Estudo de Introdução a Teologia

14
Teologia do Antigo Testamento Introdução Ricardo Gondim [email protected]

description

Estudo ministrado no culto de estudo bíblico de Introdução a Teologia e Teologia do Antigo Testamento, Pr. Ricardo Gondim

Transcript of Estudo de Introdução a Teologia

Page 1: Estudo de Introdução a Teologia

Teologia do Antigo TestamentoIntrodução

Ricardo Gondim

[email protected]

Page 2: Estudo de Introdução a Teologia

CONCEITO O conceito de Teologia do Antigo Testamento está ligado ao conceito de

“teologia”. Por definição, se entendermos “teologia” como sendo “o estudo de Deus e de sua revelação ao homem”, conseqüentemente a

Teologia do Antigo Testamento será “o estudo de Deus e de sua revelação ao homem no Antigo Testamento”. Ao considerarmos que “do” refere-se à “pertencendo a”, o substantivo “teologia” estaria subordinado ao Antigo Testamento, levando-nos a considerar uma “teologia que pertence singularmente ao Antigo Testamento”. Entretanto, o título “Antigo Testamento”, possuiu uma identidade especial, pois se reconhece o “Antigo Testamento” como uma unidade na Escritura Sagrada na qual os cristãos combinam e contrastam com o Novo Testamento.

Page 3: Estudo de Introdução a Teologia

PROPÓSITOS DA TEOLOGIA ENTENDER A FÉ – A necessidade de entender a fé pode ser exemplificada no

texto de Lucas 24.13-21. Cristo nesse diálogo desvendou o sentido das palavras ditas anteriormente pelos profetas a seu respeito.

Não há como entender a fé, ou interpretar o sentido das palavras do NT sem a análise ou o complemento do AT.

Para fazermos esse estudo nós precisamos interpretar, mas como interpretamos a biblia sagrada

Page 4: Estudo de Introdução a Teologia

Chave hermenêutica Hermenêutica - A palavra “Hermenêutica” vem do termo grego

“hermeneúo” que significa “interpretar”. A Hermenêutica é a disciplina que ensina as regras para interpretar um livro, um texto, e, nesse caso especial, o texto bíblico.

Chave Hermenêutica – Segundo alguns teólogos é a ferramenta facilitadora do entendimento da biblia sagrada, é aquele TEMA maior que controla todos os temas da biblia sagrada. Se a gente imaginar um guarda-chuva, a chave hermenêutica é aquela armação que sustenta todo o guarda-chuva, que sustenta todos os demais temas da biblia, ou então, a porta de entrada para a biblia. A medida que voce vai lendo cada parte da biblia sagrada, voce vai interpretando a luz dessa parte maior, a luz da chave hermenêutica.

Page 5: Estudo de Introdução a Teologia

Abordagem – O estudo das ramificações da teologia, principalmente a bíblica e exegética a o questionamento quanto a necessidade do estudo da teologia.

Qual a razão de se estudar teologia ?

Page 6: Estudo de Introdução a Teologia

Revelação progressiva de Deus

GnHomem em comunhão com Deus

Gn 50:26E morreu José da idade de 110 anos, e o embalsamaram e o puseram num

caixão no Egito.

Pecado• Tira o homem da presença de Deus• Quebra a relação• Expulsa o homem do paraiso• O leva para o caixão

Ml 4:6E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra

com maldição.

Mc 1:1PRINCÍPIO do

Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus;

9 E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão.

16 E, andando junto do mar da Galiléia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.

17 E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.

VeioViuChamou

Apocalipse 21 1 E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. 3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. 4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

• Voltamos a Deus• Relação Restabelecida• Retornamos ao paraiso• Somos retirados do caixão

Jesus

Page 7: Estudo de Introdução a Teologia

O objetivo da revelação progressiva é apresentar Deus ao homem para que a obra expiatória de Cristo possa ser realizada.ENTENDER A FÉ – A necessidade de entender a fé pode ser exemplificada no texto de Lucas 24.13-21. Cristo nesse diálogo desvendou o sentido das palavras ditas anteriormente pelos profetas a seu respeito.

"Intelligebas heri modicum, intelligis hodie amplius, intelligis cras multo amplius; lúmen ipsum Dei crescit in te".

Ontem entendias um pouco, hoje entendes algo mais, amanhã entenderás muito mais. É a própria luz de Deus que cresce em ti.

Page 8: Estudo de Introdução a Teologia

Salmo 1281 BEM-AVENTURADO (Asherey) aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. 2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; (produtivo) feliz serás, e te irá bem. 3 A tua mulher será como a videira frutífera (fertilidade) aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira (alegria) à roda da tua mesa. 4 Eis que assim será abençoado o homem (individuo) que teme ao SENHOR. 5 O SENHOR te abençoará desde Sião (familia) , e tu verás o bem de Jerusalém (cidade) em todos os dias da tua vida. 6 E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel (nação) .

No conceito de Ashrey• FELICIDADE – feliz serás, e te irá bem

• PROSPERIDADE- e te irá bem

• BENÇÃO - assim será abençoado

• PAZ - verás os filhos de teus filhos, e a paz Ter

Page 9: Estudo de Introdução a Teologia

Mateus 53 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; 4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; 6

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; 10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

No conceito de Ashrey• POBRES• CHORAM• MANSOS• FOME• MISERICORDIOSOS• LIMPOS• PACIFICADORES• SOFREM

Ser

Page 10: Estudo de Introdução a Teologia

No Caminho de Emaús - Lucas 24 –13:3013 Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetrosb de Jerusalém. 14 No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. 15 Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; 16 mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo. 17 Ele lhes perguntou: “Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham?” Eles pararam, com os rostos entristecidos. 18

Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: “Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias?” 19 “Que coisas?”, perguntou ele. “O que aconteceu com Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. 20 Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; 21 e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. 22 Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro 23 e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram ter tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo. 24 Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro

e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram.” 25 Ele lhes disse: “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! 26 Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória?” 27 E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. 28 Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante. 29 Mas eles insistiram muito com ele: “Fique conosco, pois a noite já vem;

o dia já está quase findando”. Então, ele entrou para ficar com eles. 30 Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. 31 Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles.

Page 11: Estudo de Introdução a Teologia

João 20 - Jesus Aparece aos Discípulos 19 Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!” 20 Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor. 21 Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”. 22 E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo. 23 Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados”.

Lucas 24- Jesus Aparece aos Discípulos 36 Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês!” 37 Eles ficaram assustados e com medo, pensando que estavam vendo um espírito. 38 Ele lhes disse: “Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas no coração de vocês? 39 Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho”.

Page 12: Estudo de Introdução a Teologia

João 20 - Jesus Aparece a Tomé 24 Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. 25 Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor!” Mas ele lhes disse: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”.

26 Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!” 27 E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”. 28 Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” 29 Então Jesus lhe disse: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”. 30 Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. 31 Mas estes foram escritos para que vocês creiama que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Page 13: Estudo de Introdução a Teologia

O PROBLEMA DO ANTIGO TESTAMENTO HOJE:

“O problema do Antigo Testamento...não é um entre muitos. É o principal problema da teologia” (Emil Kraeling). Por quê? Se alguem faz uma avaliação incorreta com relação ao Antigo Testamento, os resultados vão lentamente devastando todo o resto de sua teologia.

Uma análise incorreta do Antigo Testamento acarreta uma série de distorções doutrinárias, comp. p. ex. Gn 15:6 E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça com Atos 4:12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos e Tg 2:19; Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.

Um passo em falso nesse Testamento, muitas vezes, significa um passo em falso na teologia e na prática da fé.

Page 14: Estudo de Introdução a Teologia

A MENSAGEM CENTRAL DO ANTIGO TESTAMENTO Apesar da multiplicidade de autores e suas especificidades socioeconômicas, gêneros literários,

contextos históricos variados o Antigo Testamento tem uma mensagem central.Pedro enxerga isso em I Pe 1:3-12 quando fala da “grande salvação”.

Em meio a uma lista de temas centrais apresentada por alguns estudiosos sou da corrente que escolhe Gn 12:3: “o plano-promessa de Deus”; E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gal 3-29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gn 21-12 Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência.

Essa era a leitura dos leitores do Novo Testamento e nossa também. Com exceção de seis livros (Mateus, Marcos, João, Tiago, Judas e Apocalipse) o substantivo promessa é usado 51 vezes, e o verbo prometer 11 no Novo Testamento.

Paulo sumariza esse entendimento acerca da mensagem central no seu sermão em Antioquia da Pisídia: “E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando Jesus”, At 13:32,33. O mesmo discurso é feito diante do rei Agripa, At 26:6,7;

Os quatro mais singulares momentos no plano-promessa de Deus que servem de referenciais são feitos: A Eva, Gn 3:15; a Abrão Gn 12:3,4; a Davi II Sm 7; e o novo concerto feito com Israel, Jr 31:31-34.