Enviados ao Mundo num barco a vapor...

15

description

é o apelo da natureza a favor da vida no planeta! É o cumprimento da missão de todos os seres humanos em ação: adultos , jovens , crianças , palhaços, boneca, instituições governamentais, os animais e a própria natureza, caminhando de mãos dadas na certeza de que é possível reverter a exploração ambiental e preservar as espécies nativas,...

Transcript of Enviados ao Mundo num barco a vapor...

Page 1: Enviados ao Mundo num barco a vapor...
Page 2: Enviados ao Mundo num barco a vapor...
Page 3: Enviados ao Mundo num barco a vapor...

São Paulo 2012

Page 4: Enviados ao Mundo num barco a vapor...

Copyright © 2012 by Editora Baraúna SE Ltda

CapaAF Capas

Projeto GráficoTatyana Araujo

Revisão Pedro Chimachi

CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTESINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ

________________________________________________________________O46e Oliveira, Dolôres Mesquita Enviados ao mundo num barco a vapor.../ Dolôres Mesquita Oliveira. - São Paulo: Baraúna, 2011. ISBN 978-85-7923-324-1 1. Ficção brasileira. I. Título.

11-4115. CDD: 869.93 CDU: 821.134.3(81)-3

05.07.11 11.07.11 027813________________________________________________________________

Impresso no BrasilPrinted in Brazil

DIREITOS CEDIDOS PARA ESTA EDIÇÃO À EDITORA BARAÚNA www.EditoraBarauna.com.br

Rua Januário Miraglia, 88CEP 04547-020 Vila Nova Conceição São Paulo SP

Tel.: 11 3167.4261

www.editorabarauna.com.brwww.livrariabarauna.com.br

Page 5: Enviados ao Mundo num barco a vapor...

“Quanto mais difícil o sonho, maior a recompensa”.Josafá Thomáz Filho

Page 6: Enviados ao Mundo num barco a vapor...
Page 7: Enviados ao Mundo num barco a vapor...

Minha querida vovó Nilce, pelo carinho e apoio em todos estes anos... ! Vivencio exemplos notáveis e dignos num barco a caminho de grandes conquistas! Obrigada, vovó, por dar respaldo, vislumbre e sentido à minha história.

Page 8: Enviados ao Mundo num barco a vapor...
Page 9: Enviados ao Mundo num barco a vapor...

Dedicatória

Ao Criador Perfeito... Sua arte move o motor da Vida, com apenas um sopro! Obrigada, Senhor, por tudo! Nossas conversas têm aberto minha imaginação e o meu coração à contemplação das preciosidades da vida, porque o Senhor direciona cuidadosamente a rota do barco, rumo à conquista de uma terra!

À minha mãe, Maria Dolôres: obrigada pelos ensina-mentos transmitidos a mim como alicerces que perdurarão para sempre! Pelos exemplos reais e dignos de valorização ao ser humano e à vida! As sementes que outrora você plantou em lágrimas, hoje são colhidas em alegrias abun-dantes, em cujo coração existe a esperança e a convicção de que nada é por acaso! Deus te abençoe em tudo e por tudo!

Ao meu pai Leonardo, por ter me feito amar os li-vros desde criança! Pelo encorajamento manifesto ao apoiar as minhas causas em gestos que apenas o silêncio discerne e o coração compreende e agradece!

Às minhas sobrinhas: Izabella, Vitória, Vívian, Sa-mantha e Alícia; Aos demais sobrinhos(as) que ainda vi-

Page 10: Enviados ao Mundo num barco a vapor...

rão e aos meus futuros filhos, extensivo a todas as crian-ças do mundo, às quais eu amo e admiro! A cada dia que passa eu me vejo como uma adulta em desapego livre, feliz por dentro e por fora, contando histórias a vocês ao mesmo tempo em que relembro e refaço as minhas, com a mesma estima, inocência e perseverança que vocês têm! Não importa o que sucederá adiante... Prossigam! ... No barco da vida sempre haverá tripulantes como vocês, na luta pelas causas nobres e justas!

Maria Ivanilde da Silva Araújo e Lílian Costa Mar-ques! Obrigada pela amizade sincera e carinho ao men-cionarem com liberalidade e gratidão apreço pelo meu trabalho e pela minha vida em todos os momentos... Vo-cês estão presentes em meu cotidiano ajudando a cons-truir os degraus de uma vitória que hoje, dedico a vocês também!

Aos meus queridos leitores e a todas as pessoas es-peciais em minha vida, tais como: minha família, meus irmãos (Léo, Vinícius, Karine, Lívia e Alício; obrigada, Lô, por protagonizar também em cenas da minha vida real!); meus amigos e demais pessoas próximas a mim, em meu trabalho, em minha casa, em minhas confidên-cias diárias, preenchendo cada página em branco junta-mente comigo! Pessoas de perto e de longe... Notáveis, singulares, modestas, “chiques”, alegres, simpáticas, en-graçadas, sérias, algumas muito bravas (mas é só por um instante)! Outras bastante sistemáticas, mas encantadoras na maneira de assumir com postura a vida, sem perder o “fio da meada”! Nesse momento de dedicatória a vo-cês, vários rostos passam-me à mente como lembranças

Page 11: Enviados ao Mundo num barco a vapor...

de nomes que ficarão registrados no memorial do cora-ção, tenham plena certeza disso! Meu agradecimento será sempre imensurável e profundo, pois é exclusivamente para vocês que eu escrevo, que dedico e divido as páginas da minha vida na construção do afeto e na prática diária de “Ser” um humano mais autêntico com Deus, com o próximo e com a vida!

É com vocês que eu aprendo que o “barco” tem que navegar, apesar das contraditoriedades, das borrascas sú-bitas soprando muitas vezes e de vários lados! Em meio a lágrimas caindo ou ao sorriso no rosto estampado, um remo nunca pode ser lançado ao chão, após tanto esforço nos braços cansados, não se pode desistir dos sonhos e torná-los em vão! Senão, de que valeria nossos argumen-tos em prol da defesa dita num sermão?

É com vocês, meus queridos, que aprendo a dizer “não” a momentos ilusórios e passageiros; aprendo valo-rizar a essência e não a aparência, aprendo visualizar bem além da “capa externa” a fim de perscrutar que interna-mente há um outro ser humano que o mundo anseia tan-to por ele...! Aquele que não mascara a realidade, que faz da utopia um trampolim para a verdade, objetivando o bem sem olhar a quem, amando sem falsidades e lutando sem cessar, como o “barco a vapor”, sempre a favor, das coisas justas e honestas!

É simplesmente, com vocês, que aprendo também, que pra dizer “sim” não precisa de meio termo, é pre-ciso apenas de coragem e maturidade ao dar respostas concisas e coerentes desde uma criança a um idoso! Sa-ber lidar com os desapontamentos sem perder o alvo

Page 12: Enviados ao Mundo num barco a vapor...

mental, físico, psíquico e espiritual, em cujas flechas es-tão nas aljavas que carregamos na cintura, a identidade pura da autonomia humana! Na constância iminente e consciente de que a humildade precede a honra e isso posteriormente é o que nos conduz aos degraus da vi-tória, nos quais a vida outorga e premia a cada um, no tempo certo! Obrigada, por tudo!

Aos leitores que conhecerão a mim pela primeira vez, através de minhas obras! Sintam-se à vontade em abrir o coração, sintam-se em casa, deixando a imaginação levar fluidos de encantamento, persistência e força para a alma! É um prazer tê-los aqui, sempre! Espero ansiosamente que a leitura deste livro auxilie vocês a engajarem-se em causas especiais e prementes como a preservação de nossa natureza e na descoberta de que a alegria não está dis-tante, você pode ser feliz a partir de agora! Compreenda o valor de sua missão aqui neste mundo e vamos lá...! Várias fronteiras nos esperam e nenhuma nos separa me-diante a conexão da ponte entre a decisão da mente e a execução da ação no plano real! Ao final de tudo, nos encontraremos no jardim da linda terra, comemorando sonhos que se tornaram realidade!

À Editora Baraúna! Obrigada pelo carinho ao reco-nhecer, valorizar e publicar obras de autores em regiona-lidades diversas de nosso país, unindo-se a essa miscelânia de etnias a somatória de talentos em benefício da cultura local, nacional e mundial; interligando os povos e fron-teiras à mobilização de temáticas atuais e desafiadoras, instigando a humanidade à conscientização da Vida no espaço do tempo que se chama “HOJE”!

Page 13: Enviados ao Mundo num barco a vapor...

13

Enviados ao mundo num barco a vapor...

Ao capista Filipe, pela competência, dedicação e criatividade máximas nessa obra! Faltam-me palavras para expressar tanta gratidão e apreço pela vida dele! Que você seja muito feliz, Filipe, e continue inspirado a produzir tantas capas ainda não apenas para mim, mas para todas as pessoas que tiveram e têm o privilégio de contar com o seu talento na somatória do nosso tra-balho e dos nossos sonhos ao escrevermos histórias e publicarmos livros!

Sejam todos bem vindos, pois vocês foram “envia-dos ao mundo num barco a vapor”!

Com grande estima,

Lolita

Page 14: Enviados ao Mundo num barco a vapor...

14

Lolita Mesquita Oliveira

Page 15: Enviados ao Mundo num barco a vapor...

15

Enviados ao mundo num barco a vapor...

Prefácio

O livro relata a nobre história de crianças designadas a uma missão fantástica ao mundo: salvar o Planeta!

Através da ajuda de seus pais e amiguinhos, a aventura percorre todos os lugares da vizinhança e da nação, ultrapassando a imaginação do suspense, a fim de levar alegria, encantamento, coragem e ação para as páginas da vida real, onde o Planeta grita por socorro na voz rouca da natureza!

Pincelando cenas na mente entre o real e o imagi-nário, o livro procura conscientizar a todos: desde o ten-ro leitor, ao adulto mais experiente, a sobrevivência do mundo depende em grande parte das ações executadas pelos seres humanos hoje, agora, já!

Vamos lá... O som de alerta já foi emitido através das chaminés do barco a vapor, agora o que nos resta é trans-mitir essa mensagem para o maior número de pessoas.

Tudo pode mudar, a esperança ainda existe e no ca-minho de volta pra casa, você poderá ver o sol sorrindo...

As crianças brincando...