ESTA REVISTA E TODOS OS MATERIAIS DA CAMPANHA DE...

32
ESTA REVISTA E TODOS OS MATERIAIS DA CAMPANHA DE MISSÕES MUNDIAIS 2016 VOCÊ ENCONTRA EM WWW.MISSOESMUNDIAIS.COM.BR

Transcript of ESTA REVISTA E TODOS OS MATERIAIS DA CAMPANHA DE...

ESTA REVISTA E TODOS OS MATERIAIS DA CAMPANHA DE MISSÕES MUNDIAIS 2016 VOCÊ ENCONTRA EM WWW.MISSOESMUNDIAIS.COM.BR

S empre que iniciamos o planejamento de uma campanha de Missões

Mundiais olhamos para o que está acontecendo no mundo, a fim de que o desafio a ser apresentado seja algo claro. Nosso olhar tem encontrado situações de desespero em muitos lugares no mundo. E não são apenas indivíduos, mas populações inteiras que sofrem com a falta de esperança.

Foi com isso em mente que desenvolvemos o tema “Leve Esperança”, baseado em Mateus 12.18-21. Ao citar o texto de Isaías 42, Mateus identifica Jesus como o Servo Sofredor e com suas atitudes.  

A primeira atitude do Servo Sofredor é anunciar a justiça às nações (v.18). Faz isto porque foi capacitado, pois tem sobre ele o Espírito de Deus. Sua ação é resultado do fato de ter sido escolhido por Deus para a missão de anunciar a justiça e também por saber que Deus sempre nele se alegra. Anunciar a justiça significa mostrar que o pecado afasta o ser humano de Deus, mas também significa que o próprio Deus providenciou a solução para que tenhamos paz com Ele. A justiça de Deus deve ser anunciada não apenas aos próximos, mas às nações.

A segunda atitude do Servo Sofredor é a não violência. Enquanto muitos pregam que a solução deve vir pela força, o Servo não discute, grita ou agita (v.19). Sua mensagem é a da paz com o Pai. A justiça de Deus não depende dos atributos dos seres humanos, mas do caráter do próprio Senhor. Não é resultado da ação humana, e sim da graça divina. A violência não é uma opção, pois significaria falta de submissão a Deus.

A terceira atitude do Servo Sofredor é a valorização de todos, mesmo daqueles que são considerados inúteis. A cana trilhada não serve para nada aos seres humanos, assim como o pavio fumegante (v.20), mas o Servo Sofredor vê neles o valor que só o Criador vê: eles são imagem e semelhança de Deus. Não há ninguém que possa ser descartado. Enquanto a sociedade olha para as pessoas pelo que elas têm ou podem produzir, Jesus vê cada ser humano como o alvo de sua missão redentora.

Ao agir a partir destas três atitudes, o Servo Sofredor viabiliza a sua missão, fazer a justiça de Deus triunfar (v.20). Quando isto acontece, as nações colocam nele a sua esperança (v.21).

Nós, que já fomos alcançados por estas atitudes, precisamos fazer mais que apenas olhar. Precisamos continuar esta missão que o próprio Cristo nos confiou.

Quando pesquisávamos para a campanha, algo que se destacou foi o drama dos refugiados. O mundo vive um novo fluxo migratório de refugiados que fogem de conflitos políticos, étnicos, religiosos, problemas ecológicos, questões econômicas e outros motivos. Cada vez mais pessoas se arriscam a fugir de seus lugares para buscarem a

sobrevivência. A maioria fracassa. Muitos morrem tentando alcançar países onde imaginam estar seguros ou ter uma oportunidade de vida. A maior parte dos que conseguem alcançar outro país é confinada nos campos de refugiados e logo perde a esperança de dias melhores. Os que obtêm sucesso em entrar nos lugares desejados sofrem com o preconceito, e muitos são sujeitos a condições similares à escravidão. Para o mundo, os refugiados são como um “caniço quebrado” ou “pavio fumegante”. São vistos como estorvos. Mas para Deus, eles são preciosos. Cabe a nós levar-lhes esperança. Uma esperança que é leve, pois liberta do peso que os acorrenta.

Outra realidade que sempre nos impacta é a da igreja sofredora. Milhões de cristãos em todo o mundo têm que suportar perseguições cruéis para continuar a adorar ao único Deus. Muitos têm sido condenados à morte, outros têm sido escravizados e muitos tiveram que abandonar suas moradias. Cerca de um terço de nossos missionários está envolvido diretamente com a igreja sofredora e conhece profundamente a sua luta. Além das perseguições, há falta de recursos. Bíblias são raras em muitos lugares. Treinamento para líderes também. Sua esperança é que Deus envie alguém para ajudá-los. Cabe a cada um de nós providenciar para que sejam socorridos em suas necessidades, levando esperança.

Pr. João Marcos Barreto SoaresDiretor Executivo de Missões Mundiais

Cabe a nós levar-lhes esperança. Uma esperança que é leve, pois liberta do

peso que os acorrenta.

LEVE ESPERANÇAPALAVRA DO EXECUTIVO

1 MISSÕES MUNDIAIS 2016REVISTA DO MÚSICO

1 PALAVRA DO EXECUTIVO

Leve Esperança Pr. João Marcos

Barreto Soares

3 MÚSICA Som da

Esperança...

4 HARMONIA Sintonizados

com Missões

5 ENTREVISTA O som da Missão Mônica Coropos

8 CANTE Letras das músicas

"Leve Esperança" e "Leve Esperança a Todos"

9 PARTITURA Leve Esperança

19 PARTITURA Leve Esperança

a Todos

26 ORDEM DE CULTO Abertura

da campanha

28 ORDEM DE CULTO Encerramento

da campanha

Diretor Executivo Pr. João Marcos B. Soares

Gerente de Comunicação e Marketing (interina) e Jornalista Responsável

Marcia Pinheiro (22582/DRT/RJ)

Redação e Revisão Marcia Pinheiro (22582/DRT/RJ)

Willy Rangel (31803/DRT/RJ)

Projeto Gráfico e Diagramação Ranieri Figueiredo

Colaboração Sarala Kumar

Planejamento de Marketing Juliana Gonçalves

Fotos Arquivo JMM

International Mission Board Bigstock.com

Proibida a venda

Contato: Rua José Higino, 416 - Casa 21 - Tijuca

Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20510-412 Tel: 21 2122-1900 / Fax: 21 2122-1944

E-mail: [email protected]: www.missoesmundiais.com.br

Twitter: @missoesmundiaisFacebook: /missoesmundiais

Soundcloud: /missoesmundiaisInstagram: missoesmundiaisoficial

REVISTA DO MÚSICO – CAMPANHA

LEVE ESPERANÇA

EXPEDIENTE

Central de Atendimento

2122-1901 2730-6800

0800 709 1900(cidades com DDD 21)

(demais localidades)

(segunda a sexta-feira das 7h às 19h - horário de Brasília)

(21) 98884-5414WhatsApp

SUMÁRIO

Some-se a estas razões contingenciais o aumento da população islâmica (30% a 40% das forças armadas espanholas são compostas por espanhóis filhos de muçulmanos) e o fato de Sevilha ter sido a capital da Inquisição, tem-se aí razões ainda maiores pelas quais enviar missionarios à Espanha.

Hoje, há consciência de que missões precisa ser feita na Europa também. A música tem rompido barreiras. Novos alunos chegam ao Espaço Vida e Música, dentre eles alguns de família islâmica com os quais nossos missionários se relacionam através da ação social da igreja e de um café semanal em sua casa. Você pode investir nesse projeto, levando esperança a este povo através da música, ferramenta tão eficaz na propagação do amor de Cristo às nações.

SOM DA ESPERANÇA...

MÚSICA

Q ual é a linguagem universal? Esperanto? Nem de longe. Inglês? Não

necessariamente. Podemos dizer que a música alcança ouvidos em todas as nações e, mesmo sem letras, vai direto ao coração e fala mais alto. Ela tem sido veículo da voz de Deus, levando a esperança do Evangelho ao coração de vários povos, transpondo as barreiras culturais e rompendo preconceitos.

“Estando aqui no projeto percebi que os evangélicos são pessoas normais”, afirmou um ateu que participa do projeto Espaço Vida e Música, desenvolvido na Espanha.

A música como chave para compartilhar o Evangelho e romper os preconceitos de uma cultura tão ligada ao tradicionalismo religioso que faz pessoas trocarem de calçada quando passam em frente a templos evangélicos tem dado muito certo neste país europeu.

O projeto nasceu na PIB Curitiba/PR e, através da JMM, com as devidas adaptações metodológicas e culturais, está sendo desenvolvido na cidade de Sevilha pela família missionária do Pr. Armando e Catarina Oliveira. O foco é a música orquestral. Crianças a partir dos três anos de idade e suas famílias podem participar, e a promessa é de desenvolvimento não só musical, mas emocional e relacional.

A partir da experiência no projeto pessoas se abrem ao relacionamento

com os crentes. Famílias que, por preconceito, nunca estreitariam laços de amizade com evangélicos começam a ser impactados pela fé e testemunho pessoal dos cristãos participantes. Dezenas de pessoas já foram batizadas ao longo de cinco anos de trabalho, o que para o contexto local de forte rejeição é um número bastante expressivo.

“Cheguei com uma mochila que não podia mais carregar, mas hoje me sinto livre”, afirmou uma pessoa que aceitou a Cristo e está sendo discipulada.

“Quando a gente fala de Espanha é estranho. Porque na cabeça do brasileiro a Espanha, da Europa, é primeiro mundo. E primeiro mundo não precisa, não tem necessidade”, desabafa o Pr. Armando.

Mas quando ele fala dos dados que dão conta da realidade da Espanha, vê-se o quanto país precisa da salvação. Dois em cada três adolescentes vivem abaixo da média da pobreza; com uma população de 47 milhões, sendo 20 milhões de população ativa, há 7 milhões de desempregados; nos últimos dois últimos anos, cerca de 450 mil pessoas perderam suas casas por não ter como pagar.

“Somente hoje, em meio a essa crise toda, quebrando o orgulho espanhol, é que ele fica mais aberto e sensível para compreender o Evangelho e perceber que apenas Jesus Cristo salva”, disse Armando.

A música como chave para compartilhar o Evangelho e romper os

preconceitos de uma cultura tão ligada ao tradicionalismo

religioso que faz pessoas trocarem de calçada quando passam em frente a templos evangélicos tem dado muito

certo neste país europeu.

3 MISSÕES MUNDIAIS 2016REVISTA DO MÚSICO

Por Marcia Pinheiro

4 MISSÕES MUNDIAIS 2016REVISTA DO MÚSICO

SINTONIZADOSCOM MISSÕES

E m Portugal, mais especificamente nas cidades de Portimão e Faro, os sons

musicais também falam de Cristo através do projeto Alfa e Ômega. Liderado pelos missionários Henrique e Juliana Araújo, o projeto cria relacionamentos através das aulas de piano, violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

“Transmitir o Evangelho às pessoas em Portugal através da música significa ser ouvido. Não somos só ouvidos pela música que produzimos, mas especialmente pela curiosidade das pessoas em saber o que nos motivou a vir a este país para fazer e ensinar música”, conta o missionário Henrique.

Ele enfatiza que a música, em qualquer lugar do mundo, aproxima as pessoas e rompe as barreiras mais difíceis, como a religiosa.

Em 2015, primeiro ano deste casal missionário em solo português, Deus lhe deu diversas experiências para pregar o Evangelho nos moldes deixados por Jesus em Mateus 28.19-20: pregação no caminho, na vida cotidiana, no dia a dia.

Eles contam que uma destas experiências teve início em outubro de 2014, quando foram até o Conservatório de Música de Portimão assistir a um ensaio da orquestra de alunos e tiveram a oportunidade de propor ao maestro que aqueles quase 20 jovens participassem do musical de Natal que iriam realizar em dezembro do

mesmo ano; e ao mesmo tempo se ofereceram para fazer parte daquela orquestra, na qual a idade máxima não passa dos 18 anos.

Nossos missionários foram aceitos e começaram a desenvolver um relacionamento com aqueles jovens músicos, e assim seguem até hoje.

“Após um mês de conversa com o maestro e com a orquestra, recebemos a resposta de que somente seis jovens aceitaram tocar conosco. Num primeiro momento aquilo nos entristeceu muito, mas fomos tomados por uma grande certeza de que teríamos a maioria daqueles jovens conosco, pois pedíamos a Deus que este concerto de Natal fosse uma grande oportunidade para testemunhar à vida deles e de suas famílias”, lembra Henrique.

No dia do primeiro encontro com os seis jovens, os outros também estavam presentes. E à medida que nossos missionários falavam sobre como tudo iria ocorrer, um deles, líder da orquestra e que se dizia ateu, animou-se para participar e incentivou os demais a fazerem o mesmo. Nossos missionários se puseram totalmente agradecido a Deus quando viram 16 jovens tocando na orquestra do musical de Natal!

“Entre tantas experiências que tivemos com eles nas três apresentações que eles participaram, uma nos marcou muito. Voltávamos da cidade de Faro, lugar da primeira

apresentação, e vínhamos todos no mesmo ônibus. Os jovens, como de costume, estavam no fundo do veículo e de repente começaram a cantar várias músicas de conhecimento geral como ‘Happy Day’ ou ‘Hallelujah’ e quando menos esperávamos, todos os jovens, inclusive os não crentes, estavam cantando: ‘A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus’. Que alegria nós sentimos! Quando chegamos a Portimão, parecia que os nossos jovens e os da orquestra já se conheciam há muito tempo! Desde então temos fortalecido esses laços de amizade e influenciado cada vez mais a vida dessas moças e rapazes com a mensagem transformadora do Evangelho de Cristo", comemora o missionário.

Tal como no Espaço Vida e Música, eles precisam de recursos financeiros para os instrumentos musicais e sua manutenção (cordas, afinação, entre outros). Interceda e contribua com este projeto orando pelos missionários e pelas atividades realizadas no Evangelismo Musical de Verão, que acontece no Algarve sempre no meio do ano e conta a presença de diversos jovens vindos de todo o país.

Participe também com suas ofertas para este e outros projetos ligados à música que mantemos em várias partes do mundo.

Por Marcia Pinheiro

HARMONIA

5 MISSÕES MUNDIAIS 2016REVISTA DO MÚSICO

ENTREVISTA

O SOM DA MISSÃO

FOTO

: AR

QU

IVO

JM

M

A escolha do tema Leve Esperança para a campanha de

mobilização de 2016 de Missões Mundiais surgiu a partir do que o Brasil e o mundo tem visto nos principais noticiários: povos aflitos, em guerra, ameaçados pela fome, pelo terror, pela violência, pelo narcotráfico. Enfim, um mundo aflito. Então, como colocar todo este drama em uma música? Este foi o desafio proposto à musicista Mônica Coropos. Habituada a compor, na maioria das vezes, músicas com um tom mais pra cima, alegre. Agora ela tinha o desafio de falar de dor, de pessoas que anseiam por esperança.

6 MISSÕES MUNDIAIS 2016REVISTA DO MÚSICO

Missão dada. Missão cumprida. Mônica compôs a música-tema da campanha Leve Esperança e, após receber aprovação do diretor executivo da JMM, Pr. João Marcos Barreto Soares, reuniu um grupo de músicos da Primeira Igreja Batista de São João de Meriti/RJ, onde apoia o trabalho do ministro de música, Wagner Araújo, também participante desta produção, e deu vida a este projeto.

Regente do coral da terceira idade da PIB de São João de Meriti, sempre envolvida com as organizações da Convenção Batista Brasileira, Mônica separou um tempo entre um intervalo e outro de gravação da música Leve Esperança para atender a reportagem da JMM.

Como você recebeu mais este convite de Missões Mundiais?

MÔNICA COROPOS: É sempre um privilégio compor músicas missionárias. Para mim é a minha maior alegria como compositora, musicista, expressar esse amor que eu tenho pela obra missionária, por Jesus, e a preocupação pela salvação dos povos. Não foi fácil compor a música Leve Esperança. Eu vejo a situação do mundo hoje e a responsabilidade de colocar isso numa composição, numa música que as pessoas vão cantar nas igrejas. Eu pedi muito a direção de Deus para me usar e colocar as palavras que Ele mesmo gostaria que nós cantássemos e que as igrejas no Brasil entoassem. Eu só fui instrumento Dele. Tenho consciência disso, de que minha vida foi colocada como instrumento nas mãos de Deus para realizar isso.

O apoio de outros músicos neste trabalho foi importante?

A escolha dos músicos também foi debaixo de oração e também com esse vínculo afetivo que eu tenho com cada um, que inclui o Renan, meu filho com o Pr. Renato Reis, coordenador do Cuidado Integral do Missionário e que me apoiou nesta composição. O Renan já gravou pelo grupo musical “Mindinho”, que contou também com a participação de outros músicos que convidei para este projeto da JMM. Chamei músicos com os quais já tenho um relacionamento ministerial. Há alegria nesse congraçamento, de tocar junto com gente de tantas igrejas e realmente expressar isso, que nós como igrejas batistas do Brasil devemos estar juntos. Queremos que os músicos sejam despertados para isso; que a nossa arte possa fazer diferença nas igrejas. Precisamos ter realmente vontade de usar a nossa arte para evangelizar, para edificar vidas.

Foi fácil reunir todos os músicos necessários neste projeto?

Contei com a participação de oito músicos. E para reunir o povo foi uma coisa tão de Deus...porque eu montei um grupo pelo WhatsApp e fui falando com eles individualmente. A partir do momento que eles aceitavam e se adequavam aos ensaios e ao tempo, eu fui vendo que era confirmação de Deus para cada um participar, tanto no instrumental quanto no vocal. O vocal foi formado por 16 pessoas, incluindo jovens que aceitaram o desafio da versão infantil do tema da campanha, uma música mais alegre para adolescentes e grupos de coreografia.

7 MISSÕES MUNDIAIS 2016REVISTA DO MÚSICO

Por Marcia Pinheiro

vida e no meu ministério. Foi nas MR onde eu tive realmente a confirmação do meu chamado, aos 9 anos. Eu já estudava piano e não imaginava que um dia Deus usaria esse meu conhecimento. Minha família investiu nos meus estudos para que eu fosse uma compositora de Jesus. Eu devo muito a essa organização, a minha família, que sempre ouve as músicas que componho desde pequena e me incentivou a continuar. Se não fosse o incentivo deles, poderia ter sido um talento não desenvolvido. Graças a Deus posso usá-lo para glorificar o nome Dele.

Esse talento que a gente pode conferir hoje foi desenvolvido de que forma?

Eu comecei a estudar piano aos 5 anos de idade. Aos 10 anos eu fiz o “Vestibulinho” e entrei para a Escola Nacional de Música da UFRJ, naquele tempo se chamava CIM. De lá pra cá, eu fiquei até a minha conclusão. Hoje eu estou lá fazendo um Mestrado. Paralelamente, eu sempre estive presente em igrejas muito musicais, que me deram oportunidade. É muito importante que a igreja abra espaço para músicos. Há muitos talentos esperando por uma oportunidade. Acho que esse tema incorpora a missão da JMM, pois o que nós temos feito é levar esperança às pessoas sem Cristo Jesus ao redor de todo o mundo. Nossa tarefa principal é levar Jesus Cristo, a única esperança, a todas as pessoas. Levar esperança tem a ver com a missão de Jesus, tem a ver com a nossa natureza enquanto JMM, enquanto CBB. O texto diz: “As nações esperarão”, mas esperam a mensagem de Jesus que só nós podemos materializar com nossa obra missionária.

Já a música oficial, "Leve Esperança", é um louvor congregacional que também tem os adultos cantando e até a participação de crianças. Então a gente tem a igreja das gerações, a igreja da criança, do avô, do neto, do filho... Todo mundo participando.

Como foi a participação do Pr. Renato na composição?

O Renato, meu esposo, teve uma sacada muito boa. Com esse tema da campanha, ele se lembrou do hino “Leva Tu contigo o Nome”, do Cantor Cristão. Ela tem tudo a ver com a mensagem de hoje. Então, a gente colocou um trecho deste hino na música "Leve Esperança". Creio que é uma oportunidade de grande alegria para o povo batista brasileiro celebrar Missões Mundiais, celebrar Jesus, unindo um hino contemporâneo com um hino tradicional do nosso cantor cristão.

Há anos você tem dedicado seus dons e talentos à obra missionária. Como surgiu esse amor pela música e por Missões?

Eu quero destacar uma coisa importante que foi a influência da organização Mensageiras do Rei na minha

Queremos que os músicos sejam despertados para isso; que a nossa arte possa

fazer diferença nas igrejas. Precisamos ter realmente vontade de usar a nossa arte para

evangelizar, para edificar vidas.

8 MISSÕES MUNDIAIS 2016REVISTA DO MÚSICO

CANTE

LEVE ESPERANÇAMônica Coropos e Renato Reis

Há fome na Terra, em tantas naçõesQue sem esperança caminham em dor

Quem há de levá-los à salvação?Quem há de mostrar-lhes Jesus?

Há povos sofridos em todo lugarCarentes de pão, de justiça e amor

E que não conhecem pra si redenção Quem há de mostrar-lhes Jesus?

Leve EsperançaVocê pode falar

Aos que precisam saberCristo é a Esperança

Em seu nome há poder

Leve EsperançaSeja flecha e farol

Aos que precisam saberCristo é Esperança

Que vence o malHá urgência em dizer

Todos devem saber

(Hino 62CC)Leva tu contigo o nome

De Jesus o SalvadorEste nome dá consoloSeja no lugar que for

Nome bom, doce à féA esperança no porvir (2x)

LEVE ESPERANÇA A TODOS

Mônica CoroposArr. Vagner Araujo e Jefferson Cindra

Leve esperança a todos em todo lugarLeve esperança às pessoas, daqui ou de lá

Leve esperança com dons e talentos que temO mundo anseia por Cristo

Leve esperança!

Leve esperança pro mundo, do norte e do sulNavegue em mares e voe no imenso azul

Em todo canto que houver povo, tribo ou naçãoHá um anseio por Cristo

Leve esperança!

(repetir 1ª e 2ª estrofes)

Leve esperança do jeito que você souberApenas brilhe Jesus e expresse sua fé

Seja no esporte, na net, cumprindo a missãoA vocação é pra todos

Leve esperança!

Leve esperança com arte, expressando JesusLeve esperança estudando e lá sendo luzLeve esperança pro mundo, você é capaz

A salvação é pra todosLeve esperança!

Leve esperança! (5x)

Leve Esperança1

Leve Esperança2

Leve Esperança3

Leve Esperança4

Leve Esperança5

Leve Esperança6

Leve Esperança7

Leve Esperança8

Leve Esperança9

Leve Esperança10

Leve Esperança a Todos(Tributo aos compositores de hinos missionários)

1

Leve Esperança a Todos2

Leve Esperança a Todos3

Leve Esperança a Todos4

Leve Esperança a Todos5

Leve Esperança a Todos6

Leve Esperança a Todos7

26 MISSÕES MUNDIAIS 2016REVISTA DO MÚSICO

ABERTURA DA CAMPANHA

ORDEM DE CULTO

Processional “Bendito seja sempre o Cordeiro” (80 HCC) Piano

Pastorais e boas-vindas

Prelúdio “Dá-me tua visão, Senhor” (546 HCC) Instrumental

Canto “A ti seja a glória” (Abel Zavala)

Existe um só motivo, Senhor, de estarmos reunidos aqui. A única razão da nossa adoração és tu.

Ofertamos as nossas vidas para ti. Para ti.

Só a ti seja a glória, Senhor, todo louvor e adoração. Que todo joelho se dobre ante o único Rei e Deus.

Só a ti seja a glória, Senhor, todo louvor e adoração. Que toda língua confesse que tu és Senhor, Jesus.

Existe um só motivo, Senhor...

“Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas. Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar

louvores ao teu nome, ó Altíssimo. O Senhor reina para sempre; estabeleceu o seu trono para julgar. Ele mesmo julga o mundo

com justiça; governa os povos com retidão. O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora

da adversidade. Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.

Os pobres nunca serão esquecidos, nem se frustrará a esperança dos necessitados.” (Salmos 9.1, 2, 7-10, 18)

Canto “Amigo” (Ana Paula Valadão Bessa)

Estás bem perto, Senhor, do coração contrito. Tu salvas aquele que está de espírito abatido.

O quebrantado não desprezarás, ó Deus! O quebrantado não desprezarás, ó Deus!

Amigo do oprimido, perdoador do arrependido. Consolo e paz do que se sente só.

Restaurador do coração ferido.

Escolheste o fraco, humilde, rejeitado. Deus que cura doente, dá força ao cansado.

Oração de adoração e louvor

Mensagem musical “Não posso me calar” (Daniel Almeida) Solo

Que a justiça flua como um rio. Que amor seja a vestimenta dos que são conhecidos

pelo Nome do Senhor, povo santo!

Quero ser as mãos que trazem cura, saciar aquele que tem fome, ter, nos olhos, compaixão,

mostrar Tua graça e perdão, que traz a vida, restauração.

Há tanto pra fazer no mundo ao meu redor, e a cura para a alma vive em mim.

Não posso me calar, nem me acovardar No poder do Espírito eu proclamarei Tua salvação.

Leva-me aos que estão sedentos. Eis-me aqui, usa-me em Tuas mãos.

És o oleiro, eu o barro, pronto estou pra ser moldado, Eis-me aqui, usa-me.

Há tanto pra fazer… Quão formosos são os pés dos que proclamam Teu amor!

Quão formosos são os pés dos que proclamam Teu perdão! Há tanto pra fazer…

Leitura bíblica Salmos 92.1,2; 33.1-5,12-15,18-22

Todos: Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade.

Dirigente: Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo.

Congregação: Louvem o Senhor com harpa; ofereçam-lhe música com lira de dez cordas. Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo.

Dirigente: Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz. Ele ama a justiça e a retidão; a terra está cheia da bondade do Senhor.

Todos: Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!

Dirigente: Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade; do seu trono ele observa todos os habitantes da terra; ele, que forma o coração de todos, que conhece tudo o que fazem.

Congregação: Mas o Senhor protege aqueles que o temem, aqueles que firmam a esperança no seu amor, para livrá-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome.

Todos: Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome. Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.

Mensagem musical Coro “Que o mundo inteiro cante seu louvor” (Ralph Manuel)

Que o mundo inteiro cante em teu louvor a ti, Senhor! Todos os lábios e corações, venham por hinos e pregações

dar-te a honra, Rei das nações: Que todo povo te louve, Senhor.

27 MISSÕES MUNDIAIS 2016REVISTA DO MÚSICO

Tua bondade e compaixão, graça eterna e salvação, mostrem-se a todos, sem exceção:

Que todo povo te louve, Senhor.

Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Salmos cantamos com gratidão, pois nos tens dado nova canção.

Vendo isto, muitos a ti virão: Que todo povo te louve, Senhor.

Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Todos os lábios e corações venham louvar-te, Rei das nações.

que todo o povo, que todo o povo, que todo o povo te louve, Senhor.

Com os nossos lábios, gratos corações vimos por louvores hinos e canções

dar-te honra e glória, Rei das nações: Que todo povo te louve, Senhor.

Que o mundo inteiro cante seu louvor a ti, Senhor!

Vídeo da Campanha JMM 2016

Canto “Cheiro das águas” (Ana Paula Valadão Bessa)

Há esperança para o ferido Como árvore cortado, marcado pela dor

Ainda que na terra envelheça a raiz E no chão abandonado o seu tronco morrer…

Há esperança para o ferido Como árvore cortado, marcado pela dor

Ainda que na terra envelheça a raiz E no chão abandonado o seu tronco morrer,

Há esperança pra você!

Ao cheiro das águas brotará, Como planta nova florescerá,

Seus ramos se renovarão, Não cessarão os seus frutos e viverá.

Recitativo Salmos 40.1

“Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.”

Oração de intercessão

Dedicação de dízimos e ofertas voluntárias

Recitativo do tema e divisa

LEVE ESPERANÇA“Em seu nome as nações colocarão a sua esperança.”

(Mateus 12.21 NVI)

Canto “Leve Esperança” (Mônica Coropos)

Oração de dedicação

Mensagem musical “Todos louvemos a Deus” Coro (Jay House e Camp Kirland)

Das alturas dos céus ao mais profundo mar Sua força e poder exaltai.

As nações cantarão com alegres canções: Nosso Deus poderoso venceu!

Terra e céus, exaltai nosso Rei. Todo o ser que respira, adorai.

Pelas portas entrai, em seu trono ele está. Vamos com gratidão exaltar.

Nos regozijemos e todos louvemos a Deus!

Graças dai ao Senhor entoando louvor, Por sua graça infinita e amor.

Em seus átrios cantai e prostrados louvai, Adorando no santo lugar!

Terra e céus, exaltai nosso Rei...

É nosso Rei. Graças rendei, Ressuscitou com poder.

Reinando está. Seu trono honrai, Todos louvemos a Deus! Adorai!

Terra e céus, exaltai nosso Rei. Todo o ser que respira, adorai.

Pelas portas entrai, em seu trono ele está. Vamos com gratidão exaltar.

Nos regozijemos e todos louvemos a Deus!

É nosso Rei, sempre graças rendei, Nos regozijemos e todos louvemos a Deus!

Amém! Amém!

Mensagem Pastor

Canto “Por ti darei a minha vida” (Almir e Simone Rosa)

Por ti, Jesus, me entrego, e a mim mesmo nego, És a razão do meu viver em ti,

Eu encontro segurança, paz real, esperança, Muitos querendo a verdade encontrar

Se eu me calar, quem irá falar? Se eu não for, quem irá?

Usa-me, Senhor! Quero proclamar, Que és Salvador, e transformas vidas.

Acende em mim, Senhor a chama que se esfriou, Pois quero falar do teu amor.

Por ti darei a minha vida. Pra ti darei meu coração. Seja na vida ou na morte, quero servir a ti, Senhor.

Quero, ó Deus, falar do teu amor!

Oração

Poslúdio “Sê minha vida, ó Deus de poder” Piano

Recessional “Brilha, Jesus!” Instrumental

Esta ordem de culto é uma colaboração de Ezequias Guerra, ministro de música da Primeira Igreja Batista de Manaus/AM. Contato: [email protected].

28 MISSÕES MUNDIAIS 2016REVISTA DO MÚSICO

ENCERRAMENTO DA CAMPANHA

ORDEM DE CULTO

EM NOME DE JESUS…

Countdown (10’)*

Processional “O nome de Jesus” (Adhemar de Campos)

Saudação e boas-vindas

…CANTAMOS A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

Prelúdio “Cantarei a linda história” (A.F. do Nascimento) Solo vocal

Recitativo bíblico Salmos 40.8,9

Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Tenho proclamado

boas novas de justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios.

Canto congregacional “Cristo me amou e me livrou” (462 HCC) “Doce Nome” (Gláucia Carvalho)

Oração de louvor

Coro ou grupo vocal “Bendize ao Senhor” (Angela e Travis Cottrell)

…INTERCEDEMOS PELA

SALVAÇÃO DE TODOS OS POVOS

Vídeo missionário Povos não alcançados

Momento de oração

Vídeo missionário Igreja perseguida

Momento de oração

Poesia “Aos que foram, aos que enviam” (Josélia Ferreira Neves)

Responso “Entrega” (Cristiane Pascoal) Solo

…NOS ENVOLVEMOS COMO

IGREJA NA AÇÃO MISSIONÁRIA

Recitativo bíblico Tito 2.11

Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens.

Canto congregacional “Poder pra Salvar” (Reuben Morgan)

Mensagem de desafio missionário

Coro ou grupo vocal “Meu Salvador” (Demas Junior)

Recitativo do tema e divisa

LEVE ESPERANÇA“Em seu nome as nações colocarão a sua esperança.”

(Mateus 12.21 NVI)

Canto congregacional Entrega de dízimos e oferta missionária

“Leve Esperança” (Mônica Coropos)

Oração de consagração

Despedida e agradecimentos

Bênção pastoral

Poslúdio “Eu, Senhor do céu e mar” (Daniel Schutte)

Recessional “Ide e pregai” (Josep La Porta)

*vídeo com imagens das ações missionárias da igreja e programa

semanal de avisos

Esta ordem de culto é uma colaboração de Rubens Oliveira, ministro de Adoração e Artes da Igreja Batista Betel, em São Paulo/SP. Contato: [email protected].

3 MISSÕES MUNDIAIS 2016REVISTA DO MÚSICO