Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade...

32
HYDRO NEWS REVISTA DA ANDRITZ HYDRO 09-2016 PORTUGUÊS CANADÁ Energia de Oceano a Oceano (página 04) EUA Energia Hidre- létrica para os Pioneiros da Eletricidade (página 08) BRASIL Energia Hidrelé- trica Energizan- do as Pessoas (página 22) AMÉRICAS

Transcript of Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade...

Page 1: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

HYDRONEWS

RE

VIS

TA D

A A

ND

RIT

Z H

YD

RO

0

9-2

01

6 P

OR

TU

GU

ÊS

CANADÁEnergia de Oceano a Oceano

(página 04)

EUAEnergia Hi dre - lé trica para os Pioneiros da Eletricidade

(página 08)

BRASILEnergia Hidrelé-trica Energizan-do as Pessoas

(página 22)

AMÉRICAS

Page 2: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

02 IntroduçãoHYDRONEWS Américas

A. Schwab

08

24Lar de cerca de um bilhão de pesso­

as, as Américas se estendem desde o norte industrializado até as economias em desenvolvimento no sul, percorren­do todas as zonas climáticas. Apesar de sua rica diversidade, há um denomina­dor comum – a produção de eletricidade a partir de potencial hidrelétrico.

Com capacidade instalada total de cerca de 329 GW e potencial futuro de mais de 4.000 TWh incluindo o Brasil, os EUA e o Canadá como três dos maio­res mercados de energia hidrelétrica no mundo, esta é uma óbvia região de foco para players do setor hidrelétrico.

As demandas imediatas de cada país certamente diferem, como, por exem­plo, grandes projetos de reabilitação no Canadá e nos EUA, ou novas usinas e reformas de médio porte no México e América Central. Novas grandes instala­ções são um dos principais atrativos no Brasil e a oportunidade de usufruir do potencial de altas quedas nos Andes veem impulsionando desenvolvimentos de projetos no Chile, Peru, Equador e Colômbia.

Com o desenvolvimento da rede e a integração de fontes de energia renová­vel flutuantes, capacidade adicional em termos de usinas hidrelétricas reversí­veis será necessária em toda esta vasta região.

Todas estas diferentes demandas re­querem ser atendidas por meio de tec­nologias de ponta, soluções feitas sob medida e concentração de esforços de desenvolvimento conjunto junto a inves­tidores e operadores de energia hidrelé­trica.

Prezado Amigo de Negócios,

A ANDRITZ HYDRO vem aceitando estes desafios há mais de 100 anos. Neste período nós fornecemos, instala­mos e modernizamos 3.800 unidades geradoras, com capacidade total de aproximadamente 160 GW. No intuito de manter o consistente relacionamento com todos os seus clientes e parceiros, a ANDRITZ HYDRO estabeleceu entida­des locais no Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, México, Peru, EUA e Ve ne­zuela. Em muitos destes países, com­ponentes principais tais como turbinas, geradores e sistemas de automação são fabricados em nossas próprias ofi­cinas. A ANDRITZ HYDRO é compe­tente para atender, de modo abran­gente, as necessidades do mercado desde pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), a médias e grandes usinas hi­drelétricas ou ainda, todos os tipos de serviços e reabilitações.

Energia hidrelétrica é a primeira, a maior e a mais eficiente fonte de energia renovável do mundo. Também propor­ciona múltiplos serviços adicionais, tais como proteção contra enchentes, irriga­ção, navegação, controle de redes e re­creação.

Contando com a confiança de nossos clientes e com uma longa história de tecnologia em contínuo desenvolvi­mento nós, da ANDRITZ HYDRO, esta­mos prontos para encarar os desafios da energia hidrelétrica de hoje e de amanhã.

Page 3: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

03 ÍndiceHYDRONEWS Américas

04

EXPEDIENTE Editado: ANDRITZ HYDRO GmbH, A­1120 Vienna, Eibesbrunnergasse 20, Austria, Telefone: +43 50805 0, [email protected], Responsáveis pelo conteúdo: Alexander Schwab, Conselho Editorial: Jens Päutz, Marie­Antoinette Sailer, Judith Heimhilcher Project Manager/Layout: Judith Heimhilcher Copyright: ©ANDRITZ HYDRO GmbH 2016, All rights reserved Tiragem: 3,700, Impresso em: portugês, espanhol e inglês Esta edição inclui links para vídeos e sites externos em cujo conteúdo não podemos influenciar. As opiniões expressas nos vídeos são opiniões pessoais do produtor, que não correspondem necessariamente com as posições da ANDRITZ HYDRO GmbH. O produtor do vídeo é responsável pela precisão do conteúdo.

Índice02 EDITORIAL

MATÉRIAS ESPECIAIS04 Canadá08 EUA24 Brasil

31 FATOS

App para Android

App para iPad

Revista on-line

MERCADOS12 México14 América Central & Caribe18 Costa Rica19 Equador20 Colômbia22 Peru28 Chile30 Bolívia

Page 4: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

04 Matéria EspeciaisHYDRONEWS Américas

Energia de Oceano a Oceano

CanadáPor Pierre Duflon

[email protected]

e Ted Monk [email protected]

© P

ierr

e Le

cler

c /

shut

ters

tock

.com

Page 5: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

05 Matéria EspeciaisHYDRONEWS Américas

Em função de sua geografia e clima, o Cana-dá possui longa tradição de produção de eletri-cidade a partir de aproveitamentos hidrelétricos. A primeira estação de energia hidrelétrica cana-dense foi comissionada em 1891 em Chaudière Falls, Ottawa. Desde então, mais de 77 GW de capacidade hidrelétrica foram instalados, produ-zindo cerca de 388 TWh anuais.

Atualmente, a principal fonte de eletricidade é a energia hidrelétrica, fornecendo 60% da gera-ção de eletricidade no Canadá, principalmente a partir de Quebec, Colúmbia Britânica e Ontário. Não obstante, um potencial hidrelétrico tecnica-mente viável adicional de cerca de 240 GW ain-da permanece. O objetivo do Canadá de desen-volver recursos energéticos diversos mantendo seu compromisso com o respeito ao meio am-biente, como, por exemplo, reduzindo as emis-sões de gases de efeito estufa, pode permitir crescimento adicional para a energia hidrelétrica.

Page 6: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

06 Matéria EspeciaisHYDRONEWS Américas

do a instalação de geração com até 2.840 MW. A obra foi executada em ob­servância de rígidas normas de segu­rança ocupacional e com especial cui­dado para proteger ambientalmente a região primitiva contra contaminação devido à obra.

UHE Bighorn: O contrato para a Usina Hidrelétrica de Bighorn, com 120 MW, é o segundo – após a UHE Spray – a ser firmado sob o Contrato Máster de Ser­viços (MSA) composto com a TransAlta. O escopo de obras que coube à ANDRITZ HYDRO inclui a substituição completa do estator, reforma da ventila­ção do gerador, modificação do mancal de empuxo, bem como diversas ativida­des de inspeção e instrumentação. O encerramento do projeto está progra­mado para meados de 2016.

UHE Ear Falls: Em maio de 2015, a ANDRITZ HYDRO foi agraciada com um contrato pela GDB Constructeurs para a modernização das comportas de to­ma­ da d´água para a Estação Geradora

Vista aérea da UHE Chaudière Falls, Cidade de Ottawa

ANDRITZ HYDRO no CanadáO envolvimento da ANDRITZ HYDRO

no Canadá data do ano de 1892. Desde então, a ANDRITZ HYRO instalou ou mo dernizou mais de 950 unidades tota­lizando uma capacidade de cerca de 50 GW, ou seja, quase 65% do total pre­sente no país.

A presença da ANDRITZ HYDRO no Canadá aumentou com a aquisição de ativos da GE Hydro em 2008, bem como de sua matriz e centro de tecnologia de turbinas, em seu endereço atual em Pointe Claire, Quebec. Atualmente um corpo de 375 funcionários trabalha na ANDRITZ HYDRO Canadá em muitas unidades, incluindo o laboratório de tes ­ tes hidrelétricos localizado em Lachine, Quebec; escritório de projeto de siste­mas de energia elétrica/automação e instalações fabris em Chambly, Quebec; centro de tecnologia de geradores e plan ta de barras/bobinas, em Peter bo­rough, Ontário; escritório regional em Richmond, Colúmbia Britânica; e a mais recente aquisição, uma planta de pro­jeto e fabricação de comportas em Paris, Ontário (ANDRITZ HYDRO AFI).

A ANDRITZ HYDRO no Canadá é um parceiro inteiramente integrado dotado de staff e experiência voltados para o ci­clo de vida integral de equipamentos de geração hidrelétrica. Expertise e know­

how se estendem desde pesquisa e de­senvolvimento até engenharia, ges tão de projeto, terceirização, instalação, co­missionamento e assistência técnica com pletos de turbinas e geradores. Isto permite assistência técnica integral para novas grandes unidades, unidades de pequenas centrais hidrelétricas, inclu­indo automação, bem como para a rea­bilitação de plantas existentes.

Dentre os maiores pedidos fornecidos pela ANDRITZ HYDRO ao mercado canadense encontramse grandes usi­nas hidrelétricas, tais como a UHE La Gran de­2 (5.616 MW), a UHE Churchill Falls (5.428 MW) e a UHE La Grande­3 (2.418 MW). Porém, importantes instala­ções de geração, como a UHE Lime­stone, a UHE Mica Dam, a UHE G.M. Shrum ou a UHE Sir Adam Beck, tam­bém podem ser incluídas como referên­cias da ANDRITZ HYDRO.

UHE Mica Dam: A ANDRITZ HYDRO recentemente colocou em serviço duas novas unidades completas (2 × 520 MW) na Usina Hidrelétrica de Mica, totalizan­

Chaudière Falls, a mais antiga usina hidrelétrica no Canadá, comissionada em 1891

A ANDRITZ HYDRO entregou 1.000 MW em unidades geradoras para Pequenas Ce n trais Hidrelétricas até a presente data©

Cha

udiè

re H

ydro

LP

VÍDEO

Page 7: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

07 Matéria EspeciaisHYDRONEWS Américas

de Ear Falls, com 22 MW. O escopo de fornecimento da ANDRITZ HYDRO inclui o projeto, fornecimento, instalação e co­missionamento de oito comportas de tomada d´água, componentes embuti­dos e equipamentos de levantamento. O projeto está programado para a dura­ção de quatro anos consecutivos, com comissionamento final previsto para se­tembro de 2018.

UHE La Grande-3: Ao final de 2015, a Hydro Quebec concedeu à ANDRITZ HYDRO o contrato para modernização dos sistemas de excitação de geradores na Usina Hidrelétrica de La Grande­3. O escopo de fornecimento da ANDRITZ HYDRO compreende o projeto, forneci­mento e entrega de 12 sistemas de ex­citação, incluindo um novo regulador HIPASE­E. Este pedido é o primeiro pro­jeto de excitação de alta tensão para a ANDRITZ HYDRO no mercado norte­­americano e o maior da ANDRITZ HYDRO Chambly até o momento.

Pequenas Centrais Hidrelétricas no Canadá: O segmento de Pequenas Centrais Hidrelétricas vem se mostrando muito bem sucedido no Canadá. Até a presente data, a ANDRITZ HYDRO entregou 90 unidades totalizando 1.000 MW de capacidade. Nos últimos três anos, a ANDRITZ HYDRO já proje­tou e/ou forneceu cerca de 24 unidades de Pequenas Centrais. Os projetos in­cluem: PCH Upper Lillooet, PCH Boul­der Creek, PCH McLymont, PCH Oki­ken dawt, PCH Volcano Creek, PCH Long Lake, PCH Forrest Kerr e, final­mente, PCH New Post Creek.

UHE Chaudière Falls: Fechando o ci­clo e retornando ao ponto de partida em que tudo começou para a energia hidre­létrica no Canadá, em agosto de 2014 a ANDRITZ HYDRO foi contemplada pela Chaudière Hydro LP., subsidiária da Hydro Ottawa, com um contrato para o pacote completo “from water­towire” para a Usina de Chaudière. A Hydro Ottawa vai agora construir uma nova usina hidrelétrica a fio d´água com 32 MW que será dotada das quatro mais potentes turbinas ECOBulb* já forneci­das pela ANDRITZ HYDRO.

35,85 milhões População100% Acesso à eletricidade77.500 MW Capacidade hidrelétrica instalada6.500 MW Capacidade hidrelétrica em construção60% Participação da geração a partir de fontes hidrelétricas 388 TWh Geração hidrelétrica240.000 MW Potencial de geração hidrelétrica tecnicamente viável

FAT

OS

CA

NA

Hydropower & Dams World Atlas 2015 e The World Bank

Transporte de rotor para a UHE Mica Dam

Unidade Geradora da UHE Muskrat Falls

Mais de 10.000 reservatórios em operação no país

* Marca registrada do grupo ANDRITZ. Para obter informações sobre a propriedade e os países de registro, visite www.andritz.com/trademarks.

Page 8: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

Hoover Dam, no Rio Colorado

Page 9: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

09 Matéria EspeciaisHYDRONEWS Américas

Energia Hidrelétrica para os Pioneiros da Eletricidade

Estados Unidos da América

Por Jack Heaton [email protected]

Os Estados Unidos da América são um dos maiores produtores de energia hidrelétrica do mundo. Nos últimos anos, aproximadamente 6% da eletricidade da nação são fornecidos por energia hidrelétrica convencional, com geração de 260 TWh/ano de energia hidrelétrica estima-da em 2014.

Page 10: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

10 Matéria EspeciaisHYDRONEWS Américas

Casa de força, barragem e reservatório em Rock Island

Mesmo considerando a dificuldade de se identificar o potencial hidrelétrico total teórico dos EUA, caso todos os seus sítios em potencial fossem inteira­mente desenvolvidos haveria pelo me ­ nos 512 GW adicionais de capacidade instalada no país. Estimativas sugerem que haja em torno de 497 TWh/ano de potencial bruto e cerca de 153 GW de potencial de energia hidrelétrica tecnica­mente viável.

Amplos e complexos procedimentos de caráter normativo e fortes conflitos ambientais podem dificultar seriamente o desenvolvimento de novas fontes de energia hidrelétrica. Portanto, o foco re­cai sobre a repotenciação e a moderni­zação de instalações existentes, bem como sobre a introdução da função de geração de energia em reservatórios não utilizados para este fim. Adicio nal­mente, o governo pretende promover o desenvolvimento de fontes de energia renováveis, incluindo as Pequenas Cen­trais Hidrelétricas. Questões ligadas à transmissão, porém, impõem limitação a projetos de novas usinas e de energias renováveis. Armazenamento de energia, incluindo as usinas hidrelétricas reversí­veis, pode se tornar uma possível so­lução.

ANDRITZ HYDRO nos EUAA ANDRITZ HYDRO opera um escritó­

rio em Charlotte, Carolina do Norte, desde o início dos anos 90, e a experi­ência da empresa no mercado norte­

americano é bem sólida. A lista de refe­rências de projetos inclui grandes proje­tos de reabilitação localizados nos prin­cipais cursos d’água dos EUA, tais como os Rios Mississippi, Arkansas, Tennessee, Colorado, Susquehanna e Columbia. A ANDRITZ HYDRO é o OEM em mais de 35% da base instalada de unidades hidrelétricas nos EUA, e já repotenciou 70 unidades no país, com potência combinada de mais de 43,000 MW. Em 2010, a ANDRITZ HYDRO ad­quiriu o controle acionário da Precision Machine and Supply Inc. em Spokane, Washington, acrescentando uma insta­lação fabril à sua carteira no intuito de fornecer serviços ainda melhores aos seus clientes.

Há muitos anos a ANDRITZ HYDRO está envolvida em vários dos mais im­portantes projetos de energia hidrelé­trica nos EUA, tais como a UHE Grand Coulee (6.809 MW), UHE John Day (2.160 MW), UHE Niagara (2.515 MW), UHE Hoover Dam (2.080 MW), UHE McNary Dam (980 MW) e UHE Rock Island Dam (980 MW).

Rotor para a UHE Hills Creek

A Grand Coulee é a maior usina hidrelétrica nos EUA e a sexta maior no mundo

equipamentos mecânicos auxiliares, con­troles elétricos, um único conduto for­çado subterrâneo e a construção de uma nova linha de transmissão de ener­gia para a Usina Hidrelétrica de Olmsted, com 11,2 MW. É uma das instalações mais antigas no oeste dos EUA e centro do Telluride Institute of Learning. Todas as obras serão executadas com foco na preservação da casa de força histórica existente. A conclusão do projeto está programada para o inicio de 2018.

UHE Lower Monumental Dam: Em ju­lho de 2015, o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, Distrito de Walla Walla, concedeu à ANDRITZ HYDRO um contrato para rebobina­mento do gerador e reparos de cavita­ção em turbina na UHE Lower Monu­mental Dam (com 810 MW). É uma das quatro maiores usinas hidrelétricas no Baixo Rio Snake, Estado de Washington. A conclusão de todo o projeto está pre­vista para maio de 2017.

UHE Olmsted: A empresa Central Utah Water Conservancy District (CUWCD) contratou a ANDRITZ HYDRO para for­necer duas unidades turbina­gerador,

UHE Bear Swamp: A ANDRITZ HYDRO recebeu um contrato para reen­rolamento do estator na Usina Hidre­létrica Reversível de Bear Swamp, de

Page 11: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

11 Matéria EspeciaisHYDRONEWS Américas

321,4 milhões Population100% Acesso à eletricidade79.500 MW Capacidade hidrelétrica instalada400 MW Capacidade hidrelétrica em construção6% Participação da geração a partir de fontes hidrelétricas 260.000 GWh Geração hidrelétrica153.000 MW Potencial para geração hidrelétrica tecnicamente viável

FAT

OS

EU

A

Hydropower & Dams World Atlas 2015 e The World Bank

propriedade da Brookfield Renew able, em Florida, Massachusetts. O contrato inclui uma reavaliação de 10% na capa­cidade de geração/bombeamento. O comissionamento vai ocorrer em 2016.

UHE Safe Harbor: Em setembro de 2013, a Safe Harbor Water Power Corp. concedeu à ANDRITZ HYDRO um con­trato para a repotenciação de dois anti­gos geradores com 80 anos de idade (unidades #3 e #7), na Usina Hidrelétrica de Safe Harbor, na Pensilvânia. Este é o primeiro contrato concedido à ANDRITZ HYDRO para serviços em grande escala em usinas hidrelétricas no Rio Sus que­hanna, um dos maiores rios no nordeste dos EUA. A ANDRITZ HYDRO fornecerá novas carcaças, núcleos e enrolamen­tos para o estator do gerador, novas aranhas, coroas, repotenciação de pó­los e mancais do rotor, desmontagem, instalação e remontagem das unidades.

Em novembro de 2015, a ANDRITZ HYDRO recebeu um contrato para a re­potenciação de outros dois geradores (unidades #1 e #2). A ANDRITZ HYDRO vai fornecer novos núcleos do estator, conjuntos de fixação e enrolamentos muitiespiras, incluindo testes em pólos do rotor, inspeções de mancais, des­montagem, instalação e remontagem das unidades. A ANDRITZ HYDRO é o fabricante original dos equipamentos de todas as 14 unidades da casa de força.

O Rio Colúmbia concentra as mais importantes usinas hidrelétricas nos EUA

O Lago Mead, criado pela barragem de Hoover Dam, é o maior reservatório nos EUA em termos de volume

UHE Rock Island: Em 2014, a ANDRITZ HYDRO recebeu um pedido da Chelan County Public Utility District para o for­necimento de quatro unidades na usina hidrelétrica a fio d´água de Rock Island, no Rio Columbia, Estado de Washington. A ANDRITZ HYDRO está substituindo quatro estatores do gerador, juntamente com novas coroas e pólos do rotor, além de revisar três rotores Kaplan existentes. Uma unidade receberá o novo rotor e palhetas diretrizes de aço inoxidável projetados pela ANDRITZ HYDRO. A conclusão do projeto está prevista para o final de 2020.

UHE Belden: A Usina Hidrelétrica de Belden é propriedade da Pacific Gas

© D

avid

Gn

/ fo

tolia

.com

and Electric Company (PG&E), a maior proprietária privada de instalações hi­drelétricas nos EUA, situada no Estado da Califórnia. O projeto de reabilitação da turbina inclui um novo rotor, novo aro de saída, tubo de sucção superior, anéis de desgaste e palhetas diretrizes. A ins­talação deve ocorrer até o final de 2016.

A ANDITZ HYDRO nos EUA oferece expertise e know­how com o objetivo de atender integralmente o mercado de gran des Grande e Pequenas Centrais Hidrelétricas, incluindo automação. Re­abili tação e reforma de usinas existentes permanece o principal negócio dos EUA.

VÍDEO

Page 12: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

Contorno urbano (skyline) da Cidade do México

Um Player Global Emergente

México

Por Carla Rosas [email protected]

Em anos recentes, o governo introdu­ziu reformas econômicas com o objetivo de melhorar a competitividade e o cres­cimento da economia mexicana. A de­manda por eletricidade vem crescendo cerca de 2.500 MW ao ano, mas ainda há algumas regiões rurais com acesso limitado à eletricidade. Para atender a esta crescente demanda, reformas do setor de energia também foram imple­mentadas.

O potencial hidrelétrico com viabili­dade técnica no México é de cerca de 135.000 GWh e, em 2014, 47 usinas pro porcionavam uma capacidade insta­lada de 11.509 MW. Desde então, sete usinas foram removidas de operação, mas mais de 4.300 MW em nova capa­cidade hidrelétrica estão previstos até o ano de 2024. Aproximadamente 3.200 MW de capacidade hidrelétrica existente pro­ vém de usinas com mais de 40 anos de existência, representando uma gran de oportunidade para o mercado de servi­ços e reabilitação.

ANDRITZ HYDRO no MéxicoHá décadas a ANDRITZ HYDRO

opera com sucesso no mercado hidrelé­trico mexicano e sua unidade de escri­tórios e fabril em Morelia foi fundada em 1981. Porém, a empresa já atua no país há muito mais tempo. As primeiras en­tregas de equipamentos datam do início do século 20 – a UHE Tampico, a UHE

Guadalajara e a UHE Gavito Puebla fo­ram comissionadas no ano de 1909. Desde então, a ANDRITZ HYDRO e em­presas predecessoras forneceram e re­potenciaram mais de 250 unidades, perfazendo uma capacidade total de aproximadamente 4.500 MW. Dentre estes pedidos, encontram­se grandes centrais hidrelétricas como a UHE Chicoasen (1.500 MW), a UHE Infernillo (1.120  MW), a UHE Malpaso (1.080 MW), a UHE Angostura (900 MW), a UHE La Yesca (750  MW), a UHE El Caracol (600 MW), a UHE Temascal (354 MW), a UHE La Vil lita (300 MW), a UHE Zimapan (292 MW) e a UHE Agua Prieta (240 MW).

UHE Temascal I: Em março de 2015, a ANDRITZ HYDRO recebeu um con­trato pela estatal mexicana Comisión Federal de Electricidad (CFE) para a rea­bilitação das unidades #1–#4, na Usina Hidrelétrica de Temascal I, situada no Rio Tonto, Estado de Oaxaca, México.

O contrato compreende o projeto, en­genharia, desmontagem, montagem, lo­gística, testes de campo e comissiona­mento. Parte do contrato também abrange o financiamento de bens e ser­viços fornecidos, assim como os corres­pondentes Certificados de Aceitação Preliminar (PACs) para cada unidade após instalação no local da obra. A ANDRITZ HYDRO fornecerá novos en­

© J

ess

Kra

ft /

shu

tter

stoc

k.co

m

Page 13: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

13 MercadosHYDRONEWS Américas

rolamentos e laminações do estator, en­rolamentos polares, rotores da turbina, inclusive modificações de partes fixas, palhetas diretrizes, caixa espiral e anéis inferiores – como também trabalhos de reparos no rotor, estator e head cover para cada unidade. O rendimento das turbinas Francis será aumentado, com redução do consumo específico de água por kWh, resultando em maior lu­cratividade da usina.

O projeto será executado dentro de um prazo de 42 meses e sua inaugura­ção está programada para setembro de 2018.

UHE La Venta: A Usina Hidrelétrica de La Venta está localizada no Rio Papagayo, próximo à cidade de Tierra Colorada, Guerrero, no México. Foi ini­cialmente inaugurada em outubro de 1965. Em setembro de 2013, durante a passagem da tempestade tropical Ma­nuel, a usina hidrelétrica foi inundada e suas comportas, automação e equipa­mentos elétricos foram destruídos. Em 2014, a estatal CFE lançou um processo de licitação para a reabilitação completa da usina hidrelétrica. A Motores e In­geniería Mexmot, S.A. de C.V. foi agra­ciada com o contrato integral para a re­abilitação incluindo obras civis, vias de acesso, reparos mecânicos, automação e equipamentos elétricos. A ANDRITZ HYDRO recebeu da Motores e Ingeniería Mex mot, S.A. de C.V. o contrato para o fornecimento dos sistemas SCADA e de controle, de excitação estática, de pro­teção e medição, bem como regulador da turbina e equipamentos de comuni­cação. As cinco unidades geradoras es­tão programadas para entrar em opera­ção comercial em 2016.

A ANDRITZ HYDRO possui forte pre­sença no México, especialmente no que diz respeito a projetos de modernização de turbinas e sistemas de automação, e busca ainda expandir sua carteira de serviços na América Latina.

127 milhões População99,1% Acesso à eletricidade12.269 MW Capacidade hidrelétrica instalada1.800 MW Capacidade hidrelétrica em construção15% Participação da geração a partir de fontes hidrelétricas 38.145 GWh Geração hidrelétrica135.000 GWh Potencial de geração hidrelétrica tecnicamente viável

FAT

OS

XIC

O

Hydropower & Dams World Atlas 2015 e The World Bank

Usina Hidrelétrica de La Venta

Reservatório e casa de força da UHE La Yesca

Page 14: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

América Central e Ilhas do CaribeEconomia em Crescimento at-ravés de Energia Limpa Por Diego Vilanova [email protected]

e Marco Ramirez [email protected]

© T

ilo G

rellm

ann

/ fo

tolia

.com

Page 15: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

Depois do estabelecimento da paz na América Central em meados dos anos 90, a região passou por muitas reformas so­ciais e transformações que resultaram em contínuo crescimen­to econômico. Milhões de pessoas foram tiradas da pobreza. O acesso da população à eletricidade aumentou cerca de 85% em média. Visando aumentar o acesso à eletricidade, até mes­mo outros custos relativos devem ser reduzidos. Com fortes estímulos do governo e a necessidade de reforçar a economia no intuito de permanecer competitivo em um desafiador mer­cado global, a reforma do setor de energia se faz necessária. Privatização, investimentos privados, empréstimos internacio­nais e, ainda, a necessidade de emprego de recursos renová­veis para a independência de combustíveis fósseis são com­ponentes encorajadores para o desenvolvimento de projetos energéticos – principalmente os voltados para a energia hidre­létrica.

O Sistema de Interconexão Elétrica dos Países da América Central (SIEPAC) é a rede de energia interligada do Panamá, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, El Salvador e Guatemala. Interliga cerca de 40 milhões de pessoas e inclui uma linha de transmissão de 230 kV com 1.790 km de extensão, e capaci­dade de 300 MW e potencial de ampliação de até 600 MW. O objetivo desta rede é aliviar as periódicas interrupções de energia elétrica, reduzir custos operacionais, otimizar o uso compartilhado da energia hidrelétrica, criar um mercado com­petitivo e, ainda, atrair investimentos estrangeiros em sistemas de geração e transmissão.

O potencial hidrelétrico nas Ilhas do Caribe não é muito grande. O foco recai principalmente sobre Pequenas Centrais Hidrelétricas. Em média, somente três quartos da população tem acesso à eletricidade. As ilhas caribenhas dependem for­temente de combustíveis fósseis importados para obter ener­gia. Há uma grande necessidade de desenvolver fontes alter­nativas de energia renovável, tais como energia eólica, geotérmica, pequenas centrais hidrelétricas e energia mare­motriz.

88,5 milhões População6.562 MW Capacidade hidrelétrica instalada1.428 MW Capacidade hidrelétrica em construção23.717 GWh Geração hidrelétrica106.432 GWh Potencial de geração hidrelétrica tecnicamente viável

ANDRITZ HYDRO

195 Unidades instaladas ou reabilitadas4.476 MW Capacidade instalada ou reabilitada68,21% Participação na capacidade instalada total

FAT

OS

AM

ÉR

ICA

CE

NT

RA

L &

IL

HA

S C

AR

IBE

NH

AS

Hydropower & Dams World Atlas 2015 e The World Bank

América Central se refere a: Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e PanamáIlhas Caribenhas se refere a: Arquipélago de Lucayan, Maiores Antilhas, Menores Antilhas, Ilhas Winward (ou a Barlavento) e Ilhas Leeward (ou a Sotavento)

Page 16: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

16 MercadosHYDRONEWS Américas

A ANDRITZ HYDRO recebeu um pe ­dido para a Usina Hidrelétrica de Hatillo, com 10,7 MW, localizada no Rio Yuna, na República Dominicana. Para aumen­tar a potência da planta existente, a pro­prietária, a Empresa de Generación Hi­droeléctrica Dominicana (EGEHID), de cidiu acrescentar à usina hidrelétrica uma nova casa de força com uma nova unidade de geração.

O escopo de fornecimento da ANDRITZ HYDRO compreende um novo conduto forçado bifurcado, novas comportas pa­ra o canal de saída, um guindaste pa ­ ra a nova casa de força e a reabilitação

Hatillo

A Comissão Executiva Hidroeléctrica do Rio Lempa (CEL) concedeu à ANDRITZ HYDRO um pedido para o for­necimento dos equipamentos eletrome­cânicos para a ampliação da UHE 5 de Noviembre. O escopo de fornecimento compreendeu duas unidades de turbi­nas Francis de 41 MW com geradores, o sistema de controle e equipamentos au­xiliares.

5 de Noviembre

A UHE Barro Blanco está localizada no rio Tabasará, na província de Chiriquí. A ANDRITZ HYDRO é responsável pela engenharia, fabricação, transporte, mon­ tagem e comissionamento de duas tur­binas verticais Kaplan e geradores. Em razão da vazão ecológica, uma turbina Francis horizontal, uma válvula borbole­ta e um gerador também fazem parte do projeto. O contrato foi concedido em ja­neiro de 2012 à ANDRITZ HYDRO pela UTE Tabasará, subsidiária de Cobra, uma empresa com sede na Espanha, em janeiro de 2012. A proprietária é a Generadora del Istmo, S.A. (GENISA). Os principais componentes da turbina foram fabricados pela ANDRITZ HYDRO Espanha.

Barro Blanco

de um tubo de sucção existente, bem como a montagem de componentes previamente entregues pela ANDRITZ HYDRO, tais como turbina, gerador e transformador de potência. A ANDRITZ HYDRO vai fornecer novas unidades de pressão hidráulica, equipamentos de controle, sistema SCADA, Sistemas Elétricos e sistemas de fibras óticas e de iluminação para a nova casa de força. Montagem, supervisão de montagem, comissionamento e treinamento tam­bém fazem parte do escopo contratual. A conclusão do projeto está progra­mada para o final de março de 2017.

GUATEMALA

EL SALVADOR

NICARÁGUA

PANAMÁ

PANAMÁ

EL SALVADOR

REPÚBLICA DOMINICANA

Page 17: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

17 MercadosHYDRONEWS Américas

Em março de 2016, a ANDRITZ HYDRO recebeu um contrato da Cobra Infraestructuras Hidráulicas S.A. para o fornecimento, transporte, montagem e comissionamento de 2 turbinas Pelton de 28 MW para a usina hidrelétrica Re -nace 4. O projeto, localizado no rio Bajo Canlich, faz parte do Complexo Hidre­létrico Renace que vai torna­se em con­junto com Renace 1, 2 e 3 o maior com­plexo hidrelétrico na Guatemala, com capacide total instalada de 300 MW.

O escopo contratual para a ANDRITZ HYDRO inclui 2 turbinas pelton de seis jatos unidades hidráulicas, sistema de água de refrigeração, condutos força­dos, tomadas d'água e geradores. A fa­bricação e pré montagem dos principais componentes da turbina serão feitos na fábrica da ANDRITZ HYDRO na Espan ha.

O Certificado de Aceitação provisória (PAC) para este projeto está progra­mado para ser emitido em fevereiro de 2018. Após a execução bem­sucedida das encomendadas anteriores para a usina hidrelétrica Renace II, em 2012 (120 MW) e Renace III em 2014 (66 MW), este novo contrato reforça ainda mais a forte posição da ANDRITZ HYDRO no mercado guatemalco.

Renace 4

Em outubro de 2015, a ANDRITZ HYDRO assinou contrato com a Em pre­sa Nicaragüense de Electricidad (ENEL) para renovação da UHE Carlos Fonseca (54,4 MW) e UHE Centroamérica (50 MW), as duas maiores usinas hidrelétricas no país.

A ANDRITZ HYDRO irá fornecer no­vos equipamentos para o sistema elé­trico, sistema de proteção, excitação, contro le e automação, sistema de co­municação, sistema de arrefecimento, sistema de combate a incêndio e instru­

Centroamérica e Carlos Fonseca

mentação, assim como obras de repa­ros e reabilitação de válvulas esfera e borboleta, comportas e pontes. O es­copo contratual de serviços compre­ende o projeto, fabricação, entrega, des montagem e montagem, comissio­namento e estudos relativos à eficiência das turbinas e cavitação. O comissiona­mento da UHE Carlos Fonseca está pro­gramado para o segundo semestre de 2017, e o da UHE Centroamérica, para meados de 2018.

REPÚBLICA DOMINICANA

NICARÁGUA

GUATEMALA

Page 18: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

18 MercadosHYDRONEWS Américas

Costa Rica

Por Diego Vilanova [email protected]

e Marco Ramirez [email protected]

A energia hidrelétrica é essencial para o desenvolvimento econômico da Costa Rica. Embora o índice de eletrificação da Costa Rica seja superior a 99% e, portanto, o maior na América Central, a demanda por eletricidade está crescen­do continuamente, estimada em 4% ao ano para a próxima década.

A Costa Rica possui capacidade hi­drelétrica instalada total de 1.834  MW, fornecendo cerca de 6.720 GWh/ano, o que representa mais de dois terços da produção total de energia nacional.

Para atender às necessidades deriva­das da população crescente, do au­men to da eletrificação rural e da cres­cente demanda por energia, o avanço no desenvolvimento de recursos hidrelé­tricos vem sendo promovido.

ANDRITZ HYDRO na Costa RicaNo ano de 1913, a ANDRITZ HYDRO

já fornecia equipamentos eletromecâni­cos para a Costa Rica – para a UHE Paraiso. Desde então, a grande maioria dos projetos hidrelétricos do país foi adi­cionada à lista de referências da em­pre sa: UHE Reventazon (305 MW), UHE An ­ gostura (180 MW), UHE Cachi (158 MW), UHE Pirris (140 MW) e UHE Rio Macho (140 MW).

UHE Los Negros II: Em 2015, a ANDRITZ HYDRO recebeu um contrato para a nova Usina Hidrelétrica de Los Negros II, de propriedade da Empresa de Servicios Publicos de Heredia, S.A. (ESPH). Após a realização bem­sucedi­da da UHE Los Negros, em 2004, tam ­bém equipada pela ANDRITZ HYDRO, e respectiva operação bem­sucedida des

de então, a proprietária decidiu construir uma segunda usina hidrelétrica como parte da estratégia de expandir seus re­cursos para geração de energia.

O escopo de fornecimento da ANDRITZ HYDRO compreende a entrega de duas turbinas Francis horizontais, cada qual com capacidade de 14,31 MW, inclu­indo válvulas borboleta (DN1800), uni­dades de potência hidráulica, supervi­são de instalação, bem como co mis ­ sionamento. A entrada em operação co­mercial da UHE Los Negros II está pro­gramada para 2017.

Devido aos recursos hidrelétricos bem desenvolvidos no país, no ano passado a Costa Rica operou 250 dias somente com energia renovável, atingindo assim uma meta impressionante. A ANDRITZ HYDRO tem orgulho em poder contri­buir para esta conquista.

4,808 milhões População99,5% Acesso à eletricidade1.834 MW Capacidade hidrelétrica instalada421 MW Capacidade hidrelétrica em construção66% Participação da geração a partir de fontes hidrelétricas 6.720 GWh Geração hidrelétrica30.412 GWh Potencial de geração hidrelétrica tecnicamente viável

FAT

OS

CO

STA

RIC

A

Hydropower & Dams World Atlas 2015 e The World Bank

O País da Energia Renovável

© d

mitr

iy_r

nd /

foto

lia.c

om

Page 19: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

19 MercadosHYDRONEWS Américas

Por Diego [email protected]

O Equador possui uma economia em desenvolvimento que é altamente de­pendente de produtos de petróleo e agrícolas. Há a expectativa de que a de­manda por eletricidade venha a aumen­tar dramaticamente ao longo da próxi­ma década. O governo deseja que até 80% do fornecimento nacional de eletri­cidade seja coberto por recursos reno­váveis, preferivelmente energia hidrelé­trica. Como resultado, leis e novos dis ­ positivos normativos foram introduzidos visando estimular investimentos priva­dos neste setor. Até o momento, apenas cerca de 7% do potencial hidrelétrico tecnicamente viável foram desenvolvi­dos. Enquanto que 3.069 MW de capa­cidade hidrelétrica estão em constru­ção, mais de 7.000 MW estão pla ne ja­ dos, visando encerrar a dependência de combustíveis importados para a gera­ção de energia.

ANDRITZ HYDRO no EquadorA ANDRITZ HYDRO possui uma longa

história no Equador. Equipamentos ele­tromecânicos para a UHE Riobamba fo­ram fornecidos já no ano de 1923. Desde aquela data, a ANDRITZ HYDRO já forneceu e reabilitou mais de 60 uni­dades totalizando uma potência de cerca de 2.000 MW, representando im­pressionantes 88% da capacidade hi­drelétrica nacional. Importantes projetos como a UHE Coca Codo Sinclair, com 1.500 MW, a maior usina hidrelétrica no Equador, podem ser encontrados inte­grando a lista de referências da ANDRITZ HYDRO.

UHE Due: A Hidroalto Generacion De Energia S.A. concedeu à ANDRITZ HYDRO um contrato para o fornecimen to de equipamentos eletromecânicos para a Usina Hidrelétrica de Due em 2015. O pedido se segue ao bem­sucedido pro­jeto da UHE Calope. O escopo de forne­cimento compreende duas turbinas Fran ­

cis horizontais de 25 MW cada, gerado­res, válvulas borboleta, válvulas limita­doras de pressão, unidades de potência hidráulica, sistema de refrigeração, con­trole e automação, bem como equipa­mentos elétricos auxiliares. O comissio­namento final está programado para meados de 2017. O cliente planeja uma ampliação de 15 MW da UHE Due.

UHE Sigchos: Em abril de 2015, a ANDRITZ HYDRO recebeu um contrato da Hidrosigchos C.A. para a Usina Hidrelétrica de Sigchos. O escopo de fornecimento inclui o projeto e forneci­

Hidrelétrica, a Fonte de Energia do Futuro

Equador

Inspeção de válvula para a UHE Coca Codo Sinclair

Injetor Pelton, UHE Coca Codo Sinclair

16,14 milhões População97,2% Acesso à eletricidade2.300 MW Capacidade hidrelétrica instalada3.069 MW Capacidade hidrelétrica em construção46% Participação da geração a partir de fontes hidrelétricas 11.458 GWh Geração hidrelétrica133.507 GWh Potencial de geração hidrelétrica tecnicamente viável

FAT

OS

EQ

UA

DO

R

Hydropower & Dams World Atlas 2015 and The World Bank

mento de três turbinas Pelton horizon­tais de 3 jatos, com 6 MW cada, gera­dores síncronos, principais válvulas bor ­ boleta, unidades de potência hidráulica, reguladores, sistema de água de refrige­ração, EPS, automação, bem como transporte, instalação, comissionamen to e realização de testes de desempenho. A entrada em operação comercial está prevista para dezembro de 2016.

A ANDRITZ HYDRO aguarda pelo de­senvolvimento da energia hidrelétrica neste mercado e está pronta para dar todo o suporte com a sua tecnologia e know­how.

Page 20: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

20 MercadosHYDRONEWS Américas

Energia Limpa para um País Verde

Colômbia

Por Beat Ritschard [email protected]

A produção de eletricidade na Colômbia provém principalmente de fontes de energia renováveis, sendo 71% desta produção provenientes de geração hidrelétrica. O compromisso da Colômbia com a energia renovável per­mitiu que o país fosse incluído entre as 10 principais nações usuárias de ener­gia verde no mundo.

Após um programa de privatizações lançado nos anos 90, quase 50% da ca­pacidade hidrelétrica do país pertence atualmente a grupos privados. O poten­cial de geração hidrelétrica tecnica­mente viável é de cerca de 200 TWh/ano, com algo em torno de 140 TWh de potencial hidrelétrico considerado eco­nomicamente vantajoso.

ANDRITZ HYDRO na ColômbiaA ANDRITZ HYDRO atua na Colômbia

há mais de um século – o primeiro pro­jeto foi a UHE Campalegre, construída em 1913. Em 2001, a ANDRITZ HYDRO montou um escritório permanente na capital, Bogotá, para aperfeiçoar seu acesso ao mercado e sua gestão de projetos. No total, a ANDRITZ HYDRO já forneceu ou reabilitou 167 unidades, to­talizando uma potência de 8.470 MW, que representam 77% da capacidade hidrelétrica instalada total do país. A ANDRITZ HYDRO esteve envolvida em todos os principais projetos hidrelétricos desenvolvidos na Colômbia até a pre­sente data, incluindo a UHE San Carlos (1.240 MW), UHE Guavio (1.150 MW), UHE Chivor (1.074 MW), UHE Sogamoso (820 MW), UHE Guatape (560 MW), UHE La Miel (405 MW) e a UHE Alto Anchicaya (353 MW).

UHEs Luzma I e Luzma II: A ANDRITZ HYDRO recebeu um pedido para o for­necimento dos equipamentos eletrome­cânicos para as usinas hidrelétricas em cascata Luzma I e Luzma II, um dos

maiores contratos de Pequenas Centrais Hidrelétricas na região. Localizado pró­ximo a Amalfi, no nordeste do Depar­tamento de Antioquia, na Colômbia, o projeto é desenvolvido pela empresa de construção civil local Generadora LUZMA, e utiliza os recursos hidráulicos do Rio Riachon. Para cada usina, o es­copo de fornecimento da ANDRITZ HYDRO inclui: duas turbinas Pelton ver­ticais, com cinco jatos de 11,4 MW ca­da, geradores, válvulas, sistema de dis­sipação de energia, sistema de controle e sistema SCADA, estação de média tensão, auxiliares elétricos e mecânicos, transformador de potência, transporte, montagem e comissionamento. A con­clusão do pedido está programada para o primeiro semestre de 2017.

UHE Prado Tolima: A Empresa Energía del Pacífico S.A. E.S.P. (EPSA), que in­tegra o Grupo CELSIA, concedeu à ANDRITZ HYDRO um contrato para o projeto, fornecimento, instalação e co­mis sionamento de três rotores de tur­bina Francis na Usina Hidrelétrica de Prado Tolima. Localizada no Estado de To­lima, distante aproximadamente 200 km de Bogotá, a usina hidrelétrica possui capacidade instalada total de 55,5 MW, e consiste em três unidades verticais com 16,5 MW cada e uma unidade hori­zontal, com 6 MW. Durante a moderni­zação, a potência de cada unidade será aumentada de 16,5 MW para 18 MW, o que significa uma melhoria de cerca de 9%. A primeira unidade foi comissio­nada em abril de 2016; a última delas tem comissionamento previsto para se­tembro de 2016.

UHE Carlos Lleras Restrepo: Em ou­tubro de 2015, a ANDRITZ HYDRO re­cebeu os Certificados de Aceitação Preliminar (PACs) pela conclusão e co­missionamento bem­sucedidos da nova

Usina Hidrelétrica de Carlos Lleras Restrepo. A usina está localizada no Rio Porce, no Departamento de Antioquia, a jusante da cidade de Medellín, e possui capacidade instalada de 80 MW.

A ANDRITZ HYDRO recebeu um con­trato da HIDROELÉCTRICA DEL ALTO PORCE S.A.S. E.S.P para o forneci­mento dos equipamentos eletromecâni­cos completos na modalidade "from wa­ter­to­wire". O escopo contratual de fornecimento compreende duas turbi­nas de 39,7 MW cada e dois geradores, assim como os demais equipamentos. Isto inclui as principais válvulas borbo­leta, comportas de tomada d´água que regulam a vazão de água na entrada do túnel de 5,9 km de extensão que ali­menta a usina hidrelétrica, comportas radiais, comportas ensecadeiras, dispo­sitivos limpa­grades e transformadores, GIS, dispositivos de controle e prote­ção, baterias, gerador de emergência e sistemas mecânicos auxiliares.

A Colômbia é um país dotado de imen­ so potencial hidrelétrico. A ANDRITZ HYDRO está fortemente presente neste importante mercado, e também possui o know­how tecnológico necessário pa­ra contribuir mais e significativamente para a exploração deste valioso recurso nos próximos anos.

48,23 milhões População97% Acesso à eletricidade10.919 MW Capacidade hidrelétrica instalada3.652 MW Capacidade hidrelétrica instalada71% Participação da geração a partir de fontes hidrelétricas 64.327 GWh Geração hidrelétrica200.000 GWh Potencial de geração hidrelétrica tecnicamente viável

FAT

OS

CO

MB

IA

Hydropower & Dams World Atlas 2015 e The World Bank

20 MercadosHYDRONEWS Américas

Page 21: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

© A

ndre

as K

rons

tein

er

Page 22: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

22 MercadosHYDRONEWS Américas

A economia em expansão no Peru é uma das mais ativas na região da América do Sul. Uma combinação entre modernização econômica, abundância de recursos naturais, melhorias contínu­as na governança econômica e estabili­dade política faz do Peru um dos merca­dos de energia mais promissores na América Latina.

ANDRITZ HYDRO no PeruA ANDRITZ HYDRO tem uma longa

história no Peru, com os primeiros for­necimentos de equipamentos para as UHEs Caxias I e II datando do ano de 1913. Desde então, a ANDRITZ HYDRO instalou e reabilitou mais de 140 unida­des no país, com potência total de cerca de 2,600 MW. Há mais de 15 anos, a

ANDRITZ HYDRO decidiu estabelecer um escritório local na capital peruana, Lima.

UHE Santa Teresa: Em 2011, a em­presa Luz del Sur, uma das fornecedo­ras de energia líderes no Peru, conce­deu à ANDRITZ HYDRO um contrato para o fornecimento e instalação de equipamentos eletromecânicos na usina hidrelétrica a fio d´água de Santa Tere sa, localizada 15 km a jusante do famoso sítio arqueológico de Machu Picchu. A ANDRITZ HYDRO forneceu duas turbi­nas Francis com 59 MW cada, as princi­pais válvulas borboleta, geradores, acessórios elétricos e equipamentos de automação, bem como o guindaste da casa de força. A usina hidrelétrica foi co­locada em operação com sucesso no fi­nal de 2015.

UHE Huanza: A UHE Huanza utiliza as águas dos Rios Pallca e Conay e for­nece energia elétrica para as minas de Buenaventura. O projeto foi desenvol­vido pela Empresa de Generación Huanza, subsidiária da estatal minera­dora peruana. Logo após a instalação, em 2013, os rotores apresentaram forte cavitação e foi necessário substituí­los. A ANDRITZ HYDRO recebeu um con­

PeruEnergia Renovável para um País Emergente

trato para o fornecimento de três novos rotores Pelton MICROGUSS*. O comis­sionamento da primeira unidade ocorreu em setembro de 2015. Em março de 2016, os outros dois rotores foram en­tregues com sucesso.

UHE Cerro del Águila: Para a grande nova Usina Hidrelétrica de Cerro del Águila, distante aproximadamente 470 km a leste de Lima, a ANDRITZ HYDRO recebeu, em 2011, um contrato do Consórcio Río Mantaro para a fabrica­ção, fornecimento e instalação de equi­pamentos eletromecânicos, incluindo três grandes unidades Francis com 171 MW cada. Em 2012, a ANDRITZ HYDRO recebeu também um contrato para o pacote “from water­to­wire” para a pe­quena central hidrelétrica adicional pró­xima ao reservatório principal. Todas as unidades serão concluídas em 2016.

UHEs El Carmen e 8 De Agosto: A empresa Generadora Andina, junta­mente com o Consórcio 8 de Agosto no papel de empreiteira em modalidade EPC, desenvolveu estes três projetos hi­drelétricos. Para a UHE El Carmen, a ANDRITZ HYDRO vai fornecer duas tur­binas Pelton verticais, com seis jatos, e potência de 4,4 MW cada, principais

Por Peter [email protected]

e Sergio [email protected]

© R

echi

tan

Sor

in /

foto

lia.c

om

Page 23: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

23 MercadosHYDRONEWS Américas

válvulas borboleta e unidades de pres­são hidráulica. O escopo de forneci­mento para a UHE 8 de Agosto compre­ende duas turbinas Francis horizontais, com 10,6 MW cada, principais válvulas borboleta e as unidades de pressão hi­dráulica. O comissionamento de ambos os projetos vai ocorrer no primeiro se­mestre de 2016.

UHE Rucuy: Desenvolvida pela Em­presa Administradora Chungar SAC, a UHE Rucuy utiliza as águas do rio Chancay, cerca de 160 km ao norte da capital, Lima. O escopo contratual de fornecimento da ANDRITZ HYDRO inclui duas turbinas Pelton horizontais, cada uma com potência de 10 MW, principais válvulas borboleta e as unidades de pressão hidráulica. O comissionamento está previsto para 2016.

UHE Gallito Ciego: A Usina Hidrelétrica de Gallito Ciego, de propriedade da Statkraft Peru, fica localizada no Vale de Jequetepeque, ao norte de Lima. A ANDRITZ HYDRO recebeu um contrato para a completa reabilitação mecânica de uma turbina, incluindo um novo rotor, proteção, um novo eixo, palhetas diretri­zes, bielas, alavancas, acoplamentos aparafusados, supervisão de instalação e comissionamento previsto para outu­bro de 2016.

UHE Huinco e UHE Matucana: As Usinas Hidrelétricas de Huinco e Matucana são propriedade da EDEGEL, uma empresa do Grupo Enel, e se si­tuam respectivamente nos rios Santa Eulalia e Rimac. Após mais de 40 anos de operação continua, tornou­se neces­sária a reabilitação de dois geradores na UHE Huinco e de um gerador na UHE Matucana. O escopo contratual que coube à ANDRITZ HYDRO compreende uma nova bobina e eixo do rotor para a UHE Huinco e um novo estator para a UHE Matucana, bem como a instalação, supervisão, testes elétricos e comissio­namento. Os trabalhos no local da obra serão realizados entre 2017 e 2019.

Todos estes projetos confirmam e consolidam a posição de liderança da ANDRITZ HYDRO no promissor mer­cado de energia hidrelétrica do Peru.

instalação na Usina Hidrelétrica Cerro del Águila

31,38 Mio. População91,2% Acesso à eletricidade2.842 MW Capacidade hidrelétrica instalada1.530 MW Capacidade hidrelétrica construção49% Participação da geração a partir de fontes hidrelétricas 20.551 GWh Geração hidrelétrica395.118 GWh Potencial para geração hidrelétrica tecnicamente viável

FAT

OS

PE

RU

Hydropower & Dams World Atlas 2015 and The World Bank

© A

ndre

as K

rons

tein

er

* Marca registrada do grupo ANDRITZ. Para obter informações sobre a propriedade e os países de registro, visite www.andritz.com/trademarks.

Page 24: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

24 Matéria EspeciaisHYDRONEWS Américas

BrasilEnergia Hidrelétrica Energizando as PessoasPor Cristiano del [email protected]

Page 25: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

25 Matéria EspeciaisHYDRONEWS Américas

O Brasil é o segundo maior produtor de energia hidrelétrica no mundo e possui os maiores recursos hidrelétricos na América do Sul. Cerca de three-fourth de seu fornecimento de energia elétrica é baseado em energia hidrelétrica. O grande desafio é a confian-ça que o país deposita principalmente em um único recurso para a maior parte da geração de eletricidade do país, combinada aos locais distantes e díspares em que se encontram seus centros populacionais.

Segundo estudos governamentais, existe um potencial hidrelétri-co tecnicamente viável de cerca de 1.250 TWh, com aproximada-mente de 15.900 MW de capacidade atualmente em construção.

© C

P D

C P

ress

/ S

hutt

erst

ock.

com

Page 26: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

26 Matéria EspeciaisHYDRONEWS Américas

ANDRITZ HYDRO no BrasilA ANDRITZ HYDRO está presente no

Brasil há mais de 100 anos – sendo a primeira unidade entregue para a UHE São Paulo, em 1906. Até a presente data, a ANDRITZ HYDRO forneceu e re­potenciou cerca de 686 unidades gera­doras, com capacidade instalada total de mais de 30.000 MW – parcialmente ainda em construção – de um total insta­ lado de aproximadamente 90.200 MW.

A ANDRITZ HYDRO S.A. e a ANDRITZ HYDRO Brasil Ltda., com sede na ci­dade de Barueri e instalações fabris na cidade de Araraquara, ambas as cida­des localizadas no Estado de São Paulo, são responsáveis pela engenharia e fa­bricação de equipamentos para usinas hidrelétricas de pequeno, médio e grande portes, assim como pelo desen­volvimento de soluções de automação destinadas tanto a novas usinas quanto a projetos de modernização.

A ANDRITZ HYDRO esteve envolvida em quase todos os principais projetos hidrelétricos no Brasil até hoje, tais co­mo a UHE Itaipu (14.000 MW), UHE Be­lo Monte (11.233 MW), UHE Tucuruí (8.370 MW), UHE Jirau (3.750 MW), UHE

Ilha Solteira III (3.444 MW) e UHE Santo Antonio (3.580 MW).

UHE Belo Monte: Quando concluído, o Complexo Belo Monte, atualmente em construção em Altamira­PA, será a maior usina hidrelétrica no Brasil e a quarta maior no mundo. O complexo com preende duas casas de força. A principal delas estará localizada no sítio Belo Monte, consistindo em 18 turbinas Francis, cada qual com potência de 611  MW. A segunda casa de força, com plementar, será construída no sítio Pimental próximo ao reservatório princi­pal, consistindo em seis turbinas Bulbo de 38,8 MW cada.

O escopo de fornecimento da ANDRITZ HYDRO para a casa de força de Belo Monte inclui duas turbinas Francis verti­cais e geradores, um sis tema de blow­­down , bem como 18 sistemas de exci­tação. Para a casa de força em Pimental, a ANDRITZ HYDRO irá fornecer integral­mente os equipamentos eletromecâni­cos, que consistem em seis turbinas Bulbo com geradores horizontais, siste­mas elétricos, auxiliares mecânicos e equipamentos para sistemas de auto­

mação, proteção e controle, além de uma das maiores comportas ensecadei­ras do mundo. Com comprimento total de 445,5 m, ela abriga 18 comportas ra­diais, cada uma com 20 m de compri­mento e 22 m de altura.

UHE Pimental

Iguaçu é uma das maiores e mais espetaculares quedas d’água

UHE Foz do Areia: Em outubro de 2015, a ANDRITZ HYDRO assinou con­trato com a Companhia Paranaense de Energia (COPEL) para a modernização de sua maior usina hidrelétrica, a Usina Hidrelétrica Foz do Areia, no rio Iguaçu. O escopo contratual compreende o for­necimento de quatro novos rotores de turbina, incluindo reguladores de turbi­nas, HPU completo e compressores de ar, quatro novos sistemas de excitação, vedações de eixo, buchas para distribui­dor de autolubrificação, sistema de dre­nagem de coberturas, tubos, válvulas, bem como transporte, instalação e co­

Com 6.400 km de extensão, o rio Amazonas é o segundo maior rio no mundo

Page 27: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

27 Matéria EspeciaisHYDRONEWS Américas

207,8 milhões População99,5% Acesso à eletricidade90.200 MW Capacidade hidrelétrica instalada15.900 MW Capacidade hidrelétrica construção60% Participação da geração a partir de fontes hidrelétricas 373.000 GWh Geração hidrelétrica1.250.000 GWh Potencial para geração hidrelétrica tecnicamente viável

FAT

OS

BR

AS

IL

Hydropower & Dams World Atlas 2015 and The World Bank

no rio Tocantins. O escopo contratual que coube à ANDRITZ HYDRO compre­ende o projeto, fornecimento e comis­sionamento dos sistemas de excitação, incluindo os novos reguladores HI P­ASE­E em configuração redundante. Este pedido representa uma importante referência em termos de excitação para a nova plataforma HIPASE da ANDRITZ HYDRO. O comissionamento da pri­mei ra unidade está programado para o final de 2016.

UHE Sinop: Em 2014, a ANDRITZ HYDRO foi subcontratada pela Con­strutora TRIUNFO SA para fornecer equipamentos eletromecânicos para a Usina Hidrelétrica de Sinop, situada no rio Teles Pires. O cliente final é um con­sórcio composto pela Eletronorte, Companhia Hidrelétrica do São Fran­cisco S.A. (Chesf S.A.) e Électricité de France (EDF). A ANDRITZ HYDRO está fornecendo testes em modelo para en­genharia hidráulica, engenharia de turbi­nas e geradores, duas turbinas Kaplan verticais, dois geradores síncronos com 223,3 MVA cada um, dois sistemas de excitação e dois reguladores, bem como o transporte até o local da obra, super­visão de montagem e comissionamento. Com 204 MW cada, as unidades insta­ladas na UHE Sinop não apenas serão as maiores turbinas Kaplan no Brasil, como também as terceiras maiores má­quinas deste tipo no mundo. A entrada em operação comercial está progra­mada para janeiro de 2018.

Contando com seu pessoal qualifi­cado e fabricação de alta qualidade, a ANDRITZ HYDRO desempenha papel lí­der no mercado brasileiro, cobrindo a faixa completa de soluções para novas usinas hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas ou, ainda, projetos de mo­dernização.

Vista aérea da PCH Irara

Itaipu é a segunda maior usina hidrelétrica do mundo

missionamento. A execução do projeto está programada para uma duração de 70 meses.

UHE Serra da Mesa: As empresas CPFL e Furnas concederam à ANDRITZ HYDRO um contrato para a moderniza­ção da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, uma barragem de aterro situada

Instalação do gerador do UHE Mauá

VÍDEO

Page 28: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

28 MercadosHYDRONEWS Américas

Enriquecendo uma Econo-mia Estável

Chile

Por Leonardo Sepulveda [email protected]

O Chile é uma das nações mais está­veis e prósperas da América do Sul. O setor energético é amplamente privati­zado, especialmente a indústria da ele­tricidade. A demanda chilena por ener­gia vem crescendo rapidamente ao longo da última década, em média mais de 7% anualmente. Uma significativa porção deste crescimento deriva de uma maior demanda por energia pelo setor de mineração – a maior indústria do país – e originada por áreas urbanas tais como Santiago, que, sozinha, abri­ga quase 40% da população do Chile. Visando atender a esta crescente de­manda por energia, o Chile terá que de­senvolver seu potencial hidrelétrico nos anos que estão por vir.

ANDRITZ HYDRO no ChileA ANDRITZ HYDRO atua com muito

sucesso no Chile desde o início do sé­culo 20. O primeiro projeto, o da UHE Santiago, foi concluído no ano de 1908. Desde aquela época, a ANDRITZ HYDRO já forneceu ou modernizou cerca de 140 unidades no Chile, totali­zando uma potência de 1.365 MW. Dentre estas referências, encontram­se grandes usinas hidrelétricas, tais como a UHE Pangue (467 MW), UHE El Toro (484 MW), UHE Angostura (316 MW), UHE Alfalfal I (188 MW), UHE Higuera (182 MW) e UHE Chacayes (130 MW). No decorrer dos anos recentes, a ANDRITZ HYDRO esteve envolvida em muitos projetos, como reflexo de cres­

Vertedouro na UHE Angostura, a terceira maior usina hidrelétrica em cascata no Rio Bío Bío

VÍDEO

Page 29: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

29 MercadosHYDRONEWS Américas

centes investimentos no desenvolvi­mento de Pequenas Centrais Hidre­létricas. Apenas nos dois últimos anos, equipamentos para nove PCHs foram fornecidos e comissionados. Obras de modernização para outras cinco peque­nas centrais estão em andamento.

UHE Embalse Ancoa: Em abril de 2015, a ANDRITZ HYDRO assinou um contato com a Hidroelectrica Embalse Ancoa S.p.A. para o fornecimento de equipamentos eletromecânicos para a nova Usina Hidrelétrica de Embalse Ancoa, localizada a 200 km ao sul de Santiago. O projeto em fase de planeja­mento compreenderá uma nova casa de força, para a qual a ANDRITZ HYDRO

17,95 milhões. População99,6% Acesso à eletricidade6.200 MW Capacidade hidrelétrica instalada350 MW Capacidade hidrelétrica em construção27% Participação da geração a partir de fontes hidrelétricas 17.400 GWh Geração hidrelétrica162.232 GWh Potencial para geração hidrelétrica tecnicamente viável

FAT

OS

CH

ILE

Hydropower & Dams World Atlas 2015 e The World Bank

vai fornecer duas turbinas Fran cis hori­zontais com 13,75 MW cada, gerado­res, auxiliares mecânicos, sistemas de energia elétrica (EPS), automação, bem como um centro de controle de teleco­municação. O comissionamento está programado para janeiro de 2017. A UHE Embalse Ancoa fornecerá cerca de 86 GWh ao ano de energia limpa para o Sistema Interconectado Central do Chile (SIC).

UHE Ñuble: Hidroelectrica Ñuble A empresa SpA, subsidiária da holding chilena de energia Electrica Puntilla S.A., e a ANDRITZ HYDRO assinaram um con trato para o fornecimento dos equi­pamentos eletromecânicos completos para a nova Usina Hidrelétrica de Ñuble.

A usina hidrelétrica a fio d´água de Ñuble fica localizada cerca de 4,8 km a montante da cidade de San Fabian, na região do Rio Bío Bío, e utiliza as águas do Rio Ñuble e seus tributários.

O escopo da ANDRITZ HYDRO inclui o fornecimento, instalação, supervisão, comissionamento e treinamento no local da obra para duas turbinas Francis ver­ticais com 71 MW cada uma e regulado­res de velocidade, duas válvulas borbo­leta incluindo controle hidráulico, dois geradores síncronos de 75 MVA com sistemas de excitação estática, os siste­mas de energia elétrica, sistemas mecâ­nicos auxiliares, bem como os sistemas completos para automação, controle e proteção (ACP), incluindo comunicação com o centro de expedição nacional. Além disto, seis comportas ensecadei­ras radiais (queda: 22.4 m), duas com­portas canal radiais (queda: 8.2 m), uma comporta de tomada dá água e dois tu­bos de sucção também fazem parte do fornecimento.

O início de operação comercial está programado para julho de 2019.

UHE Convento Viejo: A empresa Sociedad Concesionaria Embalse Con­vento Viejo S.A. concedeu à ANDRITZ HYDRO um contrato para o forneci­mento de equipamentos eletromecâni­cos para a nova Usina Hidrelétrica de Convento Viejo. O projeto compreen­derá uma casa de força nova para a qual a ANDRITZ HYDRO fornecerá duas turbinas Compactas axiais de 9 MW, ge­radores, auxiliares mecânicos, sistemas de energia elétrica, transformadores, bem como uma subestação, automa­ção e o centro de controle de telecomu­nicações. O comissionamento e a trans­ferência de responsabilidade de toda a usina ao cliente estão programados para o primeiro trimestre de 2017. A UHE Convento Viejo possuirá potência total de 18 MW, fornecendo cerca de 68 GWh por ano de energia limpa ao SIC.

Em razão de períodos de falta de água e crescente demanda por energia, gran­des projetos hidrelétricos serão desen­volvidos e grandes barragens se farão necessárias no Chile. A ANDRITZ HYDRO está pronta para dar total su­porte a seus clientes fornecendo a mais moderna tecnologia e know­how espe­cializado.

Page 30: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

BolíviaGrandes Perspectivas para a Energia Hidrelétrica

Por Diego [email protected]

Em 2015, o governo boliviano aprovou uma lei sobre investimentos no intuito de melhorar o ambiente de investimen­tos e, assim, impulsionar a produção de e nergia no país. Estabeleceu como me­ta que, até o ano de 2025, 70% da ele­tricidade doméstica deveria ser gerada por fontes de energia renováveis, princi­palmente energia hidrelétrica. Esti ma­tivas sugerem um potencial hidrelétrico superior a 38.000 MW, quase 80% do encontrado na região amazônica. Pos­síveis locações para instalação de uni­dades hidrelétricas estão sendo investi­gadas e algumas grandes usinas estão planejadas. O objetivo do governo é ge­rar energia suficiente para exportar para países vizinhos, como o Brasil, Peru e Chile.

ANDRITZ HYDRO na BolíviaJá no ano de 1910 a ANDRITZ HYDRO

fornecia à Bolívia equipamentos eletro­

mecânicos para a UHE Potosi. Nos 106 anos seguintes, a empresa instalou ou modernizou mais de 60 unidades, totali­zando 400 MW de capacidade. Isto re­presenta quase três quartos da disponi­bilidade hidrelétrica da Bolívia.

UHEs San José I e San José II: Em fe­vereiro de 2015, a POWERCHINA Kun­ming Engineering Corporation Ltd., em­preiteira em modalidade EPC, concedeu um contrato à ANDRITZ HYDRO para o Complexo Hidrelétrico de San José, na Bolívia. As usinas hidrelétricas a fio d´água San José 1 (duas unidades Pel­ton de 28 MW) e San José 2 (duas uni­dades Pelton de 35 MW), de proprie­dade da estatal boliviana de energia de­nominada Empresa Nacional de Elec­tricidad (ENDE), fazem parte do plano de ampliação para a Bacia Corani. A ANDRITZ HYDRO fornecerá o projeto, fabricação, fornecimento, supervisão de

instalação e supervisão de comissiona­mento das quatro turbinas Pelton. O projeto tem previsão para ser colocado em operação até o final de 2017.

A ANDRITZ HYDRO esteve envolvida na maioria dos mais importantes proje­tos hidrelétricos na Bolívia, tais como a UHE Rio Taquesi, um dos maiores proje­tos da Hidroeléctrica Boliviana, ou na modernização de diversas outras impor­tantes usinas hidrelétricas, concluídas ou comissionadas com sucesso pela empresa nos últimos anos. O projeto de ampliação da quinta unidade da UHE Santa Isabel, da Corani Company – atu­almente a maior usina hidrelétrica na Bolívia – e o pedido para a nova UHE Huaji, no Vale do Rio Zongo, nas proxi­midades da cidade de La Paz, para o cliente COBEE, evidenciam o continu­ado sucesso da atuação da ANDRITZ HYDRO no país.

10,73 milhões População90,5% Acesso à eletricidade563 MW Capacidade hidrelétrica instalada247 MW Capacidade hidrelétrica em construção32% Participação da geração a partir de fontes hidrelétricas 2.515 GWh Geração hidrelétrica126.000 GWh Potencial para geração hidrelétrica tecnicamente viável

FAT

OS

BO

LÍV

IA

Hydropower & Dams World Atlas 2015 e The World Bank

© A

ndre

as K

rons

tein

er

Page 31: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

31 FatosHYDRONEWS Américas

3,800

4,000

47

11

todas28%

A ANDRITZ HYDRO forneceu e

ANDRITZ HYDRO COBRE 49% da CAPACIDADE instalada TOTAL nas Américas

O Grupo ANDRITZ estabeleceu 101 endereços e 46 unidades fa-bris nas Américas, dos quais 30 endereços e 12 unidades fabris são ANDRITZ HYDRO

POTENCIAL tecnicamente viável NO CONTINENTE

FUSOS HORÁRIOS

14,000com extensão de km,as Américas constituem a MAIOR MASSA DE TERRITÓRIO NORTE-SUL do mundo

AS ZONAS CLIMÁTICAS

da SUPERFÍCIE habitável do PLANETA

PAÍSES distribuídos

modernizou UNIDADES nas Américas

30 12

160 GWh

do total de 6,460 FUNCIONÁRIOS do Grupo ANDRITZ, 2,220 pertencem à ANDRITZ HYDRO

2,220

6,460

329 GWh

101 46

TWhde

entre na América

OCUPAM

FOCO EM:

Américas

1,385são GERADOS a partir de ENERGIA HIDRE-LÉTRICA anualmente nas Américas

1 BILHÃO quase

de habitantes

GWhde energia elétrica

Presença do Grupo ANDRITZ

Cobertura do Grupo ANDRITZ

Page 32: Energia Hidre- Pioneiros da Eletricidade HYDRONEWSatl.g.andritz.com/c/com2011/00/04/20/42084/1/1/0/374378276/hy-h… · ção, navegação, controle de redes e re creação. Contando

HP.

HN

AM

.300

.pt.0

9.16

[email protected] contact­[email protected]