Escola Municipal de I e II graus Machado de Assis Maria Abeneide da Silva Alves Ituiutaba-MG...

4
Escola Municipal de I e II graus “Machado de Assis” Maria Abeneide da Silva Alves Ituiutaba-MG 17/06/2009

Transcript of Escola Municipal de I e II graus Machado de Assis Maria Abeneide da Silva Alves Ituiutaba-MG...

Page 1: Escola Municipal de I e II graus Machado de Assis Maria Abeneide da Silva Alves Ituiutaba-MG 17/06/2009.

Escola Municipal de I e II graus“Machado de Assis”

Maria Abeneide da Silva AlvesItuiutaba-MG17/06/2009

Page 2: Escola Municipal de I e II graus Machado de Assis Maria Abeneide da Silva Alves Ituiutaba-MG 17/06/2009.
Page 3: Escola Municipal de I e II graus Machado de Assis Maria Abeneide da Silva Alves Ituiutaba-MG 17/06/2009.

Análise da Professora• Em um primeiro momento foi provocado uma

série de inquietações, suposições e hipóteses dos alunos quanto a antecipação do tema: lixo, água, planeta, meio ambiente.

• Como confirmação das hipóteses, ressaltei que era como uma teia, estavam todos relacionados, mas que o eixo principal seria a água.

• Como estudo matemático, temos as hipóteses dos alunos: Gabriel: o desperdício. Eliana, Eduardo e Rodrigo: o uso racional, sem desperdício; Leonardo: o gasto com a água; Vinícius: o litro.

• Outras hipóteses surgiram: multas, contas de água.

• Lucas Medeiros afirmou que litro é uma medida para saber quantidade, capacidade e enfatizou: “professora, líquido, a gente mede com o litro”.

• O mais gratificante foi ouvir dos alunos surpresos com a transformação dos m³ em l: “em nossa casa estamos gastando muita água!

• Temos que falar com eles, lá em casa!”

• Este é um portador de texto. Pela capa, vocês poderiam me responder que gênero textual é esse? Qual é o título? E o autor?

• Vocês conseguiriam antecipar o assunto, o tema deste gibi?

• Falando a respeito de água, o que ela tem a ver com a matemática? O que podemos pensar como estudo matemático?

• Vocês sabiam que economizar água é um ato de cidadania? Alguém gostaria de comentar sobre isso?

• Na matemática, qual o real significado do litro? Além do litro quais instrumentos usamos para medir? Quais profissionais usam estes materiais?

• O que diferencia a régua de outros objetos? Toda régua é reta? O que ela tem a ver com o litro? Qual seria a medida padrão para a água? Quanto de água cabe em um cubo? Como mediar a quantidade de água gasta num banho de chuveiro? Quais são os dados de uma conta de água?

Intervenções

Page 4: Escola Municipal de I e II graus Machado de Assis Maria Abeneide da Silva Alves Ituiutaba-MG 17/06/2009.

Ao contrário das normas tradicionais cujos exercícios são impostos pelo professor, sobretudo, enfatizando a nomenclatura usual: “exercícios”, a experiência inicial utilizada como incentivação (o uso do gibi, da Turma da Mônica e os questionamentos sequenciais) prenderam a atenção dos alunos, suscitando a curiosidade e provocando uma tempestade de ideias (parafraseando as professoras do Algar). O passo a passo foi imprescindível no decorrer do processo, sendo o mesmo um referencial tanto para professora quanto para os alunos, assim, mantendo a motivação dos discentes em cada etapa trilhada em direção à conclusão do trabalho. Faz-se necessário ressaltar que a tensão inicial e a confusão mental foram objetivadas à percepção crítica, à comparação ao raciocínio lógico e à familiarização adequada às práticas vivenciais dos estudantes.

Professora Maria Abeneide EMMA