ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da...

24

Transcript of ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da...

Page 1: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.
Page 2: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia)Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze metros de altura e era toda incrustada de ouro e pedras preciosas. Estava na cidade de Olímpia até que um terramoto a destruiu, possivelmente em 1215.

Page 3: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

                               2. TEMPLO DE DIANA (Turquia) Levou duzentos anos para ficar pronto - em 450 a. C. - na cidade de Éfeso. Suas 127 colunas de mármore atingiam 19 metros de altura. Depois de ter sido incendiado em 356 por Eróstrato, foi reconstruído (dessa vez em vinte anos) e destruído novamente em 262 pelos godos.

Page 4: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

COLOSSO DE RODES (Grécia) A gigantesca estátua de Hélio, o deus do sol, tinha 46 metros de altura, era toda de bronze e pesava 70 toneladas. De pernas abertas, ficava na entrada do golfo de Rodes, uma ilha do mar Egeu.  Foi destruída por um terramoto em 224 a. C.

Page 5: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

MAUSOLÉU DE HALICARNASSO (Turquia)Artemisa II, irmã e esposa do rei Mausolo, mandou construir o maior e mais sumptuoso túmulo de todas as épocas. Sua base era de mármore e bronze, com revestimento em ouro. A obra ficou pronta em 352 a.C. No alto da construção viam-se as estátuas do rei e da rainha. Artemisa morreu antes de ver o mausoléu terminado. Fragmentos desse monumento são encontrados no Museu Britânico, em Londres e em Bodrum, Turquia.

Page 6: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

FAROL DE ALEXANDRIA (Egipto)Erguia-se numa das ilhas de Faros, perto de Alexandria e tinha uma torre de mármore branco de 135 metros de altura. Era iluminado pelo fogo de lenha ou carvão. Inaugurado em 270 a. C., o farol foi destruído por um terramoto em 1375.

Page 7: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA (Iraque)Foram construídos por ordem do poderoso Nabucodonosor II, em 600 a.C., em homenagem a uma de suas mulheres, Semíramis, que sentia saudade das montanhas de sua terra. Os jardins eram 6 montanhas artificiais, apoiadas em colunas de 25 a cem metros de altura, ao sul do rio Eufrates. Ficavam a duzentos metros do palácio real. Conta-se que Nabucodonosor enlouqueceu ao contemplar essa obra. Tudo foi destruído em data desconhecida.

Page 8: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

                  PIRÂMIDES DO EGITODas sete maravilhas do mundo antigo, as pirâmides são as únicas sobreviventes. Foram construídas por volta de 2690 a.C, a 10 km do Cairo, capital do Egito.  A maior delas foi construída por Quéops, o mais rico dos faraós. Empregou 100 mil operários durante 20 anos. As outras grandes pirâmides são as de Quéfren e a de Miquerinos. Miquerinos era filho de Quéops e construiu a mais cara de todas elas.

Page 9: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

As 7 Maravilhas do Mundo actual

Page 10: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão do latim Coliseu, devido ao colosso de Nero, que ficava perto a edificação.

Page 11: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã. Chichén Itzá, a mais famosa Cidade Templo Maia, funcionou como centro político e económico da civilização maia.

Page 12: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

Machu Picchu, em quíchua Machu Pikchu, “velha montanha”, também chamada “cidade perdida dos Incas“, é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, actual Peru.

Page 13: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

O Cristo Redentor é uma estátua localizada na cidade do Rio de Janeiro, a 709 metros acima do nível do mar, no morro do Corcovado. De seus 38 metros, oito estão no pedestal.

Page 14: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

A chamada Muralha da China, ou Grande Muralha, é uma impressionante estrutura de arquitectura militar construída durante a China Imperial.

Page 15: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

Petra é um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba.

Page 16: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, pequena cidade da Índia

Page 18: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

Mosteiro de AlcobaçaA Abadia de Alcobaça é um dos mais importantes mosteiros cistercienses medievais. O mosteiro foi fundado em 1153 por doação do nosso primeiro monarca a Bernardo

Page 19: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

Palácio Nacional da PenaO Palácio Nacional da Pena constitui uma das expressões máximas do Romantismo aplicado ao património edificado no séc. XIX em Portugal. Este extraordinário Monumento Nacional deve-se inteiramente à iniciativa de D. Fernando de Saxe Coburgo-Gotha, que casou com a Rainha D. Maria II, em 1836

Page 20: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

Mosteiro dos JerónimosO Mosteiro dos Jerónimos é uma obra fundamental da arquitectura manuelina. O risco inicial é de Boitaca (1502), que lançou os fundamentos da igreja e do claustro, e cuja campanha de obra inclui os arranques do portal principal, actualmente abrindo para um nártex abobadado formado pelo varandim coberto que estabelece ligação com as arcadas do corpo fronteiro (onde está sedeado o Museu Nacional de Arqueologia).

Page 21: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

Mosteiro da BatalhaO Mosteiro da Batalha é o mais importante símbolo da Dinastia de Avis. Construído por iniciativa de D. João I, na sequência de um voto à Virgem, caso vencesse a Batalha de Aljubarrota. Ao longo do século XV, praticamente todos os monarcas aqui deixaram a sua marca.

Page 22: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

Castelo de ÓbidosSão ainda obscuras as origens da fortaleza. Ao que tudo indica, a sua posição dominante em relação à extensa lagoa a ocidente, favoreceu a instalação de um primitivo reduto fortificado de origem romana. A Alta Idade Média não deixou vestígios aparentes da sua presença e será apenas na viragem para o século XII, que Óbidos voltará a merecer referências documentais precisas.

Page 23: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

Torre de BelémA Torre de Belém foi construída em homenagem ao santo patrono de Lisboa, S. Vicente, no local onde se encontrava ancorada a Grande Nau, que cruzava fogo com a fortaleza de S. Sebastião.

Page 24: ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia) Foi esculpida por Fedias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze.

Castelo de GuimarãesParadigma das origens da nacionalidade e da própria figura de D. Afonso Henriques, o Castelo de Guimarães é um dos monumentos mais representativos do imaginário medieval português.