Estados Unidos - Industrialização Americana

9
Geografia Industrialização

description

Apresentação de slides que trata sobre a industrialização americana, desde o período em que o país era formado pelas treze colônias britânicas, até os principais centros tecnológicos atuais como o Vale do Silício.

Transcript of Estados Unidos - Industrialização Americana

Page 1: Estados Unidos - Industrialização Americana

Geografia

Industrialização

Page 2: Estados Unidos - Industrialização Americana

Processo de industrialização nos Estados Unidos Antes da Independência, o Estados Unidos era formado por treze colônias controladas

por uma metrópole, a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Além disso, também, era muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.

Entre os anos de 1756 e 1763 ocorreu a chamada Guerra dos 7 Anos, onde a Inglaterra e a França lutaram pela posse dos territórios da América do Norte e a Inglaterra venceu.

Colonos foram envolvidos na guerra, e reivindicaram benefícios por sua participação, recebendo somente sansões dos ingleses.

Page 3: Estados Unidos - Industrialização Americana

Inconformados com tais desmandos e inspirados pelos escritos dos pensadores John Locke e Thomas Paine – francos opositores da dominação colonial – os colonos norte-americanos começaram a se opor à presença britânica nas Treze Colônias. Em dezembro de 1773, organizaram uma revolta contra o monopólio do chá que ficou conhecida como Boston Tea Party.

Durante o Segundo Congresso da Filadélfia em 1776, Thomas Jefferson escreveu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, que foi prontamente recusado pela Inglaterra.

No dia 4 de Julho, os colonos declaram independência da Inglaterra e começam a Guerra da Independência das Treze Colônias, por fim vencendo-a.

Page 4: Estados Unidos - Industrialização Americana

Fatores da industrialização americana - Expansão territorial Antes dos Estados Unidos se tornarem independentes, tiveram um grande numero

de imigrantes, em sua maioria britânicos que fugiam das más condições de vida que tinham na Europa industrializada e da perseguição político religiosa que sofriam.

Grande parte desses imigrantes eram artesãos, que traziam junto consigo suas ferramentas, como a maioria se concentrou no Norte das colônias, lá, aos poucos foi se formando um mercado interno. Trabalho familiar nos campos e assalariados nas cidades, desta forma criando condições para uma expansão das manufaturas, casas de comercio e bancos.

A economia do sul se baseava no plantations, grandes propriedades monocultoras, utilizando trabalho escravo. A riqueza sulista estava fortemente concentrada nas mãos destes grandes fazendeiros, desta forma o mercado interno crescia lentamente. No norte os negócios expandiam-se rapidamente e a capital se acumulava na mão da burguesia local.

Page 5: Estados Unidos - Industrialização Americana

Outros fatores fundamentais para o processo de industrialização foram os naturais, os recursos ricos e variados tiveram influencia direta para a consolidação de grades negócios. Além disso, o abastecimento abundante de água ajudou o potencial das máquinas industriais e o grande número de florestas influenciou no surgimento e aumento de produtos de madeira para construção civil, e também as grandes quantidades de carvão e minério de ferro do solo ajudaram no progresso para a construção máquinas, trilhos, pontes, automóveis e arranha-céus. Outros minerais industrialmente valiosos incluídos foram o cobre, prata e petróleo, este ultimo que se tornou particularmente importante depois que o automóvel entrou em uso generalizado no início do século XX.

Os Grandes Lagos existentes nas colônias do Norte não podem ser deixados de citar como um dos principais fatores para o poder econômico da região, através de canais artificiais que interligavam esses lagos formando assim uma grande rota de comércio que também ia para o Atlântico por onde poderiam comerciar com a Europa.

Page 6: Estados Unidos - Industrialização Americana

Arrancada industrial: Nordeste: localização industrial e decadência Após a

independência dos Estados Unidos, as diferenças econômicas, sociais e culturais entre nortistas e sulistas se tornavam cada vez mais evidente, o que acarretou em revoltas e uma guerra.

Page 7: Estados Unidos - Industrialização Americana

Com a vitória dos estados do Norte e a unificação definitiva dos Estados Unidos, os estadunidenses começaram a ver uma grande ascensão econômica derivada das medidas da Elite Nortenhas, que estimularam a imigração para, assim, aumentarem o mercado consumidor para os bens produzidos por suas indústrias. Para isto, criaram a Lei Lincoln que dava a todo imigrante, 65 hectares de terra no Oeste dos Estados Unidos.

Com isso, os estados na região nordeste/oeste se tornaram altamente industrializados, além disso, lá havia grandes quantidades de minério de ferro e carvão, que alavancou ainda mais a industrialização nessas áreas.

Page 8: Estados Unidos - Industrialização Americana

Principais TecnopolosBoston:

A região metropolitana de Boston se desenvolveu e abrigou diversas empresas do setor bélico, eletrônico e biotecnológicos.

Esse desenvolvimento se dá principalmente ao grande conhecido cientifico-tecnológico desenvolvido na região que abriga duas das mais importantes universidades do mundo, a Universidade de Harvard e o MIT.

Page 9: Estados Unidos - Industrialização Americana

Vale do Silício:Localizado no norte da Califórnia, o Vale do Silício é considerado o maior tecnopolo do

mundo, onde se localizam diversas empresas do setor da Eletrônica e Informática.O desenvolvimento do local se deu devido à grande presença de empresas de capitais

de risco que se estabeleceram na área, somado a proximidade a Universidade de Stanford, que permitiu que empreendedores da universidade dessem origem a suas empresas se estabelecendo no local.

Google, Apple, AMD, Intel, Oracle e Adobe são empresas que tem suas sedes no Vale do Silício. Grandes empresas do ramo da tecnologia como Samsung e Microsoft tem filiais e departamentos sediados ali.