Energia no Brasil

40
Produção de nergia no Brasil Componentes: Tamara, Vinicius, Lilian, David Patrick, Guilherme, Álex, Leandro

description

Energia no Brasil

Transcript of Energia no Brasil

Page 1: Energia no Brasil

Produção de energia no Brasil

Componentes:Tamara, Vinicius, Lilian, David Patrick,

Guilherme, Álex, Leandro

Page 2: Energia no Brasil

O Brasil possui cerca de 560 usinas e subestações e 1079 linhas de transmissão que formam a Rede de Operação do Operador Nacional do Sistema.

Fazem parte desse sistema 98% do mercado brasileiro de energia elétrica.

A rede básica de transmissão, que leva a energia gerada pelas usinas até as redes de distribuição, atingiu em dezembro de 2005 uma extensão de 83.049 km.

Page 3: Energia no Brasil

Consumo de energiaA estrutura geológica do Brasil é privilegiada

em comparação com outros países. O potencial hidrelétrico brasileiro é elevado, as possibilidades de obtenção de energia usando a biomassa como parte primária são enormes e a produção do petróleo e gás natural vem aumentando gradualmente.

O que falta para atingir a auto-suficiência energética é a política energética com planejamento e execução adequados. No setor petrolífero o Brasil já é auto-suficiente.

Page 4: Energia no Brasil

Petróleo – Ouro Negro

1938→primeiro poço de petróleo em território nacional → Lobato, bacia do Recôncavo Baiano (Salvador) → criação do CNP (Conselho de Petróleo) → governo planeja, organiza e finalizar o setor petrolífero.

1953 → Getulio Vargas cria a Petrobrás → instituição do monopólio estatal na extração, transporte e refino de petróleo no Brasil → crise do petróleo (1973) → necessidade de aumentar a produção interna para diminuir o petróleo importado → Petrobrás sem capacidade de investimento.

Page 5: Energia no Brasil

Governo autoriza a extração de grupos privados → lei dos contratos de risco.

Foram feitos dez contratos com empresas nacionais e estrangeiras, mas nenhuma achou petróleo. Desde 1988, com promulgação da última Constituição, esses contratos estão proibidos, o que significa a volta do monopólio de extração da Petrobrás.

Page 6: Energia no Brasil

Treze refinarias→ onze pertencendo a

União → o Brasil é autossuficiente → precisando importar pequenas quantidades.

O consumo interno vem diminuindo desde 1979, com o segundo choque mundial. O governo passou a incentivar industrias que substituíssem esse combustível por energia elétrica.

Page 7: Energia no Brasil

1973 → Brasil produzia a14% do petróleo que consumia → posição bastante frágil e tornava a nossa economia muito suscetível as oscilações externas no preço do barril do petróleo → em 1999, o país produzia aproximadamente 62% das necessidades nacionais de consumo.

Diminuição da dependência externa → relacionada a descoberta de uma bacia petrolífera em alto-mar → na plataforma continental de Campos, litoral norte do estado do Rio de janeiro. Essa bacia é responsável por mais de 65% da população nacional de petróleo.

Page 8: Energia no Brasil

Plataforma continental de Campos, litoral norte do estado do Rio de janeiro.

Page 9: Energia no Brasil

Plataforma continental, destaca-se nos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia, que juntos são responsáveis por cerca de 14% da produção do petróleo bruto. No continente a área mais importante é Massoró, seguida do Recôncavo baiano. Mais da metade do petróleo consumido no Brasil é gasto no setor de transporte, cujo modelo de desenvolvimento é o rodoviário. Essa opção é a que mais consome energia no transporte de mercadorias e pessoas pelo território. Por isso há uma necessidade de o país investir nos transportes ferroviários e hidroviários para diminuir custos e o consumo de uma fonte não-renovável de energia.

Page 10: Energia no Brasil
Page 11: Energia no Brasil

Definição

• Todo recurso renovável oriundo de matéria orgânica produzida e acumulada em um ecossistema (de origem animal ou vegetal) utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão.

• Considerada uma forma indireta de energia solar. A energia solar é convertida em energia química, através da fotossíntese, base dos processos biológicos de todos os seres vivos.

Page 12: Energia no Brasil

Funcionamento

Page 13: Energia no Brasil

Características

• Matéria prima de fácil negociação: Casca de coco, lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas

• Empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, bio-óleo, BTL, biodiesel e biogás

Page 14: Energia no Brasil

• BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL - BEN. Brasília: MME, 1982.

Page 15: Energia no Brasil

Vantagens

• Baixo custo de operação• Facilidade de armazenamento e transporte• Proporciona o reaproveitamento dos resíduos• Alta eficiência energética• É uma fonte energética renovável e limpa

Page 16: Energia no Brasil

Desvantagens

• Para aumentar a produtividade, seriam necessárias criar culturas agrícolas apenas com fins energéticos

• Em termos de preço/competitividade é menos rentável do que outras fontes de energia mais poluidoras tais como os combustíveis fósseis

• A combustão de biomassa produz todos os anos 40% da produção mundial anual de dióxido de carbono

• Grande quantidade de matéria, desmatamento, perdas para o solo

Page 17: Energia no Brasil

Empreendimentos no Brasil

• Em setembro de 2003, havia registro de 217 termelétricas a biomassa em operação no Brasil, perfazendo uma capacidade instalada de 2.696 MW.

• Grande maioria localizada no Estado de São Paulo, onde se concentra grande parte do setor sucroalcooleiro do país.

Page 18: Energia no Brasil

• CENTRO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM BIOMASSA – CENBIO. Panorama do potencial de biomassa no Brasil. Brasília; Dupligráfica, 2003. 80 p. (adaptado)

Page 19: Energia no Brasil

Energia Nuclear

Page 20: Energia no Brasil

Definição

•  Energia nuclear, basicamente, é a energia que o núcleo do átomo possui, mantendo prótons e nêutrons juntos.

• As usinas de energia nuclear consistem no uso controlado da energia e das reações nucleares para a obtenção de energia e geração de calor e eletricidade.

Page 21: Energia no Brasil

Funcionamento

• Quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio, dividindo-o, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor. Este processo é denominado fissão nuclear. A reação em cadeia envolve um número cada vez maior de átomos liberando uma quantidade cada vez maior de energia. Nesse tipo de geração a fissão emite uma grande quantidade de calor, aquece a água que está em caldeiras. O vapor que sai das caldeiras move as turbinas que acionam os geradores de energia.

Page 22: Energia no Brasil

Energia Nuclear no Brasil

Angra 1 encontra-se em operação desde 1982 e fornece ao sistema elétrico brasileiro uma potência de 657 MW

Page 23: Energia no Brasil

• Angra 2, após longos períodos de paralização nas obras, inicia sua geração entregando ao sistema elétrico mais 1300 MW, o dobro de Angra 1.

Page 24: Energia no Brasil

• A Central Nuclear de Angra, agora com duas unidades, está pronta para receber sua terceira unidade. Boa parte dos equipamentos desta usina já estão comprados e estocados no canteiro da Central, com as unidades 1 e 2 existentes, praticamente toda a infraestrutura necessária para montar Angra 3 já existe.

Page 25: Energia no Brasil

Álcool

• O álcool é uma fonte renovável de energia e sua queima em motores a explosão é menos poluentes, se comparada com a queima dos derivados do petróleo.

• 1975, o Brasil criou o Programa Nacional do Álcool (Proálcool) substituir o petróleo por outras fontes de energia.

Page 26: Energia no Brasil

Programa bem custoso aos cofres públicos que existe e continua existindo a custa de enormes subsídios. A partir de 1989 o governo diminui os subsídios e o setor entra em crise e o país passa a importar combustível da Europa.

Page 27: Energia no Brasil

• Durante a crise do petróleo o governo incentivou aos produtores de açúcar para construírem usinas de grande porte.

• O governo não estabeleceu preço mínimo para a tonelada de cana de açúcar o governo abandonou os médios e pequenos proprietários ganhando um preço muito baixo pela cana de açúcar.

Page 28: Energia no Brasil

Desde 2002 a indústria automobilística passou a produzir carros biocombustíveis (álcool e gasolina), o que está contribuindo para o aumento do consumo de álcool.

Page 29: Energia no Brasil

Energia eólica• Energia cujo ela é gerada

a parti do vento;• Grandes hélices são

instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica;

• É uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.

Page 30: Energia no Brasil

Energia geotérmica

• Energia encontrada em camadas profundas da crosta terrestre e existe em alto nível de calor chegando até superar a 5000ºC;

• É utilizada em usinas para acionar turbinas elétricas e gerar energia, pelo fato de ter uma temperatura muito alta;

• O fluxo de água geotérmicos contem gases dissolvido , sendo que estes gases são enviados a usina de geração de energia junto com o vapor de água

Por outro lado, o odor desagradável, a natureza corrosiva, e as propriedades nocivas do ácido sulfídrico (H2S) são causas que preocupam, podem chegar a causar náuseas nas pessoas que o inalam.

Page 31: Energia no Brasil

Energia gravitacional• Gerada a partir das águas oceânicas na marés;• Possui um custo elevado de implantação, por

isso é pouco utilizada;• Alguns especialistas em energia afirmam que,

no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.

Page 32: Energia no Brasil

Energia Elétrica

• 1994 potencial hidrelétrico acima de 260.000 MW 60 mil MW de energia elétrica capacidade nominal instalada 90% era obtido em usinas hidrelétricas e 10% em termelétricas.

• Rio Grande do Sul e Santa Catarina possuem usinas termelétricas devido a disponibilidade de carvão mineral tornando básicos os gastos com transportes.

Page 33: Energia no Brasil
Page 34: Energia no Brasil

Hidrelétrica

Maior potencial elétrico- Bacia do Paraná.Maior potencial elétrico disponível Amazonas

Page 35: Energia no Brasil
Page 36: Energia no Brasil

Carvão mineral carvão mineral => fóssil => transformação química => milhões de anos para se desenvolver. O tempo e as condições =>formação de uma massa negra homogênea => jazida de carvão mineral. Embora existam jazidas de carvão mineral em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Acre => elas são muito pequenas e de poços espessos => Apenas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná as camadas de carvão apresentam viabilidade econômica para exploração.No Rio Grande do Sul => jazida de Candiota => a maior do país => porém seu carvão é de baixa qualidade, não compensa transportá-lo => somente ao estado.o carvão do Brasil => abastecer termoelétricas => próxima as jazidas.

Page 37: Energia no Brasil
Page 38: Energia no Brasil

Termelétrica • O Rio Grande do Sul e Santa Catarina => possuem

usinas termelétricas devido a disponibilidade de carvão mineral => tornando básicos os gastos com transportes.=> Há usinas termelétricas também, em São Paulo, por apresentar duas vantagens: o custo de instalação => podem ser construídas onde são mais necessárias. => desvantagens das termelétricas são os gases lançados na atmosfera e tambem despejo água quente no meio ambiente.

• Atualmente, no estado de São Paulo, muitas usinas de açúcar e álcool => usando a queima de bagaço da cana-de-açúcar.

Page 39: Energia no Brasil
Page 40: Energia no Brasil

FIIIIIM.