Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

14
ESTUDOS NO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER – Lição 40

description

Teologia Reformada

Transcript of Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

Page 1: Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

ESTUDOS NO BREVE CATECISMODE WESTMINSTER – Lição 40

Page 2: Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

QUE REVELOU DEUS PRIMEIRAMENTE AO HOMEM PARA REGRA DE SUA

OBEDIÊNCIA?

• Resposta: A regra que Deus revelou primeiramente ao homem, para sua obediência, foi a lei moral.

• Referências Bíblicas: Rm 2.14, 15. Rm 10.5.

Page 3: Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

PERGUNTAS:

Page 4: Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

1 - Quantas leis Deus deu ao homem?

• Deus deu a seu povo a lei moral, que ainda está em vigor hoje, e as leis cerimoniais e judiciais. Essas duas últimas, conforme dadas aos judeus, cessaram de ter força vigente sob a economia cristã.

Page 5: Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

2 - A lei moral é regra de obediência tanto para o crente como para o não crente?

• Sim, a lei moral é uma regra de obediência para ambos. Nossa Confissão ensina: “A lei moral obriga a todos a prestar-lhe obediência para sempre, tanto as pessoas justificadas quanto as demais” (Cap. 19, Seção 5).

Page 6: Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

3 - Uma pessoa pode ser salva porque observa a lei moral?

• Não, uma pessoa só é salva pela graça mediante a fé. Além disso, seria impossível uma pessoa observar a lei moral com perfeição.

Page 7: Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

4 - Se o homem não pode ser salvo pela lei moral, e mesmo assim é sujeita a ela, para que a lei nos serve?

• A lei moral nos serve de aio, “para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé” (Gl 3.14). A palavra “aio” ou “governante” tem a idéia de educar e disciplinar no texto citado. Uma passagem relevante aqui é 1 Tm 1.8.

Page 8: Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

5 - Como a lei traz as pessoas a Cristo?

• A lei traz as pessoas a Cristo convencendo-as do pecado e de suas conseqüências se ele não é expiado e perdoado. Também é útil para despertá-las para necessidade que têm de um Salvador que as livre desse pecado.

Page 9: Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

6 - Depois que um homem é salvo, a lei tem alguma utilidade adicional?

• A lei é um lembrete perpétuo da vontade de Deus para suas criaturas. Para o crente foi proposta como regra de fé e prática que é absoluta e inalterável. Ver Rm 7.6, 12; Tt 2: 11, 12.

Page 10: Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

“QUANTO AMO A TUA LEI !”

• A declaração acima é um dos mais ricos frutos da graça que uma alma poderia ter porque nela está a mais importante ligação entre o amor para com o Criador e o ser obediente a esse Criador. Não existe nada de incompatível entre o amor e a obediência, e a Lei de Deus é um maravilhoso motivador para cada um dos dois.

Page 11: Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

• Em nosso catecismo, ao começar agora um estudo das leis de Deus, é importante que mantenhamos a perspectiva certa entre a lei de Deus e o fato que somos pecadores salvos pela graça. Já foi dito muitas vezes que somos pecadores salvos pela graça mas que somos ainda pecadores! O pecador, portanto, tem deficiências, e por isso tantas vezes ele desce a estrada do pecado em lugar da estrada da obediência a Deus. E se não fosse a lei de Deus, a estrada do pecado seria escolhida com maior freqüência ainda do que é escolhida hoje. Pois a lei de Deus traz consigo obrigações muito importantes e pelas quais devemos estar orando.

Page 12: Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

• Há sua obrigação de instruir o crente. Existe um modo de vida que agrada a Deus, e pela lei de Deus o crente é instruído nesse caminho da vida. Paulo declara em 1 Co 9.21 que ele está “debaixo da lei de Cristo” e que se deleita nessa lei segundo o homem interior. Ele se deleita nela lendo-a, sendo instruído por ela e seguindo-a pela graça.

Page 13: Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

• Há sua obrigação de deixar o crente humilde. A lei de Deus faz com que o crente reconheça suas deficiências porque é uma medida contra a qual o crente tantas vezes fica a dever. Quando o crente vê suas deficiências e se lastima por elas, ele começa a sentir-se pequeno sob o governo do Deus onipotente e soberano, e por essa experiência ele entra em um relacionamento correto com seu Criador, mediante sua graça habilitadora.

Page 14: Estudos No Breve Catecismo - Lição 40

• Há também sua obrigação de fazer com que o crente procure o Senhor Jesus Cristo para que lhe dê o tão necessário Espírito santificador. O poder da vida vitoriosa vem do Senhor Jesus Cristo através da presença e poder do imanente Espírito Santo que habilita o crente cada vez mais a morrer para o pecado e viver para a justiça.