Estudo Dirigido Moda

4
ESTUDO DIRIGIDO CURSO DE MODA 1. Na ciência, os dados de uma pesquisa precisam ser sistematicamente e cuidadosamente coletados. Isso implica que a prática da ciência, ou a pesquisa científica, dependa da conformidade a algumas regras. Em ciências sociais, podem-se sintetizar essas regras em dois modelos distintos de coleta e análise de dados: quantitativo e qualitativo. A respeito das características desses dois modelos, assinale a opção correta. a) O método qualitativo permite obter resultados exatos, que não deixam dúvida sobre o fenômeno estudado. b) O estudo de caso é uma técnica clássica nas análises quantitativas. c) Em ciências sociais, o pesquisador deve, obrigatoriamente, optar por pesquisas quantitativas ou pesquisas qualitativas, dada a incompatibilidade entre os dois métodos. d) A pesquisa qualitativa, por sua natureza e por lidar com a dimensão objetiva dos fenômenos, consegue apreender a totalidade das dimensões dos fenômenos sociais. e) A principal característica da pesquisa quantitativa está em seu potencial de generalização dos resultados obtidos, desde que a amostra seja representativa, enquanto a pesquisa qualitativa caracteriza-se por analisar o problema em suas singularidades. 2. A teoria que defende a valorização da cultura dos diversos grupos que compõem a humanidade, que defende que ser diferente não significa ser nem melhor nem pior do que ninguém, que é contra a uniformização ou padronização do ser humano, que valoriza as minorias e suas especificidades e que entende que o mais valioso que tem a humanidade é a sua diversidade, denomina-se ... a) Globalização; b) Hibridação; c) Multiculturalismo; d) Sustentabilidade; e) Relação sistêmica. 3. A sociedade multicultural é como a palavra sugere a existência de uma série de culturas diferentes no mesmo espaço. Nesta perspectiva o conceito “sociedade multicutural” refere-se: I – A existência de diversas nações históricas, com uma única língua e uma história distinta, na mesma comunidade política. II – A existência de uma única comunidade formada pela imigração voluntária ou forçada. III- Expande o conceito de cultura até fazê-lo reconhecer as minorias étnicos-raciais, imigrantes, sexuais, e outras. É correto afirmar que: a) Somente o item I está correto.

Transcript of Estudo Dirigido Moda

Page 1: Estudo Dirigido Moda

ESTUDO DIRIGIDO CURSO DE MODA

1. Na ciência, os dados de uma pesquisa precisam ser sistematicamente e cuidadosamente coletados. Isso implica que a prática da ciência, ou a pesquisa científica, dependa da conformidade a algumas regras. Em ciências sociais, podem-se sintetizar essas regras em dois modelos distintos de coleta e análise de dados: quantitativo e qualitativo. A respeito das características desses dois modelos, assinale a opção correta.

a) O método qualitativo permite obter resultados exatos, que não deixam dúvida sobre o fenômeno estudado.

b) O estudo de caso é uma técnica clássica nas análises quantitativas.c) Em ciências sociais, o pesquisador deve, obrigatoriamente, optar por pesquisas quantitativas ou

pesquisas qualitativas, dada a incompatibilidade entre os dois métodos.d) A pesquisa qualitativa, por sua natureza e por lidar com a dimensão objetiva dos fenômenos,

consegue apreender a totalidade das dimensões dos fenômenos sociais.e) A principal característica da pesquisa quantitativa está em seu potencial de generalização dos

resultados obtidos, desde que a amostra seja representativa, enquanto a pesquisa qualitativa caracteriza-se por analisar o problema em suas singularidades.

2. A teoria que defende a valorização da cultura dos diversos grupos que compõem a humanidade, que defende que ser diferente não significa ser nem melhor nem pior do que ninguém, que é contra a uniformização ou padronização do ser humano, que valoriza as minorias e suas especificidades e que entende que o mais valioso que tem a humanidade é a sua diversidade, denomina-se ...

a) Globalização;b) Hibridação;c) Multiculturalismo;d) Sustentabilidade;e) Relação sistêmica.

3. A sociedade multicultural é como a palavra sugere a existência de uma série de culturas diferentes no mesmo espaço. Nesta perspectiva o conceito “sociedade multicutural” refere-se:

I – A existência de diversas nações históricas, com uma única língua e uma história distinta, na mesma comunidade política.

II – A existência de uma única comunidade formada pela imigração voluntária ou forçada. III- Expande o conceito de cultura até fazê-lo reconhecer as minorias étnicos-raciais, imigrantes,

sexuais, e outras.

É correto afirmar que:a) Somente o item I está correto.b) Somente o item III está correto.c) Somente os itens II e III estão corretos.d) Somente os itens I e III estão corretos.e) Todos estão corretos.

4. “Resumindo, os textos antropológicos são eles mesmos interpretações e, na verdade, de segunda e terceira mão. Por definição somente um ‘nativo’ faz a interpretação em primeira mão: pois, é a sua cultura.” (Geertz, 1973)

Com base no fragmento identifique o Paradigma/ Escola Antropológica a que pertence: a) Evolucionismo socialb) Antropologia Interpretativac) Literatura “Etnográfica” sobre a diversidade culturald) Escola Funcionalistae) Nenhuma das opções

Page 2: Estudo Dirigido Moda

5. A tentativa de explicar as diferenças culturais entre povo através do conceito de “raças” faz parte do que se convencionou chamar:

a) Determinismo geográfico.b) Determinismo biológicoc) Evolucionismo unilineard) Absolutismo funcionalistae) Estruturalismo

6. “Os antimodinhas são jovens que negam modismos e ao mesmo tempo criam uma nova tribo.” No entanto, os antimodinha podem ser considerados como um movimento de contra cultura. O que significa o termo contra cultura?

a) Perder as crenças e valores de sua sociedade.b) Etnocentrismo ao extremo, repulsa ao “outro”, “diferente”, “estrangeiro”.c) Grupos que rejeitam as normas da cultura dominante.d) Fusão de culturas diferentes.e) É a tendência a perceber e subjulgar a cultura de outras sociedades.

7. O movimento hippie de contra-cultura teve seu auge nos anos 60 e representava um protesto contra:

a) Movimentos ecológicosb) A violência e as drogasc) A sociedade de consumo e a educação tradicionald) Os padrões artísticos de base rurale) Nenhuma das opções

8. Qual o significa do termo – XENOFOBIA?

a) Grupos que rejeitam as normas da cultura dominante, como exemplo os “hippies”.b) Fusão de culturas diferentes.c) Perder as crenças e valores de sua sociedade.d) Etnocentrismo ao extremo. Repulsa ao “outro”, “diferente”, “estrangeiro”.e) É a tendência a perceber e subjulgar a cultura de outras sociedades, mas aceitar.

9. Qual o significa do termo – ACULTURAÇÃO?

a) Grupos que rejeitam as normas da cultura dominante, como exemplo os “hippies”.b) Fusão de duas culturas distintas ou parecidas.c) Perder as crenças e valores de sua sociedade.d) Etnocentrismo ao extremo. Repulsa ao “outro”, “diferente”, “estrangeiro”.e) É a tendência a perceber e subjulgar a cultura de outras sociedades.

10. O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais “natural”. Essa tendência se denomina:a) Egocentrismo.b) Heterocentrismo.c) Heliocentrismo.d) Etnocentrismo.e) Nenhuma das opções

Page 3: Estudo Dirigido Moda

11. O etnocentrismo pode ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo”. (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)Com base no texto e nos conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:

a) A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.

b) Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.

c) Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.

d) As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.

e) O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.

12. No texto de Roque de Barros Laraia, o autor diz que a cultura opera “no plano biológico”. Pensando na perspectiva do autor como você relaciona a interferência da cultura da moda no plano biológico:

13. Com base nos textos lidos e os debates em sala de aula, como o conhecimento antropológico define cultura?

14. Com base nos debates em sala, identifique duas manifestações de etnocentrismo mais recorrentes em nossa cultura (Brasil) e explique.

15. A Antropologia Urbana no Brasil, a partir da segunda metade do século XX passa a estudar a vida cotidiana das cidades brasileiras. Quais os principais temas de análise?