Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.

15
Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa

Transcript of Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.

Page 1: Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.

Encontro do dia 9 de julho de 2011.Profª Valéria Lessa

Page 2: Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.

Os estudos sobre objetos de aprendizagem são recentes e não há um consenso a respeito de sua definição.

Para alguns autores, objetos de aprendizagem são instrumentos exclusivamente digitais e/ou virtuais e para outros o conceito é mais amplo.

As definições a seguir foram extraídas do artigo de Audino e Nascimento (2010) que discute estas diferentes definições de objetos de aprendizagem:

http://www.educacao.ufrj.br/artigos/n10/objetos_de_aprendizagem.pdf

Page 3: Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.

1) Segundo o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), objetos de aprendizagem se define como sendo qualquer material, digital ou não digital, que possa ser utilizado, reutilizado ou referenciado durante o aprendizado suportado por tecnologia. (p.132) 

Mais sobre IEEE: http://www.ieee.org.br/

Page 4: Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.

2) “Um objeto de aprendizagem pode ser conceituado como sendo todo o objeto que é utilizado como meio de ensino/aprendizagem. Um cartaz, uma maquete, uma canção, um ato teatral, uma apostila, um filme, um livro, um jornal, uma página web, podem ser objetos de aprendizagem. A maioria destas objetos de aprendizagem pode ser reutilizada, modificada ou não e servir para outros objetivos que não os originais [...]”.(GUTIERREZ, 2004, p.6).

Page 5: Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.

3) “[...] é qualquer recurso digital com um valor pedagógico demonstrado, que pode ser usado, reusado ou referenciado para suporte de aprendizagem. Os objetos de aprendizagem podem assim ser uma applet Java, uma animação Flash, um quiz online ou um filme QuickTime, mas pode também ser uma apresentação Power Point ou arquivo .pdf, uma imagem, um site ou uma webpage”.(p.130-131)

Page 6: Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.

4) Para Spinelli (2007, p.7) “[...] é um recurso digital reutilizável que auxilie na aprendizagem de algum conceito e, ao mesmo tempo, estimule o desenvolvimento de capacidades pessoais, como, por exemplo, imaginação e criatividade. Dessa forma, um objeto virtual de aprendizagem pode tanto contemplar um único conceito quanto englobar todo o corpo de uma teoria [...]”. (p. 131)

Page 7: Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.

5) Behar et al (2009, p.65) entende que os objetos de aprendizagem são “qualquer material digital, como, por exemplo, textos, animações, vídeos, imagens, aplicações, páginas web, de forma isolada ou em combinação, com fins educacionais.” (p.131)

Page 8: Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.

6) Wiley (2000) é um dos principais autores dessa temática e compreende que qualquer material digital que possa ser reutilizado para dar suporte ao ensino é considerado um objeto de aprendizagem. (p.133)

Page 9: Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.

7) "são recursos digitais dinâmicos, interativos e reutilizáveis em diferentes ambientes de aprendizagem elaborados a partir de uma base tecnológica. Desenvolvidos com fins educacionais, eles cobrem diversas modalidades de ensino: presencial, híbrida ou a distância; diversos campos de atuação: educação formal, corporativa ou informal; e, devem reunir várias características, como durabilidade, facilidade para atualização, flexibilidade, interoperabilidade, modularidade, portabilidade, entre outras. Eles ainda apresentam-se como unidades autoconsistentes de pequena extensão e fácil manipulação, passíveis de combinação com outros objetos educacionais ou qualquer outra mídia digital (vídeos, imagens, áudios, textos, gráficos, tabelas, tutoriais, aplicações, mapas, jogos educacionais, animações, infográficos, páginas web) por meio da hiperligação [...]”. (AUDINO e NASCIMENTO, 2010, p.141)

Page 10: Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.
Page 11: Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.
Page 12: Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.

“Fornecem a capacidade de simular e animar fenômenos, entre outras características, assim como, reutilizá-los em vários outros ambientes de aprendizagem”.

“Surgem como recursos capazes de potencializar a reestruturação de prática pedagógicas, criando novas maneiras de refletir sobre o uso da comunicação, da informação e da interação”.

(Audino e Nascimento, 2010)

Page 13: Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.

Há inúmeros repositórios virtuais na internet, entre eles o RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação) disponibilizado pelo SEED/MEC.

E o blog http://matvirtual.pbworks.com procura disponibilizar links para os diferentes repositórios que contém objetos de aprendizagem de matemática.

Page 14: Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.

Explore alguns objetos de aprendizagem disponibilizados no MatVirtual. Troque ideias com colegas;

Escolha alguns que você usaria nas suas aulas e reflita sobre esta utilização;

Faça links em seu blog para estes objetos;

Apresente seu blog aos colegas do grupo.

Page 15: Encontro do dia 9 de julho de 2011. Profª Valéria Lessa.

AUDINO, D.F, NASCIMENTO, R.S. Objetos de Aprendizagem : diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada a educação. Revista Comteporanea de Educação. v.05, n.10, jul/dez. 2010. <disponível em: http://www.educacao.ufrj.br/artigos/n10/objetos_de_aprendizagem.pdf>

PRATA, C.L. NASCIMENTO, A.C.A. (org). Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso. Brasília : MEC, SEED, 2007.154 p.