Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

20
1 AMIGOS DA ESPERANÇA Semana Santa 2011

Transcript of Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

Page 1: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

1AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

Page 2: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

ÍNDICE:1. JOÃO E JESUS

Cicero Gama e Cirilo Gonçalves (UCOB).2. PEDRO E JESUS

Walmir Rosa e Vilberto Jansen (ASM).3. ZAQUEU E JESUS

Salomão Sarmento e Marcelo Dadamo (APLaC).4. NICODEMOS E JESUS

Edmar Sena e Antonio Ribeiro (ABC).5. O LEPROSO E JESUS

Ariel Tenório e Ricardo Ferrer (AMT).6. A SAMARITANA E JESUS

Marcos Nunes e Adilson Miranda (MTo).7. JAIRO E JESUS

Walmir Rosa e Vilberto Jansen (ASM).8. PAULO E JESUS

Salomão Sarmento e Marcelo Dadamo (APLaC).

Page 3: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

Expediente:Série para Pequenos Grupos elaborada pela Equipe de Coordenadores de Pequenos Grupos e Departamentais de Ministério Pessoal da União Centro Oeste Brasileira.Texto base:

Sermões para Semana Santa 2011 de Fernando Iglesias, Moisés Rivero, Manassés Queiroz y Ailton Santana.Edição:

Cícero Gama Revisão:

Jolivê ChavesOrtografia:

Profa. Maximiliana BatistaDireitos de tradução e publicação:

Divisão Sul-AmericanaFotografia:

Casa Publicadora BrasileiraDiagramação e Design:

Victor Hugo Flores Secretária: Ruth de ChoqueRealização:

Divisão Sul-Americana

Page 4: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

4AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

1. JOÃO E JESUS

AJUDANDO O FOCOIntrodução:

Esta semana visualizaremos, como em uma vitrine, a vida de relacionamento de homens e mulheres que encontraram em Jesus um verdadeiro amigo. Apesar da natureza pecaminosa, como vasos de barro, se colocaram nas mãos do Divino oleiro e encontraram valor para sua existência. Hoje conheceremos João, o amigo amado de Jesus. Também conheceremos seu irmão Tiago, os dois apresentam uma história de desafios e vitórias.

1. Com certeza você é feliz com o rosto que tem, certo? Porém, se pudesse alterar alguma parte, qual você alteraria e por quê?

RETRATO BÍBLICOLeia: Marcos 1:19-20; 3:17; Lucas 9:51-56; Mateus 20:21-22.

2. Auxilie seu grupo a encontrar as respostas para: a) O que faziam Tiago e João antes de seguir a Jesus? b) Que apelido receberam e qual o significado? c) Que pedido eles fizeram relacionado à aldeia de samaritanos? d) Que pedido a mãe deles fez a Jesus?

3. A que conclusão podemos chegar sobre o tipo de pessoas que eram João e Tiago? Que lições isto nos ensina sobre o amor de Jesus e seu poder para transformar as pessoas?

4. Adolescentes: João e Tiago, com o temperamento que tinham, foram amados e transformados por Jesus? Que lições você tira deste fato para sua vida?

5. Jovens: Para você, o que levou Jesus a escolher Tiago e João para serem discípulos, a despeito do caráter que possuíam? Qual é a lição que tiramos deste acontecimento?

AMPLIE SUA VISÃO: Tiago era o irmão mais velho. Tinha um temperamento forte e era

apaixonado por suas convicções. Foi refinado por Cristo e deu sua vida pelo Mestre.

João significa: “Graça (dom) de Deus”. Em sua relação com Jesus foi submisso a influência modeladora do Salvador. Como resultado seu caráter foi transformado. Entre os discípulos foi o único que morreu de morte natural, com 96 anos de idade, em Éfeso.

Page 5: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

5AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

ILUSTRAÇÃO: Alguns anos atrás, em Londres, foi encontrado um vaso em uma

igreja. Aparentemente, não tinha características especiais, ninguém sabia como tinha chegado ali e servia de recipiente para as pessoas colocarem seus guarda-chuvas. Um dia, quando um arqueólogo estava saindo da igreja, algo lhe chamou atenção naquele vaso. Ele não podia acreditar no que estava vendo. Tinha diante de si um vaso muitíssimo antigo, de valor inestimável. Hoje, aquele antigo vaso não é mais um recipiente para guarda-chuvas, pois lhe foi designado um lugar de honra no renomado museu britânico.

Jesus percebeu que Tiago e João eram mais do que meros vasos antigos, rôtos pelo tempo. Percebeu que eles poderiam ser restaurados e usados de forma muito mais nobre em seu serviço. Eram enfim, vasos com defeitos, mas que foram remodelados pelo Mestre, e se tornaram homens honrados e úteis.

ENQUADRANDO-SE NA FOTO6. Você aceita o convite de Jesus para caminhar e se deixar desejar

transformar por Ele?

CONCLUSÃO: A vida de João foi transformada porque ele foi humilde e se tornou

receptivo aos ensinos de Jesus. Deus deu-lhe mais anos de vida porque tinha um plano para ele. O nosso poderoso Deus também pode nos dar oportunidades e fazer milagres em nossas vidas porque necessitamos. Hoje, você pode ser um grande vencedor, porque Ele tem um plano para você. Entenda, o nosso grandioso Deus tem preparado um lugar para cada um de nós em Seu reino (Jo 14: 2), alegremo-nos! Deus te abençoe.

LEMBRE-SE:Quem faz de Jesus seu “Amigo da Esperança”, se torna um “Amigo da

Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive

Page 6: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

6AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

2. PEDRO E JESUS

AJUSTANDO O FOCOIntrodução:

Hoje conheceremos o apóstolo Pedro, ou Simão, como também era conhecido. Seu temperamento era volátil, imprevisível, de contrastes e que muitas vezes o deixou em dificuldades. Pedro muitas vezes ficou desanimado, sem esperança, mas quando Jesus se aproximava dele seu coração se enchia de novo ânimo, fé e coragem. Pedro fez de Jesus seu “Amigo da Esperança” e se tornou também um “Amigo da Esperança” para outras pessoas.

1. Você já precisou fugir de algum lugar ou de alguém? Teve medo de não ser compreendido ou aceito? Como você se sentiu diante disso?

RETRATO BÍBLICOLeia: Mateus 16:13-20; Lucas 22:54-62.

2. Escolha uma das perguntas e participe: a) Qual era a percepção de Pedro sobre Jesus? b) O que o texto revela sobre o caráter de Pedro?

3. Apesar da declaração espiritual de Pedro, o que você acredita ter ocorrido para que o mesmo Pedro tenha traído Jesus? Em que aspecto você se assemelha a Pedro? O que pode ser feito para se evitar a negação da fé?

4. Adolescentes: Uma vez que os valores cristãos não são tão aceitos no mundo atual, como é possível conciliar esses valores no seu dia-a-dia? Em que aspecto existem riscos de você negar a Cristo?

5. Jovens: Como conciliar a busca pela carreira e o sucesso profissional com a vontade de Deus, sem negá-Lo em nenhum momento?

AMPLIE SUA MISSÃO:“A palavra Pedro significa pedra - uma pedra movediça. Pedro não

era a rocha sobre a qual a igreja estava fundada. As portas do inferno prevaleceram contra ele, quando negou seu Senhor com imprecações e juramentos. A igreja foi edificada sobre Alguém contra o qual as portas do inferno não podiam prevalecer.” (EGW – DTN, 413). Jesus estava falando de Sua igreja em que Ele mesmo é a cabeça, a Pedra Angular, o

Page 7: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

7AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

fundamento, e que seria predestinada ao triunfo eterno. Jesus decreta, portanto um futuro de esperança para Sua igreja.

ILUSTRAÇÃO: Arnaldo desenvolveu úlcera, e entre outros motivos, a causa estava

ligada a solidão ao lidar com seus próprios problemas. Embora Arnaldo fosse referência para todos os seus amigos, sua vida consistia em manter uma aparência de algo que não era verdadeiro. Certo dia ele sumiu e apareceu somente dez anos depois. Graças à transformação que Cristo operou em sua vida, agora ele era um novo homem. Jesus o defrontou com a realidade e esta experiência, necessária, gerou transformação real em sua vida.

Depois de um tempo ele estudou teologia e voltou junto para ser o novo pastor daquela igreja.

Pedro também, no convívio diário com Cristo superou seus limites. Ao ter sido sentenciado à morte de cruz por causa do evangelho que pregava, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo. Sentia-se indigno de morrer como seu Mestre.

ENQUADRANDO-SE NA FOTO6. Como posso cumprir o plano de Deus em minha vida e a

transformação que Ele deseja operar em mim?

CONCLUSÃO:Jesus foi um “Amigo da Esperança” para Pedro e o impacto disto foi

tão grande que ele se tornou um dos principais apóstolos do Mestre. Pedro se tornou também um “Amigo da Esperança” para milhões de pessoas que receberam a influência de sua pregação e apostolado.

Diga a Jesus: Senhor, eu permito agora que opere em meu coração toda obra de transformação necessária. Desejo fazer parte dos Seus planos, realize apenas a Sua vontade em minha vida. Amém!

LEMBRE-SE: Quem faz de Jesus seu “Amigo da Esperança”, se torna um “Amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.

Page 8: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

8AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

3. ZAQUEU E JESUS

AJUDANDO O FOCOIntrodução:

Hoje, relembraremos o encontro de Zaqueu com Jesus. Contudo, antes imagine que em sua cidade está de passagem o presidente da república. Como todos param para observar, você também pára e percebe que no momento em que o presidente está próximo a você, ele pára, quebra o protocolo e o cumprimenta; diz palavras de apreço e o convida a participar com ele de um encontro todo especial em sua própria casa.

1. Como você reagiria? O que pensaria? Como aproveitaria a oportunidade?

RETRATO BÍBLICOLeia: Lucas 19:1-10

2. a) Quem são os principais personagens do relato?b) Qual era a profissão de Zaqueu? c) Pela profissão dele, qual deveria ser sua condição social?

3. Qual o significado da seguinte frase? “Hoje, houve salvação nesta casa [...]”, pela reação de Zaqueu qual foi o efeito da presença de Jesus em sua vida?

4. Adolescentes: O que podemos aprender do fato de Jesus chamar Zaqueu pelo nome e oferecer-Se para ir a casa dele?

5. Jovens: Por que Zaqueu não conseguia se aproximar para ver Jesus? Que lições da vida de Zaqueu mais lhe impressionam?

AMPLIE SUA VISÃO:“Zaqueu era israelita, e detestado de seus patrícios. Sua posição e

fortuna eram o prêmio de uma carreira que aborrecia, e era considerada como sinônimo de injustiça e extorsão [...] Sob a aparência de mundanidade e orgulho, achava-se um coração susceptível às influências divinas [...] Sentiu-se pecador aos olhos de Deus. Todavia, o que ouvira dizer de Jesus acendeu-lhe a esperança no coração. Arrependimento e reforma de vida eram possíveis mesmo para ele [...] Zaqueu começou imediatamente a obedecer à convicção que dele tomara posse e a fazer restituição àqueles a quem prejudicara”. (EGW – DTN, 553 e 554).

ILUSTRAÇÃO:Jason Smyth é natural da Irlanda e deficiente visual com apenas 10%

Page 9: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

9AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

da visão periférica. Aos oitos anos de idade, ele desenvolveu a doença de Stargardt, uma alteração genética que produz a redução progressiva da visão. No entanto, com 23 anos de idade tornou-se o primeiro atleta paraolímpico que competiu em campeonatos europeus de atletismo. Obteve o quarto melhor tempo cravando a marca de 10,43 segundos. Hoje, ele se prepara para participar dos Jogos Paraolímpicos de Londres em 2012. Ele declara: “Acreditar que posso realizar é ter ganho a metade da batalha”. A Zaqueu foi dada a oportunidade de vitória em Cristo, a você também é ofertada a mesma oportunidade hoje! ENQUADRANDO-SE NA FOTO

6. Zaqueu subiu numa árvore para ver Jesus. Que tipo de “árvore” Deus tem proporcionado para que você se encontre com Jesus?

CONCLUSÃO:Jesus entrou na casa de Zaqueu e passou a morar em seu coração.

Zaqueu se transformou em um “amigo da Esperança”. Hoje, a história se repete, Jesus está olhando para você e deseja entrar em sua vida para abençoá-lo e transformá-lo. Você tem lutado, chorado, sofrido e espera por mudanças e não consegue vencer? Hoje é sua chance de vencer! Abra a porta do seu coração, agora, e diga: “Senhor, eu também quero que a salvação chegue a minha casa.”

LEMBRE-SE:Quem faz de Jesus seu “Amigo da Esperança”, se torna um “Amigo da

Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.

Page 10: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

10AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

4. NICODEMOS E JESUS

AJUSTANDO O FOCOIntrodução:

O personagem do estudo de hoje é Nicodemos. Um homem de grande influência na nação judaica, membro honrado do conselho nacional. Com educação de alto padrão, muito inteligente e talentoso. Ele estava intrigado com as coisas incomuns e muito sábias que Jesus, um humilde nazareno, ensinava. A autoridade de Jesus o impressionava muito, “Somente poderia vir de Deus” - lucidamente concluía. Além disto, Nicodemos também se perguntava: “Como um destacado membro da alta sociedade, como eu, pode ser atraído por alguém tão simples?”.

1. Você já se percebeu espiritualmente preocupado, depois de um sonho que teve, uma música que ouviu ou por algo que alguém lhe falou? Que sentimento lhe invadiu a alma?

RETRATO BÍBLICOLeia: João 3:1-10.

2. Ao ler o relato bíblico do encontro de Nicodemos com Jesus o que lhe chamou mais a atenção no diálogo de ambos?

3. O que motivou Nicodemos a ir ao encontro de Jesus, escondido no meio da noite e em lugar reservado?

4. Adolescentes: Nicodemos era uma pessoa séria, honesta, mestre em Israel e de boas obras, por que Jesus disse que ele precisava nascer de novo?

5. Jovens: O que Jesus quis dizer com esta frase? “Quem quer entrar no Reino de Deus necessita nascer da água e do Espírito.”

AMPLIANDO A VISÃO:Nicodemos, acostumado com articulações políticas, desejava pelo

elogio conquistar a simpatia de Cristo. Jesus não perdeu tempo, foi tão direto ao ponto que Nicodemos ficou desarmado e foi atingido imediatamente. O tema do novo nascimento já era familiar a Nicodemos, sabia que os líderes judeus viviam de maneira hipócrita e careciam de uma conversão profunda. No entanto, não contava que tivesse que iniciar pela sua própria conversão, pois achava que não necessitava de nenhuma mudança. O apelo irritou seu orgulho de fariseu e começou a lutar contra o seu sincero desejo de pesquisar a verdade. Jesus continuou: “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.”

Page 11: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

11AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

ILUSTRAÇÃO:Nicodemos, não precisava de conhecimento teórico, mas de

regeneração espiritual. Não necessitava satisfazer sua curiosidade, mas ter um novo coração. Era fundamental que recebesse nova vida de cima, antes de ser possível apreciar as coisas celestiais.

ENQUADRANDO-SE NA FOTO6. O que temos a aprender com a história de Nicodemos? Que

lições podemos levar para nossas vidas?

CONCLUSÃO:Jesus se tornou o “Amigo da Esperança” para Nicodemos. Desde o

momento em que ele contemplou o Salvador na cruz, ele compreendeu Suas palavras: “Importa-vos nascer de novo”. A partir daquele momento Nicodemos se tornou um dos mais fiéis discípulos do Mestre e dedicou tudo o que possuía para levar as boas novas de Esperança ao mundo. Ele se tornou pessoalmente um “Amigo da Esperança”.

LEMBRE-SE:Quem faz de Jesus seu “Amigo da Esperança”, se torna um “Amigo da

Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.

Page 12: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

12AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

5. O LEPROSO E JESUS

AJUSTANDO O FOCOIntrodução:

Nos dias de Cristo as pessoas com lepra eram literalmente excluídas do convívio social. Tinham de abandonar a família, os amigos, a igreja, enfim, tudo. Era humilhante ter que andar pelas ruas gritando: “Imundo”. Não eram tocadas e nem podiam se aproximar de alguém. A Bíblia fala de um leproso que foi a Jesus com esperança de ser curado. Jesus tocou nele, o puro tocou o impuro, e o impuro foi purificado.

1. O que mais choca você quando vê ou sabe de alguém que está com uma doença grave, como a lepra?

RETRATO BÍBLICOLeia: Marcos 1:40-42.

2. Qual foi a atitude do leproso diante de Jesus? Como Jesus reagiu ao seu pedido?

3. Qual o significado por trás da frase: “Se quiseres [...]” ditas a Cristo pelo leproso? Pela maneira como Jesus atendeu ao pedido do leproso, o que podemos aprender sobre a oração?

4. Adolescentes: Que sentido tem a seguinte frase? “No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra [...]” Que segurança você tem, em Deus, diante dos problemas?

5. Jovens: O texto diz que o leproso se ajoelhou diante de Jesus. O que isto revela sobre a convicção dele a respeito de Jesus? Que confiança você tem quando se ajoelha para orar?

AMPLIANDO A VISÃO:Você observou a fala de Jesus? “Quero, fica limpo!” e a lepra

desapareceu no mesmo instante. Aqui vemos uma importante lição: Quando você quer o que Jesus quer as coisas acontecem. Muitas vezes queremos uma coisa diferente daquilo que Jesus quer. Então peça hoje: “Senhor, ensina-me a querer fazer a Tua vontade.” Jesus poderia ter falado uma só palavra e o leproso seria curado, mas Jesus tinha outra lição para nos ensinar. Ele “estendeu a mão e o tocou”, Jesus não era um Deus distante, intocável, muito pelo contrário, era acessível. Jesus tocou o leproso, o puro tocou o impuro, e o impuro foi purificado.

ILUSTRAÇÃO:De todas as doenças conhecidas no Oriente a lepra a mais temida.

Seu caráter incurável e contagioso, bem como os terríveis efeitos sobre

Page 13: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

13AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

as vítimas, deixavam as pessoas com muito medo. Entre os judeus, era considerada um juízo sobre o pecado, sendo por isso chamada de “o açoite” ou “o dedo de Deus”. A lepra era, portanto, reconhecida como símbolo do pecado. A ação de Cristo em purificar o leproso de sua terrível doença é uma ilustração de Sua obra. Missão esta, que visa libertar do pecado e restaurar no homem a imagem de Deus. Todos nós fomos contaminados pela lepra do pecado. Nossa única esperança é o toque purificador, restaurador e transformador de Jesus.

ENQUADRANDO-SE NA FOTO6. Que tal ousar, ir além da multidão, se entregar a Cristo e ser

tocado por Ele?

CONCLUSÃO:Você também pode se sentir tocado por Jesus. Ele deseja ver sua

vida limpa e pura deste mundo de pecado. Seu sangue derramado lá na cruz é a maior esperança que Ele tem para te oferecer. Você pode sair daqui hoje se sentindo livre e pronto para viver uma nova vida em Jesus. Não importa qual seja o mal que você enfrenta: pecado, doença, discriminação, pobreza, vício. Cristo é a definitiva esperança para sua vida.

LEMBRE-SE: Quem faz de Jesus seu “Amigo da Esperança”, se torna um “Amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.

Page 14: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

14AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

6. A SAMARITANA E JESUS

AJUSTANDO O FOCOIntrodução:

Os pregadores afirmam que “dentro de cada pessoa existe um vazio que só Deus pode preencher”. Esta expressão parece ser tão arcaica e surrada, mas ainda é verdadeira, prova disto é a emocionante história da mulher samaritana. Ela carregava consigo um cântaro vazio e o triste histórico de uma vida sem sentido. Jesus se tornou o “Amigo da Esperança”, seu contato impactou a mulher samaritana de tal maneira, que mudou sua vida. Então ela se tornou, também, uma “Amiga da Esperança” para toda a sua cidade.

1. Em sua trajetória de vida, você já sentiu um vazio interior

interminável? Pode compartilhar conosco?

RETRATO BÍBLICOLeia: João 4:5-30; 39-42.

2. O que o texto revela a respeito da samaritana? Como sua visão a respeito de Jesus se ampliou?

3. A que conclusão podemos chegar ao ler o verso 28, onde diz que a mulher samaritana deixou o cântaro e foi rapidamente para a cidade?

4. Adolescentes: A mulher samaritana, rejeitada e discriminada pela sociedade, recebeu a atenção de Jesus? Que lições você tira deste episódio para sua vida?

5. Jovens: Jesus disse à mulher: “Aquele que beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede”. De qual água Jesus estava falando, qual o sentindo desta afirmação?

AMPLIANDO A VISÃO:A mulher samaritana viveu por volta do ano 24 d.C. Por causa de

sua situação matrimonial era duramente discriminada, tinha fama de prostituta. Não era aceita pelas outras mulheres, nem mesmo para buscar água no poço. O encontro com Cristo mudou o curso de sua vida. Finalmente, seu vazio tinha sido preenchido! Ela deixou seu balde e foi anunciar que havia encontrado o Messias. Seu testemunho foi tão poderoso que Ele ficou naquela localidade por dois dias e “muitos creram que Jesus era verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo”.

Page 15: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

15AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

ILUSTRAÇÃO:Eugênia começou a realizar um sonho, estudar Belas Artes. No

entanto, as filosofias humanistas defendidas pelos professores da universidade começaram a minar sua pequena fé. Algum tempo depois do ingresso na faculdade, ela entrou em uma depressão profunda e somente pensava em tirar a própria vida. Um dia subiu em um local bem alto para se jogar. As pessoas gritavam pedindo que ela não se atirasse dali. Foi então que chegou um bombeiro bem ao seu lado, vendo que seus argumentos não a convenciam, ele começou a falar de Jesus e ela desistiu do suicídio. Dias depois começou a assistir aos programas da TV Novo Tempo, conheceu melhor a Palavra de Deus e tomou a decisão, aceitando publicamente a Jesus como seu Salvador.

ENQUADRANDO-SE NA FOTO6. Você aceita que Jesus preencha o vazio de sua vida e deseja que

Ele dê sentido à sua existência?

CONCLUSÃO:Jesus demonstrou claramente que conhecia a vida daquela mulher

samaritana e suas tentativas para ser feliz. Ela finalmente havia encontrado aquEle que lhe mostrou o verdadeiro sentido da vida. Nossa busca também termina hoje, agora! Nossa vida vazia e turbulenta encontra segurança nos braços de Jesus!

LEMBRE-SE:Quem faz de Jesus seu “Amigo da Esperança”, se torna um “Amigo da

Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.

Page 16: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

16AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

7. JAIRO E JESUS

AJUSTANDO O FOCOIntrodução:

Nenhum outro assunto intriga mais o ser humano do que a morte. Não há nada mais democrático do que a morte: rico, pobre, famoso ou desconhecido, criatura ou Criador, a morte não poupa ninguém. Por isso, a maior certeza dessa vida é a morte! A realidade, nua e crua da vida, é que no dia em que nascemos já começamos a morrer. Mas, será que a morte vai continuar para sempre trazendo dor e sofrimento a todos neste mundo? Será que a morte é mesmo o fim de tudo? O que Deus planejou como solução para a morte? Há esperança para a morte?

1. Imagine que você estivesse morrendo e que pudesse estar apenas com uma pessoa, quem seria?

RETRATO BÍBLICOLeia: Lucas 8:40-42; 49-55; Marcos 5:22-24.

2. Contraste o que Jairo ouviu de um dos principais da sinagoga, sobre a morte de sua filha (Lc 8:49), com o que Jesus disse em seguida (v. 50). Qual é o papel da fé na realização do milagre? Quanto Jairo teve de se entregar a Jesus depois desta frase?

3. O que Jesus queria dizer quando afirmou que a menina não estava morta e sim dormindo? Em que aspecto a morte é comparada ao sono?

4. Adolescentes: Alguma vez você esperou por uma ação específica em sua vida e achou que Deus demorou demais para agir? Como se sentiu depois de tudo resolvido?

5. Jovens: As pessoas riram quando Jesus disse que a menina estava dormindo, pois sabiam que estava morta. Alguma vez você já zombou de Jesus? O que leva alguém a fazer isso?

AMPLIANDO A VISÃO:Jairo era um homem religioso, um profissional bem sucedido,

inteligente, admirado e rico. Aparentemente tinha tudo o que precisava para ser feliz. Qualquer um que visse Jairo andando na rua pensaria que ele era muito feliz. Roupas finas, uma casa no melhor bairro da cidade, um bom emprego, uma boa família, respeito, consideração e prestígio. Jairo era o protótipo do homem de sucesso. No entanto, por trás das roupas finas, da aparência e do dinheiro, Jairo trazia um problema

Page 17: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

17AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

terrível: sua filha, sua única filha, estava seriamente enferma e a beira da morte.

ILUSTRAÇÃO:Alguém teve a curiosidade de contar quantas vezes a expressão “não temas” aparece na Bíblia? O mais incrível é que aparece 365 vezes, ou seja, uma para cada dia do ano.

ENQUADRANDO-SE NA FOTO6. Você está disposto a ser humilde, como Jairo, para seguir o plano

divino, mesmo que aparentemente esse plano seja diferente de seu plano inicial? Compartilhe com o grupo um milagre que você deseja que Jesus realize na sua vida.

CONCLUSÃO:Mesmo que você esteja com medo do futuro, reconheça que precisa

da ajuda de Jesus para enfrentar a vida sem temor. Não importa se tudo em sua vida aparenta estar “morrendo”, como estava a filha de Jairo, Jesus é a sua oportunidade. Ele entrou na casa de Jairo, e onde Jesus entra, entra o poder e a vitória. Jesus é Deus todo poderoso e não há nada que Ele não possa fazer. Ao lado de Jesus não há lugar para o temor. A morte não tem poder diante dEle, a enfermidade não pode prevalecer, os vícios, as drogas, as misérias desta vida não têm forças diante dEle.

LEMBRE-SE:Quem faz de Jesus seu “Amigo da Esperança”, se torna um “Amigo da

Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.

Page 18: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

18AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

8. PAULO E JESUS

AJUSTANDO O FOCOIntrodução:

A lição de hoje retrata através da vida de Paulo as dificuldades que o ser humano enfrenta para aceitar as verdades de Deus. Paulo, anteriormente conhecido com Saulo, teve um contato forte com a verdade através de Estevão. Ele quase aceitou o convite do Mestre, mas foi fraco demais para fazê-lo. Somente quando uma luz, muito mais forte que a do sol, apareceu do céu é que ele conseguiu enxergar as coisas que jamais enxergou durante toda a sua vida.

1. Já aconteceu com você de pensar que estava correto, quando na realidade, estava errado? Como foi essa sensação?

RETRATO BÍBLICOLeia: Atos 7:54-60; 8:1; 9:1-6.

2. Que papel teve Saulo na morte de Estevão? Qual foi a pergunta feita por Cristo a Paulo?

3. Que lições podemos aprender do modo como Saulo se converteu? Que cuidados precisamos tomar para não cometermos os equívocos de Saulo em perseguir a Jesus?

4. Adolescentes: Qual era o equívoco de Saulo em perseguir os cristãos? A quem de fato ele estava perseguindo? Justifique sua resposta.

5. Jovens: Qual o sentido da frase? “Saulo consentia na sua morte”. O que esta atitude de Saulo revela sobre os perigos de uma convicção errada?

AMPLIE SUA VISÃO: Talvez você esteja pensando que Saulo era um homem mau, mas o

mais incrível é que Saulo amava muito a Deus, orava muito, tinha um coração sincero. O problema é que estava no caminho errado. Pessoas como Saulo são difíceis de serem atingidas por Deus. Pessoas como Saulo se apegam a teorias, costumes, religiões, regras e criam em torno do coração uma couraça, um escudo invisível. Esta barreira impede que a VERDADE chegue ao fundo do coração. Gente religiosa como Saulo ouve sermões e sempre pensa: Este sermão está servindo direitinho para “fulano”. Os sermões nunca servem para ele mesmo, pois ele se acha PERFEITO.

Page 19: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

19AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011

ILUSTRAÇÃO:Há cerca de vinte anos atrás comecei a estudar a Bíblia com um

amigo muito especial. Ele pertencia à outra religião e nunca antes havia demonstrado abertura, nem sequer, para conversarmos sobre o assunto. No entanto, certo dia, ele me fez uma visita de final de semana e, pela primeira vez, permitiu que estudássemos a Palavra. Eu estava muito feliz, pois o amava muito, mas minha alegria durou pouco! Após uma hora de conversa ele me disse: “É melhor pararmos de estudar, pois a gente se torna responsável pelo que conhece e eu já vi que estou começando a conhecer demais!” Saulo fez exatamente como meu amigo, que pediu para não estudarmos mais a Bíblia, pois não queria ser responsável pelo que poderia aprender.

ENQUADRANDO-SE NA FOTO6. Que efeito o exemplo da conversão de Saulo terá em sua vida de

hoje em diante?

CONCLUSÃO:Quando Jesus voltar Saulo e Estevão irão se encontrar, porque um dia

Estevão aceitou ser a “chave” para abrir o coração de Saulo. Que lindo encontro deverá ser este! Gostaria de ver este encontro? Como Saulo, você precisa se apegar à verdade e se desvencilhar de tudo aquilo que represente perseguição a Jesus. Saulo precisou ficar cego para entender o chamado do Senhor, mas você pode tomar sua decisão bem antes. Agora é o momento, não deixe para depois!

LEMBRE-SE:Quem faz de Jesus seu “Amigo da Esperança”, se torna um “Amigo da

Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.

Page 20: Estudo Para Pequenos Grupos - Semana Santa 2011

20AMIGOS DA ESPERANÇA

Semana Santa 2011