Etheny Silva - souconcurseiro.com.br · naquela época. Mas o ponto final do ônibus que eu pegava...

21
Etheny Silva

Transcript of Etheny Silva - souconcurseiro.com.br · naquela época. Mas o ponto final do ônibus que eu pegava...

Etheny Silva

Essas cinco dicas apresentadas nesse livro me ajudaram a mudar radicalmente a minha forma preparo para os certames que me inscrevi. Contudo, não tive a intenção de escrever um tratado acerca do preparo para concursos, visto que a minha proposta no momento é tão somente a de abrir a sua mente para uma nova perspectiva.

Na minha jornada de concurseiro, aprendi que o meu maior concorrente era eu mesmo, pois a minha aprovação dependia somente de mim. Todo concurseiro deveria ter isso em mente, porque diariamente precisamos derrotar nosso maior inimigo, nós mesmos. Aprendi essa lição depois de muitos fracassos. Contudo, sempre tive em mente que depois de uma queda é imprescindível levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Foi isso que fiz.

Por isso, dediquei-me a pesquisar sobre as melhores práticas de planejamento, produtividade e aprendizado, desejando agregar valor ao meu preparo. Então, tudo que aprendi, apliquei no meu próprio preparo, o que decisivamente me levou à aprovação.

Todo conteúdo desse ebook está amparado em uma extensa pesquisa biblio-gráfica, não deixando margem para o “achismo”. Ele é o resultado do que aprendi, sintetizado nessas cinco dicas que apresentarei aqui.

Em breve disponibilizarei gratuitamente para você o conteúdo desse ebook em formato de vdeoaulas, ampliando o conteúdo de cada uma das dicas apresen-tadas aqui. Acredito que colhemos aquilo que plantamos, quando estamos dispostos a doar, recebemos muito mais do que imaginamos ou pensamos.

Oportunamente, quero lhe agradecer por adquirir esse eBook. O meu desejo é que ao final de sua leitura você esteja preparado e motivado para alcançar um outro nível em sua preparação, atingindo a tão sonhada aprovação. Deus lhe abençoe nessa jornada!

Etheny B. Silva

INTRODUÇÃO

^

Atualmente, moro numa cidade do interior no Norte do Brasil. Na zona rural há diversos sítios e assentamentos. Muitos de meus amigos têm propriedades na área rural. Quando sou convidado para ir a algum evento nesses locais, meu coração fica apreensivo, principalmente se for na estação das chuvas, pois sei que vou enfrentar estradas com barro, lama, areia, e ainda por cima, toda esburacada. Na zona rural não há estradas pavimentadas, por conta disso, exige-se muito dos carros, que nelas trafegam. Muitos ficam, como você já deve ter imaginado, atolados nessas estradas. Então, quando você vai a um desses sítios, pode ser que não chegue ou leve mais tempo do que o previsto para completar o percusso.

Muitos concurseiros caminham por estradas semelhantes àquelas, cheias de buracos e atoleiros, ficando muitas vezes no meio do caminho. Eu também já passei por esse tipo de estrada quando iniciei minha vida de concursei-ro, mas com a experiência e maturidade descobri que não precisa ser assim. Você não precisa trilhar um caminho tão difícil para obter êxito, para chegar aonde você deseja. Não estou dizendo que há mágica, muito pelo contrário, a vida de concurseiro não é confortável, exige muitos sacrifícios. Contudo, você pode agir com inteligência, tornando seu fardo bem mais leve.

O segredo está em fazer um bom planejamento, traçando de forma clara e concisa seus objetivos, metas e estratégias. O planejamento é a pavimentação da estrada para o sucesso. Ele orienta o caminho que será trilhado até que o objetivo seja alcançado. Quando descobri isso, vislumbrei o êxito. Sem direção, não importa o que você vai fazer, o resultado é chegar a lugar algum. Você acredita nisso ou você acha que as pessoas estão onde estão por pura sorte? O sol nasce para todos e as oportunidades também, mas os bem-sucedidos são aqueles que previamente se planejaram para agarrá-las.

01. FAÇA UM BOM PLANEJAMENTO

^

^

^^

^

O primeiro passo é parar de atirar para todos os lados. Tenho um quadro na minha biblioteca com os seguintes dizeres: “Quando tudo é prioridade, nada é prioridade”. Isso mesmo, quem não sabe o que quer não chega a lugar nenhum, principalmente em concurso público, pois as opções são muitas. Então escolha uma carreira compatível as suas aspirações e faça uma imagem mental de você atuando no cargo pretendido. Isso faz uma tremenda diferença, pois quando você visualiza para o seu cérebro é como se essa imagem fosse real. Assim, você concentrará toda seu foco e energia em um único lugar.

Eu tive essa experiência algumas vezes. Quando eu morava no Rio de Janeiro todos os dias eu passava em frente a um órgão do governo estadual, eu já tinha deixado o meu currículo lá, pois havia uma empresa terceirizada na minha área profissional que atuava naquele órgão. Passaram-se vários meses depois disso e nada de me chamarem. Todos os dias eu passava em frente ao prédio e repetia para mim mesmo: “Eu já consegui o meu emprego aqui” e criava uma imagem mental em que eu estava feliz, trabalhando ali. E alguns meses depois surgiu uma oportunidade de fazer uma entrevista com o diretor do departa-mento que eu queria trabalhar e saí de lá empregado.

Alguns anos atrás fiz o meu primeiro concurso público para o órgão no qual trabalho. E no preparatório um dos professores trabalhava nesse órgão. Ele dizia que trabalhar ali era espetacular. Falava com entusiasmo de seu trabalho, dos colegas, da estrutura e das vantagens. Isso me fez olhar para aquele órgão de maneira diferenciada. Só que tomei pau na prova e desisti de fazer concurso, naquela época. Mas o ponto final do ônibus que eu pegava para ir do trabalho para a minha casa era em frente aquele órgão. Com isso, todos os dias enquanto esperava o ônibus, ficava me imaginando trabalhando ali. Então eu dizia: “Vou trabalhar naquele local”; “Ali é o melhor lugar do mundo para se trabalhar”. Alguns anos depois abriu um novo concurso para aquele órgão. Adi-vinha onde estou trabalhando...

Você entendeu a importância de visualizar, de criar uma imagem mental daquilo que você deseja? Então, todos dias se imagine atuando na carreira que escolheu.

M A S C O M O F A Ç O E S S E P L A N E J A M E N T O ?

^

^

^^

Você já reparou que invariavelmente os concurseiros falam do período de sacrifício e abnegação dá época em que estudavam para concursos? Pois é, apesar de muitos terem conseguido chegar lá, não quer dizer que sacrifício e abnegação seja saudável.

Talvez até você precise viver dessa forma para ser aprovado naquele cargo dos sonhos. Contudo, se você deseja acelerar o seu aprendizado e manter o conte-údo estudado por mais tempo em sua memória, você tem que apostar no tripé que sustenta o aprendizado.

A L I M E N T A Ç Ã O S A U D Á V E L

O cérebro precisa de nutrientes para manter um bom desempenho. Por isso, consuma mais frutas, legumes e hortali-ças e menos produtos industrializados. Na dúvida de como se alimentar melhor, procure um nutrólogo que saberá lhe indicar uma dieta que atenda as suas necessi-dades.

A T I V I D A D E F Í S I C A

Parece que o prêmio perseguido pelos concurseiros na batalha pelo sonho

vem sempre acompanhado pelo ganho de peso. Sei que não é mole a rotina

Já tendo decidido pela carreira a qual vai perseguir, o segundo passo consiste em estipular um prazo com a data de início e a data de realização do seu obje-tivo. É claro, que isso depende de uma série de fatores os quais fogem do seu controle, no entanto, se você pesquisar corretamente a data de homologação do último concurso, o prazo de validade e as prorrogações, dá para ter uma noção de quando poderá ocorrer o próximo certame.

Essas datas as quais você definiu como limite, informam ao seu cérebro que nesse período ele tem que estar comprometido com o objetivo traçado, evitan-do assim que você protele no seu preparo ou perca o foco. Agora, é muito importante que esse prazo final não seja muito longo, então trabalhe com perí-odos de até um ano, prorrogando-os sempre que necessário, isso evitará que você fique ansioso e desmotivado.

Assim, adaptando o modelo sugerido por Keller e Papasan, no livro A única coisa, divida esse período em quatro partes como no exemplo abaixo:

OBJETIVO PARA ALGUM DIAQual a única coisa que quero fazer algum dia?

OBJETIVO DE UM ANO (DATA FINAL)Com base no meu objetivo para algum dia, qual é a única coisa que posso fazer

esse ano?

OBJETIVO MENSALCom base no meu objetivo de um ano, qual é a única coisa que posso fazer esse mês?

OBJETIVO SEMANALCom base no meu objetivo mensal, qual é a única coisa que posso fazer essa

semana?

OBJETIVO DIÁRIOCom base no meu objetivo semanal, qual é a única coisa que posso fazer hoje?

AGORACom base no meu objetivo diário, qual é a única coisa que posso fazer agora?

diária de preparo. Afinal, o tempo é um produto escasso e tem que ser muito bem aproveitado. Contudo, se você deseja uma melhora na circulação cerebral e com isso aumentar a performance de seu aprendizado, faça exercícios físicos.

Um experimento feito pelo neuro-cientista Justin S. Rhodes e sua equipe, na Universidade de Illinois (EUA), dividiram os camundongos em 4 grupos. O primeiro foi coloca-do num ambiente com boa comida, água com sabores e casas confor-táveis. O segundo grupo foi coloca-do num ambiente semelhante, com a diferença que poderiam se exer-citar. O terceiro grupo recebia comida comum e não tinha luxo. O quarto grupo também não tinha nenhum luxo, mas poderiam fazer exercícios.

Após fazer testes cognitivos e análise de tecidos nos camundongos, os pesqui-sadores descobriram que para a saúde cerebral só importava se os animais se exercitaram ou não. Ou seja, a prática de atividade física gera neurônios. Além de você se manter saudável, vai melhorar a sua cognição e a criatividade.

Se você estiver se preparando para carreiras que exijam teste físico, uma boa pedida seria fazer treino funcional. Essa modalidade trabalha com exercícios aeróbicos, que é bom para o sistema cardiorespiratório, pois trabalha com um VO acima de 60%, aumentando também a resistência e a força física. Se você precisar correr, saltar obstáculos, fazer abdominal, barra e outros exercícios mais, essa é uma excelente pedida para o bom preparado.

S O N O

Todo concurseiro quer aproveitar ao máximo o tempo que tem para estudar, adentrando as madrugadas, estudando, estudando e estudando. Afinal, todo sacrifício vai ser recompensado no final. Entretanto, negligenciar o sono pode ser uma grande armadilha e comprometer seus planos.

Os neurocientistas descobriram que o sono noturno é essencial para que o cérebro trabalhe na seleção e armazenamento de milhares de informações adquiridas durante o dia. Todas as informações inúteis são descartadas e as que realmente são necessárias, são transformadas em memória de longo prazo, ou seja, durante o sono o cérebro fixa o conteúdo para ser acessado por você, quando evocado. Em cada fase do sono o cérebro guarda determinado tipo de informação. As musicais são gravadas logo nos primeiros minutos. Aquelas liga-das ao pensamento lógico e matemático são registradas durante as etapas finais dos ciclos do sono, marcadas pela movimentação veloz dos olhos sob as pálpebras e permeadas de sonhos. Essa é a chamada fase REM.

Ainda de acordo com as pesquisas é desejável que o sono dure oito horas, tempo necessário para concluir cinco ciclos de sono. Segundo os neurocientis-tas, o melhor sono para o aprendizado se encerra as seis horas da manhã. Primeiro, porque biologicamente o corpo está “programado” para esse período de descanso. Segundo, quem acorda mais cedo aproveita todos os picos de aprendizado.

Outra dica é depois do almoço aproveitar para tirar uma soneca, pois esse

sono potencializa a memória.

^

^

Você já reparou que invariavelmente os concurseiros falam do período de sacrifício e abnegação dá época em que estudavam para concursos? Pois é, apesar de muitos terem conseguido chegar lá, não quer dizer que sacrifício e abnegação seja saudável.

Talvez até você precise viver dessa forma para ser aprovado naquele cargo dos sonhos. Contudo, se você deseja acelerar o seu aprendizado e manter o conte-údo estudado por mais tempo em sua memória, você tem que apostar no tripé que sustenta o aprendizado.

A L I M E N T A Ç Ã O S A U D Á V E L

O cérebro precisa de nutrientes para manter um bom desempenho. Por isso, consuma mais frutas, legumes e hortali-ças e menos produtos industrializados. Na dúvida de como se alimentar melhor, procure um nutrólogo que saberá lhe indicar uma dieta que atenda as suas necessi-dades.

A T I V I D A D E F Í S I C A

Parece que o prêmio perseguido pelos concurseiros na batalha pelo sonho

vem sempre acompanhado pelo ganho de peso. Sei que não é mole a rotina

Com base no gráfico apresentado, você vai conseguir conectar o presente com todos os amanhãs para chegar aonde você deseja. Para se conquistar qualquer coisa é imprescindível seguir uma série de passos, que são ações concretas as quais nos colocam cada vez mais próximos de onde queremos chegar. É impor-tante ressaltar que essas ações podem ser medidas, escritas com verbos de ação e medidas no tempo.

Depois de descobrir quais são as ações que vão lhe conduzir ao seu propósito, é necessário definir a sua missão. Você já deve ter notado que algumas empre-sas mantêm a vista de todos um quadro definindo a sua missão, pois ela define os valores mais nobres, a razão da existência da empresa. Por isso, é necessá-rio que você defina a sua missão pessoal, pois ela representa a razão da sua existência. A missão pessoal mostra aquilo que realmente é importante para você, ela prioriza os seus valores. Agora, escreva abaixo qual é a sua missão pessoal.

Minha missão pessoal é:

diária de preparo. Afinal, o tempo é um produto escasso e tem que ser muito bem aproveitado. Contudo, se você deseja uma melhora na circulação cerebral e com isso aumentar a performance de seu aprendizado, faça exercícios físicos.

Um experimento feito pelo neuro-cientista Justin S. Rhodes e sua equipe, na Universidade de Illinois (EUA), dividiram os camundongos em 4 grupos. O primeiro foi coloca-do num ambiente com boa comida, água com sabores e casas confor-táveis. O segundo grupo foi coloca-do num ambiente semelhante, com a diferença que poderiam se exer-citar. O terceiro grupo recebia comida comum e não tinha luxo. O quarto grupo também não tinha nenhum luxo, mas poderiam fazer exercícios.

Após fazer testes cognitivos e análise de tecidos nos camundongos, os pesqui-sadores descobriram que para a saúde cerebral só importava se os animais se exercitaram ou não. Ou seja, a prática de atividade física gera neurônios. Além de você se manter saudável, vai melhorar a sua cognição e a criatividade.

Se você estiver se preparando para carreiras que exijam teste físico, uma boa pedida seria fazer treino funcional. Essa modalidade trabalha com exercícios aeróbicos, que é bom para o sistema cardiorespiratório, pois trabalha com um VO acima de 60%, aumentando também a resistência e a força física. Se você precisar correr, saltar obstáculos, fazer abdominal, barra e outros exercícios mais, essa é uma excelente pedida para o bom preparado.

S O N O

Todo concurseiro quer aproveitar ao máximo o tempo que tem para estudar, adentrando as madrugadas, estudando, estudando e estudando. Afinal, todo sacrifício vai ser recompensado no final. Entretanto, negligenciar o sono pode ser uma grande armadilha e comprometer seus planos.

Os neurocientistas descobriram que o sono noturno é essencial para que o cérebro trabalhe na seleção e armazenamento de milhares de informações adquiridas durante o dia. Todas as informações inúteis são descartadas e as que realmente são necessárias, são transformadas em memória de longo prazo, ou seja, durante o sono o cérebro fixa o conteúdo para ser acessado por você, quando evocado. Em cada fase do sono o cérebro guarda determinado tipo de informação. As musicais são gravadas logo nos primeiros minutos. Aquelas liga-das ao pensamento lógico e matemático são registradas durante as etapas finais dos ciclos do sono, marcadas pela movimentação veloz dos olhos sob as pálpebras e permeadas de sonhos. Essa é a chamada fase REM.

Ainda de acordo com as pesquisas é desejável que o sono dure oito horas, tempo necessário para concluir cinco ciclos de sono. Segundo os neurocientis-tas, o melhor sono para o aprendizado se encerra as seis horas da manhã. Primeiro, porque biologicamente o corpo está “programado” para esse período de descanso. Segundo, quem acorda mais cedo aproveita todos os picos de aprendizado.

Outra dica é depois do almoço aproveitar para tirar uma soneca, pois esse

sono potencializa a memória.

^^

^^

^^

Você já reparou que invariavelmente os concurseiros falam do período de sacrifício e abnegação dá época em que estudavam para concursos? Pois é, apesar de muitos terem conseguido chegar lá, não quer dizer que sacrifício e abnegação seja saudável.

Talvez até você precise viver dessa forma para ser aprovado naquele cargo dos sonhos. Contudo, se você deseja acelerar o seu aprendizado e manter o conte-údo estudado por mais tempo em sua memória, você tem que apostar no tripé que sustenta o aprendizado.

A L I M E N T A Ç Ã O S A U D Á V E L

O cérebro precisa de nutrientes para manter um bom desempenho. Por isso, consuma mais frutas, legumes e hortali-ças e menos produtos industrializados. Na dúvida de como se alimentar melhor, procure um nutrólogo que saberá lhe indicar uma dieta que atenda as suas necessi-dades.

A T I V I D A D E F Í S I C A

Parece que o prêmio perseguido pelos concurseiros na batalha pelo sonho

vem sempre acompanhado pelo ganho de peso. Sei que não é mole a rotina

02. APOSTE NO TRIPÉA L I M E N T A Ç Ã O , E X E R C Í C I O F Í S I C O ES O N O P A R A T U R B I N A R O S E U C É R E B R O

diária de preparo. Afinal, o tempo é um produto escasso e tem que ser muito bem aproveitado. Contudo, se você deseja uma melhora na circulação cerebral e com isso aumentar a performance de seu aprendizado, faça exercícios físicos.

Um experimento feito pelo neuro-cientista Justin S. Rhodes e sua equipe, na Universidade de Illinois (EUA), dividiram os camundongos em 4 grupos. O primeiro foi coloca-do num ambiente com boa comida, água com sabores e casas confor-táveis. O segundo grupo foi coloca-do num ambiente semelhante, com a diferença que poderiam se exer-citar. O terceiro grupo recebia comida comum e não tinha luxo. O quarto grupo também não tinha nenhum luxo, mas poderiam fazer exercícios.

Após fazer testes cognitivos e análise de tecidos nos camundongos, os pesqui-sadores descobriram que para a saúde cerebral só importava se os animais se exercitaram ou não. Ou seja, a prática de atividade física gera neurônios. Além de você se manter saudável, vai melhorar a sua cognição e a criatividade.

Se você estiver se preparando para carreiras que exijam teste físico, uma boa pedida seria fazer treino funcional. Essa modalidade trabalha com exercícios aeróbicos, que é bom para o sistema cardiorespiratório, pois trabalha com um VO acima de 60%, aumentando também a resistência e a força física. Se você precisar correr, saltar obstáculos, fazer abdominal, barra e outros exercícios mais, essa é uma excelente pedida para o bom preparado.

S O N O

Todo concurseiro quer aproveitar ao máximo o tempo que tem para estudar, adentrando as madrugadas, estudando, estudando e estudando. Afinal, todo sacrifício vai ser recompensado no final. Entretanto, negligenciar o sono pode ser uma grande armadilha e comprometer seus planos.

Os neurocientistas descobriram que o sono noturno é essencial para que o cérebro trabalhe na seleção e armazenamento de milhares de informações adquiridas durante o dia. Todas as informações inúteis são descartadas e as que realmente são necessárias, são transformadas em memória de longo prazo, ou seja, durante o sono o cérebro fixa o conteúdo para ser acessado por você, quando evocado. Em cada fase do sono o cérebro guarda determinado tipo de informação. As musicais são gravadas logo nos primeiros minutos. Aquelas liga-das ao pensamento lógico e matemático são registradas durante as etapas finais dos ciclos do sono, marcadas pela movimentação veloz dos olhos sob as pálpebras e permeadas de sonhos. Essa é a chamada fase REM.

Ainda de acordo com as pesquisas é desejável que o sono dure oito horas, tempo necessário para concluir cinco ciclos de sono. Segundo os neurocientis-tas, o melhor sono para o aprendizado se encerra as seis horas da manhã. Primeiro, porque biologicamente o corpo está “programado” para esse período de descanso. Segundo, quem acorda mais cedo aproveita todos os picos de aprendizado.

Outra dica é depois do almoço aproveitar para tirar uma soneca, pois esse

sono potencializa a memória.

^^

^

^

^

Você já reparou que invariavelmente os concurseiros falam do período de sacrifício e abnegação dá época em que estudavam para concursos? Pois é, apesar de muitos terem conseguido chegar lá, não quer dizer que sacrifício e abnegação seja saudável.

Talvez até você precise viver dessa forma para ser aprovado naquele cargo dos sonhos. Contudo, se você deseja acelerar o seu aprendizado e manter o conte-údo estudado por mais tempo em sua memória, você tem que apostar no tripé que sustenta o aprendizado.

A L I M E N T A Ç Ã O S A U D Á V E L

O cérebro precisa de nutrientes para manter um bom desempenho. Por isso, consuma mais frutas, legumes e hortali-ças e menos produtos industrializados. Na dúvida de como se alimentar melhor, procure um nutrólogo que saberá lhe indicar uma dieta que atenda as suas necessi-dades.

A T I V I D A D E F Í S I C A

Parece que o prêmio perseguido pelos concurseiros na batalha pelo sonho

vem sempre acompanhado pelo ganho de peso. Sei que não é mole a rotina

diária de preparo. Afinal, o tempo é um produto escasso e tem que ser muito bem aproveitado. Contudo, se você deseja uma melhora na circulação cerebral e com isso aumentar a performance de seu aprendizado, faça exercícios físicos.

Um experimento feito pelo neuro-cientista Justin S. Rhodes e sua equipe, na Universidade de Illinois (EUA), dividiram os camundongos em 4 grupos. O primeiro foi coloca-do num ambiente com boa comida, água com sabores e casas confor-táveis. O segundo grupo foi coloca-do num ambiente semelhante, com a diferença que poderiam se exer-citar. O terceiro grupo recebia comida comum e não tinha luxo. O quarto grupo também não tinha nenhum luxo, mas poderiam fazer exercícios.

Após fazer testes cognitivos e análise de tecidos nos camundongos, os pesqui-sadores descobriram que para a saúde cerebral só importava se os animais se exercitaram ou não. Ou seja, a prática de atividade física gera neurônios. Além de você se manter saudável, vai melhorar a sua cognição e a criatividade.

Se você estiver se preparando para carreiras que exijam teste físico, uma boa pedida seria fazer treino funcional. Essa modalidade trabalha com exercícios aeróbicos, que é bom para o sistema cardiorespiratório, pois trabalha com um VO acima de 60%, aumentando também a resistência e a força física. Se você precisar correr, saltar obstáculos, fazer abdominal, barra e outros exercícios mais, essa é uma excelente pedida para o bom preparado.

S O N O

Todo concurseiro quer aproveitar ao máximo o tempo que tem para estudar, adentrando as madrugadas, estudando, estudando e estudando. Afinal, todo sacrifício vai ser recompensado no final. Entretanto, negligenciar o sono pode ser uma grande armadilha e comprometer seus planos.

Os neurocientistas descobriram que o sono noturno é essencial para que o cérebro trabalhe na seleção e armazenamento de milhares de informações adquiridas durante o dia. Todas as informações inúteis são descartadas e as que realmente são necessárias, são transformadas em memória de longo prazo, ou seja, durante o sono o cérebro fixa o conteúdo para ser acessado por você, quando evocado. Em cada fase do sono o cérebro guarda determinado tipo de informação. As musicais são gravadas logo nos primeiros minutos. Aquelas liga-das ao pensamento lógico e matemático são registradas durante as etapas finais dos ciclos do sono, marcadas pela movimentação veloz dos olhos sob as pálpebras e permeadas de sonhos. Essa é a chamada fase REM.

Ainda de acordo com as pesquisas é desejável que o sono dure oito horas, tempo necessário para concluir cinco ciclos de sono. Segundo os neurocientis-tas, o melhor sono para o aprendizado se encerra as seis horas da manhã. Primeiro, porque biologicamente o corpo está “programado” para esse período de descanso. Segundo, quem acorda mais cedo aproveita todos os picos de aprendizado.

Outra dica é depois do almoço aproveitar para tirar uma soneca, pois esse

sono potencializa a memória.

^

Você já reparou que invariavelmente os concurseiros falam do período de sacrifício e abnegação dá época em que estudavam para concursos? Pois é, apesar de muitos terem conseguido chegar lá, não quer dizer que sacrifício e abnegação seja saudável.

Talvez até você precise viver dessa forma para ser aprovado naquele cargo dos sonhos. Contudo, se você deseja acelerar o seu aprendizado e manter o conte-údo estudado por mais tempo em sua memória, você tem que apostar no tripé que sustenta o aprendizado.

A L I M E N T A Ç Ã O S A U D Á V E L

O cérebro precisa de nutrientes para manter um bom desempenho. Por isso, consuma mais frutas, legumes e hortali-ças e menos produtos industrializados. Na dúvida de como se alimentar melhor, procure um nutrólogo que saberá lhe indicar uma dieta que atenda as suas necessi-dades.

A T I V I D A D E F Í S I C A

Parece que o prêmio perseguido pelos concurseiros na batalha pelo sonho

vem sempre acompanhado pelo ganho de peso. Sei que não é mole a rotina

diária de preparo. Afinal, o tempo é um produto escasso e tem que ser muito bem aproveitado. Contudo, se você deseja uma melhora na circulação cerebral e com isso aumentar a performance de seu aprendizado, faça exercícios físicos.

Um experimento feito pelo neuro-cientista Justin S. Rhodes e sua equipe, na Universidade de Illinois (EUA), dividiram os camundongos em 4 grupos. O primeiro foi coloca-do num ambiente com boa comida, água com sabores e casas confor-táveis. O segundo grupo foi coloca-do num ambiente semelhante, com a diferença que poderiam se exer-citar. O terceiro grupo recebia comida comum e não tinha luxo. O quarto grupo também não tinha nenhum luxo, mas poderiam fazer exercícios.

Após fazer testes cognitivos e análise de tecidos nos camundongos, os pesqui-sadores descobriram que para a saúde cerebral só importava se os animais se exercitaram ou não. Ou seja, a prática de atividade física gera neurônios. Além de você se manter saudável, vai melhorar a sua cognição e a criatividade.

Se você estiver se preparando para carreiras que exijam teste físico, uma boa pedida seria fazer treino funcional. Essa modalidade trabalha com exercícios aeróbicos, que é bom para o sistema cardiorespiratório, pois trabalha com um VO acima de 60%, aumentando também a resistência e a força física. Se você precisar correr, saltar obstáculos, fazer abdominal, barra e outros exercícios mais, essa é uma excelente pedida para o bom preparado.

S O N O

Todo concurseiro quer aproveitar ao máximo o tempo que tem para estudar, adentrando as madrugadas, estudando, estudando e estudando. Afinal, todo sacrifício vai ser recompensado no final. Entretanto, negligenciar o sono pode ser uma grande armadilha e comprometer seus planos.

Os neurocientistas descobriram que o sono noturno é essencial para que o cérebro trabalhe na seleção e armazenamento de milhares de informações adquiridas durante o dia. Todas as informações inúteis são descartadas e as que realmente são necessárias, são transformadas em memória de longo prazo, ou seja, durante o sono o cérebro fixa o conteúdo para ser acessado por você, quando evocado. Em cada fase do sono o cérebro guarda determinado tipo de informação. As musicais são gravadas logo nos primeiros minutos. Aquelas liga-das ao pensamento lógico e matemático são registradas durante as etapas finais dos ciclos do sono, marcadas pela movimentação veloz dos olhos sob as pálpebras e permeadas de sonhos. Essa é a chamada fase REM.

Ainda de acordo com as pesquisas é desejável que o sono dure oito horas, tempo necessário para concluir cinco ciclos de sono. Segundo os neurocientis-tas, o melhor sono para o aprendizado se encerra as seis horas da manhã. Primeiro, porque biologicamente o corpo está “programado” para esse período de descanso. Segundo, quem acorda mais cedo aproveita todos os picos de aprendizado.

Outra dica é depois do almoço aproveitar para tirar uma soneca, pois esse

sono potencializa a memória.

Um amigo meu disse uma frase muito interessante: “Como ter resultados dife-rentes, se você continua fazendo as coisas do jeitinho que sempre fez?”. Nada pode controlar mais o ser humano do que suas crenças. São elas que definem como enxergamos o mundo a nossa volta. É como se o seu cérebro fosse um hardware e as crenças o software. Então, esse programa que roda no seu cérebro é quem comanda tudo. Por exemplo, o Windows constantemente necessita de atualização, pois cada vez que você baixa uma nova versão alguns problemas que foram identificados, na versão anterior, estão corrigidos, ou seja, se não há upgrade o usuário corre o risco de ter vários problemas devido as vulnerabilidades que não foram sanadas.

Embora você não perceba, o programa que roda em seu cérebro constante-mente sofre atualizações, influenciadas pelas mais diferentes razões subjetivas, pessoais, emocionais e psicológicas, em contextos criados dentro da família, no convívio com os amigos, colegas, religião, cultura e pela sociedade. Essas atuali-zações são as crenças, que construímos ao longo de nossas vidas. Quando se consolidam, nos cercamos de todos os argumentos lógicos e racionais para que elas continuem vivas em nosso universo pessoal.

Segundo o Dr. Augusto Cury, em seu livro, O Código da Inteligência, 50% do potencial das pessoas, seja ela intelectual ou iletrada, são tolidos por suas falsas crenças. Elas são denominadas crenças limitantes, são elas que impedem as pessoas de alçar grandes voos.

É como a história da águia que fora criada em um galinheiro. Ela pensava como gali-nha, ciscava como galinha, cacarejava como galinha e não conseguia se libertar da vida de galinha, porque suas crenças eram

falsas. Ela acreditava ser uma galinha, pois seu diálogo interno era limitante. Ela fazia o que fazia porque não havia sentido acreditar em algo diferente, pois a única coisa que conhecia era a vida no cercado. Para que aquela ave conse-guisse aproveitar todo o seu potencial, tornando-se a águia, que realmente era,

03. MUDE SUAS CRENÇAS

Você já reparou que invariavelmente os concurseiros falam do período de sacrifício e abnegação dá época em que estudavam para concursos? Pois é, apesar de muitos terem conseguido chegar lá, não quer dizer que sacrifício e abnegação seja saudável.

Talvez até você precise viver dessa forma para ser aprovado naquele cargo dos sonhos. Contudo, se você deseja acelerar o seu aprendizado e manter o conte-údo estudado por mais tempo em sua memória, você tem que apostar no tripé que sustenta o aprendizado.

A L I M E N T A Ç Ã O S A U D Á V E L

O cérebro precisa de nutrientes para manter um bom desempenho. Por isso, consuma mais frutas, legumes e hortali-ças e menos produtos industrializados. Na dúvida de como se alimentar melhor, procure um nutrólogo que saberá lhe indicar uma dieta que atenda as suas necessi-dades.

A T I V I D A D E F Í S I C A

Parece que o prêmio perseguido pelos concurseiros na batalha pelo sonho

vem sempre acompanhado pelo ganho de peso. Sei que não é mole a rotina

diária de preparo. Afinal, o tempo é um produto escasso e tem que ser muito bem aproveitado. Contudo, se você deseja uma melhora na circulação cerebral e com isso aumentar a performance de seu aprendizado, faça exercícios físicos.

Um experimento feito pelo neuro-cientista Justin S. Rhodes e sua equipe, na Universidade de Illinois (EUA), dividiram os camundongos em 4 grupos. O primeiro foi coloca-do num ambiente com boa comida, água com sabores e casas confor-táveis. O segundo grupo foi coloca-do num ambiente semelhante, com a diferença que poderiam se exer-citar. O terceiro grupo recebia comida comum e não tinha luxo. O quarto grupo também não tinha nenhum luxo, mas poderiam fazer exercícios.

Após fazer testes cognitivos e análise de tecidos nos camundongos, os pesqui-sadores descobriram que para a saúde cerebral só importava se os animais se exercitaram ou não. Ou seja, a prática de atividade física gera neurônios. Além de você se manter saudável, vai melhorar a sua cognição e a criatividade.

Se você estiver se preparando para carreiras que exijam teste físico, uma boa pedida seria fazer treino funcional. Essa modalidade trabalha com exercícios aeróbicos, que é bom para o sistema cardiorespiratório, pois trabalha com um VO acima de 60%, aumentando também a resistência e a força física. Se você precisar correr, saltar obstáculos, fazer abdominal, barra e outros exercícios mais, essa é uma excelente pedida para o bom preparado.

S O N O

Todo concurseiro quer aproveitar ao máximo o tempo que tem para estudar, adentrando as madrugadas, estudando, estudando e estudando. Afinal, todo sacrifício vai ser recompensado no final. Entretanto, negligenciar o sono pode ser uma grande armadilha e comprometer seus planos.

Os neurocientistas descobriram que o sono noturno é essencial para que o cérebro trabalhe na seleção e armazenamento de milhares de informações adquiridas durante o dia. Todas as informações inúteis são descartadas e as que realmente são necessárias, são transformadas em memória de longo prazo, ou seja, durante o sono o cérebro fixa o conteúdo para ser acessado por você, quando evocado. Em cada fase do sono o cérebro guarda determinado tipo de informação. As musicais são gravadas logo nos primeiros minutos. Aquelas liga-das ao pensamento lógico e matemático são registradas durante as etapas finais dos ciclos do sono, marcadas pela movimentação veloz dos olhos sob as pálpebras e permeadas de sonhos. Essa é a chamada fase REM.

Ainda de acordo com as pesquisas é desejável que o sono dure oito horas, tempo necessário para concluir cinco ciclos de sono. Segundo os neurocientis-tas, o melhor sono para o aprendizado se encerra as seis horas da manhã. Primeiro, porque biologicamente o corpo está “programado” para esse período de descanso. Segundo, quem acorda mais cedo aproveita todos os picos de aprendizado.

Outra dica é depois do almoço aproveitar para tirar uma soneca, pois esse

sono potencializa a memória.

ela precisava passar por uma metanóia (transliteração do grego), que é uma mudança radical da mente, refletindo em todos os aspectos da vida.

Eu tive um amigo, que tinha sempre uma explicação para o sucesso de outras pessoas. O fulano era rico porque roubou muito; o sicrano tinha o tal cargo porque o diretor era amigo dele; seu esforço não valia nada, pois os melhores salários eram para os “peixes”; aquele ali passou no concurso porque deve ter comprado o gabarito ou deu muita sorte. Ele não evoluía, porque suas crenças eram tão fortes a ponto de limitar o seu desenvolvimento profissional e a sua capacidade de buscar novas possibilidades.

Muitos deixam de conquistar seus sonhos à medida que são direcionados por suas falsas crenças, as quais tolem todo seu potencial, inteligência e força de vontade. Essas pessoas se sentem incapazes de superar suas dificuldades. Quando se acredita com convicção de que algo é verdadeiro, o cérebro toma essa crença como modelo. Isso significa que “nós somos a história que nós con-tamos de nós para nós mesmos”.

Como aquele meu amigo, eu também tinha uma crença limitante em relação a concursos públicos. Eu simplesmente não acreditava na lisura deles, além disso, não acreditava que eu poderia ser aprovado. Não obstante, essas crenças caíram por terra quando um de meus cunhados, que se preparava, foi aprovado e convocado por três órgãos públicos na mesma época. Aí a ficha caiu. Se ele conseguiu eu também conseguiria! Naquele momento, essa nova crença me levou a uma mudança de hábitos que me empoderaram para atingir a minha meta.

Agora que você já sabe o poder das crenças sobre a sua vida, substitua suas crenças limitantes por outras que lhe conduzam a mudar seus velhos hábitos, a fim de liberar o seu potencial de ação. Quando tiramos o poder daquilo que mais nos limita, percebemos que nada mais pode nos impedir de chegar aonde que-remos.

Assim, faça o seguinte exercício, escreva cinco de suas crenças limitantes e, ao lado escreva a nova crença que fará parte de sua vida a partir de agora.

Ver próxima página.

^

Um amigo meu disse uma frase muito interessante: “Como ter resultados dife-rentes, se você continua fazendo as coisas do jeitinho que sempre fez?”. Nada pode controlar mais o ser humano do que suas crenças. São elas que definem como enxergamos o mundo a nossa volta. É como se o seu cérebro fosse um hardware e as crenças o software. Então, esse programa que roda no seu cérebro é quem comanda tudo. Por exemplo, o Windows constantemente necessita de atualização, pois cada vez que você baixa uma nova versão alguns problemas que foram identificados, na versão anterior, estão corrigidos, ou seja, se não há upgrade o usuário corre o risco de ter vários problemas devido as vulnerabilidades que não foram sanadas.

Embora você não perceba, o programa que roda em seu cérebro constante-mente sofre atualizações, influenciadas pelas mais diferentes razões subjetivas, pessoais, emocionais e psicológicas, em contextos criados dentro da família, no convívio com os amigos, colegas, religião, cultura e pela sociedade. Essas atuali-zações são as crenças, que construímos ao longo de nossas vidas. Quando se consolidam, nos cercamos de todos os argumentos lógicos e racionais para que elas continuem vivas em nosso universo pessoal.

Segundo o Dr. Augusto Cury, em seu livro, O Código da Inteligência, 50% do potencial das pessoas, seja ela intelectual ou iletrada, são tolidos por suas falsas crenças. Elas são denominadas crenças limitantes, são elas que impedem as pessoas de alçar grandes voos.

É como a história da águia que fora criada em um galinheiro. Ela pensava como gali-nha, ciscava como galinha, cacarejava como galinha e não conseguia se libertar da vida de galinha, porque suas crenças eram

falsas. Ela acreditava ser uma galinha, pois seu diálogo interno era limitante. Ela fazia o que fazia porque não havia sentido acreditar em algo diferente, pois a única coisa que conhecia era a vida no cercado. Para que aquela ave conse-guisse aproveitar todo o seu potencial, tornando-se a águia, que realmente era,

Você já reparou que invariavelmente os concurseiros falam do período de sacrifício e abnegação dá época em que estudavam para concursos? Pois é, apesar de muitos terem conseguido chegar lá, não quer dizer que sacrifício e abnegação seja saudável.

Talvez até você precise viver dessa forma para ser aprovado naquele cargo dos sonhos. Contudo, se você deseja acelerar o seu aprendizado e manter o conte-údo estudado por mais tempo em sua memória, você tem que apostar no tripé que sustenta o aprendizado.

A L I M E N T A Ç Ã O S A U D Á V E L

O cérebro precisa de nutrientes para manter um bom desempenho. Por isso, consuma mais frutas, legumes e hortali-ças e menos produtos industrializados. Na dúvida de como se alimentar melhor, procure um nutrólogo que saberá lhe indicar uma dieta que atenda as suas necessi-dades.

A T I V I D A D E F Í S I C A

Parece que o prêmio perseguido pelos concurseiros na batalha pelo sonho

vem sempre acompanhado pelo ganho de peso. Sei que não é mole a rotina

diária de preparo. Afinal, o tempo é um produto escasso e tem que ser muito bem aproveitado. Contudo, se você deseja uma melhora na circulação cerebral e com isso aumentar a performance de seu aprendizado, faça exercícios físicos.

Um experimento feito pelo neuro-cientista Justin S. Rhodes e sua equipe, na Universidade de Illinois (EUA), dividiram os camundongos em 4 grupos. O primeiro foi coloca-do num ambiente com boa comida, água com sabores e casas confor-táveis. O segundo grupo foi coloca-do num ambiente semelhante, com a diferença que poderiam se exer-citar. O terceiro grupo recebia comida comum e não tinha luxo. O quarto grupo também não tinha nenhum luxo, mas poderiam fazer exercícios.

Após fazer testes cognitivos e análise de tecidos nos camundongos, os pesqui-sadores descobriram que para a saúde cerebral só importava se os animais se exercitaram ou não. Ou seja, a prática de atividade física gera neurônios. Além de você se manter saudável, vai melhorar a sua cognição e a criatividade.

Se você estiver se preparando para carreiras que exijam teste físico, uma boa pedida seria fazer treino funcional. Essa modalidade trabalha com exercícios aeróbicos, que é bom para o sistema cardiorespiratório, pois trabalha com um VO acima de 60%, aumentando também a resistência e a força física. Se você precisar correr, saltar obstáculos, fazer abdominal, barra e outros exercícios mais, essa é uma excelente pedida para o bom preparado.

S O N O

Todo concurseiro quer aproveitar ao máximo o tempo que tem para estudar, adentrando as madrugadas, estudando, estudando e estudando. Afinal, todo sacrifício vai ser recompensado no final. Entretanto, negligenciar o sono pode ser uma grande armadilha e comprometer seus planos.

Os neurocientistas descobriram que o sono noturno é essencial para que o cérebro trabalhe na seleção e armazenamento de milhares de informações adquiridas durante o dia. Todas as informações inúteis são descartadas e as que realmente são necessárias, são transformadas em memória de longo prazo, ou seja, durante o sono o cérebro fixa o conteúdo para ser acessado por você, quando evocado. Em cada fase do sono o cérebro guarda determinado tipo de informação. As musicais são gravadas logo nos primeiros minutos. Aquelas liga-das ao pensamento lógico e matemático são registradas durante as etapas finais dos ciclos do sono, marcadas pela movimentação veloz dos olhos sob as pálpebras e permeadas de sonhos. Essa é a chamada fase REM.

Ainda de acordo com as pesquisas é desejável que o sono dure oito horas, tempo necessário para concluir cinco ciclos de sono. Segundo os neurocientis-tas, o melhor sono para o aprendizado se encerra as seis horas da manhã. Primeiro, porque biologicamente o corpo está “programado” para esse período de descanso. Segundo, quem acorda mais cedo aproveita todos os picos de aprendizado.

Outra dica é depois do almoço aproveitar para tirar uma soneca, pois esse

sono potencializa a memória.

ela precisava passar por uma metanóia (transliteração do grego), que é uma mudança radical da mente, refletindo em todos os aspectos da vida.

Eu tive um amigo, que tinha sempre uma explicação para o sucesso de outras pessoas. O fulano era rico porque roubou muito; o sicrano tinha o tal cargo porque o diretor era amigo dele; seu esforço não valia nada, pois os melhores salários eram para os “peixes”; aquele ali passou no concurso porque deve ter comprado o gabarito ou deu muita sorte. Ele não evoluía, porque suas crenças eram tão fortes a ponto de limitar o seu desenvolvimento profissional e a sua capacidade de buscar novas possibilidades.

Muitos deixam de conquistar seus sonhos à medida que são direcionados por suas falsas crenças, as quais tolem todo seu potencial, inteligência e força de vontade. Essas pessoas se sentem incapazes de superar suas dificuldades. Quando se acredita com convicção de que algo é verdadeiro, o cérebro toma essa crença como modelo. Isso significa que “nós somos a história que nós con-tamos de nós para nós mesmos”.

Como aquele meu amigo, eu também tinha uma crença limitante em relação a concursos públicos. Eu simplesmente não acreditava na lisura deles, além disso, não acreditava que eu poderia ser aprovado. Não obstante, essas crenças caíram por terra quando um de meus cunhados, que se preparava, foi aprovado e convocado por três órgãos públicos na mesma época. Aí a ficha caiu. Se ele conseguiu eu também conseguiria! Naquele momento, essa nova crença me levou a uma mudança de hábitos que me empoderaram para atingir a minha meta.

Agora que você já sabe o poder das crenças sobre a sua vida, substitua suas crenças limitantes por outras que lhe conduzam a mudar seus velhos hábitos, a fim de liberar o seu potencial de ação. Quando tiramos o poder daquilo que mais nos limita, percebemos que nada mais pode nos impedir de chegar aonde que-remos.

Assim, faça o seguinte exercício, escreva cinco de suas crenças limitantes e, ao lado escreva a nova crença que fará parte de sua vida a partir de agora.

Ver próxima página.

^

^

Você já reparou que invariavelmente os concurseiros falam do período de sacrifício e abnegação dá época em que estudavam para concursos? Pois é, apesar de muitos terem conseguido chegar lá, não quer dizer que sacrifício e abnegação seja saudável.

Talvez até você precise viver dessa forma para ser aprovado naquele cargo dos sonhos. Contudo, se você deseja acelerar o seu aprendizado e manter o conte-údo estudado por mais tempo em sua memória, você tem que apostar no tripé que sustenta o aprendizado.

A L I M E N T A Ç Ã O S A U D Á V E L

O cérebro precisa de nutrientes para manter um bom desempenho. Por isso, consuma mais frutas, legumes e hortali-ças e menos produtos industrializados. Na dúvida de como se alimentar melhor, procure um nutrólogo que saberá lhe indicar uma dieta que atenda as suas necessi-dades.

A T I V I D A D E F Í S I C A

Parece que o prêmio perseguido pelos concurseiros na batalha pelo sonho

vem sempre acompanhado pelo ganho de peso. Sei que não é mole a rotina

diária de preparo. Afinal, o tempo é um produto escasso e tem que ser muito bem aproveitado. Contudo, se você deseja uma melhora na circulação cerebral e com isso aumentar a performance de seu aprendizado, faça exercícios físicos.

Um experimento feito pelo neuro-cientista Justin S. Rhodes e sua equipe, na Universidade de Illinois (EUA), dividiram os camundongos em 4 grupos. O primeiro foi coloca-do num ambiente com boa comida, água com sabores e casas confor-táveis. O segundo grupo foi coloca-do num ambiente semelhante, com a diferença que poderiam se exer-citar. O terceiro grupo recebia comida comum e não tinha luxo. O quarto grupo também não tinha nenhum luxo, mas poderiam fazer exercícios.

Após fazer testes cognitivos e análise de tecidos nos camundongos, os pesqui-sadores descobriram que para a saúde cerebral só importava se os animais se exercitaram ou não. Ou seja, a prática de atividade física gera neurônios. Além de você se manter saudável, vai melhorar a sua cognição e a criatividade.

Se você estiver se preparando para carreiras que exijam teste físico, uma boa pedida seria fazer treino funcional. Essa modalidade trabalha com exercícios aeróbicos, que é bom para o sistema cardiorespiratório, pois trabalha com um VO acima de 60%, aumentando também a resistência e a força física. Se você precisar correr, saltar obstáculos, fazer abdominal, barra e outros exercícios mais, essa é uma excelente pedida para o bom preparado.

S O N O

Todo concurseiro quer aproveitar ao máximo o tempo que tem para estudar, adentrando as madrugadas, estudando, estudando e estudando. Afinal, todo sacrifício vai ser recompensado no final. Entretanto, negligenciar o sono pode ser uma grande armadilha e comprometer seus planos.

Os neurocientistas descobriram que o sono noturno é essencial para que o cérebro trabalhe na seleção e armazenamento de milhares de informações adquiridas durante o dia. Todas as informações inúteis são descartadas e as que realmente são necessárias, são transformadas em memória de longo prazo, ou seja, durante o sono o cérebro fixa o conteúdo para ser acessado por você, quando evocado. Em cada fase do sono o cérebro guarda determinado tipo de informação. As musicais são gravadas logo nos primeiros minutos. Aquelas liga-das ao pensamento lógico e matemático são registradas durante as etapas finais dos ciclos do sono, marcadas pela movimentação veloz dos olhos sob as pálpebras e permeadas de sonhos. Essa é a chamada fase REM.

Ainda de acordo com as pesquisas é desejável que o sono dure oito horas, tempo necessário para concluir cinco ciclos de sono. Segundo os neurocientis-tas, o melhor sono para o aprendizado se encerra as seis horas da manhã. Primeiro, porque biologicamente o corpo está “programado” para esse período de descanso. Segundo, quem acorda mais cedo aproveita todos os picos de aprendizado.

Outra dica é depois do almoço aproveitar para tirar uma soneca, pois esse

sono potencializa a memória.

Agora, escreva dez vezes, a mão, cada uma dessas novas crenças em uma folha de papel e repita em voz alta, até que você acredite realmente nessas novas verdades.

crença limitante

1.

2.

3.

nova crença

^

“Cada minuto que passa é um milagre que não se repete”, essa frase era ouvida todos os dias na programação da Rádio Relógio, que saiu do ar há alguns anos. Podemos reescrevê-la do seguinte modo: Para cada minuto desperdiçado, tornamos mais distantes os nossos objetivos. Segundo John Maxwell “O segre-do do seu sucesso é determinado pela sua agenda diária”. Estudar para con-curso público requer uma tremenda disciplina, porque geralmente você trabalha contra o tempo. Os editais são extensos, você vai ter que lidar com algumas disciplinas que você ainda não tem conhecimento, além do nível de complexida-de das provas. O sucesso nessa empreitada não é definido pela quantidade de horas que você vai dedicar aos estudos, mas sim no aproveitamento máximo do tempo em que você realmente estuda.

Muitos se iludem quando dedicam oito, dez ou até doze horas por dia para o estudo, embora seja uma jornada diária bastante longa, diria até "dos sonhos", nem sempre é eficaz, pois não blindam contra distrações. Elas geralmente roubam todo o tempo que temos, prejudicando a nossa produtividade. Segundo pesquisas, quando uma pessoa é interrompida no meio de uma tarefa, ela pode levar até 25 minutos para focar nova-mente na atividade que sofreu interrupção.

Há um princípio chamado 80/20, criado por Pareto. Esse princípio diz que 20% das suas atividades resultam em 80% dos seus resultados importantes, ou seja, de acordo com esta regra, 80% do seu tempo gasto traz resultados ínfimos. Isso significa que desperdiçamos grande parte de nosso tempo, quando poderíamos usá-lo de maneira mais produtiva. Então vamos falar sobre algumas decisões que você precisa tomar para ter um ótimo rendimento em seus estudos.

04. GERENCIE ADEQUADAMENTE O SEU TEMPO

^^

T E N H A A S U A P R Ó P R I A A G E N D A

Você já parou para pensar que quem não tem agenda, vive em função da agenda dos outros? É incrível como essa é a realidade de muitas pessoas. Ter a sua própria agenda é mostrar que você é líder de si mesmo. Quantas pessoas deixam de realizar seus sonhes porque vivem sempre em função da agenda de outras pessoas. Existem aqueles que não começam uma mudança em sua vida porque espera que outros tomem determinadas atitudes, que nunca vão tomar, pois suas prioridades são outras.

Tome as rédeas do seu futuro, criando a sua própria agenda para alcan-çar seus sonhos.

A P R E N D A A D I Z E R N Ã O

Um dos grandes inimigos do estudo é o “sim”. As vezes ficamos receosos de magoar alguém, dizendo “não” aos seus pedidos. Assim deixamos de cumprir as nossas metas de estudo e ainda nos sentimos culpados por não ter negado ao pedido.

A melhor maneira de escapar dessa armadilha é não dar a resposta na mesma hora. Quando respondemos no mesmo instante, tendemos a ser emocionais. Para escapar da armadilha do “sim”, diga que você precisa de algum tempo para pensar, com isso você poderá criar bons motivos ou argumentos para não assumir o compromisso.

D E S C O N E C T E - S E

Vivemos numa era na qual as pessoas se acham “multitarefa”, ou seja, com as facilidades que a informática tem proporcionado, achamos que podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo. Um palestrante certa vez afirmou que as em-presas olham com simpatia o currículo de pessoas que se declaram capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Contudo, o nosso cérebro só processa uma tarefa de cada vez, é impossível alguém conseguir fazer muitas coisas ao mesmo tempo, principalmente se a qualidade é imprescindível. Assim, fazer várias coisas ao mesmo tempo é a mesma coisa que não fazer nada.

^

Então, tenha sempre em mente que você não pode fazer mais de uma coisa por vez. Por isso, desative todos os aplicativos que avisam quando chega algum tipo de mensagem; mantenha o seu telefone celular no modo não avião; determine um horário para acessar as redes sociais, whatssap e email.

Ao implementar essas pequenas mudanças, você notará a diferença no rendi-mento de seus estudos.

^

^

Quando se fala em concurso público, geralmente as pessoas se preocupam com a prova em si, deixando alguns aspectos bastantes relevantes em segundo plano. Até aqui falamos de quatro tópicos importantes para aumentar o rendi-mento dos estudos. Nesse capítulo falaremos sobre o ambiente de estudo; se é melhor estudar em casa por meio de vídeo aula ou em curso presencial; se vale a pena comprar livros ou apostilas específicas para o certame desejado.

O A M B I E N T E D E E S T U D O

Se você pegar a maioria dos autores que falam sobre o ambiente de estudo, todos são unânimes em afirmar que o local deve ser confortável, com boa ilumi-nação, além de ser um local que você possa estudar sem nenhum tipo de distração. Claro que nem todo mundo tem um quarto só para estudar, contudo o concurseiro deve procurar privacidade. Eu mesmo, com o passar do tempo fui organizando a minha biblioteca de maneira a ter ar-condicionado (ninguém merece estudar no calor), uma iluminação adequada, uma cadeira confortável e própria para isso, uma bancada espaçosa para estudar e utilizar meu note-book e quadros para afixar meus objetivos e os meus sonhos. Não se desespe-re, levei algum tempo para ter esse ambiente, até porque para passar depende mais de você do que do ambiente que você possa criar.

05. SELECIONE BEM SEU MATERIAL DE ESTUDO

^

^ ^

C U R S O P R E S E N C I A L V S . V I D E O A U L A S

Essa uma dúvida bastante recorrente na vida dos concurseiros, principalmente dos que estão iniciando agora. Essa não é uma questão muito simples, pois depende de diversos fatores os quais devem ser analisados com o máximo de critério e honestidade. Vamos então ver primeiro as vantagens e desvantagens do curso presencial e depois a de estudar exclusivamente por videoaula.

A primeira coisa que você deve analisar para optar por um curso presencial é o custo-benefício. Quando falo em custo-benefício, não falo só do valor finan-ceiro a ser investido no preparatório, mas também dos aspectos logísticos.

Se você trabalha, existe um tempo que gasta com o deslocamento do serviço para sua casa, dependendo de quantas horas você leva para fazer esse trajeto talvez seja melhor optar por um curso presencial. Contudo, se do trabalho até a sua casa o tempo de deslocamento não tem influência, o curso presencial pode não ser a melhor opção. No entanto, você precisa ter a consciência de qual é realmente a sua real necessidade. Algumas pessoas precisam de um ambiente onde se sintam inseridas e todos ali tem o mesmo objetivo, passam pelas mesmas dificuldades no que se refere ao preparo. Isso funciona como incentivo para se manter estudando, o que é bom pois o ambiente social tem uma grande influência sobre o nosso comportamento.

Geralmente as aulas dos cursos presenciais são bastante concorridas, então você vai ter que lidar com sala cheia, pessoas fazendo perguntas aos professo-res que nada tem a ver com a disciplina. Há também os faladores, que podem atrapalhar a sua concentração. Você precisa também avaliar o horário do curso, pois precisa de tempo para estudar e revisar as matérias. Leve também em consideração que aula não assistida é conteúdo perdido e você vai precisar se esforçar para aprender o que foi ensinado. Outras vezes, você pode não entender o que o professor está falando e a não ser que esteja gravando a aula, haverá lacuna no seu aprendizado.

Além disso, é necessário também avaliar a tecnologia empregada na ministra-ção da aula, a qualidade do material fornecido e a capacidade do professor comunicar o conteúdo da disciplina.

Aqui pincelei só algumas coisas que precisam ser levadas em consideração ao decidir pelo curso presencial. Na minha opinião a maior vantagem do curso presencial é a interação entre os alunos e o compartilhamento de um objetivo em comum.

^^

^

^

^

^

^

V I D E O A U L A S

A grande vantagem dessa modalidade de estudo está na facilidade de poder estudar praticamente em qualquer lugar e a qualquer hora. Com videoaulas o “céu é o limite”. Não obstante, você precisa estar atento a qualidade dos profes-sores e dos vídeos. Além disso, você pode assistir o vídeo quantas vezes for necessário para o entendimento da matéria.

Alguns cursos oferecidos na internet têm valores bastantes razoáveis. Ademais, a maioria dos professores desses cursos são expoentes na área de concurso público, superando muitas vezes os dos cursos presenciais.

Os cursos por videoaulas são bem mais práticos, contudo você não vai ter o calor humano, nem a interação com outros alunos. Então você deve avaliar se vale a pena toda essa praticidade ou se você precisa ter ao seu lado pessoas que aspiram ao mesmo objetivo, que é passar em concurso público.

^

L I V R O S V S . A P O S T I L A S

Outra questão bastante levantada é quanto ao material que deve ser usado para se estudar para um certame. Eu particularmente sou adepto dos livros, pois há diversas obras de qualidade excepcional no mercado. Porém, apesar de ser um bom recurso existem algumas desvantagens que valem a pena ser discutidas.

A primeira desvantagem é que a maioria dos autores são prolixos em suas expli-cações, causando a sen-sação de baixa compreen-são do conteúdo lido. Não obstante, há autores que lançam resumos de seus livros, beneficiando tanto aqueles que precisam revisar rapidamente as matérias como também aos que estão iniciando a matéria. Ademais, existem livros esquematizados, auxiliando bastante no entendimento do assunto.

A segunda desvantagem é a quantidade de páginas do volume. Um livro com 600, 800 ou 1000 páginas assusta, ainda que o conte-údo seja muito bom. É claro que a editora pensou no custo para o consumidor, pois se lançasse vários volumes o valor final seria muito superior ao que é praticado para um só volume. Mas ainda assim os livros são demasiadamente caros para os concurseiros em geral.

A terceira desvantagem, que acredito ser crucial, é a questão da mudança na legislação, tornando muitas vezes o livro obsoleto. É só olharmos para as mu-danças atuais no Código Civil e no Código de Processo Penal que tiraram de circulação diversas publicações. É claro que esse exemplo é radical, porém determinadas leis sofrem alterações no decorrer do ano. E como os livros não são tão baratos, dificilmente você irá comprá-los com as novas atualizações. Então você vai ter que fazer download das alterações dos livros e imprimi-las, anexando-as aos livros para consultas posteriores.

A P O S T I L A S

Outra ferramenta bastante útil são as apostilas. Porém você deve tomar cuidado com a procedência delas. Geralmente aquelas vendi-das em banca de jornais, com raras exceções, são cópias da legislação. Além disso, muitas apresentam uma péssima qualidade de impressão. Então corra desse tipo de material.

No entanto, existem apostilas muito bem elaboradas e vendidas em forma de curso apostilado. Essas apostilas, por fazerem parte de um curso, tem um custo demasiadamente alto. Porém, a forma que os autores utilizam para explicar a matéria é bastante pessoal, ou seja, o escritor dialoga com o aluno, tornando bem agradável a leitura do texto. Aliás, cada tópico estudado geralmente vem acompanhado de esquemas gráficos, "bizus" ou resumos, facilitando assim a memorização do conteúdo.

A desvantagem está no custo, que é alto em relação ao material adquirido, pois as apostilas são vendidos como cursos, em contrapartida alguns desses cursos vêm acompanhado de vídeo aulas, tornando essa modalidade de material bas-tante atraente.^

^

Parabéns, após ter lido esse e-book, você é outra pessoa. Meu desejo é que você lute, dedique-se na conquista do seu “sonho”. Estou a sua disposição para caminhar ao seu lado nessa jornada. Para falar comigo utilize nosso canal de contato.

Aproveite também o bônus extra, assistindo nossas videoaulas das “Cinco dicas que vão aumentar em 300% suas chances de passar em concursos públicos”.

Enfim, para melhorar esse livro digital, e ajudar mais pessoas conto com o seu auxílio. Envie suas críticas, dicas e sugestões para [email protected].

Facebook: /souconcurseirovip

Email: [email protected]

YouTube: /souconcurseirovip

Site: www.souconcurseiro.com

WhatsApp: 69 9209-7679

^