Entrevista: Mário Lúcio O Seareiro Cursos de Evangelização ... · Cursos de Evangelização...

10
O Seareiro Edição bimestral janeiro - fevereiro ano XXI - nº 117 Entrevista: Mário Lúcio Página 3 Cursos de Evangelização Página 5 Meditação Página 9 É hora de limpar os armários e doar para o Bazar Casa de Jesus U m novo ano começou e é sempre uma boa hora para “limpar” os armá- rios. Muita gente ganhou de presente itens que substituirão outros mais velhos ou simplesmente decide dar aquela boa olhada nas ga- vetas para garantir que não está guar- dando nada que não use mais. Mas o que não serve para uns, tem grande serventia para outros. Então, se você está com roupas, sa- patos, eletrodomésticos, eletrônicos e até móveis sem uso em sua casa ou comércio, que tal transformá-los em uma boa ação? O Bazar Casa de Jesus/Os Seareiros aceita os mais diversos tipos de doa- ções e até mesmo recolhe na casa de quem está doando, e tudo é reven- dido e transformado em verbas para as muitas ações sociais da instituição. “Ao lado do Brechó Sylvia Pascoal, o Bazar é uma das principais fontes de renda da Casa, com a diferença que ocorre o ano inteiro. E também aju- da as pessoas que compram os itens, pois são produtos bons vendidos a valores acessíveis, ou seja, muita gente encontra o que precisa e não consegue comprar normalmente em lojas convencionais”, diz Mário Lúcio, responsável pelo Bazar. Frequentador da Casa de Jesus há 13 anos, Mário assumiu a coordenação do Bazar em meados de setembro de 2014, com o objetivo de profissiona- lizar ainda mais a gestão do empório. Entre outras mudanças, o Bazar deve- rá mudar de local, ainda neste ano de 2015, saindo do bairro Campos Elíse- os – onde vem funcionando na Aveni- da Marechal Juarez Távora, 538 – para um ponto na Avenida Amoreiras. “O local em que ele fica hoje é um pouco ‘escondido’ do público e que- remos levá-lo para um lugar onde haja mais transeuntes, para que mais pessoas possam se beneficiar dos produtos vendidos e, ao mesmo tem- po, haja um aumento nos valores ar- recadados, possibilitando mais renda para as obras dOs Seareiros”, diz Má- rio, que em entrevista na página 3 faz um raio-x e fala dos novos desafios do Bazar. Antes de ler a entrevista, porém, se você é um daqueles que já separou o que não quer usar mais, que tal pegar o telefone e ligar já para (19) 3234- 4398 pra que o pessoal do Bazar vá buscar as suas doações?

Transcript of Entrevista: Mário Lúcio O Seareiro Cursos de Evangelização ... · Cursos de Evangelização...

Page 1: Entrevista: Mário Lúcio O Seareiro Cursos de Evangelização ... · Cursos de Evangelização Página 5 Meditação Página 9 É hora de limpar os armários e doar ... Casa de Jesus:

O SeareiroEdição bimestral

janeiro - fevereiroano XXI - nº 117

Entrevista: Mário LúcioPágina 3

Cursos de EvangelizaçãoPágina 5

Meditação Página 9

É hora de limpar os armários e doar para o Bazar Casa de Jesus

Um novo ano começou e é sempre uma boa hora para “limpar” os armá-rios. Muita gente ganhou

de presente itens que substituirão outros mais velhos ou simplesmente decide dar aquela boa olhada nas ga-vetas para garantir que não está guar-dando nada que não use mais. Mas o que não serve para uns, tem grande serventia para outros. Então, se você está com roupas, sa-patos, eletrodomésticos, eletrônicos e até móveis sem uso em sua casa ou comércio, que tal transformá-los em uma boa ação?O Bazar Casa de Jesus/Os Seareiros aceita os mais diversos tipos de doa-ções e até mesmo recolhe na casa de quem está doando, e tudo é reven-dido e transformado em verbas para as muitas ações sociais da instituição. “Ao lado do Brechó Sylvia Pascoal, o Bazar é uma das principais fontes de renda da Casa, com a diferença que ocorre o ano inteiro. E também aju-da as pessoas que compram os itens, pois são produtos bons vendidos a valores acessíveis, ou seja, muita gente encontra o que precisa e não consegue comprar normalmente em lojas convencionais”, diz Mário Lúcio,

responsável pelo Bazar.Frequentador da Casa de Jesus há 13 anos, Mário assumiu a coordenação do Bazar em meados de setembro de 2014, com o objetivo de profissiona-lizar ainda mais a gestão do empório. Entre outras mudanças, o Bazar deve-rá mudar de local, ainda neste ano de 2015, saindo do bairro Campos Elíse-os – onde vem funcionando na Aveni-da Marechal Juarez Távora, 538 – para um ponto na Avenida Amoreiras.“O local em que ele fica hoje é um pouco ‘escondido’ do público e que-remos levá-lo para um lugar onde

haja mais transeuntes, para que mais pessoas possam se beneficiar dos produtos vendidos e, ao mesmo tem-po, haja um aumento nos valores ar-recadados, possibilitando mais renda para as obras dOs Seareiros”, diz Má-rio, que em entrevista na página 3 faz um raio-x e fala dos novos desafios do Bazar. Antes de ler a entrevista, porém, se você é um daqueles que já separou o que não quer usar mais, que tal pegar o telefone e ligar já para (19) 3234-4398 pra que o pessoal do Bazar vá buscar as suas doações?

Page 2: Entrevista: Mário Lúcio O Seareiro Cursos de Evangelização ... · Cursos de Evangelização Página 5 Meditação Página 9 É hora de limpar os armários e doar ... Casa de Jesus:

T odo início de ano prome-temos algo a ser cumprido. Normalmente escolhemos desafios muito grandes, por

vezes sabendo que são inalcançáveis, como forma de demonstração de nossa força de vontade, fé etc. Por exemplo, prometemos durante o ano não comer Ambrosia, a sobremesa dos deuses do Olimpo. Para algumas pessoas isto não é desafio, mas acre-ditem, para mim...pior que isto, só deixar de comer bala de goma.Para 2015, proponho algo menos ar-rojado do que prometer o impossível.

Neste ano vamos desenvolver a au-totranscendência. Mas o que é isto? Para explicar, tomo a liberdade de adaptar a metáfora usada por Jona-than Haidt na sua palestra “Religião, evolução e o êxtase da autotranscen-dência” (HAIDT, 2012). Imaginemos que nós, espíritos, somos uma casa de muitos cômodos, com a maioria dos quais nos sentimos muito familia-rizados. Mas, às vezes, é como se uma porta aparecesse do nada levando a uma escada.Subindo a escada ficamos em um es-tado alterado de consciência, quando

o ‘eu’ parece diluir, ou derreter. Isso nos faz sentir bem, realmente bem, de uma forma completamente diferente do que sentimos em nossas vidas normais. O autointeresse desaparece, nos tornamos muito menos egoístas e sentimos como se fossemos melho-res, mais nobres e, de alguma forma, elevados.Importa saber que não precisamos de uma religião para subir a escada, em-bora seja uma excelente ferramenta. Existem múltiplas formas de desligar-mos o “eu”: uns recorrem à medita-ção, outros a danças, andam em círcu-los, giram etc.Neste 2015, proponho o desafio de nos autotranscedermos praticando a caridade na sua essência. Almejan-do o bem coletivo, ajudando uns aos outros. Exercitando a Lei do Amor a ponto de atingirmos uma felicidade tão grande que não haverá espaço suficiente neste mundo para guardar nosso afeto. Desejando o bem-estar de toda a humanidade, podendo, com um coração sensibilizado, perdoar nossos piores inimigos.Quanto à Ambrosia ou à bala de goma, deixemos estes desafios para a próxima encarnação. Muita paz !PS - para saber mais sobre o traba-lho de JONATHAN HAIDTH: http://www.ted.com/talks/jonathan_haidt_humanity_s_stairway_to_self_trans-cendence, 2012.*Amilton Lamas, presidente da instituição Os Seareiros

Promessas e mais promessas

Editorial

O SEAREIROÉ uma publicação editada sob a responsabilidade

da área doutrinária de “Os Seareiros” para distribuição aos seus frequentadores e amigos

2

Casa de Jesus: Rua João Alves dos Santos, 770 Fone (19) 32529194 - Jardim Paineiras Campinas

Casa de Jesus General Carneiro: Av. General Carneiro, 229

Núcleo José Esteves: Avenida General Carneiro, 225 - Campinas - Fone (19) 3234-4398

Núcleo Mãe Maria: Rua Francisco Mesquita, 335 Vl. Brandina - Campinas - Fone (19) 3253-2646

www.seareiros.org.br

Colaboraram nesta edição: Beth Lamas, Adriana Roma e Alexandre Estrela

Jornalista responsável: Sirlene Nogueira (Mtb 15.114)Produção jornalística: Ana Heloísa Ferrero

e DJota CarvalhoProjeto gráfico: Felipe Teixeira

Revisão e editoração: Mariana Dorigatti (Mtb 60.431)Finalização: Felipe Teixeira

Page 3: Entrevista: Mário Lúcio O Seareiro Cursos de Evangelização ... · Cursos de Evangelização Página 5 Meditação Página 9 É hora de limpar os armários e doar ... Casa de Jesus:

3

Entrevista

O publicitário e consultor na área de gestão e Marketing Mário Lúcio frequenta a Casa de Jesus há 13 anos, já

concluiu todos os cursos oferecidos e há seis anos é o atendente responsável pelos trabalhos de passe realizados nas noites de segunda-feira. Em meados de setembro do ano passado, porém, ele assumiu um novo e importante desafio nOs Seareiros: profissionalizar e potencializar ainda mais o Bazar da instituição.

Qual foi o seu principal desafio ao as-sumir o Bazar no ano passado? Antes eu via o Bazar apenas como uma atividade de arrecadação necessária para a Casa, não tinha uma noção mais aprofun-dada, então primeiro procurei entender como funcionava detalhadamente. A estru-tura lá é diferenciada, pois é uma atividade que não é feita por voluntários e sim por funcionários. Vi que faltava uma organização maior no controle do que se vendia, por que vendia, pra quem vendia. As contas eram muito corretas e transparentes, mas não se tinha essa visão do todo. Este iní-cio foi para resgatar isso: hoje se enxerga o que vende, quanto vende, o que representa, e isso nos dá uma noção melhor do que fazemos e o que podemos fazer. Dividimos tudo por linha de produtos, sabemos o que vende em sapatos, roupas masculinas, femi-ninas, infantis, móveis, livros e brinquedos.

Qual é o produto mais procurado?Hoje o que mais se vende em quantidade são roupas femininas (em torno de 35%) e móveis (25%). Eletrodomésticos, eletrôni-cos, utensílios e roupas masculinas vêm jun-to em terceiro, com 6%. O Bazar é muito mais do que fonte de renda para as ações da Casa, ele em si é uma atividade onde se ganha ajudando, pois oferece bons produ-tos, ao quais a população não teria acesso e também auxilia aquela pessoa que não pode mais ficar com um item em casa e às vezes nem tem transporte para retirá-lo de lá.

Como assim?Muitas vezes a pessoa tem um móvel na casa e está se mudando para um lugar me-nor, mas não sabe o que fazer com ele, não tem nem como levar. A gente vai, retira da residência da pessoa e traz para o Bazar. Nossa equipe avalia e vende este mesmo móvel por um valor menor, que muitas ve-zes corresponde a 20% do que ele é ven-dido no mercado. Ajudamos quem doou, quem precisa e agora pode comprar e o dinheiro ainda vai para as obras sociais. E é importante dizer que nada se perde, por-que quando a doação não tem condições de ser reaproveitada, é comercializada como descarte e os valores revertem do mesmo jeito para as obras da Casa. Então nada se perde e tudo vai ajudar alguém. O que precisamos é fazer crescer essa cultura do “trocar” e não só comprar. Cada vez que adquiro ou ganho algo novo, eu “troco” o que tinha com o bazar e recebo em troca gratidão e a satisfação por ter feito uma boa ação.

E só se vende coisa baratinha?Não só isso, pois estamos quebrando um pouco esse paradigma. Antes não se vendia produto caro, as pessoas achavam que era só produto barato, o que era mais sofisti-cado ia direto para o Brechó. Mas agora temos até um espaço específico, que batiza-mos de Sylvia Paschoal, no qual comerciali-zamos itens mais finos. Recentemente, por

exemplo, recebemos uma doação grande de móveis caros e seminovos. Chegou no bazar e deu até briga para comprar, uma se-nhora sentou no sofá e disse que não saía sem levá-lo (rs). Também recebemos doa-ções que chamam a atenção por serem di-ferentes, como violinos e até pianos, como o de um senhor que mudou para aparta-mento menor e, por não ter outro destino para o instrumento, achou que podia usá-lo para ajudar quem precisa.

Com tantas mudanças no ano passa-do, qual a nova meta para 2015?Além da mudança física do Bazar, queremos agora iniciar uma campanha voltada para empresas e lojas, mostrando a elas que também podem doar produtos. Móveis, roupas e eletrodomésticos muitas vezes se tornam desatualizados e não vendem mais em uma loja, mas para o Bazar ainda servem. Imagine, por exemplo, que conquis-temos 50 lojas doando um sapato ou uma camiseta todo mês?

Algum recado final?Gostaria de reforçar que quem tiver doa-ções a fazer, de preferência de produtos em bom estado, basta ligar para (19) 3234-4398 e nós vamos buscar. E quem frequenta a Casa de Jesus e tem itens pequenos, como roupas, por exemplo, também pode levar até lá e deixar na caixa de doações, que fica ao lado da porta de entrada.

Comprou ou ganhou algo novo? Troque o velho por gratidão em nosso Bazar

Page 4: Entrevista: Mário Lúcio O Seareiro Cursos de Evangelização ... · Cursos de Evangelização Página 5 Meditação Página 9 É hora de limpar os armários e doar ... Casa de Jesus:

4

Artigo

Espiritualidade e religiosidade

Muito se pode dizer frente a um tema tão amplo, mas, longe de ser pretensioso e querer abranger todos

os campos que se relacionam a ele, pretendo me deter apenas nesse as-sunto em relação à doutrina Espírita. Se formos tentar definir Espirituali-dade da forma mais simples possível, poderemos dizer que é aquilo que nos remete a buscar um significado para a vida por meio daquilo que transcende o mundo material, onde normalmen-te não temos uma explicação material, palpável. O entendimento de sermos um Espí-rito, uma consciência independente do corpo físico, é uma das buscas a que a Espiritualidade nos remete.Já Religiosidade é uma palavra se ori-gina do latim, religare, e acaba sendo quase que uma consequência da con-dição de busca da Espiritualidade, onde tentamos nos ligar a algo maior do que nós, ao nosso criador. Logo, nos reme-te a busca de entendermos Deus. Finalmente, Religião é o conjunto de práticas seguidas que tem a função básica de nos auxiliar no desenvolvi-mento de nossa Espiritualidade e Re-ligiosidade. Não necessariamente precisa-se bus-car uma religião para desenvolver-se em Espiritualidade e Religiosidade.Gostaria de citar aqui alguns trechos de Obras Póstumas, editado pela Fe-deração Espírita Brasileira (FEB) e tra-duzida por Dr. Guillon Ribeiro.“O Espiritismo é uma doutrina filosófi-ca de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forço-samente vai ter às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. Mas, não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos, ne-

nhum tomou, nem recebeu o título de sacerdote ou de sumo-sacerdote. Estes qualificativos são de pura inven-ção da crítica. (...) O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; reclama-a para os seus adeptos, do mesmo modo que para toda a gente. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão da reciprocidade. (...)Coerente com seus princípios, o Espi-ritismo não se impõe a quem quer que seja; quer ser aceito livremente e por efeito de convicção. Expõe suas dou-trinas e acolhe os que voluntariamente o procuram.Não cuida de afastar pessoa alguma das suas convicções religiosas; não se dirige aos que possuem uma fé e a quem essa fé basta; dirige-se aos que, insatisfeitos com o que se lhes dá, pedem alguma coisa melhor.” (Obras Póstumas, edição FEB, pag. 318 aprox.)Essa citação de Obras Póstumas, que é um apanhado de diversos escritos de Kardec publicados nos meados de 1890, nos remete a questão simples

que sempre pulula nas rodas de estu-diosos do Espiritismo. O Espiritismo é ou não uma religião?Depois do texto fica razoavelmente fácil de entender que o objetivo do Espiritismo não é se tornar ou ser uma religião, mas sim uma filosofia es-clarecedora para qualquer pessoa que busque o desenvolvimento de sua Es-piritualidade e Religiosidade alcance o esclarecimento de forma segura e co-erente.Por isso o Espiritismo acolhe natural-mente qualquer religião e não procura impor-se em relação a elas, porque ao nos esclarecer permite que cada um de nós dentro de um caminho próprio, porque somos seres únicos, entenda-mos melhor o mundo invisível que nos cerca, contribuindo também para en-tendermos o porquê de estarmos aqui, já que nos traz o conceito reencarna-cionista. Deixo agora essa reflexão para que identifique em você o porquê de ter buscado o Espiritismo. *Alexandre Estrela, diretor dou-trinário da Casa de Jesus

Page 5: Entrevista: Mário Lúcio O Seareiro Cursos de Evangelização ... · Cursos de Evangelização Página 5 Meditação Página 9 É hora de limpar os armários e doar ... Casa de Jesus:

5

Cursos

Evoluir e aprender, aprender e evoluir. Os dois conceitos estão extremamente ligados e fazem parte do caminho de todo ser

humano. Tanto na Casa de Jesus no bairro Paineiras quanto na Casa de Jesus da Ave-nida General Carneiro (que inclui o Nú-cleo José Esteves), o aprendizado especí-fico da doutrina é oferecido anualmente e, como acontece habitualmente, no mês de janeiro são realizadas as inscrições das cerca de 800 pessoas que participam dos cursos oferecidos.“As inscrições foram abertas no dia 12 de janeiro e se encerram em 1º de feve-reiro. Logo depois, no dia 4 às 20 horas, será realizada uma palestra que marca o início dos trabalhos do ano e na sequên-cia começam as aulas, que ocorrem em diferentes dias da semana. Tanto as inscri-ções quanto o detalhamento de horários podem ser conferidas no site oficial, em http://www.seareiros.org.br/ ”, diz Silvia Helena Bento Guimarães, que coordena os cursos há dois anos. Todas as atividades são gratuitas e a ida-de mínima recomendada para assistir às aulas é de 17 anos. Há três módulos de

estudo da Doutrina Espírita nos quais pessoas de quaisquer classes sociais e reli-giões aprendem mais sobre o Espiritismo. “No primeiro módulo são abordados os conceitos gerais, no segundo basicamente se debate as Leis Morais e no terceiro o foco é a Mediunidade”, relembra Sílvia.Os módulos têm de ser cursados em ordem crescente e, na Casa de Jesus da General Carneiro, o inicial foi oferecido pela primeira vez no ano passado, razão pela qual em 2015 já será oferecido tam-

bém o módulo II, enquanto na Casa no Paineiras são ministrados todos os três. Quem já concluiu todos eles e quer con-tinuar estudando e aprendendo mais é encaminhado para os Grupos de Estudo, que também abrem matrícula no mesmo período.“Temos grupos de estudo do Livro dos Espíritos, do Livro dos Médiuns e da Gê-nese, todos estes com duração de dois semestres, e grupos de estudo de pas-se e de diálogos com os espíritos, estes últimos com duração de um semestre. Neste ano também teremos um grupo de estudos do Evangelho, que é oferecido a cada dois anos e tem duração de dois semestres”, diz.Reciclagem – Silvia destaca que, além dos alunos que já vem dos módulos e até de pessoas que vem de fora da Casa, é importante que os colaboradores e tra-balhadores da Casa de Jesus participem dos grupos de estudo para que possam se reciclar. “Às vezes a pessoa passou por esses gru-pos e fez sua formação na Casa há 20 anos ou mais e, ainda que o conteúdo continue o mesmo, há uma atualização de métodos que pode beneficiá-las, permitir que explorem mais seus potenciais e ofe-reçam mais à Casa. Por isso convidamos a todos os trabalhadores a participarem e a se reciclarem de tempos em tempos”, finaliza.

De volta às aulas...do espírito

Cursos de evangelização para crianças e jovens têm início em fevereiro

A maioria dos cursos oferecidos pela Casa de Jesus é para o públi-co adulto. No entanto, os jovens e crianças também têm à sua disposição au-las para aprenderem mais sobre os conceitos do Espiritismo. A Evangelização infantil é aberta para crianças de cinco a 12 anos e a Evangelização para a Mocida-de, para jovens de 13 a 16 anos. Vale lembrar que, assim como

todos os demais cursos promo-vidos pelOs Seareiros, não há ne-nhum custo. O início das aulas, que são rea-lizadas sempre aos sábados (das 13h45 às 16 horas), está marcado para o dia 07 de fevereiro. As inscrições são feitas no pri-meiro dia de aula, das 13 às 13h45. Mais informações podem ser obtidas com Teresa Kawabata, pelo telefone (19) 3287-4881.

Page 6: Entrevista: Mário Lúcio O Seareiro Cursos de Evangelização ... · Cursos de Evangelização Página 5 Meditação Página 9 É hora de limpar os armários e doar ... Casa de Jesus:

Evento

6

O trabalho de distribuição de cestas básicas dOs Se-areiros levou alimentos e informações a 200 famí-

lias carentes durante o ano de 2014. A instituição recebe alimentos durante todos os meses do ano junto a volun-tários, organiza as cestas e faz distri-buições mensais, de fevereiro a de-zembro, a pessoas comprovadamente em condições de vulnerabilidade. “São três distribuições mensais e nos dias de entrega as famílias são re-cebidas, participam de um pequeno brechó onde escolhem roupas à vontade e sem pagar nada. Ouvem uma pequena palestra de assuntos relevantes e em seguida recebem os alimentos,pães, doces, chocola-tes e bolo doados pelos voluntá-rios”, conta Adélia Pereira Pinto, uma das integrantes do trabalho que já é realizado há 24 anos pela instituição.As entregas são realizadas às fa-mílias cadastradas (e que têm as condições de necessidade confir-madas pela instituição) na primei-

ra e segunda quinta-feira do mês no Núcleo José Esteves para as pessoas moradoras da região do Campo Belo. Na segunda quarta-feira a distribuição é feita no salão da Casa de Jesus e as famílias cadastradas são originárias da Vila Brandina, Jardim São Fernando, Santa Eudóxia e adjacências.“Vale lembrar que as cestas são mon-tadas por um grupo de voluntárias com alimentos doados por frequenta-dores da Casa e são acrescentados a

elas itens que irão fazer a diferença de acordo com as necessidades das famí-lias: como leite em pó, macarrão para sopa, amido de milho, Sustagen. Elas recebem ainda, junto com os alimen-tos, os produtos arrecadados nas cam-panhas especiais que ocorrem duran-te o ano, como chocolates na Páscoa, cobertores para o inverno, brinquedos usados e doces no dia das crianças e a grande Campanha da Criança Feliz no Natal”, diz Adélia.

Cestas Básicas são distribuídas a 200 famílias carentes

Feira de Natal comemora sucesso em prol dOs SeareirosA tradicional Feira de Natal, sediada na Casa de Jesus nos dias 5 e 6 de dezembro, foi mais uma vez um grande sucesso. Cen-tenas de pessoas visitaram e compraram os mais diversos artigos de decoração - como toalhas bordadas com acabamento em crochê, bandejas de madeira com de-senho em mosaicos e móveis em pátina - com preços acessíveis para toda a po-pulação, feitos com carinho por 36 volun-tárias da instituição. A receita arrecadada foi revertida integralmente aos projetos sociais de Os Seareiros, instituição espírita que atua há quase 40 anos no município e que tem a Casa de Jesus como um de seus núcleos de atendimento na cidade. Com a crescente participação da popula-

ção nos bazares da instituição, a cada ano o evento supera o valor arrecadado, per-mitindo às voluntárias ampliar o número de peças produzidas para as edições se-guintes.Os grupos de artesanato da Casa de Jesus – são dois, que trabalham com diferen-

tes materiais de produção - se reúnem semanalmente para produção das peças, das quais a maioria das matérias-primas é proveniente de doações. A próxima feira de objetos deve ser realizada neste pri-meiro semestre de 2015, em função do Dia das Mães.

Page 7: Entrevista: Mário Lúcio O Seareiro Cursos de Evangelização ... · Cursos de Evangelização Página 5 Meditação Página 9 É hora de limpar os armários e doar ... Casa de Jesus:

Saúde e disciplina são apenas alguns dos ganhos trazidos pela prática esportiva, em especial para crian-ças. É por isso que o Núcleo Mãe

Maria, dOs Seareiros, promove diversos esportes por meio da ação de voluntá-rios junto às comunidades carentes. En-tre estas práticas, o Karatê é uma das favoritas da garotada e, no final do ano passado, foi realizado exame de faixa no clube Bonfim, em Campinas. Seis alunos da professora Mariana fizeram o exame com o sensei Ricardo Goldkorn (5º Dan): Mattson Felipe, de oito anos, faixa amarela; Cauã Ribeiro Lopes,nove anos, faixa vermelha; Micaely Vitória, 12 anos, faixa vermelha; Taíssa Augusto,12 anos, faixa vermelha; Mikael Siqueira, 13 anos, faixa vermelha; e Tiago Nascimento, 13 anos, faixa laranja.“Foi um dia muito feliz, em que os meni-nos puderam mostrar tudo o que apren-deram no semestre. Ao final, o sensei Ricardo parabenizou a todos os alunos e disse que já enxerga futuros campe-ões. Para comemorar, fomos almoçar no McDonalds, com direito a lanche, ba-tata frita, sorvete e muitas risadas. Um

dia inesquecível para eles, que voltaram cantando na Kombi do Núcleo”, conta Mariana.A professora voluntária acrescenta que no final de semana seguinte a mesma tur-ma, mais a também carateca Camille, de

10 anos, participou de um campeonato realizado no ginásio da Escola São José. O evento contou com mais de 600 atletas inscritos e o Núcleo ganhou duas meda-lhas: Taissa e Micaely conquistaram a de bronze na modalidade kata.

7

Evento

Criançada do Núcleo Mãe Maria troca de faixa e se beneficia com o karatê

Brechó Sylvia Paschoal é êxito total Realizado no início de novembro, mais uma vez o tradicional Brechó Sylvia Paschoal obteve êxito total. O sucesso do evento anual é re-fletido na carta escrita pela cola-boradora Zezé Poltronieri recebi-da pelOs Seareiros, cujos principais trechos você confere abaixo: “Como tudo passa rapidamente nes-te mundo acelerado! De repente, já encerramos mais um Brechó Sylvia Paschoal...Temos muito a agradecer a Jesus, à Espiritualidade presente e a todos vocês, pelo incansável trabalho, pela colaboração e pela dedicação.

Afinal, foi um sucesso! Valeu, amigos! Valeu muito para a Casa, valeu para aqueles que daqui saíram com suas pesa-das sacolas e valeu também para nós, que pudemos nos doar, ajudar, trabalhar, con-fraternizar e criar pequenos grandes momentos na com-panhia de todos (...) Permita Ele possamos, no ano vindou-ro, estar aqui, novamente jun-tos e trabalhando!”

Zezé Poltronieri

Page 8: Entrevista: Mário Lúcio O Seareiro Cursos de Evangelização ... · Cursos de Evangelização Página 5 Meditação Página 9 É hora de limpar os armários e doar ... Casa de Jesus:

É difícil encontrar alguém que não tenha lido ou assisti-do na TV a uma aventura da Turma da Mônica. Pois a

dentucinha mais querida do Brasil também está ajudando as crianças a entender mais sobre o espiritismo. Em mais de 50 anos de carreira, o cartunista Mauricio de Sousa, lançou os personagens que fazem sucesso nos quadrinhos e desenhos anima-dos, bem como em livros para os mais diversos públicos.Agora, o acervo de Maurício aumen-tou com Meu Pequeno Evangelho (Editora Boa Nova, R$ 29,90). No livro, a Turma da Mônica recebe a visita de André, um primo do Seu Antenor (o pai do Cascão) que é espírita. Em meio à curiosidade das crianças, ele apresenta conceitos do Evangelho que todos podem usar no dia a dia, independentemente da re-ligião que praticam.Meu Pequeno Evangelho traz lindas mensagens de amor, caridade e hu-mildade, contadas de forma diverti-da, com os personagens mais que-ridos do Brasil. Ensinamentos sobre

felicidade, humildade, pureza, paz, misericórdia, amor, perdão e outros valores são passados um a um, sem-pre baseados em situações vividas pelos personagens e que são conta-das a André. A obra reúne todos os ensinamen-tos de Jesus contidos no Evangelho segundo o Espiritismo, o livro mais di-fundido da doutrina, com mais de 30 milhões de exemplares vendidos no mundo todo.Cabe ressaltar que, se Mauricio fez os desenhos, o roteiro das histórias do Meu Pequeno Evangelho é de autoria de Luis Hu Rivas e de Alã Mitchell. O peruano Luis é designer gráfico e dedica-se desde os 17 anos ao estudo e divulgação do Espiritis-mo, tendo sido responsável pelo se-tor multimídia da Federação Espírita Brasileira (FEB) e coordenador da TVCEI, a TV espírita. Também escre-veu diversos livros, entre os quais Allan Kardec para todos. Já Mitchell, administrador de empre-sas que praticamente aprendeu a ler com as historinhas da Turma da Mô-nica, conheceu o Espiritismo aos 15

anos e, desde então, tem utilizado mídias eletrônicas e on line para o estudo e divulgação dessa doutrina. Foi gestor de Marketing da TVCEI e idealizou um primeiro projeto com a Turma da Mônica e o espiritismo ainda em 2008.

Você já leu este gibi?

Após quase cinco anos de bom tra-balho, a parceria entre Os Seareiros e a prefeitura Municipal de Campinas na Casa de Acolhimento está chegan-do ao fim neste dia 31 de janeiro. A administração municipal deverá apre-sentar um novo parceiro enquanto a instituição espírita irá realocar ações e investimentos que desenvolvia ali para o Núcleo Mãe Maria.“Tivemos um grande prazer de tra-balhar em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão, desenvolvendo atividades de alta complexidade social, o que foi um desafio imenso para nossa insti-tuição e nos permitiu vivenciarmos

situações que muito contribuíram para o nosso amadurecimento nesta área. Contudo, infelizmente, apesar da dedicação da nossa trabalhadora Helyete e dos resultados positivos alcançados, somos obrigados a reco-nhecer que o desafio foi - e é - mui-to superior às nossas capacidades”, lamenta Amilton Lamas, presidente dOs Seareiros.Ele explica que a instituição espíri-ta não dispõe de recursos humanos suficientes para fazer a gestão, nem estrutura organizacional para con-tinuar conduzindo o projeto que demanda esforço exaustivo e muito tempo de trabalho não só dos fun-

cionários, mas também qualidade e capacidade financeira.Além disso, estava ocorrendo uma incompatibilidade com o modelo de operação do poder público. “Desde a nossa criação atuamos com metodologia própria, baseada em vo-luntariado, incompatível com o mo-delo profissional adotado pelo poder público, o que estava nos trazendo grandes dificuldades de gestão. La-mentamos profundamente a necessi-dade de finalizar esta parceria, mas entendemos que, diante de todo o exposto, ela foi a única escolha que pudemos tomar neste momento”, conclui.

Os Seareiros encerra parceria na Casa de Acolhimento

8

Dica

Page 9: Entrevista: Mário Lúcio O Seareiro Cursos de Evangelização ... · Cursos de Evangelização Página 5 Meditação Página 9 É hora de limpar os armários e doar ... Casa de Jesus:

Casa de Jesus oferece cursos e workshops para a prática de meditação

“Orar é falar com Deus, me-ditar é ouvir a voz de Deus.” Esta frase – e outras tantas variações dela amplamente

divulgadas – refletem com exatidão uma prática espiritual tão antiga quanto a humanidade. No Egito, na Índia, entre os Maias, nas mais diversas regiões e culturas o exercício de intensa concentra-ção da mente é praticado por inú-meras pessoas desde a antiguidade. E, a partir de 2015, a Casa de Jesus também irá oferecer cursos para quem quer aprender a meditar. “Implementaremos a meditação na Casa de Jesus de forma muito tran-quila, iniciaremos com workshops de familiarização da prática com sustentação teórica para maior enriquecimento de todos os cola-boradores da Casa. Logo depois, ofereceremos um curso com aulas teóricas e práticas”, diz Beth La-mas, uma das idealizadoras do cur-so e entusiastas da prática – que na Casa será ministrada pela professo-ra Carolina Montone.Beth conta que o objetivo da medi-tação na instituição espírita é ofe-recer mais uma ferramenta de evo-lução e estimular a prática diária de cada um. “O objetivo da meditação é apren-der a viver o momento, conhecer--se a si mesmo e desenvolver o controle sobre sua mente. Como diz o professor Andrês De Nuccio, é poder aquietar-se por alguns mo-mentos e reverenciar o amor, a paz e a sabedoria outorga poder em nossas mentes aos valores espiritu-ais, de modo que eles exerçam sua influência sobre nós em cada um dos dias de nossa vida.”Por ser uma prática espiritual sim-ples e sem vínculos materiais, a me-

ditação é totalmente alinhada com a filosofia espírita, visa ao bem e o equilíbrio do ser, sendo uma ferra-menta valiosíssima para o exercício de reforma íntima. Os benefícios da meditação para quem a pratica são

inúmeros e têm confirmação cien-tífica. Segundo estudo da Universi-dade da Califórnia (UCLA), meditar é relaxante, aumenta o bem estar geral, a imunidade, a criatividade e a capacidade psíquica; melhora o

humor, a percepção e a atenção; desen-volve a intuição e a capacidade de lidar melhor com situa-ções estressantes ou conflitantes e de controlar a própria mente; diminui as neuroses e emoções negativas; propor-ciona clareza e paz mental. “Não é à toa, inclu-sive, que é recomen-dada e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como recurso te-rapêutico”, finaliza Beth Lamas.

Novidade

9

Page 10: Entrevista: Mário Lúcio O Seareiro Cursos de Evangelização ... · Cursos de Evangelização Página 5 Meditação Página 9 É hora de limpar os armários e doar ... Casa de Jesus:

*Casa de Jesus – Rua João Alves dos Santos, 770/ Jd. Paineiras (próximo do Clube da Ponte Preta) *Núcleo José Esteve - Av. General Carneiro, 225 – Ponte Preta (próximo do Batalhão da PM)

Passes na Casa de Jesus

Magnético/Cura 8 às 10 h

Magnético/Cura 14 às 16 h

Magnético /Cura 19h30 às 21h

Salão das

Paineiras

Magnético 8 às 10 h Magnético 8 às 10 h

Magnético 14 às 16 h

Magnético 8 às 10 h

Magnético/Cura 8 às 10 h

Magnético/Cura 14 às 16 h

Magnético 8 às 10 h Magnético 8 às 10 h

Magnético 14 às 16 h

Magnético 8 às 11 h

Cura 8 às 11h

Magnético 14 às 16h

Dia Locais / Horários

Casa de Jesus General Carneiro

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sáb

Passes domiciliares para doentes im pos si bi li ta dos de se locomover

Dia 11 (quarta-feira), às 20 horasPalestrante - Alexandre EstrelaTema: Espiritualidade e ReligiosidadeInformações - Instrutor há 14 anos da Casa de Jesus, diretor doutrinário e palestrante

10

Palestras de fevereiro

Dia 22 (domingo), às 10 horasPalestrante - Jamiro dos Santos FilhoTema - Quando as pessoas são anjosInformações - Pertence ao Centro Espírita Nosso Lar e Livraria Espírita Chico Xavier em Araguari e autor de vários livros, entre eles “Os últimos seis dias de Jesus”.

*O período de aplicação de passes em 2015 foi iniciado no dia 12 de janeiro

Não quer CPF na nota? Então doe!

“O senhor/a senhora quer CPF na nota?” O consumidor do estado de São Paulo já se acostumou a ouvir a pergunta quando vai pagar por um produto. Se a resposta, porém, for “não”, é hora de desenvolver um outro costume: guardar a nota e doar para uma instituição social. A Casa de Jesus é uma das muitas que aceitam cupons fiscais sem CPF, os cadastra no Programa Nota Fiscal Paulista e recebe benefícios do pro-grama posteriormente.Sem CPF, a nota não é identificada pelo governo como ligada a uma pessoa física, mas a lei permite que seja ligada a entidades assistenciais. Desta forma, sem nenhum custo,

você acaba ajudando a Casa de Jesus a obter verbas importantes para as obras em prol de quem precisa. Mas atenção: há um prazo para entregar as notas sem que elas percam a va-lidade. Na verdade, o tempo máximo em que elas são válidas para este tipo de ação é um mês e meio após a compra, mas o ideal é doá-las o mais rapidamente possível, já que é preci-so digitar todos os dados para envio ao governo. Muita gente acha que é melhor guardar várias notas para depois entregar tudo de uma vez, mas é bom ficar atento para não ul-trapassar esse prazo máximo, ou as notas acabam não valendo para mais

nada. Então, da próxima vez que não quiser CPF na nota, lembre-se: pe-gue o cuponzinho fiscal e traga para a Casa de Jesus. A gente agradece!

Esperamos encontrá-los nesses dias e contamos

com sua ajuda na divulgação destes eventos, pois

a participação de todos é muito importante para

nós.

Precisando de mais informações é só entrar em

contato.

Um cordial abraço,

Equipe do Cerimonial

Coordenação das palestras públicas