Enade 2014 - Letras - Português

23
Duração do simulado: 3 horas. Tempo mínimo de permanência: 1 hora. Ao término, entregue CARTÃO e FOLHAS DE RESPOSTAS, assim como o caderno de ques- tões do simulado. Responda a todas as questões sem deixar qualquer delas em branco – seja na discursi- va, seja na de múlpla escolha. Lembre-se que esta é uma das condições para você re- ceber as horas de AAC. Após o início da prova é proibida a ulização de qualquer aparelho eletrônico (exemplos: notebook, tablet, câmera fotográfica, calcu- ladora etc) . II Simulado Enade Estácio – Setembro de 2014. 1. Leia as Questões Discursivas de Conheci- mento Específico e esboce a resposta; 2. Faça as Questões Objevas de Conheci- mento Específico que souber, pule as que ver dúvida; 3. Escreva a Resposta das Discursivas de Co- nhecimento Específico na folha de respos- tas; 4. Responda TODAS as Questões Objevas de Conhecimento Específico no cartão de resposta; 5. Esboce as respostas das Questões Discur- sivas de Formação Geral; 6. Faça as Questões Objevas de Formação Geral que souber, pule as que ver dúvi- das; 7. Escreva a Resposta das Discursivas de For- mação Geral na folha de respostas; 8. Responda TODAS as Questões Objevas de Formação Geral no cartão de resposta. Prezado(a) Aluno(a), Parabéns! Você está prestes a reali- zar o 2º Simulado ENADE Estácio. Esta prova foi produzida exclusiva- mente para o seu curso e é um pas- so importante na preparação para sua carreira e futuro profissional. Um bom desempenho no ENADE valoriza ainda mais o seu diploma e o coloca à frente nas disputas do mercado de trabalho. Se você planeja prestar concurso público, aproveite: essa também é uma excelente preparação para as provas que estão por vir. Siga as instruções e prepare-se para o ENADE em 23 de novembro! BOA PROVA! LETRAS PORTUGUÊS

Transcript of Enade 2014 - Letras - Português

Duração do simulado: 3 horas.

Tempo mínimo de permanência: 1 hora.

Ao término, entregue CARTÃO e FOLHAS DE

RESPOSTAS, assim como o caderno de ques-

tões do simulado.

Responda a todas as questões sem deixar

qualquer delas em branco – seja na discursi-

va, seja na de múltipla escolha. Lembre-se

que esta é uma das condições para você re-

ceber as horas de AAC.

Após o início da prova é proibida a utilização

de qualquer aparelho eletrônico (exemplos:

notebook, tablet, câmera fotográfica, calcu-

ladora etc) .

II Simulado Enade Estácio – Setembro de 2014.

1. Leia as Questões Discursivas de Conheci-mento Específico e esboce a resposta;

2. Faça as Questões Objetivas de Conheci-mento Específico que souber, pule as que tiver dúvida;

3. Escreva a Resposta das Discursivas de Co-nhecimento Específico na folha de respos-tas;

4. Responda TODAS as Questões Objetivas de Conhecimento Específico no cartão de resposta;

5. Esboce as respostas das Questões Discur-sivas de Formação Geral;

6. Faça as Questões Objetivas de Formação Geral que souber, pule as que tiver dúvi-das;

7. Escreva a Resposta das Discursivas de For-mação Geral na folha de respostas;

8. Responda TODAS as Questões Objetivas de Formação Geral no cartão de resposta.

Prezado(a) Aluno(a), Parabéns! Você está prestes a reali-zar o 2º Simulado ENADE Estácio. Esta prova foi produzida exclusiva-mente para o seu curso e é um pas-so importante na preparação para sua carreira e futuro profissional. Um bom desempenho no ENADE valoriza ainda mais o seu diploma e o coloca à frente nas disputas do mercado de trabalho. Se você planeja prestar concurso público, aproveite: essa também é uma excelente preparação para as provas que estão por vir. Siga as instruções e prepare-se para o ENADE em 23 de novembro! BOA PROVA!

LETRAS PORTUGUÊS

2º Simulado Estácio - ENADE 2014

Formação Geral

QUESTÃO 01 .........................................................__....__

A Morte — O Sol do Terrível

Com tema de Renato Carneiro Campos Mas eu enfrentarei o Sol divino, o Olhar sagrado em que a Pantera arde. Saberei porque a teia do Destino não houve quem cortasse ou desatasse. Não serei orgulhoso nem covarde, que o sangue se rebela ao toque e ao Sino. Verei feita em topázio a luz da Tarde, pedra do Sono e cetro do Assassino. Ela virá, Mulher, afiando as asas, com os dentes de cristal, feitos de brasas, e há de sagrar-me a vista o Gavião. Mas sei, também, que só assim verei a coroa da Chama e Deus, meu Rei, assentado em seu trono do Sertão.

(Ariano Suassuna - http://www.jornaldepoesia.jor.br/ari.html) No texto de Ariano Suassuna, o autor sugere que:

A Ele se considera um fraco.

B O destino pode ser comandado por nós.

C O Sertão é lugar sagrado.

D A tarde é um período do dia bom para dormir.

E A morte é como uma mulher delicada.

ÁREA LIVRE .

QUESTÃO 02 .......................................................____

O Cerrado, que ocupa mais de 20% do território nacional, é o segundo maior bioma brasileiro, menor apenas que a Amazônia. Representa um dos hotspots

para a conservação da biodiversidade mundial e é considerado uma das mais importantes fronteiras agrícolas do planeta. Considerando a conservação da biodiversidade e a expansão da fronteira agrícola no Cerrado, avalie as afirmações a seguir.

I. O Cerrado apresenta taxas mais baixas de desmatamento e percentuais mais altos de áreas protegidas que os demais biomas brasileiros.

II. O uso do fogo é, ainda hoje, uma das práticas de conservação do solo recomendáveis para controle de pragas e estímulo à rebrota de capim em áreas de pastagens naturais ou artificiais do Cerrado.

III. Exploração excessiva, redução progressiva do habitat e presença de espécies invasoras estão entre os fatores que mais provocam o aumento da probabilidade de extinção das populações naturais do Cerrado.

IV. Elevação da renda, diversificação das economias e o consequente aumento da oferta de produtos agrícolas e da melhoria social das comunidades envolvidas estão entre os benefícios associados à expansão da agricultura no Cerrado.

É correto APENAS o que se afirma em

A I.

B II.

C I e III.

D II e IV.

E III e IV.

11

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014

Formação Geral

QUESTÃO 03 .......................................................____

A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”. Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe-se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã.

SINGER, P. Ética Prática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado).

É um título adequado ao texto apresentado acima:

A Computador: o legado mundial para as gerações futuras

B Uso de tecnologias pelos jovens: indiferença quanto à preservação das florestas

C Preferências atuais de lazer de jovens e crianças: preocupação dos ambientalistas

D Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata

E Redução de investimentos no setor de comércio eletrônico: proteção das gerações futuras

QUESTÃO 04 .......................................................____

Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil.

PORQUE

Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A As duas são proposições verdadeiras, e a

segunda é uma justificativa correta da primeira.

B As duas são proposições verdadeiras, mas a

segunda não é uma justificativa correta da

primeira.

C A primeira é uma proposição verdadeira, e a

segunda, falsa.

D A primeira é uma proposição falsa, e a segunda,

verdadeira.

E Tanto a primeira quanto a segunda asserções

são proposições falsas.

22

leonardo.souza
Retângulo

Formação Geral

2º Simulado Estácio - ENADE 2014

QUESTÃO 05 .......................................................____

Na tabela abaixo, é apresentada a distribuição do número de empregos formais registrados em uma cidade brasileira, consideradas as variáveis setores de atividade e gênero, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Número de empregos formais por total de atividades e gênero, de 2009 a 2011.

Com base nas informações da tabela apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. O setor com o melhor desempenho em termos percentuais foi o da Administração Pública, com a geração de 7 490 postos de trabalho entre 2010 e 2011.

II. De uma forma geral, comparando-se os dados de gênero, as mulheres vêm ocupando mais postos de trabalho na Administração Pública e perdendo postos na Construção civil.

III. Entre 2010 e 2011, o aumento na distribuição dos postos de trabalho entre homens e mulheres foi mais equilibrado que o ocorrido entre 2009 e 2010.

IV. O setor com o pior desempenho total entre 2010 e 2011 foi o da Agropecuária, extração vegetal, caça e pesca, que apresentou aumento de somente 7 postos de trabalho.

É correto APENAS o que se afirma em:

A I e II.

B I e IV.

C III e IV.

D I, II e III.

E II, III e IV.

33

leonardo.souza
Retângulo

Formação Geral

2º Simulado Estácio - ENADE 2014

QUESTÃO 06 .....................................................____

O anúncio feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) de que havia encontrado sinais de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs provocou furor no mundo científico. A busca pela partícula tem gerado descobertas importantes, mesmo antes da sua confirmação. Algumas tecnologias utilizadas na pesquisa poderão fazer parte de nosso cotidiano em pouco tempo, a exemplo dos cristais usados nos detectores do acelerador de partículas large hadron

colider (LHC), que serão utilizados em materiais de diagnóstico médico ou adaptados para a terapia contra o câncer. “Há um círculo vicioso na ciência quando se faz pesquisa”, explicou o diretor do CERN. “Estamos em busca da ciência pura, sem saber a que servirá. Mas temos certeza de que tudo o que desenvolvemos para lidar com problemas inéditos será útil para algum setor.”

CHADE, J. Pressão e disputa na busca do bóson. O Estado

de S. Paulo, p. A22, 08/07/2012 (adaptado).

Considerando o caso relatado no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. É necessário que a sociedade incentive e financie estudos nas áreas de ciências básicas, mesmo que não haja perspectiva de aplicação imediata.

PORQUE II. O desenvolvimento da ciência pura para a busca

de soluções de seus próprios problemas pode gerar resultados de grande aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 07 .....................................................____

A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe

A a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.

B a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.

C o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.

D a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.

E a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.

44

leonardo.souza
Retângulo

Formação Geral

2º Simulado Estácio - ENADE 2014

QUESTÃO 08 ................. ....................................____

Nelson Rolihlahla Mandela, (M vezo em 1918 -Joanesburgo em 2013) - Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, recusou esse destino aos 23 anos ao seguir para a capital, Joanesburgo, e iniciar sua atuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não violenta da juventude; é considerado o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país, como uma sociedade multiétnica.

Considere as alternativas abaixo:

I. O apartheid foi oficializado em 1948 na África do Sul e negava aos negros (maioria da população), mestiços e asiáticos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos.

II. A luta contra a discriminação no país levou Mandela a ser acusado de traição, sabotagem e conspiração contra o governo em 1963, tendo sido condenado à prisão perpétua

III. Em 1993, Nelson Mandela recebeu o prêmio Nobel da Paz por sua luta e na ocasião, ele dividiu o prêmio com Frederik de Klerk, ex-presidente da África do Sul que iniciou o término do regime segregacionista e o libertou da prisão.

IV. Em 1994, Mandela foi eleito presidente da África do Sul, adotando um tom de reconciliação e superação das diferenças, com a realização da Copa Mundial de Rúgbi, em 1995, no país.

É correto o que se afirma em:

A I e II, apenas.

B I e III, apenas.

C III e IV, apenas.

D I, II e III, apenas.

E I, II, III e IV.

55

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014 Formação Geral

QUESTÃO 09 – DISCURSIVA 01 – FORMAÇÃO GERAL .........

A Educação a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que a comunicação e a construção do conhecimento entre os usuários envolvidos possam acontecer em locais e tempos distintos. São necessárias tecnologias cada vez mais sofisticadas para essa modalidade de ensino não presencial, com vistas à crescente necessidade de uma pedagogia que se desenvolva por meio de novas relações de ensino-aprendizagem.

O Censo da Educação Superior de 2009, realizado pelo MEC/INEP, aponta para o aumento expressivo do número de matrículas nessa modalidade. Entre 2004 e 2009, a participação da EaD na Educação Superior passou de 1,4% para 14,1%, totalizando 838 mil matrículas, das quais 50% em cursos de licenciatura. Levantamentos apontam ainda que 37% dos estudantes de EaD estão na pós-graduação e que 42% estão fora do seu estado de origem.

O total de alunos matriculados na educação superior brasileira ultrapassou a marca de 7 milhões em 2012. É o que apontam os dados do Censo da Educação Superior divulgados pelo Ministério da Educação em setembro de 2013. Esse número representa aumento de 4,4% no período 2011–2012. Enquanto o número de matrículas nas instituições públicas cresceu 7%, o aumento na rede particular, responsável por 73% do total, foi de 3,5%.

Se considerarmos o período de 2001-2012, podemos verificar que há tendência de crescimento nesta modalidade.

Considerando as informações acima, enumere três vantagens de um curso a distância, justificando brevemente cada uma delas.

66

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014 Formação Geral

QUESTÃO 10 – DISCURSIVA 02 – FORMAÇÃO GERAL .........

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define violência como o uso de força física ou poder, por ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação. Essa definição agrega a intencionalidade à prática do ato violento propriamente dito, desconsiderando o efeito produzido.

DAHLBERG, L. L.; KRUG, E. G. Violência: um problema global de saúde pública. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 18 jul. 2012 (adaptado).

A partir da análise das charges acima e da definição de violência formulada pela OMS, redija um texto dissertativo a respeito da violência na atualidade. Em sua abordagem, deverão ser contemplados os seguintes aspectos:

tecnologia e violência;

causas e consequências da violência na escola;

proposta de solução para o problema da violência na escola.

77

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014

Formação Específica – Letras - Português

QUESTÃO 11 .......................................................____

Leia o texto a seguir:

“EMPECILHO

‘Impecílio’ não existe,

‘impecilho’ também não.

Confira a grafia certa

Da palavra, meu irmão:

‘Só supera o empecilho

Quem tem determinação.’”

(DANTAS, Janduhi. Lições de Gramática em versos de

cordel, 5. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2009)

A partir do texto, assinale a opção coerente a respeito dos estudos de Ortografia:

A A ortografia é o estudo da palavra correta.

B A ortografia envolve essencialmente estudos de Literatura, já que lida com o texto escrito.

C A ortografia envolve leitura e escrita com formalidade.

D A ortografia é algo que só deixamos de estudar quando morremos.

E A ortografia é o estudo das relações sintáticas do texto.

QUESTÃO 12 .......................................................____

Em qual das opções, a seguir, as duas palavras destacadas estão sujeitas à redução do ditongo, fenômeno frequente no português falado no Brasil?

A "eu" e "bateu-me"

B "guardado" e "viu"

C "louca" e "beijo"

D "depois' e "sei"

E "ninguém" e "bem"

QUESTÃO 13 .......................................................____

Leia o poema de Cecília Meireles a seguir:

“Motivo - Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta. Irmão das coisas fugidias, não sinto gozo nem tormento. Atravesso noites e dias no vento. Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço, não sei, não sei. Não sei se fico ou passo. Sei que canto. E a canção é tudo. Tem sangue eterno a asa ritmada. E um dia sei que estarei mudo: mais nada.”

Quanto à linguagem do poema, assinale a alternativa INCORRETA:

A A dupla negação, que ocorre duas vezes no poema, reafirma o sentimento de dor: "Não sou alegre nem sou triste" / "não sinto gozo nem tormento."

B Na primeira estrofe ocorrem dois períodos compostos por coordenação, entre os quais o leitor infere a relação de complementaridade semântica.

C O poema é marcado pela contradição expressa nas antíteses: "alegre" / "triste", "noite" / "dia"; "desmorono" / "edifico"; "permaneço" / "desfaço"; "fico" / "passo".

D À pausa interna (cesura) que ocorre em alguns versos, segue-se uma reflexão do eu-lírico, como se nota em: "Sei que canto. E a canção é tudo."

E No hipérbato que ocorre no segundo verso da quarta estrofe atribui-se uma dimensão perene à arte literária: "Tem sangue eterno a asa ritmada."

QUESTÃO 14 .......................................................____

Leia o trecho da reportagem a seguir: “ANDA MESMO DURA A VIDA DO ELEITOR FLUMINENSE. Só nos últimos quatro anos, 15 prefeitos foram cassados ou foram mantidos nos cargos por liminares.”

(Adaptado de Fichas nada limpas, Jornal Extra, p. 14, dia 11/09/2011)

Como podemos classificar o sujeito do verbo andar no trecho apresentado?

A Sujeito composto

B Sujeito indeterminado

C Sujeito inexistente

D Sujeito oculto

E Sujeito simples

88

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014

Formação Específica – Letras - Português

QUESTÃO 15.......................................................____

Leia, com atenção, o parágrafo a seguir: “A exemplo da lei antifumo de São Paulo, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou lei que proíbe o fumo EM LOCAIS PÚBLICOS TOTAL OU PARCIALMENTE FECHADOS NO ESTADO. O texto veta O CONSUMO DE CIGARROS, CIGARRILHAS, CHARUTOS E CACHIMBOS e pode punir os proprietários ou responsáveis por estabelecimentos comerciais ou meios de transporte público.”

(Jornal do Brasil, 12/08/2009, p. A1)

No parágrafo apresentado, há dois sintagmas nominais destacados: EM LOCAIS PÚBLICOS TOTAL OU PARCIALMENTE FECHADOS NO ESTADO e O CONSUMO DE CIGARROS, CIGARRILHAS, CHARUTOS E CACHIMBOS. Esses sintagmas exercem, respectivamente, as funções de:

A adjunto adverbial e objeto direto.

B adjunto adnominal e objeto direto.

C complemento nominal e objeto direto.

D adjunto adverbial e objeto indireto.

E complemento nominal e objeto indireto.

QUESTÃO 16 .......................................................____

O Observatório Europeu do Sul anunciou a descoberta de 50 exoplanetas em estrelas PRÓXIMAS ao Sol, sendo 16 desses com massas parecidas com a da Terra. Os NOVOS astros foram revelados durante um congresso científico INTERNACIONAL que reuniu 350 especialistas em Wyoming, nos Estados Unidos.

(Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-

saude/noticia/2011/09/observatorio-europeu-revela-16-novos-exoplanetas-similares-terra.html)

Qual a classificação dos sintagmas destacados no parágrafo acima?

A Sintagma nominal

B Sintagma adverbial

C Sintagma adjetival

D Sintagma verbal

E Sintagma preposicionado

QUESTÃO 17 .......................................................____

Leia com atenção: Viajar! Perder países! Ser outro constantemente, Por a alma não ter raízes De viver de ver somente! Não pertencer nem a mim! Ir em frente, ir a seguir A ausência de ter um fim, E a ânsia de o conseguir! Viajar assim é viagem. Mas faço-o sem ter de meu Mais que o sonho da passagem. O resto é só terra e céu.

(Fernando Pessoa, 20-9-1933, Cancioneiro)

No poema de Fernando Pessoa, há a temática da viagem que tão bem caracteriza a história e a cultura do povo português. A significação de viagem nesse poema é porque refere-se

A aos viajantes portugueses do século XIX.

B à memória de seus ancestrais portugueses.

C às grandes conquistas do Renascimento.

D à busca por locais estrangeiros.

E ao mergulho na alma humana.

QUESTÃO 18 .......................................................____

Segundo estudos sobre a Linguística Textual, afirma-se sobre Contexto:

I. O sentido de um texto é construído na interação sujeitos - texto, considerando-se também as informações fora do texto, o que entendemos por Contexto.

II. Contexto: tudo aquilo que pode contribuir para a construção do sentido.

III. O Contexto pode ser entendido como o entorno verbal entre os segmentos do texto.

Das afirmativas apresentadas, está correto o que se afirma em:

A Todas as afirmativas estão corretas.

B Somente a I e a III estão corretas.

C Somente a III está correta.

D Somente a I e a II estão corretas.

E Somente a I está correta.

99

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014

Formação Específica – Letras - Português

QUESTÃO 19 .......................................................____

Leia o poema:

RELICÁRIO

(Oswald de Andrade)

No baile da Corte Foi o Conde d'Eu quem disse Pra Dona Benvinda Que farinha de Suruí Pinga de Parati Fumo de Baependi É comê bebê pitá e caí.

COUTINHO, Edilberto (org.) Cadernos de Poesia do Aluno Oswald (Poesias Reunidas).São Paulo: Círculo do Livro,

s/data.

O poema é modernista

PORQUE

Utiliza palavras de origem indígena, acentuando o hibridismo que marca a identidade cultural brasileira.

Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que:

A As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B As duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.

D A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.

E Tanto a primeira quanto a segunda afirmativa são falsas.

QUESTÃO 20 .......................................................____

O romance “As Cidades e as Serras”, de Eça de Queirós, pertence à fase final de sua obra e, como o próprio nome revela, a cidade se opõe ao campo. A cidade é o espaço que representa o avanço obsessivo da técnica e do progresso, já o campo sofre alterações em sua representação ao longo da narrativa.

No final do romance, o campo passa a significar

A o atraso português.

B um espaço de pobreza.

C o pessimismo de Jacinto.

D a natureza edênica portuguesa.

E a certeza de progresso técnico

QUESTÃO 21 .......................................................____

A noção de Gênero textual diferencia-se da noção e do entendimento de Tipologia textual.

Assinale a alternativa que expressa esse entendimento: A Os gêneros textuais classificam-se em:

narrativos, descritivos, argumentativos, expositivos ou injuntivos. Os tipos em: textos formais e textos informais.

B Tipologia textual permite que identifiquemos os diferentes textos que circulam na sociedade.

C Os gêneros textuais são homogêneos assim como os tipos.

D Os gêneros textuais são sequências com diferentes organizações discursivas e os tipos são definidos como: textos formais e informais.

E Os gêneros textuais são diferentes sequências discursivas com propósitos específicos e os tipos são sequências linguísticas como: narração, descrição, argumentação e injunção.

QUESTÃO 22 .......................................................____

A Sociolinguística entende "Língua" como:

A uma capacidade mental capaz de adquirir a estrutura da língua.

B um fenômeno heterogêneo sujeito a variações.

C um fenômeno que, apesar de heterogêneo, não varia.

D um fenômeno homogêneo que depende exclusivamente da capacidade mental dos usuários.

E uma estrutura coletiva comum aos membros de uma comunidade.

1010

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014

Formação Específica – Letras - Português

QUESTÃO 23 .......................................................___

Assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado.

Um leitor pode compreender o mesmo texto de modos diversos em diferentes momentos, porque

A a obra literária muda de forma com o passar do tempo, por isso o leitor percebe novos sentidos no texto a cada releitura.

B a linguagem do texto torna-se menos complexa a cada releitura, por isso o leitor tem maior facilidade para identificar novos sentidos no texto.

C o horizonte de expectativas do leitor modifica-se a cada releitura, permitindo-lhe perceber novos sentidos no texto.

D o texto permanece o mesmo a cada releitura, mas as palavras mudam de sentido e são entendidas de outra maneira pelo leitor.

E o leitor muda de opinião em relação aos sentidos do texto, devido à transformação do estilo literário predominante no momento de cada releitura.

QUESTÃO 24 .....................................................____

Dentre as opções a seguir, assinale a que está com pontuação correta:

A Ao jovem casal, os pais deram um carro. Ainda que estivessem em sérias dificuldades financeiras.

B Ao jovem casal, os pais deram um carro ainda que estivessem em sérias dificuldades financeiras.

C Ao jovem casal, os pais deram um carro, ainda que estivessem em sérias dificuldades financeiras.

D Ainda que estivessem em sérias dificuldades financeiras, ao jovem casal os pais deram um carro.

E Ainda que estivessem os noivos em sérias dificuldades financeiras os pais deram um carro ao jovem casal.

QUESTÃO 25 .......................................................____

Dentre as modalidades de intertexto, no estudo da Análise do Discurso, a paráfrase e a paródia se destacam justamente porque:

A representam as melhores formas para que um autor contemporâneo se aproprie de algo da tradição.

B representam as modalidades básicas de trabalho que um autor contemporâneo pode fazer sobre algo da tradição, diferenciando-se apenas na intenção crítica inerente ao desvio parodístico.

C representam as modalidades básicas de trabalho que um autor contemporâneo pode fazer sobre algo da tradição, diferenciando-se, entre outros aspectos, pela intenção crítica inerente ao desvio parodístico.

D representam, juntamente com a polissemia e a estilização, as modalidades básicas de trabalho intertextual que um autor contemporâneo pode realizar sobre material da tradição.

E representam, juntamente com a polissemia, o pastiche e a dêixis, as modalidades básicas de trabalho intertextual que um autor contemporâneo pode realizar sobre material da tradição.

QUESTÃO 26 .......................................................____

Certa vez ouvi uma conversa entre duas amigas:

- Não gostei da experiência de relatar a situação por escrito.

- Puxa! achei tão mais prático.

- É que sou melhor com a fala que com a escrita.

A partir dessa conversa, o que é correto afirmar em termos de FALA e ESCRITA?

A A fala é muito monótona, segue sempre igual, com as mesmas palavras.

B A escrita permite criatividade, muitas ideias.

C A fala e a escrita são duas possibilidades de lidar com a língua e estabelecer comunicação.

D A escrita é criativa, mas só permite uma forma para todas as situações.

E A fala e a escrita são possibilidades limitadas de comunicação.

1111

leonardo.souza
Retângulo

Formação Específica – Letras - Português

2º Simulado Estácio - ENADE 2014

QUESTÃO 27 .... ...................................................____

Leia com atenção:

“Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas uma infinidade de portas e janelas alinhadas. (...) Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham o pé na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante sensação de respirar sobre a terra. Da porta da venda que dava para o cortiço iam e vinham como formigas, fazendo compras.”

(AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Ática, 1989, p. 28-9. )

“Aliás, o cortiço andava no ar, excitado pela festa, alvoroçado pelo jantar, que eles apressavam para se dirigirem a Montsou. Grupos de crianças corriam, homens em mangas de camisa arrastavam chinelos com o gingar dos dias de repouso. As janelas e as portas escancaradas por causa do tempo quente deixavam ver a correnteza das salas, transbordando em gesticulações e em gritos o formigueiro das famílias.”

(ZOLA, Émile. Germinal. São Paulo: Nova Cultural, 1996, p. 136.)

“Aluísio Azevedo certamente se inspirou em L'Assommoir (A Taberna), de Émile Zola, para escrever O Cortiço (1890), e por muitos aspectos seu texto é um texto segundo, que tomou de empréstimo não apenas a idéia de descrever a vida do trabalhador pobre no quadro de um cortiço, mas um bom número de pormenores, mais ou menos importantes. Mas, ao mesmo tempo, Aluísio quis reproduzir e interpretar a realidade que o cercava e sob esse aspecto elaborou um texto primeiro. Texto primeiro na medida em que filtra o meio; texto segundo na medida em que vê o meio com lentes de empréstimo. Se pudermos marcar alguns aspectos dessa interação, talvez possamos esclarecer como, em um país subdesenvolvido, a elaboração de um mundo ficcional coerente sofre de maneira acentuada o impacto dos textos feitos nos países centrais e, ao mesmo tempo, a solicitação imperiosa da realidade natural e social imediata.”

(CANDIDO, Antonio. De cortiço a cortiço. In: O discurso e a cidade. São Paulo/ Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004, p.106-7/128-9 - com adaptações).

Assinale a opção em que a relação intertextual entre O Cortiço e Germinal é interpretada pelos parâmetros críticos apresentados no texto de Antonio Candido acerca da relação entre a obra de Aluísio Azevedo e a de Émile Zola.

A O texto de Aluísio Azevedo é um texto primeiro em relação ao de Zola porque foi escrito anteriormente e influenciou a produção naturalista do escritor francês.

B A relação de proximidade entre o texto de Azevedo e o de Zola evidencia que o diálogo entre os textos desassocia-os da realidade social em que foram produzidos.

C O texto de Aluísio Azevedo, por suas condições de produção, está submetido ao modelo naturalista europeu, ao mesmo tempo em que atende a demandas da realidade nacional.

D O Cortiço é um texto segundo em relação ao texto de Zola porque é, sobretudo, a duplicação do modelo literário francês e da realidade social das classes operárias europeias.

E A presença de elementos do naturalismo francês em O Cortiço é indicativo da troca cultural que ocorre no espaço do intertexto, independentemente das realidades locais de produção.

1212

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014 Formação Específica – Letras - Português

QUESTÃO 28 ..... ..................................... ....................................................

Leia o texto para responder à questão:

“(...) Cada época tem seu quadro de referência para identificar a literatura, tem suas normas estéticas, a partir das

quais efetua julgamentos. Em outras palavras, cada época tem suas convenções, valores, visões de mundo,

formando um certo universo, cujos elementos interdependentes mantêm entre si relações associativas e

funcionais, em constante processo. Uma obra pode ser considerada literária (ou não) em função de um julgamento

que, em cada período, é conseqüência das normas estéticas a partir das quais se julga. Ou seja, considerar um

texto como literário (ou não) depende do contexto. Evidentemente, isto não implicaria na existência de algo “ o

contexto “ que fosse externo ao texto, que o determinasse. Não haveria uma oposição dentro versus fora, não

existiriam compartimentos incomunicáveis, separando o texto do contexto, que não seria visto como “externo” em

relação ao “interno” do texto. Poder-se-ia, isto sim, dizer que o contexto está “dentro”, já que determina as próprias

fronteiras do que pode vir a ser considerado como texto. Em outras palavras, o contexto não se reduziria a

envolver ou circundar o texto, porque, na medida em que fornece as normas a partir das quais se delimita o que é

texto, torna-se também constitutiva deste.“

(JOBIM, José Luis. (org.) Palavras da crítica: Tendências e Conceitos no Estudo da Literatura. Rio de Janeiro: Imago, 1992. p.

129-130 e 382-385, Col. Pierre Menard)

Assinale a alternativa que interpreta corretamente as concepções apresentadas no texto.

A Entre o texto literário e o contexto em que é produzido estabelece-se uma relação de causa e consequência, na medida em que o autor é influenciado e regulado pelas normas estéticas vigentes no momento em que cria sua obra, que dessa maneira tornam-se “internas” a ela.

B O contexto delimita a compreensão do texto, pois o leitor necessita de conhecimentos sobre o momento em que foi produzida a obra para ser capaz de depreender os sentidos do texto, associando-os ao universo de referências do autor, que é ”externo” à obra.

C O Historiador da Literatura pode considerar um texto literário ou não sem necessitar referir-se ao contexto em que foi criado ou ao modo como foi recebido por seus contemporâneos, pois o que define a literariedade de uma obra são as referências do crítico no momento da leitura.

D Cada estilo de época corresponde a um complexo de referências históricas, filosóficas, culturais e artísticas, entre as quais se incluem as normas estéticas que se tornam hegemônicas e tornam-se traços constantes em uma ou mais gerações literárias.

E A dialética “interno/externo” não é relevante para a definição do estatuto literário de uma obra, pois somente o contexto em que foi produzida permite ao leitor identificar o quadro de referências a partir do qual (e, algumas vezes, contra o qual) ela foi criada.

1313

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014 Formação Específica – Letras - Português

. QUESTÃO 29 ..................... ..................................____

Leia com atenção os fragmentos a seguir:

“Em casa, os amigos do jantar não se metiam a dissuadi-lo. Também não confirmavam nada, por vergonha uns

dos outros; sorriam e desconversavam. (...) Rubião via-os fardados; ordenava um reconhecimento, um ataque, e

não era necessário que eles saíssem a obedecer; o cérebro do anfitrião cumpria tudo. Quando Rubião deixava o

campo de batalha para tornar à mesa, esta era outra. Já sem prataria, quase sem porcelanas nem cristais, ainda

assim aparecia aos olhos de Rubião regiamente esplêndida. Pobres galinhas magras eram graduadas em faisões,

assados de má morte traziam o sabor das mais finas iguarias da Terra. (...) Toda a mais casa, gasta, pelo tempo e

pela incúria, tapetes desbotados, mobílias truncadas e descompostas, cortinas enxovalhadas, nada tinha o seu

atual aspecto, mas outro, lustroso e magnífico.”

ASSIS, Machado. Quincas Borba. São Paulo: W. M. Jackson Editores, 1955, p. 317-9 (fragmento).

“A uns, a ironia no tratamento da cor local e de tudo que seja imediato pareceu uma desconsideração. Faltaria a

Machado o amor de nossas coisas. Outros saudaram nele o nosso primeiro escritor com preocupações universais.

Uma contra, outra a favor, as duas convicções registram a posição diminuída que acompanha a notação local no

romance de Machado, e concluem daí para a pouca importância dela. Uma terceira corrente vê Machado sob o

signo da dialética do local e do universal. Em Quincas Borba, o leitor a todo o momento encontra, lado a lado e

bem distintos, o local e o universal. A Machado não interessava a sua síntese, mas a sua disparidade, a qual lhe

parecia característica.”

SCHWARZ, Roberto. Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 167-70.(com adaptações).

De acordo com o texto de Roberto Schwarz, acerca da recepção crítica da obra de Machado de Assis, assinale a

opção que interpreta corretamente o trecho de Quincas Borba, referente ao delírio do protagonista Rubião.

A O aspecto "lustroso e magnífico" que Rubião dava às ""cortinas enxovalhadas" acentua a disparidade crítica da obra machadiana, que, pela tensão entre local e universal, descortina a vida nacional.

B A divisão da crítica quanto à recepção da obra de Machado de Assis é um falso problema, pois, como se vê em Quincas Borba, o pitoresco e o exotismo românticos continuam presentes no texto machadiano.

C Rubião, incapaz de enxergar a realidade como ela de fato era, confirma, com seu delírio, a tendência crítica que vê, na obra de Machado de Assis, uma atitude de desconsideração para com a realidade nacional.

D A identificação de Rubião com o imperador francês corresponde à da obra de Machado de Assis com os modelos literários universais, o que reafirma a recepção crítica que saudava a universalidade da obra do escritor.

E A ironia machadiana presente na obra Quincas Borba, evidenciada na imagem de as "galinhas magras" se transformarem em "faisões", confirma as opiniões críticas que concebem a obra de Machado como negação do aspecto nacional e valorização do universal.

1414

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014 Formação Específica – Letras - Português

QUESTÃO 30 .................

O romance Dom Quixote (1605), de Miguel de Cervantes, foi ilustrado de diferentes maneiras através dos séculos. Leia o texto a seguir.

“/.../ Dizendo isto, meteu esporas ao cavalo Rocinante, sem atender aos gritos do escudeiro, que lhe repetia serem sem dúvida alguma moinhos de vento, e não gigantes, os que ia acometer. Mas tão cego ia ele em que eram gigantes, que nem ouvia as vozes de Sancho nem reconhecia, com o estar já muito perto, o que era; antes ia dizendo a brado: “Não fujais, covardes e vis criaturas; é um só cavaleiro o que vos investe. Levantou-se neste comenos um pouco de vento, e começaram as velas a mover-se”; vendo isto D. Quixote, disse: “Ainda que movais mais braços do que os do gigante Briareu, heis-de mo pagar.” E dizendo isto, encomendando-se de todo o coração à sua senhora Dulcinéia, pedindo-lhe que, em tamanho transe o socorresse, bem coberto da sua rodela, com a lança em riste, arremeteu a todo o galope do Rocinante, e se aviou contra o primeiro moinho que estava diante, e dando-lhe uma lançada na vela, o vento a volveu com tanta fúria, que fez a lança em pedaços, levando desastradamente cavalo e cavaleiro, que foi rodando miseravelmente pelo campo fora./.../”

(SAAVEDRA, Miguel de Cervantes. D. Quixote de La Mancha - Primeira Parte. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/quixote1.html - Capítulo VIII)

Observe a relação entre o fragmento do texto e a ilustração de Salvador Dali.

Sobre a ilustração de Salvador Dali é CORRETO afirmar que

A a imagem é referencial e, dessa forma, segue o modo clássico de representação artística, que busca imitar o real, idealizando-o.

B a imagem relaciona-se diretamente ao texto, pois nela estão representadas todas as informações apresentadas pelo narrador.

C o desenho é preciso e detalhado, nele se constroem jogos de luz e sombra que representam de forma mimética a fantasia do personagem.

D a imagem ultrapassa a simples representação e configura uma representação poética da cena, desprovida de traços miméticos.

E não há relação entre o texto e a imagem, pois esta expressa apenas uma interpretação da cena narrada no fragmento.

1515

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014 Formação Específica – Letras - Português

QUESTÃO 31 .........

Leia os textos a seguir.

Texto 1

A vida na fazenda se tornara difícil. Sinhá Vitória benzia-se tremendo, manejava o rosário, mexia os beiços rezando rezas desesperadas. (...) Pouco a pouco os bichos se finavam, devorados pelo carrapato. E Fabiano resistia, pedindo a Deus um milagre. Mas quando a fazenda se despovoou, viu que tudo estava perdido, combinou a viagem com a mulher, matou o bezerro morrinhento que possuíam, salgou a carne, largou-se com a família, sem se despedir do amo.

(RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 106. ed. São Paulo: Record, 1985, p. 117.)

Texto 2

Veio a seca, maior, até o brejo ameaçava de se estorricar. Experimentaram pedir a Nhinhinha: que quisesse a chuva. -"Mas, não pode, ué..." (...). Daí a duas manhãs quis: queria o arco-íris. Choveu. E logo aparecia o arco-da-velha, sobressaído em verde com vermelho - era mais um vivo cor-de-rosa. Nhinhinha se alegrou, fora do sério, à tarde do dia com a refrescação. Fez o que nunca lhe vira, pular e correr por casa e quintal.

- "Adivinhou passarinho verde?"

(GUIMARÃES ROSA, João. Primeiras estórias. In: Ficção completa. Vol. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p. 403.)

Levando em conta a inter-relação entre a literatura e outros sistemas culturais, assinale a opção correta:

A O espaço representado por Guimarães Rosa reproduz o cenário de seca construído por Graciliano Ramos.

B A religiosidade de Guimarães Rosa e Graciliano Ramos está representada nas crenças populares, nas rezas dos personagens bem como na esperança de intervenção divina.

C A resistência de Fabiano a ficar na fazenda, ”pedindo a Deus um milagre”, é quebrada pela realidade dura da seca, evidenciada pelo despovoamento da fazenda.

D Ao tratar do milagre, a linguagem dos dois fragmentos se aproxima, sobretudo quanto ao caráter lírico da abordagem religiosa.

E As adversidades vividas pelos personagens revelam as condições de pobreza dos grupos sociais representados, mas são superadas mediante intervenção divina.

QUESTÃO 32 .........

Leia atentamente os quatro fragmentos abaixo para responder a questão:

Poema de Sete Faces (Carlos Drummond de Andrade)

Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

COM LICENÇA POÉTICA (Adélia Prado)

Quando nasci um anjo esbelto, desses que tocam trombeta, anunciou: vai carregar bandeira. Cargo muito pesado pra mulher, esta espécie ainda envergonhada.

ATÉ O FIM (Chico Buarque de Holanda)

Quando nasci veio um anjo safado O chato dum querubim E decretou que eu tava predestinado A ser errado assim Já de saída a minha estrada entortou Mas vou até o fim.

LET'S PLAY THAT Torquato Neto (musicado por Jards Macalé)

Quando eu nasci um anjo louco muito louco veio ler a minha mão não era um anjo barroco era um anjo muito louco, torto com asas de avião eis que esse anjo me disse apertando minha mão com um sorriso entre dentes vai bicho desafinar o coro dos contentes vai bicho desafinar o coro dos contentes.

Sobre a relação entre os textos, são feitas as seguintes afirmações:

I. O texto de Drummond originou as releituras desenvolvidas pelos demais autores. II. O anjo é representado em todos os textos como entidade transcendente que anuncia a boa nova.

III. O texto de Adélia Prado realiza uma paráfrase do texto base, inserindo a temática de gênero. IV. Os textos de Chico Buarque e Jards Macalé desconstroem o texto base pelo viés da paródia.

É correto APENAS o que se afirma em:

A II B IV C I e II D I, III e IV E II, III e IV

1616

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014 Conhecimento Específico – Conhecimentos Pedagógicos

QUESTÃO 33 .......................................................____

O estudo mais profundo da realidade nos leva a perceber que ela é mais complexa do que parece à primeira vista. Nem sempre todos os aspectos parecem claros, quando olhamos um fato, uma realidade ou mesmo um quadro. Nossa forma de raciocinar foi condicionada ao pensamento disjuntivo. É forma comum de pensar e falar: é isso ou aquilo, é certo ou errado, é ficção ou realidade, é falso ou verdadeiro etc. Numa perspectiva relacional dizemos que uma determinada situação pode ser certa e/ou errada; falsa e/ou verdadeira; ficção e/ou realidade. Observe atentamente o quadro a seguir do gravador Holandês Maurits Cornelis Escher e leia as afirmações.

I. O quadro retrata um garoto e uma garota montando um quebra cabeça.

II. No quadro, o garoto ajoelhado representa a realidade e os demais personagens são fictícios, pois são

parte do quebra cabeça.

III. O quadro nos apresenta uma relação de continuidade e complementaridade entre a ficção e a

realidade.

IV. No quadro, há nítida separação entre ficção e realidade.

V. No quadro, todos os personagens, figuras humanas, são retratados como fictícios.

VI. Há uma relação de oposição entre a ficção e a realidade.

Assinale a afirmativa que contém, na perspectiva relacional, TODOS os itens verdadeiros:

A I – II.

B II – III.

C II – IV.

D V- VI.

E III-VI.

1717

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014 Conhecimento Específico – Conhecimentos Pedagógicos

QUESTÃO 34 .......................................................____

Analise o seguinte enunciado:

Nesse mundo de expressões diversificadas, o leitor é chamado a interagir de forma mais efetiva, nos diferentes processos comunicativos,

PORQUE pensar em leitura e escrita, nos dias de hoje, é considerar a existência de uma nova dinâmica promovida pela difusão de inúmeras linguagens, que participam das atividades cotidianas dos

indivíduos em sociedade.

Assinale a opção correta a respeito desse enunciado.

A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira. C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. E Tanto a primeira asserção como a segunda são proposições falsas.

QUESTÃO 35 .......................................................____

Quando perguntado em entrevista à Revista Kalunga: "O que o professor precisa desenvolver na sala de aula?" o professor Nilson Machado respondeu: "Eu acho que em vez de ler, escrever e contar, ele tem que desenvolver a capacidade de expressão e compreensão. Expressão de si e compreensão do outro. Expressão em diferentes linguagens. Antigamente, a ideia geral de leitura era ler e entender um texto; agora, é preciso ler o mundo."(www.revistakalunga.com.br.)

Correlacionando a tirinha da Mafalda com a argumentação de Nilson José Machado, avalie as afirmativas a seguir:

I. O processo de conhecimento deve ser construído de maneira que o conteúdo faça sentido para que o aluno possa estabelecer uma relação com o mundo que o cerca.

II. O ato de ensinar deve ter como objetivo transformar a realidade.

III. A escola deve ensinar os conteúdos com o compromisso de que tudo que foi proposto durante o ano letivo seja transmitido aos alunos.

IV. O Currículo oculto não deve ser levado em consideração, tendo em vista que a escola precisa garantir a aprendizagem formal.

V. O ato de planejar deve ser encaminhado sob uma perspectiva de uma prática social.

Estão corretas APENAS as afirmativas:

A I e II. B I , II e III. C I , III e V. D II , III e IV. E I , II e V.

1818

leonardo.souza
Retângulo
leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014 Conhecimento Específico – Conhecimentos Pedagógicos

QUESTÃO 36 .......................................................____ Os meios de comunicação têm causado impactos nos modos de pensar e nas práticas sociais da juventude que afetam os processos de ensino e aprendizagem. “É em razão dessas demandas que a didática precisa incorporar as investigações mais recentes sobre modos de

aprender e ensinar e sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Mais

precisamente, será fundamental entender que o conhecimento supõe o desenvolvimento do pensamento e que

desenvolver o pensamento supõe metodologia e procedimentos sistemáticos do pensar. Nesse caso, a

característica mais destacada do trabalho de professor é a mediação docente pela qual ele se põe entre o aluno e

o conhecimento para possibilitar as condições e os meios de aprendizagem, ou seja, as mediações cognitivas”

(LIBÂNEO).

Dessa forma, a prática do professor deverá contribuir para:

A um ensino que conforme o estudante para o respeito e a obediência em qualquer situação.

B a formação de sujeitos pensantes e críticos com competências para lidar com a realidade.

C a formação de um sujeito que depende sempre do professor para aprender.

D um ensino que privilegie a atividade do aluno e esteja centrado no professor.

E a formação do professor que privilegie a transmissão do conhecimento centrada na sua ação em sala de

aula.

QUESTÃO 37 .......................................................____ Um dos desafios impostos ao professor seria criar, na sala de aula, um ambiente onde os alunos questionassem o

mundo, se sentissem insatisfeitos com as limitações de suas representações e abertos às explicações científicas,

a fim de que, através do conhecimento crítico, pudessem lutar pela transformação das suas realidades sociais.

Entretanto, para que essa prática pedagógica se concretize no espaço de sala de aula, é necessária uma mudança

de postura por parte de alunos e professores. É preciso romper com o modelo tradicional de ensino em que o aluno

apenas assimila passivamente o conteúdo que o professor determinou como verdade absoluta. Requer uma prática

desveladora, que desoculta realidades e contribui para a formação crítica e emancipada dos alunos.

Nesse sentido, é preciso que o professor assuma uma postura de pesquisador, na qual o docente:

A reproduz modelos teóricos em sua prática, seguindo o livro didático como referência determinante.

B age intuitivamente sem intenção em sua prática, tratando em sala de aula apenas conteúdos trazidos pelos

alunos.

C é empirista em sua prática, tomando como referência experiências passadas que deram certo.

D se aprofunda nas fontes teóricas e as confronta dialeticamente com sua prática, buscando novas respostas.

E faz experimentos em laboratórios, visando à descoberta de uma prática que possa ser aplicada em todos

os contextos.

1919

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014 Formação Específica – Letras - Português

QUESTÃO 38 – DISCURSIVA 03 – FORMAÇÃO ESPECIFICA .

Leia com atenção:

“Já estou chegando, ou já cheguei, à altura da vida em que tudo de bom era no meu tempo.”

(João Ubaldo Ribeiro)

“O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso.”

(Ariano Suassuna)

“Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses."

(Rubem Alves)

As frases acima nos fazem refletir sobre a vida.. sobre os valores... , tais reflexões costumam ser encontradas no mundo da Literatura, que nos faz respirar com mais vigor para interagirmos com o mundo. Recentemente, vivemos uma grande perda num espaço de tempo muito curto, o falecimento de João Ubaldo Ribeiro, de Ariano Suassuna e de Rubem Alves.

Homenageando as grandes ideias e o texto literário de qualidade que sempre produziram, propomos a construção de uma resposta que esclareça a diferença entre “texto literário” e “texto não literário”. Sua resposta deve ter entre oito e dez linhas.

2020

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014 Formação Específica – Letras - Português

QUESTÃO 39 – DISCURSIVA 04 – FORMAÇÃO ESPECIFICA .

1. Leia, com atenção, o texto de Fernando Pessoa e responda ao que se pede:

“ISTO

Dizem que finjo ou minto Tudo o que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto Com a imaginação. Tudo o que sonho ou passo, O que me falha ou finda, É como que um terraço Sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda. Por isso escrevo em meio Do que não está ao pé. Livre do meu enleio, Sério do que não é. Sentir? Sinta quem lê!”

(PAIS, Amélia Pinto.Para compreender Fernando Pessoa. São Paulo: Claro Enigna, 2012)

Responda à questão: Por que podemos afirmar que o texto de Fernando Pessoa é um texto literário e não uma notícia de jornal? Justifique sua resposta

2121

leonardo.souza
Retângulo

2º Simulado Estácio - ENADE 2014 Formação Específica – Letras - Português

QUESTÃO 40 – DISCURSIVA 05 – FORMAÇÃO ESPECIFICA .

Leia o diálogo transcrito a seguir:

- João, está na hora do lanche. O que você quer comer? - Não sei, mãe. Não estou com muita fome. - Tive uma ideia, filho! Que tal um cachorro-quente? - Só se for de linguiça, mãe. - Tudo bem, filho.

Com o novo acordo ortográfico, palavras como “ideia” e “linguiça" tiveram suas grafias alteradas. a) Explique o que foi alterado na grafia das palavras como as apresentadas.

b) A alteração implica mudança na pronúncia das palavras? Justifique sua resposta.

2222

leonardo.souza
Retângulo