etesi.com.br · Web viewNa chamada Antiguidade Oriental, as sociedades, notadamente a egípcia e a...

9
AULA REMOTA - ETESI – Maio/2021 SEMANA 11 – 1º ANO DISCIPLINA: História PROFESSORA: Maristela Dutra CONTEÚDO: Antiguidade Oriental DEVOLUTIVA: Entrega de foto do caderno pelo Google de Aula ou site da escola até 01.06. IDADE ANTIGA OU ANTIGUIDADE Idade Antiga ou Antiguidade , na periodização das épocas históricas da humanidade, é o período que se estende desde a invenção da escrita (de 4 000 a.C. a 3 500 a.C.) até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.). A Antiguidade é ainda dividida entre Antiguidade Oriental e Antiguidade Clássica. Antiguidade Oriental é o termo dado ao período da Idade Antiga referente aos povos considerados pelos historiadores europeus como habitantes do espaço geográfico a leste da Europa. A Antiguidade Oriental é assim definida para se diferenciar da chamada Antiguidade Clássica referente à história da Grécia e de Roma. A Antiguidade Oriental, dessa forma, refere-se à história dos povos que habitaram o Oriente Médio e o Norte da África, sendo eles principalmente os Mesopotâmicos, os Egípcios, os Persas, os Fenícios e os Hebreus. Apesar da diversidade cultural desses povos, havia alguns pontos comuns em suas formas de organização social. Eram fundados em Estados altamente centralizados, controlados por uma teocracia politeísta, utilizando-se da produção agrícola realizada às margens de grandes rios. Havia nesses povos uma rígida estratificação social, sendo muito pequena a mobilidade social. A maior parte das populações era formada por camponeses ou por grupos sociais que trabalhavam em regime de servidão coletiva, principalmente na construção de grandes obras públicas, como edificações oficiais (templos, palácios, pirâmides etc.), cidades e aquedutos. Apesar dessas características comuns, havia exceções que escaparam a essa generalização. Os fenícios, por exemplo, não se organizavam em torno de Estados centralizados, mas sim em cidades-estado com autonomia política. Além disso, dedicavam-se muito mais ao comércio pelo mar Mediterrâneo que à produção agrícola. Os hebreus, por sua vez, não eram politeístas, e sim monoteístas, uma diferença importante na configuração dos povos do Oriente Médio. Os historiadores marxistas cunharam o termo Modo de Produção Asiático para poder definir a organização dos povos desse período e local. Em virtude da generalização do termo, Antiguidade Oriental e Modo de Produção Asiático são apresentados em conjunto, buscando, dessa forma, definir como ponto de partida a forma de produção material de vida desses povos para poder explicar o processo histórico no qual eles estavam inseridos. PINTO, Tales dos Santos. "O que é Antiguidade Oriental?"; Brasil Escola . Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-antiguidade-oriental.htm. Acesso em 18 de agosto de 2020.

Transcript of etesi.com.br · Web viewNa chamada Antiguidade Oriental, as sociedades, notadamente a egípcia e a...

Page 1: etesi.com.br · Web viewNa chamada Antiguidade Oriental, as sociedades, notadamente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram-se em regiões semiáridas, onde obras hidráulicas

AULA REMOTA - ETESI – Maio/2021SEMANA 11 – 1º ANODISCIPLINA: História PROFESSORA: Maristela Dutra CONTEÚDO: Antiguidade OrientalDEVOLUTIVA: Entrega de foto do caderno pelo Google de Aula ou site da escola até 01.06.

IDADE ANTIGA OU ANTIGUIDADE

Idade Antiga ou Antiguidade, na periodização das épocas históricas da humanidade, é o período que se estende desde a invenção da escrita (de 4 000 a.C. a 3 500 a.C.) até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.). A Antiguidade é ainda dividida entre Antiguidade Oriental e Antiguidade Clássica.

Antiguidade Oriental é o termo dado ao período da Idade Antiga referente aos povos considerados pelos historiadores europeus como habitantes do espaço geográfico a leste da Europa. A Antiguidade Oriental é assim definida para se diferenciar da chamada Antiguidade Clássica referente à história da Grécia e de Roma.

A Antiguidade Oriental, dessa forma, refere-se à história dos povos que habitaram o Oriente Médio e o Norte da África, sendo eles principalmente os Mesopotâmicos, os Egípcios, os Persas, os Fenícios e os Hebreus.

Apesar da diversidade cultural desses povos, havia alguns pontos comuns em suas formas de organização social. Eram fundados em Estados altamente centralizados, controlados por uma teocracia politeísta, utilizando-se da produção agrícola realizada às margens de grandes rios. Havia nesses povos uma rígida estratificação social, sendo muito pequena a mobilidade social.

A maior parte das populações era formada por camponeses ou por grupos sociais que trabalhavam em regime de servidão coletiva, principalmente na construção de grandes obras públicas, como edificações oficiais (templos, palácios, pirâmides etc.), cidades e aquedutos.

Apesar dessas características comuns, havia exceções que escaparam a essa generalização. Os fenícios, por exemplo, não se organizavam em torno de Estados centralizados, mas sim em cidades-estado com autonomia política. Além disso, dedicavam-se muito mais ao comércio pelo mar Mediterrâneo que à produção agrícola. Os hebreus, por sua vez, não eram politeístas, e sim monoteístas, uma diferença importante na configuração dos povos do Oriente Médio.

Os historiadores marxistas cunharam o termo Modo de Produção Asiático para poder definir a organização dos povos desse período e local. Em virtude da generalização do termo, Antiguidade Oriental e Modo de Produção Asiático são apresentados em conjunto, buscando, dessa forma, definir como ponto de partida a forma de produção material de vida desses povos para poder explicar o processo histórico no qual eles estavam inseridos.

PINTO, Tales dos Santos. "O que é Antiguidade Oriental?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-antiguidade-oriental.htm. Acesso em 18 de agosto de 2020.

O texto abaixo está disponível em: https://incrivelhistoria.com.br/civilizacoes-antiguidade-oriental/

7 Civilizações da Antiguidade Oriental extraordináriasPublicado por Eudes Bezerra (https://incrivelhistoria.com.br/author/eudes/) 19/06/2018 , atualizado em 11/04/2019

Page 2: etesi.com.br · Web viewNa chamada Antiguidade Oriental, as sociedades, notadamente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram-se em regiões semiáridas, onde obras hidráulicas

Desenvolvimento, luxo e poder… Apenas alguns dos inúmeros atributos que podem ser relacionados às civilizações da Antiguidade Oriental. Inovadores, sofisticados e lendários, civilizações como a dos egípcios, hebreus, fenícios e persas se destacaram na história e nos deixaram uma grande herança cultural.

O Oriente Próximo é a encruzilhada milenar que assinala, na Antiguidade, o encontro de diferentes povos e diversas culturas. É nesse cadinho histórico de raças e civilizações que mergulham fundo as raízes de nossa Civilização Ocidental.

Aí encontramos, com efeito, senão os primeiros homens, as primeiras grandes civilizações que revelam ter o ser humano atingido um nível elevado de civilização: a vida urbana, a escrita, a organização estatal, o culto religioso altamente desenvolvido, as atividades científicas (astronomia, medicina, matemática) e artísticas, a vida econômica intensa, etc.. (GIORDANI, 1969, p. 53)

1. O QUE É ANTIGUIDADE ORIENTAL?

Antiguidade Oriental é uma das duas divisões da Idade Antiga (Oriental e Clássica), que corresponde à história dos povos a leste da Europa, tendo início a partir do Egito e Ásia Menor e abrangendo povos como os mesopotâmicos, egípcios, hebreus, fenícios e persas.

Difícil definir as fronteiras da Antiguidade Oriental, visto que não se tem consenso entre os historiadores, logo sendo em vão abordar questionamentos acerca de seus limites territoriais neste espaço.

1.1 Antiguidade Oriental x Antiguidade Clássica

Diferentemente da Antiguidade Oriental, a Antiguidade Clássica (Antiguidade Ocidental) possui limites bem definidos e conhecidos (Europa) e seus grandes representantes são os gregos e romanos.

2. CRESCENTE FÉRTIL X MESOPOTÂMIA

Um esclarecimento oportuno sobre este tema recai sobre o que é Crescente Fértil e Mesopotâmia. Ambas as regiões se situam dentro da Antiguidade Oriental e são importantes para o melhor entendimento da Antiguidade estudada.

Sobre a diferença entre as duas basta entender que o espaço ocupado pela Mesopotâmia se encontra dentro do Crescente Fértil. O território chamado de Crescente Fértil vai do Egito ao Golfo Pérsico, ocupando grande parte do Oriente Médio.

Em suma, a Mesopotâmia está dentro do Crescente Fértil que por sua vez está dentro da Antiguidade Oriental.

Diferentemente do imaginado, Mesopotâmia e Crescente Fértil não são a mesma coisa. O Crescente Fértil é uma ampla região que, dentro de si, contém a própria Mesopotâmia, sendo esta apenas uma parte daquela rica região. Créditos: autoria desconhecida.

Page 3: etesi.com.br · Web viewNa chamada Antiguidade Oriental, as sociedades, notadamente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram-se em regiões semiáridas, onde obras hidráulicas

2.1 Curiosidades sobre o Crescente Fértil

• Se visto no mapa, o curioso formato da região do Crescente Fértil se assemelha muito à forma de uma lua em crescimento, por isso o Crescente na primeira parte do seu nome; e

•O Crescente Fértil é uma região com importantes rios para o desenvolvimento das culturas ali estabelecidas. Possui rios como o Nilo, Jordão, Tigre e Eufrates, recebendo por isso o Fértil no seu nome.

2.2 Curiosidades sobre a Mesopotâmia:

• A Mesopotâmia não é um país, mas uma região abençoada pelos rios Tigre e Eufrates que se situa entre a Síria, o Iraque e o Kuait, basicamente;

•Mesopotâmia significa algo como “entre rios” ou “povos entre rios”, tendo tal nome por se encontrar regados pelos rios Tigre e Eufrates;

•Os povos da Mesopotâmia são conhecidos como sociedades hidráulicas pela habilidade de sobreviver às constantes e devastadoras cheias de seus rios; e

• Trata-se de um dos grandes berços da humanidade pelo desenvolvimento de suas sociedades, que se destacaram pela invenção da escrita e da roda.

3. AS 7 CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE ORIENTAL

3.1 Assírios

Notórios por sua ferocidade em combate, os Assírios viviam sob um forte regime centralizado e desenvolveram poderosos instrumentos em suas forjas. Sua metalurgia desenvolvida favoreceu a criação de armas e utensílios de cultivo de alta qualidade.

As inovações dessa sociedade mesopotâmica no campo de batalha fizeram sua fama, porém, diferentemente do imaginado, os assírios viviam mais da agricultura do que da guerra, como todas as chamadas sociedades hidráulicas.

Lamassus, divindade protetora dos Assírios que é representada com uma cabeça humana, corpo de touro ou leão e asas. Créditos: Museu do Louvre, Paris, França.

Page 4: etesi.com.br · Web viewNa chamada Antiguidade Oriental, as sociedades, notadamente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram-se em regiões semiáridas, onde obras hidráulicas

3.2 Persas

Estabelecidos no atual Irã, os persas (https://incrivelhistoria.com.br/periodos/idade-antiga/persas- historia-caracteristicas/) forjaram a primeira superpotência da história, conseguindo dominar praticamente todos os

povos do Crescente Fértil. Sua divisão administrativa (satrápias), boas estradas e forte comércio terrestre fizeram desta nação rica.

Com particularidades revolucionárias para a época, os persas conseguiram manter um vasto império com tolerância política e religiosa, ainda que formassem uma poderosa sociedade guerreira.

O criador do Império da Pérsia, Ciro, o Grande, foi o responsável pela libertação dos Hebreus do Cativeiro da Babilônia.

3.3 Sumérios

Comumente referidos como os mais antigos dos povos da Mesopotâmia, sobre os sumérios recai particularidades como a invenção da escrita (cuneiforme) e a invenção da roda, sendo estas duas invenções criadas em virtude do forte comércio existente na Suméria.

Os sumérios se destacavam fortemente pelo caráter religioso, onde expressavam seus rituais em templos chamados de zigurates, tendo o Zigurate de Ur sido o principal de sua cultura. O Zigurate da cidade Ur, inclusive, teria inspirado a bíblica Torre de Babel.

3.4 Fenícios

Estabelecidos nos atuais estados de Israel, Líbano e Síria, os fenícios (ou cananeus) entraram para a história como os mestres dos mares da Antiguidade por seu notável desenvolvimento no comércio marítimo e pela criação do primeiro alfabeto fonético.

A sociedade fenícia também se destacava das demais da Antiguidade Oriental por sua flexibilidade social, onde era possível subir e descer na hierarquia social.Outro fato interessante é o de entre as cidades comerciais fundadas pelos fenícios se encontrar a poderosa Cartago, a cidade natal do aniquilador de romanos, Aníbal Barca.

3.5 Babilônios

Socialmente bem organizados de acordo com as suas leis, os babilônicos viviam sob um regime centralizado e teriam inventado o primeiro sistema de lei escrito, o famoso Código de Hamurabi, baseado na Lei de Talião (olho por olho, dente por dente).

O Zigurate de Ur da antiga Suméria, hoje Iraque. Acredita-se que a bíblica Torre de Babel era, no caso, um imenso zigurate. Créditos: autoria desconhecida.

Page 5: etesi.com.br · Web viewNa chamada Antiguidade Oriental, as sociedades, notadamente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram-se em regiões semiáridas, onde obras hidráulicas

Sua arquitetura se destacava amplamente pelo luxo e conforto. Aos babilônicos recai a construção dos ainda hoje em dia famosos Jardins Suspensos da Babilônia, uma das Sete Maravilhas da Antiguidade.

3.6 Hebreus

Estabelecidos na Palestina em 2000 a.C., os hebreus demostraram união e perseverança sem paralelos na história, sobrevivendo a inúmeras perseguições e massacres.

Profundamente marcados pela religião, eram monoteístas (possuíam apenas um Deus, Jeová) e viviam sob o Teocentrismo (Deus no centro). Aos hebreus se atribui grandemente a propagação da crença em apenas um Deus e atualmente são conhecidos como judeus.

3.7 Egípcios

Provavelmente a mais famosa civilização da Antiguidade Oriental, os egípcios se destacaram nas mais variadas áreas. Intrigantes e misteriosos criaram a única das Sete Maravilhas do Mundo ainda em pé, a Pirâmide de Queóps, no Cairo, Egito.

Abençoado pelo rio Nilo, o Egito Antigo era dono uma produção gigantesca de grãos. Também fazia um baixíssimo uso de mão de obra escrava, assim, seus monumentos, como pirâmides, costumavam ser construídos por trabalhadores pagos.

Para compreenderem melhor esse período assistam a vídeo aula que está no link abaixo:

https://youtu.be/J0dUfAMrhRs

APÓS LER OS TEXTOS E ASSISTIR AO VÍDEO, REALIZE AS TAREFAS PROPOSTAS:

ATIVIDADE 1Identifique o povo e escreva seu nome dentro dos parênteses:(____________) Pode-se dizer que sua história tem início com a sedentarização das populações que viviam às margens do Rio Nilo

Portão de Ishtar da Babilônia restaurado. Tijolos de vidro retratando o dragão de Marduk e o touro de Adad decoram o monumental portão norte da antiga Babilônia.

Créditos: Autoria desconhecida. Museu de Pérgamo, Berlim, Alemanha.

A primeira greve registrada na história aconteceu no Egito Antigo, quando o faraó Ramsés III deu um calote nos trabalhadores e por pouco não ficou sem sua pirâmide.A situação foi resolvida após dois meses de disputas trabalhistas. Créditos: autoria desconhecida.

Page 6: etesi.com.br · Web viewNa chamada Antiguidade Oriental, as sociedades, notadamente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram-se em regiões semiáridas, onde obras hidráulicas

(_____________) O alfabeto criado por esse povo tinha como principal característica o fato de poder ser adaptado por qualquer língua, já que suas letras representavam fonemas.

(_____________) Tinham como elemento fundamental de sua religião o dualismo representado pela oposição entre o Bem e o Mal, sua religião era denominada zoroastrismo e pregava que quem combatesse o mal alcançaria a felicidade e a vida eterna.

(___________) Único povo da antiguidade a pregar o monoteísmo religioso, o Velho Testamento constitui uma das principais fontes de estudos para a reconstituição de seus costumes e padrões de comportamento.

(___________) Povos que se estabeleceram na região do Crescente Fértil, entre os rios Tigre e Eufrates. Teve como cidade de destaque a Babilônia, cujo rei Hamurabi criou um dos mais antigos corpos de lei de todos os tempos.

(___________) Povo essencialmente mercador, exportava pescados, vinhos, ouro e prata, armas e praticava a pirataria desenvolveram um intenso comércio no Mar Mediterrâneo.

ATIVIDADE 2Responde: 1. Explica o que era o Modo de Produção Asiático.

2. O que são povos politeístas? Todos os povos da Antiguidade Oriental eram politeístas? Explica.

3. Qual a grande invenção dos sumerianos?

4. O que foi o Código de Hamurabi?

ATIVIDADE 3

Sobre as questões abaixo, preencha o quadro com a alternativa adequada:

1 2 3 4 5 6

1.Na chamada Antiguidade Oriental, as sociedades, notadamente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram-se em regiões semiáridas, onde obras hidráulicas grandiosas eram necessárias para o cultivo agrícola. Então, nessas sociedades:

a)Desenvolveu-se o modo de produção escravista intimamente ligado ao caráter bélico e expansionista dessas sociedades.

b)A forma de trabalho predominante era a servidão coletiva, e o indivíduo explorava a terra como membro da comunidade e servia ao Estado, proprietário dessa terra.

c) O principal instrumento de poder das camadas populares era constituído pelo Estado, que assegurava o seu domínio sobre os outros grupos sociais.

d)A superação das comunidades coletivas levou ao surgimento da propriedade privada e, como resultado, à utilização da mão de obra escrava.

e)A ampla utilização do trabalho livre garantia a produção de excedentes, que era necessária para as trocas comerciais e para o progresso econômico.

.........................................................................................................................................................

Este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encarava a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Era extremamente cruel com os povos

inimigos que conquistava, impondo aos vencidos, castigos e crueldades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos.

O texto acima se refere a qual povo da antiguidade?

Page 7: etesi.com.br · Web viewNa chamada Antiguidade Oriental, as sociedades, notadamente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram-se em regiões semiáridas, onde obras hidráulicas

a) Caldeus. b) Hititas. c) Assírios. d) Sumérios. e) Babilônios

...................................................................................................................................................................

2.Uma opinião aceita amplamente é a de que os gregos receberam o alfabeto dos povos fenícios. O nosso próprio alfabeto é derivado do alfabeto grego. Os intermediários foram os etruscos, cuja escrita foi transmitida aos romanos. (John F. Healey. “O primeiro alfabeto”. In: Lendo o passado,1996. Adaptado.)

O excerto explicita a existência dea) igualdades culturais, linguísticas e políticas entre as sociedades das antiguidades Oriental e Clássica.

b)desenvolvimentos paralelos e independentes dos povos mesopotâmicos, semitas, africanos e greco-romanos.

c) encontros intercivilizacionais e políticos decorrentes da formação do antigo Império Egípcio na Europa e na Ásia.

d)diálogos e trocas culturais transcorridos na região do Mar Mediterrâneo na Antiguidade.

e) vínculos necessários entre difusão de regimes democráticos e formação cultural dos cidadãos.

.............................................................................................................................................................................

3.Considere as afirmações abaixo, sobre a história das sociedades antigas.

I.O Egito faraônico caracterizava-se pela estrutura política horizontalizada, pela pouca estratificação social e pela economia centrada na piscicultura devido às cheias do rio Nilo.

II.Os fenícios mantiveram uma estrutura social militarizada e terrestre, que permitiu a conquista de outros povos na região do Oriente Médio, culminando com o fim de rotas comerciais marítimas com a Ásia.

III.A expansão do Império Persa, durante o governo de Dario I, foi marcada pela unificação dos sistemas tributário e monetário, pela implementação de um código jurídico e por uma rede de estradas e de comunicação.

Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c )Apenas III. d)Apenas II e III. e) I, II e III.

.....................................................................................................................................................................

5. Os fenícios, na Antiguidade, foram conhecidos, sobretudo, por suas atividades ligadas: a) À propagação do monoteísmo. c) Ao comércio marítimo. e) Ao expansionismo militarista. b) À criatividade científica. d) À agricultura intensiva.

.............................................................................................................................................................

6. O monoteísmo influenciou profundamente a história de um povo da Antiguidade, sendo, inclusive, fator de unidade política para a conquista da Palestina, território onde se ergueu sua civilização. Estamos falando de:a) Fenícios b) Egípcios. c) Hebreus. d) Persas. e) Sumérios........................................................................................................................................................