Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx

15

Transcript of Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx

Page 1: Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx
Page 2: Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx

TEXTO ÁUREO

“E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente, vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui” (Gn 50.25).VERDADE PRATICAOs propósitos de Deus são imutáveis e se cumprirão no tempo determinado por Ele.

Page 3: Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx

Introdução

No livro do Êxodo está registrado a mais bela historia do amor de Deus e os eventos magnifico do seu poderio em detrimento a libertação de um povo escolhido para apresentar o verdadeiro Senhor do universo, bem como a libertação do cativeiro do Egito e o e o seu projeto no deserto na formação da nação israelita.Historia de Fé, esperança e provisão de Deus, A esperança estava no libertador que viria salvá-los da aflição e do poderio de faraó.

Page 4: Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx

Esboço do cap.1 e 2I. Israel no cativeiro (caps. 1 e 2) - A opressão de Israel

(cap. 1) - O nascimento de Moisés II. (2.1-4) - A adoção de Moisés (2.5-10) –III. O zelo precipitado de Moisés (2.11-14) - A fuga de

Moisés (2.15)

Resumo:

Êxodo começa onde Gênesis terminou: com Deus lidando com o Seu povo escolhido, os judeus. Esse livro traça os eventos de quando Israel entrou no Egito como convidados de José, que era poderoso no Egito, até quando acabaram sendo libertados da escravidão cruel à qual tinham sido forçados por ... “novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José” (Êxodo 1:8).

Temáticas principal encontra no livroI - A libertação da MorteII – A libertação da escravidãoIII – A libertação da idolatriaIV- A redenção efetuada Deus

Page 5: Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx

Propósito: A palavra “êxodo” significa partida ou saída vem do grego que significa sair. Este livro tem esse nome justamente porque registra a saída de Israel do Egito. - tempo definido por Deus, o êxodo dos israelitas do Egito marcou o fim de um período de opressão para os descendentes de Abraão (Gênesis 15:13), e o início do cumprimento da promessa da aliança com Abraão que seus descendentes não só viveriam na Terra Prometida, mas também se multiplicariam e se tornariam uma grande nação (Gênesis 12:1-3, 7).

Objetivo – O objetivo desse livro pode ser definido como delinear o crescimento rápido dos descendentes de Jacó, do Egito ao estabelecimento da nação teocrática em sua Terra Prometida.

Saída da

Escravidão para a Liberdade

Page 6: Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx
Page 7: Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx

O Egito - Simboliza o mundoO grande Egito com seus deuses e toda a sua riqueza, uma nação pagã. Quando José morre todo os feito que Deus realizou por intermédio dele ficou no esquecimento inclusive pelo seu próprio povo.

A escravidão no Egito. Um tipo da escravidão do pecado.

Moisés como libertador. Um tipo de Cristo.

O êxodo. Um tipo de abandono da vida de pecado.

Page 8: Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx

A provisão de Deus para os Israelitas, da libertação do cativeiro ao maná e peregrinação no deserto, são indícios claros de Sua graciosa provisão para o Seu povo. Deus prometeu suprir todas as nossas necessidades. “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (1 Coríntios 1:9).

Page 9: Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx
Page 10: Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx

O título “Êxodo”, dado ao segundo livro do Pentateuco, deve-se ao fato de que nele é referido, como tema central, a libertação do povo de Deus, do Egito, onde estiveram, em condição servil, desde quando José abrigara, os descendentes de Abraão, que lá adquiriram conteúdo cultural suficiente para que pudessem realizar a obra que Deus lhes reservara. No Novo Testamento Jesus refere – se ao Êxodo como o “livro de Moisés”, sendo que tal título é devido ao evento da saída do povo de Deus do Egito, registrado nos quinze primeiros capítulos, cuja descrição refere-se a fatos concernentes, desde a saída do povo hebreu, do Egito, em cerca de 1450-40 a C., até a morte de Moisés, em cerca de 1406, a C.A saída dos hebreus, do Egito é fato que representa uma das maiores, senão a maior epopeia da Antiguidade do Oriente Próximo, no período:- a transladação de todo um povo, através do deserto, praticamente desprovidos de recursos materiais.

Page 11: Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx

A escravidão no Egito. Um tipo da escravidão do pecado.Moisés como libertador. Um tipo de Cristo.O êxodo. Um tipo de abandono da vida de pecado.

Page 12: Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx

É importante frisar a grandeza e o caráter sobrenatural da libertação de Israel. Era o propósito de Deus ter um povo cujo testemunho ao mundo seria: “salvo pelo poder de Deus”. Ele queria que fosse gravado na mente do povo de tal maneira que, quando viesse a opressão e a provação, pudessem sempre ver e recordar que a salvação vem do SENHOR.

Page 13: Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx

.

O nascimento «extraordinário» de MoisésMoisés nasceu em tempos difíceis, sob circunstâncias desanimadoras, mas mesmo assim o povo tinha uma certeza, o tempo estava para se cumprir, em breve viria o libertador.A mãe de Moisés conseguiu esconde-lo por três meses, o que é um verdadeiro feito, já que esconder o choro de uma criança é algo realmente difícil de se imaginar.A artimanha para prolongar a vida do bebê, colocando-o numa cesta de vime no rio, poderia ser suicida e os egípcios poderiam matar uma criança hebreia.Mas Deus proveu a saúde física, mental e espiritual do Seu futuro profeta e libertador do Seu povo.

O Nascimento de Moisés

Providência Divina

Page 14: Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx

Desde seu nascimento Moisés foi separado por Deus para ser o libertador de Seu povo que estava escravizado no Egito há quatro séculos. No contexto histórico aprendemos que os hebreus foram para o Egito por causa da grande seca que assolou toda a terra por sete longos anos e, como José se tornou poderoso na terra de Faraó, toda a casa de Jacó, seu pai, emigrou para lá e foi muito bem recebida.

Um dia, sendo Moisés já homem, ele saiu pelas ruas e viu seus irmãos hebreus escravizados e atentou para suas cargas de trabalho, sua jornada extenuante e a forma como eram mal tratados pelos egípcios. Moisés viu uma cena que o chocou profundamente, pois um egípcio feria um hebreu para que ele trabalhasse mais e não conseguiu se conter, Moisés olhou para um lado, para o outro e como julgou que não havia ninguém por perto, então ele matou o egípcio e escondeu o corpo na areia.

A fuga de Moisés do Egito

e sua Precipitação

Page 15: Estudo biblico -O livro do Êxodo O cativeiro de Israel.pptx

Não há maior sinal do interesse de Deus pelos homens do que o Nascimento de Jesus.

Jesus nasceu para ser o sacrifício perfeito, Ele morreu a nossa morte para vivermos a sua vida

2co.5.15

CONCLUSÃO

Libertos da vida da escravidão, o projeto de Deus é executado, nasce o libertador de Israel, o impossível se torna possível, os planos de Deus já mais serão frustrados. Ele tem o domínio controle em suas mãos.