EPI Respiratório - final

14
EPI PARA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Daniel R Puerta Guilherme A Krüger Rafael Smakovisz Rodrigo Leier Sthepan Calazans

Transcript of EPI Respiratório - final

Page 1: EPI Respiratório - final

EPI PARA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

Daniel R PuertaGuilherme A KrügerRafael SmakoviszRodrigo LeierSthepan Calazans

Page 2: EPI Respiratório - final

NORMATIZAÇÃO – NR6

MODELOS DE EPI

D.1 – Respirador purificador de ar não motorizado; D.2 – Respirador purificador de ar motorizado; D.3 – Respirador de adução de ar tipo linha de ar

comprimido; D.4 – Respirador de adução de ar tipo máscara

autônoma; D.5 – Respirador de fuga.

Page 3: EPI Respiratório - final

MODELOS COMERCIAIS A máscara da linha AIRSAN é um respirador purificador de ar tipo

peça semifacial, composta de duas partes: a parte inferior confeccionada em polipropileno e a parte superior em elastômero termoplástico. A parte inferior é dotada de duas aberturas: uma na parte frontal inferior onde se localiza a válvula de exalação e uma na parte frontal central dotada de uma rosca interna com anel de vedação para fixação de filtros, tendo na sua parte interna uma válvula de inalação.

O ajuste da peça à face do usuário é feito através de um tirante elástico contendo um suporte para nuca, e preso à peça através de duas alças localizadas nas laterais do suporte frontal que é fixado no corpo da máscara.

O FPA (Fator de Proteção Atribuído) desta máscara é 10, ou seja, pode ser utilizado em ambientes cujo contaminante não exceda 10 vezes o seu limite de tolerância.

Aprovado para uso com filtros de proteção respiratória

Page 4: EPI Respiratório - final

MODELOS COMERCIAIS

Page 5: EPI Respiratório - final

MODELOS COMERCIAIS A máscara da linha AIRTOX I é um respirador purificador de ar tipo

peça semifacial. O corpo do respirador pode ser confeccionado em material: neoprene (na cor preta), termoplástico (nas cores azul ou amarelo) ou silicone (nas cores azul ou amarelo). Cada peça possui três aberturas em seu corpo: duas em cada lateral e uma na parte central inferior. Nas aberturas laterais existem dois dispositivos, um de cada lado, plásticos, dotados de tampa, com válvula de exalação na parte interna.  Um pote de material plástico rígido, dotado de válvula de inalação na parte interna, encaixa-se na abertura central inferior. O pote é utilizado para colocação dos filtros por meio de encaixe, e ainda possui anel de vedação e tampa com rosca.

O corpo da peça possui um sistema de hastes laterais, em que são fixadas as presilhas de um tirante de cabeça, sendo este dotado de um suporte para a nuca.

O FPA (Fator de Proteção Atribuído) desta máscara é 10, ou seja, pode ser utilizado em ambientes cujo contaminante não exceda 10 vezes o seu limite de tolerância.

Page 6: EPI Respiratório - final

MODELOS COMERCIAIS

Page 7: EPI Respiratório - final

MODELOS COMERCIAIS A máscara da linha AIRTOX II é um respirador purificador de ar tipo

peça semifacial. O corpo do respirador pode ser confeccionado em material: neoprene, termoplástico ou silicone. Cada peça possui três aberturas em seu corpo: duas em cada lateral e uma na parte central inferior. Nas aberturas laterais existem dois dispositivos, um de cada lado, plásticos, dotados de tampa, com válvula de exalação na parte interna. Na abertura central inferior observa-se um bocal de material plástico, dotado de uma válvula de inalação na parte traseira. O bocal é confeccionado de material plástico rígido e é dotado de uma rosca interna na sua parte frontal, com um anel de vedação para fixação dos filtros.

Indicação: Proteção das vias respiratórias do usuário contra a inalação de partículas sólidas, quando utilizado com filtros mecânicos ou combinados e contra gases e vapores, quando utilizado com filtros químicos ou combinados.

O FPA (Fator de Proteção Atribuído) desta máscara é 10.

Page 8: EPI Respiratório - final

MODELOS COMERCIAIS

Page 9: EPI Respiratório - final

MODELOS COMERCIAIS A máscara semifacial VERNA III é um respirador purificador de ar

de segurança tipo peça semifacial, composto de duas partes: uma peça externa, confeccionada em material plástico rígido e outra parte interna, confeccionada em silicone, que é presa à primeira através de encaixes específicos. A parte interna da peça possui duas aberturas: uma localizada na parte frontal central, que é utilizada para a colocação de uma válvula de inalação, e outra, localizada na parte frontal inferior, na qual localiza-se um suporte plástico rígido, que é utilizado para a colocação de uma válvula de exalação. A parte confeccionada em material plástico rígido é dotada de uma rosca interna na sua parte frontal, com um anel de vedação, para fixação dos filtros e possui uma tampa tipo pressão.

O ajuste da peça à face do usuário é feito através de um tirante elástico, na cor preta, com um suporte para nuca, dotado de fivela plástica e preso à peça de plástico através de duas alças localizadas nas laterais.

O FPA (Fator de Proteção Atribuído) desta máscara é 10.

Page 10: EPI Respiratório - final

MODELOS COMERCIAIS

Page 11: EPI Respiratório - final

MODELOS COMERCIAIS A máscara facial Full Face RB é um respirador de ar de segurança,

tipo peça facial inteira, confeccionada em silicone ou em neoprene. Possui um visor panorâmico, de material plástico rígido transparente, fixo na máscara por um aro de metal ou plástico. A parte frontal inferior do corpo da máscara possui uma abertura para fixação de um bocal dotado de um suporte para válvula de exalação, diafragma de voz, uma válvula de inalação que é presa na parte traseira do suporte onde é rosqueado o filtro, e uma mascarilha interna.

A máscara possui um tirante de cabeça com cinco pontos de apoio, presos nas bordas por meio de fivelas de material plástico com presilhas de material metálico para ajuste rápido.Também possui uma tira de nuca para descanso, presa através de dois pontos nas fivelas das bordas inferiores da máscara.

Acompanha a máscara um dispositivo plástico na cor azul, dotado de rosca, para encaixe do filtro mecânico tipo AS 3000.

O FPA (Fator de Proteção Atribuído) desta máscara é 100.

Page 12: EPI Respiratório - final

MODELOS COMERCIAIS

Page 13: EPI Respiratório - final

MODELOS COMERCIAIS A máscara facial FULL FACE ABSOLUTE é um respirador de ar de

segurança, tipo peça facial inteira, confeccionada em silicone ou em neoprene. Possui um visor panorâmico, de material plástico rígido transparente, fixo na máscara por um aro de metal ou plástico. A parte frontal inferior do corpo da peça possui um suporte com uma válvula de exalação, diafragma de voz e uma mascarilha interna. Nas laterais do corpo da peça estão localizadas duas aberturas contendo dois dispositivos de encaixe tipo baioneta onde são fixados os filtros de proteção respiratória. Cada dispositivo contém uma válvula de inalação.

A máscara possui um tirante de cabeça com cinco pontos de apoio, presos nas bordas por meio de fivelas de material plástico com presilhas de material plástico para ajuste rápido. Também possui uma tira de nuca para descanso, presa através de dois pontos nas fivelas das bordas inferiores da máscara.

A máscara foi projetada para utilizar dois filtros. O FPA (Fator de Proteção Atribuído) desta máscara é 100.

Page 14: EPI Respiratório - final

MODELOS COMERCIAIS