EMPUXO

2
Em um recipiente há um líquido de densidade 2,56g/cm³. Dentro do líquido encontra-se um corpo de volume 1000cm³, que está totalmente imerso. Qual o empuxo sofrido por este corpo? Dado g=10m/s² Um corpo de volume 2.10 -3 m 3 é totalmente mergulhado num líquido de densidade 8.10 2 kg/m 3 , num local onde g = 10 m/s e . Determine o empuxo sofrido pelo corpo. (UNIFESP) Um estudante adota um procedimento caseiro para obter a massa específica de um líquido desconhecido. Para isso, utiliza um tubo cilíndrico transparente e oco, de secção circular, que flutua tanto na água quanto no líquido desconhecido. Uma pequena régua e um pequeno peso são colocados no interior desse tubo e ele é fechado. Qualquer que seja o líquido, a função da régua é registrar a porção submersa do tubo, e a do peso, fazer com que o tubo fique parcialmente submerso, em posição estática e vertical, como ilustrado na figura. 2. Quando no recipiente com água, a porção submersa da régua é de 10,0 cm e, quando no recipiente com o líquido desconhecido, a porção submersa é de 8,0 cm. Sabendo-se que a massa específica da água é 1,0 g/cm3, o estudante deve afirmar que a massa específica procurada é: (A) 0,08 g/cm3 (B) 0,12 g/cm3 (C) 0,8 g/cm3 (D) 1,0 g/cm3 (E) 1,25 g/cm3 Correta: (E). O exercício trata de empuxo (E = ρL.VL.g). O objeto afunda mais em água do que no líquido desconhecido, então a densidade do líquido deve ser maior que a da água. A única alternativa que contempla isso é a 1,25 g/cm3. Para provar:O objeto fica parado nos dois casos, flutuando

Transcript of EMPUXO

Page 1: EMPUXO

Em um recipiente há um líquido de densidade 2,56g/cm³. Dentro do líquido encontra-se um corpo de volume 1000cm³, que está totalmente imerso. Qual o empuxo sofrido por este corpo? Dado g=10m/s²

Um corpo de volume 2.10-3 m3 é totalmente mergulhado num líquido de densidade 8.102 kg/m3, num local onde g = 10 m/se. Determine o empuxo sofrido pelo corpo.

(UNIFESP) Um estudante adota um procedimento caseiro para obter a massa específica de um líquido desconhecido. Para isso, utiliza um tubo cilíndrico transparente e oco, de secção circular, que flutua tanto na água quanto no líquido desconhecido. Uma pequena régua e um pequeno peso são colocados no interior desse tubo e ele é fechado. Qualquer que seja o líquido, a função da régua é registrar a porção submersa do tubo, e a do peso, fazer com que o tubo fique parcialmente submerso, em posição estática e vertical, como ilustrado na figura. 2. Quando no recipiente com água, a porção submersa da régua é de 10,0 cm e, quando no recipiente com o líquido desconhecido, a porção submersa é de 8,0 cm. Sabendo-se que a massa específica da água é 1,0 g/cm3, o estudante deve afirmar que a massa específica procurada é:

(A) 0,08 g/cm3

(B) 0,12 g/cm3

(C) 0,8 g/cm3

(D) 1,0 g/cm3

(E) 1,25 g/cm3

Correta: (E).

O exercício trata de empuxo (E = ρL.VL.g). O objeto afunda mais em água do que no líquido desconhecido, então a densidade do líquido deve ser maior que a da água. A única alternativa que contempla isso é a 1,25 g/cm3. Para provar:O objeto fica parado nos dois casos, flutuando tanto em água quanto no líquido desconhecido. O empuxo (E), portanto, é igual ao peso (P) do objeto. Logo, em ambos os casos empuxo é o mesmo, pois o peso do objeto não muda. Queremos saber a densidade do líquido desconhecido (ρD) Aplicando as fórmulas:

I. em água temos: E = ρA.VA.g;

II. no líquido desconhecido: E = ρD.VD.g,6

Page 2: EMPUXO

Como o empuxo é igual:

ρA.VA.g = ρD.VD.g

1 . 10 . g = ρD . 8 . g

10 = 8ρD

ρD = 10/8 = 1,25g/cm3