Ementa Mecânica Geral CBEC

3
PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: MECÂNICA GERAL Curso: BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL Semestre: 5º Carga Horária Semestral: 67 EMENTA Forças no Plano. Forças no espaço. Sistema equivalente de forças. Estática dos corpos rígidos em duas dimensões. Estática dos corpos em três dimensões. Forças distribuídas. Análise de estruturas: treliças. Vigas e Cabos. Momento de inércia. Princípios de dinâmica. Cinemática dos sistemas de pontos materiais. Cinemática dos corpos rígidos: movimentos absolutos; movimentos relativos. Dinâmica dos corpos rígidos: momentos de inércia; força, massa e aceleração. Trabalho e energia. OBJETIVOS GERAL Conhecer os Princípios e Leis Fundamentais da Mecânica. Desenvolver conhecimentos básicos de estática dos corpos rígidos, bem como suas formulações matemáticas, aplicando-as para o equacionamento e a resolução de problemas concretos na área de engenharia de estruturas. ESPECÍFICOS Compreender o equilíbrio de um ponto material no espaço e sistemas equivalentes de força. Identificar, analisar e determinar as forças e momentos de equilíbrio de um corpo rígido. Identificar, analisar e determinar as reações de apoio. Resolver estruturas isostáticas planas simples. Identificar, analisar e determinar os esforços cortantes e momentos fletores em uma viga. Determinar centros de gravidade e centróides. Estudar a cinemática e dinâmica da partícula e do corpo rígido. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

description

Ementa de Mecânica Geral

Transcript of Ementa Mecânica Geral CBEC

Page 1: Ementa Mecânica Geral CBEC

PLANO DE DISCIPLINA

DADOS DO COMPONENTE CURRICULARNome: MECÂNICA GERALCurso: BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVILSemestre: 5ºCarga Horária Semestral: 67

EMENTAForças no Plano. Forças no espaço. Sistema equivalente de forças. Estática dos corpos rígidos em duas dimensões. Estática dos corpos em três dimensões. Forças distribuídas. Análise de estruturas: treliças. Vigas e Cabos. Momento de inércia. Princípios de dinâmica. Cinemática dos sistemas de pontos materiais. Cinemática dos corpos rígidos: movimentos absolutos; movimentos relativos. Dinâmica dos corpos rígidos: momentos de inércia; força, massa e aceleração. Trabalho e energia.

OBJETIVOS GERAL

Conhecer os Princípios e Leis Fundamentais da Mecânica. Desenvolver conhecimentos básicos de estática dos corpos rígidos, bem como suas formulações matemáticas, aplicando-as para o equacionamento e a resolução de problemas concretos na área de engenharia de estruturas.

ESPECÍFICOSCompreender o equilíbrio de um ponto material no espaço e sistemas equivalentes de força.Identificar, analisar e determinar as forças e momentos de equilíbrio de um corpo rígido. Identificar, analisar e determinar as reações de apoio. Resolver estruturas isostáticas planas simples. Identificar, analisar e determinar os esforços cortantes e momentos fletores em uma viga. Determinar centros de gravidade e centróides. Estudar a cinemática e dinâmica da partícula e do corpo rígido.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO1. Introdução

- O que é mecânica?- Conceitos e princípios fundamentais

2. Estática de Partículas- Forças no plano- Forças no espaço

3. Sistemas Equivalentes de Forças- Forças externas e internas- Forças equivalentes- Momento

4. Equilíbrio de Corpos Rígidos- Diagrama de corpo livre

Page 2: Ementa Mecânica Geral CBEC

- Equilíbrio em duas dimensões- Equilíbrio em três dimensões

5. Centroides e Centros de Gravidade- Introdução- Centro de gravidade de um corpo bidimensional- Centroides e áreas de linhas (estudar em Resistência dos materiais)

6. Análise de Estruturas: Treliças- Definição de uma treliça- Análise de treliça pelo método dos nós- Nós sujeitos a condições especiais de carregamentos (estudar em Teorias 1)- Treliças espaciais (estudar em Teorias 1)- Análise de treliças pelo método das seções (estudar em Teorias 1)

7. Vigas e Cabos- Introdução- Forças internas em elementos- Tipos de carregamentos e apoios- Esforço cortante e momento fletor em uma viga- Diagramas de esforço cortante e momento fletor- Relação entre carregamento, esforço cortante e momento fletor (estudar em Teorias 1)- Cabos (estudar em Teorias 1)

8. Momento de Inércia. (estudar em Resistência dos Materiais)- Introdução- Momento de inércia de superfícies- Momento de inércia de corpos

9. DinâmicaMovimento Retilíneo de partículas: vetor posição, velocidade e aceleração, derivadas de funções vetoriais, MRU e MRUA; Movimento curvilíneo de partículas; Cinemática dos corpos rígidos.

METODOLOGIA DE ENSINO Aulas expositivas; Resoluções de exercícios; Aplicações; Discussões em grupo; Pesquisas e debates.

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMTrabalhos de Pesquisa; Exercícios e avaliações (domínio de conteúdo e participação).

RECURSOS NECESSÁRIOSQuadro branco/pincel, apagador, projetor multimídia, computadores com acesso a internet, livros técnicos e normas técnicas.

REFERÊNCIASBÁSICA

BEER, Ferdinand P. - Mecânica Vetorial para Engenheiros- Estática Editora: Mc Graw-Hill do Brasil

Page 3: Ementa Mecânica Geral CBEC

BEER, Ferdinand P. - Mecânica Vetorial para Engenheiros- Dinâmica Editora: Mc Graw-Hill do BrasilHIGDON , Stiles - Mecânica - Estática Editora -. Prentice / Hall do BrasilHIGDON , Stiles - Mecânica- Dinâmica Editora: Prentice / Hall do BrasilR.C. Hibbeler - Engenharia Mecânica- Estática e Dinâmica : Livros Técnicos e Científicos Editora S.A ( 8ª edição ).COMPLEMENTAR

THIBAUT, R., TOURNAY, A. Mecânica Geral. Rio de Janeiro: Livros Técnicos, 1979. (531 T426m) TIMOSHENKO, Stephemp. Mecânica Técnica Estática. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1975.