Esporte Pouso Alegre - Edição Eletrônica 3

6
! Domingo é dia de decisão na Pré-Copa COE. A rodada define as três equipes para a fase de grupos. Página 3 Dia D Pouso Alegre | Sábado, 19 de fevereiro de 2010 | Edição eletrônica 3 www.esportepousoalegre.blogspot.com A dona da bola Showgirl. Depois de encantar os pousoalegrenses, chegou a hora de Marcelinha brilhar em São Paulo. A atleta conquistou a grande chance de sua vida: jogar por um time profissional. Página 4

description

A terceira edição do Esporte Pouso Alegre mostra tudo o que aconteceu nas partidas da Pré-Copa COE, além de informações sobre a reforma do Manduzão e claro, uma entrevista com Marcelinha, a estrela do futebol feminino pousoalegrense, que agora terá a chance de ir jogar em São Paulo, na equipe do CA Juventus.

Transcript of Esporte Pouso Alegre - Edição Eletrônica 3

Page 1: Esporte Pouso Alegre - Edição Eletrônica 3

! Domingo é dia de decisão na Pré-Copa COE. A rodada define as três equipes para a fase de grupos. Página 3

Dia DPouso Alegre | Sábado, 19 de fevereiro de 2010 | Edição eletrônica 3 www.esportepousoalegre.blogspot.com

A donada bola

Showgirl. Depois de encantar ospousoalegrenses, chegou a hora deMarcelinha brilhar em São Paulo. A atleta conquistou a grande chance de sua vida:jogar por um time profissional. Página 4

Page 2: Esporte Pouso Alegre - Edição Eletrônica 3

João do Karatê é o organizador do evento Ronaldo, o fenômeno

2 Aquecimento Pouso Alegre | Sábado, 19 de fevereiro de 2010 | EPA

Os textos publicados no Esporte Pouso Alegre nãopodem ser reproduzidos sem prévia autorização.

Redação, edição e diagramaçãoCarlos Manoel | MTB 14383 JP

[email protected] | (35) 8858.5951

Copa BiolabOpiniãoCarlos Manoel

Os amantes do futebol foram pegos de surpresa no início desta semana. Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Fenômeno anunciou o fim de sua carreira. Foram 18 anos encantando o mundo da bola com sua genialidade e superando obstáculos. Infelizmente, nada é para sempre. Mas, e o come-ço? Alguém se lembra quando Ronaldo disputou sua primeira partida? Para homenagear o craque, o EPA buscou a informação e descobriu que o maior artilheiro de todas as Copas fez sua estreia no Sul de Minas, ao lado de um ex-atleta do PAFC, Nonato. E por falar no Dragão, o rubro-negro mais querido da região pode disputar a Segundona este ano, como o EPA adiantou em sua última edição. Dessa vez, uma entrevista com João do Karatê mostra que a prefeitura pretende reformar o Manduzão, fato que favorece a volta do Pouso Alegre FC para a competição estadual. Vamos ficar na torcida, assim como para Marceli-nha, a showgirl do futebol feminino, que agora vai para São Paulo, realizar seu sonho. Sucesso a ela e boa leitura!

Nos próximos dois dias Pouso Alegre será a capital brasileira do kara-tê. Mais de mil atletas dos quatro cantos do país vão participar da 9ª edição da Copa Brasil Biolab de Kara-tê. Segundo o organizador do evento e também secre-tário de Esportes e Lazer do município, João Batista Rodrigues, o João do Kara-tê, os competidores devem lotar todos os leitos dos ho-téis pousoalegrenses, além de ocuparem as dependên-cias de algumas escolas da cidade.

“Este campeonato ganhou destaque nacional. Hoje ele faz parte do pre-

paro dos esportistas para iniciar seu ciclo de gran-des competições, além de servir como uma for-ma de incentivo aos alu-nos que estão iniciando sua carreira e almejando grandes conquistas”, co-menta João do Karatê. A 9ª Copa Brasil Biolab de Karatê é uma iniciativa do Projeto Esporte Solidá-rio Minas Kan/Biolab, de Pouso Alegre, que incenti-va centenas de jovens de baixa renda a adotar uma prática esportiva e será realizado no ginásio po-liesportivo do Colégio São José, nos dias 19 e 20 de fevereiro.

FenomenalOs apaixonados por

futebol pararam em frente aos aparelhos de TV na últi-ma segunda-feira (14) para acompanharem uma cole-tiva de imprensa. Do outro lado do televisor, na mira de centenas de câmeras e rodeado por repórteres do mundo todo, estava Ronal-do Luís Nazário de Lima, o Ronaldo Fenômeno. O ata-cante que até então defen-dia as cores do Corinthians anunciou o fim de sua bri-lhante carreira de jogador. Bi-campeão mundial com a Seleção Brasileira, 1994 e 2002, maior artilheiro de todas as Copas, com 15 gols, o atacante defendeu em praticamente 18 anos de carreira, alguns dos maiores clubes do planeta, como Barcelona, Internazio-nale, Real Madrid e Milan e é considerado por muitos como o melhor camisa 9 da história do futebol mundial. Mas, onde Ronaldo come-çou a jogar futebol profis-sionalmente? A resposta está mais perto do que se possa imaginar.

No dia 25 de maio de 1993, uma noite fria no es-tádio Dr. Ronaldo Junquei-ra, o Ronaldão, em Poços de Caldas, o jovem Ronaldo, na época chamado de Ronaldi-nho, entrava em campo pela primeira vez como atleta profissional. A partida entre Caldense e Cruzeiro, válida

pela 6ª rodada do returno do Campeonato Mineiro, marcou a estreia de um jo-gador que viria a ser con-siderado um fenômeno da bola pouco tempo depois. O Cruzeiro venceu o duelo contra a Caldense por 1 a 0, com gol de Ramón Menezes, que atualmente defende a equipe do Joinville. Em sua partida de estreia, Ronaldo entrou em campo com a ca-misa 11 – a 9 foi usada pelo desconhecido Daniel. Outro atleta que também partici-pou desse jogo histórico, foi o lateral-esquerdo Nonato, ídolo celeste, que brilhante-mente defendeu as cores do Pouso Alegre FC.

Page 3: Esporte Pouso Alegre - Edição Eletrônica 3

3FutebolEPA | Sábado, 19 de fevereiro de 2010 | Pouso Alegre

Oito equipes, quatro duelos e apenas três vagas. A Pré-Copa COE, que vem sendo realizada no campo do Polvilho Três Irmãos, no bairro dos Afonsos, chega a suas partidas decisivas neste domingo (20). A re-pescagem que está sendo disputada desde o último dia 6, vai definir as equipes classificadas para a fase de grupos do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, que já con-ta com outras 29.

Napoli , Santarritense, Natércia, Desportiva Borda-matense, Mandu, Pousoale-grense, Alcabyte e Guarani brigam pelas três vagas. De acordo com o regulamento da competição, para definir as melhores equipes para a próxima fase, serão utiliza-dos os critérios de desem-pate como, saldo de gols, número de gols marcados e a soma dos cartões. De-vido ao número de vagas, mesmo a equipe vencendo, pode ficar fora do campeo-nato.

As partidas come-çam a ser disputadas às 9h30min, com a equipe do Napoli enfrentando o San-tarritense, que vai estrear na repescagem – garantiu vaga nesta última fase atra-vés do sorteio. Logo depois, às 11h30min, Natércia faz o duelo regional com a Desportiva Bordamatense e às 13h30min, o Mandu enfrenta o Pousoalegrense. Para finalizar a rodada e a Pré-Copa COE, a Alcabyte joga contra o Guarani, às 15h30min.

A hora da decisãoRodada deste domingo (20) vai definir os três últimos classificados para a fase de grupos da Copa COE

Emoção nos últimos duelosAs três últimas equi-

pes que garantiram vaga na fase final da Pré-Copa COE foram conhecidas no último domingo (13). Gua-rani, Pousoalegrense e Des-portiva Bordamatense se classificaram após disputa-rem duelos emocionantes. O Guarani eliminou o São Cristóvão com um gol no úl-timo lance. Lucas e Clemil-son marcaram para o São Cristóvão. Renato, Antônio e Alan fizeram os gols a fa-vor do Guarani. 3 a 2 para a equipe do bairro Chaves.

A segunda partida do dia foi entre as equipes do São João e Pousoalegrense. Reinaldo abriu o placar co-brando pênalti. Pouco tem-po depois, o mesmo Reinal-do em jogada individual fez o segundo. O Pousoalegren-se conseguiram descontar com Guilherme e empatar com Liniker. Na segunda etapa, a equipe manteve o padrão de jogo e a virada aconteceu. O responsável por isso foi Rafael, que en-trou no intervalo e marcou dois belos gols: 4 a 2.

O último duelo foi marcado pelo equilíbrio. Atlético Gabiroval e Despor-tiva Bordamatense fizeram o melhor jogo da Pré-Copa COE até o momento. Silas, o lateral esquerdo da equi-pe de Borda abriu o placar e na segunda etapa, Zóio, a estrela atleticana empatou. Com o resultado a decisão da vaga foi para os pênaltis. Nas cobranças, Toddynho, o goleiro da Desportiva agar-rou dois pênaltis e levou sua equipe para a fase final da Pré-Copa COE.

O Guarani levou a melhor sobre o São Cristóvão e agora vai pegar a Alcabyte

NúmerosEm sete partidas dis-

putadas pela Pré-Copa COE 2011, foram marcados 22 gols, um média de 3,14 por duelo. O número é consi-derado baixo, comparado com os jogos da Copa COE. O equilíbrio nas partidas da repescagem é motivado pe-las circunstâncias do cam-peonato. Por se tratar de jogos eliminatórios existe um respeito grande entre as equipes. “É difícil uma equi-pe se arriscar, pois em duelo de mata-mata não se pode errar”, comenta Clóvis Mas-safera Pereira, presiden-te da COE e da Acelempa, entidades que promovem a competição. Para ele, a cultura do futebol brasileiro engloba as equipes amado-ras que participam da com-petição pousoalegrense. Se-gundo Clovis, muitas vezes os atletas se preocupam mais em não levar gols, do que fazer, levando a igual-dade nos placares.

Em 2008, das 14 par-tidas de mata-mata dispu-tadas, sete foram para os pênaltis. No ano seguinte, foram disputadas novamen-te 14 duelos, sendo que seis acabaram nas cobranças de penalidades. Em 2010, os números caíram, mas o equilíbrio dos jogos perma-neceu. Na última edição da Copa COE, dos 13 jogos eli-minatórios, três foram para a disputa de pênaltis. Na re-pescagem, este ano, das seis partidas jogadas (um jogo foi vencido por WO), três acabaram nas penalidades.

Page 4: Esporte Pouso Alegre - Edição Eletrônica 3

4 Futebol Pouso Alegre | Sábado, 19 de fevereiro de 2010 | EPA

20 de junho de 1994. Neste dia, o Brasil entrou no Stanford Stadium, em Pala Alto, Califórnia, Esta-dos Unidos da América para enfrentar a Rússia. Enquan-to, Romário e Raí marcavam os gols da vitória do Brasil por 2 a 0 no duelo válido pela primeira fase da Copa do Mundo, em Pouso Alegre nascia Marcela de Cássia Barreto Guedes, a Marceli-nha, estrela do futebol femi-nino de Pouso Alegre.

16 anos depois, Ro-mário e Raí já penduraram as chuteiras e Marcela con-quista a grande chance de sua carreira. A jovem que começou a jogar futebol no campo de areia do bairro São Camilo e passou pela equipe da AABB, participou na última semana de um teste no CA Juventus, tra-dicional clube de futebol da capital paulista. E durante a avaliação, Marcelinha se destacou, chamando a aten-ção da comissão técnica da equipe feminina do CA Ju-ventus.

“Estava muito nervosa antes de começar a peneira, mas depois que toquei na bola, fiquei tranquila e gra-ças a Deus, deu tudo certo. Agora posso realizar meu sonho”, comemora Marcela,

De olhono futuro

Marcelinha, a estrela do futebol feminino de PA, terá a chance de se tornar atleta profissional em São Paulo

que deve permanecer em Pouso Alegre até o fim de fevereiro. Sua ida para São Paulo depende agora de pequenos detalhes, dentre eles, definir a escola onde a atleta vai dar continuidade aos seus estudos.

Em relação a futebol, Marcelinha terá a oportu-nidade de se dedicar dia-riamente aos treinamen-tos e preparação física. De acordo com a atleta, o nível técnico e físico é diferente do que ela está acostuma-da, mas que com o tempo ela vai conseguir alcançar as demais atletas. “Terei a oportunidade de me dedi-car mais. Vou viver para o futebol e isso vai facilitar bastante”, completa.

Para Marcelinha, além das dificuldades de adapta-ção dentro de campo, outra que ela vai encontrar será a distância da família e ami-gos. “Fico com o coração apertado em saber que vou ficar longe das pessoas que gosto, mas tenho certeza que esse sacrifício será váli-do, pois estou indo em bus-ca do meu sonho”, comenta a jovem, que pretende um dia vestir a camisa da Se-leção Brasileira e jogar ao lado da “Rainha do futebol”, Marta.

Olho

no

lanc

e!

Page 5: Esporte Pouso Alegre - Edição Eletrônica 3

Pouso Alegre | Sábado, 19 de fevereiro de 2010 | EPA 5Marcelinha

A ida da Marcelinha para o CA Juventus se deve também ao apoio que a atleta sempre teve do seu primeiro treinador, Clóvis Massafera Pereira. “Pai”, como é chamado pela jo-vem, a descobriu há dois anos quando foi dar início em seu trabalho na equipe da AABB. Durante esse perí-odo, viu Marcelinha marcar 48 gols e se destacar nos diversos campeonatos que participaram.

No fim do último ano, Clóvis conheceu Emily Lima, diretora do departa-mento de futebol feminino do CA Juventus, e a oportu-nidade de levar Marcelinha e demais garotas para o tes-te surgiu através desse con-tato. “No início de fevereiro ela ligou para mim, para saber se eu tinha interesse em levar algumas garotas de Pouso Alegre para parti-ciparem da peneira. Vi que essa era uma grande chan-ce para as jogadoras da ci-dade, entre elas, a Marcela”, comenta Clóvis.

O TESTE

O treinador da AABB levou 10 garotas para par-ticiparem do teste em São

Clóvis Massafera Pereira, o descobridordo talento é um dos responsáveis pela

conquista da jovem atleta de PA

Paulo. Quando chegaram na capital paulista, primei-ro conheceram a estrutura do clube da Mooca e depois foram jogar. Ao todo treina-ram por duas horas com as próprias jogadoras do CA Juventus. Além de Marceli-nha, outras duas atletas le-vadas por Clóvis Massafera foram aprovadas: Carioca e Covinha. A primeira tem 21 anos e já passou pela equi-pe feminina do Vasco da Gama/RJ, já a segunda, tem apenas 15 anos e sempre jogou pela AABB.

No entanto, das duas, apenas a Carioca ficará trei-nando junto com a equipe do CA Juventus. Covinha ainda não poderá ir para São Paulo devido a sua idade - é permitido apenas maiores de 16 anos. Mas, no próximo ano, a atleta que mora no bairro São João deve fazer companhia a Carioca e claro, Marceli-nha. “A Covinha é uma atle-ta de muita qualidade, pa-recida com a Marcela. Ano que vem certamente estará fazendo parte do elenco do Juventus. Enquanto isso vai continuar treinando com as outras meninas da AABB e desenvolvendo seu futebol”, completa Clóvis.

Momentos marcantes da jovem Marcelinha. Em 2010, a atacante disputou a Copa COE

Feminina e foi considerada o grandedestaque da competição. Abaixo alguns

momentos da carreira da atleta .

Page 6: Esporte Pouso Alegre - Edição Eletrônica 3

6 Mais esportes Pouso Alegre | Sábado, 19 de fevereiro de 2010 | EPA

Manduzão pode receber reformaInaugurado em 1997,

o estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Man-duzão é considerado por muitos como um “elefante branco”. Sem poder rece-ber partidas de futebol pro-fissional devido à falta de laudos de segurança e es-trutura, os problemas com o Manduzão podem estar acabando. De acordo com o secretário de Esportes e La-zer, João Batista Rodrigues, o João do Karatê, a busca por parceiros para viabili-zar uma reforma do estádio já começou e em breve Pou-so Alegre poderá voltar a receber jogos oficiais.

“O prefeito Agnaldo Perugini baixou uma por-taria para sabermos o esta-do em que o Manduzão se encontra. Estamos fazen-do um levantamento junto com outras secretarias do município, para depois bus-carmos parceiros para rea-lizar uma reforma no local”, afirma João do Karatê. Os parceiros, segundo ele, já estão apalavrados, mas por questões estratégicas, ainda não podem ser anunciados.

Caso o Manduzão venha a ser reformado, as equipes profissionais de futebol da cidade poderão mandar seus jogos em Pou-so Alegre, evitando assim

Manduzão pode ter seus problemas resolvidos em breve, garante João do Karatê

um gasto maior com via-gens para outras cidades da região. Para João do Karatê, a melhoria no estádio vai ajudar não apenas o futebol, considerado a paixão dos brasileiros, mas também os demais esportes praticados no município, caso do atle-tismo.

“Pretendemos trans-formar o Manduzão no pal-co do esporte regional. Com isso, qualquer equipe de futebol, seja ela de Pouso Alegre ou dos grandes cen-tros, vai ter a oportunidade de mandar seus jogos na ci-dade”, comenta o secretário. João do Karatê disse ainda que seu trabalho não é prio-rizar nenhum esporte, mui-to menos algum clube, mas sim contribuir com todas as modalidades. “A reforma do Manduzão não vai ajudar o PAFC, mas também o Gua-rani, o Sul Minas, ou outro que se interessar em jogar na cidade”, completa.

Prefeitura de PA, através da Secretaria de Esportes e Lazer busca parcerias para viabilizar a obra no estádio

A participação das três equipes de Pouso Ale-gre na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro este ano depende da reforma do estádio Manduzão. Segun-do informações, os clubes

Equipes de PA dependem do estádio para disputarem a Segundanão pretendem participar do certame estadual, caso tenham que mandar seus jogos em outras cidades da região, o que aconteceu nos últimos dois anos, quando as equipes pousoalegrenses

foram obrigadas a mandar seus jogos em Poços de Cal-das, no estádio Ronaldão e Santa Rita do Sapucaí, o Erasmo Cabral.

De acordo com dire-tores dos clubes, isso au-

menta consideravelmente as despesas das equipes e impede que a torcida possa acompanhar os jogos, pois muitos não tem condições de se deslocaram para ou-tras cidades.