EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

47

description

EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

Transcript of EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

Page 1: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil
Page 2: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

1.- TERRA NATAL - TERRA NOVA = PAESE NATIO = ZWEITE HEIMAT : O FUTURO DAS TRADIÇÕES ITALIANA E ALEMÃ NO RIO GRANDE DO SUL.________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2002. -- 208 p. ; 21x14 cm.

Resultado do Simpósio realizado em Porto Alegre de 18 a 22 de setembro de 2000. Abrange quinze textos sobre a imigração alemã e italiana no Rio Grande do Sul, a preservação de suas tradições e costumes, sua interação étnico-cultural e o futuro dos idiomas italiano e alemão no Brasil.

<INMIGRANTS> <BRAZIL> <GERMANS> <ITALIANS> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <CULTURAL IDENTITY> <SYMPOSIUMS>

Page 3: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

2.- Arquivo Histórico do Rio Grande do SulPOVOADORES DA COLÔNIA GUARANI, 1891-1922________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2004. -- 268 p. ; 23x16 cm.

Trata-se de documento histórico inédito, composto por cerca de 21.144 cadastros individuais de colonos da Colônia Guarani, entre imigrantes suecos, austríacos, poloneses, alemães, russos, finlandeses, franceses, italianos, norte-americanos e argentinos. Traz informações sobre nacionalidade, idade e data de chegada, além de índice onomástico.

<COLONIZATION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <PERSONAL NAMES> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 4: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

3.- ## Barroso, Véra Lucia MacielAÇORIANOS NO BRASIL : HISTÓRIA, MEMÓRIA, GENEALOGIA E HISTORIOGRAFIA________________________________________Porto Alegre: Escola Superior de Teologia. EST, 2002. – 1152 p. ; 23x16 cm.

Obra comemorativa dos 250 anos da povoamento açoriano do Rio Grande do Sul. Reúne trabalhos de pesquisadores sobre a presença açoriana no Brasil e, em especial, no Rio Grande do Sul, destacando sua contribuição cultural.

<INMIGRATION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <PORTUGUESE>

Page 5: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

4.- Arquivo Histórico do Rio Grande do SulPOVOADORES DO RIO GRANDE DO SUL, 1857-1863________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2004. -- 191 p. ; 23x16 cm.

Esta obra abrange informações sobre a chegada de imigrantes ao Rio Grande do Sul, provenientes do arquivo histórico do Estado, trazendo informações sobre nome, idade, estado civil,religião, data de chegada em Porto Alegre (RS), profissão, nacionalidade, entre outras informações. Inclui índice onomásti-co.

<INMIGRATION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <NINETEENTH CENTURY> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 6: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

5.- Arquivo Histórico do Rio Grande do SulPOVOADORES DO RIO GRANDE DO SUL : 1892________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2004. -- 120 p. ; 23x16 cm.

Compreende o códice C-198, um dos mapas estatísticos dos imigrantes entrados no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 1892. Nesse documento aparecem vários itens: nome, idade, estado civil, nacionalidade, se alfabetizado ou não, data de chegada local, data de saída para as colônias, nomes dos paquetes, destino do imigrante, religião e profissão. Inclui índice onomástico.

<COLONIZATION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <NINETEENTH CENTURY> <PERSONAL NAMES> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 7: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

6.- ## Stawinski, Alberto Victor, 1909-1991PRIMÓRDIOS DA IMIGRAÇÃO POLONESA NO RIO GRANDE DO SUL, 1875-1975 -- 2A. ED.________________________________________Porto Alegre: Escola Superior de Teologia. EST, 1999. – 192 p. ; 23x16 cm.

Obra publicada anteriormente em 1976, estuda a história das primeiras colônias polonesas no Rio Grande do Sul a partir do século XIX. Enfoca as ondas imigratórias de poloneses em terras brasileiras, as dificuldades de integração, e sua contribuição sociocultural, econômicas e religiosa. Prólogo: Rovílio Costa.

<INMIGRATION> <INMIGRANTS> <BRAZIL - HISTORY> <POLES> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 8: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

7.- ## Righi, José Vicente ; Bisognin, Edir Lucia ; Torri, ValmorPOVOADORES DA QUARTA COLÔNIA : CONTRIBUIÇÕES DO IMIGRANTE ITALIANO NA QUARTA COLÔNIA IMPERIAL DE SILVEI-RA MARTINS, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL________________________________________Porto Alegre: Escola Superior de Teologia. EST, 2001. – 696 p. ; 23x16 cm.

Trata de resgatar o momento histórico criado com a vinda dos primeiros imigrantes italianos, que se estabeleceram na ex-Colônia de Silveira Martins. Aborda as causas que motivaram a imigração, o percurso histórico envolvendo a situação econômica européia, a presença do clero como guia espiritual neste período, bem como o papel desepenhado pelos agentes de viagem. Coloca também em questão a situação do então Império Brasileiro e as conse-qüencias da abolição da escravatura.

<INMIGRATION> <RELIGION> <BRAZIL> <ITALIANS> <SOCIAL ASPECTS> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <COLONIALISM>

Page 9: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

8.- Zanini, Maria Catarina ChitolinaITALIANIDADE NO BRASIL MERIDIONAL : A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA NA REGIÃO DE SANTA MARIA-RS________________________________________Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria. UFSM, 2006. -- 278 p. ; 23x16 cm.

Este trabalho foi apresentado como tese de doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2002). Trata da formação e reelaboração da identidade ítalo-brasileira e suas múltiplas formas discursivas, na região central do Rio Grande do sul, colonizada por imigrantes oriundos do norte da Itália a partir da década de 1870. A base empírica é constituída pelas representações acerca da italianidade reportadas ao processo de imigração e colo-nização, à convivência conflituosa com a repressão nacionalista das etnicidades ocorrida durante o Estado Novo, e às diferenças culturais percebidas no tempo presente.

<INMIGRATION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <ITALIANS> <SOCIAL CONFLICT> <POLITICAL ASPECTS> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <CULTURAL IDENTITY>

Page 10: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

9.- Betemps, Leandro RamosA PRESENÇA FRANCESA NO SUL DO BRASIL : O CASO DE PELOTAS/RS________________________________________Porto Alegre : Edições EST, 2010. -- 144 p. ; 23x16 cm.

Este livro analisa o processo histórico em que se deu a emigração francesa e os interesses do Império Colonial Francês em suas ligações com a coloniza-ção do Brasil e do Rio Grande do Sul e particularmente no município gaúcho de Pelotas onde se deu a instalação de um grupo e famílias cuja trajetória histórica construiu a Colônia Francesa de Santo Antônio. O processo colonizatório do século XVI, as razões imigratórias advindas das guerras religiosas e a Revolução Industrial do século XVIII trazem para o Brasil os elementos que uniram franceses e luso-brasileiros, aqui apresentado. Ao buscar os passos da presença francesa no sul do país, o autor entra não só nos pontos culturais que aproximam o país da França mas a influência dos franceses na forma-ção cultural, social e econômica dos brasileiros aqui ilustrado em Pelotas. A obra mostra as diversas áreas que tiveram influência francesa, como a arte, educação, religião, política e arquitetura.

<INMIGRATION> <WAYS AND CUSTOMS> <INMIGRANTS> <BRAZIL - HISTORY> <FRANCE - HISTORY> <FRENCHMEN> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <CULTURAL ASPECTS>

Page 11: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

10.- ## Simpósio sobre Imigração Alemã no Litoral Norte/RSDOM PEDRO DE ALCÂNTARA : MARCAS DO TEMPO : V SIMPÓSIO SOBRE IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO LITORAL NORTE/RS________________________________________Porto Alegre : Edições EST, 2010. -- 368 p. ; 23x16 cm. -- (Simpósio sobre Imigração Alemã no Litoral Norte/RS; 5)

Apresenta o “V Simpósio sobre a imigração alemã no Litoral Norte do Rio Grande do Sul” realizado em 2007 no Rio Grande do Sul com o propósito de fazer a história de uma região marcada pela colonização de imigrantes alemães chegados no início do século XIX. Têm-se aqui uma revisão dos hábitos e costumes dos imigrantes para a preservação de documentos e histórias que marcaram suas vindas ao Brasil e ajudaram a configurar o estado na atuali-dade. Um olhar sobre o Brasil do século XIX, as vantagens da imigração, as dificuldades e a adaptação em terras brasileiras são alguns dos temas presentes. Além de registrar a íntegra do evento, com fotografias, a obra reúne os estudos, divididos em 3 blocos “O litoral norte e os imigrantes alemães”, “Educação, cultura, preservação” e “Dom Pedro de Alcântara por dom-pedrenses”.

<CONGRESSES AND CONVENTIONS> <INMIGRATION> <COLONIZATION> <WAYS AND CUSTOMS> <BRAZIL> <GERMANS> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <SOCIAL INTEGRATION>

Page 12: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

11.- Flores, Hilda Agnes HübnerHISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO RIO GRANDE DO SUL________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2004. -- 143 p. ; 23x16 cm.

Situa a imigração européia pioneira no contexto da história mundial, do Brasil e do Rio Grande do Sul, especialmente em relação à imigração alemã, seus aspectos sociais e culturais.

<INMIGRATION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <GERMANS> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <SOCIAL HISTORY>

Page 13: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

12.- Arquivo Histórico do Rio Grande do SulETNIAS DE ALFREDO CHAVES : 1871 A 1891.________________________________________Porto Alegre: Escola Superior de Teologia. EST, 2000. – 326 p. ; 23x16 cm. -- (Fontes)

Esta publicação realiza um estudo etnológico do município de Alfredo Chaves, atualmente Veranópolis, situado no Rio Grande do Sul. A obra acompanha índice onomástico.

<INMIGRATION> <ARCHIVES> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <ITALIANS> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 14: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

13.- Eizirik, Moysés, -1919IMIGRANTES JUDEUS : RELATOS, CRÔNICAS, PERFIS________________________________________Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul. UCS, 1986. -- 135 p. ; 22x16 cm.

Através de pesquisas em documentos, atas e entrevistas com pessoas que participaram da colonização em Filipson e Quatro Irmãos no início do século XX, o autor contribui ao conhecimento da presença judaica em terras rio-grandenses.

<JEWS> <INMIGRATION> <COLONIZATION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 15: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

14.- ## Duarte, José BacchieriSESQUICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÂ = HUNDERTFÜNFZIG-JAHRE DEUTSCHER EINWANDERUNG : ÁLBUM OFICIAL________________________________________Porto Alegre: Edel, 1976. -- 336 p. ; 31x27 cm.

Este livro relata a vinda e o progresso trazido pelos imigrantes alemães que chegaram na região sul do Brasil em 1824. Edição bilíngue: português-alemão.

<HISTORY> <INMIGRATION> <COMMUNITY LIFE> <INMIGRANTS> <GERMANS> <BRAZIL - HISTORY> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 16: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

15.- Giron, Loraine Slomp ; Herédia, Vania Beatriz MerlottiHISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RIO GRANDE DO SUL________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2007. -- 136 p. ; 23x16 cm.

O livro conta a história da imigração italiana no estado do Rio Grande do Sul, traz à tona os aspectos que marcaram a ocupação, as diferenças entre as colônias oficiais e as particulares, a economia promovida pelos imigrantes a partir da sua chegada, a influência da política e as ações dela derivadas na estrutura do estado, dos partidos e da sociedade, bem como os aspectos da cultura que marcaram a história do Rio Grande do Sul. O estudo contextaliza o processo de ocupação do nordeste do estado pelos imigrantes na sua história, apontando as diferenças na ocupação das fronteiras e do litoral nos di-versos períodos históricos. Também elucida questões da distribuição de terras e distingüe a formação das colônias oficiais das particulares nos períodos do Império e da República.

<HISTORY> <INMIGRATION> <CULTURE> <RELIGION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <ECONOMIC ASPECTS> <ITALIANS> <POLITICAL ASPECTS> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 17: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

16.- ## Dalmolin, CátiaMORDAÇA VERDE E AMARELA________________________________________Porto Alegre: Escola Superior de Teologia. EST, 2005. – 215 p. ; 22x15 cm.

Estudo sobre os mecanismos adotados por Getúlio Vargas com o fim de consolidar a nacionalidade brasileira e o papel dos estrangeiros -principalmente os italianos e seus descendentes durante o Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial. O trabalho está dividido em quatro partes: a primeira é uma coletânea de artigos escritos por professores e pesquisadores com uma abordagem interdisciplinar; a segunda reune depoimentos organizados pelo Laboratório de História Oral do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria (LAHIS); a terceira apressenta uma seleção de artigos de jornais da época e, na última, brinda dados sobre o documentário -intitulado também “Mordaça verde e amarela”, onde reconstrui os fatos históricos.

<INMIGRATION> <INMIGRANTS> <WORLD WAR (1939-1945)> <BRAZIL> <ITALIANS> <BRAZIL - HISTORY> <VARGAS, GETULIO> <GETULISMO>

Page 18: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

17.- ## Constantino, Núncia Santoro de ; Ribeiro, Cleodes Maria Piazza JulioDE PIONEIROS A CIDADÃOS : IMAGENS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RIO GRANDE DO SUL (1875-1960)________________________________________Porto Alegre: Consulado Geral da Itália no Rio Grande do Sul, 2005. -- 165 p. ; 21x28 cm.

Reúne fotografias que revelam a influência da imigração italiana em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por ocasião da comemoração dos 130 anos da imigração italiana na região.

<INMIGRATION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <PHOTOGRAPHY> <ITALIANS> <SOCIAL ASPECTS> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 19: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

18.- ## Corteze, Dilse PiccinULISSES VA IN AMERICA : HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E MITOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RIO GRANDE DO SUL (1875-1914)________________________________________Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo. UPF, 2002. – 186 p. ; 21x14 cm.

Historiografia da imigração italiana no sul do país, no período de 1874 a 1914, abordando as questões sociais, econômicas, políticas e culturais que influ-enciaram na colonição. Prólogo: Mário Maestri.

<INMIGRATION> <COLONIZATION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <ITALIANS> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 20: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

19.- ## Schröder, Ferdinand, -1892IMIGRAÇÃO ALEMÃ PARA O SUL DO BRASIL ATÉ 1859________________________________________São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos. UNISINOS, 2003. -- 175 p. ; 21x14 cm.

Esta obra participa da produção de matrizes interpretativas sobre a história da imigração estrangeira no sul do Brasil. Procura exclarecer fatos sobre o recrutamento de imigrantes em 1818 em diante; a legislação colonizadora brasileira; a fundação das colônias e diversos aspectos sobre a influência da cultura alemã no Brasil. Prólogo: Martin N. Dreher.Traducao e apresentacao Martin N. Dreher.

<HISTORY> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <GERMANS> <NINETEENTH CENTURY> <COLONIAL PERIOD>

Page 21: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

20.- Simpósio sobre Imigração Alemã no Litoral Norte/RS (3. : 29 abr. mai. 1 : Três Cachoeiras, Br)TRÊS CACHOEIRAS, MARCAS DO TEMPO : III SIMPÓSIO SOBRE IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO LITORAL NORTE/RS________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2004. -- 327 p. ; 23x16 cm. -- (Simpósio sobre Imigração Alemã no Litoral Norte/RS; 3)

Traz os resultados do encontro que teve como objetivo resgatar a história das colônias alemãs no litoral norte do Rio Grande do Sul. Mostra desde a situa-ção da Alemanha antes da emigração; o cumprimento `a lei das terras; a evolução das comunidades teuto-brasileiras; a memória e hábitos dos descen-dentes teutos.

<HISTORY> <INMIGRATION> <WAYS AND CUSTOMS> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <GERMANS> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 22: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

21.- ## Valduga, GustavoPAZ, ITÁLIA, JESUS : UMA IDENTIDADE PARA IMIGRANTES ITALIANOS E SEUS DESCENDENTES : O PAPEL DO JORNAL CORREIO RIO-GRANDENSE (1930-1945)________________________________________Porto Alegre : Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. PUCRS, 2008. -- 291 p. ; 21x14 cm.

Este trabalho procura focar a construção da identidade para imigrantes italianos no Rio Grande do Sul durante o período de 1930 a 1945 através do jornal Correio-Riograndense. Estuda a relação existente entre a vinda do clero estrangeiro e dos imigrantes italianos com o processo de reforma que a Igreja na-cional procurava implantar no país durante o século XIX e focaliza o período de 1930 e 1940, em que a identidade desta comunidade procura uma via de comunicação com a sociedade nacional ao mesmo tempo em que reforça a sua especificidade européia. Catolicismo, Fascismo e Nacionalismo cruzam-se neste debate e compõem o quadro em que se dá a redefinição da identidade imigrante local.

<CATHOLIC CHURCH> <JOURNALISM> <NATIONALISM> <INMIGRANTS> <ITALIANS> <TWENTIETH CENTURY> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <CULTURAL IDENTITY> <RELIGIOUS ASPECTS>

Page 23: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

22.- Vendrame, Maíra Ines“LÁ ÉRAMOS SERVOS, AQUI SOMOS SENHORES” : A ORGANIZAÇÃO DOS IMIGRANTES ITALIANOS NA EX-COLÔNIA SILVEIRA MARTINS (1877-1914)________________________________________Santa Maria : Universidade Federal de Santa Maria. UFSM, 2007. -- 321 p. ; 21x14 cm.

A narrativa feita por uma descendente italiana, traz a organização dos imigrantes italianos na ex-colônia Silveira Martins, durante o período de 1877-1914. A partir de 1877, os imigrantes italianos que se estabeleceram na ex-Colônia Silveira Martins, no centro do Rio Grande do Sul, buscavam a tão son-hada liberdade para organizar um mundo segundo suas vontades, costumes e valores. Muitos haviam fugido das dificuldades socioeconômicas na Itália, por isso, nas regiões coloniais, não aceitariam viver sob regras que os lembrassem daquilo a que estavam submetidos na velha pátria ou que recordassem os sofrimentos lá vividos. O livro mostra a busca de independência e sobrevivência realizada pelos imigrantes e os desafios aos quais foram submetidos nessa busca.

<INMIGRATION> <WAYS AND CUSTOMS> <RELIGION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <ITALIANS> <NINETEENTH CENTURY> <TWENTIETH CENTURY> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 24: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

23.- Schiavon, Carmem G. Burgert ; Senna, Adriana Kivanski de ; Silva, Rita de Cássia Portela daSUL DO SUL : MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E IDENTIDADE - PRESENÇA LUSO-AÇORIANA EM RIO GRANDE________________________________________Porto Alegre : Edições EST, 2011. -- 110 p. ; 23x16 cm.

A obra reúne textos, frutos do “Seminário Sul do Sul: Memória, Patrimônio e Identidade – Presença Luso-Açoriana em Rio Grande”. O evento, realizado pela Casa dos Açores do Rio Grande do Sul juntamente com a Unidade de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, nos dias 29 e 30 de abril de 2010, teve como objetivo promover os estudos de pesquisa sobre as origens luso-açoriana no Município do Rio Grande, visando à participação dos vários setores da sociedade e buscando a reforçar a identidade e despertar o sentimento de pertença da população.

<INMIGRANTS> <BRAZIL - HISTORY> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <CULTURAL HERITAGE>

Page 25: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

24.- Suliani, AntônioCONSTRUTORES DE HISTÓRIA : FAMÍLIAS ITALINAS DO RS________________________________________Porto Alegre : Edições EST, 2010. -- 175 p. ; 21x14 cm.

Este livro reúne estudos selecionados do “I Concurso Rovílio Costa” realizado por diversas entidades e empresas do Rio Grande do Sul, no ano de 2009 e que teve como eixo temático as famílias italianas na história do Rio Grande do Sul. Desta forma, vinte estudos sobre a presença de italianos no estado e seu papel na formação do povo sul-rio-grandense, e nas suas principais características, aqui encontram-se presentes. Dos textos presentes, especial destaque para “Luigi Santagada: a transformação do camponês em açougueiro”, “A família Liberatore: do Abruzzo para o Brasil. Umberto e Assunta: sessenta anos de amor e sacrifícios” e “Retorno às raízes: um fragmento do tempo”.

<INMIGRATION> <FAMILY> <INMIGRANTS> <ITALIANS> <SOCIAL ASPECTS> <BRAZIL - HISTORY> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <CULTURAL ASPECTS>

Page 26: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

25.- ## Tedesco, João CarlosDE OLHO NA BALANÇA! : COMERCIANTES COLONIAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX________________________________________Passo Fundo : Méritos, 2008. -- 214 p. ; 21x15 cm.

Este livro analisa especificamente o comerciante, que representou uma categoria socioeconômica bastante presente no cenário da imigração, colonização e industrialização do Rio Grande do Sul. A obra apresenta-se em quatro capítulos, que tematizam a produção para a venda; o transporte e seus lucros; os núcleos de poder e os vínculos agroindustriais e a busca pela modernidade e novos horizontes mercantis. O livro traz,também, na parte final, relatos de antigos comerciantes.

<HISTORY> <COMMERCE> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <MERCHANTS> <TWENTIETH CENTURY> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 27: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

26.- Gardelin, Mário ; Costa, RovilioPOVOADORES DA COLÔNIA CAXIAS, REV. Y AUM.________________________________________Porto Alegre: Escola Superior de Teologia. EST, 2002. – 980 p. ; 23x16 cm.

Obra publicada anteriormente em 1992, apresenta informações gerais sobre regiões e províncias de origem dos primeiros povoadores de Caxias do Sul, com anotações genealógicas e históricas dos imigrantes italianos. Conta também com a relação dos moradores do município Sede Dante e a publicação na íntegra do Relatório de Intendência de Caxias, trazendo uma visão política, social e econômica deste município.

<INMIGRATION> <COLONIZATION> <INMIGRANTS> <ITALIANS> <BRAZIL - HISTORY> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 28: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

27.- Klauck, SamuelGLEBA DOS BISPOS : COLONIZAÇÃO NO OESTE DO PARANÁ : UMA EXPERIÊNCIA CATÓLICA DE AÇÃO SOCIAL________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2004. -- 120 p. ; 21x14 cm.

O trabalho contribui para o entendimento da consolidação da colonização recente da região oeste paranaense, focalizando os aspectos ligados à coloni-zação agrícola, à consolidação de memórias e indentidades locais e reginais, além da ação da igreja católica, entre outros.

<HISTORY> <COLONIZATION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <PARANA, BR> <RELIGIOUS ASPECTS>

Page 29: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

28.- ## Tedesco, João CarlosCOLONOS, CARRETEIROS E COMERCIANTES : A REGIÃO DO ALTO TAQUARI NO INÍCIO DO SÉCULO XX________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2000. -- 144 p. ; 23x16 cm. – (Italia nel mondo)

O presente estudo aborda o sistema de relações de trabalho ligado aos instrumentos de transportes, organizadores da vida dos imigrantes italianos e seus descendentes nas primeiras décadas do século XX.

<INMIGRATION> <ITALIANS> <BRAZIL - HISTORY> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <AGRICULTURAL ECONOMICS> <DIVISION OF LABOUR>

Page 30: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

29.- Tedesco, João CarlosUM PEQUENO GRANDE MUNDO : A FAMÍLIA ITALIANA NO MEIO RURAL________________________________________Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo. UPF, 2001. – 111 p. ; 21x15 cm. -- (Il Brasile italiano : 500 anos de história; 6)

Análise da dinâmica de manutenção, redefinição e ruptura da estrutura familiar do colono italiano. Mostra os vínculos entre tradição e modernidade expressos na ótica do trabalho do colono, no seu vivido familiar, nas tecnicas do lar, na organização patriarcal e na integração com o capital industrial. O autor é professor universitário e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

<INMIGRATION> <COLONIZATION> <WAYS AND CUSTOMS> <FAMILY LIFE> <BRAZIL> <ITALIANS>

Page 31: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

30.- Kohem, F ; Gayer, Arthur StorttiPERSONALIDADES JUDAICAS GAÚCHAS : 73 HISTÓRIAS DE VIDA________________________________________Porto Alegre : Impresul, 2002. -- 151 p. ; 31x22 cm.

Este livro é uma compilação de todos os perfis publicados no jornal “O campestre”, desde a sua primeira edição, que circulou em julho de 1993. Criado pare ser um órgão de divulgação das atividade do Club Campestre, o jornal teve sua distribuição dirigia incialmente para o seu quadro social, composto, majoritariamente, por judeus radicados na capital dos gaúchos. Dentre o entrevistados, destacam-se: a artista plástica Clara Pechansky, o jornalista Tulio Milman, o músico Claudio Levitan e o educador Ilton Gitz.

<JEWS> <INMIGRATION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <INTERVIEWING>

Page 32: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

31.- ## Simpósio sobre Imigração Alemã no Litoral Norte/RS (4. : 2006 Arroio do Sal, Br)ARROIO DO SAL : MARCAS DO TEMPO________________________________________Porto Alegre : Edições EST, 2007. -- 328 p. ; 23x16 cm. -- (Simpósio sobre Imigração Alemã no Litoral Norte/RS; 4)

Este livro resgata a importância dos pioneiros alemães e seus descendentes que colaboraram para o povoamento e alicerçamento do desenvolvimento socioeconômico e cultural do litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul. Os textos provenientes de seminário tratam da presença alemã na expedição de Pedro Álvares Cabral; da imperatriz Leopoldina, iniciadora e promotora da corrente imigratória alemã no Rio Grande do Sul; da política imigratória do Brasil Império; dos alemães, seusdescendentes no Sul do Brasil e a sua relação com o meio ambiente; dentre outros temas.

<HISTORY> <INMIGRATION> <WAYS AND CUSTOMS> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <GERMANS> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 33: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

32.- ## Gubert, Renzo ; Pollini, GabrieleCULTURA E DESENVOLVIMENTO : UMA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA SOBRE OS IMIGRANTES ITALIANOS E ALEMÃES NO SUL DO BRASIL________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2005. -- 320 p. ; 23x16 cm.

As dificuldades no momento da fixação de imigrantes europeus no Sul brasileiro, fez com que os diferentes grupos quase se nivelassem numa única e nova religião. Esse processo de intercomunhão, com bases na fé cristã, entre grupos italianos e alemães é aqui analisado. Além da religiosidade, o autor considera aspectos como a cultura de cada povo.Titulo original: Cultura e sviluppo, un indagine sociologicasugli immigranti italiani e tedeschi del Brasile meridionale(Milano, Franco Angeli, 1995)

<INMIGRATION> <SOCIAL PSYCHOLOGY> <INMIGRANTS> <BRAZIL>

Page 34: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

33.- Moletta, SuseteDA ITÁLIA PARA O BRASIL : O CASAL DA CAPELINHA DA ÁGUA VERDE : LUIGI MOLETTA E ANNA BORDIGNON________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2007. -- 220 p. ; 23x16 cm.

O autor revela informações sobre a imigração italiana no Brasil, a partir do levantamento de aspectos da população italiana, o período de grande emigra-ção, a influência do padre Angelo Cavalli, a colônia Nova Itália no estado do Paraná, a ida de imigrantes à Curitiba, no estado do Paraná, a construção da Capela da Imaculada Conceição, a Sociedade Giuseppe Garibaldi. Inclui genealogia de alguns imigrantes italianos na região sul do Brasil.

<INMIGRATION> <WAYS AND CUSTOMS> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <GENEALOGY> <ITALIANS> <WORKING CONDITIONS> <PARANA, BR>

Page 35: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

34.- Jungblut, Airton LuizNÓS, CALABRESES________________________________________Porto Alegre: Escola Superior de Teologia. EST, 2006. – 94 p. ; 23x16 cm.

Trata-se de uma coletânea de textos em que autores ligados à comunidade calabresa porto-alegrense e estudiosos acadêmicos dessa etnia tematizam, sob diversos ângulos, as memórias, o acervo cultural e os sinais distintivos que dão alma a essa identidade cultural. Traz análises acadêmicas e informações sobre os usos e costumes desses imigrantes provenientes do sul da Itália, residentes em Porto Alegre (RS).

<INMIGRATION> <WAYS AND CUSTOMS> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <ITALIANS> <SOCIAL ASPECTS> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <CULTURAL HISTORY>

Page 36: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

35.- Giron, Loraine SlompCOLONOS E FAZENDEIROS : IMIGRANTES ITALIANOS NOS CAMPOS DE VACARIA________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2001. -- 103 p. ; 23x16 cm.

Artigos resultantes das pesquisas do curso de História do Caampus Universitário de Vacaria. Tratam da imigração italiana na região de Vacaria no Rio Grande do Sul e da trajetória histórica das famílias: Guazzelli, Marcantônio e Mandadori.

<INMIGRATION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <ITALIANS> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 37: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

36.- ## Licht, Otavio Augusto BoniPOVOADORES ALEMÃES DO RIO GRANDE DO SUL, 1847-1849________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2005. -- 196 p. ; 28x21 cm.

Traz os resultados do censo, realizado na comunidade alemã de São Leopoldo, pelo médico e direitor local João Daniel Hillebrand, em 1847. Contém informações sobre idade, oficio, religião e pátria desses imigrantes. Inclui índice onomástico.

<INMIGRANTS> <BRAZIL> <GERMANS> <NINETEENTH CENTURY> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <POPULATION CENSUSES>

Page 38: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

37.- ## Ely, Nilza HuyerTERRA DE AREIA : MARCAS DO TEMPO. SIMPÓSIO SOBRE IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO LITORAL NORTE/RS E RAÍZES DE TERRA DE AREIA (1O. : 1999 ABR. : TERRA DE AREIA, BR)________________________________________Porto Alegre : Edições EST, 1999. -- 223 p. ; 23x16 cm. -- (Simpósio sobre Imigração Alemã no Litoral Norte/RS; 1)

Os trabalhos apresentados no Simpósio discutem a presença econtribuição dos imigrantes alemães no Estado do Rio Grandedo Sul, centrados no Litoral Norte a partir de 1826.

<INMIGRATION> <COLONIZATION> <BRAZIL> <GERMANS> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <SOCIAL INTEGRATION>

Page 39: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

38.- Fernandes, Elza de Mello ; Teixeira, Nabor JoãoOS NÁUFRAGOS : SAGA AÇORIANA NO BRASIL MERIDIONAL________________________________________Porto Alegre : Edições EST, 2011. -- 320 p. ; 23x16 cm.

A obra conta a história da colonização açoriana no sul de Santa Catarina. O livro é uma referência aos pioneiros da localidade, focando a colonização dos municípios de Jaguaruna, Araranguá e Içara. Por meio da publicação, é possível conhecer a história dos municípios desde o momento da colonização até a atualidade. Destaca-se ainda as belezas naturais, o folclore, a cultura, o empreendedorismo e a força política do povo.

<INMIGRANTS> <GENEALOGY> <BRAZIL - HISTORY>

Page 40: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

39.- Scarparo, Paulo SergioIMIGRANTES ITALIANOS NA SERRA DO NORDESTE DO RIO GRANDE DO SUL________________________________________Porto Alegre : Edições EST, 2011. -- 272 p. ; 23x16 cm.

Este livro realiza um acurado estudo sobre a vinda e a influência dos italianos em terras brasileiras, especificamente no estado do Rio Grande do Sul. A obra acompanha apresentação do filósofo e escritor Luis Alberto De Boni.

<INMIGRANTS> <BRAZIL - HISTORY> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 41: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

40.- ## Müller, Telmo LauroIMIGRAÇÃO ALEMÃ : SUA PRESENÇA NO RS HÁ 180 ANOS________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2005. -- 216 p. ; 23x16 cm. -- (Religiões & etnias)

Resgate da história das colônias alemãs instaladas no Sul do Brasil. As causas, circunstâncias e conseqüências dessa imigração para o Rio Grande do Sul estão aqui analisadas. O autor considera ainda os aspectos culturais e sociais do fato.

<INMIGRATION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <GERMANS> <SOCIAL ASPECTS> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <CULTURAL ASPECTS>

Page 42: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

41.- ## Müller, Telmo Lauro175 ANOS DE IMIGRAÇÃO ALEMÃ________________________________________Porto Alegre: Escola Superior de Teologia. EST, 2001. –109 p. ; 23x16 cm.

Resgata a história da imigração e de imigrantes alemães na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, com destaque para a herança cultural da região.

<INMIGRATION> <BRAZIL> <GERMANS> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <CULTURAL ASPECTS>

Page 43: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

42.- Bolzan, Flavio, -1963BOLZAN : A HISTÓRIA DA FAMÍLIA BOLZAN DE JAGUARI-RS________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2002. -- 204 p. ; 23x16 cm.

Faz um estudo genealógico da família de origem italiana, Bolzan, principalmente na região de Jaguari (RS). Inclui documentos e árvore genealógica.

<INMIGRANTS> <BRAZIL> <GENEALOGY> <ITALIANS> <RIO GRANDE DO SUL, BR>

Page 44: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

43- Rocha, Santa Inèze Domingues daAÇORIANOS NO RIO GRANDE DO SUL : BRASIL________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2005. -- 104 p. ; 23x16 cm. -- (Raízes açorianas)

Sete textos que retratam as influências culturais, raciais e genealógicas dos imigrantes vindos dos Açores, arquipélago português do Atlântico, para o es-tado do Rio Grande do Sul.

<INMIGRATION> <WAYS AND CUSTOMS> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <PORTUGUESE> <CULTURAL ASPECTS>

Page 45: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

44.- Razador, LeonirPOVOADORES E HISTÓRIA DE MONTE BELO DO SUL________________________________________Porto Alegre: Edições EST, 2005. -- 174 p. ; 23x16 cm.

Conta a história do povoado de Monte Belo Do Sul, município emancipado de Bento Gonçalves em 1992, principalmente em relação à imigração italiana local.

<HISTORY> <INMIGRATION> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <ITALIANS> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <REGIONAL DEVELOPMENT>

Page 46: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil

45.- Longhi, Orildo ; Rigo, AdelarPINHEIRO SECO : OS ITALIANOS DE VILA FLORES________________________________________Porto Alegre: Escola Superior de Teologia. EST, 1981. – 304 p. ; 23x16 cm. -- (Imigração italiana; 46)

Pinheiro Seco, hoje Vila Flores, está no município de Veranópolis. Este estudo, além de apresentar uma visão histórica geral da imigração italiana nesta cidade, resgata a identidade social através dos caminhos seguidos pela comunidade: os sentimentos e preocupações religiosas e a importância das cos-tumes da família.

<HISTORY> <INMIGRATION> <COLONIZATION> <SOCIAL CONDITIONS> <INMIGRANTS> <BRAZIL> <ITALIANS> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <RELIGIOUS ASPECTS>

Page 47: EST EDIÇÕES : Processos Imigratórios da Europa para o Brasil