Esquadrias Obras para Vidraçaria ou Serralheria?...

4
Minicurso na Newton Paiva Macetes e Pegadinhas do eSocial – com Ricardo Gabriel – Analista de projetos da FIEMG Página 2. Página 4. Obras para Vidraçaria ou Serralheria? Entrevista com Luis Claudio Vieste Coordenador Técnico da AFEAL Página 3. Agenda – AMVID Eventos, cursos e minicursos Se liga, setor Vidreiro: Edição Nº 49 Setembro Outubro de 2018 INFORMATIVO Publicação da Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Beneficiadores do Vidro Esquadrias

Transcript of Esquadrias Obras para Vidraçaria ou Serralheria?...

Page 1: Esquadrias Obras para Vidraçaria ou Serralheria? INFORMATIVOamvid.com.br/wp-content/uploads/2018/10/JORNAL_AMVID_2018_Set... · a NBR-10821 – Esquadrias externas para Edifi cação.

Minicurso na Newton Paiva

Macetes ePegadinhas doeSocial – comRicardo Gabriel –Analista deprojetos da FIEMGPágina 2.

Página 4.

Obras para Vidraçariaou Serralheria?Entrevista comLuis Claudio ViesteCoordenador Técnico da AFEALPágina 3.

Agenda – AMVIDEventos, cursos e minicursos

Se liga, setor Vidreiro:

Edição Nº 49SetembroOutubrode 2018

INF

OR

MA

TIV

OEdição Nº 49

SetembroOutubrode 2018

Pu

bli

ca

çã

o

da

Ass

oc

iaç

ão

M

ine

ira

d

o

Co

rcio

Ata

ca

dis

ta,

Va

reji

sta

e

d

os

Be

ne

fic

iad

ore

s d

o V

idro

Esquadrias

Page 2: Esquadrias Obras para Vidraçaria ou Serralheria? INFORMATIVOamvid.com.br/wp-content/uploads/2018/10/JORNAL_AMVID_2018_Set... · a NBR-10821 – Esquadrias externas para Edifi cação.

A maioria das empresas vi-dreiras já está familiarizada,

e é até um tanto quanto arredia, quando ouve alguns termos. Sis-tema Público de Escrituração Digital (SPED) e eSocial são dois deles que apesar de serem am-plamente divulgados e discutidos, sempre parecem vir “dar trabalho” para as empresas. O que quere-mos aqui é propor outro olhar, o dos benefícios após os desafi os!

Com o SPED, instituído em 2007, as empresas passaram a ter várias informações organizadas e compartilhadas eletronicamen-te com o governo, que passou a ter maior controle e agilidade das informações contábeis e fi scais das empresas. Aos poucos outras áreas estão sendo incorporadas ao SPED e o eSocial é uma delas. Segundo o analista de projetos da Federação das Indústrias do Es-tado de Minas Gerais - FIEMG e coautor dos livros “eSocial prático para Gestores”, “Rotinas traba-lhistas no eSocial” e “eSocial nos processos de Higiene e Seguran-ça do Trabalho”, Ricardo Alexan-der Gabriel, o eSocial é a parte que pretende simplifi car e unifi car

eSocial - Desafi os para as empresas vidreiras

Estamos às vésperas do 9º Tecnovidro. Até aqui aproximadamente 3500 pessoas receberam informações sobre vidros espe-ciais, acessórios inovadores, normas técni-cas, projetos, fabricação manual e instala-ção de vidros especiais. De 2010 a 2018 já realizamos o evento no interior do estado e já trouxemos vidraceiros de várias cidades para prestigiar o evento em Belo Horizonte. Fomos de grandes palestras para ofi cinas que per-mitem mais integração e aprendizado. Nas ofi cinas, propusemos atividades práticas e interativas e até fi zemos uma peça de teatro que marcou a 7ª edição! Como vimos, inova-ção é a palavra que traduz o Tecnovidro!

Na edição que acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro, ao invés de falar de vidros especiais, vamos falar das estruturas espe-ciais. Em um curto espaço de tempo vimos fachadas com vidros especiais e envidra-çamentos ganharem as construções. Vimos também serralherias assumirem esses proje-tos e muitas vidraçarias despreparadas para esse tipo de trabalho. Nas ofi cinas e palestras de 2018 queremos proporcionar informações sobre esquadrias que possam ajudar o vidra-ceiro a reposicionar o negócio no mercado da construção civil.

O outro objetivo que sempre fez parte do propósito do Tecnovidro e da missão da AMVID, é o de fazer com que todo o setor vidreiro atue dentro das Normas Técnicas. Nesta edição não será diferente, pois os er-ros no uso de vidros fora das normas neces-sárias à segurança dos clientes, continuam acontecendo de forma irresponsável, apesar de todo o trabalho já realizado pelas entida-des nacionais e regionais!

Encerro essa coluna torcendo para que os participantes do evento saiam de lá repensando serviços e produtos a partir da necessidade do cliente que, como bem diz a palestra do Sebrae, já está no século XXI. Me pergunto - as empresas vidreiras, em que século estão?

INFORMATIVOINFORMATIVO2

INF

OR

MA

TIV

O

Presidente da AMVID: Eduardo Alonso Ferreira Sales • Vice-presidente da AMVID: Leonardo Braz • Jornalista-responsável: Alessandra Rodrigues • Projeto gráfi co e diagramação: Técnica Composição e Arte Ltda.Tiragem: 2.000 exemplares. Contatos: (31) 2551-4447 • www.amvid.com.br

EXPEDIENTE:Publicação da Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Benefi ciadores do Vidro - AMVID

O 9º Tecnovidrojá está aí!

Palavra do Presidente

a entrega das obrigações traba-lhistas, previdenciárias e fi scais junto ao Estado. Logo, dará mais transparência e segurança à re-lação empregador e emprega-do. “Os arquivos eletrônicos serão enviados apenas para um lugar, o que substituirá gradativamente a RAIS, a DIRF, o CAGED a SEFIP e outras obrigações que geram um trabalho enorme de todos os departamentos Pessoais, de RH e de Segurança no Trabalho de qualquer escritório ou empresa do Brasil”, afi rma Gabriel.

Já que nada muda na legisla-ção em função do eSocial, é hora de preparar a empresa para a nova rotina que consiste na mudança no modo de entrega, na atenção aos prazos e às infor-mações! Ricardo Ga-briel deixa Macetese Pegadinhas do e-Social para as em-presas Vidreiras.

Macetes:

Pegadinhas:

Fale com Ricardo Alexander Gabriel

e-mail:rgabriel@fi emg.com.br

Telefone:(31) 3263-4207

Macetes:

Pegadinhas:

1 Sempre transmitir as informações com antecedência, para evitar im-

previstos que podem impossibilitar o envio das informações dentro do prazo.

2 Manter contador e empresas ter-ceirizadas que realizam exames

periódicos e o responsável por gestão de pessoas da empresa atentos às in-

formações fornecidas para não gerar inconsistências.

3 Informar toda e qualquer movi-mentação dos profi ssionais da

empresa corretamente no sistema, como férias, outros tipos de afasta-mentos como doenças, acidentes do trabalho e desligamento, por exemplo.

Pegadinhas:

1Fique atento às datas informadas no sistema. Elas serão facilmente

confrontadas com aquilo que já foi en-viado de cada trabalhador, impedindo informações divergentes.

2Esteja em dia com as exigências de Segurança do Trabalho. Ela garante

a segurança do trabalhador no ambien-te de trabalho e a da empresa junto aos entes participantes do projeto.

3A folha de pagamento deve ser precisa nas informações (pro-

ventos, descontos). Não dê margem para dúvidas com pagamento dehonorários ou benefícios quenão possam ser informados aoFisco.

4Encargos trabalhistas não calcu-lados serão facilmente identifi -

cáveis e no fi nal de cada período será o governo que informará o quanto o empregador deve de encargos base-ado naquilo que foi enviado do pe-ríodo.

Page 3: Esquadrias Obras para Vidraçaria ou Serralheria? INFORMATIVOamvid.com.br/wp-content/uploads/2018/10/JORNAL_AMVID_2018_Set... · a NBR-10821 – Esquadrias externas para Edifi cação.

AMVID: Hoje é impossível falar em vidro e não associá-lo às gran-des fachadas. Você acredita que é possível que as vidraçarias perma-neçam no mercado sem incorpora-rem os sistemas mais estruturados ao mix de produtos?

Com certeza as vidraçarias terão que se atualizar aos sistemas existen-tes no mercado. Hoje não podemos separar o vidro da esquadria, pois é um conjunto de componentes que agrega no desempenho do produto.O vidro é um componente funda-mental nas esquadrias de alumínio e é muito importante durante sua ins-talação, respeitar as regras básicas para o bom funcionamento e estan-queidade do conjunto.

AMVID: Há um ponto de inter-seção entre vidraçaria e serralheria que são os sistemas que exigem co-nhecimento em esquadrias e também em vidro. Quais os principais sistemas que atingem os dois públicos?

Os sistemas mais utilizados no setor de esquadrias, e que o setor Vidreiro está trabalhando para sua qualifi cação são: sistemas de es-quadrias entre vãos onde as bito-las (espessuras de perfi s) variam de acordo com a necessidade estrutu-ral e desempenho que se apresenta de acordo para cada obra, janelas como maxim-ares, 2 folhas de cor-rer, 3 folhas com veneziana, janelas integradas, portas de correr e giro, são esquadrias mais utilizadas e que devem ser analisadas de acordo com

a NBR-10821 – Esquadrias externas para Edifi cação.

Sistemas de fachadas apresen-tam uma condição especial de pro-cessos, quando falamos em panos de vidro que podem ser em colagem estrutural ou encaixilhados.

Existe uma diversidade de sis-temas de fachadas e processos para desenvolvimento, fabricação e instala-ção. Não podemos deixar de ressaltar que esquadrias entre vãos também possuem sistemas específi cos para cada obra. A avaliação de cada siste-ma a ser utilizado deve levar em conta o que a norma estabelece de acordo com o melhor desempenho e qualida-de a qual o produto se destina. Lem-bramos que muitas empresas vidreiras também trabalham com fechamentos de varanda e que a norma de referên-cia é a ABNT NBR 16259.

É importante que todos os profi s-sionais de vidros e esquadrias este-jam atentos à questão do isolamento acústico e à norma ABNT NBR 10152, que estabelece os níveis máximos de ruído considerados adequados para os diversos tipos de ambiente, e a norma ABNT 10821-Caixilhos para Edifi cação-janela que reforça as mesmas recomendações.

AMVID: Existem normas espe-cífi cas para esquadrias?

Sim, temos normas específi cas e a AFEAL participa efetivamente de diversas comissões de estudo, esta-belecidas pela ABNT para a criação e atualização das normas técnicas.

Entrevista

INFORMATIVOINFORMATIVO3

São muitos os pedidos de informação sobre esquadrias que chegam à AMVID. A maioria deles, entretando, demonstra

bastante confusão sobre os sistemas, normas e necessidades que envolvem esse universo. Para ajudar o setor de vidros mineiro a desvendar esse mundo convidamos o Consultor

Técnico da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (AFEAL), Luís Claudio Viesti

para ser o entrevistado nesta edição!

AMVID: Quais são e sobre o que tratam?

Veja as normas que são essen-ciais para quem vai trabalhar com esquadrias:

• NBR 13756:1996 - Esquadrias de alumínio - Guarnição elastomérica em EPDM para vedação;

• NBR 8117:2011 - Alumínio e suas li-gas - perfi s e tubosextrudados;

• NBR 7199:2016 – Projeto, execução e aplicações de vidros na constru-ção civil;

• NBR 15969-1:2011 - Componentes para Esquadrias (Roldana, Escova de Vedação e Fechos);

• NBR 15575-4:2013 - Edifi cações habitacionais – Desempenho;

• NBR 14718 - Guarda-corpos; NBR 15737 - Silicone Estrutural;

• NBR 15919 - Fita Dupla Face Estru-tural;

• NBR 10821 – Esquadrias para edifi -cações.

Fale com Luis Cláudio Viestee-mail: [email protected]

Telefones:(11) 3392-4742 / (11)3221-7144

Page 4: Esquadrias Obras para Vidraçaria ou Serralheria? INFORMATIVOamvid.com.br/wp-content/uploads/2018/10/JORNAL_AMVID_2018_Set... · a NBR-10821 – Esquadrias externas para Edifi cação.

INFORMATIVO4

VIDRO SÓ PRECISA SABER SE É VIMINAS.Levamos em nosso nome e essência.MinasRetribuímos com em nossos produtos.Qualidade e Segurança

Nossos Produtos: Laminado � Laminado �emperado � Proteção Solar�smaltados � �spelhos � �ampos � �ra�uelados � �nsulados � �o� � �emperados

+55 31 [email protected]

AgendaCurso de Especialização em Glazing

O dobro de horas de práti-ca no único curso certifi -cado pelo Senai em Minas Gerais!

Aulas:26 de outubro de 201827 de outubro de 201809 de novembro de 2018 e10 de novembro de 2018Nas Sextas-feirasdas 8h às 18h eaos sábadosdas 8h às 17h.

Local das aulas:Senai Paulo de Tarso – Via Expressa, 3200Padre Eustáquio – Belo Horizonte-MG,

Pré-requisito:Ser maior de 18 anos, ter concluído o Ensino Fundamental e ter experiência em instalação devidros de no mínimo 6 meses.

Investimento:R$700 em até 7x no cartão de Crédito.

Inscrições:www.amvid.com.br

Especialização para Especifi cadores -Engenheiros Civis e Arquitetos

Semana de Arquitetura FaculdadeMetodista GranberyMinicurso – Vidros Especiais e NBR7199 –Vidros na Construção Civil

Data:24 de outubro - Das 19h às 22h15

Local:Faculdade Metodista Granbery - Juiz de Fora

Semana de Arquitetura e Engenharia doCentro Universitário Newton PaivaMinicurso – Vidros Especiais e Esquadrias –Aprendendo a Especifi car Sistemas Tecnicamente Efi cientes e Seguros.

Data:07 de novembro - Das 19h às 22h15

Local:Centro Universitário Newton Paiva

INFORMAÇÕES SOBRE CURSOS E TREINAMENTOSEM VIDROS E SERRALHERIA PARA VIDRACEIROS,

LIGUE: (31)3282-1085