ESTATÍSTICA DIVERTIDA

15
ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA DIVERTIDA DIVERTIDA APRENDER E BRINCAR COM A TELA DO SEU CELULAR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR APP disponíel em https://pwa.app.vc/estatistica_divertida Paulo Jorge Dias Filho Leonardo Sturion

Transcript of ESTATÍSTICA DIVERTIDA

Page 1: ESTATÍSTICA DIVERTIDA

ESTATÍSTICAESTATÍSTICADIVERTIDADIVERTIDA

APRENDER E BRINCAR COM A TELA DOSEU CELULAR

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERALDO PARANÁ - UTFPR

APP disponível em:https://pwa.app.vc/estatistica_divertida

Paulo Jorge Dias FilhoLeonardo Sturion

2021

Page 2: ESTATÍSTICA DIVERTIDA

   

 UNIVERSIDADE TECNÓLOGICA FEDERAL DO PARANÁ 

PROGRAMA DE PÓS­GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA 

 

 

 

 

 

PAULO JORGE DIAS FILHO 

 

 

 

 

 

ESTATÍSTICA DIVERTIDA: APRENDER E BRINCAR COM A TELA DO SEU 

CELULAR 

 

 

FUN STATISTICS: LEARN AND PLAY WITH YOUR PHONE SCREEN 

 

 

 

 

 

 

LONDRINA 

2021

Page 3: ESTATÍSTICA DIVERTIDA

  

 

PAULO JORGE DIAS FILHO 

 

 

 

 

ESTATÍSTICA DIVERTIDA: APRENDER E BRINCAR COM A TELA DO SEU 

CELULAR 

 

FUN STATISTICS: LEARN AND PLAY WITH YOUR PHONE SCREEN 

 

 

 Produto Educacional apresentada ao Programa de Pós­Graduação em Ensino de Matemática da Universidade  Tecnológica  Federal  do  Paraná, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Matemática.  Orientador: Prof.º Dr. Leonardo Sturion    

 

 

 

 

 LONDRINA 

2021 

 

_____________________  

   

    4.0 Internacional  

 

Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. Conteúdos elaborados por terceiros, citados e referenciados nesta obra não são cobertos pela licença. 

Page 4: ESTATÍSTICA DIVERTIDA

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Page 5: ESTATÍSTICA DIVERTIDA

  

 

SUMÁRIO 

 

APRESENTAÇÃO  .................................................................................................................. 5

VOCÊ JÁ OUVIR FALAR EM MOBILE LEARNING ? ..................................................... 6

E  COMO  OS  DISPOSITIVOS  MÓVEIS  PODEM  AUXILIAR  NO  PROCESSO  DE 

ENSINO ? .................................................................................................................................. 7

VOCÊ JÁ PENSOU EM UTILIZAR QUIZZES E PODCASTS COMO FERRAMENTA 

DE ENSINO ? ........................................................................................................................... 8

APLICATIVO PARA DISPOSITIVO MÓVEL “ESTATÍSTICA DIVERTIDA” ........... 9

REFERÊNCIAS  .................................................................................................................... 14

 

Page 6: ESTATÍSTICA DIVERTIDA

É com grande satisfação que apresentamos este ProdutoEducacional, confeccionado a partir dos resultados dadissertação intitulada “Mobile Learning como instrumentopara o processo de Ensino de Estatística nos anos finais doEnsino Fundamental”, apresentada ao Programa deMestrado Profissional em Ensino de Matemática daUniversidade Tecnológica Federal do Paraná – CornélioProcópio e Londrina.

O material aqui apresentado trata-se de um Aplicativo para DispositivoMóvel desenvolvido com o intuito de auxiliar no processo de ensino deEstatística na educação básica. Os conteúdos abordados estãoprevistos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ministradospor meio de PodCasts. Para testar os conhecimentos adquiridos pelosestudantes, estão disponíveis Quizzes em formato de jogos interativos.

Agradecemos a você Professor (a), por estarbuscando novas ferramentas para a inserção dastecnologias educacionais digitais em suas aulas,tendo como principal objetivo a qualidade de ensinodos estudantes. Esperamos que faça um bomproveito deste material que foi produzido e dedicadoa você e a todos os nossos alunos.

Caro (a) Professor (a)

Um grande abraço e até mais!

Paulo Jorge Dias FilhoLeonardo Sturion

Page 7: ESTATÍSTICA DIVERTIDA

Segundo Mülbert e Pereira (2011, p. 2), mobile learning oum-learning “é o conceito que representa a aprendizagementregue ou suportada por meio de dispositivos de mão, taiscomo PDAs (Personal Digital Assistant), smartphones, iPods,tablets e outros pequenos dispositivos digitais que carregamou manipulam informações”.

Por se tratarem de ferramentas compactas e de fácil acesso, ossmartphones podem ser um grande aliado no processo deaprendizagem dos estudantes, pois “as tecnologias móveis ampliamo tempo e o espaço de estudo ao quebrar as barreiras temporais eespaciais, visto que o aluno pode aceder ao material de estudo emdiversos momentos e contextos” (MOURA; CARVALHO,2008, p.36).

Para Romanelo (2016, p. 33), é“perceptível que o cotidiano demuitos dos alunos está permeado detecnologias, como é o caso doscelulares, e uma forma de diminuiressa diferença entre seu cotidiano eo ambiente escolar é, justamente,inseri-lo nas rotinas de atividadesescolares”.

Page 8: ESTATÍSTICA DIVERTIDA

Segundo Meredyk, Elias e Motta (2018, p.3), utilizar astecnologias móveis no ambiente escolar contribui nainserção de novas formas de abordagens de conteúdosdiversos, possibilitando a organização do pensandoatravés da linguagem audiovisual e hipertextos. Moran(2012) salienta que tais tecnologias móveis como tabletsou smartphones carregam consigo novos desafios para aeducação, buscando a descentralização do processo degestão do conhecimento voltado ao professor, dando maisautonomia para aluno, pois tais instrumentos permitemaprender em qualquer lugar, a qualquer hora, por meio detrabalhos colaborativos em grupo ou individual, estandopresente fisicamente ou de maneira virtual.

Para Moura (2010), a existência e o uso dessas tecnologiasdigitais torna-se capaz de criar uma nova caracterização dasociedade contemporânea, apresentando-se como umaliado na construção de culturas e identidades, permitindoassim, a comunicação por meio da mobilidade. “[...] nasociedade da informação, todos estamos reaprendendo aconhecer, a comunicar-nos, a ensinar; reaprendendo aintegrar o humano e o tecnológico, a integrar o individual, ogrupal e o social” (MORAN, 1999, p. 7).

Page 9: ESTATÍSTICA DIVERTIDA

A utilização de PodCasts tem crescido consideravelmentenos últimos anos, apresentando-se como uma ferramentamuito importante na disseminação de conteúdosenvolvendo notícias, informações, formações,entretenimento, dentre outros. Para os estudantes queestão imersos no mundo das tecnologias, esseinstrumento se torna de extrema importância naconstrução do conhecimento, pois “[...] falar e ouvirconstitui uma atividade de aprendizagem muito maissignificativa do que o simples ato de ler” (BOTTENTUITJUNIOR; COUTINHO, 2017, p. 841).

O "Quiz" trata-se de um jogo de perguntas e repostas emque os jogadores são desafiados a responderemcorretamente as questões propostas. Não é de hoje que osjogos se apresentam como uma importante ferramenta deensino. Segundo Braga et al. (2007), utilizar os jogosdidáticos em sala de aula promove uma experiênciaenriquecedora na construção do conhecimento dos alunos,produzindo resultados positivos no processo deaprendizagem por desenvolver habilidades e competênciascomo: o bom humor, a criatividade e a cooperação pormeio do trabalho em grupo, características essenciais paraa formação pessoal do estudante.

Não?

Page 10: ESTATÍSTICA DIVERTIDA

Pensando em juntar ferramentas que podempotencializar o processo de ensino, o APP "EstatísticaDivertida" oferece aos seus usuários PodCastsabordando os conteúdos de Estatísticas propostas pelaBase Nacional Comum Curricular (BNCC) e Quizzes noformato de jogos online que poderá proporcionar aosestudantes uma maneira diferente de aprenderEstatística.

A seguir, será apresentado umpasso a passo de como acessar oaplicativo, baixar no smartphone eutilizar as ferramentas disponíveis.

Layoutdo APP

Page 11: ESTATÍSTICA DIVERTIDA

Ao acessar o APP, serásolicitado a sua instalação,

conforme figura abaixo:

E pode ser acessadopor meio deste QR

Code também!

Clique aqui!

E em seguida,clique aqui!

Page 12: ESTATÍSTICA DIVERTIDA

Conteúdosdisponíveis em cada

um dos ícones

Primeira parte deícones

disponíveis

Segunda parte deícones

disponíveis

Page 13: ESTATÍSTICA DIVERTIDA

Em cada um dos íconesestão disponíveis umPodCast e um Quiz

Ao clicar no PodCast,role a tela para acessar

o conteúdo

Para acessar oconteúdo, clique no

play

Page 14: ESTATÍSTICA DIVERTIDA

Ao clicar no Quiz, leia aorientação do jogo e

clique no play

Clique para acessar asreferências utilizadas na

abordagem dosconteúdos

Este último PodCastrefere-se às

considerações finais

Ao acessar o jogo,clique na alternativa

que julga ser a correta

Page 15: ESTATÍSTICA DIVERTIDA

BOTTENTUIT JUNIOR, J.; COUTINHO, C. Podcast em Educação: um contributo para oestado da arte. In: CONGRESO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÉS DEPSICOPEDAGOXÍA, 2017, Caruña. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía eEducación. Coruña: Universidade da Coruña, 2017, p. 1-10.

BRAGA, A. J.; ARAÚJO, M. M.; VARGAS, S. R. S.; LEMES, A. Uso de jogos didáticos emsala de aula. Trabalho acadêmico (Linguística aplicada), Curso de Letras, UniversidadeLuterana do Brasil, Guaíba, 2007.

GIOVANNI JÚNIOR, J. R. A conquista da Matemática, 6º ano/ José Ruy Giovanni Júnior,Benedicto Castrucci. – 4. ed. –São Paulo: FTD, 2018. – (Coleção a conquista daMatemática).

GIOVANNI JÚNIOR, J. R. A conquista da Matemática, 7º ano/ José Ruy Giovanni Júnior,Benedicto Castrucci. – 4. ed. –São Paulo: FTD, 2018. – (Coleção a conquista daMatemática).

GIOVANNI JÚNIOR, J. R. A conquista da Matemática, 8º ano/ José Ruy Giovanni Júnior,Benedicto Castrucci. – 4. ed. –São Paulo: FTD, 2018. – (Coleção a conquista daMatemática).

GIOVANNI JÚNIOR, J. R. A conquista da Matemática, 9º ano/ José Ruy Giovanni Júnior,Benedicto Castrucci. – 4. ed. –São Paulo: FTD, 2018. – (Coleção a conquista daMatemática).

MEREDYK, F.; ELIAS, A. P. J.; MOTTA, M. S. Um panorama dos aplicativos gratuitos degeometria disponíveis para smartphones android. In: I EPTEM, 2018, Apucarana, Anais [...]Curitiba: SBEM/PR, 2018.

MOURA, A. A Web 2.0 e as Tecnologias Móveis. In: Carvalho, Ana Amélia A. (org.) Manual deFerramentas da Web 2.0 para Professores. Lisboa: Ministério da Educação DGIDC, 2008.ISBN 978-972-742-294-4.

MORAN, José Manuel. O Uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na EAD- uma leitura crítica dos meios. In: PALESTRA PROGRAMA TV ESCOLA - CAPACITAÇÃO DEGERENTES. COPEAD/SEED/MEC: Belo Horizonte e Fortaleza, 1999.

MORAN, J. M. Tablets e netbooks na educação. Campo Grande: Universidade AnhangueraUniderp, 2012.

MÜLBERT, A. L.; PEREIRA, A. T. C. Um panorama da pesquisa sobre aprendizagem móvel (m-learning). In: V SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER, 2011, Florianópolis. Anais [...]Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2011.

ROMANELLO, L. A. Potencialidades do uso do celular na sala de aula: atividadesinvestigativas para o ensino de função. 135 f. 2016. Dissertação (Mestrado em EducaçãoMatemática), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade EstadualPaulista, Rio Claro, 2016.