ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta...

15
ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: CUIDADO DE PESSOAS NO PROCEDIMENTO ENDOSCÓPICO KREMPSER, Paula 1 - UFJF ARREGUY-SENA, Cristina 2 - UFJF SILVA, Marcelo Alves 3 - UFJF MARTINS, Nathália Alvarenga 4 - UFJF Grupo de Trabalho - Didática: Teorias, Metodologias e Práticas Agência Financiadora: não contou com financiamento Resumo O exercício profissional da enfermagem requer dos enfermeiros habilidades e competências definidas nas Diretrizes curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem. A atuação do enfermeiro deverá pautar-se na utilização do senso de responsabilidade e compromisso cidadão a ponto de sensibilizar e auxiliar as pessoas a buscarem condições de saúde e bem estar e intervirem sobre os determinantes do processo saúde doença. Como professor de ensino superior o enfermeiro deverá atuar nas dimensões assistenciais, educativas, gerenciais e de pesquisa (dimensões do cuidado) a ponto de auxiliar aos discentes a adquirirem competências e habilidades. Objetivo: analisar estratégias educativas capazes de auxiliar discentes de graduação do curso de enfermagem que se encontram no sexto período letivo a abordarem pessoas em tratamentos endoscópicos. Método: Pesquisa qualitativa delineada no relato de experiência acadêmica na construção dos impressos realizada durante o curso da 1 Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFJF. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil Telefone: (032) 3236-7345. End.: Rua Antônio Damião 121-Linhares, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. E-mail: [email protected]. 2 Enfermeira, Doutora e Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da UFJF. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Telefone: (032) 3216-2532. End.: Rua Olegário Maciel 1.716/apto 204, Bairro Paineiras, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. E-mail: [email protected]. 3 Enfermeiro, Doutor e Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da UFJF. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Telefone: (032) 9115-5455. End.: Rua Professor Lander 126, Bairro Vitorino Braga, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. E-mail: [email protected]. 4 Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFJF. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil Telefone: (031) 96324336. End.: Rua Santo Antônio 1063/apto803 - Centro, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. E-mail: [email protected]

Transcript of ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta...

Page 1: ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985.

ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA

GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: CUIDADO DE PESSOAS NO

PROCEDIMENTO ENDOSCÓPICO

KREMPSER, Paula1 - UFJF

ARREGUY-SENA, Cristina2 - UFJF

SILVA, Marcelo Alves3 - UFJF

MARTINS, Nathália Alvarenga4 - UFJF

Grupo de Trabalho - Didática: Teorias, Metodologias e Práticas Agência Financiadora: não contou com financiamento

Resumo O exercício profissional da enfermagem requer dos enfermeiros habilidades e competências definidas nas Diretrizes curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem. A atuação do enfermeiro deverá pautar-se na utilização do senso de responsabilidade e compromisso cidadão a ponto de sensibilizar e auxiliar as pessoas a buscarem condições de saúde e bem estar e intervirem sobre os determinantes do processo saúde doença. Como professor de ensino superior o enfermeiro deverá atuar nas dimensões assistenciais, educativas, gerenciais e de pesquisa (dimensões do cuidado) a ponto de auxiliar aos discentes a adquirirem competências e habilidades. Objetivo: analisar estratégias educativas capazes de auxiliar discentes de graduação do curso de enfermagem que se encontram no sexto período letivo a abordarem pessoas em tratamentos endoscópicos. Método: Pesquisa qualitativa delineada no relato de experiência acadêmica na construção dos impressos realizada durante o curso da

1 Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFJF. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil Telefone: (032) 3236-7345. End.: Rua Antônio Damião 121-Linhares, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. E-mail: [email protected]. 2 Enfermeira, Doutora e Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da UFJF. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Telefone: (032) 3216-2532. End.: Rua Olegário Maciel 1.716/apto 204, Bairro Paineiras, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. E-mail: [email protected]. 3 Enfermeiro, Doutor e Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da UFJF. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Telefone: (032) 9115-5455. End.: Rua Professor Lander 126, Bairro Vitorino Braga, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. E-mail: [email protected].

4 Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFJF. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil Telefone: (031) 96324336. End.: Rua Santo Antônio 1063/apto803 - Centro, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. E-mail: [email protected]

Page 2: ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985.

27286

disciplina “Bases Filosóficas de enfermagem” do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Resultados: Foi construído 2 impressos, sendo um para orientar a coleta do histórico de saúde de pacientes em tratamentos endoscópicos capaz de captar os estressores para diversas situações e o outro impresso que se estrutura em três eixos, o primeiro contendo possíveis diagnósticos de enfermagem, o segundo possíveis intervenções e o terceiro que dispõe de indicadores para avaliar a resposta dos usuários às intervenções realizadas. Considerações Finais: O instrumento mostrou-se capaz de captar de forma individualizada às necessidades de cuidado de pacientes em tratamento endoscópio bem como orientar os alunos durante o processo ensino-aprendizagem da prática clínica de enfermagem. Palavras-chave: Enfermagem. Educação baseada em competências. Teoria de enfermagem. Endoscopia.

Introdução

O exercício profissional da enfermagem requer dos enfermeiros habilidades e

competências definidas nas Diretrizes curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem

(2007). O perfil profissional de egressos da graduação prevê que o enfermeiro tenha formação

generalista, humanista, crítica e reflexiva.

A atuação do enfermeiro deverá pautar-se na utilização do senso de responsabilidade e

compromisso cidadão a ponto de sensibilizar e auxiliar as pessoas a buscarem condições de

saúde e bem estar e intervirem sobre os determinantes do processo saúde doença (BRASIL,

2007; BRASIL, 2006; NIEMEYER, SILVA e KRUSE, 2010).

O enfermeiro deverá realizar sua atuação profissional numa perspectiva abrangente a

ponto de utilizar-se de evidências científicas, conciliando-as com o atendimento das

necessidades individuais das pessoas, das famílias, dos grupos sociais e das comunidades nos

vários cenários em que se encontram (BRASIL, 2006; BRASIL, 2007; NIEMEYER, SILVA

e KRUSE, 2010). Isto equivale a dizer que o enfermeiro terá como cenário profissional as

instituições de saúde, educação, os ambientes de trabalho, de lazer, o domicilio, os ambientes

de reunião de grupos e coletividades a ponto de fazer-se presente no quotidiano dos

indivíduos.

Na formação dos profissionais de saúde a relação utilizada e recomendada pelo

Ministério da Educação (2007) para que o ensino clínico superior seja realizado é de dez

alunos para um professor. Ao analisar esta relação à luz do objeto de atuação do enfermeiro

que é o cuidado (que deve se estabelecer de forma dialógica entre o profissional/estudante

com os indivíduos) e diante das peculiaridades que envolvem o processo de trabalho desta

Page 3: ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985.

27287

categoria (atendimento as necessidades pessoais) é possível identificar inconsistência para sua

operacionalização.

Como professor de ensino superior o enfermeiro deverá atuar nas dimensões

assistenciais, educativas, gerenciais e de pesquisa (dimensões do cuidado) a ponto de auxiliar

aos discentes a adquirirem competências e habilidades de: 1) atender ao continum

saúde/doença dos indivíduos, famílias e comunidades e avaliar o impacto das intervenções

terapêuticas recomendadas; 2) tomar decisões gerenciais e terapêuticas; 3) comunicar-se com

os indivíduos/família/comunidade e com as equipes de enfermagem e de saúde; 4) liderar o

trabalho da equipe de enfermagem; 5) administrar e gerenciar a força de trabalho e os recursos

físicos, materiais e de informação e 6) aprender e ter responsabilidade com a educação da

atual e das futuras gerações profissionais, auxiliando as pessoas e aos profissionais a

aprenderem a aprender (BRASIL, 2006; BRASIL, 2007; NIEMEYER, SILVA e KRUSE,

2010).

Os procedimentos endoscópicos constituem em ações terapêuticas ou diagnósticas

realizadas por profissional médico cujas especialidades conciliam intervenções endoscopistas

e de anestesia. A inserção do enfermeiro possibilita o resgate do atendimento individualizado,

tendo em vista ser uma ação técnica capaz de gerar ansiedade, estresse, risco de vida e pouca

participação do indivíduo quando realizada. Deve ocorrer em ambiente institucional em nível

de atenção secundária desde que disponha de infraestrutura para atendimento de situações de

urgência e para recuperação pós-anestesia e procedimento endoscópico (ANDREOLLO,

LOPES; COELHO-NETO, 2010; SOBED).

A rapidez como a intervenção ocorre requer objetividade de abordagem e

infraestrutura de acompanhamento durante todo o processo. Caberá aos profissionais

enfermeiros identificarem no período pré-procedimento estados de estresse, ansiedade, medo,

conhecimento; no período de trans procedimento zelar do respeito, dignidade e segurança do

indivíduo, tendo em vista estar com rebaixamento do nível de consciência e no período de

pós-operatório monitorar condições hemodinâmica, intervir de forma colaborativa com a

equipe de saúde para a segurança e integridade da pessoa submetida ao procedimento

endoscópico (SELHORST, 2011).

Para o discente de enfermagem perceber a dinâmica de sua inserção do processo é

complexo quando não se tem a sistematização da assistência de enfermagem implementada

no setor (SELHORST, 2011). Entretanto, do ponto de vista do ensino isto é possível com a

Page 4: ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985.

27288

utilização de impressos que norteiem a atuação profissional e as especificidades emergentes

entre pessoas submetidas ao tratamento/diagnóstico endoscópico.

Diante do exposto caberá ao professor de enfermagem ser criativo a ponto de utilizar

de estratégias e de ferramentas para alcançar seus objetivos educacionais, sendo o objeto da

presente abordagem as estratégias utilizadas na prática clínica para estruturar a sistematização

da assistência de enfermagem (SAE) no cuidado de pessoas que realizarão procedimentos

endoscópicos para fins terapêuticos ou diagnósticos.

Objetivou-se analisar estratégias educativas capazes de auxiliar discentes de graduação

do curso de enfermagem que se encontram no sexto período letivo a abordarem pessoas em

tratamentos endoscópicos, utilizando de referenciais teóricos, éticos, filosóficos e

taxonômicos de forma a captar as necessidades e demandas individuais dos usuários de um

serviço ambulatorial em coerência com o exercício profissional de futuros enfermeiros.

A realização da presente investigação foi alicerçada nas seguintes argumentações: 1) o

processo de aprendizagem na área de saúde e enfermagem se faz a partir da utilização de

modelos que visam nortear inicialmente a abordagem terapêutica dos profissionais a ponto de

formar habilidades para abordagens criativas; 2) a SAE e o processo de enfermagem

constituem em estratégias recomendadas para nortear a atuação profissional segundo o

conselho da categoria; 3) a utilização das taxonomias da NANDA I (North American Nursing

Diagnosis Association), da NIC (Nursing Intervention Classification) e da NOC (Nursing

Outcome Classification) constituem em estratégias de padronização da linguagem para

exprimir os diagnósticos de enfermagem (problemas de competência profissional do

enfermeiro), das intervenções de enfermagem (lista de possíveis intervenções alicerçadas no

conhecimento (inter)nacional para atuação do enfermeiro) e dos resultados de enfermagem

(critérios e escalas capazes de mensurarem o impacto terapêuticas das intervenções prescritas)

e 4) a existência de um roteiro fundamentado num modelo teórico filosófico que possibilita o

olhar dos discentes para o objeto de atuação profissional.

Referenciais Teóricos

O presente relato de experiência foi alicerçado nos seguintes referenciais: teoria de

Betty Newman; taxonomias da NANDA I, NIC e NOC; Resolução 358/2009 e Lei do

exercício profissional da enfermagem.

Page 5: ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985.

27289

Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar

Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985. Teve experiência assistencial

antes de ingressar no ensino, em 1972 propôs um modelo para ensino da abordagem total da

pessoa a partir dos problemas do paciente (GEORGIA, 2000).

Sua proposta teórico foi influenciada por Chardin e Cornu (totalidade do sistema), por

Von Bertalanfy e Lazlo (teoria geral do sistemas), por Selye (teoria do estresse) e por Lazarus

(abordagem do estresse e do enfrentamento) (MELANIE; EVELY, 2009) (Figura 1).

Figura 1 – Esquema da teoria de Betty Newman

Fonte: GEORGIA, B. J. E. Teorias de Enfermagem: os fundamentos para a

prática profissional. Porto Alegre:1993.

Adotou os seguintes pressupostos: 1) seres humanos: sistema composto por variáveis:

fisiológicas, psicológicas, socioculturais, de desenvolvimento e espirituais que são

componentes que integra um todo de anéis concêntricos de proteção para retenção, obtenção

ou manutenção da estabilidade e integridade do sistema; 2) ambiente: sistema aberto de forças

internas e externas em torno do paciente que o influenciam e permite que ele seja influenciado

continuamente em qualquer momento do tempo; 3) saúde: continum compreendido num eixo

imaginário de vai da saúde (estabilidade ideal do sistema que corresponde o melhor estado

num determinado momento) à doença (instabilidade no estado de bem-estar decorrente da

invasão da linha normal de defesa pelos estressores); 4) Enfermagem: mantem a estabilidade

Page 6: ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985.

27290

do sistema do paciente pela investigação dos estressores e do auxílio ao paciente para que ele

mantenha a saúde ideal (Figura 1) (GEORGIA, 2000; MELANIE; EVELY, 2009).

Aborda as relações do enfermeiro no ensino ou assistência como uma forma

interpretativa ampla (solicitação discentes) e conceito de prevenção como intervenção de

enfermagem e as necessidades humanas de proteção e alívio do estresse, sendo uma teoria do

tipo prescritiva (universal, abstrata e aplicada a indivíduo de muitas culturas), ou seja, uma

teoria do tipo 4/4 segundo classificação de Dickoff, James e Wiedenback (1968) (DICKOFF,

JAMES; WIEDENBACK,1968).

Taxonomias dos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem

A necessidade de uma linguagem padronizada e uniformizada entre os enfermeiros e

outros profissionais bem como a sistematização dos registros e da assistência (JOHNSON e

COLS, 2009) respaldam a aplicação dos diagnósticos de enfermagem segundo a proposta da

NANDA Internacional (2012), das intervenções de enfermagem segundo a taxonomia da Nursing

Intervention Classification International (2010) e dos resultados de enfermagem segundo a

taxonomia da Nursing Outcome Classification (2010).

Em relação ao processo de trabalho do enfermeiro, o diagnóstico de enfermagem é

uma nomenclatura que exprime as situações coerentes com a atuação do profissional

enfermeiro. Ele alicerça o cuidado de enfermagem numa abordagem nas respostas dos

indivíduos, família e comunidade a partir de reflexões criativas e críticas (ARREGUY-SENA,

2002).

Identificar e medir os resultados que correspondem aos cuidados de enfermagem é

fundamental, pois permite ao enfermeiro estudar os efeitos (respostas) das intervenções que

foram realizadas baseadas no diagnóstico de enfermagem bem como determinar se mudanças

nos cuidados precisam ser feitas. Isso significa basear a prática em evidências, sendo a

taxonomia da NIC aquela que lista as possibilidades terapêuticas compatíveis com a atuação

do enfermeiro em, nível (inter)nacional. A taxonomia da NOC disponibiliza parâmetros

mensurativos para que o graduando auto avalie as intervenções terapêuticas que utilizou

assistência (JOHNSON e COLS, 2009).

Nesse sentido as taxonomias NANDA I, a NIC e a NOC podem ser utilizadas como

ferramentas linguísticas para operacionalizar o processo ensino-aprendizagem e favorecer a

inserção de discentes na terminologia internacional da categoria.

Page 7: ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985.

27291

Resolução 358/2009 e Lei do exercício profissional

A sistematização da assistência de enfermagem está prevista como orientação do

Conselho de Enfermagem para que seja utilizado em todos os ambientes em que o cuidado de

enfermagem seja realizado. Ele consiste em estratégias operacionais para viabilizar o cuidado

tendo como base o conhecimento científico, um referencial teórico e a utilização o raciocínio

e julgamento clínicos, diagnósticos capazes de subsidiarem a tomada de decisão clínica de

forma compartilhada com os indivíduos cuidados (COFEN, 2009).

Sua utilização é definida em cinco etapas que ocorrem de forma inter-relacionadas,

interdependentes e de forma recorrente, a saber: 1) coleta de dados; 2) diagnóstico de

enfermagem; 3) planejamento de enfermagem; 4) implementação e 5) avaliação de

enfermagem. A primeira, segunda, terceira e última etapas constituem em ações cuja

competência é exclusiva do enfermeiro. Os registros profissionais de sua realização devem

conter no mínimo quatro etapas: 1) síntese das condições de saúde; 2) diagnóstico; 3)

intervenções e 4) resultados das intervenções realizadas, sendo seu formato eletrônico uma

possibilidade de redução do tempo de registro (BRASIL, 1986; COFEN, 2009).

Materiais e Métodos

Pesquisa qualitativa delineada no relato de experiência acadêmica na construção dos

impressos para registrar as etapas de coleta de dados, diagnósticos, intervenções e resultados

de enfermagem durante o processo de cuidar em enfermagem no atendimento às pessoas

submetidas a procedimento endoscópico.

A construção dos impressos foi realizada durante o curso da disciplina “Bases

Filosóficas de enfermagem” do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em

Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Estudo de caso é uma pesquisa empírica que investiga um fenômeno contemporâneo

em seu contexto natural. Pode incluir tanto estudos de caso único quanto de múltiplos, assim

como abordagens quantitativas e qualitativas de pesquisa (VENTURA, 2007).

Estudos de caso são realizados quando surge o desejo de se compreender fenômenos

sociais complexos. Este tipo de pesquisa é indicado quando o caso em pauta é crítico para

testar uma hipótese ou teoria previamente explicitada, quando um caso extremo ou único,

Page 8: ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985.

27292

caso revelador até então inacessível à investigação científica ou fenômeno pouco investigado

(VENTURA, 2007).

A pesquisa utilizou de uma teoria utilizando o referencial teórico filosófico de Betty

Neuman e taxonômicos para diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem

(taxonomias NANDA Internacional, NIC e NOC, respectivamente) para atendimento a

pessoas submetidas à endoscopia digestiva.

Para construção dos impressos foram utilizadas questões norteadoras para estruturar

a prática de enfermagem, diante da perspectiva de abordagem de o procedimento endoscópico

envolver um cenário físico e emocional que gera ansiedade, dúvidas, receios e medo na

pessoa submetida, ficou evidente a necessidade de reunir um conjunto específico e organizado

de conhecimentos capaz de subsidiar a atuação do enfermeiro neste contexto num enfoque

científico e baseado em evidências.

As questões norteadoras foram: Como conciliar um objeto de enfermagem com

referenciais teórico-filosóficos e com taxonomias de diagnósticos, intervenções e resultados?

Como criar conhecimento e/ou tecnologia para áreas de atuação do enfermeiro? Quais as

lacunas identificadas na prática clínica a respeito do objeto selecionado? É possível estruturar

a prática de enfermagem em consonância com a legislação que aborda a sistematização da

assistência de enfermagem?

Para definir as etapas a serem retratadas nos impressos, a sequência de passos e a

forma de articular estas etapas a ponto de alcançar uma proposta de abordagem da

Enfermagem no âmbito de procedimentos endoscópicos e distingui-las daquelas que deveriam

ser destinadas ao raciocínio clínico, diagnóstico e processo de tomada de decisões realizada

pelo enfermeiro graduando (expressão do método clínico aplicado à esta profissão), foi

adotada a concepção da Sistematização da Assistência de Enfermagem (GARCIA;

NOBREGA, 2009).

A estrutura teórico-filosófica adotada foi a teoria de Betty Neuman que se compatibiliza

com a Sistematização da Assistência de Enfermagem: segundo a teoria, o enfermeiro deve

aplicar seus conhecimentos para diminuir os riscos e efeitos nocivos dos estressores,

intrapessoal, extrapessoal ou intrapessoal, os quais uma pessoa é submetida de forma a

promover e/ou reabilitar a saúde (MELANIE; EVELY, 2009).

A construção dos impressos atendeu a Resolução 358/2009, sendo conciliadas as etapas

da coleta de dados, diagnósticos, intervenções, resultados e evolução, com preocupação de

Page 9: ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985.

27293

redução da quantidade de laudas, fundido o instrumento de coleta de dados com a evolução e

as intervenções com os resultados. A busca por um referencial teórico visou subsidiar em

bases teóricas do campo da Enfermagem com vistas a viabilizar, na prática clínica, a

aplicação do processo de enfermagem.

Para padronização da linguagem e sustentação da presente proposta em nível

internacional, utilizamos as taxonomias: North American Nursing Diagnosis Assosciation-

NANDA (2012) Nursing Intervention Classification- NIC (2010) e Nursing Outcome

Classisfication- NOC (2010) também conhecidas como taxonomia NNN (NANDA, NIC e

NOC), para elaboração dos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem

respectivamente.

A teoria de Betty Neuman utilizada o enfermeiro analisar como a pessoa enfrenta e

reage aos estressores, para que possa planejar e implementar ações para o enfrentamento e

gerenciamento destes identificados, buscando o equilíbrio (MELANIE; EVELY, 2009).

A taxonomia NANDA, NIC, NOC como instrumento de sistematização da assistência

de enfermagem (SAE) permiti a avaliação do paciente e seus acompanhantes e pode definir o

foco do cuidado de enfermagem aplicando intervenções pautadas nos diagnósticos de

enfermagem identificados, para o alcance do melhor bem estar do paciente.

Desenvolvimento

Os impressos elaborados para o processo de ensino aprendizagem clínico de

enfermagem a pessoas submetidas a procedimentos endoscópicos são destinados a subsidiar o

processo de coleta de dados/avaliação de resultados utilizando de uma teoria de enfermagem;

registro dos diagnósticos de enfermagem; lista de intervenções, resultados de enfermagem e

evolução durante o processo endoscópico no período de realização do procedimento.

A presente investigação criou um modelo de impresso para subsidiar graduandos em

enfermagem utilizar do processo de enfermagem fundamentada no referencial teórico e

filosófico de Betty Neuman e utilização da sistematização da assistência de enfermagem

(taxonomias NANDA Internacional, NIC e NOC) para um atendimento de enfermagem de

qualidade a pessoas submetidas à endoscopia digestiva.

Para operacionalizar os impressos destinados a subsidiar a aprendizagem da

realização da consulta de enfermagem, foi elaborado um instrumento de coleta de dados, um

Page 10: ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985.

27294

impresso com os possíveis diagnósticos de enfermagem, intervenções e resultados de

enfermagem.

O instrumento de coleta de dados foi elaborado para subsidiar a realização da

entrevista. Ele contém: 1) caracterização da pessoa; 2) dados pré procedimento no setor de

endoscopia, 3)dados trans-procedimento durante procedimento anestésico e ato endoscópico,

4) dados pós-procedimento na sala de recuperação pós anestésico (Figura 2) para os quais são

apresentadas questões norteadoras que poderão subsidiar um processo de coleta de dados

sobre as respostas do binômio graduando de enfermagem-pessoa diante do procedimento

endoscópico baseado na teoria de enfermagem de Betty Neuman.

Page 11: ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985.

27295

Figura 2 – Impresso para subsidiar a coleta de Histórico e Evolução de enfermagem

para setor de endoscopia segundo referencial de Betty Newman.

Fonte: – Arreguy-Sena e Krempser (2013)

O impresso proposto para coleta de dados tem potencialidade para captar os

estressores para cada situação que a pessoa é submetida durante o procedimento endoscópico,

mensurando o nível de risco ao diagnóstico de enfermagem propriamente dito.

Page 12: ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985.

27296

Figura 3 – Impresso para subsidiar a escolha dos diagnósticos, intervenções e

avaliações de enfermagem.

Fonte: – Arreguy-Sena e Krempser (2013)

Ele foi estruturado em três eixos. O primeiro contém possíveis diagnósticos (reais, de

risco ou de bem-estar) organizados sequencialmente e apresentados em blocos para retratar os

problemas identificados. Cada diagnóstico possui os componentes previstos na taxonomia da

NANDA (título, fatores relacionados/fatores de risco e/ou características definidoras). O

quadrado que antecede cada componente do diagnóstico é destinado ao registro se ele está ou

não presente no caso analisado. Tal fato possibilita a individualização do atendimento

(Figura 3).

A compatibilização dos diagnósticos, intervenções e dos resultados num mesmo

impresso deveu-se ao fato de reduzir o número de papéis e favorecer a visualização de

encadeamento entre as etapas, facilitando assim o processo de aprendizagem através de uma

visualização rápida e ampla para identificar os presentes na pessoa cuidada.

Page 13: ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985.

27297

O impresso de resultados dispõe de indicadores para avaliar o quanto o processo

adaptação aos estressores, segundo referencial teórico, alcançou um desfecho favorável do

ponto de vista de ensinar o processo de cuidar em enfermagem efetivo e de qualidade,

subsidiar a tomada de decisão consciente da pessoa juntamente com o enfermeiro e assegurar,

simultaneamente, as condições desequilíbrio destes estressores necessários para um potencial

máximo de bem estar da pessoa durante o processo de endoscopia.

O preenchimento por check list foi idealizado com vistas a agilizar o tempo gasto

para preenchê-los, quer na modalidade manual ou em sistema eletrônico.

Considerações finais

A presente investigação criou um modelo de processo de enfermagem fundamentada

no referencial teórico e filosófico de Betty Neuman e utilização da sistematização da

assistência de enfermagem (taxonomias NANDA Internacional, NIC e NOC) para um

atendimento de enfermagem de qualidade a pessoas submetidas à endoscopia digestiva.

Isso possibilita uma proposta de Sistematização da Assistência de Enfermagem

(sequência de passos interligados: diagnósticos, intervenções, resultados/avaliação),

utilizando das taxonomias NANDA, NIC e NOC para abordar o processo de endoscopia

dentro de um referencial teórico-filosófico e metodológico de ensino aprendizagem de

Enfermagem (processo de enfermagem).

A aplicação da teoria atrelada à sistematização da assistência de enfermagem

constitui-se em subsídio para o ensino do processo de cuidar em enfermagem de pessoas

submetidas a procedimentos endoscópicos, alicerçado em saber científico próprio e conceitos

e valores específicos num contexto multidisciplinar, favorecendo a formação de estratégias

educativas capazes de auxiliar discentes de graduação do curso de enfermagem a apreender a

realização do próprio trabalho, gerando impactos positivos para a sociedade e para o campo

de ensino da enfermagem.

REFERÊNCIAS

ANDREOLLO, N. A.; LOPES, L. R.; COELHO-NETO, J. D. S. ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva: Doença do refluxo gastroesofágico: qual a eficácia dos exames no diagnóstico?, v. 23, p. 6-10. São Paulo, 2010.. Disponível em: <

Page 14: ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985.

27298

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202010000100003&nrm=iso >. Acesso em: 03 fev. 2013. ARREGUY-SENA, C. A trajetória de construção e validação dos diagnósticos de enfermagem: trauma vascular e risco para trauma vascular. 2002. 280 f. Tese (Doutorado). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. 2002. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Ministério da Educação (MEC), 2007. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Enf.pdf> Acesso em: 10 mai. 2013.

BRASIL. Lei nº11.788, de 25 de setembro de 2008. Brasília, 2006. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11788. >. Acesso em: 10 mai. 2013. BRASIL. Lei n. 7.498, de 25 de junho de 1986. São Paulo, 2001. Disponível em:< http://novo.portalcofen.gov.br/lei-n-749886-de-25-de-junho-de-1986_4161.html> . Acesso em: 03 fev. 2013. BULECHEK, G. M.; BUTCHER, H. K.; DOCHTERMAN, J. M. NIC : Classificação das intervenções de enfermagem . 5ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 944 p COFEN. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do processo de Enfermagem em ambientes públicos ou privado, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. Resolução 358/2009. Brasília, Out. 2009. Disponível em:< http://novo.portalcofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html>. Acesso em: 02 fev. 2013. DICKOFF, J.; JAMES, P.; WIEDENBACK. Theory in a practice discipline part I: Practice Oriented Theory Nursing Research. Nursing research, v. 17, n. 5, p. 415-435, Sept./Oct. 1968. GARCIA, T. R.; NÓBREGA, M. M. L. Processo de enfermagem: da teoria à prática assistencial e de pesquisa. Esc Anna Nery Enferm., Rio de Janeiro, v. 13 , n.1, p.188-193, jan./mar.2009. GEORGIA, B. J. E. Teorias de Enfermagem: os fundamentos para a prática profissional. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 361p. JOHNSON, M.; COLS. Ligações entre NANDA, NOC e NIC: Diagnósticos, resultados e intervenções. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 704 p. MELANIE, M.; EVELY, W. Bases Teóricas para Enfermagem. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 576 p.

Page 15: ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO CLÍNICO NA … · Teoria de Betty Neuman e sua proposta teórico/filosófica para o cuidar Enfermeira, doutorado em Psicologia clínica em 1985.

27299

MOORHEAD, S. et al. NOC: Classificação dos resultados de enfermagem . 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 936 p. NANDA, I. Nursing diagnoses: definitions and classification. 2012-2014. 9 ed. Iowa (USA): Wiley-Blackwell, 2012. 512 p. NIEMEYER, F.; SILVA, K. S.; KRUSE, M. H. L. Diretrizes Curriculares de Enfermagem: Governando corpos de enfermeiras. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v. 19 , n. 04, p.767-73, Out./Dez.2010. SELHORST, I. S. B. Protocolo de acolhimento para usuários submetidos a endoscopia digestiva alta e seus acompanhantes. 2011. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional Gestão do Cuidado em Enfermagem.). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. SOBED. Endoscopia digestiva alta. Disponível em: <http://www.sobed.org.br/web/site/unico.aspx?id_secao=72 >. Acesso em: 03 fev. 2013. VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Rev SOCERJ. Rio de Janeiro, v. 20, n.5, p. 383-386, set./out. 2007.