Espanha campeã - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/mtv/narua/jornal_120710.pdf · Para o...

16
São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2010 - edição nº 25 Venda $ proibida SEG 12 Áries Agitação mín 16ºC máx 27ºC Canal 32 UHF www.mtv.com.br/narua [email protected] Fidel Castro reaparece em público GERAL/PáG. 4 DYLAN MARTINEZ/REUTERS Olé! Espanha prova que futebol ofensivo e bonito não é sinônimo de derrota. Gol de Iniesta na prorrogação da final com a Holanda garantiu o primeiro título mundial da Fúria ARENA/PáGS. 8 A 10 ‘Guitar Hero’ e ‘Rock Band’ duelam por artistas PáG. 12 Polvo Paul cravou o campeão Espanha campeã

Transcript of Espanha campeã - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/mtv/narua/jornal_120710.pdf · Para o...

o P

au

lo, s

eg

un

da

-fe

ira

, 12

de

julh

o d

e 2

010

- e

diç

ão

25

Venda

$proibida

SEG

12

Áries

ARIES

TOURO

GÊMEOS

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

SAGITARIO

CAPRICORNIO

AQUARIO

PEIXES

Agitação

mín 16ºCcéu claro

nuvens

nublado

encoberto

pancadas

tempestade

chuva

granizo

máx 27ºC

Ca

na

l 32

UH

Fw

ww

.mtv

.co

m.b

r/n

aru

am

tvn

aru

a@

mtv

bra

sil.c

om

.br

Fidel Castro reaparece em público GEral/páG. 4

dylan martinez/reuterS

Olé!Espanha prova que futebol ofensivo e bonito não é sinônimo de derrota. Gol de Iniesta na prorrogação da final com a Holanda garantiu o primeiro título mundial da Fúria arEna/páGS. 8 a 10

‘Guitar Hero’ e ‘Rock Band’ duelam por artistas páG. 12

Polvo Paul cravou o campeão

Espanha campeã

Nos últimos cinco anos, cerca de 424 mil armas entraram em circulação no Brasil; as vendas cresceram 70% no período

Faroeste brasileiro ganha mais munição

Após o referendo de 2005, no qual os brasilei-ros disseram não à proibição do comércio de ar-mas de fogo e de munição, o número de armas vendidas no país cresceu 70%. Dados da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) do Exército mostram que, em 2005, 68 mil armas foram comercializadas no Brasil. Em 2009, esse número chegou a 116,9 mil, segundo informe da Agência Brasil. São 424 mil pessoas que passaram a ter uma arma em casa nos últimos cinco anos.

Entre 2001 e 2004, período em que se discutiu e entrou em vigor o Estatuto do Desarmamento, dados do Exército mostram que a venda de ar-mas no país havia caído 89%. No referendo feito há cinco anos, 59 milhões de brasileiros opta-ram por permitir a comercialização de armas de fogo, contra 33 milhões que queriam a proibição.

O resultado impulsionou a alta. Mesmo assim, o comércio de armas ainda é baixo, se comparado ao nível pré-estatuto: em 2001, foram adquiridas cerca de 566 mil armas. Hoje, porém, uma parte maior delas tem como origem o mercado externo. Em 2009, o Brasil importou 3.200 armas, quase três vezes mais do que há cinco anos.

Para o sociólogo Antonio Rangel Bandeira, da ONG Viva Rio, se o comércio de armas tivesse sido proibido há cinco anos, o país teria fechado uma porta importante no abastecimento da crimi-nalidade. “O grande problema do crime é a arma pequena, comprada em loja ou roubada”, disse Bandeira à Agência Brasil. Para o assessor e ex-subdiretor de Fiscalização da DFPC, coronel Achi-les Santos Jacinto Filho, o crescimento das vendas não foi tão expressivo e deve se estabilizar.

FOtO CRéDitO/MtV

segunda-feira, 12 de julho de 2010

2zoom: venda de armaso assunto do dia

como funciona

A Polícia Federal (PF) e o Exér-cito dividem a obrigação de fazer o controle de armas no Brasil, mas a falta de diálogo entre as instituições impede maior controle sobre as armas de fogo comercializadas no Brasil. Cabe ao Exército fisca-lizar produção, exportação, im-portação e os estabelecimen-tos comerciais autorizados a vender armas, pelo Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas). O Exército afirma fazer vistorias perió-dicas nas lojas para verificar documentos e condições de segurança. Já a função de con-trolar a venda para o consu-midor final é tarefa da PF, que registra as vendas no Sinarm (Sistema Nacional de Armas). Para melhorar o controle, os dois sistemas deveriam ter sido integrados até julho de 2005, o que ainda não foi feito.

país armado

2003aprovação

Estatuto do Desarmamento é aprovado, e a fabricação de armas atinge o menor vo-lume da década: 416 mil peças, uma redu-ção de 56,2% em relação a 2001

2004freada

Seguindo a tendência de baixa, número de armas vendidas no país aumenta apenas 7.000 unidades, e 423 mil são fabricadas

2005referendo

Uma consulta popular sobre a proibição da venda de armas foi feita, e os brasilei-ros decidiram manter a comercialização

2008recorde

Em ritmo de crescimento desde 2005, a venda de armas no país atinge o pico de 133 mil peças, com leve redução em 2009

Armas apreendidas em blitz da Polícia Federal no interior da Bahia em maio

iVAN CRuz/AG. A tARDE/FOlHAPRESS

3geralsegunda-feira,12 de julho de 2010

[email protected] • editada por andressa rovani notícias sérias sem dar sono

A volta para casa foi um poucomaiscomplicadaparaquempreferiuenfrentaraestradaontem.Porvoltadas20h30,haviapontosdelentidãonas rodovias Dutra, Bandeirantes eCastello Branco, onde um acidenteinterditouaviaporduashoras.JáaFernãoDiasregistrou10kmdecon-gestionamento.

Motorista enfrenta trânsito no retorno

Advogados dos acusados pelo sequestro de Eliza vão pedir habeas corpus

Defesa pede libertação do goleiro Bruno

Hércio Quaresma, advogado dogoleiro Bruno, suspeito de matar aex-namorada Eliza Samudio, deveentrar hoje com pedido de habeascorpus. Além do goleiro, Quaresmadefende também outros cinco sus-peitos de participar do sequestrodeEliza.Entreeles,estãoMacarrãoeamulherdo jogador,DayanneRo-drigues do Carmo Souza. O mesmodeve ser feito por Zanone Manuel,defensor de Marcos Aparecido dosSantos,oBola.

Àimprensa,oadvogadodeBrunoafirmou que estuda a contrataçãode peritos criminais para realizarlaudos paralelos. Quaresma con-testa dois pontos levantados pelainvestigação da polícia mineira: odepoimentodoadolescenteJ.,primodeBruno,eaausênciadesanguenacasaondeElizateriasidomorta.

Nasexta-feira,amãedeEliza,So-niadeFátimaMouraobteveaguar-daprovisóriadoneto,possívelfilhodeBruno.Opaidajovem,LuizCarlosSamudio, que estava com o bebê,dissequeirárecorrerdadecisão.Eleperdeuaguardadobebêporhavercontrasiaacusaçãodeterestupra-doumamenor.

A CGU (Controladoria-Geral da União) afirmou que 95% dos 60 municípios fiscalizados pelo órgão apresentaram ir-regularidades em licitações, como dispensa indevida da li-citação e vínculo familiar en-tre o prefeito e os participan-tes do processo.

Os índios que estavam acam-pados desde janeiro na Espla-nada dos Ministérios, em Bra-sília (foto), foram retirados ontem do local pela Polícia Militar. Três pessoas foram presas. Os índios protesta-vam contra mudanças admi-nistrativas na Funai.

Um poste caiu ontem sobre os ombros de uma aposenta-da de 69 anos enquanto ela se escorava para fazer exer-cícios físicos na orla de Ipa-nema, no Rio. Ela teve feri-mentos leves.

expresso

ABR

No escurinho Místico

A mística ilha chilena de Páscoa ficou às escu-ras por quatro minutos ontem de tarde. O local recebeu milhares de curiosos para acompanhar o eclipse total do sol. O próximo, só em 2012

LuiZCOStA/FOLHAPRESS

REutERS/ELiSEOFERNANDEZ

2.600funcionários

Foram expulsos pelo Governo Federal por corrupção desde 2003

12assaltos

Foram realizados a relo-joarias e joalherias neste ano em todo o país

4 geral segunda-feira, 12 de julho de 2010

Alencar - Após passar por um cateterismo on-tem em SP, o vice-presi-dente José Alencar pas-sa bem e deve ter alta ainda esta semana. Ele recebeu ontem a visita do presidente Lula.

Depois de ameaçar o feriado dos paulistanos e não aparecer, a chu-va prometida para os próximos dias parece ter data certa para chegar: vai chover muito amanhã e nos pró-ximos dois dias na capital, segundo o Inmet (Instituto de Meteorologia). Após 20 dias de secura e calor, as temperaturas também devem cair, e as máximas não ultrapassarão os 160C nos próximos dias.

Após 20 dias, chuva chega, enfim, a SP

Os pesquisadores brasileiros se-quenciaram, pela primeira vez no país, dois genomas humanos com-pletos: o de uma célula tumoral e o de um linfócito sadio. Ambos vie-ram de uma mulher indiana de 61 anos que tinha câncer de mama. O objetivo da pesquisa foi identificar diferenças no DNA que ajudem os cientistas a entender a doença. Até agora, só foram publicados nove ar-tigos sobre o genoma do câncer. O estudo brasileiro será o primeiro a comparar o DNA completo de um tu-mor com o de uma célula sadia.

Brasil sequencia o genoma humano

submarino_O Exército da Gua-temala informou ontem ter inter-ceptado na sexta-feira um subma-rino que transportava pelo menos cinco toneladas de cocaína. Duran-te a operação foram capturados quatro colombianos, e parte do car-regamento foi recuperada.

daslu_Maior butique de luxo do país, a Daslu foi à Justiça para ten-tar negociar uma dívida de R$ 80 mi-lhões com bancos e fornecedores. A empresa entrou com pedido de recu-peração judicial, e a Justiça tem dez dias para decidir. A proprietária Elia-na Tranchesi escreveu cartas a 10 mil clientes explicando a situação.

anac_As regras criadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que am-pliaram os direitos dos passageiros comple-tam um mês amanhã. Nesse período, foram registradas 915 quei-xas em todo o país contra atrasos, can-celamentos de voo e overbooking. Segundo a Anac, 18 companhias foram notificadas. Se não se adequarem, as empresas estarão su-jeitas a processo ad-ministrativo e multa.

ALEx CAStrO/rEutErS

Após fazer uma aterrissagem não planejada em recife, no sábado, o voo 433 da Air France, que fazia a rota rio-Paris, decolou ontem às 21h. A Polícia Federal afirmou que a sus-peita de que haveria uma bomba den-tro da aeronave não foi confirmada. uma ligação anônima teria alertado a companhia de que uma bomba es-tava a bordo. O pouso de emergência fez o aeroporto de Guararapes, no recife, ficar fechado por 30 minutos. A aeronave foi esvaziada para a vis-toria, e os passageiros passaram a noite em um hotel próximo dali.

Avião decola após ameaça de bomba

Com um agasalho es-portivo da Nike, o ex-presidente cubano Fidel Castro reapareceu pela primeira vez em públi-co em meses. Ele está afastado do governo e doente desde 2006. Seu destino foi o Centro Nacional de Pesquisas Científicas, em Havana. O reaparecimento de Fi-del coincide com o início da libertação de 52 pre-sos políticos em Cuba, que serão encaminha-dos à Espanha nos pró-ximos meses. Ontem, mulheres de presos pro-testaram na capital.

Fidel Castro reaparece em público

Processo - O advogado de Ingrid Betancourt negou ontem que te-nha entrado com um processo contra o Esta-do colombiano pelo se-questro de sua cliente pelas FArC. Ingrid foi li-bertada em 2008.

Autonomia ou morte

Mais de um milhão de catalães se reu-niram ontem em Bar-celona pedindo auto-nomia para a região

rEutErS/GuStAu NACArINO

Mirando folga, parlamentares se apressaram para liquidar projetos

O expresso do recesso

O expresso do recesso partiu a todo vapor da estação central de Brasília. Na semana passada, uma pilha de leis foi aprovada, especialmente no Senado. Só no dia 7 de julho, os deputados vota-ram cinco textos, e os senadores, 18.

A pressa tem um motivo muito simples: em julho, os parlamentares terão duas semanas de recesso, já em ritmo de eleição. O recesso ofi-cialmente começa só na sexta-feira, dia 16, mas a rigor os parlamentares estão liberados a partir da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2011. Ela foi aprovada na quinta-feira. Levan-tamento feito pelo “MTV na Rua” mostra que entre o início da Copa do Mundo, em 11 de junho, e a úl-tima terça-feira, os senadores parlamentaram em cinco dias, e os deputados em apenas dois.

Recesso não é exatamente o mesmo que férias, e sua criação tem um motivo justo, como explica Mozart Vianna, secretário-geral da Mesa da Câ-mara dos Deputados e uma espécie de “síndico” da Casa. Ele lembra que as votações em plenário, que ocupam dois dias da semana em Brasília, são o último passo de um processo que começa nas bases. “O trabalho do Congresso Nacional não se restringe às paredes desta Casa”, diz o servidor, que desde 1991 orienta os líderes da Câmara em questões regimentais. “Imagine quando o Parla-mento foi transferido para Brasília. Os parlamen-tares vinham e ficavam quatro meses, de março a junho, e só então iam fazer o contato com suas bases, receber reivindicações”, diz o deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Segundo ele, o recesso é um período importante para fazer contatos com os eleitores e levar suas demandas ao Legislativo.

Por tradição, em anos eleitorais os parlamen-tares fazem um acordo para votar projetos urgen-tes em duas semanas, uma em agosto e outra em setembro. Fora isso, o ano legislativo na prática já acabou. É o ano de suas excelências batalharem mais quatro anos de emprego. marcelo soares

Cria Fundo de Combate à Pobreza (vai para a Câmara)Coloca a palavra

“juventude” na Constituição (vai para sanção do Presidente)

Transforma o cerrado e a caatinga em patrimônios nacionais (vai para a Câmara)

Proíbe aposentadoria de juíz corrupto (vai para a Câmara)

Cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos (vai para a sanção do Presidente)

Coíbe violência nos estádios e proíbe xingar (vai para a sanção do Presidente)

Cria o instrutor de trânsito (vai para a sanção do Presidente)

Deixa o divórcio mais rápido (vai para a sanção do Presidente)

Permite ao presidente contratar sem concurso (vai para o Senado)

Cria o Programa de Fortalecimento do Ensino Médio (vai para o Senado)

Aumento de até 46% para os servidores do Senado (vai para a sanção do Presidente)

PEC14/2008

PEC17/2008

PEC42/2008

PEC51/2003

PEC89/2003

PLS354/1989

6 geral segunda-feira, 12 de julho de 2010

Prorroga o prazo da Zona Franca de Manaus (vai para a Câmara)

Alguns textos votados no expresso de 6 e 7 de julho

PLSProjeto de Lei

do Senado

PLC82/2009

MPV483/2010

MPV484/2010PLS7540/2010

PLC173/2008

PEC28/2009

Para quando a fila andar

existem alguns projetos importantes que ainda precisam ser votados pelo legislativo. o código florestal, que libera de multa quem desmatou a amazônia entre 1998 e 2008, foi aprovado numa comissão no meio do expresso do recesso, mas ainda precisa ir a plenário para ser votado por todos os deputados. as regras para dividir o dinheiro dos royalties do pré-sal também estão na fila. segundo o líder do governo na câmara, cândido Vaccarezza, isso vai ficar para depois das eleições.

O “Notícias MTV” vai ao ar de segunda a sexta-feira, à 0h

PECProposta de

Emenda à Constituição

MPVMedida

Provisória

SEnAdo

CâMArAPLC

Projeto de Lei da Câmara

8arenaesporte sem lengalenga editada por guilherme costa • [email protected]

O polvo Paul avisou e a Espanha não amarelou: venceu a Holanda com gol a cinco minutos do fim da prorrogação e conquistou seu primeiro título mundial

A primeira vez a gente nunca esquece. Ainda mais quando o fim da espera acontece com me-recimento, de forma dramática. Foi assim, com todos os ingredientes usados para dar fim a um tabu, que a Espanha conquistou sua primeira Copa do Mundo e mandou a patente de “amarelão” de vez para a Holanda. Com um gol na prorrogação, a Fúria venceu a decisão por 1 a 0 e gravou o nome do país no troféu mais cobiçado do planeta. Os holandeses, por sua vez, perderam a terceira final em Mundiais e cada vez mais vão amarelando a tradicional camisa laranja.

A conquista espanhola carimbou mais uma previsão do polvo Paul. O Nostradamus dos ma-

res havia avisado que a Fúria ficaria com o títu-lo e acertou na mosca. Mas Paul deve gostar do sofrimento alheio e não contou que a taça viria de forma tão dramática. Depois de noventa minu-tos bastante equilibrados, com direito a muito gol desperdiçado e pancadaria para todos os lados, a decisão foi para a prorrogação.

O mundo foi dormir ao som das castanholas graças a Iniesta. O habilidoso meia virou herói nacional ao marcar, no segundo tempo da pror-rogação, o gol do título, que colocou a Espanha, enfim, no grupo dos campeões mundiais. O mere-cido prêmio para uma seleção que soube aliar a tradicional garra com o mais fino futebol-arte.

Fúria de campeã

Copa do Mundo tem uma importância que extrapola as meras estatísticas do “quem ganhou mais títulos” ou “é a primeira vez que isso ocorre em todos os tempos”. Um Mundial traça um padrão para o futebol por, no mínimo, quatro anos. Às vezes mais. A Copa de 82, por exemplo, ficou célebre por consagrar o estilo força dos italianos contra a classe dos brasileiros. E serviu de paradigma para brucutus desfilarem sua “arte” nos campos por décadas.

A esperança é que o título da Espanha também marque uma nova era dentro das quatro linhas, de estímulo ao futebol ofensivo, coletivo, de passes rápidos e marcação sob pressão na saída de bola adversária. Que os técnicos apostem em volantes que saibam dar passes em outra direção que não seja para o lado e com distâncias maiores que dois metros.

E que, principalmente, incentive a coragem. Ao contrário da maioria de seus adversários na Copa, a Espanha não se limita a esperar em seu campo para contra-atacar. Em vez disso, martela a defesa rival durante todo o jogo. Afinal, é de gols que é feito esse esporte, certo?

Uma nova era no futebol mundial

gAbrIEl bOyus/AFP

JEWEl sAMAD/AFP

bola de ouroE não é que a Fifa surpreendeu e entregou a Bola de Ouro, prê-mio dado ao melhor jogador da Copa, para Diego Fórlan? A ex-pectativa de todo mundo era que a entidade escolhesse al-gum jogador que disputasse a final. Zebra neles! O camisa 10 do Uruguai, que marcou cinco gols, foi recompensado por levar nas costas o Uruguai ao 4º lugar.

9segunda-feira, 12 de julho de 2010

Haja coração e costelas

até minha avó faziaNão faltaram oportunidades para que saísse um golzinho durante o tempo normal, mas os atacantes dos dois times consagraram goleiros e zagueiros. O holandês Robben ficou duas vezes cara a cara com Casillas e perdeu. Villa também quase abriu o placar, mas o zagueiro Mathijsen salvou a pátria

o goleiro beijoqueiroAlém de levar o prêmio de melhor goleiro da Copa, Casillas também foi eleito o “pegador da Copa”. Após o jogo, ele deu um beijo ao vivo durante entrevista para a repórter espanhola Sara Carbonero, sua namorada. Parecia o Dunga e o Alex Escobar...

tira a mão daí!Um torcedor maluco invadiu o campo antes do jogo para tentar colocar um gorro na taça da Copa. Foi imediatamente imobilizado pelos seguranças da Fifa

PoW! Crash! tum! biff! soCk! Yááááááá!O que não faltou durante a decisão foram pancadas, distribuídas sem

cerimônia pelos dois times. Mas o holandês De Jong mostrou que é mestre em artes marciais. Com uma voadora de dar inveja a Bruce Lee,

Chuck Norris, Steven Seagal e Felipe Melo, ele levou o espanhol Xabi Alonso a nocaute. Lógico que, na prorrogação, o zagueiro-lutador acabou

expulso. A final da Copa entrou para história como a decisão com maior número de cartões da história: foram 13 amarelos e um vermelho

LLUIS GENE/afp rEprodUção

aNdré ChaCo/foLhaprESS

ChrISTophE SIMoN/afp

oLEG popov/rEUTErS

Patrocínio

a cerimônia de encerramento da Copa da África teve a presença do maior personagem da história do país. após uma bela festa, que contou no-vamente com a voz da cantora Shaki-ra, Nelson Mandela entrou em campo sobre um carrinho de golfe para sau-dar a torcida, que veio abaixo.

Mandela finalmente dá as caras

fim da prorrogação. a Espanha finalmente vence uma Copa do Mundo e chega a hora de os espanhóis deixarem de lado a fúria e começa-rem a festa. Cerca de 300 mil pessoas gritaram e festejaram muito nas ruas do centro de Ma-dri, onde assistiam ao jogo. E outros milhares se juntaram a elas após o apito final.

Com dois times com fama de amarelar na final, ficava sempre uma dúvida no ar. por isso, as tor-cidas sofriam a cada gol perdido. E foram muitos, dos dois lados. até que Iniesta, aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, acertou a meta e colocou a mão na taça. a Espanha mos-trou que é vermelha mesmo; chegou à primeira final e já levou a taça. E a holanda, apelidada de Laranja, foi “amarela Mecânica” e ficou pela ter-ceira vez com o vice-campeonato. razão de gran-de decepção para os milhares de holandeses que se reuniram nas ruas de amsterdã.

Espanha em festa, Holanda em desespero

rEUTErS

Gol: Iniesta, aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação.

holanda 0Stekelenburg, Van der Wiel, Heit-inga, Mathijsen e Van Bronckhorst (Braafheid); Van Bommel, De Jong (Van der Vaart) e Sneijder; Kuyt (Elia), Van Persie e Robben. T: Bert Van Marwijk.

espanha 1Casillas, Ramos, Puyol, Piqué e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Cesc Fabregas), Xavi e Iniesta; Pedro (Jesus Navas) e Villa (Torres). T: Vicente del Bosque.

10 arena segunda-feira, 12 de julho de 2010

Na boca do polvoA Copa do Mundo da África do Sul

vai entrar para história por inúmeros momentos e tipos divertidos. O mais curioso foi o polvo Paul, uma espécie de Nostradamus que previu o resul-tado de todas as partidas decisivas do Mundial, inclusive a final. E, en-quanto as vuvuzelas faziam barulho, outros fatos chamavam a atenção. Caso da modelo Larissa Riquelme, que se tornou a torcedora-símbolo do Paraguai. Ela prometeu tirar a roupa para comemorar as vitórias paraguaias. E, mesmo com a queda de seu time do coração, cumpriu sua promessa. Confira outros destaques.

A Argentina se despediu com uma sonora goleada aplicada pela Alema-nha. Mas Maradona não deixou de ser um dos protagonistas da Copa

E, por falar em Maradona, a Copa da África do Sul também contou com a ação da “mano de Dios”. Dessa vez, ela ajudou o atacante Suarez, que evitou o gol de Gana no último minuto da prorrogação nas quartas de final. Asamoah des-perdiçou o pênalti e o Uruguai se classificou

Entre os temas mais comentados da Copa, dois deles geraram bastan-te polêmica: a Jabulani, bola que de-sesperou goleiros e foi atacada por jogadores de todos os times e posi-ções; e as vuvuzelas, cornetas na-tivas irritantemente tocadas sem pausa ao longo de todas as partidas

Após o jogo contra a Costa do Marfim, Dunga mostrou seu desequilíbrio ao soltar palavrões para um repórter. Felipe Melo aprendeu bem com o mestre e enterrou o Brasil sendo expulso contra a Holanda

Mick Jagger parece que não levou meias para a África. Seu pé foi tão frio que, sob seus olhares, caíram EUA, Inglaterra, Brasil e Argentina. You Can’t Always Get What You Want

Molusco profeta, musa paraguaia, rockstar pé-frio, anão zangado... Mundial deu o que falar graças a figuras bizarras e eventos extracampo

REutERS

REutERS

REutERS REutERS

REutERS

REutERS

ROBERtO SCHMIDt/AfP

REutERS

REutERS

11arenasegunda-feira, 12 de julho de 2010

AnA CArolinA FernAndes/FolhApress

pa l m e i r a S _ O nome do atacante Kle-ber sumiu do Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e o atacante do Palmeiras pode não jo-gar nesta quinta contra o Santos pelo Brasilei-rão. Uma disputa judi-cial entre o Cruzeiro e o Goytacaz (RJ) sobre o jo-gador pode ser a causa do problema. Na Arábia, dirigentes do Al Ain dis-seram que Valdivia não sai de lá antes de 2012.

Será?_Ontem, du-rante o intervalo da transmissão da final da Copa do Mundo pelo canal sul-africano SABC, o apresentador anunciou Luiz Felipe Scolari como o novo técnico da Seleção Brasileira de futebol. Felipão não confirmou nem desmentiu. Ape-nas sorriu.

inimigas em uma guerra civil que devas-tou a ex-iugoslávia por anos, sérvia e Croácia levaram sua rivalidade para a Copa davis. em um confronto com mui-ta hostilidade na Cro-ácia, a sérvia avançou à semifinal contra a república Tcheca após a vitória do número dois do mundo, novak djokovic, sobre Marin Cilic por 6/3, 6/3 e 6/2.

Sérvia venceclima de guerra na Copa Davis

reuTers

no treino classifica-tório do Gp da inglater-ra, no sábado, a equipe red Bull tirou o bico do carro de Mark Webber para colocar no de se-bastian Vettel, que ha-via danificado o seu.

na corrida, disputada ontem em silverstone, Webber deu o troco e venceu a prova. “nada mal para um segundo pi-loto, hein?”, ironizou Web-

ber, alfinetando o “cole-ga”. Vettel, que furou seu pneu na primeira volta e só chegou em 7º. Massa, pela terceira vez seguida, não pontuou; Barrichello terminou em 5º, e Bruno senna, afastado pela his-pânia, não correu.

lewis hamilton, que chegou em 2º, lidera o campeonato, com 145 pontos. Button tem 133, e Webber atingiu 128.

Webber dá olé em Vettel na Inglaterra

2014 é missão possívelÁfrica do Sul mostra ao Brasil que Copa do Mundo é viável

o que a África do sul ensinou ao Brasil? Que, mesmo com graves problemas sociais e de infra-estrutura, é possível realizar uma Copa do Mun-do elogiada e sem grandes problemas. Antes do torneio, o medo era de violência (falou-se até em atentado da Al Qaeda no jogo entre inglaterra e estados unidos), trânsito e confusão nos está-dios. Com a bola rolando, porém, ninguém passou grandes apuros.

não houve registros de incidentes graves ou crimes, o transporte coletivo funcionou (embora não seja fantástico) e, nos palcos construídos para as partidas, vale menção negativa apenas aos problemas com alguns gramados, como o de porto elizabeth.

em suma, a única coisa que botou medo duran-te a Copa de 2010 foi a Jabulani, bola capaz de re-alizar curvas traiçoeiras e até de decidir partidas.

para o Brasil, que vive melhor momento econô-mico do que a África do sul, fica o desafio de, em 2014, corrigir as pequenas falhas sul-africanas e ainda deixar um legado pós-Copa.

Mas já no logotipo, nosso primeiro anúncio oficial, andam dizendo que o da Copa da África é melhor.

ChrisTophe siMon/AFp

Na final entre Espanha e Holanda, torcedor evoca o destino da próxima Copa do Mundo

“Rock Band” e “Guitar Hero” usam grandes nomes da música para conquistar a preferência dos jogadores de videogame

Duelo de guitarrasAcaba de chegar às lojas a edição do “Rock

Band” que celebra o repertório do Green Day. O videogame revisa toda a carreira do grupo des-de 1994, quando foi lançado “Dookie”, disco que projetou a banda internacionalmente.

Com isso, mais um gigante do rock mundial entra para o grupo de artistas que foram pa-rar no videogame, o que deixa claro que esse tipo de jogo passou da fase de ser apenas uma tendência divertida para ser parte da estraté-gia de divulgação das gravadoras. Se eles não conseguem mais vender discos, o importante é vender a música em formatos mais acessíveis aos jovens, desde sempre o mais importante público consumidor de música.

O jogo é o segundo título da franquia a ho-menagear uma banda específica. O primeiro foi o festejado “Beatles Rock Band”, que ga-nhou as prateleiras em setembro do ano pas-sado. Título bastante emblemático, pois, após de trazer o quarteto de Liverpool para o for-mato, ficou ainda mais aberto o caminho para qualquer outra banda.

“Green Day Rock Band” aumenta ainda mais a disputa com “Guitar Hero” por grandes nomes do cenário pop. No outro lado do corner, o concorren-te tem apostado no metal e no hard rock para vencer a batalha. Entre outros títulos, o jogo da Activision já prestou homenagem ao repertório de bandas como o Metallica. douglas vieira

‘guitar hero’A experiência pode ser

um dos segredos. Criada em 2005, dois anos antes de “Rock Band”, a franquia tem mais jogos em seu re-pertório. A maioria, no en-tanto, anda tendenciosa a apostar mais na juventu-de do adversário.

Experiência, aliás, é mar-ca de seus principais trun-

fos. Os dois artistas mais recentes a assinar com eles e estrearem no ringue fo-ram metallica e van halen. Ambos chegaram às lojas em 2009. Um ano antes, a bola da vez foi o aerosmith (foto).

Por outro lado, é inegá-vel que a experiência nem sempre atrapalhe. São três bandas que ainda possuem

grande apelo de mídia e se revitalizam nesse formato.

Sem esquecer que os mais jovens também estão no alvo dos produtores de “Guitar Hero”. A grande aposta é “dj hero”, derivação voltada para a música eletrônica. No elenco de artistas con-templados no jogo, nomes consagrados pelo estilo, como daft punk.

‘rock band’A franquia tem dois títu-

los como destaque na dispu-ta com o concorrente “Guitar Hero”. O jogo dos beatles (foto) tem o objetivo claro de mirar o público mais adul-to, mas sempre com o trunfo de o amor pelo quarteto de Li-verpool quase sempre passar de pai para filho. O outro, o green day, tem como ca-racterística ter um bom de-sempenho tanto com os ado-lescentes cativados por “21st Century Breakdown” (2009) como com os mais velhos, que ouviam as músicas de “Dookie” (1994). Escolher duas bandas com alcance tão variado é sempre uma boa aposta e receita de sucesso.

E ainda vale lembrar que, nos planos futuros, estão contemplados muitos outros prováveis gladiadores do rock, que devem ganhar títu-los próprios de “Rock Band”. Entre os destaques, vale mencionar os prováveis u2, the who e queen.

estrelas na tela

12almanaquepapo sem cabeça editada por douglas vieira • [email protected]

13segunda-feira, 12 de julho de 2010

Jornal mensal ‘Ex-’ atacava a ditadura militar sem medo, com textos cômicos e provocações

Eles tinham a coragem

Entre 1973 e 1975, a luta contra o regime militar iniciado em 1964 ganhou um reforço bem-humorado. Era o jornal mensal “Ex-”, que conta-va com cérebros da oposição. Inde-pendentemente da causa, o veículo era também um manancial de textos primorosos e engraçados. E quem não teve o azar-sorte de ter vivido a época pode conferir a publicação em uma caixa especial recém-lança-da pela Imprensa Oficial, em parce-ria com o Instituto Vladimir Herzog.

O box reúne a reprodução de 20 exemplares, sendo os 16 publica-dos e também a 17ª edição, reco-

lhida pela censura; os jornais “Leia Mais Um” e “ex-tra”, com nomes di-ferentes para driblar os censores; e ainda um inédito e feito agora, que conta a história do jornal.

O editor da obra foi Dacio Nitrini, participante de todas as edições de “Ex-”. Ele trabalhou com nomes como Chico Buarque, Fernando Henrique Cardoso, Orlando Villas-Boas, Aguinaldo Silva, Claudia An-dujar, Elifas Andreato e Marcos Fa-erman, entre muitos outros.

Por R$ 140, a caixa está à venda nas livrarias e no site www.impren-saoficial.com.br. douglas vieira

O ator que deu vida a Hulk nos ci-nemas não estará na megaprodução “Os Vingadores”, que reunirá em um mesmo filme os principais heróis da Marvel – Capitão América, Homem de Ferro, Thor e o próprio Hulk. O longa, que deve estrear em maio de 2012, terá um orçamento bem polpudo, por conta do número elevado de pro-tagonistas. E foi exatamente esse o motivo que deixou Norton de fora. Com o bastante caro Robert Downey Jr. como Homem de Ferro, a Marvel vai apostar em atores de menos ex-pressão para os outros personagens.

Edward Norton está fora de ‘Os Vingadores’

Está no YouTube um especial da rede ABC sobre as partes 1 e 2 de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”. A emissora entrevista o elenco e revela imagens inéditas em trailers.

‘Harry Potter’ ganha novo vídeo na web

“Estou orgulhosa. É algo a que tenho me dedicado muito. Dinheiro é ótimo, mas ser reconhecida como letrista é o que me deixa mais animada”lily allen, 25

Sobre a trilha que está

compondo para o musical

“O Diário de Bridget Jones”

você ouviu Essa?

SIDINEI LOPES/FOLHAPRESS

expresso

A cantora kAty pErry é quem estampa a capa de agosto da edição inglesa da revista “Esquire”. Algu-mas das imagens feitas por yu tsai já circulam pela internet, e o making of também pode ser conferido no youtube.

Atração principal do fes-tival SWU em outubro, a banda de new metal linkin pArk anunciou que seu próximo álbum será lançado dia 14 de se-tembro. O quarto trabalho do grupo foi batizado de “A thousand Suns”.

Depois da notícia de que Javier Bardem e Jenni-fer lopez participarão do seriado musical “Glee”, o criador ryan Murphy anunciou outra surpresa: assim como fizeram com Madonna, BritnEy SpE-ArS será contemplada com um episódio especial na segunda temporada, que estreia em setembro.

REPRODUçãO

filme_O conto de fadas “A pequena Se-reia”, que fez sucesso em 1989 com sua ver-são animada, vai virar filme com atores de verdade. A empreitada é do diretor Joe Wright.

crime_Começa hoje o julgamento do crime que resultou na mor-te do rapper Sabotage, no 1º tribunal do Júri do Fórum Criminal da Bar-ra Funda. O réu é Sirlei Menezes da Silva, ex-in-terno da Febem que te-ria efetuado os quatro disparos que mataram Sabotage em 2003.

Detalhe de uma das capas de “Ex-”

Tudo que é demais enjoa. Foi assim nos anos 90: depois de uma década de excessos e a descoberta dos efeitos especiais “incríveis” (visualizou o clipe “Girls Just Wanna Have Fun”, da Cyndi Lauper?), a galera não aguentou e seguiu para uma década de pura simplicidade.

E me vi refletindo sobre o momento atual. Hoje você pega uma mistura de influências, joga tudo no liquidificador e sai um estilo novo. Mas sempre acaba surgindo um novo rótulo, afinal, a gente tem necessidade de nomear as coisas: emos, hipsters e, agora, a galera do happy rock. Seja como for, estamos novamente vivendo uma época exagerada. Muitas cores vibrantes, brilho em um só look (agora pense em “Telephone” da Lady GaGa).

E, se você correr para o site lookbook.nu, vai ver que já tem gente voltando para o visual noventista: shorts jeans, blazer, camiseta branca, cabelo natural.

Qual será o futuro dos estilos? Será que os adeptos do happy rock vão virar góticos e a Lady GaGa vai sair de jeans e camiseta? Qual será a próxima novidade? Será que ainda é possível inovar ou só reinventar?LINK [http://migre.me/Vhy9] um pouco de

cultura dark.

Os anos 90 estão de volta. Qual é o seu estilo?

lucas lima/mtvjuliana mota/mtv

Scrap por MariMoon www.twitter.coM/MariMoon

Descartar um aparelho eletrônico pode ser um crime contra o ambiente; descubra locais que dão destino certo aos aparelhos

E-lixo no lugar certo

endrigo chiri Braz do boletim B-coolt.com

o lixo eletrônico vai muito além dos spams, ví-rus e e-mails indesejados. o que você fez com o laptop que queimou e ficou mais barato comprar um novo? E aquele iPod que deixou de funcionar? se a resposta é no lixo de casa, errou feio.

criado em dezembro de 2009, o cedir (centro de Descarte e Reuso de Resíduos de informática), lo-calizado em um galpão de 400 m2 na universidade de são Paulo, é uma iniciativa do centro de compu-tação Eletrônica (ccE) da usP que surgiu de um pro-jeto realizado em junho de 2008 pelos funcionários da unidade. Em um único dia, a operação Descarte legal coletou mais de cinco toneladas de peças e equipamentos eletroeletrônicos obsoletos.

E os números são mesmo alarmantes: segundo a Fundação Getulio vargas, foram comercializados 12 milhões de computadores em 2008, e a anatel registrou a venda de 21 milhões de celulares no mesmo período. segundo mauro cesar Bernardes, diretor do ccE da usP, as máquinas que não po-dem ser reaproveitadas passam por um processo de separação das partes para serem encaminha-das aos seus respectivos recicladores.

“o problema maior é em relação à contamina-ção do solo, uma vez que um computador tem uma série de componentes tóxicos, caso do chumbo presente nos tubos dos monitores.” o cedir foi criado para atender a demanda da universidade, mas a pedido da população passou a aceitar equi-pamentos eletrônicos de moradores da região.

como o centro não tem capacidade para re-solver o problema de reciclagem eletrônica da cidade toda, mauro indica o projeto e-lixo maps (http://www.e-lixo.org), que aponta pontos de co-leta a partir do cEP da pessoa. Cedir: é preciso agendar a entrega do lixo eletrônico pelo tel. 3091-6454 ou pelo e-mail [email protected]

Fique esperto

Para você ter uma ideia do estrago causado pelo seu aparelho eletrônico dispensado sem consciência, visite o site Step – Solving the E-waste Problem (http://www.step-initiative.org). A página apresenta dados alarmantes sobre o estrago que um PC velho pode causar.

O “Acesso MTV” vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h

14combo segunda-feira,12 de julho de 2010

guia de assuntos aleatórios editada por cleide floresta • [email protected]

Quadrinhos laerte Horóscopo sUsaN MIllerwww.astrologyzoNe.coM

ARIES

TOURO

GÊMEOS

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

SAGITARIO

CAPRICORNIO

AQUARIO

PEIXES

ARIES

TOURO

GÊMEOS

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

SAGITARIO

CAPRICORNIO

AQUARIO

PEIXES

ARIES

TOURO

GÊMEOS

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

SAGITARIO

CAPRICORNIO

AQUARIO

PEIXES

ARIES

TOURO

GÊMEOS

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

SAGITARIO

CAPRICORNIO

AQUARIO

PEIXES

ARIES

TOURO

GÊMEOS

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

SAGITARIO

CAPRICORNIO

AQUARIO

PEIXES

ARIES

TOURO

GÊMEOS

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

SAGITARIO

CAPRICORNIO

AQUARIO

PEIXES

ARIES

TOURO

GÊMEOS

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

SAGITARIO

CAPRICORNIO

AQUARIO

PEIXES

ARIES

TOURO

GÊMEOS

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

SAGITARIO

CAPRICORNIO

AQUARIO

PEIXES

ARIES

TOURO

GÊMEOS

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

SAGITARIO

CAPRICORNIO

AQUARIO

PEIXES

ARIES

TOURO

GÊMEOS

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

SAGITARIO

CAPRICORNIO

AQUARIO

PEIXES

ARIES

TOURO

GÊMEOS

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

SAGITARIO

CAPRICORNIO

AQUARIO

PEIXES

ÁRIES (de 21/3 a 19/4) Esta será uma fase espeta-cular. Muita agitação e diversão estão no horizonte próximo. Se você pensa em dar boas-vindas a uma nova pessoa em sua casa ou despedir-se de alguém, este é o momento para acelerar o processo.

TOURO (de 20/4 a 20/5) A Lua Nova que ocorre anu-almente em sua zona de comunicação aconteceu ontem e te energizou. Ela realça ainda mais a sua ne-cessidade de se expressar e estimula seus sonhos. Reflita sobre as mensagens que a sua psique envia.

GÊMEOS (21/5 a 21/6) Um negócio lucrativo pode ga-nhar impulso após a Lua Nova, que aconteceu ontem em seu setor financeiro. E Plutão, o planeta das rique-zas, entra em sua casa do dinheiro, enfatizando a pos-sibilidade de uma metamorfose financeira na sua vida.

CÂNCER (22/6 a 22/7) Graças à Lua Nova de ontem, em Câncer, você recebe um presente de aniversário celestial: um novo começo. Pense no futuro e invista em medidas simbólicas que podem ter grandes re-percussões a longo prazo.

LEÃO (de 23/7 a 22/8) A Lua Nova de ontem te trouxe calma, mas hoje você terá que matar vários dragões. Com a Lua em Leão e a influência de Júpiter e Urano, você terá muita energia e vitalidade para encarar es-ses desafios. E o seu esforço será reconhecido.

VIRGEM (de 23/8 a 22/9) Vênus e Marte em Virgem estarão iluminando a sua aura e o enchendo de vitali-dade. O eclipse solar de ontem faz desses dias um dos períodos mais auspiciosos do ano para estabelecer metas e fazer planos. Não deixe essa chance passar.

LIBRA (de 23/9 a 22/10) A Lua Nova de ontem em sua casa da carreira sugere que sua reputação pode estar em ascensão no trabalho. Uma oportunidade que aparecerá pode ser exatamente o que você está procurando, mas vai demandar trabalho árduo.

ESCORPIÃO (de 23/10 a 21/11) Não guarde suas ideias para si mesmo, este é um excelente dia para repartir seus pensamentos com outras pessoas, em casa e no trabalho. Mercúrio, o regente da linguagem, favorece uma conversa com um chefe, mentor ou supervisor.

SAGITÁRIO (de 22/11 a 21/12) A Lua Nova em sua casa de renascimento pode ser um indicativo de mu-danças a curto prazo. Você pode investir em novas parcerias ou encontrar um novo sócio. Crie coragem para explorar novas possibilidades.

CAPRICÓRNIO (de 22/12 a 19/1) O eclipse de ontem em certas partes do planeta pode trazer novidades para o seu relacionamento. Se você está envolvido com alguém enfrentando um problema, o vínculo en-tre vocês pode até se aprofundar.

AQUÁRIO (de 20/1 a 18/2) Um trabalho, um projeto de aperfeiçoamento ou a procura de emprego vai absor-ver seu interesse e consumir seu tempo. As próximas semanas serão um período excitante e com progres-sos impressionantes em várias áreas.

PEIXES (de 19/2 a 20/3) Se você tem esperança de en-contrar alguém, a Lua Nova de ontem pode ter sido um bom prenúncio. Com o Sol em sua casa do romance, e Vênus e Marte na parte do seu mapa que rege as par-cerias, você vai atrair pessoas e criar novas alianças.

ARIES

TOURO

GÊMEOS

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

SAGITARIO

CAPRICORNIO

AQUARIO

PEIXES

“escorpiano: não guarde para você suas ideias; este é um momento excelente para dividircom as outras pessoas seus pensamentos”

15etceterasegUNda-feIra, 12 de jUlho de 2010

PALAVRAS CRuzAdAS diretas

Diretora de Redação: Noelly Russo. Editores Executivos: Kike Martins da Costa e Mauricio Xavier. Editor de Arte: Fabio Machado. Diretor de Logística e Distribuição: Gilberto Brito. Equipe de Logística/ Distribuição: José Freitas, André Caporrino, Cintia Mazon e Fabricio Vietri. Diretor Comercial: Cláudio Prado. Gerente Comercial: Daniela Sosigan. Executivos de Publicidade: Cidinha Castro, Daniela Batistela e João Meyer. Planejamento publicitário: Renato Portela. ANUNCIE: 3866-5448/[email protected]: 150 mil exemplares. Auditado pela . Impresso nas gráficas Abril e ProlMTV (C) 2010 Viacom International Inc. Licenciado exclusivo para a Abril Radiodifusão S.A

nº de matrícula [email protected]. Dr. Arnaldo, 1.975São Paulo, CEP 01255-000tel.: 11 3871-8311

© Revistas COQUETELwww.coquetel.com.br

Jogos demira

comunsem bares

Descargaelétrica

naatmosfera

A daInglaterraé a libraesterlina

Móveltambémchamadode bufê

Copaeuropeiade futebol

(sigla)

O últimodente

molar, nohomem

Loja dealuguéisde vídeos

e DVD

São infor-mados nocurrículo

Poemaslíricos

atribuídosa Davi (Bíb.)

Aldeia,em tupi

A arte dadança

clássica

Área emque atuouAlexanderMcQueen

Estruturadupla noteco-teco

Unidadede vendade meias

Pop (?), vanguarda

de AndyWarhol

Alimentoproduzido

emapiários

(?)Sandler,

comedian-te

AndersonCooper,

jornalistados EUA

Museu noParque doFlamengo

(sigla)

Enfeitedispostoem jarros

Peça decontrolede uma

montaria

De (?): deesguelha

(?) terrestre, causade mutila-ções emAngola

Sofremuma de-vastação popula-cional

devido àepidemiade AIDS

Grupo po-licial abor-

dado nofilme Tro-pa de Elite Cantor

homenageado emexposição na Oca do

Parque Ibirapuera

R

D

S

3/art — asa. 4/moda — raio — uefa.

BANCO

RMAULMDADOSPESSOAIS

PAISESAFRICANOSRODRASAASADTABAMODALL

BOPEADAMOMAMSAFLORARREIO

ROBERTOCARLOS

erramos: Diferente do publicado dia 7, o Brasil era o único campeão fora de seu continente por ganhar a Copa em 1958 (Suécia) e 2002 (Coreia e Japão)