Escrita de Textos

7
NOTA INFORMATIVA NR 01 A EXPRESSÃO ESCRITA Escrever deveria ser, para todos, um ato natural, como falar. Com um pouco de exercício sistemático da leitura e da escrita esse objetivo pode ser alcançado. Mas é bom que seja dada a devida importância a este fato: O EXERCÍCIO SISTEMÁTICO DA LEITURA E DA ESCRITA É O ÚNICO CAMINHO PARA QUEM DESEJA PRODUZIR, A CADA DIA, TEXTOS DE MELHOR QUALIDADE. Um bom texto deve conter algumas características indispensáveis para assim ser considerado: argumentação pertinente ao tema; aprofundamento do tema; linguagem adequada; estrutura ordenada; coesão e coerência. Para conseguir uma argumentação pertinente ao tema, é necessário fazer-se uma leitura atenta do enunciado da questão. É fundamental que compreenda-se com exatidão a questão formulada, e, a partir desse entendimento rigoroso, antes de começar a escrever, deter-se algum tempo refletindo sobre o tema, concentrando-se nas idéias que vão dando contorno ao pensamento. A partir desse momento, busca-se o aprofundamento do tema com base em argumentos, criando uma estrutura textual ordenada e em sintonia com a norma culta da língua. VAMOS COMEÇAR POR PARTES A unidade de composição do texto A redação de cada parágrafo componente de um texto definirá qual a qualidade final do trabalho. Ele é o responsável pela apresentação ao leitor das idéias levantadas, é a expressão da área cognitiva. Todo parágrafo deve girar em torno de uma idéia-núcleo. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) detectou 58 casos de espionagem contra empresas públicas e privadas nos últimos cinco anos. As tentativas de violação de informações foram reveladas ontem pelo Departamento de Contra-Espionagem, que defendeu um reforço na proteção das informações sobre tecnologias nacionais. Como sintetizar em uma única oração, fielmente, todo o parágrafo? — A prevenção e a segurança não figuram entre os principais valores de nossa cultura e isso traz uma redução na percepção de ameaça — disse o chefe do Departamento de Contra- Espionagem, Ceilson Ludolf Ribeiro. E agora, qual seria a idéia-núcleo? O projeto “Sementes da Paz”, realizado com o apoio da Secretaria de Agricultura (Sagri), da Associação das Empresas Exportadoras de Madeira (Aimex), da Embrapa e da Sociedade de Preservação dos Recursos Naturais e Culturais da Amazônia (Sopren), tem o objetivo de distribuir este ano seis milhões de sementes. Determine a idéia-núcleo.

Transcript of Escrita de Textos

NOTA INFORMATIVA NR 01

A EXPRESSÃO ESCRITA

Escrever deveria ser, para todos, um ato natural, como falar. Com um pouco de exercíciosistemático da leitura e da escrita esse objetivo pode ser alcançado. Mas é bom que seja dada adevida importância a este fato: O EXERCÍCIO SISTEMÁTICO DA LEITURA E DA ESCRITAÉ O ÚNICO CAMINHO PARA QUEM DESEJA PRODUZIR, A CADA DIA, TEXTOS DEMELHOR QUALIDADE.

Um bom texto deve conter algumas características indispensáveis para assim serconsiderado: argumentação pertinente ao tema; aprofundamento do tema; linguagem adequada;estrutura ordenada; coesão e coerência.

Para conseguir uma argumentação pertinente ao tema, é necessário fazer-se uma leituraatenta do enunciado da questão. É fundamental que compreenda-se com exatidão a questãoformulada, e, a partir desse entendimento rigoroso, antes de começar a escrever, deter-se algumtempo refletindo sobre o tema, concentrando-se nas idéias que vão dando contorno aopensamento. A partir desse momento, busca-se o aprofundamento do tema com base emargumentos, criando uma estrutura textual ordenada e em sintonia com a norma culta da língua.

VAMOS COMEÇAR POR PARTES

A unidade de composição do texto

A redação de cada parágrafo componente de um texto definirá qual a qualidade final dotrabalho. Ele é o responsável pela apresentação ao leitor das idéias levantadas, é a expressão daárea cognitiva. Todo parágrafo deve girar em torno de uma idéia-núcleo.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) detectou 58 casos de espionagem contra empresaspúblicas e privadas nos últimos cinco anos. As tentativas de violação de informações foramreveladas ontem pelo Departamento de Contra-Espionagem, que defendeu um reforço naproteção das informações sobre tecnologias nacionais.

Como sintetizar em uma única oração, fielmente, todo o parágrafo?

— A prevenção e a segurança não figuram entre os principais valores de nossa cultura e issotraz uma redução na percepção de ameaça — disse o chefe do Departamento de Contra-Espionagem, Ceilson Ludolf Ribeiro.

E agora, qual seria a idéia-núcleo?

O projeto “Sementes da Paz”, realizado com o apoio da Secretaria de Agricultura (Sagri), daAssociação das Empresas Exportadoras de Madeira (Aimex), da Embrapa e da Sociedade dePreservação dos Recursos Naturais e Culturais da Amazônia (Sopren), tem o objetivo dedistribuir este ano seis milhões de sementes.

Determine a idéia-núcleo.

A construção do parágrafo

A EstruturaEvidentemente, não pode haver modelos rígidos para a construção de parágrafos. Tudo

vai depender da natureza do assunto, do gênero de composição e, muitas vezes, das preferênciasde quem escreve. Mas isso não impede que seja recomendado uma estrutura que a experiênciatem demonstrado ser mais adequada para assegurar a unidade e coerência do parágrafo.

De maneira geral esse parágrafo, que chamaremos de parágrafo-modelo, começa, a títulode introdução por um ou dois períodos, quase sempre breves, onde se encerra a idéia-núcleo. Éo que se chama tópico frasal. Pelo seu conteúdo genérico, na maioria das vezes o tópico frasalnecessita ser especificado, detalhado ou explicado, onde o autor torna mais precisa, ou justifica,ou fundamenta a sua declaração inicial. É o chamado desenvolvimento. Às vezes, odesenvolvimento pede uma conclusão, um fecho, que o complemente.

Identifique o tópico frasal e o desenvolvimento das orações do exercício anterior.

O comércio internacional é muito complexo porque envolve países que possuem culturas,moedas, línguas e regras comerciais completamente diferentes, o que dificulta a comunicaçãoentre eles.Qual a idéia-base?Onde está o Tópico Frasal?E o Desenvolvimento ?E a Conclusão ?

Uma carga de nitrato de amônio, produto usado na fabricação de fertilizantes e de explosivos,está desaparecida desde novembro do porto de Santos. As autoridades portuárias e o Exércitoinvestigam o caso. Há duas possibilidades: erro nos cálculos do produto ou desvio damercadoria. O sumiço da carga fez com que as normas de operação de desembarque do produtofossem alteradas.Determine: idéia-núcleo; tópico frasal; desenvolvimento; conclusão.

Se nada mais houvesse realizado no domínio da defesa nacional - e, se mais não logrou fazer,isso se deve às restrições orçamentárias -, o atual governo mereceria a gratidão da cidadaniapor haver possibilitado a execução do Projeto Sivam, de controle do espaço aéreo da Amazôniabrasileira.Determine: idéia-núcleo; tópico frasal; desenvolvimento; conclusão.

Muito do programa de defesa da Amazônia já foi realizado, resta ainda agora deslocar para aregião unidades militares, as quais, em função de doutrina estratégica ultrapassada, seencontram estacionadas em regiões do território nacional em décadas pretéritas hipoteticamenteameaçadas. O perigo em potencial deslocou-se agora do extremo sul para o extremo norte.Determine: idéia-núcleo; tópico frasal; desenvolvimento; conclusão.

A Superintendência de Polícia Federal anunciou ontem o destino do volume de uma tonelada deexplosivos que se destinava às Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc): oComando Militar da Amazônia (CMA) vai destruir o material. Os explosivos foram levados paralocal não revelado pelas autoridades. Para destruir os explosivos, contudo, o Exército vaiaguardar determinação da Justiça.Determine: idéia-núcleo; tópico frasal; desenvolvimento; conclusão.

A coerência dos parágrafos1) A Compatibilização do sujeitoA troca de sujeitos nas diversas orações que compõem um parágrafo é um dos erros maisusualmente cometidos. É comum verificarmos parágrafos onde o autor escolhe a 3ª pessoa dosingular como sujeito e, de repente, muda o tratamento para a 3ª pessoa do plural.ExemploA orientação (1ª pessoa do singular) com respeito ao incentivo à produção de energia elétrica éprioridade no atual governo, que busca soluções para atender ao repentino surto dedesenvolvimento que vem assolando o país. As determinações (3ª pessoa do plural) visam,principalmente, ao processo de privatização das estatais do setor.2) A compatibilização do verboDa mesma que foi preconizado para o sujeito, deve-se, também, evitar as mudanças dos temposverbais, como por exemplo iniciar no presente e terminar no futuro. O uso da voz passivatambém deve ser evitada.ExemploVocê tem um mundo a descobrir fazendo turismo. Os hotéis sempre ofereceram muito confortopara os turistas, além do que as amizades que você fará sempre teriam um valor inestimável emcaso de reencontros que, possivelmente, acontecerão no futuro. Garanto que essa viagem será arealização de seus sonhos.3) A InteirezaA Inteireza deve ser entendida como o princípio que faz com que as frases que integram umparágrafo expressem uma seqüência lógica, sem que haja lacunas nos passos lógicos doraciocínio.Exemplo com lacunasA Argentina, sentindo-se lesada nas Ilhas Malvinas, ocupadas pela Inglaterra, resolveureconquistá-las. Seu objetivo não foi alcançado. A Inglaterra, vencedora do conflito, poderiaincrementar sérios prejuízos à Argentina, além dos que já sofreu. Na hipótese de um bloqueio dolitoral argentino, os países do Cone Sul seriam solicitados a ajudá-la.4) Uso de elementos de transiçãoO parágrafo torna-se mais inteligível quando as frases que o compõem estão perfeitamenteinterligadas. A concentração do leitor sobre um mesmo tempo de verbo e um mesmo sujeito,além do encadeamento lógico das idéias, sem vazios na seqüência de raciocínio, são formas detornar a leitura clara e agradável.Pode-se facilitar, ainda mais, essa clareza, através do uso de palavras ou expressões que têm afunção de indicar ao leitor a idéia genérica da frase que se segue. São os chamados elementos detransição de antecipação.

Por exemplo, se na leitura encontramos a palavra "entretanto", isto significa que apróxima frase vai expressar uma idéia que contraste com a anterior. Se a frase começa com"além disto", antecipa-se que será fornecida uma nova informação que complemente a anterior.

O texto

Apesar de ser algo simples, escrever um bom texto exige uma série de cuidados. Paraexpressar corretamente uma idéia, ele deve primar, ao máximo, por qualidades como coesão,coerência, objetividade, concisão, clareza, unidade, uso correto da língua, entre outras.

Um erro comum e que exige bastante cuidado é a fuga ao tema proposto. Em vez deresponder ao que é perguntado, o autor acaba por escrever sobre um outro argumento qualquer(um argumento com que se tenha afinidade).

A unidade consiste em não fragmentar em blocos distintos o conjunto constituído pelaidéia-núcleo e suas ramificações (não misturar assuntos diferentes em um mesmo parágrafo); oulançar uma idéia-núcleo e não desenvolvê-la em argumentos; ou criar um parágrafo sem idéia-núcleo; ou amontoar várias idéias-núcleo em um único parágrafo; ou cortar uma idéia em umparágrafo para concluí-la no seguinte; ou parágrafos sem desenvolvimento e/ou conclusão (idéiavaga ou incompleta).

Coesão é o uso correto de termos como advérbios, conjunções, termos da línguaportuguesa que são responsáveis pelo encadeamento do texto. Sem coesão, o texto ficaincompreensível, com o autor partindo de uma idéia para outra sem critério, sem ligação. Ecoerência é a correta harmonia entre situações, acontecimentos ou idéias. Ela consiste emmanter a argumentação sem contradições (nunca afirmar uma coisa e comprovar com umexemplo que negue a assertiva, por exemplo). A ligação permanente daquilo que está escrevendocom o problema proposto e a relação de dependência e harmonia entre as partes do trabalho sãocaracterísticas do bom texto.

Clareza e concisão exigem que o texto seja inteligível e que a idéia seja exposta empoucas palavras (nada de redundância, que é ficar dando voltas num assunto sem acrescentardado novo, ou de encher o texto de dúvidas para o leitor.) Popularmente falando, seja “curto egrosso”, mantendo a luz que permitirá ao leitor entender o raciocínio desenvolvido.

Objetividade visa a atingir um determinado objetivo. É alcançada quando o autormantém a atenção do leitor permanentemente voltada para a finalidade de seu trabalho(convencer o leitor; comprovar conhecimento...). Para isso, divagações, dados irrelevantes,parágrafos muito longos devem ser abolidos totalmente.

Finalmente, o respeito e conhecimento à língua-pátria é esperado de todo aquele que sepõe a escrever textos mais densos: ortografia, pontuação, concordância dos tempos verbais,regência verbal e nominal, concordância entre sujeito e predicado, utilização errada de pronomes,utilização incorreta de verbos no gerúndio e particípio, entre outros.

A DISSERTAÇÃO

O esquema básico de uma dissertação compreende, normalmente, três partesfundamentais: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. É sobre cada uma dessas partes quevamos conversar.

1. A INTRODUÇÃO

Introdução significa prefácio, isto é, o que se diz no princípio. É a parte que serve parasituar, ambientar o leitor no trabalho que vai ser desenvolvido. Em se tratando de textos para aECEME, de acordo com o tema proposto ou com o enunciado da questão, a Introdução pode teralgumas finalidades:a. Apresentar a idéia principal- apresenta ao leitor o entendimento da idéia dominante;- situa o trabalho no tempo e no espaço;- evita a antecipação de idéias ligadas ao Desenvolvimento e à Conclusão;- evita a inclusão de exemplos;- expõe a intenção do trabalho.b. Dimensionar e limitar o campo da análiseEx: Analisar a fisiografia da região Sudeste.O candidato deverá definir a área objeto da análise, caracterizando-a.Ex: Analisar o processo revolucionário chinês.O candidato deverá caracterizar a área onde ocorreu o processo.c. Completar o quadro , quando o tema está incluído num contexto mais amploEx: Analisar o setor hidrelétrico brasileiro.Seria fornecido um panorama do setor de energia brasileiro, tomando-se o cuidado de nãoadiantar as idéias do desenvolvimento e nem tampouco formular idéias conclusivas.Ex: Analisar a formação política do Brasil entre 1808 e 1824.Há a necessidade de se dar um quadro sintético da situação anterior a 1808.Ex: Apresentar as causas e conseqüências da Campanha de Canudos para o Exército Brasileiro.É importante, além de definir a área de operações, situar o contexto em que a campanha se insere.d. Definir termos ou expressões constantes do tema, necessários a um melhor entendimentono decorrer da soluçãoEx: Apresentar os fatores que apontam para a inserção da indústria brasileira no processo deglobalização em curso na economia mundial.O termo "Globalização" deve ser explicado para que não pairem dúvidas quando de seu empregono corpo da questão.

2. O DESENVOLVIMENTO

É a parte da solução que vai permitir explanar a idéia central, desdobrando-a através deuma seqüência de reflexões integradoras do pensamento, articuladas entre si, de forma lógica,clara e coerente, a fim de que, ao seu final, se obtenha um conjunto harmônico que suceda,naturalmente, a Introdução, e que seja suporte para a fase seguinte (a Conclusão).

Como constitui a tese (aquilo que deve ser estudado, analisado, etc), as condicionantesestabelecidas na questão devem ser consideradas nesta parte da solução.

Assim sendo, podemos sintetizar as finalidades do Desenvolvimento, ao dizer que eledeve, fundamentalmente, atender à servidão e condicionantes impostas e fundamentar o enfoqueproposto ao tema, possibilitando ao elaborador do trabalho percorrer esta fase, analisando,estudando ou examinando as idéias levantadas ou explicando os itens de seu esquema,destacando aspectos solicitados pelas condicionantes e preparando o leitor para a parte maisimportante do trabalho: a Conclusão.

E como redigir o Desenvolvimento? Utilize, preferencialmente, o texto discursivo.Lembre-se de que os parágrafos guardam uma certa coerência entre si. Podemos sugerir algumasmaneiras ou critérios de você dar ordem às suas idéias e, com isso, apresentar um trabalhoagradável à leitura e dirigido ao tema proposto. Por exemplo: ordem de importância (da menosimportante para a mais importante, ou vice-versa); de seqüência (na cronologia em que o fatoocorreu); de familiaridade (da mais conhecida para a desconhecida ou menos conhecida); decomplexidade (da mais fácil para a mais difícil, ou vice-versa); de concordância (apresentaçãodas idéias com as quais o leitor não terá dificuldade em concordar, passando a seguir para ascontroversas); entre outras.

3. A CONCLUSÃO

É o encerramento de um trabalho escrito. A Conclusão retoma a idéia central e aproposição inicial, com um novo significado para o leitor. Esse novo enfoque é fruto da síntesedas idéias expostas, trabalhadas de forma dedutiva pelo leitor.

As assertivas contidas no trabalho têm a função precípua de criar novas idéias na mentedo leitor. Para isso, deve encontrar suporte nos argumentos apresentados na análise, exame ouestudo.

A Conclusão não é a mera repetição de idéias já lançadas no trabalho. Ela serve para oleitor fazer uma nova descoberta, apresentar uma teoria, uma sugestão, a solução de umproblema, tudo coerente com o tema inicialmente proposto.

Como conseqüência de um trabalho dedutivo, o leitor não pode ser surpreendido pelaconclusão. Ele vai descobrindo seu conteúdo ao longo do trabalho, de modo que ao chegar àsúltimas considerações da questão, já tenha formado, na sua mente, exatamente o quadro ou asinformações que ali vai encontrar. A Conclusão, pois, manifesta-se no inconsciente durante aleitura ou a redação da tese.

NÃO BASTA PENSAR QUE ESCREVEU.É PRECISO ESCREVER O QUE PENSOU.