Estresse[1]

13
O QUE É O STRESS ? O TERMO STRESS FOI USADO, NA ÁREA DA SAÚDE, PELA PRIMEIRA VEZ, EM 1926, POR HANS SELYE, QUE NOTOU QUE MUITAS PESSOAS SOFRIAM DE VÁRIAS DOENÇAS FÍSICAS E QUE RECLAMAVAM DE ALGUNS SINTOMAS EM COMUM (falta de apetite, pressão alta, desânimo, fadiga) . NA ÉPOCA, VÁRIAS PESQUISAS LEVARAM À DEFINIÇÃO DE STRESS COMO “UM DESGASTE GERAL DO ORGANISMO”. DESGASTE CAUSADO POR ALTERAÇÕES PSICOFISIOLÓGICAS DECORRENTES DE ENFRENTAR SITUAÇÕES QUE IRRITEM, EXCITEM, CONFUNDAM, DESESPEREM, DEPRIMAM, ETC. ENFRENTAR FORTES EMOÇÕES (BOAS OU MÁS), QUE EXIJAM MUDANÇAS, SÃO ESTRESSORES, ISTO É,

description

 

Transcript of Estresse[1]

Page 1: Estresse[1]

O QUE É O STRESS ? O TERMO STRESS FOI USADO, NA ÁREA

DA SAÚDE, PELA PRIMEIRA VEZ, EM 1926, POR HANS SELYE, QUE NOTOU QUE MUITAS PESSOAS SOFRIAM DE VÁRIAS DOENÇAS FÍSICAS E QUE RECLAMAVAM DE ALGUNS SINTOMAS EM COMUM (falta de apetite, pressão alta, desânimo, fadiga) .

NA ÉPOCA, VÁRIAS PESQUISAS LEVARAM À DEFINIÇÃO DE STRESS COMO “UM DESGASTE GERAL DO ORGANISMO”. DESGASTE CAUSADO POR ALTERAÇÕES PSICOFISIOLÓGICAS DECORRENTES DE ENFRENTAR SITUAÇÕES QUE IRRITEM, EXCITEM, CONFUNDAM, DESESPEREM, DEPRIMAM, ETC. ENFRENTAR FORTES EMOÇÕES (BOAS OU MÁS), QUE EXIJAM MUDANÇAS, SÃO ESTRESSORES, ISTO É, FONTES DE STRESS.

Page 2: Estresse[1]

O SER HUMANO, POR NATUREZA, BUSCA MANTER EQUILIBRADAS SUAS FORÇAS INTERNAS, COM OS ÓRGÃOS FUNCIONANDO EM HARMONIA. EVENTOS FORTEMENTE EMOCIONAIS DESGASTAM, ROMPEM A HARMONIA DO FUNCIONAMENTO ORGÂNICO, PROVOCAM DESGASTES QUE EXIGEM UM ESFORÇO ADAPTATIVO DO ORGANISMO.

SINTOMAS DO STRESS

ALGUNS SINTOMAS SÃO FACILMENTE IDENTIFICADOS: MÃOS SUADAS; RESPIRAÇÃO RÁPIDA; TAQUICARDIA; ACIDEZ ESTOMACAL; FALTA DE APETITE OU DOR DE CABEÇA LEVE.

ALGUNS OUTROS SINTOMAS SÃO SUTIS E QUASE NÃO SÃO PERCEBIDOS PELO ESTRESSADO: FALTA DE INTERESSE POR ATIVIDADES NÃO LIGADAS COM A FONTE DO STRESS; RELACIONAMENTO INTERPESSOAL MAIS DIFÍCIL; SENSAÇÃO DE ESTAR DOENTE SEM QUE REALMENTE HAJA QUALQUER DISTÚRBIO FÍSICO. MELANCOLIA OU APREENSÃO SEM UMA RAZÃO APARENTE.

Page 3: Estresse[1]

SITUAÇÕES ESTRESSANTES

OS ESPECIALISTAS APONTAM VÁRIAS SITUAÇÕES GERADORAS DE STRESS INTENSOS OU MODERADOS, TAIS COMO:

MORTE DE CÔNJUGEDIVÓRCIOPRISÃOMORTE DE FAMILIAR PRÓXIMOACIDENTE OU DOENÇADEMISSÃO DO TRABALHOAPOSENTADORIAGRAVIDEZDIFICULDADES SEXUAISMUDANÇA NO TRABALHOMUDANÇA FINANCEIRA

MORTE DE AMIGO PRÓXIMOBRIGAS CONJUGAISFILHOS DEIXANDO A CASADOENÇA NA FAMÍLIAMUDANÇA DE PROFISSÃOREVISÃO DE HÁBITOS PESSOAISMUDANÇA DE RESIDÊNCIAMUDANÇA DE ESCOLAMUDANÇA DE RELIGIÃOSITUAÇÃO INDEFINIDAPEQUENAS INFRAÇÕES À LEI

Page 4: Estresse[1]

FASES DO STRESS

SELYE IDENTIFICOU TRÊS FASES DO STRESS:

1- FASE DE ALERTA: NESTA 1ª FASE, A PESSOA EXPERIMENTA ALGUNS SINTOMAS QUE ELA NÃO IDENTIFICA COMO STRESS.

2- FASE DE RESISTÊNCIA: NESTA 2ª FASE, A PESSOA TENTA SE ADAPTAR À SITUAÇÃO, ISTO É, TENTA RESTABELECER O EQUILÍBRIO INTERNO. CONFORME O EQUILÍBRIO É ATINGIDO, ALGUNS SINTOMAS INICIAIS DESAPARECEM, PORÉM ESSA ADAPTAÇÃO UTILIZA ENERGIA VITAL NECESSÁRIA PARA OUTRAS ATIVIDADES DO ORGANISMO.

3- FASE DE EXAUSTÃO: ESTA 3ª FASE EMERGE QUANDO A FASE DA RESISTÊNCIA UTILIZA TODA A ENERGIA ADAPTATIVA DA PESSOA. O ORGANISMO SE EXAURE, ALGUMAS SINTOMAS INICIAIS REAPARECEM E OUTROS MAIS GRAVES PODEM DESENVOLVER-SE.

Page 5: Estresse[1]

TESTANDO O SEU NÍVEL DE STRESS

A IMAGEM A SEGUIR FOI UTILIZADA POR PESQUISADORES DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA

UNICAMP PARA AFERIR NÍVEIS DE STRESS.

1. OLHE PARA OS DOIS GOLFINHOS SALTANDO NA ÁGUA. OS DOIS GOLFINHOS SÃO IDÊNTICOS, UM CÓPIA DO OUTRO.

2. OS PESQUISADORES CONCLUÍRAM QUE, SE UMA PESSOA ESTIVER EM SITUAÇÃO DE STRESS MODERADO, VAI ACHAR QUE OS GOLFINHOS SÃO, DE ALGUM MODO, DIFERENTES.

3. SE ACHAR MUITAS DIFERENÇAS ENTRE ELES, SIGNIFICA QUE A PESSOA ESTÁ EXPERIMENTANDO UM NÍVEL MUITO ALTO DE STRESS (FASE DE EXAUSTÃO).

4. CASO ALGUÉM ACHE MUITAS DIFERENÇAS ENTRE OS GOLFINHOS, OS PESQUISADORES ACONSELHAM PROCURAR AJUDA MÉDICA IMEDIATAMENTE!

Page 6: Estresse[1]
Page 7: Estresse[1]

CAUSAS DO STRESS

O STRESS PODE SER CAUSADO POR FONTES EXTERNAS, COMO AS DESCRITAS ANTERIORMENTE (trabalho em excesso, acidentes, desarmonia familiar, mudanças na vida profissional, pessoal, etc).

O STRESS TAMBÉM É CAUSADO POR FONTES INTERNAS, OU SEJA, A MANEIRA COMO PENSAMOS, AS CRENÇAS E VALORES QUE POSSUÍMOS E COMO INTERPRETAMOS O MUNDO AO NOSSO REDOR.

MANEIRAS DE LIDAR COM O STRESS

NORMALMENTE SOMOS CAPAZES DE ATRAVESSAR TEMPESTADES EMOCIONAIS E ATÉ GANHAR CONFIANÇA E AUTO-ESTIMA QUANDO CONSEGUIMOS LIDAR COM ESSAS EXPERIÊNCIAS DE MANEIRA EFICIENTE. TODAVIA, SE TAIS EXPERIÊNCIAS SÃO MUITO SEVERAS OU PROLONGADAS, NECESSITAMOS UTILIZAR ALGUNS RECURSOS PARA LIDAR CONSTRUTIVAMENTE COM O STRESS DE TAL MODO A PRESERVARMOS NOSSA SAÚDE MENTAL E FÍSICA.

Page 8: Estresse[1]

1. CONFIDÊNCIAS – CONVERSE SOBRE SEUS PROBLEMAS COM UM CONFIDENTE. ISTO GERALMENTE AJUDA ALIVIAR A TENSÃO INTERNA E ESCLARECE ALGUMAS COISAS QUE ESTÃO ESTRESSANDO. DIZEM QUE DOR A DOIS É MEIA DOR!

2. RETIRADA ESTRATÉGICA – SE ESTIVER MERGULHADO NUMA SITUAÇÃO PROBLEMA, PARE UM POUCO DE SE PREOCUPAR COM O ASSUNTO. DÊ UM PASSEIO, VEJA UM BOM FILME, FAÇA UMA VIAGEM CURTA,DIVIRTA-SE COM OS FILHOS OU AMIGOS,”ESFRIE A CABEÇA”. 3. ALTRUÍSMO – DEDIQUE-SE UM POUCO AOS OUTROS, FAÇA CARIDADE, AJUDE ALGUÉM TALVEZ EM PIOR SITUAÇÃO QUE A SUA. AO DESVIAR SUA ATENÇÃO PARA OUTROS, VOCÊ DESFOCA-SE DE SEUS PROBLEMAS E ALIVIA SUAS TENSÕES TEMPORARIAMENTE.

4. RELIGIÃO – SIGA UMA RELIGIÃO ELEITA PELA SUA ALMA. COMPARTILHAR MOMENTOS DE FÉ E CRENÇA EM DEUS AJUDA A CONFIAR EM ALGO SUPERIOR AOS POBRES LIMITES HUMANOS.

Page 9: Estresse[1]

5. BOM HUMOR – BUSQUE MOMENTOS DE ALEGRIA E DIVERTIMENTO SADIO. ASSISTA BOAS COMÉDIAS, LEIA TEXTOS HUMORÍSTICOS, APRECIE PIADAS DE BOM GOSTO, CONVERSE SOBRE COISAS AGRADÁVEIS E OTIMISTAS. DIZEM OS ESPECIALISTAS QUE QUINZE MINUTOS DE RISADA EQUIVALEM A DUAS HORAS DE GINÁSTICA.

6. PENSAMENTOS – O PENSAMENTO É UMA ENERGIA QUE PASSA POR NOSSO CORPO ANTES DE DEIXAR NOSSA MENTE. DEPENDENDO DA QUALIDADE DELES NOS FLAGELAMOS INUTILMENTE.PENSAMENTOS POSITIVOS GERAM SAÚDE, BEM-ESTAR.

Page 10: Estresse[1]

QUATRO TIPOS BÁSICOS DE PENSAMENTOS

1. NEGATIVOS – SÃO OS QUE CARACTERIZAM O PESSIMISMO. ACHAR QUE TUDO VAI DAR ERRADO. PENSAMENTOS DE INVEJA, CIÚMES, ÓDIO, MALEDICÊNCIA, INTRIGA, ETC.

2. COMUNS - SÃO AQUELES COTIDIANOS QUE NOS FAZEM PENSAR NOS COMPROMISSOS DO DIA, CONTAS A PAGAR, TAREFAS, ENCONTROS, AFAZERES DIÁRIOS, RECADOS PARA DAR, ETC.

3. POSITIVOS – SÃO AQUELES QUE CARACTERIZAM O OTIMISMO, CONFIANÇA EM SI MESMO, APOSTANDO QUE TUDO DARÁ CERTO. PENSAMENTOS DE BONDADE, AMOR, TERNURA, COMPREENSÃO, HARMONIA, AMIZADE, BEM-QUERER, ALTRUÍSMO, ETC.

4. ELEVADOS – SÃO AQUELES ESPIRITUAIS, INTUITIVOS, BENÉFICOS PARA OS OUTROS, PRECES OU ORAÇÕES DIRIGIDAS A DEUS.

REFLETIR SOBRE PENSAMENTOS DOMINANTES E QUALIDADE DE VIDA

Page 11: Estresse[1]

7. MODO DE VER O MUNDO – OS EVENTOS DE NOSSA VIDA TÊM O SIGNIFICADO QUE LHES QUEREMOS DAR. AS COISAS POR SI SÓ NÃO POSSUEM SIGNIFICADO. NÓS SERES HUMANOS É QUE EMPRESTAMOS SENTIDO AO MUNDO. NÃO SÃO AS COISAS, AS PESSOAS OU OS FATOS QUE PODEM NOS ALTERAR, NÓS É QUE EMPRESTAMOS NOSSA FORÇA INTERIOR PARA SERMOS ALTERADOS PELAS COISAS, FATOS OU PESSOAS.

Page 12: Estresse[1]

NÃO SÃO AS COISAS, AS PESSOAS OU NÃO SÃO AS COISAS, AS PESSOAS OU OS FATOS QUE TÊM O PODER DE OS FATOS QUE TÊM O PODER DE

ALTERAR O NOSSO ESTADO ALTERAR O NOSSO ESTADO EMOCIONAL..EMOCIONAL..

SOMOS NÓS QUE EMPRESTAMOS A SOMOS NÓS QUE EMPRESTAMOS A NOSSA FORÇA INTERIOR PARA NOSSA FORÇA INTERIOR PARA

SERMOS ALTERADOS PELAS COISAS, SERMOS ALTERADOS PELAS COISAS, PESSOAS OU FATOS.PESSOAS OU FATOS.

Page 13: Estresse[1]

Desta forma, se considerarmos a força interior como algo que podemos direcionar, então valeria a pena

conduzi-la para coisas, pessoas ou

fatos que nos proporcionassem

menos stress e mais qualidade de vida!