Empreendedorismo e Legislação Aula 2 Flammarion Cysneiros

28

description

Aula 2 do curso de BSI pólo Itabaiana UFRPEFlammarion CysneirosPor Maurício Fernandes

Transcript of Empreendedorismo e Legislação Aula 2 Flammarion Cysneiros

Page 1: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros
Page 2: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Capítulo 1 - O Perfil do EmpreendedorO perfil positivo do EmpreendedorO perfil negativo do Empreendedor

Capítulo 2 – O empreendedor e o Plano de NegócioAlguns conceitos preliminaresInovação em Produtos ou ServiçosAnálise de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

(SWOT)

Page 3: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros
Page 4: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Busca de Oportunidades e Iniciativa É aquela pessoa que tem atitudes ou faz determinadas ações

antes de ser solicitado, ou antes de ser forçado pelas circunstâncias; Cria novas oportunidades de empreendimentos, desenvolve novos produtos e serviços, propõem soluções inovadoras; Cria a necessidade do seu produto ou serviço em seu eco sistema.

Esta característica está diretamente relacionada à coragem do empreendedor de sucesso. Os empreendedores são pessoas de visão, se preocupam com os problemas do futuro, observando as necessidades do ambiente para aproveitar oportunidades de negócios e colocá-la em prática.

Page 5: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Possui grande motivação Está sempre motivado para alcançar seus objetivos. A motivação é

um processo dinâmico que passa pelo conhecimento e reconhecimento de cada pessoa, de suas expectativas, necessidades e anseios. É este sentimento que faz com que acreditamos ser capaz de realizar algo. Logo, deve ser uma atividade diária, para que esteja sempre ativa em nossas ações.

É muito comum que pessoas com quem falamos sobre nossos sonhos e objetivos, sempre tentam, até involuntariamente, nos desacreditar. Mostrar-nos que não podemos, por alguma razão. Assim como há momentos em que certos acontecimentos nos fazem pensar em desistir. O empreendedor que é motivado utiliza estes fatores como força para se motivar ainda mais, mostrar que é capaz, e superar as expectativas.

Page 6: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Persistência É a capacidade de enfrentar os obstáculos com decisão, buscando

o sucesso a todo custo, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com as situações. Esta característica é o combustível dos empreendedores, eles sempre buscam formas diferentes de alcançar os objetivos, parecem incansáveis quando querem alguma coisa e continuam sua jornada quando muitos preferem desistir.

A persistência é uma virtude fundamental para o sucesso, pois fortalece a vontade e a atitude das pessoas. Não é uma tarefa fácil ser persistente, pois é comum encontrarmos obstáculos e querermos desistir. A rotina, o desânimo e o medo das mudanças contribuem para agravar estas dificuldades. Mas cabe somente a nós, termos foco em nossos objetivos, acreditar que somos capazes e agir.

Page 7: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Correr Riscos Calculados Um empreendedor deve possuir disposição de assumir

desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles. É importante entendermos que riscos existem em tudo o que fazemos. A diferença é que tendo conhecimentos específicos, podemos mensurar estes riscos. É esta característica que faz com que os empreendedores avaliem as alternativas antes da ação. São capazes de enfrentar desafios sem colocar tudo a perder agindo de forma impensada. Desta forma, cria-se a coragem necessária para assumir as responsabilidades e a atitude para executar suas ações.

Page 8: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Exigência de Qualidade e Eficiência O empreendedor deve continuamente tomar a decisão de fazer

sempre o melhor, buscando satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade. Esta característica é o que move e apaixona os empreendedores de sucesso. Eles sempre buscam uma forma de melhorar o que fazem, diminuir o tempo, reduzir os custos. Eles sempre estão insatisfeitos com o que fazem. A insatisfação é a energia da mudança. É uma característica contínua.

Quando falamos de eficiência, automaticamente nos referimos à eficácia, pois uma não tem sentido sem a outra. A eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando falamos em eficiência, estamos falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis, explorando o campo da criatividade.

Page 9: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Comprometimento O empreendedor faz sacrifício pessoal ou realiza um esforço

extraordinário para completar uma tarefa; colaborar com os subordinados e até mesmo assumir o lugar deles para terminar um trabalho; se esmerar para manter os clientes satisfeitos e colocar a boa vontade em longo prazo acima do lucro em curto prazo. Estar comprometido com seus objetivos ou empreendimentos significa ter envolvimento pessoal para que ele mantenha sua qualidade e seus compromissos e continue sempre crescendo.

Desta forma, os empreendedores sempre fazem o que dizem, cumprem seus compromissos, sendo fieis a tudo o que foi combinado. Não podemos esquecer que cada minuto de atraso torna os outros muito mais exigentes. É com esta característica que decidiremos se vamos ganhar ou perder uma oportunidade. Então podemos resumir que comprometimento é a honra dos empreendedores.

Page 10: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Busca de Informações O empreendedor sempre busca conhecimento, informação, antes

de iniciar uma atividade. Procura obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investigar como fabricar um produto ou prestar um serviço; consultar especialistas para obter assessoria técnica ou comercial. Os empreendedores de sucesso são pessoas curiosas, perguntam tudo a todos: clientes, concorrentes, fornecedores. Estão sempre interagindo com o mercado. Busca de informações é a base de suas ações.

Page 11: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Estabelecimento de Metas O empreendedor deve assumir metas e objetivos que

representam desafios e tenham significado pessoal; Sempre define com clareza e objetividade as metas de médio e longo prazo; assim como estabelece metas de curto prazo mensuráveis. Os empreendedores de sucesso são pessoas que registram tudo o que querem fazer, vivem fazendo listas sobre tudo. O que o diferencia das pessoas que também escrevem metas é a sua atitude, focada nas realizações de suas metas.

Page 12: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Planejamento e Monitoramento Sistemáticos Para se tornar um empreendedor bem-sucedido é

preciso que você aprenda a planejar. O empreendedor de sucesso é uma pessoa que sempre planeja, dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos; revisa constantemente seus planos, considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais; Ele mantém registros financeiros e os utiliza para tomar decisões

Page 13: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Persuasão e Rede de Contatos Um empreendedor de sucesso está sempre em contato com

muitas pessoas. Muitas vezes, são pessoas que não estão diretamente ligadas ao seu negócio, mas que a qualquer momento podem ser muito úteis. Busque manter contato com as pessoas que podem se tornar fonte de informações e/ou soluções para você.

Uma dica muito importante é: Temos a mania de sempre que estamos em uma festa, congresso, exposição ou algo do gênero, formamos pequenos grupos com pessoas que já conhecemos. Isto é importante, claro! Mas experimente mudar, fazer diferente, aproveitar este tempo e momento para conhecer novas pessoas, trocar novas ideias, aumentando assim seu networking (rede de relacionamento).

Page 14: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Independência e Autoconfiança Um empreendedor de sucesso busca autonomia em

relação a normas e procedimentos; mantém seus pontos de vista mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores; sabe expressar confiança na sua própria capacidade de complementar uma tarefa difícil ou de enfrentar desafios. Porém, tem a humildade para perguntar, pesquisar, ouvir e refletir sobre sugestões dadas, principalmente pelos mais experientes.

Page 15: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

A necessidade de controle Um empreendedor geralmente gosta de estar no

controle e teme ser controlado, criando uma dificuldade na relação de poder e estruturas relacionadas. Esta característica faz com que tenha dificuldade de delegar tarefas, e com isso cria a necessidade excessiva de ser informado. Resultando assim em intermináveis gargalos para as atividades da sua equipe. Assim, todos e tudo acabam de certa forma tendo que passar por seu conhecimento e concordância.

Page 16: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Senso de desconfiança Esta característica faz com que este empreendedor

desconfie do mundo ao seu redor. Vive em eterna tensão com medo de perder o sucesso, e por isso possui esta desconfiança. Por isso acaba aceitando a postura do adulador, pois este concorda com tudo o que o empreendedor pensa e faz.

Page 17: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

A necessidade de aplauso Uma característica que é muito fácil de observarmos é a

necessidade de aplauso, ou narcisismo. É muito comum encontrarmos empreendedores que constroem monumentos em sua homenagem, fundações, entre outros.

Page 18: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros
Page 19: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Plano de Negócio Um plano de negócio é um estudo de potencial de seu

negócio, capaz de despertar interesses de investimentos de terceiros, tais como novos sócios, investidores financeiros, orgãos de fomento, entre outros.

Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado

Page 20: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

A quem interessa um plano de negócio? Essencialmente aos futuros sócios, pois, com base nesse documento, os

envolvidos irão definir responsabilidades, estabelecer prioridades e carrear os recursos necessários para implementar ações que consolidem o projeto empresarial.

Em síntese, os sócios são os grandes responsáveis pelos erros e acertos na gestão empresarial, mesmo que ainda não tenham a maturidade desejada.

Por outro lado, um sócio que pouco colabore com as atividades fins do negócio, tende a tornar-se ao longo do tempo uma verdadeira dor de cabeça na gestão cotidiana do empreendimento

Por isso é que consideramos como um passo crítico a escolha acertada dos sócios, para que a dinâmica da construção do empreendimento seja conservada sem riscos desnecessários.

Page 21: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Sobre o negócio: Primeiramente, tome consciência da complexidade do negócio que está

sendo escolhido Escolha um negócio de alto valor agregado, como por exemplo um serviço

de criptografia de dados, pois seus desafios de conhecimento e o futuro aproveitamento de seu negócio terão maiores chances de despertar o interesse de outros agentes empresariais e governamentais.

Sobre os colaboradores: Atente para a formação de sua equipe de trabalho, sejam todos sócios ou

não. As pessoas mudam bastante de humor quando começam a duvidar do sucesso do empreendimento e das habilidades e capacidades de trabalho dos seus companheiros

Vale lembrar que um amigo pode ser ótimo para compartilhar os bons momentos de sua vida, entretanto, pode tornar-se um entrave na consolidação de um projeto empresarial.

Page 22: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Sobre a gestão empresarial: Discuta exaustivamente com seus sócios algumas questões críticas

relacionadas á distribuição do trabalho de gestão do empreendimento e ao aporte financeiro inicial.

Sobre as finanças: Ao falarmos da questão financeira, cabe duas considerações: Primeiro, engana-se quem achar que o dinheiro corre fácil e que existem

milhares de fontes de financiamento a sua disposição, bastando apenas você apresentar algumas ideias preliminares de seu negócio, para assim acessar esses recursos. Atualmente os orgão financiadores de projetos empreendedores apresentam níveis de exigências cada vez mais elevados, e isso praticamente elimina as chances de financiamento de projetos com pouca base ou fundamentação.

Segundo, é importante que exista uma capitalização mínima oriunda dos sócios, para que sejam iniciadas as primeiras ações empresariais. Isso parece gerar maior comprometimento dos futuros empresários e afasta aquele sócio que acredita que tudo é apenas o fruto de seu trabalho. A realidade do mundo executivo nos mostra que correr riscos financeiros é bastante útil para desenvolvimento do espírito empreendedor

Page 23: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

a)Quais os principais interessados num plano de négocio?

b) Que benefícios e perdas podem ser apontadas nas relações com os sócios?

c) Você acha importante que seus colaboradores tenham competências diferenciadas?

d) Quem hoje poderia fazer o papel de “padrinho” na sua vida? Por que?

e) Como você se comporta em situações nas quais o resultado é muito incerto?

f) Você conhece pessoas que costumam correr riscos financeiros? O que mais chama a atenção nessas pessoas?

Page 24: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Para a inovação em produto acontecer é necessário apenas passar a usar tecnologias novas ou combinação inteligente das existentes.

Exemplos recentes são os novos equipamentos desenvolvidos para a Internet 3G, como modem, softwares e notebooks.

A inovação em serviço é o resultado de atividade que não tem a forma de um bem material e atende a uma necessidade.

A empresa Google é um dos exemplos de inovação em serviços para a Internet. Iniciou com serviços de busca e, atualmente, conta com inúmeros serviços como Google Translator, usado para tradução de palavras, textos ou página web, ou Google Maps, utilizado para criar mapas e rotas.

Consideramos inovação de produto ou serviço quando o bem material (ou imaterial) é bem aceito pelo mercado. Ou seja, a empresa precisa realizar vendas destes novos produtos ou serviços.

Porém, existe diferença entre inovação para o mercado e inovação para a empresa. O pioneirismo no lançamento de produtos ou serviços é fundamental para a inovação voltada pro mercado. Já a inovação para a empresa ocorre quando o produto ou serviço já existente é melhorado ou aperfeiçoado.

Page 25: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

A palavra SWOT (em Inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) quer dizer: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

A análise do SWOT é uma maneira eficaz de identificar as forças e fraquezas de seu projeto ou produto, assim como de examinar as oportunidades e as ameaças que você enfrenta. Por isto, um empreendedor deve utilizar esta análise em seu Plano de Negócio.

Realizar uma análise que usa a estrutura do SWOT ajuda focalizar suas atividades nas áreas onde você é forte e onde as maiores oportunidades se encontram. Também aponta as ameaças e fraquezas que devem ser evitadas ou atenuadas, para que não haja sérias limitações de crescimento no mercado.

Page 26: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Força de seus Produtos ou serviços: Que vantagens você tem? O que você faz bem? Que recursos relevantes você tem o acesso? O que os outros veem como suas forças?

Descreva suas fraquezas ou oportunidades de melhoria O que você pode melhorar? O que você faz mal? O que deve você evitar? Avalie a situação com base interna e externa: As pessoas percebem as fraquezas que você não vê? Seus concorrentes estão fazendo melhor do que você?

Page 27: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Oportunidades São fatores externos sobre os quais você tem pouco controle, mas

que podem favorecer seu negócio. Onde as boas oportunidades estão? Quais são as tendências que estão lhe interessando?

Ameaças Que obstáculos você ou um setor enfrenta? O que a sua competência está fazendo? As especificações requeridas pelo seu trabalho, produtos ou

serviços estão mudando? A mudança tecnológica está ameaçando sua posição?

Page 28: Empreendedorismo e Legislação   Aula 2   Flammarion Cysneiros

Um Plano de Marketing é um documento que reúne informações sobre o posicionamento da sua empresa no mercado, possibilitando uma visão consistente das ações que devem ser desenvolvidas na direção do sucesso empresarial.

Esse plano deve refletir os principais objetivos perseguidos, isto é, onde serão focadas as ações de mercado; também deve mostrar o que se pretende fazer, com as estratégias operacionais, e como essas serão feitas, os planos de ação.

Portanto, um PM consistente pode ser desenvolvido em três passos:

1. Primeiro passo: definir objetivos, os quais determinam o foco de mercado

2. Segundo passo: Definir o que fazer, isto é, as estratégias

3. Terceiro passo: definir como fazer, ou seja, desenhar o plano de ação