Estagio em Saúde EAD 2.docx

3
Estrutura de planos específicos FUNDAÇÃO DE ATENDIMENTO SÓCIO-EDUCATIVO Objetiv os Específ icos O objetivo da Ginástica Laboral visa diminuir o número de acidentes de trabalho, prevenir doenças originadas por traumas cumulativos, prevenir a fadiga muscular, aumentar a disposição do funcionário ao iniciar o trabalho e retomar a ele, e promover maior integração no ambiente de trabalho, além de prevenir também o aparecimento de lesões músculo- esqueléticas e/ou ligamentares, assim como neurológicas devido a situações de stress. Ativida des Exercícios de alongamentos 1. Pés paralelos na linha dos ombros entrelaçar as mãos, estendendo os braços acima da cabeça; 2. Movimentar o pescoço lateralmente para o lado direito e após para o lado esquerdo; 3. Manter o alongamento do pescoço apenas para o lado direito e da mesma forma para o lado esquerdo; 4. Girar a cabeça, realizando o movimento de cincundução do pescoço, lentamente para um lado, depois para o outro. 5. Fazer a flexão e extensão do pescoço, ou seja, movimentar o pescoço olhando lentamente para cima e para baixo. 6. Alongar bem o pescoço olhando para cima e mantendo a coluna ereta. 7. Olhar para baixo forçando com as mãos a nuca, tentando aproximar o queixo do peito, flexionado ligeiramente o tronco para frente e mantendo as pernas semi-flexionadas. 8. Fazer a movimentação dos braços alternados um para cima outro para baixo. 9. Tentar encostar a ponta dos dedos nos ombros e em seguida fazer o movimento circular dos cotovelos, movimentando a articulação escapula- umeral para frente e para trás; 10. Estender os dois braços para trás entrelaçando os dedos e mantendo a postura, alongando toda região dos ombros;

Transcript of Estagio em Saúde EAD 2.docx

Page 1: Estagio em Saúde EAD 2.docx

Estrutura de planos específicos

FUNDAÇÃO DE ATENDIMENTO SÓCIO-EDUCATIVO

Objetivos Específicos

O objetivo da Ginástica Laboral visa diminuir o número de acidentes de trabalho, prevenir doenças originadas por traumas cumulativos, prevenir a fadiga muscular, aumentar a disposição do funcionário ao iniciar o trabalho e retomar a ele, e promover maior integração no ambiente de trabalho, além de prevenir também o aparecimento de lesões músculo- esqueléticas e/ou ligamentares, assim como neurológicas devido a situações de stress.

Atividades Exercícios de alongamentos

1. Pés paralelos na linha dos ombros entrelaçar as mãos, estendendo os braços acima da cabeça;

2. Movimentar o pescoço lateralmente para o lado direito e após para o lado esquerdo;

3. Manter o alongamento do pescoço apenas para o lado direito e da mesma forma para o lado esquerdo;

4. Girar a cabeça, realizando o movimento de cincundução do pescoço, lentamente para um lado, depois para o outro.

5. Fazer a flexão e extensão do pescoço, ou seja, movimentar o pescoço olhando lentamente para cima e para baixo.

6. Alongar bem o pescoço olhando para cima e mantendo a coluna ereta.

7. Olhar para baixo forçando com as mãos a nuca, tentando aproximar o queixo do peito, flexionado ligeiramente o tronco para frente e mantendo as pernas semi-flexionadas.

8. Fazer a movimentação dos braços alternados um para cima outro para baixo.

9. Tentar encostar a ponta dos dedos nos ombros e em seguida fazer o movimento circular dos cotovelos, movimentando a articulação escapula-umeral para frente e para trás;

10. Estender os dois braços para trás entrelaçando os dedos e mantendo a postura, alongando toda região dos ombros;

11. Braços paralelos e soltos para baixo na linha da cintura em seguida fazer a elevação dos ombros.

12. Manter os ombros elevados forçando o trapézio.13. Pés paralelos na linha dos ombros, fazendo o movimento de

soltura dos braços através da rotação do tronco, para ambos os lados.14. Posição ereta elevar um dos cotovelos a cima da cabeça

flexionando-o e com o auxílio da outra mão, o mesmo será puxado para o lado oposto, percebendo desta forma um maior alongamento da região do tríceps braquial, logo em seguida repetir com o outro braço;

15. Entrelaçar as mãos e estender os braços para frente na linha dos ombros (alongando toda região do braço e antebraço).

16. Pernas afastadas, mantendo o joelho estendido, fazendo a flexão do quadril estendendo os braços para frente alongando toda região dorsal e parte posterior das coxas.

17. Manter o equilíbrio sobre uma das pernas, na qual a outra estará

Page 2: Estagio em Saúde EAD 2.docx

segura por uma das mãos, perna essa que estará com o joelho flexionado alongando a parte anterior da coxa.

18. Apoiar as mãos na cintura e com as pernas paralelas na linha dos ombros, fazer o movimento circular do quadril para um lado e em seguida para o outro lado.

19. Elevar bem os dois braços para cima da cabeça, como se estivesse espreguiçando todo o corpo terminando desta forma a ginástica de aquecimento.

Todos os exercícios de movimentos articulares e de alongamento foram contados em torno de 15 segundos na hora de sua execução, tendo uma duração final de 10 minutos cada aula.

ContextoAs atividades foram realizadas em diversos setores dentro da fundação de acordo com um cronograma semanal.

Avalição Num primeiro momento, o feedback foi positivo. Os alunos relataram sensação de “alívio” após o término das atividades, além de se declararem mais animados após o exercício de alongamento.