Embasamento legal da educação física_ensino médio

5
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PRÉ-HISTÓRIA Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver, ele deslocava-se de um lugar para outro à procura de alimentos, marchando, saltando e lançando as suas diferentes armas de arremesso. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé. ANTIGÜIDADE A cultura física era praticada com tal paixão, exercícios de força e destreza, que chegaram a construir praças de jogos ou circos. Praticavam diversos jogos, corridas de carros, corridas a pé, saltos, touradas, danças, exercícios ginásticos, pugilismo, boxe, lutas entre gladiadores, jogos de xadrez e caça. A educação física era praticada sob os aspectos militar, esportivos, médico e rítmico. Comentaremos alguns a seguir: Aspecto Militar: Tinha como objetivo preparar o exército para a guerra, sob o caráter guerreiro, em toda sua amplitude, para desenvolver o sangue frio e a coragem, utilizando-se da luta de gladiadores entre homens, entre homens e mulheres com os animais ferozes, tal qual foi mais tarde praticado em Roma, e com o mesmo fim, isto é, de alegrar a aristocracia debochada e sedenta de crueldade e prazer, acostumada a ver matar. Aspecto Esportivo: Desenvolvia, individual e coletivamente, as qualidades guerreiras. IDADE MÉDIA Foi muito negativa para a educação física, principalmente com a ascensão do cristianismo, pois o culto ao corpo tornara-se um verdadeiro pecado. IDADE CONTEMPORÂNEA A influência na nossa ginástica localizada começa a se desenvolver nesta época e quatro grandes escolas foram as responsáveis por isso: a alemã, a sueca, a francesa e a inglesa.

Transcript of Embasamento legal da educação física_ensino médio

Page 1: Embasamento legal da educação física_ensino médio

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

PRÉ-HISTÓRIATudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou

caçar para sobreviver, ele deslocava-se de um lugar para outro à procura de alimentos, marchando, saltando e lançando as suas diferentes armas de arremesso. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé.

ANTIGÜIDADEA cultura física era praticada com tal paixão, exercícios de força e destreza, que

chegaram a construir praças de jogos ou circos. Praticavam diversos jogos, corridas de carros, corridas a pé, saltos, touradas, danças, exercícios ginásticos, pugilismo, boxe, lutas entre gladiadores, jogos de xadrez e caça. A educação física era praticada sob os aspectos militar, esportivos, médico e rítmico. Comentaremos alguns a seguir: Aspecto Militar: Tinha como objetivo preparar o exército para a guerra, sob o caráter

guerreiro, em toda sua amplitude, para desenvolver o sangue frio e a coragem, utilizando-se da luta de gladiadores entre homens, entre homens e mulheres com os animais ferozes, tal qual foi mais tarde praticado em Roma, e com o mesmo fim, isto é, de alegrar a aristocracia debochada e sedenta de crueldade e prazer, acostumada a ver matar.

Aspecto Esportivo: Desenvolvia, individual e coletivamente, as qualidades guerreiras.

IDADE MÉDIAFoi muito negativa para a educação física, principalmente com a ascensão do

cristianismo, pois o culto ao corpo tornara-se um verdadeiro pecado.

IDADE CONTEMPORÂNEAA influência na nossa ginástica localizada começa a se desenvolver nesta época e

quatro grandes escolas foram as responsáveis por isso: a alemã, a sueca, a francesa e a inglesa. Alemã: Também chamada de turnkunst, seu fundamento era a força. “Vive quem é

forte” era seu lema. Friederick inventou aparelhos dando origem à ginástica olímpica. Francesa: Dividida entre civil e industrial, médica, militar e cênica. A ginástica devia

ser lenta, gradual, progressiva, pedagógica, interessante e motivadora. Inglesa: Baseava-se nos jogos e nos esportes. Sueca: Dividida em quatro partes: Pedagógica (voltada para a saúde, prevenção de

vícios posturais e doenças), Militar (incluía tiro e esgrima), Médica (também evitava doenças) e a Estética (preocupada com a graça do corpo). Foi novamente introduzido o ritmo musical à ginástica e foram criados os testes individuais e coletivos para verificação de performance. O estado de alegria que deveria imperar na aula.

CALISTENIAVem do grego kallos (belo), Sthenos (força) e mais o sufixo “ia”. Destinada à

população mais necessitada: obesos, crianças, idosos, sedentários e também mulheres.Com origem na ginástica sueca, apresenta uma divisão de oito grupos de

exercícios localizados associando música ao ritmo dos exercícios que são feitos à mão livre usando pequenos acessórios para fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos. Lembra a ginástica localizada.

Page 2: Embasamento legal da educação física_ensino médio

SERÁ QUE TENHO MESMO QUE PARTICIPAR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA NA MINHA ESCOLA?

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB

Em 20 de dezembro de 1996 foi sancionada, pelo presidente da república, a lei de nº 9394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional Esta Lei tem papel fundamental na regulação do sistema de ensino no nosso país.

O artigo 26 da mesma lei estabelece que todos os currículos escolares. tanto do ensino fundamental quanto do médio, devem ter uma base nacional comum, a ser complementada por uma parte diversificada, de acordo com as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela atendida.

A regulamentação da disciplina de educação física na lei 9394/96 encontre-se no Art.26 § 3°, onde diz: “A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola é componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”.

Em 1º de dezembro de 2003, este mesmo § 3º foi reeditado por conta da lei nº 10.793 e ficou assim definido: A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua facultativa ao aluno:

I – Que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; II – Maior de trinta anos de idade III – Que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar,

estiver obrigado à prática da educação física; IV – Amparado pelo Decreto-Lei nº 1.044, de 21 de outubro de 1969;*

a) Incapacidade física relativa, incompatível com a freqüência aos trabalhos escolares; com conservação das capacidades intelectuais e emocionais;

b) Ocorrência isolada ou esporádica; c) Casos de síndromes hemorrágicas (tais autuo a hemofilia), asma,

cártide, pericárdites, afecções osteoarticulares submetidas a correções ortopédicas, nefropatias agudas ou subagudas, afecções reumáticas, etc. comprovadas com laudo médico.

V – (vetado)VI – Que tenha prole (filhos)De acordo com a lei de diretrizes e bases da educação nacional todos os alunos,

matriculados tanto no ensino fundamental quanto no médio. cursando qualquer dos três turnos, tomam-se obrigados a cursarem a disciplina de educação física no âmbito escolar, exceto a prática aos casos facultativos amparados pela mesma lei mediante à comprovação dos mesmos.

Se você não estiver de acordo com os requisitos amparados pela lei e ainda assim estiver em condições de impedimento a freqüência às aulas práticas de educação física, converse com sua professora. O importante é regularizar sua situação o mais rápido possível, caso contrário estará sujeito a prejuízos em suas notas, ou até reprovação.

Maria Adelina Fernandes de Paulo Professora de Educação Física

Page 3: Embasamento legal da educação física_ensino médio

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

A saúde e a qualidade de vida são termos que estão estritamente relacionados no nosso cotidiano. Saúde é um direito fundamental do homem, sendo reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, como também uma das mais importantes dimensões da qualidade de vida. A atividade física pode ser vista como um instrumento para se manter saudável e melhorar nossa qualidade de vida.

Conceito de SaúdeA saúde pode ser analisada sob diferentes perspectivas, ela pode ser vista tanto

como a ausência de doenças, como completo bem-estar físico-psíquico-social, como a capacidade de superação de dificuldades físicas, psíquicas, sociais, culturais e simbólicas.

Conceito de Atividade FísicaAtividade física é todo movimento corporal voluntário humano, que resulta num

gasto energético acima dos níveis de repouso, caracterizado pela atividade do cotidiano e pelos exercícios físicos. Trata-se de comportamento inerente ao ser humano com características biológicas e sócio-culturais.

Conceito de Exercício Físico Exercício físico é uma seqüência sistematizada de movimentos de diferentes

segmentos corporais, executados de forma planejada, segundo um determinado objetivo a atingir.

Benefícios da prática de atividade física para a saúdeA atividade física regular auxilia no controle do peso corporal e pode ajudar a:

Reduzir o risco ou controlar doenças crônicas como diabetes tipo 2, hipertensão, níveis de colesterol, doenças cardíacas, osteoporose, artrite e alguns tipos de câncer;

Construir músculos, articulações e osso saudáveis; Melhorar o equilíbrio e a flexibilidade; Prevenir a depressão; Melhorar o humor e a sensação de bem-estar; Melhorar a disposição para as tarefas cotidianas; Aumentar a qualidade e a expectativa de vida; Melhorar os sistemas imunológico e circulatório.

Tipos de atividade física As atividades físicas podem incluir exercícios estruturados como caminhar, correr,

andar de bicicleta, nadar, dançar, praticar esportes, musculação, aulas de ginástica (step, aeróbica, body jump,etc) e podemos incluir também as atividades cotidianas como os afazeres domésticos.

RecomendaçõesEspecialistas recomendam pelo menos 30 minutos de atividade física de

intensidade moderada na maioria ou mesmo todos os dias da semana. Caso não seja capaz de fazer exercícios por 30 minutos de uma só vez, acumule atividades físicas durante todo o dia em sessões de 10-15 minutos.

A atividade física o ajuda a controlar seu peso corporal ao utilizar as calorias em excesso que de outra forma seriam armazenadas como gordura. A maioria dos alimentos

Page 4: Embasamento legal da educação física_ensino médio

que ingerimos tem calorias e tudo o que fazemos utiliza calorias, incluindo dormir, respirar e digerir o alimento. Equilibrar as calorias que ingerimos com as que usamos através da atividade física nos ajudará a atingir e manter um peso saudável.