diretor da RB&A Bucater & Associados e consultor do CORCESP / SIRCESP, está há 38 anos na área comercial e 25 como consultor.

Page 11: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

RC em Evidência 11

ArtigoArtigo

Competências Interpessoais Dentre várias competên-cias, é importante que o represen-tante comercial seja comunicati-vo, humilde, arrojado, parceiro, ambicioso, disponível, versátil, empático, pontual, bom ouvinte, paciente, transparente, flexível, desinibido, ágil, criativo, atualiza-do, negociador, disciplinado e de postura correta. Podemos destacar ainda:

Percepção:• Uma das mais im-portantes na relação interpes-soal. Perceber, sentir, estar conectado com o ambiente e com as pessoas. Todos nós pos-suímos esta competência, mas nem sempre a desenvolvemos da forma mais adequada. Olhar nos olhos do cliente e senti-lo, perceber o que ele está pensan-do, mas sem comentar.Comunicação:• O processo mais difícil para todo ser humano. Comunicar é fazer-se enten-der e tem como princípio o

“saber ouvir”. O representante comercial necessita “saber ou-vir” muito; só quem ouve tem tempo de raciocinar e respon-der aquilo que o cliente precisa ouvir; só quem ouve consegue suprir necessidades; ouvir de-monstra respeito para com seu interlocutor. Atualização:• A nossa profis-são é uma das poucas em que a idade não interfere. Se ti-vermos 100 anos, mas formos saudáveis, lúcidos, soubermos trabalhar em equipe e prin-cipalmente atualizados, é só vender que estaremos empre-gados. Informática, idiomas, revistas técnicas e de atualida-des, principalmente em negó-cios, cursos e palestras etc. Competências Administrati-• vas: Podemos destacar organi-zação e planejamento.Organização:• Indispensável para o RC, pois praticamente trabalhamos sozinhos e depen-

demos muito dela para o nosso sucesso. Organizar também é obter dados e ter acesso fácil a eles quando necessitarmos. Sem organização, o planeja-mento fica comprometido.Planejamento:• Conduz o RC ao aumento da produtividade, a aproveitar melhor o seu tem-po, a ser mais eficaz nas nego-ciações, a definir seus objetivos em cada negociação. Para cada ação, um planejamento.

Fique atento, se não tiver-mos disciplina (competência in-terpessoal) para executarmos o que planejamos nunca alcançaremos nossos objetivos. Motivação e for-ça de vontade só funcionam com profissionais capacitados. Sem co-nhecimento, não há motivação que agüente. A segurança é uma mani-festação espontânea do corpo, e o cliente sente isso, pois ele também tem percepção, e a segurança vem com o conhecimento.

Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica visita o presidente do CORCESP e SIRCESP O Sr. Arlindo Liberatti teve a honra de receber, no dia 8 de maio, no CORCESP/SIRCESP, as casas do representante comercial, seu mestre de faculdade, Francis-co Gomes, hoje Sereníssimo Grão Mestre da GLESP- Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo. É um privilégio para poucos, em razão da intensa agenda de tão no-bre personalidade.

Ao lado, o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Francisco Gomes, entre o Sr. Arlindo Liberatti e o Sr. Siram Cordovil Teixeira em visita ao CORCESP e SIRCESP.

Page 12: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

12 RC em Evidência

O pagamento da contribui-ção confederativa permite ao re-presentante comercial o acesso aos seguintes serviços e benefí-cios, extensivos à sua família e dependentes.

Atendimento odontológico na • sede central do SIRCESP, nas especialidades de clínica geral, endodontia, cirurgia, ortodon-tista e periodontia;Aquisição de pla-• nos de saúde em condições dife-renciadas com a Unimed Paulista-na, Sul América Seguros e Dix Saúde;Aquisição de plano odontoló-• gico em todo o Estado de São

Paulo com a Prevident Assis-tência Odontológica Ltda.;Convênios com clínicas oftal-• mológicas, especialidades mé-dicas, diagnósticos e exames laboratoriais;Previdência associativa através • da Federação do Comércio do Estado de São Paulo;Lazer: centros de recreação • e lazer de Peruíbe e Águas da Prata com infra-estrutura completa e unidades do SESC em todo o Estado;Orientação nas áreas contábil, • previdenciária, fiscal e tribu-tária (Imposto de Renda, ISS, inscrição e baixa junto à prefei-tura, INSS, contagem de tempo de contribuição, organização da documentação e agenda-

mento para aposentadoria);Orientação jurídi-• ca em contratos, cálculos indeni-zatórios, compo-sição de acordos extrajudiciais, no-tificações e consultas na área relacionada à atividade de re-presentação comercial;Consultas ao Serviço de Prote-• ção ao Crédito de pessoa física e pessoa jurídica;Fórum de oportunidades: ofer-• tas de empresas que buscam representantes co-mercias em diversos segmentos;Sala do Represen-• tante Comercial para reuniões, equipada

A contribuição confederati-va, principal fonte de recursos das entidades sindicais, destina-se ao custeio do sistema confederativo. É um instrumento essencial e legal fundamental para a manutenção e a ampliação da estrutura de serviços e benefícios oferecidos pelo SIRCESP. Os recursos são aplicados integral-mente para esse fim. O resultado é uma entidade associativa madura,

que defende os interesses da classe e oferece vantagens e benefícios, treinando, formando, garantindo o lazer e a saúde do representante co-mercial e sua família. Além das facilidades de utili-zação dos benefícios (veja quadro na pág.13), vale ressaltar a significativa vantagem econômica. A maioria dos serviços à disposição dos RCs é gratui-ta ou a preços subsidiados. Em razão

Contribuição confederativa permite que SIRCESP ofereça serviços vantajosos

GeralGeral

A contribuição não foi reajustada e está com o mesmo valor de 2007

disso, o impacto mensal na economia familiar de uma orientação jurídica ou fiscal, por exemplo, é totalmente nulo já que esses serviços não são co-brados dos representantes comerciais em dia com suas contribuições. O mesmo vale para um tra-tamento odontológico. A um preço muito reduzido, é possível tratar da saúde dos dentes de toda a família. Muitos desses benefícios se esten-dem a toda a categoria, pois, mesmo

Serviços e benefícios provenientes da contribuição confederativa

Page 13: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

RC em Evidência 13

Serviços e benefícios provenientes da contribuição confederativa

GeralGeral

A contribuição confederativa é prevista na Constituição Federal, art. 8º, inciso IV, e se destina ao financiamento do sistema confe-derativo da respectiva representação profissional.

com computador com acesso à internet, telefone, fax e im-pressora;Cursos de formação para re-• presentante comercial na sede central e nos escritórios seccio-nais e cursos de idiomas e in-formática na sede central;Curso superior de Gestão de • Representações Comerciais – convênio com a FMU;Pós-Graduação em Representa-• ção Comercial - convênio com a Universidade Gama Filho;Convênios com escritórios de • contabilidade, advocacia, con-sórcios de bens móveis e imó-veis, despachante, escolas de educação infantil, ensino fun-damental e ensino médio, cor-retoras de seguros, agência de

turismo; Convênio para • aquisição de ve-ículos da marca Ford com a con-cessionária Auto-Lux, para empresas de representação comercial; Restaurante na • sede com des-conto no cardá-pio de 20% para os sócios do SIR-CESP e 10% para os inscritos no CORCESP;Seguro de acidentes pesso-• ais coletivo: os representan-tes comerciais, pessoas físicas ou jurídicas, que efetuarem o recolhimento da contribui-ção confederativa de 2008,

participarão do contrato que o SIRCESP celebrou com a Porto Seguro – Companhia de Seguros Gerais, seguro de aci-dentes pessoais coletivo para o representante comercial, por morte acidental no valor de R$ 10.000,00, bem como seguro de acidentes por in-validez permanente, parcial ou total, no valor de até R$ 5.000,00 e plano de assistência funeral familiar, que garanti-rá ao representante comercial, seu cônjuge e filhos até 18 anos, prestação de serviços de funeral ou reembolso das des-pesas de funeral devidamente comprovadas até o limite de R$ 3.000,00, qualquer que seja a causa do falecimento.

não filiado ao sindicato, o profissio-nal pode usufruir desses direitos e vantagens, bem como toda a asses-soria necessária para o desenvolvi-mento de sua atividade. Apesar da inflação, a contri-buição confederativa não foi reajus-tada. Durante a Assembléia Geral Extraordinária, realizada em 13 de novembro de 2007, o presidente do SIRCESP, Sr. Arlindo Liberatti, pro-pôs a manutenção dos mesmos valo-res praticados no ano passado, sem qualquer alteração para o exercício de 2008. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos presentes. Portanto, permanecem os valores de R$ 162,00 para pessoas físicas e R$ 212,00 para pessoas jurídicas.

Ainda há tempo para ficar em dia com a Contribuição Sindical. Pro-cure sua seccional mais próxima ou a sede do SIRCESP. Informa-ções pelo site www.sircesp.com.br e pelo telefone (11) 3188-7700.

Fique legal

Em tempo

Page 14: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

14 RC em Evidência

O CIAP oferece os renomados cursos IABE no SIRCESP a preços subsidiados

AtualidadeAtualidade

Trabalhando juntos para capacitar o empreendedor que existe em você

Terceira idadeAula de InformáticaImperdível!!!!!!!!

Novidade!Informática para a terceira idade! Curso especial, uma aula de 01 hora semanal e tarde de chá e filmes. Aulas todas as quintas feiras, às 15 horas.

valores subsidiados A PARTIR DE R$ 26,00

Não perca tempo. Ligue agora e garanta sua vaga.

• Aulas individuais • Estacionamento coberto gratuito • Flexibilidade de horário: manhã / tarde / noite • Início imediato – sem formação de turma

Muitas Vantagens

Idiomas:Curso individual, 100% prático e interativo. Com laboratório de áudio e multimídia.

Informática:curso individual, um aluno por micro, 100% prático. Focado na necessidade do aluno.

Page 15: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

RC em Evidência 15

Credencia também para Strictu Sensu: Mestrado e Doutorado

No 1º semestre, o aluno terá contato com sua área de atuação - a atividade de repre-sentação comercial -, além das disciplinas básicas de adminis-tração tais como: fundamentos da administração, contabilidade, estatística, matemática financei-ra, comportamento organizacio-nal, direito comercial e empre-sarial. A maior parte da carga horária será com as disciplinas específicas, dentre as quais des-tacamos: estratégias e técnicas de vendas, gestão de compras e estoque, marketing, publici-dade, promoção e propaganda, marketing de relacionamento, prática das licitações, gestão de representações comerciais in-ternacionais, gestão financeira e contábil da representação. O quarto semestre será voltado para a realização de um Projeto Integrado de Gestão de Representações Comerciais e será enriquecido com discipli-nas como criatividade e ino-vação, responsabilidade social e ética nos negócios, espanhol instrumental e gestão avançada de negócios e tendências.

AtualidadeAtualidade

Gestão de Representações Comerciais - Tecnológo

VENHA SE PREPARAR PARA EMPREENDER SEU PRÓPRIO NEGÓCIO OU

ATUAR COMO REPRESENTANTE COMERCIAL

COM O APOIO DO CORCESP E DO SIRCESPPROFISSIONAL REGISTRADO NO CONSELHO TERÁ

20% DE DESCONTO

Cursos estruturados segundo os mais modernos conceitos e modelos utilizados

em gestão de representações comerciais, conduzidos por professores com experiência acadêmica

e vivência no mercado.Visitas técnicas, estudos de caso, seminários, exercícios e palestras contribuirão para trazer a realidade do

ambiente empresarial para a sala de aula.

Vestibular GRATUITO

Informações e inscrições no CIAP (11) 3188-7710/7748 – Leonel /Ricardo/Natal

Período: NoturnoPreço: para o mercado – R$ 477,00.

Para representantes comerciais inscritos no CORCESP/SIRCESP (em dia com suas contribuições), 20% de

desconto – R$ 381,60.Localização: Campus Liberdade – Av. Liberdade, 654 Liberdade. Estações de metrô mais próximas: São

Joaquim e Liberdade. Contatos – SAE 0800-016– 3766

www.fmu.br

Page 16: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

16 RC em Evidência

AtualidadeAtualidade

Aborda temas do interesse prá-tico e imediato do representante co-mercial, motivando-o e requalifican-do-o para exercer sua profissão com mais eficácia e satisfação. Certificado de conclusão do Sistema SIRCESP/CORCESP. Conteúdo programático: mo-tivação e competência, prospecção, organização e métodos, perfil profis-sional e comunicação, negociação e vendas, alfabetização financeira e ad-ministração do tempo.Duração: 4 semanasHorário: Segunda a sexta – 19h30 às 22h30

Programa para Formação do Representante Comercial – (Capital)Programação/2008

Próximas turmas20/02 a 18/03/08 - Realizado01/04 a 29/04/08 - Realizado28/05 a 24/06/08 - Realizado01/07 a 29/07/08 - Inscrições encerradas13/08 a 09/09/0801/10 a 28/10/08

Para inscritos no CORCESP/SIRCESP em dia com suas contribuições: gratuito. Demais interessados: R$ 300,00. Infor-mações e inscrições no CIAP (11) 3188-7710/7748 com Leonel/Ricardo.

ProgramaçãoCursos com duração de 1 dia. Programe-se junto ao escritório seccional de sua região.

07/03/08 – Sorocaba – Sucesso e Qualidade de Vida - Realizado11/04/08 – Campinas – Negociação e Vendas - Realizado09/05/08 – Ribeirão Preto – Sucesso e Qualidade de Vida - Realizado06/06/08 – Santos – Negociação e Vendas - Realizado11/07/08 – Rio Claro – Sucesso e Qualidade de Vida08/08/08 – São José dos Campos – Negociação e Vendas12/09/08 – Campinas – Alfabetização Financeira10/10/08 – Ribeirão Preto – Alfabetização Financeira

Obs: informações e inscrições, nos escritórios seccionais de sua região.

Programa Intensivo para Formação do Representante Comercial – (Interior)Programação/2008

Page 17: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

RC em Evidência 17

O SIRCESP, através da contri-buição confederativa, instituiu um benefício aos representantes comer-ciais, pessoas físicas ou jurídicas, di-ficilmente verificado em categorias de classe. O associado, em dia com a confederativa, tem direito a descon-tos no plano de saúde que dispõe, como diferencial, de um dispositivo que garante ao dependente, no caso de falecimento do titular, a continui-dade do atendimento por mais cinco anos, livre de qualquer pagamento.

Essa carência, oferecida pelo SIRCESP, segundo seu presidente, Sr. Arlindo Liberatti, tem um caráter humano por assegurar tranqüilidade à família num momento de dor e fra-gilidade. Transcorrido o período de remissão assistencial, o usuário po-derá assumir o plano se quiser. São considerados dependentes o cônjuge, filhas e filhos solteiros até 24 anos de idade. O contrato foi firmado entre o SIRCESP e a Unimed Paulistana, uma das mais conceituadas do país.

Dependente tem direito, por cinco anos, no caso de morte do titular, à continuidade do atendimento sem ônus

Qualidade de vidaQualidade de vida

Confederativa garante plano de saúde

Page 18: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

18 RC em Evidência

Fórum de OportunidadesFórum de Oportunidades

Negócios à vista

IMPERAFLÚOR IND. E COM. DE EMBALAGENS E IMPERMEABILIZAÇÃO DE PLÁSTICOS LTA - EPP

Empresa de Industrialização e Comercialização de Embalagens Plásticas e Serviço de Fluoretação.Todo o EstadoTel: 12 – 3156-1729 / [email protected] Roberto

LÍDER LEME – ARTEFATOS DE CIMENTO - MEChurrasqueiras pré-moldadas e balaústres.Todo o EstadoTel: 19 – 3572-1742 – 9291-5923Paulo Roberto

DUFF DO BRASIL

Eletrocalhas e Acessórios. Todo o EstadoTel: 11 – 4513-6267 / [email protected] Russo

EDG EQUIPAMENTOS E CONTROLES LTDAEquipamentos e Fornos destinados às indústrias: Alimentícia, Farmacêutica, Controle de Qualidade, Pesquisa e desenvolvimeno, Mineração, Cerâmica, Plástica, Vidros, Metalurgia, Mecânica etc.Todo o EstadoTel: 11 – 5051-1717 / [email protected] Salzo

VTC SYSTEM EQUIPAMENTOS HOSPITALARESFabricante e revendedor de produtos e equipamen-tos médico-hospitalarTodo o [email protected]

KLEYKLESH ENVASE IND. E COM. LTDA

Limpeza e conservação de automóveis: Ceras, gel de glicerina e silicone, desembaçador de pára-brisa multiuso, xampu com cera e sem cera, limpa pneu, perfume de carro, removedor ecológico sem cheiro e perfumado; Aerossóis: desengripantes, silicone, espuma limpa estofamentos.Todo o EstadoTel: 11 – 3423-0646 – [email protected]

Carlos Ferraris

TRIO TECNOLOGIA INDUSTRIAL LTDA

Detector eletrônico de notas falsas DC 100.Tel: 31 – [email protected]éia

RADIOCELL ELETRÔNICA LTDAAcessórios para radio-comunicação portátil de todas as marcas (baterias, antenas, carregadores, fontes, microfones e fo-nes de ouvido).Todo o EstadoTel: 12 – [email protected] Giurni

Page 19: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

RC em Evidência 19

Fórum de OportunidadesFórum de Oportunidades

APL EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA LTDA

EPI’S: capacetes, óculos, respiradores, abafadores, uniformes, vestimentas especiais, luvas, botinas, botas de pvc, cinturões, sinalização e instrumentos. Todo o EstadoTel: 11 – [email protected] Rossi

PREMIUM FOODS IMPORTADORA LTDA

Azeite de oliva extra virgem, vinhos, queijos, alimentos orgânicos e kosher.Todo o EstadoTel: 16 – 3402-0742 – [email protected] Cassis

GPR SISTEMAS LTDA

Sistema de automação de força de vendas: pedido móvel – aplicativo para vendas utilizando smartphones (celulares), permitindo envio de pedidos automaticamente pela rede GPRS e 3G, tendo o apoio de um portal de gerenciamento de tabelas de preço e clientes. Tel: 19 – [email protected] AntonioDRACO MÓVEIS

METÁLICOS

Armário de garagemTodo o EstadoTel: 11 – [email protected] Stefano

VELUPAN TECIDOS IND. E COM. LTDA

Estamparia e tinturaria de tecidosTodo o EstadoTel: 11 – [email protected]

SPIN TELECOMUNI-CAÇÃOES E REPRE-SENTAÇÕES LTDA

TelecomunicaçõesTodo o EstadoTel: 11 – [email protected]ão Lourenço

Page 20: em Evidência - corcesp.org.br · cumulativos por meio de uma lei complementar. Se o projeto da CSS for apro-vado no Senado, poderemos ingres-sar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)

20 RC em Evidência

ES 01 – CampinasR. Ferreira Penteado, 709 - 1º andar, sala 16 Centro - CEP 13010-906 Telefone: (19) 3236-8867 Fax: (19) 3235-1874 [email protected]

ES 02 - Bauru Rua Luso Brasileira, 4-44 - Salas 411/412Jardim Estoril IV - CEP 17016-230Telefone: (14) 3214-4318 Fax: (14) 3227-2399 [email protected]

ES 03 - Ribeirão Preto R. Américo Brasiliense, 284 - 8ºandar, conjuntos 82/4/6 Centro - CEP 14015-050 Telefone: (16) 3964-6636Fax: (16) [email protected]

ES 04 - São José dos Campos Av. Fco J. Longo, 149 - 2º andarCentro - CEP 12245-900 Telefone: (12) 3922-0508 Fax: (12) 3922-8239 [email protected]

ES 05 - São José do Rio Preto R. Mal. Deodoro, 3011 - 7º andar, conjunto 7 Centro CEP 15010-400Telefone: (17) 3211-9953 Fax: (17) [email protected]

ES 06 - Presidente Prudente R. Siqueira Campos, 699 - 7ºandar, conjunto 77 Centro - CEP:19010-061 Telefone: (18) 3903-6198 Fax: (18) [email protected]

ES 07 - Araraquara R. Nove de Julho, 805 - 4º andar, sala 44Centro - CEP 14801-295Telefone: (16) 3332-2630 Fax: (16) 3332-2630 [email protected]

ES 08 - Sorocaba R. São Bento, 190 - 11º andar, sala 113Centro - CEP 18010-031 Telefone: (15) 3233-4322 Fax: (15) 3233-4322 [email protected] ES 09 - Santos R. João Pessoa, 69 - 10º andar, conjunto 102 Centro - CEP 11013-902 Telefone: (13) 3219-7462 Fax: (13) 3219-7462 [email protected]

ES 10 - Araçatuba R. Osvaldo Cruz, 1 - 2ºandar, salas 21/22 Centro - CEP 16010-040Telefone: (18) 3625-2080 Fax: (18) 3625-2080 [email protected]

ES 11 - Rio Claro R. 06, 1460, 4º andar - sala 41Centro - CEP 13500-190 Telefone: (19) 3533-1912 Fax: (19) 3533-1912 [email protected]

ES 12 - MaríliaAv. Sampaio Vidal, 457 - 6º andar, sala 609Centro - CEP 17500-020 Telefone: (14) 3454-7355 Fax: (14) 3454-7355 [email protected]