ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

28
ESTUDO DA CÉLULA ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE EUCARIONTE CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLAMÁTICAS CITOPLAMÁTICAS

description

Citologia, estudo da célula e organelas celulares

Transcript of ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

Page 1: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

ESTUDO DA CÉLULA ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTEEUCARIONTE

CITOPLASMA E CITOPLASMA E ORGANELAS ORGANELAS

CITOPLAMÁTICASCITOPLAMÁTICAS

Page 2: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

CITOPLASMACITOPLASMA

É constituído pela matriz, organelas e É constituído pela matriz, organelas e depósitos diversos.depósitos diversos.Contém organelas como mitocôndrias, Contém organelas como mitocôndrias, retículo endoplasmático, aparelho de retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, lisossomos e peroxissomos.Golgi, lisossomos e peroxissomos.As organelas celulares são estruturas As organelas celulares são estruturas intracelulares presentes em todas as intracelulares presentes em todas as células e desempenham funções bem células e desempenham funções bem definidas.definidas.

Page 3: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

Preenchendo os espaços entre as organelas Preenchendo os espaços entre as organelas temos o citossol ou matriz citoplasmática.temos o citossol ou matriz citoplasmática.Composição do citossol: água, íons, Composição do citossol: água, íons, aminoácidos, precursores dos ácidos nucléicos, aminoácidos, precursores dos ácidos nucléicos, enzimas, microfibrilas(actina), microtúbulos enzimas, microfibrilas(actina), microtúbulos (tubulina).(tubulina). As unidades monoméricas podem As unidades monoméricas podem despolimerizar e polimerizar novamente, de despolimerizar e polimerizar novamente, de modo reversível e dinâmico, o que explica as modo reversível e dinâmico, o que explica as modificações de sol para gel e vice-versa modificações de sol para gel e vice-versa observada no citoplasma.observada no citoplasma.Quando despolimerizadas (separadas), as Quando despolimerizadas (separadas), as moléculas das proteínas actina e tubulina moléculas das proteínas actina e tubulina conferem maior fluidez ao citossol.conferem maior fluidez ao citossol.

Page 4: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

MEMBRANA PLASMÁTICAMEMBRANA PLASMÁTICA

Page 5: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

Parte mais externa da célula (separa-a do Parte mais externa da célula (separa-a do meio extracelular).meio extracelular).Contribui para manter constante o meio Contribui para manter constante o meio intracelular.intracelular.Possui 7 a 10 nm de espessura. Possui 7 a 10 nm de espessura. Possui estrutura trilaminar em Possui estrutura trilaminar em eletromicrografia. Por isso são chamadas eletromicrografia. Por isso são chamadas unidades de membranas ou membranas unidades de membranas ou membranas unitárias.unitárias.As unidades de membranas são As unidades de membranas são bicamadas lipídicas (fosfolipídios) e bicamadas lipídicas (fosfolipídios) e proteínas. proteínas.

Page 6: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE
Page 7: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

O folheto externo, da membrana, O folheto externo, da membrana, apresenta muitas moléculas de apresenta muitas moléculas de glicolipídeos, com as porções glicídicas se glicolipídeos, com as porções glicídicas se projetando para o exterior da célula.projetando para o exterior da célula.

As porções glicídicas dos glicolipidios se As porções glicídicas dos glicolipidios se juntam as porções glicídicas das juntam as porções glicídicas das glicoproteínas da própria membrana, mais glicoproteínas da própria membrana, mais glicoproteínas e proteoglicanas glicoproteínas e proteoglicanas secretadas, que são adsorvidas pela secretadas, que são adsorvidas pela superfície celular para formar o superfície celular para formar o GLICOCÁLICE.GLICOCÁLICE.

Page 8: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE
Page 9: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

MITOCÔNTRIASMITOCÔNTRIAS

Page 10: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

São organelas esféricas ou mais São organelas esféricas ou mais freqüentemente alongadas.freqüentemente alongadas.São constituídas por duas unidades de São constituídas por duas unidades de membranas, sendo que a interna é pregueada, membranas, sendo que a interna é pregueada, originando dobras.originando dobras.Sua função é liberar energia gradualmente das Sua função é liberar energia gradualmente das moléculas de ácidos graxos e glicose, moléculas de ácidos graxos e glicose, produzindo calor e ATP.produzindo calor e ATP.A energia armazenada no ATP é usada pelas A energia armazenada no ATP é usada pelas células para realizar diversas funções células para realizar diversas funções (movimentação, divisão, secreção)(movimentação, divisão, secreção)As mitocôndrias são responsáveis pelo As mitocôndrias são responsáveis pelo metabolismo celular. metabolismo celular.

Page 11: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE
Page 12: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICORETÍCULO ENDOPLASMÁTICO

Page 13: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

Rede de vesículas achatadas, vesículas Rede de vesículas achatadas, vesículas esféricas e túbulos que se intercomunicam esféricas e túbulos que se intercomunicam formando um sistema contínuo, embora formando um sistema contínuo, embora apareçam separados nos cortes examinados no apareçam separados nos cortes examinados no microscópio eletrônico.microscópio eletrônico.O retículo endoplasmático liso é formado por O retículo endoplasmático liso é formado por uma unidade de membrana que delimita uma unidade de membrana que delimita cavidades (as cisternas), que constituem um cavidades (as cisternas), que constituem um sistema de túneis, de forma muito variável, que sistema de túneis, de forma muito variável, que percorre o citoplasma. È responsável pela percorre o citoplasma. È responsável pela síntese de hormônios e lipídeos. Nas células do síntese de hormônios e lipídeos. Nas células do fígado é responsável pela oxidação, conjugação fígado é responsável pela oxidação, conjugação e metilação para inativação de hormônios e e metilação para inativação de hormônios e neutralização de substâncias nocivas. Participa neutralização de substâncias nocivas. Participa da hidrólise do glicogênio. Nos músculos faz da hidrólise do glicogênio. Nos músculos faz parte da contração muscular.parte da contração muscular.

Page 14: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

O retículo endoplasmático rugoso O retículo endoplasmático rugoso apresenta poliribossomos aderidos a sua apresenta poliribossomos aderidos a sua parede. É responsável pela síntese de parede. É responsável pela síntese de proteínas (graças aos ribossomos), proteínas (graças aos ribossomos), glicolisação inicial das glicoproteínas, glicolisação inicial das glicoproteínas, síntese de fosfolipídeos, proteínas síntese de fosfolipídeos, proteínas integrais da membrana e montagem de integrais da membrana e montagem de moléculas protéicas com múltiplas cadeias moléculas protéicas com múltiplas cadeias polipeptídicaspolipeptídicas

Page 15: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

APARELHO DE GOLGIAPARELHO DE GOLGI

Page 16: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

Conjunto de vesículas achatadas e empilhadas, Conjunto de vesículas achatadas e empilhadas, com as porções laterais dilatadas.com as porções laterais dilatadas.Sua função é completar as modificações pós-Sua função é completar as modificações pós-tradução, empacotar e enviar moléculas tradução, empacotar e enviar moléculas sintetizadas na célula, encaminhando-as para sintetizadas na célula, encaminhando-as para as vesículas de secreção, lisossomos ou as vesículas de secreção, lisossomos ou membrana celular.membrana celular.As substâncias são sintetizadas no retículo As substâncias são sintetizadas no retículo endoplamático e enviadas ao complexo de endoplamático e enviadas ao complexo de Golgi.Golgi.O complexo de Golgi é polarizado, tem uma O complexo de Golgi é polarizado, tem uma face diferente da outra. A superfície cis recebe face diferente da outra. A superfície cis recebe as vesículas que brotam do retículo as vesículas que brotam do retículo endoplasmático e a superfície trans origina endoplasmático e a superfície trans origina vesículas que deixa o complexo de Golgi. vesículas que deixa o complexo de Golgi.

Page 17: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

LISOSSOMOSLISOSSOMOS

Page 18: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

São vesículas delimitadas por membranas, São vesículas delimitadas por membranas, contendo mais de 40 enzimas hidrolíticas.contendo mais de 40 enzimas hidrolíticas.Estão presentes em todas as células e em maior Estão presentes em todas as células e em maior abundancia nas fagocitárias.abundancia nas fagocitárias.O pH das enzimas é ácido. As enzimas mais O pH das enzimas é ácido. As enzimas mais comuns são: fosfatase ácida, ribonuclease, comuns são: fosfatase ácida, ribonuclease, desoxirribonuclease, protease, sulfatase, lipase desoxirribonuclease, protease, sulfatase, lipase e beta-glucuronidase.e beta-glucuronidase.As membranas dos lisossomos impedem que as As membranas dos lisossomos impedem que as enzimas atinjam o citoplama.enzimas atinjam o citoplama.Os lisossomos primários são aqueles que ainda Os lisossomos primários são aqueles que ainda não estão participando do processo digestivo.não estão participando do processo digestivo.O lisossomo secundário é aquele que já está em O lisossomo secundário é aquele que já está em processo de digestão.processo de digestão.

Page 19: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

O corpo residual é aquele lisossomo que O corpo residual é aquele lisossomo que possui material que não foi digerido.possui material que não foi digerido.

Os corpos residuais podem se acumular Os corpos residuais podem se acumular com o tempo e formar os grânulos de com o tempo e formar os grânulos de lipofuscina.lipofuscina.

Participam do autofagismo celular.Participam do autofagismo celular.

Page 20: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE
Page 21: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

PEROXISSOMOSPEROXISSOMOS

São organelas esféricas, limitadas por São organelas esféricas, limitadas por membranas, utilizam grande quantidade de membranas, utilizam grande quantidade de oxigênio, mas não produzem ATP.oxigênio, mas não produzem ATP.Oxidam substratos orgânicos específicos, Oxidam substratos orgânicos específicos, retirando átomo de hidrogênio e combinando-os retirando átomo de hidrogênio e combinando-os com oxigênio molecular, produzindo peróxido de com oxigênio molecular, produzindo peróxido de hidrogênio.hidrogênio.O peróxido de hidrogênio é eliminado da célula O peróxido de hidrogênio é eliminado da célula pela CATALASE, também contida no pela CATALASE, também contida no peroxissomo.peroxissomo.A catalase utiliza o oxigênio do peróxido, para A catalase utiliza o oxigênio do peróxido, para oxidar diversos substratos orgânicos. oxidar diversos substratos orgânicos.

Page 22: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

CITOESQUELETOCITOESQUELETO

Desempenha papel mecânico, de suporte, Desempenha papel mecânico, de suporte, estabelecendo, modificando e mantendo a forma celular estabelecendo, modificando e mantendo a forma celular e a posição de seus componentes.e a posição de seus componentes.É responsável pelos movimentos celulares (contração, É responsável pelos movimentos celulares (contração, formação de pseudópodos e deslocamento formação de pseudópodos e deslocamento intracelulares de organelas, cromossomos, vesículas e intracelulares de organelas, cromossomos, vesículas e grânulos diversos.grânulos diversos.Os principais elementos do citoesqueleto são Os principais elementos do citoesqueleto são microtúbulos, filamentos de actina e filamentos microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários.intermediários.Os microtúbulos, microfilamentos de actina em Os microtúbulos, microfilamentos de actina em cooperação das proteínas motoras participam dos cooperação das proteínas motoras participam dos movimentos celulares e dos deslocamento de partículas movimentos celulares e dos deslocamento de partículas dentro da célula.dentro da célula.

Page 23: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE
Page 24: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

O NÚCLEOO NÚCLEO

Page 25: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

O NÚCLEOO NÚCLEO

Contém cromossomos e é separado do Contém cromossomos e é separado do citoplasma pela membrana nuclear citoplasma pela membrana nuclear (carioteca).(carioteca).

A carioteca possui poros que regulam o A carioteca possui poros que regulam o intenso trânsito de macromoléculas do intenso trânsito de macromoléculas do núcleo para o citoplasma e vice-versa.núcleo para o citoplasma e vice-versa.

As moléculas de RNA são sintetizadas no As moléculas de RNA são sintetizadas no núcleo e as de proteínas no citoplasma.núcleo e as de proteínas no citoplasma.

Page 26: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

CROMATINACROMATINA

São grânulos de tamanho variado e forma São grânulos de tamanho variado e forma irregular, que se coram intensamente por irregular, que se coram intensamente por corantes básicos.corantes básicos.

A cromatina é constituída de DNA.A cromatina é constituída de DNA.

O DNA possui proteínas aderidas que são O DNA possui proteínas aderidas que são chamadas histonas, que tem importante chamadas histonas, que tem importante papel nas funções e organizações do papel nas funções e organizações do DNA, como na condensação do mesmo.DNA, como na condensação do mesmo.

Page 27: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE

NUCLÉOLONUCLÉOLO

São corpúsculos em geral esféricos, São corpúsculos em geral esféricos, geralmente visíveis nas células vivas.geralmente visíveis nas células vivas.

Contém grande quantidade de RNA e de Contém grande quantidade de RNA e de proteínas básicas, ao lado de pequena proteínas básicas, ao lado de pequena quantidade de DNA.quantidade de DNA.

O nucléolo se cora por corantes básicos O nucléolo se cora por corantes básicos devido ao RNA. devido ao RNA.

Page 28: ESTUDO DA CÉLULA EUCARIONTE