ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar...

39
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO Formando Jovens Autônomos, Solidários e Competentes ROTEIRO DE ESTUDOS Nº 01 - 2º BIMESTRE/2021 3ª SÉRIE ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, LÍNGUA INGLESA. PROFESSORES: Maria Adriana, Gleice Fernandes, Cléo Araújo Pedrina de Sousa e Gilton Moreira TURMA: 33.01 a 33.07 CRONOGRAMA: Período do Roteiro: 17/06 a 30/06/21 PARTE ÚNICA Devolução das atividades:30/06/2021 CARGA HORÁRIA DAS ATIVIDADES: CARGA HORÁRIA DAS ATIVIDADES LÍNGUA PORTUGUESA= 20 ARTE = 03 EDUCAÇÃO FÍSICA= 06 L.E.M. INGLÊS= 06 REDAÇÃO= 03 CARGA HORÁRIA TOTAL: TOTAL C.H. P/ O ROTEIRO 02/2021= 38H/A HABILIDADES ESPECÍFICAS -LÍNGUA PORTUGUESA: EM13LP45) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica. (EM13LP49) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam. (EM13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua. (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença (e os efeito que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas, os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação comunicativa. -REDAÇÃO: (EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários. (EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de

Transcript of ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar...

Page 1: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO

Formando Jovens Autônomos, Solidários e Competentes

ROTEIRO DE ESTUDOS Nº 01 - 2º BIMESTRE/2021

3ª SÉRIE

ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO,

ARTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, LÍNGUA INGLESA.

PROFESSORES: Maria Adriana, Gleice Fernandes, Cléo Araújo Pedrina de Sousa e Gilton Moreira

TURMA: 33.01 a 33.07

CRONOGRAMA:

Período do Roteiro: 17/06 a 30/06/21 – PARTE ÚNICA

Devolução das atividades:30/06/2021

CARGA HORÁRIA DAS ATIVIDADES: CARGA HORÁRIA DAS ATIVIDADES

LÍNGUA PORTUGUESA= 20 ARTE = 03 EDUCAÇÃO FÍSICA= 06

L.E.M. INGLÊS= 06 REDAÇÃO= 03

CARGA HORÁRIA TOTAL: TOTAL C.H. P/ O ROTEIRO 02/2021= 38H/A

HABILIDADES ESPECÍFICAS

-LÍNGUA PORTUGUESA:

EM13LP45) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica. (EM13LP49) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.

(EM13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de

determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras,

dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.

(EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença (e os efeito que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas, os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação comunicativa.

-REDAÇÃO:

(EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos

argumentativos (sustentação, refutação/contra-argumentação e negociação) e os argumentos

utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se criticamente diante da

questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos

necessários.

(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de

Page 2: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.

-ARTE:

EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas. -EDUCAÇÃO FISICA:

EM13LGG203 Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).

EM13LGG104 - Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

EM13LGG204 - Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.

- LÍNGUA INGLESA:

(EM13LGG301) Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos. (EM13LGG104) Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a

compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e

opiniões manifestados, para negociar e sustentar posições, formular propostas, e intervir e tomar

decisões democraticamente sustentadas, que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a

consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.

OBJETO DE CONHECIMENTO:

- LÍNGUA PORTUGUESA:.Periodização das literaturas portuguesa e brasileira; Pré-Modernismo: contexto histórico; análise sintática: frase, oração e período.

- REDAÇÃO:.Texto dissertativo-argumentativo

- ARTE:.Elementos da linguagem e materialidades em diferentes contextos da Arte; Processos de criação individuais e coletivos.

.Organizar na linha do tempo de um contexto histórico, Esculturas.

.Propor a fruição e apreciação das imagens, observando o contexto, os elementos, a materialidade e o processo criativo. Criar projetos individuais ou coletivos utilizando a técnica da modelagem na criação e produção de esculturas.

- EDUCAÇÃO FÍSICA:.Relação entre práticas corporais, condições de vida, saúde, bem-estar e possibilidades/impossibilidades no cuidado de si e dos outros. Ex: ter ou não local para caminhar, praticar esporte etc b) Proposição de alternativas, bem como reivindicação de locais apropriados e seguros para o acesso às práticas corporais.

- LÍNGUA INGLESA:

.Estratégias de Leitura. Leitura de textos de diversos gêneros, multimodais, para identificar pontos de

vista empregados e sua intencionalidade (resenha crítica, sinopse, notícias, poema). .Leitura e discussão sobre textos que abordem os Direitos Humanos, observando marcadores de discurso (linking words) que possam auxiliar na construção de opiniões. Estudo de vocabulário relacionado ao texto, etc.

ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS:

-Este Roteiro é material de estudo. Não precisa devolver. Guarde-o para posterior consulta. -

Page 3: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

Devolva somente a Folha de Atividades que está no final do roteiro. -Organize na sua agenda semanal um tempo para estudar esse roteiro. -Leia atentamente as orientações/dicas do Roteiro de Estudo, dando ênfase nos assuntos que mais tem dificuldades. -Faça anotações que julgar pertinentes, a fim de consolidar a aprendizagem e para posterior consulta/estudo. -Assista aos vídeos sugeridos quantas vezes forem necessárias, fazendo as anotações que achar importante. -Responda todas as atividades propostas.

Se tiver alguma dúvida, utilize o grupo de Whatsapp e fale com seu professor. Com certeza ele irá esclarecer sua dúvida.

AVALIAÇÃO

Roteiros impressos: A avaliação ocorrerá de forma conceitual, procedimental, experimental e atitudinal visando a efetivação da aprendizagem. Assim, o (a) estudante será avaliado (a) através da observação, por parte do professor, de sua participação nos grupos de WhatsApp das turmas apresentando dúvidas ou contribuições (no caso de ter recursos tecnológicos e acesso à internet). Também, por meio da resolução da atividade e entrega das folhas de respostas à escola, no decorrer de cada semana, de acordo com os prazos estabelecidos. Dessa forma, prevalecerá a avaliação interdimensional, observando a prática do exercício do protagonismo e dos 4 (quatro) pilares da educação: Aprender a Ser, a Fazer, a Conhecer e a Conviver.

Roteiros online: A avaliação ocorrerá de forma conceitual, procedimental, experimental e atitudinal visando a efetivação da aprendizagem. Assim, o (a) estudante será avaliado (a) através da observação, por parte do professor, de sua participação/interação nas aulas via Google Meet e nos grupos de WhatsApp das turmas apresentando dúvidas e/ou contribuições. Também por meio da resolução da atividade e envio das respostas via Google Forms, no decorrer de cada semana, de acordo com os prazos estabelecidos. Dessa forma, prevalecerá a avaliação interdimensional, observando a prática do exercício do protagonismo e dos 4 (quatro) pilares da educação: Aprender a Ser, a Fazer, a Conhecer e a Conviver.

Page 4: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

PRIMEIRA SEMANA – PARTE ÚNICA – DE 17 a 30/06/21

As vanguardas europeias e a semana de arte moderna

LITERATURA

Vanguardas europeias

São chamadas vanguardas europeias as diversas tendências artísticas que floresceram

no continente europeu no início do século XX e que acabaram por influenciar todo o mundo ocidental.

Em busca de uma ressignificação do que era considerado arte, os artistas das

vanguardas romperam com todas as tradições anteriores, fazendo diversas experimentações com

materiais e técnicas diversos, consolidando o caminho para o surgimento da chamada arte moderna.

São elas:

Futurismo

Surrealismo

Cubismo

Expressionismo

Dadaísmo

“Vanguarda” é o nome dado às tropas militares que vão à frente em um exército, àqueles que são os

primeiros – por isso a palavra metaforicamente também significa “pioneirismo”, justamente o que

esses artistas representaram.

Page 5: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

“O grito”, de Edvard Munch, foi uma das obras precursoras

das vanguardas europeias, trazendo a ruptura com as artes tradicionais.

Contexto histórico

O início do século XX foi marcado por uma grande mudança de paradigma na Europa. A Segunda

Revolução Industrial havia popularizado grandes invenções, como a luz elétrica e o carro movido a

gasolina, além da produção em larga escala de bens de consumo, acelerando o ritmo da vida como

um todo.

As cidades cresciam, graças à industrialização, tornando-se grandes metrópoles.

As ciências avançavam: Einstein publicava sua teoria da relatividade, em 1905, e Freud propunha

uma análise dos processos mentais, o que desembocou no surgimento de uma nova ciência, a

psicanálise, entre outras descobertas.

Era o alvorecer de uma nova era, com uma nova mentalidade e maneira de viver e perceber o mundo.

A arte, portanto, precisava também se modificar para ser capaz de apreender essa postura atual

da modernidade. Além disso, a fotografia, invenção do século XIX, aprimorava-se cada vez mais, o

que tornava dispensável uma arte meramente mimética, e o cinema também despontava como novo

formato artístico.

Esse ambiente tecnologicamente efervescente, contudo, não proporcionou o fim da fome e da miséria,

por exemplo, nem foi capaz de solucionar os problemas da humanidade. Ao contrário, foi palco de

um conflito tenebroso, de proporções nunca antes vistas: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918),

evento que sacudiu diretamente os últimos movimentos das vanguardas, dando aos artistas

uma postura ainda mais questionadora da tradição e do entusiasmo com a modernização

ascendente do período.

Quais são as vanguardas europeias?

Cada uma das vanguardas tem especificidades e desenvolveu-se como um movimento próprio,

cujo eixo em comum era a renovação estética, que repudiava o gosto e a cultura que dominavam a

arte até então. Outra coisa que tinham em comum era o estreitamento entre as diversas formas de

arte – escritores, escultores, pintores, músicos, arquitetos e poetas conviveram e produziram em

Page 6: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

conjunto nos movimentos de vanguarda, que têm, cada um, suas peculiaridades. Foi a época dos

“ismos”, em que cada tendência estética buscou uma nova forma de expressão.

Expressionismo: entendida como a primeira vanguarda, valorizava a arte primitiva e a

gravura. Foram os primeiros a postular que a arte não deveria seguir uma representação

mimética da realidade, algo em comum com todas as outras vanguardas. Para os

expressionistas, a arte deveria expressar a realidade subjetiva, que parte da percepção de cada

um. Figuras deformadas, cores vibrantes e estética do grotesco são algumas de suas

características.

Paisagem chuvosa, de Wassily Kandinsky. Pioneiro do movimento abstracionista e também

pertencente à estética expressionista.

Futurismo: contaminados pelo entusiasmo da modernização acelerada das cidades que se

tornavam metrópoles, os futuristas cultuavam a velocidade, a máquina, as invenções,

glorificando o mundo moderno industrializado e propondo experimentos estéticos que refletiam

essa aceleração e dinamismo. Entusiastas também do patriotismo, muitos de seus seguidores

acabaram por apoiar declaradamente o fascismo italiano, de Benito Mussolini.

Surrealismo: impulsionados pela teoria psicanalítica de Freud, os surrealistas propuseram uma

arte que aborda o universo onírico e do inconsciente, abolindo as fronteiras entre o sonho e a

realidade, entre a lucidez e o delírio. O surrealismo proporcionou novas técnicas de composição

artística, valorizando os processos não racionais do cérebro em oposição à objetividade

cientificista, mecanicista e hiperlógica.

Cubismo: em busca da ruptura com a tradição artística consolidada e em consonância com a

nova realidade industrial, em que o tempo é mais acelerado, os cubistas tinham como principal

característica o banimento da perspectiva plana e a geometrização das formas. Diferentes

perspectivas sobrepõem-se, inovando as artes plásticas e a literatura, fazendo uso da técnica

da colagem e da representação de diversas perspectivas ao mesmo tempo.

Page 7: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

Retrato de Pablo Picasso, grande nome do cubismo,

de autoria de Juan Gris, também cubista.

Dadaísmo: provocador, inovador e arrojado, os dadaístas foram bastante impactados pela

catástrofe e matança generalizada da Primeira Guerra Mundial, que incutiu nos artistas um

desprezo ainda maior pela cultura tradicional. Abolindo as leis da lógica e tendo como lema “a

destruição também é criação”, o dadaísmo foi, das artes de vanguarda, a que mais valorizou

a ruptura, negando todos os valores vigentes, todas as regras e todas as tradições, propondo

uma “antiarte”.

Resumo

As vanguardas europeias foram tendências artísticas que tomaram a cena na Europa no início

do século XX;

Foram movimentos de ruptura com a arte tradicional;

A proposta era libertar a arte e a cultura das amarras e parâmetros estabelecidos até então;

Resultaram dos avanços e mudanças promovidos pela massiva industrialização e urbanização

da Europa: a aceleração, a eletricidade, a máquina, tudo modificava o modo de viver da

humanidade e exigia, portanto, uma nova maneira de fazer arte;

Espalharam-se por todo o mundo ocidental, influenciando a consolidação da arte moderna em

diversos países, incluindo o Brasil;

Cada um dos movimentos da arte de vanguarda tinha suas próprias características: foi a época

dos “ismos”;

Expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo foram os principais movimentos

das vanguardas europeias.

Semana de Arte Moderna

A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal

de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922.

Page 8: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de

poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras.

Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora

inspirada nas vanguardas europeias.

Juntos, eles visavam uma renovação social e artística no país e que foi deflagrada pela "Semana de

22".

O evento chocou grande parte da população e trouxe à tona uma nova visão sobre os processos

artísticos, bem como a apresentação de uma arte “mais brasileira”.

Houve um rompimento com a arte acadêmica, inaugurando assim, uma revolução estética e o

Movimento Modernista no Brasil.

Mário de Andrade foi uma das figuras centrais e principal articulador da Semana de Arte Moderna de

22. Ele esteve ao lado de outros organizadores: o escritor Oswald de Andrade e o artista plástico Di

Cavalcanti.

Catálogo e cartaz da Semana de Arte Moderna, produzidos pelo artista Di

Cavalcanti

Características da Semana de Arte Moderna

Uma vez que o intuito principal desses artistas era chocar o público e trazer à tona outras maneiras de

sentir, ver e fruir a arte, as características desse momento foram:

Ausência de formalismo; Ruptura com academicismo e tradicionalismo; Crítica ao modelo parnasiano; Influência das vanguardas artísticas europeias (futurismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo,

expressionismo); Valorização da identidade e cultura brasileira; Fusão de influências externas aos elementos brasileiros; Experimentações estéticas; Liberdade de expressão; Aproximação da linguagem oral, com utilização da linguagem coloquial e vulgar; Temáticas nacionalistas e cotidianas.

A Semana de 1922: Resumo

No centenário da Independência do país, ocorrida em 1822, o Brasil passava por diversas

modificações sociais, políticas e econômicas (advento da industrialização, fim da primeira guerra

mundial, etc.).

Surge a necessidade de recorrer a uma nova estética, e daí nasce a "Semana de Arte Moderna".

Ela esteve composta por artistas, escritores, músicos e pintores que buscavam inovações estéticas. O

intuito era criar uma maneira de romper com os parâmetros que vigoravam nas artes em geral.

A maioria dos artistas eram descendentes das oligarquias cafeeiras de São Paulo, que junto aos

fazendeiros de Minas, formavam uma política que ficou conhecida como “Café com Leite”.

Page 9: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

Esse fator foi determinante para a realização do evento, uma vez que foi

respaldado pelo governo de Washington Luís, na época governador do Estado de São Paulo.

Além disso, a maioria dos artistas, os quais possuíam possibilidades financeiras para viajar e estudar

na Europa, trouxe para o país diversos modelos artísticos. Assim, unidos à arte brasileira, foi se

formando o movimento modernista no Brasil.

Com isso, São Paulo demostrava (em confronto com o Rio de Janeiro) novos horizontes e uma figura

de protagonismo na cena cultural brasileira.

Para Di Cavalcante, a semana de arte:

Seria uma semana de escândalos literários e artísticos, de meter os estribos na barriga da

burguesiazinha paulista.

Foi assim que durante três dias (13, 15 e 17 de fevereiro) essa manifestação artística, política e

cultural reuniu jovens artistas irreverentes e contestadores.

O evento foi inaugurado pela palestra do escritor Graça Aranha: “A emoção estética da Arte Moderna”;

seguido de apresentações musicais e exposições artísticas. O evento estava cheio e foi uma noite

relativamente tranquila.

No segundo dia, houve apresentação musical, palestra do escritor e artista plástico Menotti del

Picchia, e a leitura do poema “Os Sapos” de Manuel Bandeira.

Ronald de Carvalho fez a leitura, pois Bandeira encontrava-se em uma crise de tuberculose. Nesse

poema, a crítica à poesia parnasiana era severa, o que causou indignação do público, muitas vaias,

sons de latidos e relinchos.

Por fim, no terceiro dia, o teatro estava mais vazio. Houve uma apresentação musical com mistura de

instrumentos, exibida pelo carioca Villa Lobos.

Nesse dia, o músico subiu ao palco vestindo casaca e calçando em um pé sapato e no outro um

chinelo. O público vaiou pensando que se tratasse de uma atitude afrontosa, mas depois foi explicado

que o artista estava com um calo no pé.

Principais Artistas

Comissão Organizadora da Semana de Arte Moderna.

Da esquerda para a direita: Manuel Bandeira é o segundo e Mário de Andrade, o terceiro; Oswald de

Andrade aparece em primeiro plano.

Alguns artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922:

Mário de Andrade (1893-1945) Oswald de Andrade (1890-1954) Graça Aranha (1868-1931) Victor Brecheret (1894-1955)

Page 10: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

Plínio Salgado (1895-1975)

Anita Malfatti (1889-1964) Menotti Del Picchia (1892-1988) Ronald de Carvalho (1893-1935) Guilherme de Almeida (1890-1969) Sérgio Milliet (1898-1966) Heitor Villa-Lobos (1887-1959) Tácito de Almeida (1889-1940) Di Cavalcanti (1897- 1976) Guiomar Novaes (1894-1979)

Repercussão da Semana de 22

A crítica ao movimento foi severa, as pessoas ficaram desconfortáveis com tais apresentações e não

conseguiram compreender a nova proposta de arte. Os artistas envolvidos chegaram a ser

comparados aos doentes mentais e loucos.

Com isso, ficou claro que faltava uma preparação da população para a recepção de tais modelos

artísticos.

Monteiro Lobato foi um dos escritores que atacou com veemência as ações da Semana de 22.

Anteriormente, ele já havia publicado um artigo criticando as obras de Anita Malfatti, em uma

exposição da pintora realizada em 1917.

Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas (..) A outra

espécie é formada pelos que veem anormalmente a natureza e interpretam-na à luz de teorias

efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura

excessiva. (...) Embora eles se deem como novos, precursores de uma arte a vir, nada é mais velho

do que a arte anormal ou teratológica: nasceu com a paranoia e com a mistificação(...) Essas

considerações são provocadas pela exposição da senhora Malfatti onde se notam acentuadíssimas

tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso e companhia.

Desdobramentos da Semana de 22

Após a Semana de Arte Moderna, considerada um dos marcos mais importantes na história cultural do

Brasil, foram criadas inúmeras revistas, movimentos e manifestos.

A partir disso, diversos grupos de artistas se reuniam com o intuito de disseminar esse novo modelo.

Destacam-se:

Revista Klaxon (1922) Revista Estética (1924) Movimento Pau-Brasil (1924) Movimento Verde-Amarelo (1924) A Revista (1925) Manifesto Regionalista (1926) Terra Roxa (1927) Outras Terras (1927) Revista de Antropofagia (1928) Movimento Antropofágico (1928)

Page 11: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

Capa do primeiro exemplar da

Revista Klaxon, publicada em maio de 1922

Podemos também citar outros desdobramentos culturais que inspiraram-se nas ideias dos

modernistas, como o Tropicalismo e a geração da Lira Paulistana, nos anos 70, e inclusive a Bossa

Nova.

GRAMÁTICA

Termos Integrantes da Oração

Daniela Diana

Professora licenciada em Letras

Os termos integrantes da oração são o complemento verbal, o complemento nominal e o agente da passiva.

Complemento Verbal Objeto Direto

O objeto direto é o complemento de um verbo transitivo direto sem preposição obrigatória. Ele indica o ser para a qual se dirige a ação verbal. Pode ser apresentado por substantivo, pronome, numeral, palavra ou expressão substantivada ou oração substantiva.

Exemplo: Algumas pessoas tomam vinho. Sujeito: Algumas pessoas Verbo transitivo direto: tomam Objeto direto: vinho

Objeto Direto Preposicionado

Ocorre quando o objeto direto vem regido por preposição.

Exemplos: Nunca enganaram a mim. Objeto direto preposicionado: a mim. Verbo transitivo direto: enganaram

Objeto Indireto

O objeto indireto completa a significação de um verbo e vem sempre acompanhado de preposição. Pode ser representado por substantivo ou palavra substantivada, pronome, numeral, expressão substantivada ou oração substantiva.

Exemplo: Amélia acredita em discos voadores. Sujeito: Amélia Verbo transitivo direto: em discos voadores.

Page 12: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

Nos casos de Pronome Oblíquo

Há casos em que os pronomes oblíquos assumem a função de complementos verbais.

Exemplo: A proposta interessava-lhe. Objeto indireto: lhe Verbo transitivo indireto: interessava-lhe.

Complemento Nominal

O complemento nominal é o termo da oração que é ligado ao sujeito, predicativo, objetivo direto, o objeto indireto, o agente da passiva, o adjunto adverbial, o aposto ou ao vocativo.

O complemento nominal liga-se ao substantivo, adjetivo ou advérbio por intermédio de uma preposição.

Exemplo 1: A mulher tinha necessidade de medicamentos. Nome (substantivo): necessidade Complemento nominal: de medicamentos. Exemplo 2: Esta conduta é prejudicial à saúde.

Nome (adjetivo): prejudicial Complemento nominal: à saúde. Exemplo 3: Decidiu favoravelmente ao acusado. Nome (advérbio): favoravelmente Complemento nominal: ao acusado.

O núcleo do complemento nominal, em geral, é representado por um substantivo ou palavra com valor de substantivo. O pronome oblíquo também pode representar um complemento nominal deixando a preposição implícita no pronome.

Exemplo: Andar a pé lhe era agradável. (era agradável a ele) Complemento nominal: Lhe

Quando houver um período composto, a função do complemento nominal pode agir na oração com valor de substantivo. Nos casos em que isso ocorre, a denominação é de oração substantiva completiva nominal.

Exemplo: Tinha a necessidade de que o socorressem. Complemento nominal: de que o socorressem. Oração: Tinha a necessidade

Agente da Passiva

O agente da passiva é o complemento preposicionado que representa o ser que pratica a ação expressa por um verbo na voz passiva.

Exemplo:

Page 13: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

A criança foi orientada pelo professor.

Sujeito: A criança Verbo na voz passiva: pelo professor.

Transposição da Voz Passiva para a Voz Ativa

O agente da passiva é o sujeito na voz ativa. O objeto direto da voz ativa passa a sujeito da voz passiva.

(www.todamateria.com)

Termos acessórios da oração Flávia Neves

Professora de Português

Segundo a gramática tradicional, os termos da oração dividem-se em: essenciais, integrantes e acessórios.

Os termos acessórios da oração são aqueles que podem ser retirados da frase sem alterar sua estrutura sintática, uma vez que não são indispensáveis. O seu uso, contudo, poderá ser importante e essencial para a compreensão da mensagem transmitida.

Os termos acessórios da oração são o adjunto adnominal, o adjunto adverbial e o aposto.

Adjunto adnominal

Os adjuntos adnominais atribuem características ao substantivo que acompanham. Podem ser representados por um artigo, por um adjetivo, por uma locução adjetiva, por um pronome adjetivo e por um numeral adjetivo.

Exemplos de adjuntos adnominais

Aquele livro velho é meu. Meu filho tem uma camisa preta.

Page 14: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

Sete pessoas diferentes ligaram para você hoje.

Quem é o primeiro concorrente? Você vai nadar na água do rio?

O adjunto adnominal é frequentemente confundido com o complemento nominal.

O adjunto adnominal é dispensável, sendo uma informação acessória. Refere-se a um substantivo concreto e pode ser ou não precedido de uma preposição. O complemento nominal é uma informação obrigatória. Vem sempre precedido de uma preposição e está ligado a um substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio.

Adjunto adverbial

O adjunto adverbial é usado para indicar uma circunstância, transmitindo uma ideia de tempo, modo, intensidade, lugar, afirmação, dúvida,…

Os adjuntos adverbiais podem aparecer no início, no meio ou no fim das frases e podem ser ou não separados por vírgulas, conforme a posição que ocupam.

Existem adjuntos adverbiais de afirmação, de negação, de causa, de lugar, de tempo, de intensidade, de companhia, de dúvida, de concessão, de instrumento, de meio, de modo, de condição, de finalidade, de assunto, de direção, de exclusão, de frequência, de matéria, de conformidade,…

Exemplos de adjunto adverbial

Amanhã, a funcionária virá ao escritório assinar o contrato. A mãe abriu, lentamente, a porta do quarto da filha. Meu irmão faz natação todos os dias.

Aposto

O aposto fornece novas informações sobre um dos termos da oração, estando sintaticamente relacionado com ele. O aposto desenvolve, explica, enumera, esclarece, detalha, especifica,… esse outro termo da oração.

Exemplos de aposto

Sempre fui apaixonada por Pedro, o mais simpático de todos os meninos. As minhas duas primas, Cátia e Beth, moram no Rio de Janeiro. Gostaria de cursar várias faculdades: línguas, medicina, advocacia, filosofia e botânica.

Os apostos podem ser classificados em aposto explicativo, aposto enumerativo, aposto especificativo, aposto recapitulativo ou resumidor, aposto distributivo, aposto comparativo e aposto de oração.

E o vocativo?

O vocativo não é um dos termos acessórios da oração. É um termo independente que não se relaciona sintaticamente com os outros termos da oração.

Page 15: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

Exemplos de vocativo

Mariana, venha! Vamos ouvir, minha gente! Você viu o que aconteceu, senhora?

(www.normaculta.com)

VIDEOAULAS

https://youtu.be/Zg3kd6tlB20 - semana da arte moderna

https://youtu.be/J4cscbTSTJY - Expressionismo

https://www.youtube.com/watch?v=vzLDCH7u2wo - vanguardas europeias

https://www.youtube.com/watch?v=QFBwIsUcxb8 (Complementos verbais)

https://www.youtube.com/watch?v=z3ItpRxNZyc (Termos integrantes da oração)

https://www.youtube.com/watch?v=norK657dMms (Termos acessórios da oração)

Texto dissertativo-argumentativo

O texto dissertativo é um dos estilos de escrita mais exigidos nos concursos, em vestibulares e outras provas.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, os candidatos são submetidos a uma redação dissertativo-argumentativa, que é um dos tipos de dissertação.

Escrever um bom texto dissertativo exige domínio da língua portuguesa e capacidade de apresentar as informações seguindo uma linha lógica.

Afinal, o leitor precisa ter clara compreensão sobre o que está sendo transmitido, de forma que não exista ruídos e ou qualquer dificuldade de interpretação.

É, de fato, um desafio.

TIPOS DE INTRODUÇÃO

Mapa Mental: Estrutura da Dissertação

Aprenda a estrutura da Dissertação para arrasar na redação do ENEM e garantir sua nota 1000! �

Page 16: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

https://descomplica.com.br/artigo/mapa-mental-estrutura-da-dissertacao/477/- Videoaulas sugeridas

https://www.youtube.com/watch?v=m01EJtAnW3Q (Tipos de introdução)

https://www.youtube.com/watch?v=x5QtpUm8OQo (Introdução)

https://www.youtube.com/watch?v=cUUuZ7KlUTQ (Introdução)

TEMA:CUBISMO

Page 17: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

Cubismo – O que é? Cubismo foi um movimento da vanguarda europeia, que revolucionou as artes e influenciou a literatura, ainda mais por fazer uso de formas geométricas para retratar a natureza, sem qualquer compromisso com a perfeição ou realidade. O movimento surgiu em Paris, França, no século XX, mais especificamente em 1907, originado pela obra do artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973), conhecida como “Lês demoisellers d’Avignon”. Por esse motivo, Pablo Picasso e o artista francês Georges Braque (1882-1963) são considerados os precursores do movimento artístico. No Brasil, o cubismo não teve tanta repercussão quanto na Europa. Apenas na Semana de Arte Moderna, de 1922, surgiram as primeiras obras influenciadas por esse movimento, porém, sem utilizar a sua forma pura. Os artistas brasileiros em que se pode perceber a influência do movimento foram Tarsila do Amaral (1886 – 1973), Anita Malfatti (11889 – 1964), Rego Monteiro (1899 – 1970) e Di Cavalcanti 1897 – 1976). Apesar de não ter tido uma grande repercussão no cenário artístico brasileiro, o cubismo foi importante para o surgimento do Concretismo – movimento de grande expressão no Brasil. Qual o principal objetivo? O Cubismo foi capaz de revolucionar a forma como a natureza era retratada, ao abandonar as noções tradicionais da perspectiva, além de fugir do conceito renascentista de retratar a realidade com perfeição. O principal objetivo do movimento era demonstrar que um mesmo objeto poderia ser visto e analisado por diversos ângulos, em um mesmo plano. O artista buscava desconstruir, fragmentar e decompor o objetivo sob vários ângulos e diferentes perspectivas ao mesmo tempo. Assim, retratava aquilo que via, de uma forma completamente nova. Separava cada um dos lados do objeto, representando cada parte, contudo sem perder a noção do todo. Para aludir a essa fragmentação do objeto em vários ângulos, o artista valorizava a utilização de formas geométricas que conferiam um efeito de escultura à pintura. Por essa fragmentação na maneira como um determinado objeto era representado, o cubismo era chamado de “arte mental”, pois apresentava a possibilidade de cada forma geométrica ser analisada de modo individual, bem como de ser analisada como um todo. Apesar do abandono da perspectiva tradicional e do conceito de claro-escuro, o movimento não deve ser confundido com arte abstrata. Mesmo que de modo desconstruído e sob várias perspectivas, as obras do cubismo buscam representar um objeto com formas geométricas bem definidas. O movimento de expressão artística também teve influência na literatura, sendo que, nesse viés, o objetivo era a desconstrução da sintaxe. As construções do texto eram feitas com versos descontinuados, que retiravam a linearidade da história contada. O principal representante literário desse movimento foi o poeta francês Guillaume Apollinaire (1880 – 1918). Quais as principais características do movimento? O principal ponto capaz de caracterizar uma obra cubista é a utilização das formas geométricas. Elas apresentavam todos os seus ângulos, basicamente, utilizando linhas retas, cilindros e cubos. Essa junção de elementos geométricos cria um efeito tridimensional à obra, transformando a pintura em uma espécie de escultura. Além da utilização das formas, outro fator capaz de caracterizar uma obra pertencente ao movimento é um notável abandono da perspectiva como a conhecemos. O movimento contou com três fases distintas, cada uma delas com características específicas, capazes de distingui-las. São elas: • Cubismo Cézanniano (1907-1909) ou Cubismo Pré-analítico: assim chamado devido à influência das obras de Paul Cézanne (1839-1906), eram utilizadas formas mais simplificadas, influenciadas pela arte africana. O conceito artístico de Cézanne foi fundamental para a criação do movimento; • Cubismo Analítico (1909 – 1912): conhecido como cubismo puro, suas obras contam com figuras decompostas em várias formas geométricas, difíceis de serem interpretadas e representadas em planos sucessivos e sobrepostos. Essa fase preza muito pela forma simplificada, representando a natureza com linhas e retas. A maioria das obras desse período têm tonalidades entre o verde, marrom e cinza, bem como tons monocromáticos, ainda sob forte influência africana; • Cubismo Sintético (1913 – 1914) ou Cubismo de Colagem: era assim denominado por ter incorporado a técnica de colagem em suas obras. Nesse período do movimento, as imagens não são tão difíceis de serem interpretadas como no período anterior. Porém, esses objetos aparecem de modo reduzido, sendo apresentadas apenas algumas formas que possibilitem o reconhecimento do

Page 18: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

objeto, sem apresentá-lo como um todo. O seu principal percursor foi Juan

Gris, que também introduziu uma palheta de cores vivas em suas criações.

Exercício Físico x Atividade Física: você sabe a diferença?

Manter o corpo em movimento é, sem dúvida, um dos principais pilares de uma vida saudável. A

prática por si só é super benéfica, mas quando aliada a outros hábitos, como a alimentação adequada

e saudável, tende a ser ainda melhor para a saúde. E os resultados disso podem ser percebidos em

qualquer fase da vida!

Quando se fala em uma vida fisicamente ativa logo alguns termos vêm em mente, começando

por atividade física e exercício físico. Embora exista uma diferença conceitual entre os dois, uma coisa

é unânime: ambos fazem bem. Já outra palavra muito disseminada nesse universo é o sedentarismo,

mas para esse caso a dica é uma só: ligar o sinal vermelho!

Para ajudar a entender um pouco mais desses termos e embarcar de vez nessa jornada saudável,

convidamos a Paula Sandreschi, da Coordenação-Geral de Promoção da Atividade Física e de Ações

Intersetoriais do Ministério da Saúde, que explicou a real diferença entre cada um deles e quais pontos

merecem a nossa atenção.

Nem um, nem outro

Para começar, ela conta que, apesar do termo sedentarismo ser muito falado, o correto

é comportamento sedentário, que representa o tempo que passamos gastando pouca energia e que

acontece geralmente quando passamos longas horas sentados ou deitados. Por conta da nossa

rotina, principalmente de trabalho e estudo e especialmente em tempos de pandemia, essa é uma

conduta muito comum entre as pessoas.

O problema é que até mesmo no período de lazer temos a tendência de optar por atividades de pouco

gasto calórico. Estamos falando do período prolongado em frente às telas, sejam elas de celulares,

computadores, tablets ou televisores. A situação é mais preocupante em relação às crianças, que

estão abrindo mão das brincadeiras infantis, lúdicas e estimulantes para o seu desenvolvimento, para

passar mais tempo no celular, por exemplo.

Page 19: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

Segundo Paula, as evidências científicas mostram que longos períodos em

comportamentos sedentários podem gerar um maior risco de mortalidade, surgimento de diabetes,

doenças cardiovasculares e câncer, independentemente da quantidade de atividade física feita.

Ela alerta ainda que pessoas portadoras de doenças crônicas, sobrepeso e obesidade, precisam ter

uma atenção ainda maior para a redução do comportamento sedentário, pois essas consequências

podem ser agravadas para elas. Por esse motivo, para todo mundo que tende a passar longas horas

parado, como durante o horário de trabalho, é super importante realizar algumas pausas, nem que

seja para levantar e buscar água.

Atividade Física ou Exercício Físico?

Agora que já entendemos o que representa o comportamento sedentário e quais são os seus riscos,

chegou a hora de falar sobre como passar longe dele, seja por meio da atividade física ou do exercício

físico. Como você deve imaginar, ambos são semelhantes de alguma forma, mas escondem algumas

diferenças como explica Paula Sandreschi a seguir:

Atividade Física:

É um comportamento que envolve os movimentos do corpo, que são feitos de maneira intencional.

Desse modo, os movimentos involuntários, como respirar e fazer o coração bater, não contam.

Além disso, a atividade física também envolve uma relação com a sociedade e com o ambiente no

qual a pessoa está inserida. Isso quer dizer que: a sua atividade pode estar presente no lazer, nas

tarefas domésticas ou no deslocamento para a escola ou o trabalho. Por estar presente de uma forma

mais ampla no cotidiano, ela pode ser indicada por qualquer profissional da saúde.

Exercício Físico:

Quando a atividade física é planejada e estruturada com o objetivo de melhorar ou manter os

componentes físicos, como a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio, estamos falando do

exercício físico. Nesse caso, ele geralmente é orientado por um profissional de educação física. Ou

seja, todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico.

Qual o melhor?

Segundo Paula, existem evidências científicas que apontam benefícios tanto de um quanto de outro.

Em relação à atividade física, ela pode reduzir os riscos de mortalidade e de desenvolver doenças

como o câncer, diabetes, diabetes gestacional, hipertensão, acidente vascular cerebral (derrame) e

doenças do coração.

Já o exercício físico, além de trazer todos os benefícios que a atividade física também traz, é eficaz

para manter o controle do peso, a redução dos sintomas depressivos e para melhorar a qualidade do

sono e a preservação da cognição, além de também ajudar no tratamento e controle de diversas

doenças crônicas.

Além de um benefício geral, Paula explica que a prática regular de ambas modalidades também

proporciona vantagens específicas para cada faixa etária como, por exemplo, reduzir o índice de

quedas de idosos e melhorar o desempenho escolar de crianças e jovens.

Page 20: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

Para cada fase da vida, uma orientação!

Levando em consideração as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério

da Saúde orienta que as pessoas devem praticar 150 minutos semanais de atividade física moderada

ou pelo menos 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana.

Mas entrando um pouco mais na realidade de cada faixa etária e suas respectivas necessidades,

Paula Sandreschi sugere algumas orientações para cada fase da vida. Olha só:

Crianças e jovens de 5 a 17 anos:

Pelo menos 60 minutos de atividade física por dia, incluindo as que fortalecem músculos e ossos, pelo

menos 3x na semana.

Adultos:

Pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, sendo que atividades que trabalham os

músculos devem ser incluídas pelo menos 2x na semana.

Idosos:

As recomendações são as mesmas que a dos adultos, mas os idosos devem adicionar exercícios de

equilíbrio para auxiliar na prevenção de quedas e na manutenção das capacidades para realização

das atividades diárias.

Dica Extra:

As quantidades recomendadas acima representam os tempos mínimos recomendados pela OMS.

Sendo assim, se for possível praticar a atividade física por mais tempo, os ganhos para a saúde

podem ser ainda maiores.

É bom saber!

Page 21: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

Além dos benefícios físicos, você já deve ter ouvido falar das vantagens da atividade física para o

emocional e para a imunidade, sendo esses dois benefícios espacialmente valiosos durante a

pandemia.

Segundo Paula, manter uma vida fisicamente ativa e reduzir o comportamento sedentário ajuda a

melhorar a imunidade e garantir o bem-estar psicológico, pois nos distrai dos pensamentos negativos

e de preocupações e ainda ajuda a nos sentirmos mais capazes.

A especialista conclui: a atividade física é tão recomendada quanto o distanciamento social. Mas

lembre-se: é importante manter os cuidados para prevenção do novo Coronavírus. Sempre lave as

mãos e use máscaras, caso a prática de atividade física seja realizada fora de casa.

Fonte: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/exercicio-fisico-x-atividade-fisica-

voce-sabe-a-diferenca

LINKS COMPLEMENTARES:

https://www.youtube.com/watch?v=PnrdCUiiWlo&t=104s

https://www.youtube.com/watch?v=wXKUBX3igts

https://www.youtube.com/watch?v=AvW1sk93Qc4

https://www.youtube.com/watch?v=alZZ2PQ0SL8

Page 22: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

Hey, What’s up guys!! How have you been? It’s time to

study English!

Técnicas de Leitura e

Compreensão de textos em Língua Inglesa

Por Paula Perin dos Santos

Read it Out Loud!

Apesar de a Língua Inglesa ser a língua oficial do mercado

internacional, que todo falante deve saber usá-la se quiser ser

bem aceito (e remunerado) no mercado de trabalho, e ela ser

disciplina obrigatória na grade curricular das escolas brasileiras, a maior parte dos alunos, principalmente os

que não frequentaram escolas de idiomas, têm dificuldade em compreender um texto em língua estrangeira.

Para driblar essa situação, existem técnicas que facilitam melhor a compreensão de um texto em qualquer

língua.

De acordo com Tony Randall, em seu artigo “How you improve your vocabulary” (Como melhorar seu

vocabulário), o inglês é uma língua com o maior vocabulário: mais de um milhão de palavras. Para falar,

entretanto, um adulto normal precisa de apenas 30.000 a 60.000 delas. Não é tão difícil assim.

O primeiro passo para se compreender um texto em outra língua é observar toda sua estrutura: títulos,

subtítulos, pistas tipográficas – datas, números, gráficos, figuras, fotografias, palavras em negrito ou

itálico, cabeçalhos, referências bibliográficas, reticências... Essas informações, parte delas não-lineares,

complementam as informações contidas no texto e, observadas antecipadamente, fazem com que se tenha

uma idéia melhor do o assunto em questão. A essa técnica chamamos inferência (inferir) – “adivinhar” qual o

assunto do texto mediante uma leitura rápida (SKIMMING). É importante observar também as questões

referentes ao texto, assim pode-se ter noção do que será cobrado na leitura e, sabendo disso previamente,

será mais fácil e prático filtrar as informações dentro do texto.

O segundo passo é uma leitura minuciosa do texto à procura de informações específicas. Essa técnica

chama-se scanning, que consiste em buscar informações detalhadas, sem que seja necessário fazer uma

leitura do texto todo. Geralmente é feita de forma top down (de cima para baixo). Enquanto no skimming o

leitor leva tudo em conta para a compreensão do texto, no scanning rejeitam-se os elementos periféricos para

se ater à seleção de informações importantes para solucionar os propósitos que levaram à leitura.

O terceiro passo é uma leitura mais cuidadosa, levando-se em conta tanto os cognatos como os falsos

cognatos. Caso encontre uma palavra que não saiba o significado, não consulte o dicionário, pois às vezes

ele apresenta vários significados e você correrá o risco de fazer uma escolha errada. O próprio contexto fará

com que infira seu significado. Não se prenda à tradução de palavra por palavra, pois o mais importante é a

compreensão geral do texto.

Ao levar em conta estas técnicas, o leitor evitará muitas headaches (head– cabeça/aches–dores). Com a

prática, ler e compreender um texto em língua inglesa deixará de ser um “bicho-papão” no vestibular. Muitas

vezes o vestibulando deixa de optar por Língua Inglesa, que estudou durante sua toda vida escolar, para

Page 23: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

prestar o vestibular em Língua Espanhola, pelo simples fato de ser parecida com o

português. Aplicando estas técnicas, portanto, o vestibulando se sentirá muito mais seguro ao deparar-se

com um texto em Língua Inglesa.

https://www.infoescola.com/ingles/tecnicas-de-leitura-e-

compreensao-de-textos-em-lingua-inglesa/

Confira 6 dicas que vão ajudar a melhorar sua

habilidade de leitura em inglês (ou em outros

idiomas!):

1. Comece devagar e identifique seu nível.

2. Anote tudo!

3. Evite usar o dicionário a todo instante.

4. Pratique a leitura em diferentes mídias.

5. Utilize técnicas de leitura para melhorar a fluência e compreensão.

6. Leve o aprendizado para o dia-a-dia.

Como fazer uma boa interpretação de texto

em Inglês?

1. Faça uma leitura rápida

2. Leia todas as questões

3. Foque no contexto

4. Dê atenção aos termos

5. Prepare-se

6. Fique antenado

7. Cuidado c om os formatos

As conjunções, mais conhecidas como linking words em inglês, são palavras

extremamente necessárias para o vocabulário de quem busca a fluência.

Elas têm a função de unir, explicar, contrastar ou exemplificar duas ou mais

frases. Ou seja, é a partir das linking words que você consegue expressar

suas ideias com mais exatidão. As linking words […]

As conjunções, mais conhecidas como linking words em inglês, são palavras

extremamente necessárias para o vocabulário de quem busca a fluência.

Elas têm a função de unir, explicar, contrastar ou exemplificar duas ou mais

Page 24: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

frases. Ou seja, é a partir das linking words que você consegue expressar suas

ideias com mais exatidão.

As linking words também são responsáveis por enriquecer o vocabulário no speaking e expor com coerência

sua opinião no writing. Quer aprender mais? Confira as dicas da Wizard sobre as principais linking words

utilizadas:

Addition or similarity – Adição ou similaridade

He is tall and handsome. – Ele é alto e bonito.

People that eat vegetables are healthier, in addition, they tend to live longer. – Pessoas que comem vegetais

são mais saudáveis, além disso, elas tendem a viver mais.

I need to study. I also need to sleep. I can’t do both at the same time. – Eu preciso estudar. Eu também

preciso dormir. Eu não consigo fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

They were concerned too. – Eles estavam preocupados também.

Reason – Causa

I am late because of the intense traffic. – Eu estou atrasada por causa do tráfego intenso.

The mall was closed due to the bad weather. – O shopping estava fechado devido ao mau tempo.

She’s angry because he told his friends about it. – Ela está brava porque ele contou aos amigos dele.

They had to do that way since they didn’t have much time. – Eles tiverem que fazer daquele jeito já que não

tinham muito tempo.

Contrast – Contraste

Canada is a rich country. However, not all canadians are rich. – O Canadá é um país rico. Entretanto, nem

todos os canadenses são ricos.

Although it was snowing, they went to the movies. – Embora estivesse nevando, eles foram ao cinema.

I like the smell of coffee, but I don’t like the taste of it . – Eu gosto do cheiro de café, mas eu não gosto do

sabor dele.

I wanted to go, despite my bad mood. – Eu queria ir, apesar do meu mau humor.

Robert prefers the mountains, while Sarah prefers the beach. – Robert prefere as montanhas, enquanto Sarah

prefere a praia.

He wasn’t very good in Portuguese. On the other hand, he knew everything about English. – Ele não era muito

bom em português. Por outro lado, ele sabia tudo de inglês.

Example – Exemplo

You can find many animals on the savanna, for example, lions, elephants, and zebras. – Você pode encontrar

vários animais na savana, por exemplo, leões, elefantes e zebras.

There are many popular meals in Brazil: rice and beans, for instance. – Há diversas refeições populares no

Brasil: arroz e feijão, por exemplo.

The Aedes Aegypti mosquito can transmit several diseases, such as dengue fever. – O mosquito Aedes

Aegypti pode transmitir várias doenças, como a dengue.

Consecutivas ou conclusivas

We were hungry, so we stopped at a café for a snack. – Nós estávamos com fome, então paramos em um

café para um lanche.

Page 25: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

He trained hard the whole year. As a result, he won the competition. – Ele treinou

o ano todo. Como resultado, ele ganhou a competição. She decided not to say anything, once it would upset

them. – Ela decidiu não falar nada, já que iria chateá-los.

https://www.wizard.com.br/idiomas/aprendendo-ingles-linking-words/

Page 26: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

PARTE ÚNICA – DE 17 a 30/06/2021

ATIVIDADES

Questão 01) (ESPM)

Centrando-se, assim, no moderno, [...] faziam apologia da velocidade, da máquina, do automóvel (“um

automóvel é mais belo que a Vitória de Samotrácia”, dizia Marinetti no seu primeiro manifesto), da

agressividade, do esporte, da guerra, do patriotismo, do militarismo, das fábricas, das estações ferroviárias,

das multidões, das locomotivas, dos aviões, enfim, de tudo quanto exprimisse o moderno nas suas formas

avançadas e imprevistas.

(Massaud Moisés, Dicionário de Termos Literários, Cultrix, p.234)

Page 27: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

O texto acima define um dos primeiros “ismos” das vanguardas artísticas europeias que sacudiram o século

XX. Trata-se do:

a) Cubismo

b) Futurismo

c) Surrealismo

d) Dadaísmo

e) Impressionismo

Questão 02) (PUC-Campinas)

O termo vanguarda designava originalmente a posição dos guerreiros que iam à frente, nas batalhas. Mais

tarde, já no campo da arte, passou a identificar a posição de criadores que, preocupados com uma completa

inovação estética, buscavam adiantar-se ao seu tempo e propunham, quando não impunham, novos

paradigmas para a linguagem artística. No Brasil do século XX há que se destacar o papel de vanguarda

cultural e artística do movimento modernista de 22, por sua vez inspirado por vanguardas europeias, e a

radical atuação vanguardista dos poetas concretos, cujos manifestos datam da década de 50 − década em

que a economia e a política nacional também buscaram modernizar-se.

(Alcebíades Valongo, inédito)

A prosa de Guimarães Rosa, não obstante esteja profundamente marcada pelo universo rústico do sertão e

de suas personagens, apresenta um forte componente de vanguarda quando

a) introduz no discurso prosaico versos e cantigas de extração popular.

b) remonta a mitos, lendas e sagas do universo clássico.

c) apoia-se em diálogos caracterizados pelo realismo das falas cotidianas.

d) se vale de uma linguagem que surpreende o leitor com inéditos e criativos recursos.

e) traduz para a norma culta a linguagem simples e espontânea do povo.

Questão 3 – (Enem/2011) –

PICASSO, P. Guernica . Óleo sobre tela. 349 × 777 cm. Museu Reina Sofia, Espanha, 1937.

Page 28: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais valorizados no mundo

artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à

pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas

de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em

1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo:

a) painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade,

colocando-se em plano frontal ao espectador.

b) horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse

exemplo brutal de crueldade do ser humano.

c) uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a

perspectiva e a sensação escultórica.

d) esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da

objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.

e) uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma

fotográfica livre de sentimentalismo.

Questão 4. (E. S. Propaganda e marketing) – “Sorvete Kibon decora sua cozinha. E dá nome às latas”.

Os termos destacados são, respectivamente:

a) sujeito, objeto direto, objeto indireto

b) objeto direto, sujeito, objeto indireto

c) sujeito, objeto indireto, objeto direto

d) sujeito, sujeito, objeto indireto

e) objeto direto, sujeito

Questão 5. (UEPG-PR) A oração que apresenta complemento nominal é:

a) Os pobres necessitam de ajuda.

b) Sejamos úteis à sociedade.

c) Os homens aspiram à paz.

d) Os pedidos foram feitos por nós.

e) A leitura amplia nossos conhecimentos.

Questão 6. (FMU) Observe os termos sublinhados na passagem: "O rio vai às margens. Vem com força de

açude arrombado." Os termos sublinhados são, respectivamente:

a) predicativo do sujeito e adjunto adnominal de modo

b) adjunto adverbial de modo e adjunto adnominal

c) adjunto adverbial de lugar e adjunto adverbial de modo

d) adjunto adverbial de modo e objeto indireto

Page 29: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

e) adjunto adverbial de lugar e complemento nominal

Questão 7. (CESCEA) Assinale a alternativa que contenha vocativo:

a) Choraram amargamente o seu destino.

b) Nós, os verdadeiros patriotas...

c) Eu vou!

d) Os doces comi, as frutas e algo mais.

e) Beijo-vos as mãos, senhor rei.

ATIVIDADES

Questão 01 -(MACKENZIE)

"Acho que não pode haver discriminação racial e religiosa de espécie alguma. O direito de um termina quando começa o do outro. Em todas as raças, todas as categorias, existe sempre gente boa e gente má. No caso particular dessa música, não posso julgar, porque nem conheço o Tiririca. Como posso saber se o que passou na cabeça dele era mesmo ofender os negros? Eu, Carmen Mayrink Veiga, não tenho ideia. Mas o que posso dizer é que se os negros acharam que a música é uma ofensa, eles devem estar com toda razão."

(Revista Veja)

a. A argumentação, desenvolvida por meio de clichês, subtende um distanciamento entre o eu/enunciador e o ele/negros.

b. A argumentação revela um senso crítico e reflexivo, uma mente que sofre com os preconceitos e, principalmente, com a própria impotência diante deles.

c. A argumentação, partindo de visões inusitadas, mas abalizadas na realidade cotidiana, aponta para a total solidariedade com os negros e oprimidos.

d. O discurso altamente assumido pelo enunciador ataca rebeldemente a hipocrisia social, que mascara os preconceitos.

e. Impossível conceber, como desse mesmo enunciador, essa frase: "Sempre trabalhei como uma negra", publicada semanas antes na mesma revista.

Questão 02- Sobre o texto dissertativo, é correto afirmar que:

Page 30: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

a. Trata-se de um tipo de texto que descreve com palavras o que se viu e se

observou. Tipo textual desprovido de ação, em que o ser, o objeto ou o ambiente são mais importantes. Valorização do substantivo e do adjetivo, que ocupam lugar de destaque na frase.

b. Tem como principal objetivo contar uma história, seja ela real ou fictícia e até mesmo mesclando dados reais e imaginários. Apresenta uma evolução de acontecimentos, ainda que sem linearidade ou relação com o tempo real.

c. Tipo de redação escrita em prosa sobre determinado tema, sobre o qual deverão ser apresentados argumentos, provas e exemplos a fim de que se chegue a uma conclusão para os fatos abordados.

d. Tipo de texto que indica para o leitor os procedimentos a serem realizados. Nesse tipo de texto, as frases, geralmente, estão no modo imperativo.

e. Tipo de redação escrita em verso sobre determinado tema, sobre o qual deverão ser apresentados argumentos, provas e exemplos a fim de que se chegue a uma conclusão para os fatos abordados.

Questão 03-Texto próprio para quem quer expor opiniões ou persuadir de alguma coisa, no qual se

emprega o abstrato (conceitos, ideias, concepções). Tipo de texto que tem por objetivo influenciar o

leitor/interlocutor com posicionamentos elencados através de uma cuidadosa ordenação lógica.

Estamos falando do texto:

a.descritivo. b.narrativo.

c.expositivo.

d.injuntivo.

e.dissertativo-argumentativo.

Questão 04-Qual a função do primeiro parágrafo em um texto dissertativo-argumentativo?

a.Apresentar o problema e fazer um panorama geral do que será abordado no texto.

b.Resumir o texto oferecendo uma solução para o problema que será introduzido nos parágrafos

subsequentes.

c.Continuar o desenvolvimento do texto, abordando temas para que o leitor se identifique como um eu no

mundo.

d.Introduzir os personagens ao leitor, e a trama que se desenvolverá ao longo da narrativa.

e.Introduzir os tempos gramaticais.

Questão 05- Quando falamos dos parágrafos de desenvolvimento de um texto dissertativo-

argumentativo, qual alternativa corresponde melhor para descrevê-los?

a.São os parágrafos em que o autor exprime seus sentimentos em relação aos problemas sociais que o

afetam pessoalmente.

b.São partes do texto marcadas pelo diálogo entre protagonista e antagonista com o propósito de

desenvolvimento dos personagens.

c.São os parágrafos em que o autor descreve seus argumentos persuasivos utilizando recursos como

citação, comprovação ou raciocínio lógico.

Page 31: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

d.São as partes em que o autor aponta a proposta de intervenção do

problema abordado no texto.

e.São os parágrafos em que o autor descreve seus feitos e experiencias pessoais persuasivos ou não

utilizando recursos como citação, comprovação ou raciocínio lógico.

Questão 06-Qual é a função do último parágrafo de um texto dissertativo-argumentativo?

a.Encerrar o pensamento discorrido nas partes anteriores da redação, podendo sugerir uma resposta

para o problema apresentado.

b.Deixar uma questão impactante para o leitor, fazendo com que ele reflita seu papel na sociedade.

c. Comentar o próprio texto com um tom otimista independentemente da gravidade do problema do tema.

d.Opinar de maneira parcial sobre a problema abordado.

e.Deixar o texto longo.

Única parte Questão 01- O cubismo foi um movimento artístico que: a) Utilizava formas livres para retratar a natureza, tendo a perfeição como fidelidade. b) Utilizava formas geométricas para retratar a natureza, mas sem fidelidade com a perfeição. c) Utilizava elementos do subconsciente para retratar a verdadeira natureza humana, mas sem fidelidade com a perfeição. d) Utilizava qualquer objeto como forma de expressão para retratar a natureza, tendo a perfeição como fidelidade. e) Copiava fielmente as formas da natureza. Questão 02- Quais artistas foram os precursores do movimento cubista no Brasil? a) Pablo Picasso e Georges Braque. b) Di Cavalcanti e Pablo Picasso. c) Rego Monteir e Georges Braque. d) Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. e) Edward Murnch Questão 03 Mesmo tendo grandes nomes no cenário brasileiro, o cubismo não foi um movimento de grande repercussão no país. No entanto, ele influenciou outra manifestação artística muito importante para a arte aqui, que foi o: a) Romantismo. b) Parnasianismo. c) Concretismo. d) Trovadorismo. e) Judaísmo. Questão 04 Para o artista cubista, o objetivo da obra criada era desconstruir, fragmentar e

Page 32: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

decompor o objeto sob vários ângulos ao mesmo tempo, sem perder a noção do todo. Ou seja, quando produziam uma obra, ela devia: a) Demonstrar que um mesmo objeto poderia ser visto e analisado em um primeiro plano, sem o uso de várias técnicas. b) Demonstrar que um mesmo objeto poderia ser visto e analisado por diversos ângulos, em um mesmo plano. c) Demonstrar que um elemento retratado poderia ser visto e analisado por diversas pessoas sem alterar o seu significado, e em diversos planos. d) Demonstrar que um elemento retratado poderia ser visto e analisado de acordo com as imaginações do subconsciente do artista, e em diversos planos. e) Caracterizado pelas cores vermelhas. Questão 05- O surgimento do cubismo em Paris, França, no século XX, revolucionou a maneira de fazer arte. Sobre esse movimento, marque a alternativa que não corresponde às características desse estilo: a) Deu ênfase na representação artística com o uso de formas geométricas. b) Rompeu com o ideal de arte como representação da natureza. c) Reproduziu objetos e figuras de modo que estes pudessem ser vistos de vários ângulos. d) Atribuiu mais importância à cor, esta como sendo o elemento mais importante da obra.

e) Revolucionou a idade média com o estilo simples e sem detalhes.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Acessar os links abaixo com vídeo aulas sobre - CUBISMO

https://youtu.be/zYDXhgYAemc

https://youtu.be/7Ytv6hH7jzE

Questão 01 – manter uma vida fisicamente ativa e reduzir o comportamento sedentário ajuda a

melhorar ...?

a) Himunidade e garantir o bem-estar psicológico.

b) impunidade e garantir o bem-estar psicológico

c) imunidade e garantir o bem-mal psicológico

d) piora o estado físico do corpo.

e) imunidade e garantir o bem-estar psicológico

Questão 02- De acordo com o texto que diz: entrando um pouco mais na realidade de cada faixa etária

Page 33: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

e suas respectivas necessidades, Paula Sandreschi sugere algumas

orientações para cada fase da vida, as orientações para pessoas com mais de 16 anos são:

a) 30 minutos dia, 3x na semana.

b) 1 x na semana, sempre aos sábados pela manha.

c) menos 60 minutos de atividade física por dia 3x na semana

d) menos 60 minutos de atividade física por dia

e) menos 50 minutos de atividade física por dia

Questão 03-. Como pode ser definida a atividade física ?

a) envolve um planejamento que onde atividade física também envolve uma relação com a sociedade e

com o ambiente no qual a pessoa está inserida. Isso quer dizer que: a sua atividade pode estar

presente no lazer, nas tarefas domésticas ou no deslocamento para a escola ou o trabalho.

b) exercidos na academia acompanhado por uma personal treiner.

c) a atividade física também envolve uma relação com a sociedade e com o ambiente no qual a

pessoa está inserida. Isso quer dizer que: a sua atividade pode estar presente no lazer, nas tarefas

domésticas ou no deslocamento para a escola ou o trabalho.

d) são atividade involuntárias do corpo, como respirar ou as batidas do coração.

e) a atividade física também envolve uma relação com a sociedade virtual totalmente online.

Questão 4 – Quando a atividade física é planejada e estruturada com o objetivo de melhorar ou

manter os componentes físicos, como a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio, estamos

falando?

a)atividade física

b) jogos esportivos.

c) práticas recreativas

d) exercício físico.

e) treinamento físico

Questão 5 – qual o tempo ideal para se praticar exercícios físicos semanalmente para uma pessoa adulta?

a) 50 minutos

b) 80 minutos

c) 150 minutos

d) 1850 minutos

e) -150 minutos

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Page 34: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

Questão 6 qual é a diferença entre Exercício Físico x Atividade Física ?

________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________

QUESTION1: Read each statement and then write whether it is a FACT / OPINION.

a) Honey is a favorite food of all humans. ____________

b) Bees fly about 15 miles per hour. ________________

c) Bees are dangerous insects. ____________________

d) Honey bees have five eyes and hair on their eyes. _________

e) Honey is a better sweetener than sugar. _________________

Page 35: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

QUESTION 2:Retire do texto dois conectivos (Linking words)

____________________________________________________________________________

QUESTION 3: Sabe-se que os meios de comunicação podem contribuir para a conscientização da população

sobre diversos problemas sociais e culturais. Nesse sentido, a Harvard Medical School usa essa campanha

publicitária para

a) estimular os leitores a ingerirem comidas industrializadas, visto que são mais fáceis para preparar.

b) despertar nos leitores uma mudança nos hábitos alimentares, ingerindo alimentos mais saudáveis.

c) provocar nos leitores uma reflexão sobre seus hábitos alimentares, valorizando as comidas

industrializadas.

d) motivar os leitores a ingerirem alimentos mais saudáveis, como pizza, batata frita e sanduíches.

e) pedir que as pessoas comam apenas frutas e verduras.

QUESTION 4: Mark an X TRUE or FALSE according to the text.

a) ______You should eat just one kind of fruit.

b) ______ You should drink tea or coffee with a lot of sugar.

c) ______ You should avoid eating bacon and processed meats.

Page 36: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

d) _______ You should stay active.

QUESTION 5: (ENEM/2014)

I read a study that measured the efficiency of locomotion for various species on the planet. The condor used

the least energy to move a kilometer. Humans came in with a rather unimpressive showing about a third of the

way down the list … That didn’t look so good, but then someone at Scientific American had the insight to test

the efficiency of locomotion for a man on a bicycle. And a man on a bicycle blew the condor away. That’s what

a computer is to me: the computer is the most remarkable tool that we’ve ever come up with. It’s the

equivalent of a bicycle for our minds.

JOBS, S. Disponível em: http://www.msnbc.msn.com. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).

Ao abordar o deslocamento de várias espécies, com base em um estudo que leu, Steve Jobs apresenta o

computador como uma ferramenta que:

a) aumenta o potencial de nossas mentes.

b) torna os meios de transporte mais eficientes.

c) altera a velocidade com a qual nos movemos.

d) alcança a mesma velocidade de uma bicicleta.

e) amplia a quantidade de energia gasta no planeta.

QUESTION 6: (ENEM/2014)

Slow Food describes a movement created “to counteract fast food and fast life, the disappearance of local

food traditions and people’s dwindling interest in the food they eat, where it comes from, how it tastes and how

Page 37: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

our food choices affect the rest of the world,” according to the movement’s website.

More broadly, it involves an emphasis on local and seasonal produce and an adherence to regional cultures.

Its goals also include lobbying against the use of pesticides and genetic engineering of food.

Disponível em: http://www.ecomii.com. Acesso em: 30 set. 2011.

O objetivo do movimento Slow food é

a) tornar globais as tradições locais de alimentação.

b) unir interesse por alimentação e responsabilidade ambiental.

c) eliminar o hábito de fast food e os efeitos negativos da vida agitada.

d) transformar as culturas gastronômicas regionais.

e) investir em pesticidas e engenharia genética de alimentos.

QUESTION 7: ENEM/2015)

My brother the star, my mother the earth

my father the sun, my sister the moon,

to my life give beauty, to my

body give strength, to my corn give

goodness, to my house give peace, to

my spirit give truth, to my elders give

wisdom.

Disponível em: http://www.blackhawkproductions.com. Acesso em: 8 ago. 2012.

Produções artístico-culturais revelam visões de mundo próprias de um grupo social. Esse poema demonstra a

estreita relação entre a tradição oral da cultura indígena norte-americana e a

a) transmissão de hábitos alimentares entre gerações.

b) representação do corpo em seus rituais.

c) dependência da sabedoria de seus

ancestrais.

d) importância dos elementos da natureza.

e) preservação da estrutura familiar.

Atividade Complementar – Let’s

Page 38: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

Practice?

The most abundant gas on the earth’s atmosphere is

a) ( ) Oxygen

b) ( ) Carbon

c) ( ) Nitrogen

d) ( ) Hydrogen

Page 39: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO · 2021. 6. 16. · (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO

Formando jovens, autônomos, solidários e competentes.

ROTEIRO DE ESTUDOS Nº 01- 2º BIMESTRE/2021

ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 3ªSÉRIE

LINKS PARA ACESSO ÀS ATIVIDADES NO GOOGLE FORMS

LÍNGUA PORTUGUESA

https://forms.gle/nryKaLZRBrmZDeBSA

REDAÇÃO

https://forms.gle/Ke1PB6sUTK6zFDiu9

ARTE

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPL5UDevBesm9kklz8DJ4yGya94UbRWmkA37EZsGQcYbrO8Q/viewform?

usp=sf_link

EDUCAÇÃO FÍSICA

https://forms.gle/DutuZAEcUWSp4Ptt6

LÍNGUA INGLESA

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd9hcBcrdjYN5NpFIY8bzIya02v0hzwSimNVl8XwjWkfx_9fA/viewf

orm