EMPREENDEDORISMO

2
EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor. O perfil do empreendedor, em diversos estudos mostrados nesta área caracteriza os empreendedores com o espírito formidável e audacioso, tanto da indústria ou instituição. São pessoas que tem a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negocio, prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso, é orientado para a ação, altamente motivados, assumem riscos para atingirem seus objetivos. O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, seu valor, tomando decisões e decisões acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, definem objetivos e dá o primeiro passo, é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. Os empreendedores são visionários, dotados de idéias realistas e inovadoras, baseados no planejamento de uma organização, intervêm no planejado e propõem mudanças, desenvolve um papel otimista dentro da organização, capaz de enfrentar obstáculos internos e externos, sabendo olhar além das dificuldades, com foco no melhor resultado. Além das características acima comentadas, o empreendedor tem um perfil de liderança para obter êxito em suas atividades, como é o grande responsável em colocar em prática as inovações, métodos e procedimentos que propôs, deverá estimular os envolvidos na realização das atividades, de forma a alcançar as metas traçadas. Existem empreendedores natos, porém existe também a possibilidade de desenvolver características empreendedoras, por isso o SEBRAE, SENAI, SENAC, e muitas escolas de administração, economia,

description

EMPREENDEDORISMO

Transcript of EMPREENDEDORISMO

Page 1: EMPREENDEDORISMO

EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor. O perfil do empreendedor, em diversos estudos mostrados nesta área caracteriza os empreendedores com o espírito formidável e audacioso, tanto da indústria ou instituição. São pessoas que tem a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negocio, prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso, é orientado para a ação, altamente motivados, assumem riscos para atingirem seus objetivos.

O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, seu valor, tomando decisões e decisões acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, definem objetivos e dá o primeiro passo, é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. Os empreendedores são visionários, dotados de idéias realistas e inovadoras, baseados no planejamento de uma organização, intervêm no planejado e propõem mudanças, desenvolve um papel otimista dentro da organização, capaz de enfrentar obstáculos internos e externos, sabendo olhar além das dificuldades, com foco no melhor resultado.

Além das características acima comentadas, o empreendedor tem um perfil de liderança para obter êxito em suas atividades, como é o grande responsável em colocar em prática as inovações, métodos e procedimentos que propôs, deverá estimular os envolvidos na realização das atividades, de forma a alcançar as metas traçadas. Existem empreendedores natos, porém existe também a possibilidade de desenvolver características empreendedoras, por isso o SEBRAE, SENAI, SENAC, e muitas escolas de administração, economia, engenharia, dentre outras possuem na grade curricular uma disciplina voltada ao empreendedorismo.

Portanto, empreendedor é o diferencial numa organização. Diferencial este que fazendo uma analogia a uma peça automotiva pode representar uma peça que une como as engrenagens do motor às rodas, ou seja, é ela que faz com que todo o conjunto se movimente dando às rodas a força e assumindo todos os riscos previamente calculados, impactos que serão causados pelo caminho a ser tomado. A diferença entre o diferencial mecânico e diferencial empreendedor é que, o mecânico tem um lugar específico e o empreendedor não, mesmo assim continua ser uma peça importante para o sucesso de uma organização.