engenheiro / área - civil - concursopublico.ifsp.edu.br · cida como “paradoxo”; II –...

15
• A Prova Objetiva possui 50 (cinquenta) questões, que deverão ser respondidas no período máximo de quatro horas. • O tempo de duração das provas abrange a assinatura da Folha de Respostas e a transcri- ção das respostas do Caderno de Questões da Prova Objetiva para a Folha de Respostas. • Não será permitido ao candidato ausentar- se em definitivo da sala de provas antes de decorrida 1 (uma) hora do início das provas. • O candidato somente poderá levar o seu Caderno de Questões da Prova Objetiva e deixar em definitivo a sala de realização das provas nos últimos 120 (cento e vinte) minu- tos que antecederem ao término das provas. • Depois de identificado e instalado, o can- didato somente poderá deixar a sala median- te consentimento prévio, acompanhado de um fiscal, ou sob a fiscalização da equipe de aplicação de provas. • Será proibido, durante a realização das provas, fazer uso ou portar, mesmo que desligados, telefone celular, relógios, pa- gers, beep, agenda eletrônica, calculadora, walkman, tablets, notebook, palmtop, grava- dor, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo ou qualquer outro equipamen- to eletrônico. A organização deste Concurso Público não se responsabilizará pela guarda destes e de outros equipamentos trazidos pe- los candidatos. • Durante o período de realização das pro- vas, não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os can- didatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, assim como não será permitido o uso de livros, códigos, ma- nuais, impressos, anotações ou quaisquer outros meios. • Durante o período de realização das pro- vas, não será permitido também o uso de óculos escuros, boné, chapéu, gorro ou simi- lares, sendo o candidato comunicado a res- peito e solicitada a retirada do objeto. • Findo o horário limite para a realização das provas, o candidato deverá entregar as folhas de resposta da prova, devidamente preenchidas e assinadas, ao Fiscal de Sala. • O candidato não poderá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, dani- ficar sua Folha de Respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impos- sibilidade de sua correção. Não haverá subs- tituição da Folha de Respostas por erro do candidato. • Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas, use apenas caneta esferográfica azul ou preta; preencha toda a área reserva- da à letra correspondente à resposta solici- tada em cada questão (conforme exemplo a seguir); assinale somente uma alternativa em cada questão. Sua resposta NÃO será computada se houver marcação de mais de uma alternativa, questões não assinaladas ou questões rasuradas. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGOS TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DO IFSP - EDITAL Nº 864/2015 PROVA OBJETIVA Cargo: ENGENHEIRO / ÁREA - CIVIL ORIENTAÇÕES A B C D 01

Transcript of engenheiro / área - civil - concursopublico.ifsp.edu.br · cida como “paradoxo”; II –...

•A Prova Objetiva possui 50 (cinquenta)questões, que deverão ser respondidas noperíodomáximodequatrohoras.

•OtempodeduraçãodasprovasabrangeaassinaturadaFolhadeRespostaseatranscri-çãodasrespostasdoCadernodeQuestõesdaProvaObjetivaparaaFolhadeRespostas.

•Nãoserápermitidoaocandidatoausentar-seemdefinitivodasaladeprovasantesdedecorrida1(uma)horadoiníciodasprovas.

•O candidato somente poderá levar o seuCaderno de Questões da Prova Objetiva edeixaremdefinitivoasaladerealizaçãodasprovasnosúltimos120(centoevinte)minu-tosqueantecederemaotérminodasprovas.

•Depoisdeidentificadoeinstalado,ocan-didatosomentepoderádeixarasalamedian-te consentimento prévio, acompanhado deumfiscal,ousobafiscalizaçãodaequipedeaplicaçãodeprovas.

•Será proibido, durante a realização dasprovas, fazer uso ou portar, mesmo quedesligados, telefone celular, relógios, pa-gers, beep, agenda eletrônica, calculadora,walkman,tablets,notebook,palmtop,grava-dor, transmissor/receptor de mensagens dequalquertipoouqualqueroutroequipamen-toeletrônico.AorganizaçãodesteConcursoPúbliconãoseresponsabilizarápelaguardadestesedeoutrosequipamentostrazidospe-loscandidatos.

•Duranteoperíododerealizaçãodaspro-vas, não será permitida qualquer espécie

deconsultaoucomunicaçãoentreoscan-didatosouentreestesepessoasestranhas,oralmenteouporescrito,assimcomonãoserápermitidoousodelivros,códigos,ma-nuais, impressos, anotações ou quaisqueroutrosmeios.

•Duranteoperíodode realizaçãodaspro-vas, não será permitido também o uso deóculosescuros,boné,chapéu,gorroousimi-lares,sendoocandidatocomunicadoares-peitoesolicitadaaretiradadoobjeto.

•Findo o horário limite para a realizaçãodas provas, o candidato deverá entregar asfolhas de resposta da prova, devidamentepreenchidaseassinadas,aoFiscaldeSala.

•Ocandidatonãopoderáamassar,molhar,dobrar, rasgarou,dequalquermodo,dani-ficar sua Folha de Respostas, sob pena dearcarcomosprejuízosadvindosda impos-sibilidadedesuacorreção.Nãohaverásubs-tituiçãodaFolhadeRespostaspor errodocandidato.

•AotransferirasrespostasparaaFolhadeRespostas, use apenas caneta esferográficaazuloupreta;preenchatodaaáreareserva-daà letracorrespondenteà resposta solici-tada em cada questão (conforme exemploaseguir);assinalesomenteumaalternativaem cada questão. Sua resposta NÃO serácomputadasehouvermarcaçãodemaisdeumaalternativa,questõesnãoassinaladasouquestõesrasuradas.

ConCurso PúbliCo de Provas Para Provimento de Cargos téCniCo-

administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital nº 864/2015

Prova obJetiva

Cargo: engenheiro / área - civil

orienTaÇÕeS

a b C d01

2

1 Assinale a alternativa que NÃO mantém acorreçãogramaticalnoquedizrespeitoaousodotermo“mesmo”(incluindovariaçõesdegêneroenúmero).(A) O departamento de contabilidade enviou as

planilhasparaastrêsfiscaisdecontrato,afimdequeasmesmaspudessemconferi-los.

(B) O fato de esse contrato conter termos duvi-dosos foia razãomesmadeeu recusar-meaendossá-lo.

(C) Aatualgestãoéirresponsável,masoscandi-datosdeoposiçãosãoomesmo.

(D) Vocêvaimesmocontrariarasordenssuperio-res?

2 “Para nós, em última instância, adaptar-se émorrer.Estaradaptadosignificaestaracomodado,circunscrito aumadeterminada situação, reclusoemumaposiçãoespecífica;adaptar-seé,sobretu-do,conformar-se(acataraforma),ouseja,subme-ter-se(...)”.

CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento. Cortez Editora: São Paulo, 1998. p. 39.

Por partilhar determinadas características, taiscomoa______________,oexcertoassemelha-seaogênero_________.

Assinale a alternativa que CORREtAmENtEpreencheaslacunas:(A) linguagemdescritiva;notícia(B) definiçãolexical;verbetededicionário(C) confrontaçãodeideias;debate(D) proximidadecomoleitor;cartapessoal

3 Leiao textoabaixoantesdeanalisarasafir-mações:Há100anos,AlbertEinsteinpreviuaexistênciadeondasgravitacionaiscomopartedesuateoriaGe-raldaRelatividade.Durantedécadas,oscientistasvinhamtentando,semêxito,detectaressasondas–fundamentaisparaentenderasleisqueregemnoUniverso.Issoatéestaquinta-feira(11)-umdiaquejávemsendoconsideradohistórico,jáqueumgrupodecientistasdeváriospaísesanunciou terconseguidodetectarpelaprimeiravezaschama-dasondasgravitacionais.Essacomprovaçãoéumadasmaioresdescobertasdaciênciadonosso tempoporque,alémdecon-firmar as ideias de Einstein, abre as portas para

asmaneiras totalmente novas de se investigar oUniverso.Apartirdeagora,aastronomiaeoutrasáreasdaciênciaentramemumanovaera.(...)

Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/02/quatro-pontos-para-entender-descoberta-

que-confirma-teoria-de-einstein-e-muda-modo-como-vemos-universo.html> Acesso em 28 mar. 2016.

I – O verbo “previu” no primeiro parágrafo dotextoestáempregado,nopretéritoperfeitodoin-dicativo,emconformidadecomanormacultadaLínguaPortuguesa;II–Nosegundoeno terceiroparágrafo, respec-tivamente, os termos “vinham tentando” e “vemsendoconsiderado”sãolocuçõesverbaisqueex-primemoaspectocursivooudurativodaação;III –Noúltimoparágrafo, o verbo “entram”, nafrase “A partir de agora, a astronomia e outrasáreas da ciência entram emuma nova era”, estáempregado em desacordo com a norma culta dalíngua.

EstáCORREtOoqueseafirmaem:(A) ApenasemI(B) ApenasemIeII(C) Astrêsafirmaçõesestãocorretas(D) Nenhumaafirmaçãoestácorreta

4 Assinaleaalternativaqueapresenta falhadeparalelismosintático:(A) trata-se de questões extremamente comple-

xas,paraasquaisnecessitodeajudanareso-lução.

(B) Gosteieconcordocomtodasaspropostasqueocandidatoapresentousobreaáreadeeduca-ção.

(C) Àsvezes,nãomeimportoemfazerasvezesdecoordenadoreorganizaroserviçoemmeudepartamento.

(D) Admiro-o imensamente; é um homem porcujorespeitofaçoquestãodezelar.

5 Assinaleaalternativacujotermoentreparên-tesescompletaADEQUADAmENtEalacuna.(A) ____________aordemfoisendorestabeleci-

da,oclimanosetormelhorou.(conquanto)(B) Elecorreuparaotrabalho,___________esta-

vaatrasado.(conquanto)(C) Sevocê,__________,viroresponsávelpelo

setordeRH,diga-lheque jáenvieiosdocu-mentosqueestavampendentes.(conquanto)

Cargo: engenheiro / área - Civil - edital nº 864/2015

3instituto Federal de educação, Ciência e tecnologia de são Paulo

(D) __________ eu seja um servidor dedicado,devoconfessarqueàsvezesocansaçomeafe-ta.(conquanto)

6 SONEtODEFIDELIDADEDetudo,aomeuamorsereiatentoAntes,ecomtalzelo,esempre,etantoQuemesmoemfacedomaiorencantoDeleseencantemaismeupensamento.

Querovivê-loemcadavãomomentoEemseulouvorheideespalharmeucantoErirmeurisoederramarmeuprantoAoseupesarouseucontentamento.

Eassim,quandomaistardemeprocureQuemsabeamorte,angústiadequemviveQuemsabeasolidão,fimdequemama

Eupossamedizerdoamor(quetive):Quenãosejaimortal,postoqueéchamamasquesejainfinitoenquantodure.Estoril, outubro de 1939

(Vinicius de Moraes. Poema presente no livro Poemas, Sonetos e Baladas, 1946)

Considereasafirmaçõesabaixo:I–Noúltimotercetodosoneto,compostoporde-

cassílabos,paraconseguirefeitopoético,Viniciusdemoraesfazusodafiguradelinguagemconhe-cidacomo“paradoxo”;II–“Dedicar-meameuamorserá,paramim,maisimportantedoquequalqueroutracoisa.Essecui-dado seráeternoe sedarácom tamanha intensi-dadeecomtantocarinhoque,mesmoqueeuen-contrepossibilidadesmaisatraentes,ofascíniopormeuamorcontinuarásendomaior”éumaparáfra-sepossívelparaoprimeiroquartetodopoema;III–Nosversos“Quenãosejaimortal,postoqueé chama/mas que seja infinito enquanto dure”,Vinicius demoraes contraria a norma-padrãodaLínguaPortuguesaaousar“postoque”comvalorexplicativooucausal.Asgramáticas tradicionaisatribuem à expressão “posto que” valor exclusi-vamenteconcessivo.Essetipodelicençapoéticaaponta para uma valorização, por parte deVini-cius,dalínguavivaemdetrimentodaestritaveri-ficaçãodagramáticanormativa;IV–Podeserafirmadoqueaideiacentraldopoemaconsistenadefesadocaráterimperecíveldoamor,quedevesercultivadoemantidoaindaquepareçaestarprestesaapagar-se,comouma“chama”.

EstãoCORREtASapenasasassertivas:(A) I,IIeIII(B) I,II,IIIeIV(C) IeII(D) IIIeIV

BROWNE, DIK. HAGAR. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/cartum/cartunsdiarios/#20/3/2016>. Acesso em: 22/03/2016.

7 Aironiamencionadanosegundoquadrinhodatiraacimaresidena:(A) Inclusãodomensageironareceita.(B) Distânciapercorridapelamensagem.(C) Ignorânciadodestinatáriosobreareceita.(D) Fragilidadedosuporteescolhidopeloremetente.

4 Cargo: engenheiro / área - Civil - edital nº 864/2015

(A) CaaS,SaaS,PaaS,DaaSeIaaS(B) IaaS,PaaS,CaaS,SaaSeDaaS(C) PaaS,CaaS,SaaS,DaaSeIaaS(D) SaaS,PaaS,CaaS,DaaSeIaaS

10 OMicrosoft Office2007éumasuítedeapli-cativosdeescritório,utilizadapararealizardiver-sas tarefas.Dentre elas destacam-se a edição detextosatravésdoWord,aediçãodeplanilhasele-trônicaspormeiodoExceleacriaçãodeapresen-taçõesutilizandooPowerPoint.Observeasfigu-raslogoabaixoeassinaleaafirmativaquecontémaalternativaCORREtA:

(I)

(II)

(III)

(A) Afigura I apresenta o grupo de ferramentas“Edição”doMicrosoft Excel,quepertenceàguia“Início”.

(B) AfiguraIIIapresentaogrupodeferramentas“Criar”doMicrosoft WordquepertenceàguiaRevisão.

(C) Afigura IIapresentaogrupode ferramentas“Animações” doMicrosoft PowerPoint, quepertenceàguia“ApresentaçãodeSlides”.

(D) Afigura I apresenta o grupo de ferramentas“Edição” doMicrosoft Word, que pertence àguia“Início”.

11 Umdocumentomuitoimportantefoiprote-gidoporsenhaeasenhafoiesquecida.OconteúdoéRECUPERÁVELou IRRECUPERÁVEL?Porquaisrazões?(A) IRRECUPERÁVEL.Semlembrarasenha,é

impossíveloacessoaoconteúdo.(B) RECUPERÁVEL.Usandoumasenhapadrão,

querecuperatodososdocumentos,fornecida

Disponível em: <www.amigosdemaua.net>.

8 Noqueserefereaoavisoacima,considerandoanormacultadalínguaportuguesacontemporânea,analiseasseguintesafirmações:I. Há um erro na frase porque antes da palavra“colocação” existe o determinante “a”, portanto,oparticípiopassadodoverboproibirdeveriaser“proibida”;II.A supressão do artigo “a” deixaria a frase deacordo com a norma culta da língua portuguesacontemporânea;III.Nãoháerro,pois,overboproibirdeveficarnomasculinomesmoquandoapóselehouverumartigooupreposição;IV. “Proibido colocar placas, faixas e cartazes nafaixadedomínio”éumaopçãodereescritacorreta.

SãoCORREtASasafirmações:(A) IIIeIVapenas.(B) Iapenas(C) II,IIIeIVapenas(D) I,IIeIVapenas

9 “O conceito de Computação nas Nuvens está associado à ideia de se utilizarem as mais varia-das aplicações, por meio da internet, em qualquer lugar, e usando qualquer plataforma, com a mes-ma facilidade de tê-las residindo no próprio com-putador.”

(Velloso, Fernando de Castro, Informática: Conceitos básicos. 8a Edição. Editora Campus, 2011.)

Associe as modalidades de computação nas nu-venscomsuasrespectivasdefinições:

IaaS(InfraestruturacomoServiço)

PaaS(PlataformacomoServiço)

DaaS(DesenvolvimentocomoServiço)

SaaS(SoftwarecomoServiço)

CaaS(ComunicaçãocomoServiço)

()Utiliza-seumaplataformacomobancodedadosouweb service.()Usodeumasoluçãodecomunicaçãounificada()Usodeumsoftwareemregimedeutilizaçãoweb,Google Docsporexemplo()Ofereceferramentascompartilhadasparadesenvolvimento()Utiliza-seaporcentagemdeumservidor

5Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

tectarastentativasdeacessoaocomputador.(C) Estedispositivodesegurançaexistenaforma

desoftwareedehardware.(D) Éumprogramaquevisaacontrolaroacesso

daredeaoseucomputador.

14 Considere a figura abaixo de uma planilhadoMicrosoft Excelsendoeditada.

todas as linhas das colunas “Valor” (ColunaA)e “multiplicador” (ColunaB) tiveramseusvalo-resinseridosmanualmente.Jáaslinhasdacoluna“Resultado”(ColunaC)tiveramseusvaloresobti-dosatravésdoprodutodamultiplicaçãodaColunaAcomaColunaB.Paraisso,ousuárioinseriuumafórmulaemC2eutilizouaalçadepreenchimentopara construir, automaticamente, asdemais entreC3eC6.Portanto,afórmulainseridaemC2foi:(A) =B2*A$2(B) =B$2*A$2(C) =C3:C6(D) =B2*A2

15 Emumeditordetextosoquesignificainse-rirumaquebradepágina?(A) Significaformatarapáginaparaqueelatenha

margensmenores.(B) Significaformatarapáginaparaqueelatenha

margensmaiores.(C) Significainserirumalinhaseparandootexto

dapágina,quebrandosuacontinuidade.(D) Significainserirummarcadorqueinformaao

editordetextoqueoconteúdodapáginaatualterminanestemarcadoreotextoquesegueéconteúdodapróximapágina.

16 Antônionãoquiscomemorarseuaniversá-riosozinho.Paratanto,convidouos13melhoresamigosque tinhaparacomemorardata tãoespe-cial.Admitindo-sequeninguémrecusouoconvitedeAntônio,entreasafirmaçõesaseguir,assinaleaúnicaqueénecessariamenteVERDADEIRA.

pelo fabricante do software que instaurou aproteçãoporsenha.

(C) IRRECUPERÁVEL.Nemmesmoofabricantedosoftwarequeinstaurouaproteçãoporsenhaécapazderecuperaroconteúdododocumento.

(D) RECUPERÁVEL. Por meio do método deforça bruta computacional, no qual todas assenhaspossíveissãotestadas.Otemponeces-sário para recuperar o conteúdo do arquivovaidependerdoníveldesegurançautilizado,dasenhaescolhidaedopodercomputacionaldisponível para recuperação por força bruta,podendolevarhoras,dias,mesesouatéanos.

12 ComaexpansãodaInternetasredesdecom-putadores tornaram-secadavezmais comunsnocotidianodaspessoas.Sobreosconceitoseequi-pamentosbásicosutilizadosemredesdecomputa-doresassinaleaafirmativaINCORREtA:(A) A topologia em barramento possui ummeio

compartilhado (conhecidocomobarramento)ao qual os computadores são conectados.Aprincipal vantagem da utilização desta topo-logia é que ela possui implementação ema-nutenção simples. Já como desvantagem, sehouver algum problema com o barramentopodeocorrerainterrupçãodofuncionamentodetodaarede.

(B) Atopologiaemestrelautilizaumequipamentoque centraliza todas as conexões comos di-versosdispositivosnumarede.Comoprinci-palvantagempossuiafacilidadedeexpansão,vistoqueparaacrescentarumnovodispositivobastaconectaraumaentradadoequipamentoquecentralizaasconexões.

(C) Aprincipaldesvantagemdatopologiaestrelaéqueemcasodefalhadodispositivoquecon-centraasconexõesaredeparadefuncionar.

(D) Oswitch,assimcomoohub,atuanacamadadeenlacedomodeloOSI,noqual realizaasconexõesentredispositivospormeiodeumamatrizdecomutaçãoqueutilizaosendereçosmACdosdispositivosconectados.

13 Recursos comooFirewall podemajudar amanterasegurançadocomputador.ArespeitodeumFirewall,éINCORREtOdizer:(A) É um programa que protege amáquina, eli-

minando arquivos e programasquepossuemalgumcódigomalicioso.

(B) Complementa um programa de antivírus, jáqueesteúltimonão temacapacidadedede-

6 Cargo: engenheiro / área - Civil - edital nº 864/2015

Sabendoqueháumpadrãoentreosnúmeros re-presentadosemcadafigura,qualnúmerocompletaADEQUADAmENtEaúltimafigura?(A) 2(B) 3(C) 4(D) 5

20 mariana, Paula eRenata são amigas.UmadelasnamoracomJoaquim,aoutracomRobertoeaoutracomLucas.Sabe-seque:I)PaulanamoracomRobertooumariananamoracomJoaquim;II)SeRenatanamoracomJoaquim,entãoPaulanãonamoracomLucas;III)SemariananãonamoracomJoaquim,entãoRenatanamoracomJoaquim;IV)Ora,mariananãonamoracomJoaquim.

Portanto,osnamoradosdemariana,PaulaeRena-tasão,respectivamente:(A) Joaquim,RobertoeLucas(B) Lucas,RobertoeJoaquim(C) Roberto,LucaseJoaquim(D) Roberto,JoaquimeLucas

21 Sejamasproposiçõessimples,p:10%de200é10;q:28divididopor7é4;r:AcapitaldoBrasiléacidadedoRiodeJaneiro.

Easproposiçõescompostas,I)p∧ q;II)~q→r;III)p→~q;IV)~(p∨ ~r).

AsequênciadosvaloreslógicosdasproposiçõesI,II,IIIeIVsão,respectivamente:(A) V,V,V,V(B) V,F,F,V(C) F,V,V,V(D) F,V,V,F

22 Considereasequênciadefigurasabaixo:

(A) Pelomenos três das pessoas reunidas nasce-ramemagosto.

(B) Pelomenosduasdaspessoasreunidasfazemaniversárionomesmomês.

(C) Pelomenossetedaspessoas reunidasnasce-ramemdiaspares.

(D) Pelomenosduasdaspessoasreunidasnasce-ramemdiasímpares.

17 Umestudo feitoem umgrupode200pa-cientesconstatouque:30%dessespacientesforamcontaminadospelovírusdadengue,20%peloví-rus zikae15%pelosvírusdadengueedazika,simultaneamente.Umpacientedesteestudoées-colhido aleatoriamente. Com base nesse estudo,analiseositensabaixo:I-Aprobabilidadedeopacienteescolhidotersidocontaminadopelovírusdadengueéde30%;II-Aprobabilidadedeopacienteescolhidotersidocontaminadosomentepelovíruszikaéde5%;III-Aprobabilidadedeopacientenãotersidocon-taminadopornenhumdessesvíruséde45%.

Está(ão)CORREtO(s):(A) SomenteoitemI(B) SomenteositensIeII(C) SomenteositensIeIII(D) Nenhumdositens

18 Dadasassequênciasnuméricas:(I)4,6,10(II)24,___,60(III)8,12,20

Essas sequências possuem uma relação entre si.Dessa forma, qual número completaADEQUA-DAmENtEasegundasequência?(A) 32(B) 34(C) 36(D) 38

19 Observeasfigurasabaixo:

7Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

(B) A administração dos Institutos Federais terácomoórgãos superiores oColégio deAdmi-nistraçãoeoConselhoSuperior.

(C) Areitoria,comoórgãodeadministraçãocen-tral,nãopoderáserinstaladaemespaçofísicodistintodequalquerdoscampiqueintegramoInstitutoFederal.

(D) OColégioPedroIIéinstituiçãofederaldeen-sino, pluricurricular emulticampi, vinculadaaoministério da Fazenda e especializada naofertadeeducaçãobásicaedelicenciaturas.

26 ParatodososefeitosdaLei11.091,de12dejaneirode2005,quedispõesobreaestruturaçãodoPlanodeCarreiradosCargostécnico-Administrati-vosemEducação,noâmbitodasInstituiçõesFede-raisdeEnsinovinculadasaoministériodaEducação,aplicam-seosseguintesconceitos,ExCEtO:(A) Usuários:pessoasoucoletividadesinternasou

externas à InstituiçãoFederal deEnsinoqueusufruem apenas indiretamente dos serviçosporelaprestados.

(B) Nível de classificação: conjunto de cargos demesmahierarquia, classificados a partir do re-quisitodeescolaridade,nívelderesponsabilida-de,conhecimentos,habilidadesespecíficas,for-maçãoespecializada,experiência,riscoeesforçofísicoparaodesempenhodesuasatribuições.

(C) Padrãodevencimento:posiçãodoservidornaes-caladevencimentodacarreira,emfunçãodoní-veldecapacitação,cargoeníveldeclassificação.

(D) Cargo: conjuntodeatribuições e responsabi-lidades previstas na estrutura organizacionalquesãocometidasaumservidor.

27 ParaosefeitosdoDecreto5.825,de29dejunhode2006,aplica-seoseguinteconceito:(A) Avaliação de desempenho: instrumento ge-

rencialquepermiteaoservidoravaliaroseupróprio desempenho,mediante critérios sub-jetivos.

(B) Desempenho:execuçãodeatividadesecum-primentodemetaspreviamentepactuadasen-treoocupantedacarreiraeaIFE,comvistasaoalcancedeobjetivosinstitucionais.

(C) Dimensionamento: processo de identificaçãoeanálisetãosomentequantitativadaforçadetrabalhonecessáriaaocumprimentodosobje-tivosinstitucionais,considerandoasinovaçõestecnológicasemodernizaçãodosprocessosdetrabalhonoâmbitodaIFE.

Seasquatrofigurasseguemomesmopadrãoló-gicodeformação,entãoosvaloresdexeYsão,respectivamente:(A) 3e5(B) 7e2(C) 2e7(D) 5e3

23 AssinaleaalternativaCORREtA:De acordo com o art. 19 da Lei nº 8.429/1992,constituicrimearepresentaçãoporatodeimpro-bidadecontraagentepúblicoouterceirobeneficiá-rio,quandooautordadenúnciaosabeinocente.Écorretoafirmarqueapenaéde:(A) Detençãodeseisadezanosemulta(B) Internaçãodeseisadezmesesemulta(C) Reclusãodeseisadezmesesemulta(D) Detençãodeseisadezmesesemulta

24 ODecretonº5.824,de29dejunhode2006,estabeleceosprocedimentosparaaconcessãodoin-centivoàqualificaçãoeparaaefetivaçãodoenqua-dramento por nível de capacitaçãodos servidoresintegrantesdoplanodecarreiradoscargostécnico-administrativosemeducação.SobreoincentivoàqualificaçãoassinaleaalternativaCORREtA:(A) O Incentivo à Qualificação será concedido

apenasaosservidoresativos.(B) Em duas hipóteses poderá haver redução do

percentualdeIncentivoàQualificaçãoperce-bidopeloservidor:aposentadoriaeaosinsti-tuidoresdepensão.

(C) OIncentivoàQualificaçãoserádevidoaoser-vidorapósapublicaçãodoatodeconcessão,comefeitosfinanceirosapartirdadatadeen-tradadorequerimentonaIFE-InstituiçãoFe-deraldeEnsino.

(D) OpercentualparaaconcessãodoIncentivoàQualificaçãoéde1%paracada12mesesdecontribuição.

25 ArespeitodaLei11.892,de29dedezembrode2008,queinstituiaRedeFederaldeEducaçãoProfissional,CientíficaetecnológicaecriaosIns-titutosFederaisdeEducação,Ciênciaetecnolo-gia,assinaleaalternativaCORREtA:(A) Arelaçãodoscampique integrarãocadaum

dosInstitutosFederaiscriadosnostermosdamencionadaLei será estabelecida em ato doministrodeEstadodaEducação.

8 Cargo: engenheiro / área - Civil - edital nº 864/2015

(A) OIncentivoàQualificaçãopoderáserconce-didoaCaio,Juliaemoro,comefeitosfinan-ceirosapartirdadatade1ºdemarçode2016,nospercentuaisde30%paraCaio,52%paraJuliae82%paramoro.

(B) OIncentivoàQualificaçãopoderáserconce-didoaCaio,Juliaemoro,comefeitosfinan-ceirosapartirdadatade1ºdeabrilde2016,nospercentuaisde30%paraCaio,52%paraJuliae52%paramoro.

(C) OIncentivoàQualificaçãopoderáserconce-didoaJuliaemoro,comefeitosfinanceirosapartirdadatade1ºdeabrilde2016,nosper-centuaisde52%paraJuliae52%paramoro.

(D) OIncentivoàQualificaçãopoderáserconce-didoaCaio,Juliaemoro,comefeitosfinan-ceirosapartirdadatade1ºdemarçode2016,nospercentuaisde30%paraCaio,52%paraJuliae52%paramoro.

30 Constitui ato de improbidade administrativa(Lein.8.429/92),queatentacontraosprincípiosdaadministração pública, qualquer ação ou omissãoquevioleosdeveresdehonestidade,imparcialidade,legalidade,elealdadeàsinstituiçõese,notadamente:(A) Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou

locaçãodebemouserviçoporpreçosuperioraodemercado.

(B) Ordenaroupermitirarealizaçãodedespesasnãoautorizadasemleiouregulamento.

(C) Frustraralicitudedeconcursopúblico.(D) Permitir,facilitarouconcorrerparaquetercei-

roseenriqueçailicitamente.

31 Apreocupaçãocomresíduosdemaneirage-ralérelativamenterecentenoBrasil.Osresíduosdeconstruçãoedemolição(RCD)sãoclassificadosporexceçãonasnormasbrasileirasvigentescomoinertes.Emboraemsuagrandemaioriasesubme-tidosàanálise,osRCDtípicosprovavelmentese-riamclassificadoscomonãoinertes,especialmen-tedevidoao seupHedurezadaáguaabsorvida-emalgunscasoselespodemcontercontamina-çõesimportantes.Poressemotivo,aimportânciadedetectaraocorrênciadeumafaixadevaloresparaasperdasfoireforçadapelapesquisanacional“Alternativas para aRedução doDesperdício demateriaisnosCanteirosdeObra”,promovidapeloItQC–InstitutoBrasileirodetecnologiaeQua-lidadenaConstruçãoCivil.Aesse respeito,combasenatabelaanaliseasasserçõesaseguir.

(D) Força de trabalho: conjunto formado pelosmateriais utilizados no desenvolvimento detarefasburocráticas.

28 SobreaestruturaorganizacionaldosInstitu-tosFederais,constantenaLei11.892/2008,consi-dereasafirmativas:I.OsInstitutosFederaisterãocomoórgãoexecu-tivo aReitoria, composta por 1 (um)Reitor e 5(cinco)Pró-Reitores;II.PoderãosernomeadosPró-Reitoresosservido-resocupantesdecargoefetivodaCarreiradocenteoudecargoefetivodequalquerníveldaCarreirados técnico-administrativos do Plano de CarreiradosCargostécnico-AdministrativosemEducação;III.OscampiserãodirigidosporDiretores-Gerais,nomeadospeloReitorparamandatode4(quatro)anos, permitida uma recondução, após processodeconsultaàcomunidadedorespectivocampus,atribuindo-seopesode1/2(ummeio)paraamani-festaçãodocorpodocente,de1/4(umquarto)paraamanifestaçãodosservidorestécnico-administra-tivosede1/4(umquarto)paraamanifestaçãodocorpodiscente;IV.A administração dos Institutos Federais terácomoórgãossuperioresoColégiodeDirigenteseoConselhoSuperior.

EstãoCORREtASasafirmativas:(A) I,IIeIV(B) IIeIII(C) IeIV(D) II,IIIeIV

29 Caio, Julia e moro foram aprovados emconcurso público e no dia 1º demarço de 2016entraram em exercício no IFSP, autarquia públi-cafederal,nacarreiradetécnico-administrativos.Caio,nomeadoparaocargodeanalistadetI,pos-suipós-graduaçãode320horasemAnáliseeDe-senvolvimento de Sistemas; Julia, nomeada paraocargodePedagoga,possuimestradoemEduca-ção Inclusiva emoro, nomeado para o cargo deAuditor, possui pós-graduação emGestãoPúbli-ca de 360 horas emestrado emDireito Público.Caio,JuliaemoroirãoprotocolizarseuspedidosdeIncentivoàQualificaçãoem1ºdeabrilde2016.Considerandoalegislaçãopertinenteeasinforma-çõesapresentadas,referentesaCaio,Juliaemoro,indiqueaalternativaCORREtA:

9Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Amédiadaperdadeconcretousinadoemcincoobrasequivaleaosvaloresdaperdadecimentoemumaobraemostramqueamedianadediversoscanteirosdeterminaqueperdascomconcretousinado,aço,blo-cosetijolossãode33%porqueatotalidadededadosdessatabelaindicaadiversidadedacomposiçãodosresíduosnasdiversaslocalidades,decorrentedatradiçãoconstrutivaedolocaldecoletadasamostragensepermitemaindaassegurarqueaimensamaioriadosresíduosgerados,emqualquerdaslocalidades,éformadaporparcelasrecicláveis.

Acercadessasasserções,assinaleaopçãoCORREtA.(A) Asduasasserçõessãoproposiçõesverdadeiras,easegundaéumajustificativacorretadaprimeira.(B) Asduasasserçõessãoproposiçõesverdadeiras,easegundanãoéumajustificativacorretadaprimeira.(C) Aprimeiraasserçãoéumaproposiçãoverdadeira,easegundaéumaproposiçãofalsa.(D) Aprimeiraasserçãoéumaproposiçãofalsa,easegundaéumaproposiçãoverdadeira.

32 Umsolosilteargiloso,comíndicederesistênciaàpenetração(SPt)de18,segundotabeladeTer-zaghi-Peck,apresentatensãoadmissívelde:

Dados:tabeladeTerzaghi-PeckSolos Índicesderesistência(SPt) Designação

Areiasesiltesarenosos

≤4 Fofo5-10 Poucocompacto11-30 mediamentecompacto31-50 Compacto≥50 muitocompacto

Argilasesiltesargilosos

≤2 muitomole2-4 mole5-8 média9-15 Rija16-30 muitorija≥50 Dura

(A) 5,28kgf/cm2

(B) 4,25kgf/cm2(C) 4,17kgf/cm2

(D) 3,24kgf/cm2

10 Cargo: engenheiro / área - Civil - edital nº 864/2015

acessívelaoslicitantes,oslancesnãopoderãoserrecebidos,paraquenãoconfigureprejuízodosatosrealizados.

35 Oensaiode resistênciaparao conjuntodecomponentesdevigotaspré-moldadasénecessá-rioquandoovãodalajeformaiorque:(A) 3m(B) 4m(C) 5m(D) 6m

36 Comrelaçãoàspeçasdeconcretoparapa-vimentação,suasespecificaçõesemétodosdeen-saio,estáCORREtOoqueseafirmaem:(A) Opavimentointertravadoéumpavimentofle-

xívelcujaestruturaécompostaporumacama-dadebase(oubaseesub-base),seguidaporcamadaderevestimentoconstituídaporpeçasdeconcretojustapostasemumacamadadeas-sentamento e cujas juntas entre aspeças sãopreenchidaspormaterialderejuntamentoeointertravamento do sistema é proporcionadopelacontenção.

(B) Peçasdeconcretoutilizadasnoensaiodere-sistênciaàcompressãopodemapresentarpon-toscomlargurainferiora110mm,desdequepossua uma área plana isenta de rebaixos ejuntasfalsasondepossaserinscritoumcírcu-lode90mmdediâmetro.

(C) Oíndicedeforma(IF),queéarelaçãoentreocomprimentoeaespessuradapeçadeconcre-to,utilizadasemviascomtráfegodeveículosou áreasde armazenamento, deve sermenorouiguala6.

(D) Oângulodeinclinaçãodaspeçasdeconcretodeveseriguala75°.Oângulodaspeçasdeveseravaliadocomesquadro,devendoapeçaserapoiadaemumasuperfícieplana.

37 ParaoscálculosdeVigaseGrelhasnaexe-cuçãodeprojetosdeconstruçãocivilestáINCOR-REtOoqueseafirmaem:(A) SegundoHetenyi,asvigasflexíveispodemser

separadasemduascategorias,deacordocomsua rigidez relativa λ: viga de comprimentomédioevigalonga.

(B) As grelhas podem ser calculadas por cálculorigoroso que é feito como grelha sobre baseelástica,oquerequerousodeummétodonu-

33 APolíticaNacionaldeSegurançaeSaúdenotrabalho(PNSSt)temporobjetivos:apromoçãodasaúde,amelhoriadaqualidadedevidadotra-balhadoreaprevençãodeacidentesededanosàsaúdeadvindos/relacionadosaotrabalho.taisob-jetivospodemseralcançadospormeiodaelimina-çãooureduçãodosriscosnosambienteslaborais.

ConsidereasproposiçõesabaixoquedeterminamosprincípiosdoPNSSt.I.universalidadeeprevenção;IIdiálogosocialeintegralidade;III.precedênciadasaçõesdepromoção,proteçãoeprevençãosobreasdeassistência,reabilitaçãoereparação;IV.isonomiaepublicidade.

EstáCORREtOoqueseafirmaem(A) II,IIIeIV,somente(B) I,II,IIIeIV(C) IeII,somente(D) I,IIeIII,somente

34 Oengenheirocontratadopara trabalhar emumdoscampi deuma InstituiçãodeEnsinoSu-perior(IES),segundoanecessidadedaAdminis-traçãopública,tevecomoumadasdescriçõessu-máriasdocargooplanejamentoeacontrataçãodeempreendimentos.CombasenaoperacionalizaçãodoRegimeDiferenciadodeContrataçõesPúblicas(RDC),eledeveacatartodasasasserçõesabaixo,ExCEtOadaalternativa:(A) NafasecompetitivadoRegimeDiferenciado

deContrataçõesPúblicas, emsua formaele-trônica, o intervalo entre os lances enviadospelomesmolicitantenãopoderáserinferiora20(vinte)segundoseointervaloentrelancesnãopoderáserinferiora3(três)segundos.

(B) Oinstrumentoconvocatóriopoderáestabele-cer intervalomínimodediferençadevaloresentrelances,queincidirátantoemrelaçãoaoslancesintermediáriosquantoemrelaçãoàpro-postaquecobriramelhoroferta.

(C) EmcasodefalhanoSistema,oslancesemde-sacordocomanormadeverãoserdesconside-radospelopresidentedacomissãodelicitaçãodoRDC,devendoaocorrênciasercomunica-daimediatamenteàSecretariadeLogísticaetecnologia da Informação do ministério doPlanejamento,OrçamentoeGestão.

(D) Nocasode instabilidadenosistema,node-correr da etapade lances, se ele permanecer

11Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

EstáCORREtOoqueseafirmaem(A) I,IIeIII(B) IIeIII,somente(C) IeII,somente(D) I,somente

40 Combaseemnormasvigentesdelicitaçõesenoquetangeàdispensa.Alicitaçãoédispensá-vel,ExCEtOem:(A) Complementaçãodecontratos:materiais,pro-

dutos,serviços,obras(nocasoderescisãocon-tratual),desdequeatendidaaordemdeclassifi-caçãodalicitação,aceitasasmesmascondiçõesoferecidas pelo licitante vencedor, inclusivequantoaopreço,devidamentecorrigido.

(B) Situações de emergência: casos de guerra;grave perturbação da ordem; impeachmentdopresidente,calamidadepública,obrasparaevitar desabamentos, quebras de barreiras,fornecimentodeenergia.

(C) IntervençãonoDomínioEconômico.(D) Pormotivo de licitação frustrada por fraude

ouabusodepodereconômico:preçossuper-faturados(nestecasopode-seaplicaroartigo48parágrafo3ºdaLei8666/93paraconcederprazoparareadaptaçãodaspropostasnoster-mosdoeditaldelicitação).

41 Acompactaçãodesoloédefinidacomoomé-todoparaaumentarmecanicamenteadensidadedosolo,ouseja,éumprocessomecânicopeloqualseimpõeaosoloumareduçãodoíndicedevazios.Nessecaso,quantoàscaracterísticasdacompac-taçãoedosensaiosdosoloesuaimportânciaparaaconstruçãocivil:I.PormeiodoensaiodecompactaçãodeProctorépossívelobterdensidademáximadomaciçoterroso,condiçãoqueotimizaoempreendimentocomrela-çãoaocustoeaodesempenhoestruturalehidráulico;II.aenergiadecompactaçãoédadapelaequação:

Emque:E=energiaaseraplicadanaamostradesolo.

n=númerodecamadasaseremcompactadasnocilindrodemoldagem.

N=númerodegolpesaplicadosporcamada.

P=massadosoquete.

H=alturadaquedadosoquete.

m=massadosolo.

mérico.Ométodonuméricogeralmenteusadoéométododoselementosfinitoscomasvigasre-presentadasporelementosbietridimensional-menteeosolopormolas(HipótesedeWinkler).

(C) Nosmétodosestatísticosparaocálculodevigas,aúnicapreocupaçãoécomoequilíbrioentrecar-gaseaspressõesdecontato,paracujadistribui-çãosãofeitashipótesessimples, taiscomova-riaçãolineardaspressõesdecontatoepressõesuniformesnasáreasdeinfluênciadospilares.

(D) Umavigaderigidezrelativaelevadatemdes-locamentoquepodeserconsideradocomodecorpo rígido.Assim, os recalques variam li-nearmenteaolongodaviga.

38 Oensaiodeabatimento troncoconeutilizatodososequipamentoscitados,ExCEtO(A) moldetroncocônicopara“slump”eHastede

socamento(16mmdediâmetroe600mmdecomprimento)

(B) Placametálicadebasecom500mmdeladoe3mmdeespessura

(C) Réguametálicade300mmgraduadaeCon-chametálica

(D) ColarinhoeCéluladewissa

39 O projeto de sistemas impermeabilizantesusadosemaplicaçõesgeotécnicas,comobarreirasinstaladas em taludes de aterros sanitários, vala ecobertura, requer um conhecimento detalhado docomportamentodoatritodasinterfacessoloxgeos-sintético e geossintético x geossintético. O atritoentreasdiferentesinterfaceséumparâmetrocríticodeprojetoquandoéavaliadaaestabilidadedoresí-duodepositadosobreabarreiraimpermeabilizanteoudaestabilidadedosolonumtaludedecobertura.

Considereasproposiçõesabaixo.I.Ensaiosdeatritodeinterfaceedeatritointernodemateriaisgeossintéticostêmoobjetivodemediraresistênciaaocisalhamentonecessárioparamanterinterfaces emateriais intactos, quando solicitadospelaforçadagravidadeouqualqueroutroagente;IIOensaioring shear foiconcebidocomafina-lidadedeavaliarasresistênciasresiduaisdesolosargilososefoimodificadoposteriormenteparaen-saiaroutrosmateriais,comoosgeossintéticos;III.muitas das rupturas em taludes de coberturade aterros ocorremna interface comgeossintéti-cos, principalmente na interface geomembranaxgeotêxtilegeomembranaxsolo.

12 Cargo: engenheiro / área - Civil - edital nº 864/2015

SiAC,observando-seosprincípiosdaausênciadeconflitodeinteressesedaconfidencialidade.

43 Com relação aos projetos de estruturas deaço,deestruturasmistasdeaçoeconcretodeedi-fíciosquecontemplamosestadoslimites-quesãogeralmente divididos dentro de duas categorias(resistênciaeutilização)éCORREtOafirmarque:(A) Osestados-limitesúltimos(ELU)estãorelacio-

nados coma segurançada estrutura sujeita àscombinaçõesmaisdesfavoráveisdeaçõespre-vistasemtodaavidaútil,duranteaconstruçãoouquandoatuarumaaçãoespecialouexcepcio-nal,enquantoqueosestados-limitesdeserviço(ELS)estãorelacionadoscomodesempenhodaestruturasobcondiçõesnormaisdeutilização.

(B) As condições usuais de segurança referentesaosestados-limitesúltimossãoexpressasporfunçõesdotipo:

Emque:sdrepresentaosvaloresdecálculodosesforçosatuan-tesemalgunscasosespecíficosdastensõesatuantes;Rdrepresentaosvaloresdecálculodoscorrespon-dentesesforçosresistentesemalgunscasosespe-cíficos,dastensõesresistentes.(C) Ométododosestados-limitesutilizadoparao

dimensionamento de uma estrutura possibilitaqueoestado-limiteaplicávelsejaexcedidodu-ranteaconstruçãoquandoaestruturaforsub-metidaàscombinaçõesapropriadasdeaçõeseoexcedenteocorraemumasituaçãoexcepcional.

(D) Umcarregamentoédefinidopelacombinaçãodasaçõesquetêmprobabilidadesnãodespre-záveis de atuarem simultaneamente sobre aestrutura, durante um período preestabeleci-do.Acombinaçãodasaçõesdeveserfeitadeformaquepossamserdeterminadososefeitosmaisfavoráveisparaaestrutura;averificaçãodosestados-limitesúltimosdeveserrealizadaemfunçãodecombinaçõesdeserviço.

44 ACoordenaçãoGeraldoPBQP-Hintegraaestruturada:(A) SecretariaExecutivadoministériodeDesen-

volvimento(B) GabinetedoConselhodoministériodasCidades(C) SecretariadeHabitaçãodoministériodeDe-

senvolvimento(D) SecretariadeHabitaçãodoministériodasCi-

dades

III.O ensaio ISC (Índice de SuporteCalifórnia)ou,maiscomumenteconhecido,CBR(California Bearing Ratio)éarelação,emporcentagem,entreapressãoexercidaporumpistãodediâmetropa-dronizadonecessáriaàpenetraçãonosoloatéde-terminadoponto(2,54mme5,08mm)eapressãonecessáriaparaqueomesmopistãopenetreames-maquantidadeemsolo-padrãodebritagraduada;IV.aenergiadecompactaçãonocampodeveseraplicadadiferentementedaaplicadaemlaborató-rio.Emcampo,asmaneiraspossíveissãopormeiodevibraçãoeamassamentojáemlaboratóriopormeiodeesforçosdepressãoeimpacto.

EstáCORREtOoqueseafirmaSOmENtEem:(A) IeII(B) IIeIV(C) IeIII(D) IIIeIV

42 CombaseSistemadeAvaliaçãodaConfor-midadedeEmpresasdeServiçoseObrasdaCons-truçãoCivil(SiAC)vigente,assinaleaalternativaCORREtA.(A) AuditoriadeRecertificaçãoéaauditoriarea-

lizada,paraonívelouestágiodecertificaçãopertinente, antes do término de um ciclo decertificação.Elatemopropósitodeconfirmaraconformidadeeaeficáciacontínuasdosis-temadegestãodaqualidadedaempresacomoumtodoeasuacontínuarelevânciaeaplica-bilidadeaoescopodecertificação.

(B) Auditoria deFollow Up: auditoria completarealizada,paraonívelouestágiodecertifica-çãopertinente,porsolicitaçãodaequipeaudi-toraoudoOrganismodeAvaliaçãodaConfor-midade(OAC).

(C) AuditoriaExtraordináriaéaauditoriarealiza-da,paraonívelouestágiodecertificaçãoper-tinente,porsolicitaçãodaequipeauditoraoudaspessoasquetomamasdecisõesdecertifi-caçãodoOrganismodeAvaliaçãodaConfor-midade,paraavaliaraeficáciadasaçõescor-retivasadotadaspelaempresa.Podeserfeitacombasedocumentalouin loco.

(D) AuditoriadeSupervisãoéaauditoria realiza-danoOACporrepresentantedaCoordenaçãoGeraldeAcreditaçãodoInstitutoNacionaldemetrologia,Qualidadeetecnologia(CGCRE)paraaverificaçãodocumprimentodostermose condições instituídas no contrato entre am-bos, contando ou não com eventual presençadepessoaindicadapelaComissãoNacionaldo

13Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

EstáCORREtOoqueseafirmaem(A) II,IIIeIV,somente(B) IeII,somente(C) IIIeIV,somente(D) I,IIeIII,somente

47 Observeasfigurasquemostramametodolo-giaexecutivadeumdeterminadotipodefundaçãoemsequênciadeexecução:

Figura 1: Início dos trabalhos

Figura 2: Finalização dos trabalhosLeiaoexcertoeparaqueaslacunasIeIIsejampreenchidas,corretaerespectivamente, I éumelementodecontençãoe/oufundaçãomoldadonosolo,formandoummurodeconcretoarmadoverticalcontínuonosubsolo,pos-sibilitandoaabsorçãodecargasaxiais,empuxosemomentosfletores.Podeserutilizadacomoelemen-todefundação,absorvendocargasnormais,epodeserexecutadaempresençaounãodelençolfreático.Aferramentautilizadaéo“II”,quepodesermecânicoouhidráulico,deseçãoretangu-lar,comespessuravariável,entre0,30e1,20m,lar-gurasvariandoentre1,50e3,20m.Éexecutadaempainéisoulamelas,consecutivosoualternados,cujacontinuidadeéasseguradacomoauxíliodeumtuboouchapa-juntaparaaparedemoldada“in loco”,co-locadoapósaescavaçãodopainel e retirado logoapósoiníciodoendurecimentodoconcreto.

(Adaptado Manual técnico de fundações-IFSP, maio de 2016).

45 O orçamento de um projeto baseia-se naprevisão de ocorrência de atividades futuras lo-gicamenteencadeadasequeconsomemrecursos,ou seja, acarretam custos que são, geralmente,expressos em termos de uma unidademonetáriapadrão, sendo, pois, basicamente uma previsãode ocorrênciasmonetárias ao longo do prazo deexecução do projeto.A depreciação figura comoumcustovariáveldeequipamentosdeconstruçãocivil.Emumaobraserãolicitadasmáquinasdeti-jolosecológicosparaumaconstruçãosustentável.Sabendo-se:•Avidaútildamáquinadetijolosecológicos(n)=8anos

•Ashorastrabalháveisdamáquinadetijoloseco-lógicosnoano(h)=3000

•Ovalordecompradamáquina(V)=R$4050,00;•Coeficientedecustoemanutenção(k)=0,65

Nessascondições,pelométodo linearocustodedepreciaçãohorária(Dh)dessamáquinaéde:(A) R$0,46(B) R$0,28(C) R$0,19(D) R$0,05

46 ORegimentoEspecíficodoSistemadeAva-liaçãodaConformidadedeEmpresasdeServiçoseObrasdaConstruçãoCivil(SiAC)doProgramaBrasileirodaQualidadeeProdutividadedoHabi-tat(PBQP-H),válidoparaaespecialidadetécnicaExecuçãodeObras,objetivaestabelecerseusas-pectosregimentaisparticulares.CombasenoRe-gimentoGeraldoSiACedemaisdocumentosnor-mativoscabíveis,considereasproposiçõesabaixo.I. Os documentos deRequisitos Complementarespodemdefinirespecificidadesquelevememcontadiferentescaracterísticasregionaisrelacionadasaossubsetoreseescopos.Essasespecificidadesnãodãoorigemaescoposdecertificaçãodiferentes;II.Épermitidoàempresapossuirníveisdecerti-ficaçãodiferentescasosejacertificadaemmaisdeumescopo;III.OprocessodeDeclaraçãodeAdesãoaoPB-QP-H-SiAC-ExecuçãodeObraspodeserfeitopelaempresaumaúnicaveznoâmbitodoSiAC- Execução de Obras, individualmente ou comoumadasparticipantesdeSociedadedePropósitoEspecífico(SPE);IV.OprazodevalidadedaDeclaraçãodeAdesãoaoPBQP-H-SiAC-ExecuçãodeObraséde12(doze)meses,prorrogáveispormais6(seis)meses.

14 Cargo: engenheiro / área - Civil - edital nº 864/2015

EstácorretooqueseafirmaSOmENtEem:(A) I-EstacaFranki,II–Clamshell(B) I–tubulão,II–Camisadeaço(C) I–ParedeDiafragma,II–Clamshell(D) I-EstacaStrauss,II–Camisadeaço

48 técnicasdegerenciamentodeprojetospodemenvolverrepresentaçõesgráficas.Àrepresentaçãográficadeumprojetodáseonomederede,naqualasatividadessãoapresentadaseminterdependênciasedurações,comoobjetivodeanalisarprazos,riscos,recursos,custoseotimizaçãodecalendários.todasasatividadessucessorasepredecessoraspodemserinter-relacionadasdeváriasformas.Aformadeinter-relacionamentotérminoparaInício(tI)etérminoparatérmino(tt)estãorespectivamenterepresentadasem:

(A)

(B)

(C)

(D)

49 Dentreoscincoostiposdetintamaisconhecidoseutilizadosnomercado,alémdosvernizes,éIN-CORREtOoqueseafirmaem:(A) LátexPVAouvinílica:àbasedeágua,trata-sedeumtipodetintafácildeaplicarequesecarapida-

mente,possibilitandoaaplicaçãodenovademãodepoisde3a4horas.Éresistenteàaçãodotempo(intempéries).

(B) tintaacrílicaoulátexacrílico:comoolátex,atintaacrílicatambéméàbasedeáguaefácildeaplicar.Umasegundademãopodeseraplicada4horasapósaprimeira.ÉumpoucomaisgrossadoqueatintalátexPVA.EmrelaçãoaolátexPVA,trata-sedeumtipodetintamaisresistenteaoesfregamento,de-vidoàresinaacrílica.

(C) tintaaóleo:àbasedeóleo,essetipodetintaéidealparaapinturadesuperfíciesdemetalemadeira.Éumtipodetintapoucoresistenteàsintempéries.mas,emrelaçãoaosdemaistipos,seutempodesecagemébemmaior:deve-seesperarde48a72horasentreumademãoeoutra.

(D) Esmaltesintético:feitocomumaresinaemlaboratório.Essaresina,porsuavez,podeseràbasedeumóleosintético,chamadoresinaalquídica,ouàbasedeágua,chamadaresinaacrílica.

15Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

50 Combasenacomposiçãoformadaporcincoinsumosparaexecuçãodealvenariacomtraçodaarga-massapré-determinadopeloconstrutor

Composição:Alvenaria[m2]

Descrição unidade multiplicador PreçounitárioR$

Argamassa saco 0,35 9,60

Blococerâmico9cmx9cmx19cm milheiro 0,012 360,00

tijolocerâmico11,5cmx11,5cmx24cm milheiro 0,008 420,00

Servente hora 1,0 9,50

Pedreiro hora 1,0 14,80

Épossívelafirmarque(A) Om2dealvenariaédeR$19,15.(B) Paracadam2dealvenariasãoconsumidos14unidadesdeblococerâmico9cmx9cmx19cm.(C) Om2dealvenariaédeR$34,32.(D) Paracadam2dealvenariasãoconsumidos10unidadesdeblococerâmico11,5cmx11,5cmx24cm.