Escola Profiteclagruporumos.com/newsletter/jan/profitecla.pdf · 5. Quiosque solidário recolhe...

13
Escola Profitecla Pressbook Dezembro 2017

Transcript of Escola Profiteclagruporumos.com/newsletter/jan/profitecla.pdf · 5. Quiosque solidário recolhe...

Page 1: Escola Profiteclagruporumos.com/newsletter/jan/profitecla.pdf · 5. Quiosque solidário recolhe bens até sexta-feira, RUM - Rádio Universitária do Minho Online, 20/12/2017 5 6.

Escola ProfiteclaPressbook Dezembro 2017

Page 2: Escola Profiteclagruporumos.com/newsletter/jan/profitecla.pdf · 5. Quiosque solidário recolhe bens até sexta-feira, RUM - Rádio Universitária do Minho Online, 20/12/2017 5 6.

Revista de Imprensa

1. Quiosque reabre com missão solidária, Correio do Minho, 20/12/2017 1

2. Quiosque da Senhora-a-Branca reabre com missão solidária, Correio do Minho Online, 20/12/2017 2

3. Quiosque da Senhora-a-Branca abre para campanha de Natal, Diário do Minho, 20/12/2017 3

4. Quiosque da Senhora-a-Branca abre para campanha de Natal, Diário do Minho Online, 20/12/2017 4

5. Quiosque solidário recolhe bens até sexta-feira, RUM - Rádio Universitária do Minho Online, 20/12/2017 5

6. Quiosque solidário de poras abertas à solidariedade, Correio do Minho, 19/12/2017 6

7. Profitecla e Junta de S. Victor unidas por uma causa solidária, Diário do Minho, 19/12/2017 7

8. Centro de artes e desporto inclusivo é galardão synergia 2017, Sim - Revista do Minho, 15/12/2017 8

9. Escolas reúnem para nomearem o seu representante para o Conselho Municipal de Educação, Douro Hoje,13/12/2017

9

10. Investimento nas instalações da Profitecla, Mais Guimarães - A Revista - Mais Guimarães - O Jornal,06/12/2017

10

11. Rota inclusiva dá a conhecer património do barroco, Correio do Minho, 30/11/2017 11

Page 3: Escola Profiteclagruporumos.com/newsletter/jan/profitecla.pdf · 5. Quiosque solidário recolhe bens até sexta-feira, RUM - Rádio Universitária do Minho Online, 20/12/2017 5 6.

A1

Meio: Imprensa

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 9

Cores: Cor

Área: 25,00 x 14,03 cm²

Corte: 1 de 1ID: 72755706 20-12-2017

S. VICTOR| Teresa Marques Costa |

O antigo quiosque da Senhora-a-Branca, em S. Victor, reabriu on-tem, agora com uma função soli-dária, pois é lá que os cidadãospodem entregar, até esta sexta-feira, bens alimentares, roupa ebrinquedos.

Os bens recolhidos revertempara a Comissão Social da Fre-guesia de S. Victor e destinam-se a reforçar os cabazes que, apartir de hoje, começam a serdistribuidos pela Junta local.

O ‘quiosque solidário’ é umainiciativa da Junta de Freguesiade S. Victor em parceria com aescola profissional ‘Profitecla’.

São os alunos da ‘Profitecla’que - em regime de voluntariado- vão assegurar o funcionamentodo quiosque solidário.

O quiosque funciona entre as9.30 e as 12.30 horas e, no perío-do da tarde, das 14.30 às 17.30horas.

As pessoas podem entregar osbens até sexta-feira.

No caso dos bens alimentares,as principais carências para con-seguir rechear os cabazes são oaçúcar, o sal, a farinha e o óleorevela o presidente da Junta deFreguesia de S. Victor, RicardoSilva.

A Comissão Social da Fregue-sia vai apoiar com cabazes deNatal mais de duas centenas defamílias.

Já não é a primeira vez que oquiosque da Senhora-a-Branca édinamizado pela Junta de Fre-guesia de S. Victor. Por altura daSemana Santa, funcionou como‘posto de turismo”, dando novouso a este mobiliário urbano.

Quiosque reabre com missão solidáriaATÉ SEXTA-FEIRA, antigo quiosque da Senhora-a-Branca é local de recolha de bens alimentares, roupa e brinquedos que vãoajudar a compor os cabazes a oferecer pela Comissão Social da Freguesia de S. Victor.

DR

Quiosque solidário abriu ontem com a presença das duas entidades parceiras: Junta de Freguesia de S. Victor e Profitecla

Página 1

Page 4: Escola Profiteclagruporumos.com/newsletter/jan/profitecla.pdf · 5. Quiosque solidário recolhe bens até sexta-feira, RUM - Rádio Universitária do Minho Online, 20/12/2017 5 6.

A2 Quiosque da Senhora-a-Branca reabre com missão solidária

Tipo Meio: Internet Data Publicação: 20/12/2017

Meio: Correio do Minho Online Autores: Teresa Marques Costa

URL: http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=106545

Quiosque da Senhora-a-Branca reabre com missão solidária BragaO antigo quiosque da Senhora-a-Branca, em S. Victor, reabriu ontem, agora com uma funçãosolidária, pois é lá que os cidadãos podem entregar, até esta sexta-feira, bens alimentares, roupa ebrinquedos.Os bens recolhidos revertem para a Comissão Social da Freguesia de S. Victor e destinam-se areforçar os cabazes que, a partir de hoje, começam a ser distribuidos pela Junta local.O 'quiosque solidário' é uma iniciativa da Junta de Freguesia de S. Victor em parceria com a escolaprofissional 'Profitecla'. São os alunos da 'Profitecla' que - em regime de voluntariado - vão assegurar o funcionamento doquiosque solidário.O quiosque funciona entre as 9.30 e as 12.30 horas e, no período da tarde, das 14.30 às 17.30 horas.As pessoas podem entregar os bens até sexta-feira.No caso dos bens alimentares, as principais carências para conseguir rechear os cabazes são o açúcar,o sal, a farinha e o óleo revela o presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva. A Comissão Social da Freguesia vai apoiar com cabazes de Natal mais de duas centenas de famílias.Já não é a primeira vez que o quiosque da Senhora-a-Branca é dinamizado pela Junta de Freguesia deS. Victor. Por altura da Semana Santa, funcionou como 'posto de turismo", dando novo uso a estemobiliário urbano. 2017-12-20 Teresa M. Costa

Página 2

Page 5: Escola Profiteclagruporumos.com/newsletter/jan/profitecla.pdf · 5. Quiosque solidário recolhe bens até sexta-feira, RUM - Rádio Universitária do Minho Online, 20/12/2017 5 6.

A3

Meio: Imprensa

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 4

Cores: Preto e Branco

Área: 26,00 x 26,22 cm²

Corte: 1 de 1ID: 72756273 20-12-2017alunos da escola profitecla são os responsáveis pela recolha dos bens

Quiosque da Senhora-a-Branca abre para campanha de Natal

ANA mARQUES PINHEIRO

ainda vai a tempo de contribuir para a campanha de Na-tal que decorre no

quiosque da Senhora-a--Branca, em Braga.

A estrutura abriu on-tem e está preparada, até sexta-feira, para acolher doações e ofertas que as pessoas queiram conceder à Comissão Social de Fre-guesia de S. Victor.

O quiosque será dina-mizado pelos alunos da Profitecla, que estarão das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, para rece-ber bens alimentares, ves-tuário, calçado, brinque-dos e outros artigos que as pessoas queiram doar.

Com os bens angaria-dos a Comissão Social de Freguesia vai rechear os cabazes de Natal que serão distribuídos às famílias si-nalizadas pela estrutura.

Para Ricardo Silva, pre-sidente da Junta de Fre-guesia de S.Victor, esta ini-ciativa é importante para dar respostas sociais e para promover o quiosque co-mo equipamento urbano.

«A Profitecla tem dina-mizado este quiosque na Semana Santa e nos me-ses de verão ao serviço do turismo, com o programa "S. Victor de Portas Aber-tas". Achamos que agora no Natal podíamos dar--lhe outra função», afir-mou Ricardo Silva.

A iniciativa "Quiosque Solidário Senhora-a-Branca" pretende ajudar famílias sinalizadas

Hugo Sá, diretor peda-gógico da Profitecla re-feriu que, como a escola possui um grupo de vo-luntariado, decidiram lan-çar um desafio interno para dar resposta à von-

tade da Junta de Fregue-sia de S. Victor.

«Tivemos uma receti-vidade muito grande por parte dos alunos do 3.º ano do curso de Turismo, que são os que vão asse-

gurar durante toda a se-mana o funcionamento do quiosque. Esta é uma forma da escola dar al-guma coisa à comunida-de onde está inserida. Fi-camos contentes porque

se não fossem os alunos a oferecerem a sua dispo-nibilidade, nós não pode-ríamos assegurar esta se-mana inteira numa altura de pausa letiva», reforçou Hugo Sá.

An

a M

arq

ue

s P

inh

eir

o

An

a M

arq

ue

s P

inh

eir

oA

na

Ma

rqu

es

Pin

he

iro

Abertura do quiosque pelos responsáveis O quiosque localiza-se num sítio estratégico

açúcar

óleo

ale tria

roupa

brinquedos

P. de H igiene

Artigos p/ Bebé s

ma ntas

farinha

sa l

Bens Essenciais

Página 3

Page 6: Escola Profiteclagruporumos.com/newsletter/jan/profitecla.pdf · 5. Quiosque solidário recolhe bens até sexta-feira, RUM - Rádio Universitária do Minho Online, 20/12/2017 5 6.

A4

Quiosque da Senhora-a-Branca abre para campanha de Natal

Tipo Meio: Internet Data Publicação: 20/12/2017

Meio: Diário do Minho Online Autores: Ana Marques Pinheiro

URL: http://www.pt.cision.com/s/?l=4774e021

20 Dez 2017 Os alunos da escola Profitecla são os responsáveis pela recolha dos bens. Ainda vai a tempo de contribuir para a campanha de Natal que decorre no quiosque da Senhora-a-Branca, em Braga. A estrutura abriu ontem e está preparada, até sexta-feira, para acolher doações e ofertas que aspessoas queiram conceder à Comissão Social de Freguesia de S. Victor. O quiosque será dinamizado pelos alunos da Profitecla, que estarão das 9h30 às 12h30 e das 14h00às 17h30, para receber bens alimentares, vestuário, calçado, brinquedos e outros artigos que aspessoas queiram doar. Com os bens angariados a Comissão Social de Freguesia vai rechear os cabazes de Natal que serãodistribuídos às famílias sinalizadas pela estrutura. [Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho] Ana Marques Pinheiro

Página 4

Page 7: Escola Profiteclagruporumos.com/newsletter/jan/profitecla.pdf · 5. Quiosque solidário recolhe bens até sexta-feira, RUM - Rádio Universitária do Minho Online, 20/12/2017 5 6.

A5

Quiosque solidário recolhe bens até sexta-feira

Tipo Meio: Internet Data Publicação: 20/12/2017

Meio:RUM - Rádio Universitária do

Minho OnlineAutores: Elsa Moura

URL: http://www.rum.pt/news/quiosque-solidario-recolhe-bens-ate-sexta-feira-br

Em S. Victor, o quiosque da Senhora-a-Branca, que nas épocas altas do ano se transforma em postode turismo é por estes dias um ponto de recolha de bens alimentares e vestuário. Na freguesia de S. Victor, o quiosque da Senhora-a-branca é até ao final desta sexta-feira (22 deDezembro) um ponto de recolha de alimentos e vestuário para distribuir por famílias carenciadasseguidas por instituições de solidariedade social instaladas na freguesia. A iniciativa está a ser levada a cabo pela junta de freguesia local numa parceria com a Profitecla.Segundo Ricardo Silva este mobiliário urbano - posto de Turismo na Semana Santa e Verão - foitransformado num ponto de encontro solidário. Brinquedos, vestuário e bens alimentares são ospedidos. Açucar, farinha, óleo e sal são os bens assinalados pela organização. Nos próximos dias aJunta de Freguesia de S. Victor irá entregar cabazes de Natal a famílias carenciadas. Ricardo Silva reconheceu que a recolha de bens alimentares levada a cabo no passado fim-de-semananão teve a adesão esperada. "Foi uma campanha em que sentimos algumas dificuldades e estamosdescompensados em alguns produtos alimentares e por isso não sabemos o número de capazes queconseguiremos fazer", admitiu o autarca, acrescentando que o objectivo seria conseguir distribuiraproximadamente 250 cabazes. Outra das prioridades da Comissão Social da freguesia passa pela recolha de mantas e artigos debebés. A dinamização do quiosque está a cargo de alunos da Profitecla, que estarão das 9h30 às 12h30 e das14h às 17h30, até 22 de Dezembro, para receber bens alimentares, vestuário, calçado, brinquedos eoutros artigos que as pessoas queiram doar. Regional Hoje às 11H59 Elsa Moura

Página 5

Page 8: Escola Profiteclagruporumos.com/newsletter/jan/profitecla.pdf · 5. Quiosque solidário recolhe bens até sexta-feira, RUM - Rádio Universitária do Minho Online, 20/12/2017 5 6.

A6

Meio: Imprensa

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 7

Cores: Cor

Área: 4,93 x 14,27 cm²

Corte: 1 de 1ID: 72739089 19-12-2017

Senhora-a-BrancaQuiosque solidário de poras abertas à solidariedadeA Profitecla e a Junta de Fregue-sia de S. Victor iniciam um novoprojecto social, dinamizado apartir do Quiosque da Senhora-a-Branca.A estrutura do quiosque abre ho-je até 22 de Dezembro, para aco-lher doações e ofertas que aspessoas queiram conceder à Co-missão Social de Freguesia de S.Victor.O quiosque será dinamizado pe-los alunos da Profitecla, que es-tarão das 9.30 às 12.30 horas edas 14 às 17.30 horas, para rece-ber bens alimentares, vestuário,calçado, brinquedos e outros ar-tigos que as pessoas queiramdoar.A ideia é permitir que a Comis-são Social de Freguesia possa an-gariar bens que sejam incluídosnos cabazes que serão distribuí-dos às familias sinalizadas pelaestrutura. As maiores priorida-des da Comissão Social passampor garrafas de óleo, açúcar, sal,farinha e aletria, bem comomantas e artigos de bebés.

Página 6

Page 9: Escola Profiteclagruporumos.com/newsletter/jan/profitecla.pdf · 5. Quiosque solidário recolhe bens até sexta-feira, RUM - Rádio Universitária do Minho Online, 20/12/2017 5 6.

A7

Meio: Imprensa

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 8

Cores: Cor

Área: 7,67 x 11,73 cm²

Corte: 1 de 1ID: 72738503 19-12-2017PROFITECLA E JUNTA DE S. VICTORUNIDAS POR UMA CAUSA SOLIDÁRIA

quiosque A Profitecla e a Junta de Freguesia de S. Victor preparam-se para iniciar um novo projeto social que será dinamizado a partir do quiosque da Senhora-a-Branca.

A funcionar entre os dias 19 e 22 deste mês, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, es-ta estrutura irá acolher doações e ofertas para a Comissão Social da Freguesia de S. Victor, des-de bens alimentares a vestuário, calçado, brin-quedos, entre outros artigos.

Segundo fonte da Junta de Freguesia de S. Victor,«a ideia é ter um ponto central onde as pessoas saibam onde se dirigir, de forma a contribuí-rem para espalhar a mensagem de Natal a to-das as famílias».

«A ideia é permitir que a Comissão Social de Freguesia possa angariar bens que sejam incluí-dos nos cabazes que serão distribuídos às fami-lias sinalizadas pela estrutura», referiu, vincando que «as maiores prioridades da Comissão Social passam por garrafas de óleo, açúcar, sal, farinha e aletria, bem como mantas e artigos de bebés».

A abertura oficial do quiosque realiza-se ho-je, às 10h00, no Largo da Senhora-a-Branca.

Página 7

Page 10: Escola Profiteclagruporumos.com/newsletter/jan/profitecla.pdf · 5. Quiosque solidário recolhe bens até sexta-feira, RUM - Rádio Universitária do Minho Online, 20/12/2017 5 6.

A8

Meio: Imprensa

País: Portugal

Period.: Quinzenal

Âmbito: Regional

Pág: 36

Cores: Cor

Área: 22,00 x 26,96 cm²

Corte: 1 de 1ID: 72775753 15-12-2017

associação juvenil SYnergia realizou a 6ª edição da Gala do Desporto e Juventude, juntan-do no teatro da Escola Secun-dária Sá de Miranda, perto de duas centenas de colabora-dores, voluntários e parceiros,

que durante o ano de 2017 desenvolveram ativida-des, parcerias e projetos que marcaram o SYnergia e as comunidades onde trabalha, a nível local, nacio-nal e internacional. Ricardo Sousa iniciou a gala destacando quatro pa-lavras que descrevem o momento atual do SYnergia: Gratidão a todos por um dos anos mais produtivos do SYnergia graças à inteligência de escala que o movimento ‘synégico’ de centenas de organizações e parceiros que acreditam, que juntos obtêm-se me-lhores resultados junto da comunidade. Compromisso com os valores que juntos são defen-didos, por uma sociedade mais inclusiva, digna, feliz e promotora de novas oportunidades, destacando o trabalho já em curso junto dos migrantes e imigran-tes; a escola de cidadania dentro das escolas com metodologia da educação não formal, que não pro-mova a capacidade de memorizar mas sim formar cidadãos; e a disseminação do movimento SYnergia, a nível nacional na Madeira, Porto e Guimarães, Bra-gança, Paços de Ferreira, Mogadouro e tendo sido anunciado para breve o SYnergia Algarve.Responsabilidade do papel que uma associação ju-venil ativa e capaz de ser parceira das mais diversas instituições nacionais têm hoje em dia, destacando que ser uma associação juvenil não pode impedir de querer ter uma voz mais ativa em alguns assuntos e áreas transversais como a social, a educação, o am-biente, a cultura, o desporto, empreendedorismo, entre tantas outras. Ambição, para que Braga 2018 seja um ano de exce-lência e que daqui fique um legado para outras ci-dades que se seguem, que seja criada oficialmente, ainda em 2018, da Rede SYnergia Europa, e o desa-fio para um novo projeto organizativo que promova um dialogo estruturado e cidadania, resultado da envolvência e responsabilidade social, responsabili-dade cívica, ambiental.Uma noite de festa e reconhecimento contou com a animação de vários artistas como Catarina Nivalova com dança do ventre, em representação da Aca-demia SYnergia, Tiago Aprígio do projeto “Comedy Sessions” e as fantásticas interpretações da Marlene Fernandes e a apresentação pública da banda de natal do projeto “Let’s Help Santa”. A rede de parcei-ros ficou também expandida após a celebração de novos protocolos da rede desportiva e cultural do SYnergia, com a Sportunity representada por João Queiroga, a recentemente criada Braga Skate, atra-vés do Presidente Rúben Costa, com o ABC- Ande-bol SAD, com o seu presidente Rui Silva, Workshop Music peloRicardo Magalhães (CEO) e a associação Parretas Team, pelo presidente da direção Pedro Pe-

reira. Também celebrado um protocolo institucional, e de caracter nacional, no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, das Nações Unidas, numa parceria com o Corpo Nacio-nal de Escutas, estando em representação o Chefe Nacional Adjunto, Joaquim Freitas.

O momento alto da noite foi como habitualmente a atribuição do Galardão SYnergia. O galardão que reconhece, agradece e marca o futuro do SYner-gia, tendo sido atribuido ao Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, pelo contributo essencial para o novo Centro de Artes e Desporti-vo Inclusivo: um projeto pensado há já vários anos, vocacionado para a prática de atividades inclusivas nas áreas do desporto, da educação e da cultura, constituído por espaços para atividades desportivas e lúdicas, salas de estimulação sensorial, de promo-ção da literacia e de estimulação da educação pela arte. Na entrega do galardão, Ricardo Rio, reafirmou o papel do SYnergia, e da juventude, na construção e desenvolvimento de novas políticas autárquicas, e em particular o projecto CADI, enquanto projecto inovador e inclusivo, estando comprometido para a concretização do mesmo. O CADI - Centro de Ar-tes e Desporto Inclusivo, simboliza o juntar de várias parcerias, aprendizagens, necessidades de inclusão, num projecto que envolve mais de 44 entidades desportivas, associações, IPSS’s e grupos de jovens, com uma missão - INCLUIR – um espaço para todos e de todos. De todos os apoios já conseguidos, des-de empresas, do IPDJ e dos projectos realizados, o apoio do Município de Braga nos estudos e especia-lidades e apoio direto ao projecto, vai permitir que o CADI seja realidade nos primeiros meses de 2018.

GALARDÕES ATRIBUÍDOS NA VI GALA DO DESPORTO E JUVENTUDE – SYNERGIA 2017:

Pilar I - Ação SocialProjeto: Campo de Férias CAO Madeira em Braga - Synergia MadeiraEntidade: Banco de Leite - São Tomé e Principe - Frei Fernando Ventura

Pilar II - Desporto e SaúdeDESPORTOProjeto: European Women’s Ball Open 2017 - Bra-cara Academia de Bilhar - Sara RochaEntidade: GINAMM - Mário MagalhãesEntidade: BRAGA RUGBY – João Pinhão e João Duarte

SAÚDEProjeto: Dia Internacional Contra a Sida - FPCCSI-DA, Dra Filomena de AguiarEntidade: BRAGA A SORRIR - Mundo a Sorrir

Pilar III - Arte e CulturaARTEProjeto: BRACARA URBANA - Matteo BragliaEntidade: DANÇA INCLUSIVA Centro Novais e Sousa - Marlene Fernandes e Prof. Lucinda Vilaver-de

CULTURAProjeto: High Dreams - Palco TOCA - Ricardo Cal-das, Jorge Araújo, Paulo Rodrigues e Ângela Pinhei-roEntidade: Tin.Bra - Vânia Silva

Pilar IV – AmbienteProjeto: FESTIVAL NA QUINTA - Dr. Altino Bessa (CMB) e Jorge Dias (RODELLUS)Entidade: IPDJ (Voluntariado Jovem na Florestas) – Dr. Vitor Dias e SYnergia na Floresta

Pilar V - Criação de emprego e EmpreendedorismoEMPREENDEDORISMO SOCIALProjeto: CBY “Youth Network for Social Entrepre-neurship” - Supriya Spandana, FSL IndiaEntidade: SYnergia CABO VERDE - Melissa e Do-natello

EMPREGOProjeto: Empreender Sem Fronteiras – FAMI - Ma-riana Delgado e Sara MoreiraEntidade: Profitecla - Hugo Sá

Pilar VI - Participação ativa, cidadania e voluntariadoPARTICIPAÇÃO ATIVAProjeto: LET’S HELP SANTA – Cidade Curiosa e vo-luntáriosEntidade: CMB - Orçamento Participativo Jovem - Dr.ª Sameiro Araújo (CMB)

CIDADANIAProjeto: Por trás da Câmara – Daniel Vieira da Silva (RUM)Entidade: Betweien - Narciso Moreira

VOLUNTARIADOProjeto: BRAGA LOVES VOLUNTEERING - ADOC, SYnergia e Juventude Cruz VermelhoraEntidade: Campos de Férias Sem Fronteiras - Maria-na Miguela e Voluntários

Pilar VII - Imagem e TurismoProjeto: Radio SYnergia - Dr. Luis Alves (Agência Na-cional JA Eramus+)Entidade: Braga Mob - Helder Carvalho

GALARDÃO SYNERGIA - PROJETO CENTRO AR-TES E DESPORTO INCLUSIVO- Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga - Dr. Ricardo Rio

CENTRO DE ARTES E DESPORTO INCLUSIVO É GALARDÃO SYNERGIA 2017

VI Gala do Desporto e Juventude, permeou dezenas de entidades e projectos que se destacaram em 2017

A

Página 8

Page 11: Escola Profiteclagruporumos.com/newsletter/jan/profitecla.pdf · 5. Quiosque solidário recolhe bens até sexta-feira, RUM - Rádio Universitária do Minho Online, 20/12/2017 5 6.

A9

Meio: Imprensa

País: Portugal

Period.: Semanal

Âmbito: Regional

Pág: 13

Cores: Preto e Branco

Área: 19,10 x 8,50 cm²

Corte: 1 de 1ID: 72668807 13-12-2017

As Escolas do Ensino Básico e Se-cundário Privadas do Concelho de Vi-seu reuniram hoje, dia 28 de novembro, na Escola Profissional Mariana Seixas, para elegerem o seu representante para o Conselho Municipal de Educação do Concelho de Viseu.

Estiveram presentes o Diretor Peda-gógico do Colégio da Via-Sacra, Paulo

Machado, a Diretora Pedagógica do Co-légio Imaculada Conceição, Ana Mar-garida Santos, o Diretor Pedagógico da EBIS Jean Piaget, Rui Cancela, o Diretor Pedagógico da Escola Profissional Ma-riana Seixas, Nuno Marques, a Diretora Pedagógica da Escola Profissional Profi-tecla- Pólo de Viseu, Maria Gaspar e a Di-retora Pedagógica da Escola Profissional de Torredeita, Célia Franco. Verificou-se

a ausência da Diretora do Jardim-Escola João de Deus. Foi designada por unani-midade, a Colega Ana Margarida Santos, Diretora Pedagógica do Colégio da Ima-culada Conceição, como o representante destes estabelecimentos de ensino.

As Escolas tiveram ainda a oportuni-dade de partilharem algumas das preo-cupações comuns e refletirem sobre a política educativa do Concelho de Viseu.

Escolas reúnem para nomearem o seu representante para o Conselho Municipal de Educação

Escolas do Ensino Básico e Secundário Privadas do Concelho de Viseu

Página 9

Page 12: Escola Profiteclagruporumos.com/newsletter/jan/profitecla.pdf · 5. Quiosque solidário recolhe bens até sexta-feira, RUM - Rádio Universitária do Minho Online, 20/12/2017 5 6.

A10

Meio: Imprensa

País: Portugal

Period.: Semanal

Âmbito: Regional

Pág: 7

Cores: Cor

Área: 15,65 x 7,41 cm²

Corte: 1 de 1ID: 72563691 06-12-2017 | Mais Guimarães - O Jornal

Investimento nas instalações da ProfiteclaO polo de Guimarães da Esco-la Profissional Profitecla, sedia-da nas instalações do Estádio D. Afonso Henriques desde 2011 alar-ga o investimento da sua oferta formativa através da abertura do novo curso Técnico de Pastelaria/Padaria, proporcionando a forma-ção integral dos jovens, designa-damente, na preparação adequa-da para um exercício profissional qualificado. A escola, que contava já com o curso Técnico de Restaurante/Bar, viu-se agora complemen-tada com uma segunda nova

oficina, que permite aos alunos “definir, gerir e implementar”, de forma integrada, os métodos e técnicas de restaurante, bar, pastelaria e padaria. Este cená-rio tem como pano de fundo a responsabilidade de se preparar para servir mais e melhor, com pratos e iguarias mais diversifica-dos, diferenciados e sofisticados, através de profissionais qualifi-cados respondendo à crescente e mais exigente procura dos mi-lhares de clientes, portugueses e estrangeiros, que procuram deli-ciar os seus palatos. • LF

© CMG

Página 10

Page 13: Escola Profiteclagruporumos.com/newsletter/jan/profitecla.pdf · 5. Quiosque solidário recolhe bens até sexta-feira, RUM - Rádio Universitária do Minho Online, 20/12/2017 5 6.

A11

Meio: Imprensa

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 5

Cores: Cor

Área: 25,00 x 23,18 cm²

Corte: 1 de 1ID: 72464425 30-11-2017

SEMANA DA INCLUSÃO| Isabel Vilhena |

Dezenas de pessoas com mobili-dade reduzida motora percorre-ram ontem o património barrocoda cidade.

Promovida pela ADOC - Asso-ciação de Ocupação Constan-te -, em parceria com a Bibliote-ca Lúcio Craveiro da Silva(BLCS), a iniciativa atingiu umnúmero recorde de inscrições(74), pelo que tiveram que recu-sar a participação de dezenas de

pessoas, mas Raquel Macedo daADOC assegura que haverá umasegunda edição em Janeiro.

O objectivo do percurso é pro-mover o acesso à cultura da pes-soa com mobilidade reduzida,assim como a sua integração emcondições de igualdade de aces-sibilidade na sociedade.

A Igreja de Santa Cruz foi oprimeiro ponto de paragem dopercurso do barroco que incluiutambém um grupo de jovens es-tudantes do curso de turismo daProfitecla.

Para Carla Pereira, professorade Turismo na Profitecla, a ‘in-clusão’ deste grupo de alunostem por objectivo “a consolida-ção de conhecimentos que vãoadquirindo na sala de aula, co-nheçam o património e consi-gam trabalhar com públicos di-ferentes”, salientando que o“turismo adaptado é uma dasmatérias que são abordadas aolongo do curso e a ideia é conti-nuar a fazê-lo”. Carla Pereira su-blinha que neste domínio do tu-rismo adaptado, têm havido

passos importantes, apresentan-do como exemplo “as rotas cul-turais que têm vindo a ser desen-volvidas pela associação ADOCem parceria com a escola e Bi-blioteca Lúcio Craveiro da Sil-va, tem sido muito importantepara a sensibilização da comuni-dade. Esta iniciativa insere-se naSemana da Inclusão - Incluir +da Biblioteca Lúcio Craveiro daSilva que decorre com várias ac-tividades ‘inclusivas’ que se es-tendem até ao próximo dia 2 deDezembro.

Rota inclusiva dá a conhecerpatrimónio do barroco DEZENAS DE PESSOAS com mobilidade reduzida motora percorreram ontem o património barroco dacidade. A iniciativa decorreu no âmbito da Semana da Inclusão da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

FLÁVIO FREITAS

Dezenas de pessoas com mobilidade reduzida motora percorreram ontem o património barroco da cidade

Leitura de imagens,encenada - (Teatro de fantoches) - 11 horasELMER - APPACDM -Braga/CAO de Vila-Verde

Visita em eTuk Tuk aoMuseu Nogueira da Silva 14.15 às 16 horas Sessão ‘Outras percepções- percursos multi-sensoriais’ – exposição de um conjunto de peças,representativo dasdiferentes colecções do museu, disponível para uma abordagemmulti-sensorial.

Workshop ‘O arco-íris daspalavras: As palavras têmcor? E aroma? E textura? E sabor? - SandraRodrigues (Serviço BAI - BLCS) - 14.30 às 15.30 horas

18 horas | ‘Um Puff,Cinema e Pipocas’‘Atrás das Nuvens’ de JorgeQueiroga, drama comáudio-descrição, LGP e legendagem emportuguês.

18.30 às 19.30 horas| ‘ColorADD – Símbolos que incluem cores’Miguel Neiva

+ Inclusão

Página 11