EUROFARMA_RA2012

160
Nossa dedicação de hoje consolida nossa liderança de amanhã

Transcript of EUROFARMA_RA2012

Page 1: EUROFARMA_RA2012

Nossa dedicação de hoje consolida nossa liderança de amanhã

Eurofarma Relatório de Sustentabilidade 2012

Page 2: EUROFARMA_RA2012

4

Page 3: EUROFARMA_RA2012

Sobre o Relatório 6Mensagem do Presidente 8Mensagem da Administração 10

1.Missão e Visão 20Perfil 21Linha do Tempo 24Reconhecimentos 26Governança Corporativa 27

2.Internacionalização 40

3.Complexo Industrial 52Joint Ventures 56Certificações 57Inovação e Desenvolvimento 59

Relatório de Sustentabilidade 2012 (ano-base 2011)

4.Áreas de Atuação 68

5.Valores 84Público Interno 85Clientes e Consumidores 103Fornecedores 108Governo 112Temas do Setor 114 6.Sustentabilidade 120Meio Ambiente 126Instituto Eurofarma 134Patrocínios e Eventos 141Desempenho Econômico 143

7. AnexosÍndice Remissivo GRI 148Relatório de Asseguração Limitada dos Auditores Independentes 150

Balanço Social Anual - IBASE 152Balanços Patrimoniais Levantados 154Demonstrações do Resultado 156Desempenho Financeiro 157Demonstrações do Valor Adicionado 158Créditos 160Fale Conosco 160

Page 4: EUROFARMA_RA2012

6

[GRI 3.1 GRI 3.2 GRI 3.3 GRI 3.6 GRI 3.7 GRI 3.8]

O Relatório Anual Eurofarma 2012 é o quarto a utilizar a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI), organização internacional que reúne representantes de diversos setores da sociedade – como governos, entidades civis e empresas – e estabeleceu o padrão de relato mais difundido no mundo. Com esta publicação, a companhia busca oferecer aos seus públicos de relacionamento – colaboradores, clientes, fornecedores e outros – um panorama de suas atividades em 2011 nas esferas econômica, social e ambiental. O relatório anterior a este foi publicado em 2011.

Os indicadores apresentados nesta publicação referem-se às atividades de todas as Unidades da Eurofarma no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011 e conferem ao relatório o nível de aplicação C+ da GRI (ver tabela ao final deste texto). Para facilitar a identificação das respostas aos indicadores, o índice remissivo (págs. 148 e 149) mostra a página em que estão localizadas. Em outros casos, as respostas estão diretamente no índice.

Em 2011, as subsidiárias latino-americanas da Eurofarma fizeram um exercício de levantamento dos indicadores GRI como um primeiro passo para, futuramente, também reportarem seus desempenhos de acordo com a metodologia. As subsidiárias Argentina, Uruguai e Bolívia foram as que melhor conseguiram avançar nesse sentido, razão pela qual alguns de seus indicadores serão relatados ao longo do relatório e também comporão, quando for pertinente, o índice remissivo GRI.

A Eurofarma publica relatórios anuais desde 2006. Além de estreitar o relacionamento entre a empresa e seus públicos, o relatório tem o propósito de contribuir para a gestão da companhia, que, dessa forma, acompanha sua evolução e identifica pontos de melhoria. As informações apresentadas neste relatório foram objeto de verificação externa (ver página 150).

SOBRE O RELATÓRIO

Page 5: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

C C+ B B+ A A+

PERFIL DA G3

Responder aos itens 1.1; 2.1 a 2.10; 3.1 a 3.8; 3.10 a

3.12; 4.1 a 4.4; 4.14 a 4.15

Responder a todos os critérios elencados para o Nível C mais: 1.2; 3.9, 3.13; 4.5 a

4.13, 4.16 a 4.17

O mesmo exigidopara o Nível B

FORMA DE GESTÃO DA G3

Não exigido

Informações sobre a Forma

de Gestão para cada Categoria de

Indicador

Forma de Gestãodivulgada para cada Categoria de Indicador

INDICADORES DE DESEMPENHO DA G3 & INDICADORES DE DESEMPENHO DO SUPLEMENTO SETORIAL

Responder a um mínimo

de 10 Indicadores de Desempenho, incluindo pelo

menos um de cada uma das seguintes

áreas de desempenho:

social,econômico e

ambiental

Responder a um mínimo de 20 Indicadores deDesempenho, incluindo pelo menos um de cada uma das seguintes áreas

de desempenho: econômico,

ambiental, direitos humanos,práticas

trabalhistas,sociedade e

responsabilidadepelo produto

Responder a cada Indicador essencial da

G3 e do Suplemento

Setorial com a devida

consideração ao Princípio da materialidade de uma das

seguintes formas: (a) respondendo

ao indicadorou (b) explicando

o motivo da omissão

Nível de Aplicação GRI

Co

m v

eRIf

ICA

çã

o e

xte

RN

A

Co

m v

eRIf

ICA

çã

o e

xte

RN

A

Co

m v

eRIf

ICA

çã

o e

xte

RN

A

Co

Nte

úd

o d

o R

elA

tóR

Io

Page 6: EUROFARMA_RA2012

8

[GRI 1.1]

De capital 100% nacional, nossa empresa foi fundada em 1972, originalmente como Billi Farmacêutica, com foco na produção de medicamentos para terceiros. Hoje, a Eurofarma atua em todos os principais segmentos farmacêuticos – Prescrição Médica, Genéricos, Hospitalar,Oncologia, Serviços a Terceiros e Veterinário.

Nessa trajetória, que em 2012 completa 40 anos, a empresa cresceu muito, fruto de intenso trabalho, uma equipe altamente qualificada, aquisições, lançamentos de produtos e avanços regulatórios e de qualidade, aproveitando as oportunidades sociais e econômicas do país. Nos consolidamos como uma das maiores do setor farmacêutico brasileiro e, em 2009 – com base na Visão estabelecida no nosso planejamento estratégico – iniciamos nosso processo de internacionalização. Atualmente, além do Brasil, mantemos operações próprias em outros cinco países da América Latina: Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile e, mais recentemente, Colômbia e Venezuela.

Em 2011, o valor de nossas vendas brutas foi de R$ 1,7 bilhão, uma evolução de 21% em relação a 2010.

Bastante alinhados à Visão da companhia, ganhamos market share em todas as nossas áreas de atuação no Brasil, com destaque para o nosso principal negócio, a venda de medicamentos sob prescrição médica, que obteve um crescimento substancial no número de receitas captadas pelas auditorias. Fruto desse resultado, já somos a terceira companhia do Brasil em receituário e temos apresentado crescimento muito superior ao das duas companhias que hoje estão na nossa frente.

Em nossas operações internacionais, que representam aproximadamente 5% das vendas, estamos trabalhando para implementar nossa cultura, processos e sistemas. A integração das operações ocorre ao mesmo tempo em que iniciamos os procedimentos para obtenção dos registros sanitários de nossos produtos em cada um dos países em que estamos presentes. Esse é o nosso ponto de partida para agregarmos valor a essas empresas, pois nossa estratégia baseia-se na ampliação da oferta, com diversificação do portfólio e investimento na promoção médica. Para tanto, dependemos da aprovação das autoridades sanitárias locais para nossos produtos, um processo que leva tempo em qualquer país do mundo.

Infelizmente, o resultado financeiro medido pelo EBITDA foi muito prejudicado pelo nosso ingresso no mercado de soros hospitalares. O desempenho foi afetado principalmente por dois fatores: dificuldade interna na integração das equipes e na assimilação de uma nova cultura comercial, comum nesse segmento; e a demora em percebermos um substancial aumento da capacidade de produção por parte de nossos concorrentes. Com o crescimento da oferta e a demanda estagnada, os preços caíram mais de 30% em relação aos patamares iniciais, que embasaram nossos planos. Nesse segmento, nossa percepção é que o ano de 2011 foi marcado por resultados ruins para todas as empresas. Encontrar uma maneira de agregar um serviço diferenciado a esses produtos será o maior desafio deste ano para a nossa divisão hospitalar.

Pela sétima vez consecutiva, fomos eleitos a melhor companhia farmacêutica para se trabalhar, segundo o Guia Exame Você S/A. O resultado parte da opinião dos

MENSAGEM DO PRESIDENTE

visão aérea do Complexo Industrial de Itapevi

Page 7: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

próprios colaboradores da organização, o que nos deixa muito felizes. Seguramente nosso time é um dos mais bem- preparados de toda a indústria e, talvez, o mais motivado.

Na área de sustentabilidade também tivemos progressos em relação a 2010. Na parte de Responsabilidade Social Corporativa, o Instituto Eurofarma (OSCIP), mantido 100% por nossa empresa, beneficiou diretamente mais de 5.500 pessoas em 2011, um crescimento de 57% sobre 2010. Com foco na educação transformadora e atuando com programas próprios, a destinação de recursos para esse fim cresce todos os anos a patamares superiores ao próprio crescimento de vendas da empresa, o que reforça nosso compromisso e a motivação de contribuirmos com um país melhor. Já na área ambiental, ampliamos o programa Descarte Correto de Medicamentos, uma iniciativa inovadora que está alinhada à proposta de nos tornarmos referência nessa área e também de nos anteciparmos à regulamentação de resíduos sólidos. Além disso, tivemos importantes avanços no programa de reuso de água no Complexo de Itapevi e na manutenção das metas de redução de GEE (Gases de Efeito Estufa) emitidos pela nossa frota de veículos.

Com relação à nossa governança, o ano de 2011 foi marcado pela constituição de um Conselho Consultivo formado por três profissionais independentes, todos

reconhecidos pelo mercado em áreas de atuação distintas. Eles nos ajudam a enxergar as oportunidades e os riscos, de uma perspectiva diferente, até então desconhecida por nós. A atuação desse Conselho reflete nossa crença nos ideais de governança que nos ajudarão a perpetuar a empresa.

Temos convicção de que continuaremos a crescer a taxas superiores às do mercado nos próximos anos. Temos mais de 200 projetos em andamento na área de Pesquisa & Desenvolvimento que se transformarão em lançamentos – nossa principal fonte de crescimento. Esses novos produtos serão fundamentais para atendermos a meta estabelecida em nosso plano estratégico de nos tornarmos a terceira maior empresa farmacêutica do Brasil até 2015.

Quanto às empresas que contam com nossa participação acionária, o ano mostrou-se bastante produtivo, pois consolidamos as operações da Inova Biotecnologia como uma das mais importantes fabricantes de vacinas contra febre aftosa do Brasil e trabalhamos boa parte de 2011 na concepção da Supera RX, joint venture formalizada em fevereiro de 2012. A empresa nasceu com substancial faturamento e um futuro promissor, uma vez que terá a seu alcance todo o pipeline da Eurofarma, Cristália e Merck Sharp & Dohme. A expectativa é que, dentro de alguns anos, a Supera RX seja uma das mais importantes empresas farmacêuticas do país.

Por todo o exposto, e mesmo com resultados financeiros muito abaixo do esperado, 2011 foi um ano de conquistas. Comemoramos o crescimento de market share de todas as nossas unidades de negócios, garantindo maior participação de mercado da Eurofarma e demos importantes passos rumo ao nosso futuro. Nossa dedicação para planejar e executar as ações que vão guiar a empresa no médio prazo fará com que sejamos ainda mais bem-sucedidos nos próximos anos. Sobretudo, espero que tenhamos aprendido com nossos erros.

maurizio BilliPresidente da Eurofarma

Page 8: EUROFARMA_RA2012

10

MENSAGEM DA ADMINISTRAçÃO

Em 2011, a Eurofarma evoluiu

em seu processo de internacionalização

A Eurofarma cresceu em 2011 e chegou ao fim do ano com vendas de R$ 1,7 bilhão, resultado 21% superior a 2010 e também acima da média dos últimos cinco anos (14%). Porém, o EBITDA representou R$ 219,7 milhões e 13,2% de sua geração de valor (medida sobre o faturamento bruto), muito abaixo do esperado.

O mercado se mostrou aquecido em 2011, com especial destaque, mais uma vez, para os genéricos. A Eurofarma cresceu acima do mercado tanto na comercialização de Genéricos quanto de medicamentos de Prescrição Médica, apresentando evolução de 28,7% frente a 18,9% do mercado, ampliando seu market share em todas as áreas. A empresa também melhorou sua participação em Oncologia e Veterinária. Na primeira, continua investindo fortemente em parcerias internacionais e pesquisa clínica e, na segunda, a conquista veio por meio do crescimento orgânico e de um trabalho comercial diferenciado junto ao cliente final. Destacam-se também por seus resultados a área de Licitações, que mais uma vez apresentou desempenho recorde, e a Unidade de Serviços a Terceiros, que melhorou o desempenho no ano e firmou importante contrato com um laboratório internacional para produzir, futuramente, vários produtos no Complexo Industrial de Itapevi.

Em receituário médico, a Eurofarma já ocupa o terceiro lugar no ranking de prescrição brasileiro e consolida sua força na propaganda médica, unidade que responde por cerca de 60% das vendas da companhia.

O ingresso no mercado de SPGVs (Soluções Parenterais de Grande Volume), contudo, foi difícil. Em 2011, as metas de vendas e lucratividade não foram atingidas. A entrada da Eurofarma nesse mercado foi concretizada no final de 2010 após a aquisição da Segmenta, de Ribeirão Preto, com a proposta de ampliação do portfólio da área Hospitalar e o objetivo de tornar-se a maior provedora de produtos hospitalares do país. O desempenho abaixo do esperado se deu, principalmente, em função de uma capacidade industrial dos concorrentes até então desconhecida e de queda no preço médio. Contamos também com nossa dificuldade inicial em entender o modelo comercial. O ano, entretanto, foi importante para a integração das equipes e para a identificação de oportunidades de melhoria nos processos de logística, planejamento de produção e política de estoque. As perspectivas para 2012 são de sensível melhora da operação.

A Eurofarma evoluiu também em seu processo de internacionalização. Para ingressar mais agilmente no mercado venezuelano, o terceiro maior da América Latina, foi dado início a um processo greenfield em Caracas. A estratégia visa antecipar a submissão de dossiês de produtos, enquanto a companhia se mantém atenta para oportunidades de aquisição que possam surgir no país. Com relação às demais subsidiárias – Eurofarma Argentina, Eurofarma Chile (Euromed),

Page 9: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Eurofarma Uruguai, Eurofarma Bolívia e Eurofarma Colômbia – a empresa mantém seus planos de expansão a partir do lançamento de novos produtos, submissão de outros registros, investimentos locais – principalmente na área comercial – e maior integração das operações, buscando sinergias e alinhamento entre missão, valores e políticas de recursos humanos.

A presença regional expande o mercado consumidor da Eurofarma, conferindo-lhe maior visibilidade na região e ganhos de competitividade, inclusive para formar novas parcerias com institutos de pesquisa e outros laboratórios para o licenciamento de produtos. A ampliação dos negócios no país coloca a empresa na rota para tornar-se, conforme meta estabelecida até 2015, a terceira maior farmacêutica do Brasil.

Na Inova Biotecnologia, operação voltada para a produção e comercialização de vacinas contra a febre aftosa, em parceria com a

Hertape Calier, foram registrados importantes avanços em 2011. A empresa conseguiu produzir e aprovar 60 milhões de doses de vacina, com 100% dos lotes aprovados pelas autoridades sanitárias no Brasil. O resultado reafirma o compromisso de qualidade da companhia, que investiu na mais moderna planta Biosafety Level 4 – instalada em Minas Gerais.

A expansão nos negócios também caminha por meio do avanço de modelos distintos, como a participação em outras operações. Em 2011, foi constituída parceria com o Cristália – laboratório também nacional. Batizada de Supera Farma, a operação une o conhecimento da Eurofarma em marketing e vendas com a capacidade do Cristália de desenvolver produtos inovadores. Nessa joint venture, coube 50% de participação para cada uma das partes. A expectativa é que a Supera aumente as vendas dos produtos transferidos. Em 2012, a MSD ingressou na joint venture com

a expectativa de aportar produtos maduros e segundas marcas de produtos inovadores no país.

Para que todas as iniciativas da Eurofarma possam ser bem-sucedidas, a empresa conta com profissionais altamente capacitados, comprometidos e estimulados, e oferece as melhores condições de desenvolvimento profissional e humano aos seus colaboradores. Em 2011, pela sétima vez consecutiva, a empresa foi eleita a melhor farmacêutica para se trabalhar no Brasil, pelo Guia Exame Você S/A, o que reforça o compromisso e mantém a motivação de seguir investindo no capital humano.

Na Eurofarma, a ambição de crescer caminha ao lado do desejo de tornar-se referência em sustentabilidade. Nesse sentido, a empresa figura entre as melhores do setor farmacêutico em gestão de responsabilidade social, segundo o anuário As Melhores da Dinheiro, publicado pela Editora Três.

Bloco 7 do Complexo Industrial de Itapevi (SP)

Page 10: EUROFARMA_RA2012

12

maurizio BilliPresidente Executivo

Na Eurofarma, a ambição de crescer caminha ao lado do desejo de tornar- se referência em sustentabilidade

O destaque é fruto do trabalho nas áreas de Responsabilidade Social Corporativa e de Meio Ambiente, que atuam com projetos sociais 100% próprios, conduzidos por meio do Instituto Eurofarma, OSCIP que em 2011 completou cinco anos de atividade. Com foco na educação transformadora, o Instituto Eurofarma já beneficiou diretamente mais de 80 mil pessoas por meio de cursos técnicos, profissionalizantes, capacitações e atendimento a crianças e adolescentes em fase escolar. O desempenho é medido por meio de indicadores tangíveis, como índice de empregabilidade, avaliações pedagógicas, melhora de desempenho escolar e comparação com o IDEB da região, sempre com a premissa de promover ações com foco em resultados duradouros e aderência às Metas do Milênio, estabelecidas em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Na esfera ambiental, a Eurofarma monitora suas atividades e adota planos de ação para reduzir, quando possível, o consumo de recursos naturais. Por ter uma das principais frotas de veículos do país, a Eurofarma também mantém programa de redução de emissões de gases de efeito estufa, certificação ISO 14001 para suas principais plantas, programa de reuso de água tratada na estação de efluentes do Complexo de Itapevi, informatização e gestão de resíduos perigosos e projetos em curso voltados à energia renovável. A empresa também mitiga o impacto de suas atividades ao destinar para coprocessamento aproximadamente 90% dos resíduos perigosos gerados na atividade produtiva e, em 2011, ampliou o programa Descarte Correto de Medicamentos, saltando de cinco postos de coleta na capital paulista para 23. A iniciativa, uma espécie de PPP – Parceria Público Privada –, envolve a indústria (Eurofarma), o varejo (Grupo Pão de Açúcar) e as prefeituras e secretarias de serviço de São Paulo, criando mecanismos para logística reversa e destinação correta dos resíduos perigosos oriundos do consumo de medicamentos no ambiente doméstico. A meta é expandir o projeto para os demais municípios de São Paulo e outros estados da federação.

Para o exercício de 2012, a expectativa da organização é de ampliação de suas atividades e manutenção do crescimento acima do mercado em todos os segmentos de atuação. Dentre os principais objetivos, estão aquisições internacionais na América Latina, lançamentos de produtos, novos acordos com empresas nacionais e multinacionais para licenciamentos, melhora dos indicadores financeiros (alavancagem e EBITDA), aumento dos investimentos em P&D e revisão do Planejamento Estratégico Brasil para 2020.

Face ao exposto, o Comitê Diretivo da empresa agradece o apoio de todos que contribuíram direta ou indiretamente para os resultados e perspectivas futuras, clientes, fornecedores, autoridades e comunidades. E reforça seu agradecimento especial aos colaboradores da Eurofarma, profissionais comprometidos, que compartilham dos valores da empresa e que sonham construir uma grande multinacional brasileira.

Galliano BilliFundador

Page 11: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

o Complexo Industrial de Itapevi reforçou sua atuação ambientalmente responsável com programa de reuso de água tratada, gestão de

resíduos perigosos e projetos voltados ao uso de energia renovável

Page 12: EUROFARMA_RA2012

14

Diretoria Administrativo-Financeirafábio Rosell

Diretoria de Assuntos RegulatóriosAnnett Gonçalves Pereira

Diretoria da Unidade de Negócios Hospitalar & LicitaçõesAidê Bisulli

Diretoria de Recursos Humanosmikiko Inouê

Comitê Executivo Eurofarma

Diretoria de Garantia e Controle de Qualidadeosvaldo orellana Sanches

Diretoria da Unidade de Negócios Prescrição MédicaRoberta Junqueira Nóbrega

Page 13: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Diretoria de Sustentabilidade & Novos Negóciosmaria del Pilar muñoz

Diretoria de Supply ChainRodrigo Alponti

Diretoria Industrial Itapevitacyana Salomão

Diretoria de Internacionalização & ExportaçõesWesley Pontes

Diretoria da Unidade de Negócios GenéricosJorge Alberto Alves de Sá

Diretoria de Pesquisa & DesenvolvimentoKati Chaim

Vice-Presidência Comercial e de Operações InternacionaisJulio Gagliardi

Page 14: EUROFARMA_RA2012

hojenossa dedicação de

16

Page 15: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2011

Page 16: EUROFARMA_RA2012

6

Page 17: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2011

amanhãconsolida nossa liderança de

Page 18: EUROFARMA_RA2012

20

MISSÃO E VISÃO[GRI 4.8]

mISSãoPromover o acesso à saúde e à qualidade de vida com tratamentos a preço justo em operação rentável que assegure o crescimento sustentável nos diferentes ramos de atuação da empresa.

vISãoEm 2015, estaremos entre as três maiores empresas farmacêuticas do Brasil em participação de mercado, com produtos inovadores próprios e presente com marcas próprias, cobrindo 90% do mercado latino-americano.

Instalações do Complexo de Itapevi (SP)

Page 19: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

PERFILQUem SomoS [GRI 2.1 GRI 2.3 GRI 2.5

GRI 2.7 GRI 2.8]

Fundada em 1972, originalmente como Billi Farmacêutica, a Eurofarma está entre as maiores indústrias farmacêuticas do país, atuando em todos os principais segmentos por meio de suas Unidades de Negócios – Prescrição Médica, Genéricos, Hospitalar, Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros, Veterinária (Pearson), Euroglass e Exportação. De capital 100% nacional e fechado, a Eurofarma produziu, em 2011, cerca de 182 milhões de unidades (caixas) em suas sete plantas no Brasil.

Alinhada à sua meta de cobrir 90% do mercado latino-americano até 2015, em agosto de 2009 a empresa iniciou seu processo de internacionalização com a aquisição do laboratório argentino Quesada, com foco nas áreas de gastroenterologia e cardiologia. Essa estratégia teve prosseguimento em 2010 com as aquisições do laboratório Gautier, presente no Uruguai e na Bolívia, e detentor de um portfólio de produtos para psiquiatria, neurologia, cardiologia e medicina geral; e dos laboratórios chilenos Volta e Farmindustria, que atuam nos segmentos de prescrição médica, genéricos e produtos hospitalares, além de operar na fabricação de medicamentos para terceiros.

Em 2011, a companhia ingressou no mercado venezuelano, o terceiro maior da América Latina no setor farmacêutico, após Brasil e México, por meio de um processo greenfield. Uma vez aberta a empresa, será iniciada a submissão de dossiês de produtos na Venezuela. Recentemente,

a Eurofarma adquiriu uma fábrica da MSD na Colômbia, quinto mercado mais importante da região. No sentido da internacionalização, outros avanços foram registrados nas diversas unidades estrangeiras, tanto na integração entre as empresas quanto comercialmente.

Pioneirismo e arrojo são palavras que fazem parte do DNA da empresa. Inovação é uma de suas metas. A Eurofarma investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento como forma de crescer no Brasil e no exterior, por meio da ampliação do seu portfólio e da oferta de produtos, sempre que possível, mais acessíveis aos seus clientes. Em 2000, a Eurofarma foi a primeira empresa a disponibilizar medicamentos genéricos de uso oncológico no mercado brasileiro. Foi pioneira também no lançamento de anticoncepcionais orais genéricos. Atualmente, desenvolve estudos clínicos no país para moléculas inovadoras e atua também na pesquisa de produtos biotecnológicos, uma promissora fronteira da ciência. Exemplos dessa atuação foram o salto de 32% no número de ensaios clínicos conduzidos pela companhia, dos quais 28 se referem a projetos de medicamentos novos, e a parceria com o Cristália – laboratório também nacional. Batizada de Supera Farma, a operação une o conhecimento da Eurofarma em marketing e vendas com a capacidade do Cristália de desenvolver produtos inovadores. Nessa joint venture, 50% de participação coube a cada uma das partes. A expectativa é que a Supera aumente as vendas dos produtos transferidos. Em 2012, a MSD ingressou na joint venture com a expectativa de aportar produtos maduros e segundas marcas de produtos inovadores no país.

Para acompanhar os investimentos nos negócios, a Eurofarma também aperfeiçoou sua infraestrutura em 2011. A empresa prosseguiu com a implementação do SAP na Eurofarma Uruguai, na planta de Ribeirão Preto e na Euromed (Chile), gerando padronização e agilização de processos. O Complexo Industrial de Itapevi iniciou as operações do Módulo de Gerenciamento de Manutenção e a Eurofarma também está investindo no processo de replicação de dados do SAP que estão no servidor da Unidade 2 (Campo Belo) para um servidor instalado no complexo fabril. Para a Força de Vendas, a empresa adquiriu iPads em número suficiente para equipar os profissionais dedicados à conquista de receituário, modernizando a propaganda médica.

O capital humano é o mais importante ativo da empresa, e, para desenvolver e reter seus talentos, a Eurofarma tem buscado criar um ambiente de trabalho estimulante, que valorize o alto desempenho de seus colaboradores e seja sempre pautado pela ética e pela transparência, com programas de meritocracia e qualidade de vida. Esse compromisso da empresa foi atestado pelos próprios colaboradores e pela opinião pública, que a classificaram pela sétima vez consecutiva como a melhor farmacêutica para se trabalhar, segundo o Guia Exame – Você S/A. Boas práticas de governança corporativa, mitigação de impactos diretos e indiretos sobre o meio ambiente e ações sociais responsáveis também integram a agenda estratégica da Eurofarma no seu crescimento sustentável.

Page 20: EUROFARMA_RA2012

22

tRAJetóRIAQuando a empresa foi fundada, em 1972, com o nome de Billi Farmacêutica, a proposta de negócios era completamente inovadora na indústria, mas já antecipava uma tendência do mundo atual: a terceirização. Sem produtos próprios, a Billi nasceu com o objetivo de fabricar medicamentos para outros laboratórios nacionais e estrangeiros. Essa foi a primeira semente. Com o tempo e com investimentos em inovação e desenvolvimento, formação de colaboradores e gestão focada em eficiência, qualidade de seus produtos e satisfação dos seus clientes, a empresa cresceu, adquiriu outros laboratórios e ampliou seu escopo de atuação, passando a produzir e comercializar marcas próprias e sob licença de multinacionais. Fruto desse desenvolvimento, em 1993 a companhia adotou o nome de Eurofarma e, de lá para cá, vem registrando forte crescimento. Em 2008, suas vendas alcançaram R$ 954,0 milhões. Três anos depois, a receita total subiu cerca de 75,0%, chegando a R$ 1,7 bilhão.

A expansão tem ocorrido de forma que possa ser compartilhada com os colaboradores, o meio ambiente e as comunidades em que a empresa atua. Em 2009, a Eurofarma deu início ao seu projeto de internacionalização, um marco histórico na sua trajetória. Em 2010, ingressou em novos mercados por meio de investimentos em pesquisa clínica, biotecnologia e aquisição no mercado nacional, visando se tornar uma das três maiores companhias farmacêuticas do país. Em 2011, prosseguiu com essa estratégia, submetendo dossiês de produtos e obtendo registros para medicamentos nos países em que atua. Investiu em infraestrutura, na constituição de uma nova empresa e na integração entre subsidiárias e matriz. E, entre tantas outras conquistas e aprendizados, comemorou o aniversário de cinco anos do Instituto que carrega seu nome.

Page 21: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

fábrica da Carlo erba, atual Unidade 2 (Campo Belo)

fábrica da Stanley Home, atual Unidade 4 (Interlagos II)fábrica do ISA, atual Unidade 3 (freguesia do ó)

Primeira Unidade da empresa, onde hoje está situada a sede do Instituto eurofarma

Page 22: EUROFARMA_RA2012

24

LINHA DO TEMPO

1972

1977

1979

1982

1987

19921993

1995

Principais marcos da trajetória da empresa revelam a evolução rumo à visão de se tornar uma das maiores farmacêuticas do Brasil e um importante ator no mercado internacional.

Fundaçãoda Billi Farmacêutica.

Terceirização da produção

do laboratório Carlo Erba.

Aquisição da sede da Unidade Campo Belo. Aquisição do Laboratório Farmacêutico Inaf.

Aquisição do ISA, primeiro laboratório nacional a produzir

penicilina.

Aquisição das marcas do laboratório Majer Meyer.

Aquisição da subsidiária da Stanley Home

no Brasil (Unidade Interlagos I). Conclusão das

obras da Unidade Freguesia do Ó.

Início das atividades da Euroglass.

Criação da marca Eurofarma.

Page 23: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

1997

1998

2001

2002

2003

2006

2007

Aquisição da marca

Pearson e suas instalações

fabris (Unidade Rio de Janeiro).

Aquisição de marcas da Wyeth:

Amplacilina®, Benzetacil®,

Pen-ve-Oral®, Wycillin®,

Helmiben® e Rehidrat®.

Entrada no mercado

brasileiro de genéricos.

Início das atividades de exportação.

Implementação do Sistema de

Gestão SAP.

Criação do Núcleo de Inovação e criação do Instituto Eurofarma.

Depósito da primeira patente internacional. Ingresso em consórcio mundial para a realização de estudos clínicos no país para droga inovadora.

Lançamento do primeiro anticorpo monoclonal (CIMAher®). Aquisição da Quesada Farmaceutica.

2008

2009

2010

2011Aquisição dos laboratórios Gautier, Volta e Farmindustria. Ingresso no mercado

de vacinas contra a febre aftosa (Inova Biotecnologia).

Criação do Conselho Consultivo. Transformação da razão social para S.A. Criação da joint venture Supera, com o laboratório Cristália.

Inauguração do 1º bloco produtivo do Complexo de Itapevi. Depósito da primeira patente Eurofarma. Certificação EMEA (European Medicines Agency)

para a linha de pós-injetáveis cefalosporínicos.

Page 24: EUROFARMA_RA2012

26

RECONHECIMENTOS [GRI 2.10]

melHoReS emPReSAS PARA tRABAlHAREm 2011, a Eurofarma foi mais uma vez eleita a melhor empresa do setor farmacêutico para se trabalhar no Brasil, segundo o Guia Você S/A Exame – As 150 melhores Empresas para Você Trabalhar. A empresa registra há sete anos a melhor pontuação entre as empresas de seu segmento de atuação – Farmacêutico, Higiene e Cosméticos – listadas pela publicação.

eNtRe AS mIl mAIoReS emPReSASA Eurofarma ficou na 293ª colocação entre as mil empresas apontadas pelo anuário Valor 1000, ranking das maiores empresas brasileiras em 2010, publicado pelo jornal Valor Econômico sob a chancela da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo e da Serasa Experian.

eNtRe AS deZ melHoReS do PAÍSA Eurofarma foi considerada a quinta Melhor Empresa da Indústria Farmacêutica do Brasil em 2010 na edição Melhores e Maiores da Revista Exame, da Editora Abril. A publicação é considerada referência no ambiente empresarial brasileiro.

mAIS UmA veZ eNtRe AS melHoReSA Eurofarma figurou mais uma vez no anuário As Melhores da Dinheiro, publicado pela revista IstoÉ Dinheiro, como uma das melhores empresa do setor Farmacêutico, Higiene e Limpeza em gestão de Responsabilidade Social. A empresa ficou em terceiro lugar, atrás somente da Natura e da Bombril. A Eurofarma também conquistou a terceira e a quinta posições na classificação setorial com relação aos critérios Recursos Humanos e Sustentabilidade Financeira, respectivamente.

toP HoSPItAlARA Unidade Hospitalar da Eurofarma conquistou o Prêmio Top Hospitalar 2010 na categoria Melhor Indústria Farmacêutica que fornece para o segmento hospitalar – ficando à frente de empresas como Roche e Sanofi-Aventis. Maurizio Billi também foi reconhecido na premiação como o Melhor Executivo Fornecedor Hospitalar. O Top Hospitalar é promovido pelo grupo de comunicação IT Mídia.

Page 25: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012EUROFARMA RS 2012

GOVERNANçA CORPORATIVACom foco no crescimento sustentável, a Eurofarma conta com uma gestão profissional, consolidada em uma história de 40 anos. Para a empresa, adotar boas práticas de governança corporativa é o único caminho para a gestão empresarial bem-sucedida, estendendo, efetivamente, o seu compromisso à sociedade. Ao adotar boas práticas, a Eurofarma reforça o objetivo de manter um contato estreito com seus públicos de interesse. Ao informar à sociedade sobre seu desempenho econômico, ambiental e social, também facilita o acesso ao capital. A empresa estuda também a criação de um Conselho de Administração, com a participação de consultores independentes.

Em 2011, a Eurofarma reforçou suas práticas de governança corporativa de duas formas. Constituiu um Conselho Consultivo, composto pelo presidente da empresa, Maurizio Billi, e por lideranças empresariais independentes, com experiências relevantes e destacadas no mundo dos negócios, e mudou sua razão social para S.A. (Sociedade Anônima), contraindo obrigações que a tornarão ainda mais transparente. Em 2012, pela primeira vez, a Eurofarma publicou seu balanço patrimonial em veículos de alta circulação e um breve resumo deste relatório anual. Dessa forma, a empresa prepara as bases necessárias para uma futura abertura de capital, considerada uma das possibilidades para a manutenção do financiamento de seu crescimento. [GRI 2.6]

A estrutura organizacional da Eurofarma tem como propósito fazer com que o objetivo de atingir sua visão caminhe paralelamente à adoção de práticas sustentáveis, que foquem também o avanço nos processos e projetos ambientais. Conheça essa estrutura: [GRI 4.1]

VICE-PRESIDÊNCIACOMERCIAL

DIR. EXECUTIVAEUROFARMA RIBEIRÃO

EUROFARMAURUGUAI

DIR. COMERCIALGENÉRICOS

EUROFARMA CHILE(EUROMED)

GER. UNID. NEG.VETERINÁRIA

EUROFARMA BOLÍVIA

GER. UNID. NEG. ONCOLOGIA

EUROFARMAVENEZUELA

EUROFARMACOLÔMBIA

GER. INTELIGÊNCIADE MERCADO

EUROFARMAARGENTINA

DIR. COMERCIALPRESCRIÇÃO MÉDICA

DIR. ÁREAINTERN. E EXPORT.

DIR. ADMINISTRATIVAFINANCEIRA

DIR. SUSTENTABILIDADEE NOVOS NEGÓCIOS

DIR. RECURSOSHUMANOS

DIR. ASSUNTOSREGULATÓRIOS

DIR. DE GARANTIAE CONTROLE

DA QUALIDADE

DIR. DE PESQUISA EDESENVOLVIMENTO

DIR. INDUSTRIALITAPEVI

GER. INDUSTRIALUN. 2

GER. INDUSTRIALEUROGLASS

GER. INDUSTRIALUN. 3 E PEARSON

DIR. DESUPPLY CHAIN

PRESIDÊNCIACONSELHO

CONSULTIVO

Page 26: EUROFARMA_RA2012

28

CoNSelHo CoNSUltIvoConstituído em junho de 2011, tem como propósito funcionar como um espaço de discussões com relação à percepção de riscos, oportunidades e desafios que cercam a Eurofarma. É composto por lideranças empresariais independentes e com experiências variadas e de destaque no mundo dos negócios, o que permite levar à empresa uma visão imparcial, objetiva e racional sobre o negócio. O Conselho, entretanto, não tem poder de decisão.

Além do presidente da empresa, Maurizio Billi, o órgão conta com três membros e se reúne uma vez por mês. Em pauta, entram temas como análise do processo de expansão adotado, estrutura organizacional, sucessão de lideranças, entre outros. A ideia é criar uma nova cultura na organização, de forma a permitir que sua estrutura e equipes possam acompanhar o salto que a Eurofarma quer dar sem perder de vista seus valores, a ética e a transparência.

o ConselhoConheça o histórico profissional dos membros independentes do Conselho Consultivo Eurofarma:

elcio Anibal de luccaÉ administrador com graduação, pós-graduação e mestrado pela Escola de Administração São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Foi presidente do Serasa por 17 anos, entre 1991 e 2008, e integrante do Conselho de Administração. Atualmente, é membro do Conselho da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).

ernesto PousadaFormado em Engenharia Mecânica, com especialização em Administração de Negócios (USP), atuou por 15 anos na Dow Chemical Company, na área internacional. Ocupou vários cargos executivos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Hoje é diretor Executivo de Operações da Suzano Papel e Celulose, responsável por todas as áreas industriais e de operações da empresa.

Plínio villares musettiFormado em Engenharia Civil e Administração de Empresas, foi presidente da Elevadores Atlas S/A e da Elevadores Atlas Schindler S/A. Esteve à frente também da Vitopel do Brasil Ltda, empresa produtora de filmes plásticos de polipropileno biorientado (BOPP) para o segmento de embalagens, e da Satipel Industrial S/A, líder no mercado brasileiro no segmento de painéis MDF. Atualmente, é membro dos Conselhos de Administração da Portobello S/A e da Elevadores Atlas Schindler e do Conselho Consultivo da Sika e da Signatura Lazard.

Page 27: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Sede da eurofarma, localizada na Unidade 2 – Campo Belo

Page 28: EUROFARMA_RA2012

30

CódIGo de ÉtICA [GRI 4.8]

O código aborda assuntos como corrupção ativa e passiva e relacionamento com agentes públicos e comunidades

As práticas de boa governança corporativa adotadas pela Eurofarma estão alinhadas aos princípios do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), que visam manter a transparência nas relações da empresa com os seus públicos de interesse. Sob esse aspecto, destaca-se o Código de Conduta e Ética, que expressa seus Valores, Missão e Visão. Todos os colaboradores, inclusive os recém-contratados, recebem o código e assinam o termo de compromisso com o seu conteúdo, que orienta, inclusive para comportamentos relacionados a temas polêmicos, como assédio, discriminação, pornografia, patrocínio e contratação de profissionais de saúde.

Periodicamente, são realizadas divulgações sobre as normas do código, no Painel Eletrônico, veículo de comunicação interna direcionado aos colaboradores que ocupam cargos de liderança. O Programa de Integração Eurofarma, voltado aos novos colaboradores, também reforça a importância do código, que é constantemente atualizado e se estende aos países onde a Eurofarma está presente.

Seguindo as melhores práticas do mercado, a Eurofarma implantou um Canal de Ouvidoria em 2012. As denúncias são tratadas formalmente por profissionais especializados e de forma sigilosa por uma empresa terceirizada.

Com o objetivo de alinhar as práticas de fornecedores e prestadores de serviço com as adotadas pela empresa, a Eurofarma implantou a Política para Fornecedores, com orientações para pautar os relacionamentos com esse público, baseadas na ética e transparência. Esse código foi desenvolvido em três versões e submetido também às subsidiárias internacionais.

tRANSPARÊNCIA [GRI 3.5 GRI 4.14 GRI 4.15]

Desde 2005, a Eurofarma publica seu Relatório Anual, informando à sociedade seus desempenhos econômico, ambiental e social, alinhada ao seu compromisso de manter um relacionamento ético e transparente com seus públicos de interesse. Desde 2009, o relatório segue as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), órgão internacionalmente reconhecido – o que permite a comparabilidade de seus dados com os de outras empresas – e é auditado.

Em 2011, a Eurofarma passou também a consultar seus públicos acerca dos aspectos avaliáveis propostos pela GRI. A companhia identificou esses públicos entre os segmentos da sociedade com os quais se relaciona de alguma forma. Foram envolvidas na consulta, ao todo, 383 pessoas, divididas entre acionistas, membros do comitê, parceiros, público interno e outros públicos. Os dois últimos foram responsáveis pela maior parte dos votos, com respectivamente 1.058 e 907. Os temas de maior interesse apontados pelos participantes estão relacionados às práticas trabalhistas: emprego, incluindo benefícios oferecidos; distribuição de colaboradores por cargo, sexo, raça, entre outros pontos; e desenvolvimento, como treinamento e carreira. Cada um deles está sendo tratado neste relatório, em resposta aos indicadores propostos pela GRI.

Page 29: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012EUROFARMA RS 2012

Principais Temas Escolhidos pelos Stakeholders

218

187

160

147

145

Práticas trabalhistas: Emprego (ex.: benefícios oferecidos edistribuição de colaboradores por cargos, regiões, sexo e raça)

Práticas trabalhistas: Desenvolvimento(ex.: treinamento & carreira)

Desempenho (ex.: valor gerado e distribuído)

Recursos naturais (ex.: consumo de energia,consumo de água, aproveitamento etc.)

Presença no mercado (ex.: políticas com fornecedores locais,participação de fornecedores nacionais e internacionais)

Porcentagem de Participação por Público

52% Público Interno

44% Outros

0% Membros do Comitê

0% Acionistas

4% Parceiros 4% Parceiros

52% Público Interno

Porcentagem de Votos por Público

44% Outros

0% Membros do Comitê

0% Acionistas

Page 30: EUROFARMA_RA2012

32

Adicionalmente, a empresa continua intensificando sua participação em pesquisas realizadas por grandes veículos de comunicação, como forma de ampliar a visibilidade e comunicar suas ações de forma ética e transparente aos públicos de interesse. O modelo de gestão da Eurofarma busca equilibrar os interesses de acionistas, colaboradores, governo, órgãos reguladores, clientes, fornecedores, comunidades locais e consumidores, e procura manter um relacionamento diferenciado com cada um deles. A empresa mantém seu site atualizado e disponibiliza informações sobre sua missão, valores, política ambiental, responsabilidade social e produtos, entre outras informações de interesse dos públicos. Cabe destacar que os dados e os indicadores socioambientais que compõem este Relatório foram auditados mais uma vez por consultoria independente, atestando a evolução das práticas e dos processos da empresa. [GRI 4.4]

Comitês [GRI 4.1]

Desde 2005, a Eurofarma conta com a formação de comitês, cuja missão é contribuir para o processo de decisões. A principal esfera entre os comitês existentes é o Executivo, composto pelos principais gestores de cada área da empresa. O comitê se reúne semanalmente para discutir os rumos da organização e os resultados alcançados. O grupo é ampliado e recebe outras lideranças da organização para a realização de reunião mensal para debater o desempenho financeiro da Eurofarma.

O comitê de Responsabilidade Social Corporativa, um dos primeiros a ser constituído, foi criado para promover a mudança de cultura da empresa, incorporando valores sustentáveis na gestão das operações e dos negócios. A avaliação de projetos por esse comitê inclui sua aderência às Metas do Milênio, estabelecidas em 2000 pela ONU. Há também o Comitê Ambiental, o de Investimento Cultural, o de Investimentos, o de Pesquisa e o de Planejamento Estratégico, que reforçam os procedimentos internos da organização, tornando-os mais robustos. Os recursos da empresa são finitos e a formalização dos comitês permite decisões compartilhadas que preveem, entre outros, a priorização dos projetos mediante o retorno estimado. Dessa forma, os investimentos da empresa seguem critérios sustentáveis. No início de 2012, com a implantação do Canal de Ouvidoria, foi criado o Comitê de Ética.

» Comitê Executivo » Comitê de Responsabilidade Social

Corporativa » Comitê Ambiental » Comitê de Investimento Cultural » Comitê de Investimento » Comitê de Planejamento Estratégico » Comitê de Pesquisa » Comitê de Ética

Desde 2005, a Eurofarma conta com a formação de comitês, cuja missão é contribuir para o processo de decisões

Page 31: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

GeStãoA Eurofarma conta com uma série de programas que visam à melhoria contínua de seus processos e produtos, além do desenvolvimento de seus colaboradores. Ao produzir com maior eficiência e produtividade, a empresa gera bons resultados econômicos, sociais e ambientais, contribuindo para a perpetuidade de seu negócio.

Planejamento estratégicoEm 2005, a Eurofarma – assessorada pela Fundação Dom Cabral – estabeleceu seu planejamento estratégico para os próximos dez anos, processo que deu origem à sua Missão e à sua Visão. A empresa estabeleceu como meta estar entre as três maiores farmacêuticas do país em participação de mercado, com produtos inovadores próprios, e cobrindo 90% do mercado latino-americano até 2015.

A meta permanece, mas a Eurofarma revisou, em 2011, seu mapa estratégico para o curto prazo, definindo objetivos e indicadores de desempenho para toda a empresa, tanto para as Unidades de Negócios como para as áreas de Suporte e Operações. Para tal, foi criado o Comitê de Planejamento Estratégico, grupo formado por representantes de todas as diretorias que, desde o segundo semestre do ano, participou de reuniões mensais para definir em conjunto os indicadores considerados estratégicos para cada área da empresa. O trabalho resultou na definição de 75 indicadores, que são acompanhados mensalmente. Para 2012, o maior desafio desse grupo será discutir, apresentar avanços, elaborar planos e propor melhorias para melhores resultados da companhia. Dos indicadores, 44 foram incluídos no Plano de Metas para 2012. Hoje, todo o pagamento variável da companhia está atrelado aos objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico. A ideia é continuar a analisar o ambiente e traçar rotas e cenários que permitam guiar a empresa de maneira segura e eficiente em um mercado cada vez mais competitivo e complexo.

Os progressos conquistados com a aplicação e a mensuração dos indicadores são compartilhados com os Conselhos Consultivo e Executivo. Para 2012, estão previstos o detalhamento dos indicadores em ações-chave de melhoria e a análise de causa e efeito, além da elaboração do Planejamento 2020.

Balanced Scorecard (BSC)O BSC é uma ferramenta de gestão empresarial que tem como um de seus pilares a consolidação de indicadores e diretrizes estratégicos para que os colaboradores sejam orientados de forma clara e estimulados a atingir bons resultados. São definidos indicadores em quatro níveis: Financeiro; Clientes; Processos Internos; e Aprendizado & Crescimento. O equilíbrio entre esses níveis proporciona maior solidez à organização, que aplica o conceito do BSC no mapa estratégico corporativo.

Inteligência de mercadoPara melhorar a tomada de decisão de negócios e poder avançar mais agilmente rumo ao cumprimento de suas metas, a Eurofarma concluiu, em 2011, a automatização de todos os processos de auditorias relacionadas à inteligência de mercado. Dessa forma, conseguiu imprimir maior confiabilidade aos dados gerados, que inclui informações da demanda, receituário, antecipação de mudanças, entre outras. Possibilitou, ainda, que os profissionais da área de Inteligência de Mercado tivessem disponibilidade para fazer análises mais criteriosas dos resultados das auditorias antes de repassá-las às áreas de negócio. As subsidiárias também passaram a receber relatórios com informações estratégicas sobre os mercados em que estão inseridas e, a partir de 2012, passarão a receber as análises desses dados.

Programa Seis SigmaImplementado em 2003 na Eurofarma, o programa Seis Sigma tem o objetivo de criar uma cultura de melhoria contínua em todos os níveis da empresa, por meio do treinamento da metodologia e envolvimento de colaboradores em projetos focados na otimização dos processos e na redução de falhas ou desperdícios.

Até 2011, 135 projetos foram desenvolvidos, sendo que os temas são alinhados à estratégia da empresa. Desses, 97 estão finalizados e 38 em diferentes fases de conclusão. Os projetos são conduzidos em todas as áreas da empresa, envolvendo processos industriais, comerciais, técnicos e administrativos e, desde o início do programa, os ganhos financeiros acumulados ultrapassam R$ 26,8 milhões.

Page 32: EUROFARMA_RA2012

34

2009 2010 2011Champions 37 30 41Black Belts 2 2 2Green Belts 91 117 116Yellow Belts 360 294 295total 490 443 454

Seis Sigma – formação dos Colaboradores (Quantidade Acumulada)

Seis Sigma - Ganhos FinanceirosAcumulados (em R$)

10.9

81.3

34

2009¹ 2010

13.8

36.7

32

18.9

62.6

96

2011

26.8

36.5

63

tecnologia de PontaA Eurofarma investe constantemente para melhorar seus sistemas, uniformizar procedimentos e ter maior agilidade para servir aos seus clientes. Nesse contexto, destacam-se algumas iniciativas:

» Sistema de Gestão SAPDesde 2003, a Eurofarma possui o sistema de gestão empresarial que unifica suas operações, armazenando, processando e organizando os dados, o que possibilita o mapeamento e o melhor controle de todos os processos. Desde 2010, a empresa vem implementando o sistema também em suas subsidiárias internacionais.

» Projeto lImSDesde novembro de 2008, as equipes de Qualidade e Tecnologia da Informação da Eurofarma trabalham no Projeto Laboratory Information Management System (LIMS). Desenvolvido especialmente para a indústria farmacêutica, o sistema de gerenciamento de informações garante maior controle e visão dos dados, o que permite ainda avaliar a oportunidade de redução no custo total dos processos. Além de melhorar a produtividade, o sistema acelera a tomada de decisões, aperfeiçoando a comunicação interna e facilitando os processos de pesquisa e desenvolvimento. É utilizado basicamente pela área técnica da companhia.

» Contas a pagarDirecionado à área de contas a pagar, o serviço de captura e varredura de boletos conferiu maior agilidade e confiabilidade às informações de boletos para pagamentos. Com a implementação, a área tornou seus processos mais ágeis e elevou o nível de serviços da companhia.

1. Em 2009, os ganhos financeiros dos projetos comerciais relacionados a aumento de vendas e market share foram expurgados e não são mais contabilizados.

Page 33: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

metas para 2011 Status mais Informações

Crescer acima do mercado em todos os segmentos de atuação.

Todas as unidades de negócios registraram crescimento superior ao mercado em que atuam.

Acompanhar o crescimento da Eurofarma para produtos de licença.

A Eurofarma conseguiu crescer dois dígitos nesse segmento, mantendo o percentual de participação na venda de licença.

Integrar a operação Eurofarma Segmenta.

O processo de integração envolveu todas as áreas da organização. Foi complexo, porém exitoso. Apesar de a empresa ainda não conseguir medir o reflexo em seus resultados de vendas, as equipes já estão trabalhando com sinergia.

Iniciar as operações da Supera Farma.As operações foram iniciadas com bons resultados em vendas.

Submeter dossiês nos países com subsidiárias: Argentina, Uruguai e Chile.

Cumprida, inclusive na Euromed, cujas operações tiveram início em 2011.

Adquirir uma nova operação internacional.Cumprida no primeiro trimestre de 2012 com a aquisição da planta da Colômbia.

Implantar projeto de energia renovável.

Não concretizada. A Eurofarma verificou a inviabilidade econômica do projeto de energia fotovoltaica (benefícios x investimento) e buscará novas alternativas.

Garantir que o investimento social seja equiparado à distribuição de dividendos aos acionistas, com redução de 10% no custo per capita.

A Eurofarma investiu 0,48% de sua venda líquida em Responsabilidade Social e conquistou uma redução de 20% no custo per capita.

Ampliar o Projeto Descarte Correto de Medicamentos no município de São Paulo.

A Eurofarma ampliou o programa para Piracicaba e Araraquara (SP) e passou a contar com 23 lojas operando com descarte de medicamentos na capital paulista.

Manutenção do EBITDA acima de 20%.Foi cumprida no segmento de medicamentos, mas não no consolidado do ano, devido à operação de SPGVS (Soluções Parenterais de Grande Volume).

Conclusão das obras do Centro de Distribuição Eurofarma.

O novo CD foi feito em tempo recorde e de forma totalmente controlada, o que permitiu a conclusão do processo de transferência de estoques com agilidade e sem perda de faturamento.

Aumento da produtividade no Complexo Industrial de Itapevi.

O Complexo de Itapevi concluiu 2011 com produtividade superior à de 2010, mas tem como objetivo contemplar novos indicadores de desempenho, incluindo perdas industriais, OEE (Overall Equipment Effectiveness) – Eficiência Global do Equipamento, GGF (Gastos Gerais de Fabricação), entre outros.

Atingimento de metas Corporativas

Cumprida Cumprida parcialmente Não cumprida

metAS PARA 2012 » Manutenção do EBITDA acima dos 20%; » Aquisição de uma nova operação internacional; » Crescimento acima do mercado em todos os segmentos de atuação; » Crescimento em novos produtos e produtos de licenças; » Aumento da produtividade e eficiência do Complexo de Itapevi; » Figurar entre as melhores empresas para se trabalhar pelo Guia Você S/A Exame; » Implementação do projeto de energia renovável; » Manutenção do custo per capita dos projetos de Responsabilidade Social Corporativa; » Obtenção da certificação do Complexo de Itapevi pela Invima (órgão sanitário colombiano) para possibilitar

exportações à Colômbia; » Implementação do planejamento tributário.

Page 34: EUROFARMA_RA2012

hojeinvestimos em

aquisições

36

Page 35: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2011

Page 36: EUROFARMA_RA2012

10

Page 37: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2011

amanhãaumentarmos nossa presença no Brasil e na América Latina

para

Page 38: EUROFARMA_RA2012

40

INTERNACIONALIZAçÃOEm 2011, a Eurofarma avançou novamente rumo à meta de cobrir 90% do mercado da América Latina até 2015 [GRI 2.2 GRI 2.3 GRI 2.7]

Considerados pouco relevantes durante décadas, os países em desenvolvimento ganharam importância no setor de medicamentos mundial. Com a crise financeira, Estados Unidos, Europa e Japão, maiores mercados de medicamentos, estão praticamente estagnados, o que faz com que as oportunidades de crescimento estejam concentradas nas nações emergentes. Nesse contexto, o mercado farmacêutico brasileiro avançou nos últimos anos e é um dos maiores do mundo. Assim como o Brasil, outros países latino-americanos possuem uma significativa parcela de sua população sem acesso ou com acesso parcial a medicamentos e tratamentos de saúde. Trata-se de um grande contingente de pessoas com restrições econômicas e, muitas vezes, fora dos grandes centros consumidores. Dessa forma, os mercados do Brasil e da América Latina se configuram como uma importante oportunidade para a Eurofarma.

Entre as maiores empresas do setor farmacêutico brasileiro, a Eurofarma pretende chegar, em 2015, à terceira posição no ranking nacional. Com uma estratégia que combina avanço na internacionalização, investimentos em excelência operacional e em seus colaboradores, ampliação de licenças e inovação própria (pesquisa e desenvolvimento), a Eurofarma ampliará significativamente seu portfólio de produtos no Brasil e no exterior.

Consolidar sua presença regional é uma das principais vertentes estratégicas para o futuro da empresa. Muitos laboratórios não estão presentes no continente e precisam de parceiros locais para licenciar seus medicamentos com promoção e distribuição na região. Nesse caso, a presença regional é um importante fator de competitividade para atrair novos acordos. Para cumprir essa meta, a Eurofarma pretende realizar uma aquisição internacional por ano. Os principais países alvo são México e Venezuela por sua representatividade na região, pois são os maiores mercados ao lado de Brasil, Argentina e Colômbia em termos de participação.

Com foco em operações de pequeno e médio porte e forte potencial de crescimento, as aquisições em outros países não visam ao ganho de capacidade produtiva.

A estratégia buscará, sempre que possível, concentrar a produção no Brasil, gerando escala para o Complexo de Itapevi (SP) – construído com o objetivo de se tornar um polo de abastecimento regional, atendendo às necessidades do mercado brasileiro e dos mercados onde mantém subsidiárias, além das demandas da área de exportação. A planta, que vem aumentando significativamente a capacidade produtiva da Eurofarma, também eleva sua competitividade por meio dos mais modernos e eficientes equipamentos da indústria farmacêutica mundial.

Entre as maiores empresas do setor farmacêutico brasileiro, a Eurofarma pretende chegar, em 2015, à terceira posição no ranking nacional

Page 39: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

mAIS INteRNACIoNAlEurofarma avança na Venezuela e na Colômbia [GRI 2.9]

Diferentemente de 2010, quando incorporou os Laboratórios Gautier, Volta e Farmindústria, a Eurofarma ingressou no mercado venezuelano, o terceiro maior da América Latina, atrás somente de Brasil e México com a abertura da empresa e a contratação de um colaborador a fim de agilizar as submissões de registros nesse país, enquanto a empresa continua atenta às oportunidades de aquisições. Em 2012, a companhia iniciou suas operações na Colômbia por meio da compra de uma planta fabril da farmacêutica Merck Sharp & Dohme (MSD). Inicialmente, a atividade local se dará na prestação de serviços a terceiros e a MSD será o primeiro e principal cliente. Essa será a porta de entrada da Eurofarma no mercado colombiano, que é o quinto mais importante da América Latina.

Trata-se de importantes passos para a internacionalização, pois elevam a cobertura regional da empresa para 64% (MAT 12/11 US$), diante de uma meta de 90% em toda a América Latina até 2015.

Desde que realizou esses movimentos, todas as áreas da empresa vêm trabalhando fortemente na integração das operações das subsidiárias, incluindo implementação do SAP, padronização de práticas de recursos humanos, adoção do Código de Conduta & Ética e implantação da Política de Suprimentos, entre outras iniciativas. A proposta é aperfeiçoar a gestão local e replicar o atual modelo comercial da Eurofarma nesses países.

A Eurofarma acredita que seu modelo na área de prescrição médica poderá ser bem-sucedido nos países latino-americanos e pretende reproduzi-lo nas subsidiárias aproveitando ao máximo as sinergias, respeitando as especificidades dos mercados locais e as oportunidades de complementação de portfólio. O movimento de aquisições internacionais em 2011 possibilitou à Eurofarma fechar parcialmente a região, o que estrategicamente ampliará a oportunidade de novos negócios e possibilitará uma curva de aprendizado, incluindo aspectos logísticos e estratégia industrial, antes de chegar a mercados geograficamente mais distantes.

BRASIL

BOLÍVIA

ARGENTINA

URUGUAI

CHILE

COLÔMBIAVENEZUELA

O movimento de aquisições internacionais em 2011 possibilitou à Eurofarma fechar parcialmente a região

Page 40: EUROFARMA_RA2012

42

eURofARmA ARGeNtINA [GRI 2.2]

EUROFARMA ARGENTINA S.A

Em 2011, a Eurofarma Argentina conseguiu frear a desaceleração do desempenho que vinha enfrentando desde 2010. A conquista decorreu, em parte, do aumento de sua cobertura dentro das principais províncias do país – Entre Rios, Salta, Neuquén, Chaco e Córdoba –, obtida por meio do reforço à equipe de vendas, com a contratação de sete novos propagandistas.

A empresa lançou, também, o medicamento Procinet NF® (trimebutina maleato), indicado para o tratamento da Síndrome do Cólon Irritável, distúrbio que afeta grande parte da população. O produto chegou ao mercado quase dois anos após o último lançamento realizado pela Eurofarma Argentina. Foram registrados, ainda, avanços em sua integração com a matriz. A subsidiaria passou a utilizar as mesmas ferramentas de avaliação de desempenho e resultados adotadas pela equipe de Recursos Humanos no Brasil. Implantou, ainda, o Sanet, sistema eletrônico integrado para registro de visitas a médicos e farmácias, que tem como principal vantagem a possibilidade de ser acessado on-line, a partir de um smartphone. O Sanet aumentou a eficiência da coleta de informações e facilitou o armazenamento de dados importantes para a tomada de decisões. Foram feitas, também, mudanças na política de distribuição de amostras grátis, com a definição de cotas de acordo com o propagandista e o potencial de cada região.

Perfil eurofarma ArgentinaPrincipais áreas de atuação Medicamentos de prescrição médica. Natureza do mercado Venda no atacado para drogarias e varejo (farmácias, clínicas e hospitais públicos e privados).Gestão da empresa Sociedade Anônima

2009 2010 2011Número total de colaboradores 63 80 94força de vendas (nº de pessoas) 23 33 40Quantidade de apresentações comercializadas 60 62 55faturamento bruto R$ 17.138.628 R$ 19.730.976 R$ 20.705.179Unidades comercializadas por ano 1.100.000 1.832.000 1.878.000Market share (em receituário)1 0,33% 0,30% 0,26%Market share (em valor - US$)2 0,23% 0,21% 0,19%Posição no ranking de receituário1 44a 49a 50a

Posição no ranking geral do mercado (US$)2 59a 61a 61a

três principais produtos em faturamento Esomax®, Esomax®, Esomax®,Urzac®, Urzac®, Urzac®,

Cartan® Cartan® Cartan®

1. Fonte: Close-Up2. Fonte: IMS Health

Instalações da eurofarma Argentina

Page 41: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

eURofARmA URUGUAI [GRI 2.2]

EUROFARMA GAUTIER URUGUAY S.A.

A Eurofarma Uruguai lançou, em 2011, o Letrozol, genérico utilizado no tratamento de câncer de mama. A empresa foi a primeira a registrar um produto fabricado pela matriz brasileira entre todas as subsidiárias latino-americanas. As vendas tiveram início após setembro, quando as autoridades uruguaias emitiram permissão para a importação e a comercialização.

Nesse mesmo ano, a Eurofarma Uruguai inaugurou seu novo depósito, que em atendimento às especificações técnicas das Boas Práticas de Fabricação (Good Manufacturing Practices), conta com área específica para abrigar matérias-primas e embalagens, anexos para os setores de análise e controle e espaço exclusivo para o armazenamento de produtos acabados. Com isso, ganhou centro de logística e distribuição próprio.

Em 2011, a subsidiária também passou a operar na plataforma SAP, software de gestão adotado pela Eurofarma. O sistema foi implantado em esforço conjunto dos profissionais de Brasil e Uruguai, facilitado pela realização de videoconferências. Muitas das políticas e práticas de recursos humanos da subsidiária também foram padronizadas com as adotadas pela matriz.

Perfil eurofarma UruguaiPrincipais áreas de atuação Medicamentos de prescrição médica e produtos isentos de prescrição (OTC).

Natureza do mercado Venda por atacado (drogarias), varejo (farmácias, clínicas e hospitais) e licitações públicas e privadas.

Gestão da empresa Sociedade Anônima

2009 2010 2011Número total de colaboradores 149 163 174força de vendas (nº de pessoas) 29 31 26Quantidade de apresentações comercializadas 125 130 130faturamento bruto R$ 16.744.000 R$ 17.208.811 R$ 20.733.033Unidades comercializadas por ano 2.556.000 2.686.000 2.788.000Market share (em receituário)1 3,34% 3,88% 3,86%Market share (em valor - US$)2 2,63% 2,51% 2,62%Posição no ranking de receituário1 7a 6a 6a

Posição no ranking geral do mercado (US$)2 13a 13a 13a

três principais produtos em faturamento Hepamida®, Hepamida®, Hepamida®,ACF- 4®, Valsacor®, Valsacor®,

Vertin® Talis® Talis®

1. Fonte: Close-Up2. Fonte: IMS Health

fachada da eurofarma Uruguai

Page 42: EUROFARMA_RA2012

44

eURofARmA BolÍvIA [GRI 2.2]

LABORATORIOS EUROFARMA BOLIVIA S.A.

Ao longo de 2011, a Eurofarma Bolívia obteve, junto às entidades sanitárias do país, o registro de 11 produtos da marca Eurofarma, cuja comercialização será iniciada em 2012. A subsidiária também registrou aumento de receituário.

Esses feitos são decorrentes de uma série de ações, como a realização de reuniões de coordenação entre profissionais da área de Assuntos Regulatórios do Brasil e da Bolívia e a capacitação da equipe de marketing local.

Apesar desses esforços, a Eurofarma Bolívia apresentou queda em vendas e faturamento em 2011 em razão, especialmente, da diminuição do volume total de compras efetuadas pelo governo (licitações). Contudo, a perspectiva para 2012 é positiva, pois a empresa ampliará, nesse ano, o seu portfólio.

Perfil eurofarma BolíviaPrincipais áreas de atuação Psiquiatria, neurologia e cardiologia.Natureza do mercado Vendas por atacado e varejo (farmácias e drogarias)Gestão da empresa Sociedade Anônima

2009 2010 2011Número total de colaboradores 11 15 16força de vendas (nº de pessoas) 6 7 8Quantidade de apresentações comercializadas 25 30 31faturamento bruto R$ 1.050.058 R$1.086.760 R$ 1.084.249Unidades comercializadas por ano 28.000 126.000 65.000Market share (em receituário)1 0,17% 0,21% 0,26%Market share (em valor - US$)2 s/d 0,20% 0,19%Posição no ranking geral de receituário1 51a 44a 38a

Posição no ranking geral do mercado (US$)2 s/d 68a 69a

três principais produtos em faturamento Biperid, Biperid, Biperid,Rsp, Serc, Serc,Placet Placet Placet

entrada das instalações da eurofarma Bolívia

1. Fonte: Close-Up2. Fonte: IMS Health

Page 43: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

eURomed [GRI 2.2]

LABORATORIOS EUROMED CHILE S.A.

A Euromed registrou, em 2011, crescimento superior a 20%, tanto em vendas quanto em faturamento. Para conquistar esse desempenho expressivo, a subsidiária teve que vencer desafios, como os desdobramentos da crise internacional, que interferiu nos valores do câmbio, e as peculiaridades do mercado farmacêutico chileno, a exemplo da concentração da comercialização de medicamentos entre três grandes redes de drogarias. Essas redes detêm, juntas, aproximadamente 95% das vendas no país, dificultando a introdução de novos medicamentos.

Os esforços comerciais foram apoiados pelo empenho na integração com a matriz. Em 2011, a Euromed incorporou diversas políticas adotadas pela Eurofarma. Uma das áreas que mais sofreu mudanças foi o Departamento de Propaganda Médica, que foi reestruturado, passando a adotar modelos, treinamentos e formato de reuniões semelhantes aos utilizados no Brasil. As práticas de recursos humanos também foram estendidas aos colaboradores chilenos, como o seguro de saúde adicional para todos os profissionais da subsidiária.

A Euromed iniciou, ainda, o processo de implantação do SAP, finalizado no primeiro trimestre de 2012. A padronização do sistema agilizou o acesso e a troca de informações entre a subsidiária e a matriz, o que permite o acompanhamento mais próximo e em tempo real dos resultados. O formato dos relatórios gerenciais também passou a ser único, facilitando ainda mais a tomada de decisões.

Perfil euromedPrincipais áreas de atuação Medicamentos de prescrição médica, medicamentos genéricos e insumos.

Natureza do mercado Vendas no atacado para drogarias, distribuidores, hospitais públicos e privados.Venda por atacado e varejo para hospitais e para o setor público.

Gestão da empresa Sociedade Anônima

2009 2010 2011Número total de colaboradores 276 257 269força de vendas (nº de pessoas) 16 25 22Quantidade de apresentações comercializadas 179 186 136faturamento bruto R$ 35.698.182 R$ 38.257.218 R$ 46.696.114Unidades comercializadas/ano 25.643.000 29.326.000 32.545.000Market share (em receituário)1 0,10% 0,07% 0,07%Market share (em valor - US$)2 0,13% 0,12% 0,11%Posição no ranking de receituário1 55a 59a 63a

Posição no ranking geral do mercado (US$)2 69a 70a 71a

três principais produtos em faturamento Mareamin®, GAAP®, Mareamin®,Lagricel®, Mareamin®, Tambocor®,GAAP® Tambocor® GAAP®

1. Fonte: Close-Up2. Fonte: IMS Health

Instalações da euromed

Page 44: EUROFARMA_RA2012

46

eURofARmA ColÔmBIA [GRI 2.2]

EUROFARMA COLOMBIA S.A.S.

Em 2012, mais um passo importante no processo de internacionalização foi dado com a compra, ainda no primeiro trimestre, da planta fabril da MSD (Merck Sharp & Dohme), na Colômbia. O mercado colombiano é hoje o quinto mais importante da América Latina. Inicialmente, a atividade local se dará na forma de prestação de serviços a terceiros tendo, nesse primeiro momento, a própria MSD como cliente.

Além desse contrato de terceirização, a Eurofarma buscará outros clientes locais, a fim de otimizar a capacidade já instalada da planta. Paralelamente, submeterá dossiês de produtos à autoridade sanitária da Colômbia (Invima) para que, em médio prazo, possa comercializar medicamentos próprios no país. Para tal, a companhia investirá na formação de uma equipe comercial própria.

A fábrica da Eurofarma Colômbia conta com 130 colaboradores e produz, atualmente, cerca de 20 milhões de unidades por ano e ocupa cerca de 60% de sua capacidade instalada. Nessa unidade são produzidos medicamentos em pó, cremes, líquidos e sólidos.

Instalações da eurofarma Colômbia

Page 45: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

trajetória da Internacionalização

Fundada em 1942, a empresa conta com uma linha de produtos que também é conhecida em outros países, como México, Peru e Venezuela. A Quesada, que não possui planta industrial e mantém sua produção em outros laboratórios locais, semprese destacou pela sua política dequalidade na oferta de produtos eserviços. Todos os seus processossão certificados pelo ISO9001 e pelas normas de GMP (Good Manufacturing Practices), boas práticas de fabricação.

Aquisição da Quesada Farmacêutica

Julho de 2009 Junho de 2010 dezembro de 2010 Abril de 2012

Aquisição do Laboratórios Gautier

O Laboratório Gautier foi fundado em 1917. Uma das principais farmacêuticas uruguaias, está presente também na Bolívia. As operações fabris do Gautier se concentram em uma planta de 3 mil m2, localizada em Montevidéu, capital do Uruguai. Há mais de 20 anos, seus laboratórios realizam testes de biodisponibilidade e bioequivalência, tendo sido pioneira nessa iniciativa.

Aquisição dos Laboratórios Volta e Farmaindustria

Fundada em 1950, a Volta evoluiu para uma das mais importantes provedoras de medicamentos, insumos médicos e serviços logísticos para a indústria farmacêutica chilena. Em 1998, adquiriu planta produtiva de outro laboratório, uma das estruturas mais tecnologicamente desenvolvidas entre todas as indústrias farmacêuticas chilenas. Essa planta deu origem à Farmindustria, que tem contribuído para a qualidade dos produtos que fabrica para terceiros.

Aquisição de planta fabril na Colômbia

A Eurofarma adquire na Colômbia planta fabril pertencente à empresa MSD (Merck Sharp & Dohme). Inicialmente, a atividade local se dará na forma de prestação de serviços a terceiros, tendo, nesse primeiro momento, a própria MSD como cliente.

Page 46: EUROFARMA_RA2012

48

hojeampliamos nossos

investimentos

Page 47: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2011

Page 48: EUROFARMA_RA2012

14

Page 49: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2011

amanhãconquistarmos nossos objetivos de crescimento

para

Page 50: EUROFARMA_RA2012

52

A produção e a administração da Eurofarma estão concentradas nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Cinco Unidades da empresa estão localizadas na capital paulista e no interior de São Paulo e há ainda uma Unidade voltada exclusivamente à fabricação de medicamentos veterinários, instalada na cidade do Rio de Janeiro

ComPlexo INdUStRIAl de ItAPevIPara apoiar suas metas de crescimento no Brasil e no exterior, a Eurofarma definiu, no fim de 2003, a construção de um complexo industrial que reunisse as principais atividades produtivas do grupo. Com uma localização privilegiada – a 40 quilômetros de São Paulo, próxima ao trecho Oeste do Rodoanel e ao lado das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares –, a cidade de Itapevi foi escolhida para sediar a Unidade, inaugurada parcialmente em 2007 com o bloco farmacêutico que abriga as formas de semissólidos, líquidos e algumas linhas de embalagem. Desde então, foram inaugurados mais três blocos produtivos, com a transferência das linhas de produção de sólidos, oncológicos e hormonais. Em 2012, o Complexo passou a abrigar também a Magabi Pesquisas Clínicas e Farmacêuticas, empresa do grupo Eurofarma responsável pelas análises das amostras para os estudos de biodisponibilidade relativa e bioequivalência.

A transferência das linhas tem se realizado em ritmo gradual, para manter a integridade das operações e evitar problemas de abastecimento aos estoques dos clientes. Hoje, o Complexo concentra mais de 80% das operações industriais da Eurofarma e um moderno Centro de Distribuição. A principal vantagem dessa conquista é a integração do processo produtivo, ou seja, a realização de todas as etapas de fabricação (pesquisa,

produção, embalagem, transporte e distribuição) em um mesmo local, otimizando equipes, trabalhando de forma sequencial, reduzindo os riscos de contaminação – uma vez que os processos e pessoas não se cruzam – e ampliando a qualidade e a segurança.

Até 2011, a empresa investiu cerca de R$ 520 milhões na construção do empreendimento, que triplicou a sua capacidade produtiva. Além do Centro de Distribuição, outras obras foram planejadas, como a de uma subestação de energia, para possibilitar a entrada de energia de alta tensão e adequá-la para distribuição no Complexo Industrial de Itapevi. A empresa vem investindo também em iniciativas para elevar sua produtividade. Nesse sentido, implementou em 2011 uma série de medidas nas linhas produtivas e aprimorou processos. Treinou operadores, fortaleceu o papel das lideranças e realizou manutenções preventivas periódicas, além de testes prévios em equipamentos. Alguns procedimentos, antes realizados manualmente, foram automatizados, o que gerou ganhos em eficiência. Todas essas ações tiveram como objetivo elevar a Eurofarma a um novo patamar de excelência na produção de medicamentos no Brasil e na América Latina, possibilitando a expansão de sua presença no mercado interno, além da exportação de parte de sua produção.

A construção do Complexo é um exemplo da estratégia de sustentabilidade da Eurofarma, que acredita no equilíbrio entre as práticas ambientais, sociais e econômicas para a perpetuidade de seu negócio. Os telhados da Unidade industrial foram projetados para captar a água das chuvas, recurso aproveitado para diferentes fins. A ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) trabalha permanentemente e possibilita o reuso

da água do Complexo após tratamento. Além da preocupação com o consumo de água, buscou-se diminuir o consumo de energia elétrica: os blocos foram construídos de forma a aproveitar ao máximo a luz natural. Desde 2005, mais de 3,2 mil mudas nativas da Mata Atlântica foram plantadas no terreno de mais de 280 mil m² em que está inserido o Complexo, local em que também foram mantidos mais de 55 mil m2 de área verde.

Centro de distribuição [GRI 2.9]

Menos de um ano após o início das obras, a Eurofarma inaugurou o seu CD (Centro de Distribuição), instalado no Complexo Industrial de Itapevi, sem registrar nenhuma perda em faturamento. Ao todo, foram investidos R$ 17 milhões na construção, com expectativa de retorno em três anos e meio, em decorrência da economia em despesas de armazenagem e redução nos gastos com transferência de produtos entre plantas produtivas da Eurofarma.

O centro possui mais de 12.300 m2 de área construída e tem capacidade para aproximadamente 19 mil posições pallet. Dispõe também de duas câmaras de refrigeração (2°C a 8°C) e congelamento (-20°C) e dez docas ativas, que permitem carga e descarga de dez caminhões ao mesmo tempo. Tudo nele foi pensando para otimizar o espaço disponível. A área de mezanino, por exemplo, conta com divisórias móveis sobre trilhos, o que permite aumentá-la ou diminuí-la conforme a demanda. O projeto prevê, ainda, um prédio anexo, em fase de construção, que irá receber exclusivamente materiais internos, vindos das plantas produtivas instaladas no próprio Complexo de Itapevi.

O centro foi projetado para atender à expansão da empresa prevista em seu Planejamento Estratégico para

COMPLEXO INDUSTRIAL [GRI 2.3]

Page 51: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

os próximos anos. Unificando os diversos componentes da cadeia de produção, conferirá maior agilidade aos processos internos e facilitará a integração entre a equipe Logística e outras áreas da empresa.

Anteriormente, para armazenar seus produtos, a Eurofarma utilizava as dependências de empresa terceirizada, em Vinhedo, interior de São Paulo. Hoje, o CD conta com 38 profissionais, responsáveis por todo o seu processo logístico, do recebimento e armazenagem do produto ao transporte. Possui, ainda, cinco transportadoras parceiras para o transporte outbound (saída de materiais) e aproximadamente dez transportadoras menores para o atendimento inbound (entre as unidades Eurofarma e os fornecedores). É responsável, mensalmente, pela emissão de 15 mil notas fiscais e pela expedição de 200 mil volumes.

Menos de um ano após o início das

obras, a Eurofarma inaugurou o

seu Centro de Distribuição

(CD), instalado no Complexo

Industrial de Itapevi

Page 52: EUROFARMA_RA2012

54

[GRI 2.3]

UNIDADE 1 - IntERLAGoS I [GRI 2.9]

Situado no bairro de Jurubatuba/Interlagos, foi a primeira unidade do grupo, iniciando sua operação com foco na terceirização da produção de outros laboratórios nacionais e estrangeiros. Abriga, atualmente, dois projetos sociais do Instituto Eurofarma: o Centro Eurofarma de Enfermagem e o Programa ID|Conect@. Com a transferência da Magabi Pesquisas Clínicas para o Complexo Industrial de Itapevi em 2012, passou a sediar o Instituto Eurofarma, que prevê ocupar integralmente a área com a criação de novas turmas e novos projetos sociais.

UNIDADE 2 - CAMPo BELo [GRI 2.4]

A Unidade, que abriga a sede administrativa da companhia, tem feito a mudança gradual de suas operações industriais para o Complexo de Itapevi – sendo que as áreas de hormonais e sólidos orais já foram transferidas, ficando pendente apenas a área de injetáveis, cuja realocação está prevista para o ano de 2012. Com isso, ficarão na Unidade as áreas administrativas e comerciais.

UNIDADE 3 - FREGUESIA Do ÓResponsável pela fabricação exclusiva de antibióticos: medicamentos penicilínicos, carbapenêmicos e cefalosporínicos em diferentes formas farmacêuticas. A planta, que se orgulha de ter sido o berço da produção de penicilina no Brasil, localiza-se no bairro da Freguesia do Ó, em São Paulo, e concentra uma parte importante da produção da Eurofarma.

Em 2011, a empresa iniciou os investimentos em modernização das instalações dessa unidade. Foram destinados, ao todo, R$ 5,5 milhões às obras, divididas em cinco etapas. Quatro delas já foram concluídas, resultando na adequação de layout e modernização do setor de embalagens de penicilínicos, das linhas de fabricação de penicilínicos sólidos, de fabricação e embalagens de cefalosporínicos sólidos orais e da linha de embalagem de sólidos orais, injetáveis veterinários e cefalosporínicos. Em 2012, serão concluídas as atualizações da linha de injetáveis penicilínicos e cefalosporínicos. Além disso, foram construídos corredores para que visitantes possam conhecer a fábrica sem a necessidade de entrar na área produtiva. As divisórias de alvenaria foram substituídas por versões em vidro e processos foram automatizados.

Com a reforma, a planta estará preparada para atender, com qualidade e eficiência, novas exigências regulatórias brasileiras e também dos países latino-americanos nos quais a Eurofarma possui subsidiárias. As mudanças propostas no layout também proporcionarão melhorias de fluxo e processos evitando, por exemplo, o cruzamento de materiais de diferentes linhas. As novidades demandarão treinamento dos 190 colaboradores que hoje trabalham na planta. Posteriormente, a Eurofarma pretende investir nos equipamentos da unidade.

UNIDADE 4 - IntERLAGoS IIA Unidade abriga hoje o laboratório e a planta de biotecnologia da empresa, além da Euroglass (unidade de negócios voltada à produção de ampolas e frascos de vidros), que atende às necessidades da Eurofarma e também oferta seus produtos para o mercado.

UNIDADE 5 - RIo DE JAnEIRoIncorporada à Eurofarma com a aquisição da Pearson, está direcionada exclusivamente à produção de produtos veterinários. Localiza-se no bairro Jacaré. As principais linhas dessa planta são voltadas para saneantes, endectocidas (vermífugos) e cicatrizantes para animais de grande porte.

UNIDADE DE RIBEIRÃO PRETOIncorporada à Eurofarma no fim de 2010, a planta de Ribeirão Preto (Segmenta) foi construída sob medida para a produção de SPGV (Soluções Parenterais de Grande Volume) e saneantes. Além disso, está sediada na região do aquífero Guarani, que favorece a produção. o aquífero, fonte de água de excelente qualidade, provê matéria-prima primordial para esse produto.

A capacidade nominal da planta é de 11 milhões de unidades por mês, a maior do país para a produção de soros.

Page 53: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Unidade 1 - Interlagos I

Unidade 3 - freguesia do ó

Unidade 5 - Rio de Janeiro

Unidade 2 - Campo Belo

Unidade 4 - Interlagos II

Unidade de Ribeirão Preto

Complexo Industrial de Itapevi

Page 54: EUROFARMA_RA2012

56

SUPeRA

A Eurofarma se juntou à Cristália, empresa igualmente 100% nacional, e constituiu, em agosto de 2011, a Supera Farma, joint venture na qual ambas as companhias detêm 50% de participação. A nova empresa vem, desde então, atuando no segmento de prescrição médica por meio de portfólio composto por 21 marcas de relevância no mercado e que pertenciam, anteriormente, às duas empresas sócias. Exemplos são o Helleva® (carbonato de lodenafila), medicamento inovador que combate a disfunção erétil, o antibiótico Benzetacil® (benzil penicilina benzatina) e o antidepressivo Amytril® (amitriptilina), entre outros medicamentos. A Supera está sediada na Unidade 4 (Interlagos II), da Eurofarma.

A união ocorreu com o propósito de somar a excelência da Eurofarma em propaganda médica com o conhecimento da Cristália no desenvolvimento de produtos inovadores. A Eurofarma aportou produtos maduros, bastante reconhecidos no mercado, e que, novamente promovidos aos médicos, têm grande chance de crescer e ocupar maior espaço no mercado. A Cristália contribuiu com produtos de alto potencial que estavam subaproveitados devido ao seu modelo promocional, mais restrito. Com a capilaridade e a força que a Eurofarma possui junto à classe médica, a expectativa é que os produtos cresçam de forma significativa.

Os propagandistas da Supera vêm visitando médicos de todo o país. A equipe trabalha a propaganda por meio de iPads, ferramenta na qual a Eurofarma investiu em 2011. Como resultado desse trabalho, a unidade comercializou, em seus primeiros quatro meses de operação, mais de 2,5 milhões de unidades, totalizando R$ 33 milhões no período.

Para aperfeiçoar ainda mais essas atividades e incrementar os resultados, em fevereiro de 2012 a Supera se uniu ao laboratório MSD para criar uma nova empresa no segmento farmacêutico, que adotará o nome de Supera RX Medicamentos. O objetivo dessa nova configuração é garantir maior competitividade à operação, com a introdução também de medicamentos inovadores no portfólio da companhia.

A Supera RX une diferentes conhecimentos de cada uma das empresas-mães e iniciará suas operações com medicamentos estabelecidos, cópias e inovações vindas das três companhias acionistas. Além da vantagem de possuir um amplo pipeline, a empresa poderá contar com a estrutura de pesquisa e desenvolvimento dos três laboratórios para promover futuros lançamentos. Com 32 medicamentos destinados a várias especialidades médicas, a Supera RX conta com 400 colaboradores e a expectativa é de se tornar uma das dez maiores do país, entre cinco e dez anos.

A MSD tem participação de 51% na companhia e a Supera Farma, de 49% (destes, 50% da Eurofarma e 50% da Cristália). A nova empresa será administrada por um comitê gestor formado por executivos das três companhias.

INovA BIoteCNoloGIA Visando ao crescimento futuro, um importante passo foi dado pela Veterinária em 2010: o início, em outubro, da comercialização da Aftomune®, vacina contra a febre aftosa decorrente da parceria entre Eurofarma e Hertape Calier Saúde Animal, que deu origem à Inova Biotecnologia. A estratégia de ingresso nesse segmento se deu pela relevância do mercado de febre aftosa no Brasil, onde a vacinação é obrigatória.

Em seu primeiro ano de operação, a empresa já conquistou um grande resultado: a produção e aprovação de 60 milhões de doses da Aftomune®, das quais 80% já foram comercializadas. A Inova foi a única fabricante do mercado a não ter lotes reprovados no país em 2011. A empresa também passou a exportar para países vizinhos, como Paraguai (2 milhões de doses) e Uruguai (1,5 milhão). Investiu, ainda, fortemente em formação e capacitação de seus 92 colaboradores.

JOInT VEnTURES [GRI 2.3 GRI 2.9]

Page 55: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

CERTIFICAçÕESPara atingir o nível de excelência desejado, inúmeros esforços vêm sendo feitos, principalmente no Complexo de Itapevi, para adequá-lo às normas dos mercados dos EUA e da Europa

Certificar suas plantas e processos é tornar transparente à sociedade que a Eurofarma se preocupa em oferecer produtos de qualidade e com baixo impacto ambiental. Nesse contexto, as principais Unidades fabris da Eurofarma estão certificadas pela ISO 14001, atestando a sua preocupação com o meio ambiente.

Os principais processos do Complexo foram mapeados em relação ao seu impacto ambiental, de maneira a reduzir, quando possível, o consumo de recursos e os volumes de resíduos gerados. Em 2009, foi avaliado o desempenho da Unidade de Itapevi com base nas diretrizes da Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), que avaliam o impacto ambiental das edificações e são concedidas a edifícios de alta performance ambiental e energética. A partir da análise, foi verificada a necessidade de implantação de projetos de energia renovável e de reuso de água, entre outras oportunidades de melhoria rumo à ecoeficiência. Nesse sentido, pretendeu-se, em 2011, implantar placas para a geração de energia solar, porém a ideia mostrou-se economicamente inviável, pois requereria um alto investimento, mas não supriria a nem 1% da demanda. Para 2012, a empresa planeja outros projetos de energia renovável.

A empresa também busca certificações específicas de seu mercado de atuação. Em todos os segmentos industriais em que atua, a Eurofarma mantém rígido cumprimento às normas GMP (Good Manufacturing Practices), baseadas nas regulamentações vigentes no país, estabelecidas e fiscalizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Obter certificações internacionais é também uma forma de se capacitar para atuar em novos mercados. Desde 2009, a Eurofarma avançou nessa direção, tornando-se a única empresa brasileira do setor a integrar o grupo de fornecedores da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida da população latino-americana. A inclusão permite a participação da Eurofarma em licitações internacionais organizadas pela Opas. A empresa também iniciou em 2010 o processo de certificação concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que possibilitará a participação em campanhas de saúde promovidas pela entidade em todo o mundo.

Estação de Tratamento de Efluentesda Unidade de Itapevi (SP)

Page 56: EUROFARMA_RA2012

58

Para exportar seus medicamentos a países mais regulados, é necessário seguir parâmetros e critérios internacionais, que demonstram a qualidade, eficiência e robustez dos processos e produtos. Em 2010, a Eurofarma atuou na identificação das necessidades de adequação das suas principais unidades fabris para atender às normas da FDA (Food and Drug Administration), órgão que controla a indústria farmacêutica nos Estados Unidos, e da Emea (European Medicines Agency). Em 2011, obteve importantes conquistas nesse sentido, com a aquisição de novos equipamentos visando à garantia da qualidade, entre outras iniciativas. A expectativa é de que em poucos anos as principais linhas fabris estejam certificadas nos dois órgãos, o que permitiria a exportação dos produtos Eurofarma aos mercados norte-americano e europeu, ampliando significativamente o número de países para os quais a empresa exporta.

Sua eficiente estrutura tecnológica e os colaboradores capacitados possibilitaram à empresa a habilitação para a Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos de Saúde (Reblas), que certificou a Eurofarma como entidade oficial autorizada pela Anvisa a realizar testes de equivalência farmacêutica.

GARANtIA dA QUAlIdAdeA qualidade é uma preocupação constante da Eurofarma e uma exigência regulatória e de mercado. Por essa razão, a empresa investe constantemente em tecnologias que aperfeiçoem seus processos relacionados à garantia da qualidade. Em 2011, adquiriu novos equipamentos para agilizar e tornar ainda mais eficiente esse trabalho.

Uma das novidades foi o MicroSeq System. O equipamento é recomendado pela FDA (Food and Drug Administration) e serve para identificação microbiana a partir do sequenciamento do DNA de bactérias encontradas, apontando, com exatidão, a caracterização do agente contaminante. Permite identificar micro-organismos que podem contaminar matérias-primas, instalações, sistemas de água e ar ou, até mesmo, produtos prontos para a comercialização.

Tecnologia também recomendada pela agência regulatória norte-americana e adquirida pela Eurofarma foi o software de Gerenciamento de Documentação, que possibilita a padronização de documentos e procedimentos em todas as plantas e subsidiárias; o monitoramento sistemático das ações realizadas, facilitando o acesso rápido a relatórios gerenciais, que ficam disponíveis para toda a companhia, e a redução da necessidade de impressão em papel. Implantada em 2011, a ferramenta começou a ser utilizada no início de 2012. A Eurofarma também contará no próximo ano com o ICP Plasma, técnica para diagnóstico de minerais com baixo tempo de processamento, que possibilitará a análise interna de amostras hoje enviadas a laboratórios terceiros. Tecnologias para a análise interna de produtos biológicos serão implementadas a partir de 2012, o que deve gerar redução nos custos e no tempo de processamento.

A Argentina também adquiriu, em 2011, um novo equipamento para realizar as análises, com o propósito de aprimorar ainda mais sua garantia da qualidade. A subsidiária foi uma das participantes, ao lado de Chile e Uruguai, do Dia da Qualidade das Afiliadas Internacionais, que reuniu no Brasil colaboradores desses países e da matriz para disseminar e padronizar as políticas de qualidade adotadas pela Eurofarma.

Page 57: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

PeSQUISA ClÍNICAPara aumentar sua participação e resultados no setor farmacêutico, a Eurofarma vem investindo cada vez mais em conhecimento e tecnologia, movimento que se refletiu no crescimento da área de Pesquisa Clínica. Em atividade desde 2005, a área vem experimentando constante evolução, tendo saltado de 26 estudos em 2010 para 32 em 2011, um aumento de 23%. A Eurofarma é a empresa farmacêutica brasileira com o maior número de pesquisas em andamento no país (Fonte: Clinical Trials).

Somente em estudos clínicos, os investimentos foram superiores a R$ 13 milhões no ano. A Pesquisa Clínica atua tanto no desenvolvimento pré-clínico de projetos radicais e em testes clínicos multinacionais envolvendo moléculas inovadoras, quanto na realização de estudos clínicos fase I a III, ou seja, na verificação da ação terapêutica e do nível de segurança de um medicamento em pacientes. A área também iniciou atividades relacionadas ao desenvolvimento de similares de origem biológica, medicamentos de complexo comportamento farmacológico e ainda não comercializados no país.

As atividades da área de Pesquisa Clínica, contudo, não se resumem ao mercado nacional. A equipe também está envolvida em estudos clínicos internacionais, como no caso da parceria com o CIM (Centro de Imunologia Molecular), de Havana (Cuba), que permitiu à empresa ingressar em consórcios mundiais para a realização de pesquisas relacionadas à aplicação do anticorpo monoclonal CIMAher® (nimotuzumabe) e de vacinas terapêuticas contra o câncer, como a 1E10 (ou Racotumomabe),

INOVAçÃO E DESENVOLVIMENTO

que poderá se configurar em nova opção para o tratamento do câncer de pulmão avançado, um dos mais agressivos tumores malignos, além do projeto Cimavax EGF.

A área oncológica, aliás, é responsável por 20% das pesquisas clínicas em andamento na Eurofarma. São seis estudos envolvendo produtos voltados ao tratamento de diversos tipos de câncer, que mobilizam cerca de 30 centros de pesquisas espalhados pelo país e contam com 410 pacientes recrutados até o momento. A fim de divulgar os bons resultados científicos já vivenciados com o produto CIMAher® (nimotuzumabe), a Unidade de Oncologia deu início à série Encontro de Especialistas, tendo convidado, para a primeira edição, o Dr. Vicente Odone Filho, responsável pelo serviço de oncopediatria do Instituto de Tratamento Contra o Câncer Infantil do Hospital das Clínicas

o número de estudos clínicos da eurofarma saltou de 26 para 32 entre 2010 e 2011

de São Paulo. O médico compartilhou com outros profissionais da área casos bem-sucedidos que acompanhou com o uso do CIMAher® no tratamento de glioma pediátrico. Outros dois encontros foram realizados em 2011.

Para aumentar sua participação e resultados no setor farmacêutico, a Eurofarma vem investindo cada vez mais em conhecimento e tecnologia

Page 58: EUROFARMA_RA2012

60

desenvolvimento farmacotécnicoPara agilizar o processo de desenvolvimento de fármacos de alta complexidade, a Diretoria de Pesquisa & Desenvolvimento da Eurofarma criou, em 2011, o Grupo de Pesquisa, equipe multidisciplinar que tem como função reunir e analisar cada nova molécula-alvo sob diversos aspectos, de forma a fornecer informações teóricas e dados experimentais que possam orientar e acelerar o seu desenvolvimento. Essa equipe também apresenta propostas para a execução do trabalho dos profissionais envolvidos no processo. Composto por 14 pessoas, sua atuação abrange etapas que vão da pesquisa farmacêutica e química à análise dos riscos que envolvem o projeto. Pretende-se que o trabalho do grupo reduza, principalmente, os riscos inerentes aos projetos desse tipo, além do tempo de desenvolvimento de um novo medicamento.

O foco em inovação e desenvolvimento permite à Eurofarma explorar novas oportunidades de negócios, de maneira a aproveitar o fim do período de proteção patentária de alguns importantes medicamentos. Entre aqueles que tiveram patente expirada em 2011, a Eurofarma destaca o lançamento dos genéricos de Cloridrato de Memantina, Acetonido de Triancinolona, Losartana Potássica e Bissulfato de Clopidogrel. Esse número deve se elevar nos próximos anos, pois dos R$ 277 milhões que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) disponibilizou em 2010 em linha de crédito para empresas do setor farmacêutico, a maior parte, cerca de 38%, foi destinada à Eurofarma, para ser utilizada exclusivamente no desenvolvimento de produtos inovadores.

Projetos incrementais e melhorias de produtos já comercializados pela eurofarmaConduzir pesquisas voltadas à melhora e à eficiência de produtos já existentes é um dos caminhos da área de P&D da Eurofarma, em linha com o objetivo de reforçar seu posicionamento nos mercados em que atua. Exemplo dessa atuação foi a reformulação do medicamento Andolba®, que possibilitou estender sua indicação por meio de novas formas farmacêuticas e para o uso pediátrico, além do já consagrado uso na cicatrização de episiotomia (incisão no períneo, procedimento comum no parto normal). Desde o final de 2006, a Eurofarma vem investindo na modernização de sua fórmula, para a qual obteve novo registro em 2010.

Outro medicamento que a Eurofarma vem estudando é o Heptar®, heparina bovina injetável de uso hospitalar e origem biológica utilizada em sessões de hemodiálise e procedimentos cirúrgicos de grande porte, nos quais há necessidade de controle da coagulação. A área tem conduzido estudo para comprovar que o medicamento é uma opção eficaz e segura para ser empregada também durante cirurgias cardíacas – nas quais existe a necessidade de auxílio de circulação extracorpórea. O estudo está sendo conduzido em parceria com a SBCCV (Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular).

O desenvolvimento de pesquisas incrementais engloba, entre outros, a associação de princípios ativos conhecidos para levar ao mercado medicamentos que facilitem a vida dos pacientes e melhorem a adesão ao tratamento de doenças agudas e crônicas. É esse o objetivo do projeto “Tá Combinado”, no qual profissionais de Inteligência de Mercado, Área Médica, Assuntos Regulatórios, Pesquisa Clínica e Desenvolvimento de Novos Produtos estão unidos na busca por princípios ativos com comprovada ação terapêutica que, por serem

receitados concomitantemente pelos médicos, podem ser associados com a mesma função. No projeto, foram avaliadas quais seriam as medicações, sua evolução no mercado, a expectativa de vendas e a viabilidade técnica de cada associação. Como resultado, nos próximos anos serão lançados no mercado brasileiro pelo menos três produtos inovadores com a marca Eurofarma.

Ainda no desenvolvimento de novas associações, a área de Novos Negócios coordena outros três projetos, fruto de parceria com a farmacêutica nacional, Biolab. A expectativa é que essas novas associações possam chegar ao mercado a partir de 2012.

Page 59: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Projetos radicaisDescobrir novas moléculas que possam resultar no lançamento de medicamentos inovadores é um dos focos da equipe de pesquisa da Eurofarma. Essa é uma das principais estratégias da empresa para crescer e se perpetuar. Os projetos, chamados radicais, são normalmente desenvolvidos em parceria com pesquisadores e universidades nacionais, contribuindo, assim, para a inovação tecnológica da indústria farmacêutica brasileira e criando mecanismos para fomentar a pesquisa genuinamente inovadora no país.

A primeira patente de inovação radical foi depositada pela empresa em 2007, para o medicamento fitoterápico Aleurites, cujos estudos, conduzidos em parceria com a Univali (Universidade do Vale do Itajaí - SC), vêm abordando as propriedades analgésicas e anti-inflamatórias do extrato seco de folhas do Aleurites moluccana. Na pesquisa desse novo produto, há a expectativa de eficácia anti-inflamatória com menores efeitos colaterais se comparado a anti-inflamatórios sintéticos tradicionais. Em 2011, mais uma etapa do estudo foi concluída, a de Fase I, que envolveu um grupo pequeno de voluntários sadios, para checar a segurança da nova medicação. No segundo semestre de 2012, inicia-se a próxima fase, para testar a eficácia da medicação em pacientes. A expectativa, se todas as etapas de pesquisas forem bem-sucedidas, é de que o produto chegue ao mercado em 2014.

Outra molécula que vem sendo estudada pela Eurofarma em parceria com universidades e centros de pesquisas nacionais é o

Resveratrol, antioxidante que auxilia no tratamento de doenças relacionadas ao avanço da idade, como diabetes tipo 2.

Área RegulatóriaA Área Regulatória é responsável pelos processos de registro de medicamentos e, portanto, deve atender a uma série de normas e regulamentações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em 2011, a área foi duas vezes inspecionada pelo órgão. Auditores priorizaram os novos registros e pós-registros e, como resultado, ressaltaram a rapidez e qualidade dos documentos apresentados.

Diversos indicadores de desempenho da área melhoraram com relação a 2010, como o prazo para o cumprimento de exigências solicitadas pela agência e o percentual de processos submetidos ao órgão. Posteriormente, os resultados vieram com as mudanças implantadas ao longo do ano. A área foi dividida em duas gerências – Produtos Novos e Produtos de Linha/Internacional –, o que aumentou o foco e a concentração dos esforços. Também foi contratado um profissional para se dedicar exclusivamente a produtos veterinários e um especialista em estabilidade e validação, para conferir todos os dossiês antes do envio à Anvisa, de forma a garantir a submissão completa e de acordo com os requisitos legais, tornando os dossiês mais robustos.

Em 2011, ocorreu o 1º Encontro Regulatório Internacional Eurofarma, que reuniu em São Paulo e Itapevi representantes de Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e Venezuela.

Page 60: EUROFARMA_RA2012

62

NovoS NeGóCIoSO objetivo da área de Novos Negócios é trazer para a companhia produtos estratégicos que permitam a rápida penetração em novos e promissores mercados, contribuindo para o crescimento da Eurofarma dentro e fora do Brasil.

Historicamente, muitos produtos chegaram ao mercado por meio do trabalho desenvolvido pela área de Novos Negócios. Em 2011, foi a vez de Photoderm® Kid, Clopidogrel, Plaq e Sebium® Foaming Gel. Os modelos de negócio adotados são definidos caso a caso, sendo o licenciamento exclusivo de produtos o mais utilizado. Há ainda acordos para transferência de tecnologia, codesenvolvimento, aquisição de marcas, parcerias com universidades, comarketing e joint ventures.

Em 2011, a área fechou importantes contratos, que possibilitarão à Eurofarma ampliar seu portfólio em breve e ingressar em novos mercados, como o de leites e polivitamínicos. Foram oito contratos, cada um equivalente a um novo lançamento. Estima-se que, juntos, esses produtos serão responsáveis por um incremento aproximado de R$ 86 milhões no faturamento da empresa em seu segundo ano de comercialização.

Além da prospecção, a área de Novos Negócios mantém sob sua gestão a administração das parcerias firmadas – que em 2011 somaram 34 empresas –, acompanhando de perto todas as etapas necessárias para viabilizar o lançamento do produto e o desempenho comercial após sua introdução no mercado.

A Atuação da Área de Novos Negócios em Números 2009 2010 2011Nº de produtos lançados 7 5 7Nº de produtos em registro 17 16 19% participação nas vendas da Eurofarma* 10,5%1 11,6%1 13,5%2

Valor R$ 120,3 milhões R$ 149,1 milhões R$ 160,7 milhões

1. Excluindo-se da base de cálculo do faturamento total da Eurofarma Serviços a Terceiros, Euroglass e Exportação.2. Excluindo-se da base de cálculo do faturamento total da Eurofarma, além de Serviços a Terceiros, Euroglass e Exportação, as áreas Hospitalar e Licitações (áreas de negócios não atendidas). Em 2012, haverá novamente a centralização de atividades na área de Novos Negócios para atendimento também à divisão Hospitalar.

mAGABI PeSQUISAS ClÍNICASCriada em 2006, a Magabi é responsável pelas análises das amostras para os estudos de biodisponibilidade relativa e bioequivalência, obrigatórios para o registro de medicamentos na Anvisa. A agência renovou em 2010 o Certificado de Boas Práticas em Bioequivalência do laboratório, que hoje é o único no Brasil com metodologia validada para dosar contraceptivos orais. O laboratório integra, também, o GBC (Global Bioanalysis Consortium), consórcio mundial que reúne representantes da indústria farmacêutica, de laboratórios independentes e dos principais centros de pesquisa do mundo com o objetivo de identificar, discutir e revisar os métodos de bioanálise utilizados, destacando as melhores práticas e, posteriormente, padronizando-as para todos os países membros.

Por sua relevância em bioanálise – o número de estudos de bioequivalência realizados pelo laboratório cresceu 360% nos últimos quatro anos –, a Anvisa convidou a Magabi, em 2011, a participar do 4th Open Meeting do European Bioanalysis Forum, realizado em Barcelona (Espanha), para ministrar treinamentos a agentes sanitários do Mercosul e participar de discussões sobre mudanças na legislação atual.

Page 61: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Outro fato que marcou o ano foi a diversificação do portfólio de serviços do laboratório, que passou a oferecer também testes de solubilidade e pesquisas na área de pré-formulação e de determinação de produtos de degradação. A iniciativa teve como propósito minimizar os impactos da queda no número de amostras de bioanálise processadas para estudos de bioequivalência. Em 2011, o principal cliente da Magabi continuou sendo a Eurofarma, responsável por 90% dos processamentos.

Ainda nesse ano, a Magabi iniciou a preparação para se transferir, no primeiro trimestre de 2012, da Unidade Interlagos I para o Complexo Industrial de Itapevi. A transferência tem como objetivo concentrar mais operações no Complexo e viabilizar a expansão do Instituto Eurofarma, que já promovia dois de seus projetos em Interlagos e, com a mudança, passará a ocupar toda a unidade.

A magabi analisa amostras colhidas para os estudos de biodisponibilidade relativa e bioequivalência da própria eurofarma e de terceiros

Page 62: EUROFARMA_RA2012

64

hojebuscamos

crescimento

Page 63: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2011

Page 64: EUROFARMA_RA2012

18

Page 65: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2011

amanhãpromovermos maior acesso a medicamentos.

para

Page 66: EUROFARMA_RA2012

68

Crescimento 2009 x 2011 (em R$ bilhões)

1,2

2009 2010

1,4

823

2011

1,7

PReSCRIção mÉdICA [GRI 2.2]

Responsável pela comercialização de medicamentos de marca dispensados sob prescrição médica, a Unidade registrou faturamento de R$ 911 milhões, o que representou, em 2011, 59% do total da Eurofarma no mercado interno. Apesar de essa participação ser inferior à apresentada em 2010 – 62% –, a Prescrição Médica se mantém como a mais importante Unidade Comercial da empresa do ponto de vista econômico, posição justificada pelo aumento de participação da área hospitalar pós-aquisição da operação Segmenta.

organização eurofarma laboratórios ltda

Produtos e serviçosMedicamentos de prescrição médica, genéricos, hospitalares, oncológicos, veterinários, frascos e ampolas2009 2010 2011

Número de colaboradores 3.334 3.629 4.363Natureza do mercado Atacado, varejo, hospitalar e setor público Gestão da empresa Limitada Limitada Sociedade AnônimaUnidades produzidas 148 milhões 160 milhões 182 milhõestotal de vendas R$ 1,2 bilhão R$ 1,4 bilhão R$ 1,7 bilhão

Posição da Eurofarma no Ranking de Receituário

2011

2010

2009

2007

Fonte: Close-Up (IMS Health)

ÁREAS DE ATUAçÃO[GRI 2.2 GRI 2.8]

A estrutura comercial da Eurofarma é organizada em Unidades de Negócios que, pela autonomia de decisão que possuem, têm mais flexibilidade e agilidade para atender às demandas do mercado. A separação clara e transparente de responsabilidades, aliada ao compromisso das Unidades de Negócios com a geração de resultados positivos para a organização, propicia o respeito às especificidades de cada segmento de atuação, estruturas independentes e foco para atingir as metas estabelecidas no planejamento estratégico da Eurofarma.

Page 67: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Em 2011, a Prescrição Médica representou 59% do faturamento da Eurofarma no mercado interno

Colaboradores do Complexo de Itapevi

Page 68: EUROFARMA_RA2012

70

Com 1.714 colaboradores em sua Força de Vendas – uma das maiores do país, grande diferencial para atingir seus expressivos resultados –, a Unidade alcançou a terceira posição em receituário médico, o que significa que a Eurofarma é a terceira empresa mais prescrita pelos médicos no país, com um market share de 5,01% em 2011, segundo dados da auditoria Close-Up. De acordo com a IMS Health (consultoria de saúde), a Unidade cresceu, no ano, acima do mercado, com 17,23% frente a 14,22%. Foram comercializadas mais de 57 milhões de unidades (caixas – Fonte: PMB Unidades Vendidas em 2011 – Marcas).Os produtos mais vendidos foram: Tâmisa®, Selene® e Pondera®; um contraceptivo, um antiandrogênico e um antidepressivo.

Entre os fatores que contribuíram para o bom resultado estão as novidades que chegaram ao mercado. Em 2011, a Unidade foi responsável pelo lançamento de oito novos medicamentos, para as mais diversas especialidades. O mais relevante deles foi o Ártico® (sulfato de glicosamina), indicado para o tratamento da osteoartrose – ou artrose, como é popularmente conhecida –, a mais frequente doença reumatológica da atualidade. O medicamento se diferencia pelo fato de ser comercializado em sachês, ministrado em dose única diária e com sabor agradável, o que pode aumentar a adesão do paciente ao tratamento pela facilidade de deglutição e pela comodidade.

1. Fonte: Close-Up MAT dez./20112. Fonte: IMS Health PMB MAT dez./2011

Prescrição médica 2009 2010 2011Força de Vendas (nº de pessoas) 1.648 1.708 1.714Quantidade de apresentações em linha 188 203 216Faturamento bruto R$ 736,6 milhões R$ 817,3 milhões R$ 911,6 milhõesParticipação no faturamento da empresa 63% 62% 59%Posição no total de vendas da Eurofarma 1a 1a 1a

Market share (em receituário)1 4,42% 4,59% 5,01%Posição da Eurofarma no ranking nacional de receituário1 4a 4a 3a

Market share (em valor)2 3,4% 3,3% 3,4%Posição da Eurofarma no ranking nacional de medicamentos de marca2 6a 6a 5a

Três principais produtos em faturamentoTâmisa®, Astro®, Selene®

Tâmisa®, Selene®,

Astro®

Tâmisa®, Selene®,

Pondera®

Colaboradores administrativos da Unidade 2 (Campo Belo)

Page 69: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

UNIdAde de GeNÉRICoS [GRI 2.2]

Tendo iniciado suas operações em 2001, a Unidade respondeu por 11,4% da receita bruta da Eurofarma no mercado interno em 2011. A Unidade voltou a crescer mais que o mercado – 57,74% frente a 41,46% –, ampliando a participação da empresa nesse segmento. De acordo com a IMS Health (consultoria de saúde), o market share em valor da empresa saltou de 6,3% para 7,1%. O bom desempenho se deve, principalmente, à nova política comercial adotada em 2011, mais competitiva. Colaborou também a inclusão da Losartana Potássica 50 mg na relação de produtos inseridos no programa Farmácia Popular, assim como a surpreendente performance do medicamento genérico Cloridrato de Memantina, lançado em junho de 2011, que, apenas três meses após seu lançamento, já havia conquistado 11,0% de participação de mercado (Fonte: IMS/PMB outubro/11). Considerando o total de unidades comercializadas, é hoje o genérico para o tratamento contínuo de Alzheimer mais vendido do país. (Fonte: IMS/PMB março/12)

O mercado de genéricos mantém forte crescimento e, segundo projeções da Pró Genéricos, a participação dessa categoria de medicamentos no mercado farmacêutico brasileiro deve saltar dos 20% (Fonte: PMB dezembro/2011, Reais - preço fábrica) em 2011 para 33,0% nos próximos anos. Para acompanhar a evolução do mercado, a Eurofarma conta com uma estratégia que combina preços, descontos competitivos e lançamento de novos produtos.

Faturamento Bruto (R$ milhões)

177

159

150

2011

2010

2009

2008

A Eurofarma conta com uma estratégia que combina preços e descontos competitivos e lançamento de novos produtos

1. Fonte: IMS Health/PMB Mercado Genéricos – MAT dez./2011 Reais

Genéricos 2009 2010 2011Força de Vendas (nº de pessoas) 159 158 138Quantidade de apresentações em linha 147 155 150Faturamento Bruto R$ 150,3 milhões R$ 158,6 milhões R$ 177,0 milhõesParticipação no faturamento da empresa 13% 12% 11%Posição no total de vendas da Eurofarma 2ª 3ª 3ªMarket share (em valor)1 8,05% 6,33% 7,06%Posição da Eurofarma no ranking nacional de genéricos 1

4ª 3ª 3ª

Três principais produtos em faturamento

Cloridrato de Bupropiona,

Cilostazol, Amoxicilina

Cilostazol, Cloridrato de Bupropiona, Amoxicilina

Cilostazol, Losartana Potássica,

Citrato de Sildenafila

Page 70: EUROFARMA_RA2012

72

UNIdAde HoSPItAlAR [GRI 2.2]

É a segunda maior divisão de vendas da Eurofarma, responsável por 15% da receita bruta da companhia no mercado interno. A Unidade conquistou, em 2011, faturamento de, aproximadamente, R$ 235,1 milhões, uma evolução de 44,0% em comparação ao ano anterior. Referência na comercialização de medicamentos para uso hospitalar, a Unidade registrou participação de mercado de 8,8%, 1,6 pontos percentuais frente aos 7,2% apurados no ano anterior.

No início do ano, houve uma importante ampliação no portfólio da Unidade Hospitalar em decorrência da aquisição, no fim de 2010, da Segmenta, uma das principais empresas do mercado de SPGV (Soluções Parenterais de Grande Volume), com sede em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A partir desse movimento, a Unidade ingressou nesse importante mercado, que possui forte expressão no país, e se tornou uma grande provedora de produtos hospitalares do Brasil, oferecendo ao mercado um portfólio bastante completo, formado por medicamentos (antibióticos, antiulcerosos, anti-inflamatórios, anticoagulantes, anestésicos), SPGV (Soluções Parenterais de Grande Volume), bombas de infusão, saneantes, antissépticos e outros produtos para a saúde.

O grande desafio do ano foi integrar as duas empresas, tanto comercial e operacionalmente quanto em termos de logística. Passar a vender a linha de SPGV aos hospitais exigiu dos propagandistas, gerentes distritais e gerentes comerciais, amplo conhecimento sobre os novos produtos. Para capacitá-los, foram realizadas duas convenções nacionais de vendas. Também foi implementado o SAP (software de gestão da empresa) na planta de Ribeirão Preto, que, desde agosto, está padronizando processos e procedimentos.

Outro destaque de 2011 foi o lançamento dos produtos IP Precision, linha de bombas de infusão, e Klorsept e Klorkleen, primeiros cloros apresentados em pastilhas, durante a 18ª edição da Hospitalar – Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios –, que aconteceu em São Paulo, em maio. Trata-se do maior evento especializado da América Latina, do qual participaram, em 2011, 1.250 expositores, e que recebeu a visita de 91.000 profissionais, incluindo dirigentes hospitalares, médicos, enfermeiros e profissionais que influenciam ou decidem as compras de hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios.

Além disso, pelo segundo ano consecutivo a Unidade Hospitalar recebeu o prêmio Top Hospitalar na categoria indústria farmacêutica. Reconhecido como o principal do setor, o prêmio teve sua 13ª edição em 2011. O foco são os fornecedores de produtos e serviços hospitalares, que são avaliados pelos próprios hospitais por meio de pesquisa conduzida pela IT Mídia.

Total de Hospitais para os quais Comercializa Produtos

1.581

1.300

1.289

2011

2010

2009

Page 71: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012EUROFARMA RS 2012

lICItAçÕeS [GRI 2.2]

Gerenciada pela diretoria Hospitalar, essa Unidade atende, direta ou indiretamente, a instituições públicas de saúde, como Prefeituras, Secretarias de Estado de Saúde, Hospitais Públicos e Ministério da Saúde por meio da participação em processos licitatórios, com uma ampla gama de medicamentos inovadores, genéricos e similares. Correspondendo a aproximadamente 5,0% da receita bruta da companhia, em 2011 a Unidade apresentou crescimento de 43,0%, gerando uma receita de R$ 72,4 milhões.

O expressivo desempenho foi decorrente do recorde, pelo terceiro ano consecutivo, das vendas da Unidade, que conquistou importantes licitações. O principal produto comercializado foi, novamente, o Bup® (cloridrato de bupropiona), selecionado, desde 2010, pelo Ministério da Saúde para integrar a lista de medicamentos utilizados no Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, passando a ser distribuído gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A Unidade conquistou também o fornecimento para todo o estado do Paraná do produto Snif® SC Spray, assim como do Diacqua® 25 mg para a Secretaria de Saúde do Ceará.

1. Fonte: IMS nOn RETAIL MAT dez./2011, base fev./12. Mercado non Retail HospitalarNota explicativa 1: Histórico dos produtos de Ribeirão Preto foram considerados a partir de novembro/10.Nota explicativa 2: Cálculo de preço em Reais: a captação é feita em unidades e precificada com base nos dados públicos de licitações.

Hospitalar 2009 2010 2011Força de Vendas (nº de pessoas) 73 71 79Quantidade de apresentações em linha 63 51 142Faturamento bruto R$ 147,7 milhões R$ 162,9 milhões R$ 235,1 milhõesParticipação no faturamento da empresa 12% 12% 15%Posição no total de vendas da Eurofarma 3a 2a 2a

Total de hospitais para os quais comercializa produtos

1.289 1.300 1.581

Market share de vendas institucionais (em valor)1 6,67% 7,22% 8,80%

Posição da Eurofarma no ranking nacional de vendas institucionais1 3ª 3ª 3ª

Três principais produtos em faturamento

Meropenem, Piperacilina +

Tazobactam, Polimixina

Meropenem, Piperacilina +

Tazobactam, Polimixina

Piperacilina + Tazobactam,

Polimixina, Meropenem

1. Fonte: IMS nOn RETAIL MAT dez./2011 base fev./2012. Mercado non Retail Licitações. Nota explicativa 1: Histórico dos produtos de Ribeirão Preto foram considerados a partir de novembro/10.Nota explicativa 2: Cálculo de preço em Reais: a captação é feita em unidades e precificada com base nos dados públicos de licitações.

licitações 2009 2010 2011Faturamento bruto R$ 42,9 milhões R$ 50,7 milhões R$ 72,4 milhõesParticipação no faturamento da empresa 4% 4% 5%Posição no total de Vendas da Eurofarma 4a 4a 4a

Market share de vendas institucionais (em valor)1 0,84% 1,15% 1,71%

Posição da Eurofarma no ranking nacional de vendas institucionais1 17ª 16ª 13ª

Três principais produtos em faturamentoGanciclovir, Tenoxicam, Omeprazol

Polimixina, Tenoxicam,

Gencitabina

Polimixina, Meropenem 1g,

Tenoxicam 20mg

Page 72: EUROFARMA_RA2012

74

UNIdAde de oNColoGIA [GRI 2.2]

Após ter lançado o primeiro produto genérico oncológico do mercado brasileiro, a Doxorrubicina, em 2001, a Unidade Oncológica deu mais uma prova de seu pioneirismo ao lançar, em 2010, o CIMAher® (nimotuzumabe), primeiro anticorpo monoclonal lançado no Brasil por uma empresa nacional. Os anticorpos monoclonais fazem parte de uma classe relativamente nova de substâncias que vêm representando um importante avanço no tratamento de diversas doenças. No Brasil, o medicamento está sendo indicado para pacientes com glioma pediátrico (câncer cerebral infantil), mas há estudos em andamento para comprovar sua eficácia em outros tipos de câncer.

Nesse sentido, em agosto de 2011 foi vencida uma importante etapa do Estudo Clínico Nimotuzumabe CIMAher®: o recrutamento de 107 pacientes por meio 18 centros médicos participantes espalhados pelo país, após processo que durou cerca de dois anos. Desde 2009

a fase de testes em humanos está em curso e todos os pacientes incluídos desde então têm câncer de esôfago em estágio avançado, mas não apresentavam lesão em outros órgãos (metástase) no momento de ingresso na pesquisa. Apesar de ainda não conclusivos, os resultados são bastante otimistas.

Os investimentos em estudos clínicos são um dos principais focos da Unidade de Oncologia, que detém 20,0% das pesquisas clínicas conduzidas pela Eurofarma. A Unidade também vem reforçando sua presença em congressos e fóruns relacionados ao tema, além de ter dado início à promoção de encontros entre profissionais da área e especialistas. Para pacientes, lançou, em 2011, o blog Garra Feminina, também presente no Facebook, com dados atualizados sobre o câncer, legislação e outras informações. Nesse ano, a Unidade registrou alta de 13,8% em receita, mantendo em cerca de 3,0% sua participação no faturamento bruto da Eurofarma.

1. Fonte: IMS nOn RETAIL MAT dez./2011 base fev./2012. Mercado non Retail OncologiaNota explicativa: Cálculo de preço em Reais: a captação é feita em unidades e precificada com base nos dados públicos de licitações

oncologia 2009 2010 2011Força de Vendas (nº de pessoas) 25 28 29Quantidade de apresentações em linha 24 25 24Faturamento bruto R$ 30,6 milhões R$ 37,8 milhões R$ 43,0 milhõesParticipação no faturamento da empresa 3% 3% 3%Posição no total de vendas da Eurofarma 6a 6a 6a

Market share de vendas institucionais (em valor)1 2,29% 2,25% 3,28%Posição da Eurofarma no ranking nacional de vendas institucionais1 7ª 6ª 7ª

Três principais produtos em faturamentoAnastrozol,

Folinato de Cálcio, Letrozol

Ácido Zoledrônico, Anastrozol,

Folinato de Cálcio

Ácido Zoledrônico, Folinato de Cálcio,

Anastrozol

Page 73: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Page 74: EUROFARMA_RA2012

76

PeARSoN [GRI 2.2] A Unidade Veterinária da Eurofarma fechou o ano com um salto de 19,0% em seu faturamento, atingindo a casa dos R$ 57,4 milhões. Manter a trajetória de crescimento sem elevar os preços e lançar novos produtos foi o grande desafio de 2011. Para atrair novos consumidores, a equipe da Pearson investiu em ações de merchandising nos pontos de venda, utilizando o investimento da empresa no automobilismo (Stock Car). A ideia era mostrar que, assim como um bom resultado nas pistas depende do piloto, da equipe e da máquina, no campo o uso conjunto de produtos da marca também é a melhor opção.

Mas a grande força da Unidade Veterinária continuou sendo o PPC - Programa de Propriedade Controlada, prestação de serviço desenvolvido em 2008 que consiste no diagnóstico e acompanhamento com propostas de soluções aos problemas que comumente afetam a propriedade rural. Gratuita, essa prestação de serviços abrange visitas e assistência técnica regular da equipe Eurofarma Pearson. Em outra frente, a Unidade intensificou a promoção de produtos já tradicionais de seu portfólio, tendo a melhor resposta no Newmast® (flumetasona + neomicina e espiramicina), um antimastítico. Como resultado, as vendas do produto cresceram 60%.

1. Fonte: Sinapse Paigiv MAT dez./2011.

veterinária 2009 2010 2011Força de Vendas (nº de pessoas) 34 44 52Quantidade de apresentações em linha 30 57 55Faturamento bruto R$ 33,3 milhões R$ 48,3 milhões R$ 57,4 milhõesParticipação no faturamento da empresa 3% 4% 4%Posição no total de vendas da Eurofarma 5a 5a 5a

Market share 1 1,17% 1,55% 1,66%Posição no ranking nacional da indústria veterinária 1 19a 17a 16a

Três principais produtos em faturamento

Creolina®, Newmast ®,

Unguento

Creolina®, Newmast ®, Aminofort ®

Newmast ®,Creolina®,

Aminofort ®

A Unidade Veterinária da Eurofarma fechou o ano com um salto de 19,0% em seu faturamento, atingindo a casa dos R$ 57,4 milhões

Unidade 5 (Rio de Janeiro)

Page 75: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

SeRvIçoS A teRCeIRoS [GRI 2.2]

Oferecer serviços e capacidade produtiva para a fabricação de medicamentos de diferentes classes terapêuticas e nas mais diversas formas farmacêuticas – incluindo produtos cosméticos e de higiene – para outros laboratórios, nacionais e internacionais, é o objetivo da Unidade de Serviços a Terceiros, que foi a gênese da Eurofarma, em 1972. A Unidade disponibiliza aos clientes os equipamentos e processos de alta performance das unidades fabris para atender o mercado com soluções de qualidade e competitividade.

Em 2011, a Unidade fechou contrato com o laboratório Merck Sharp & Dohme, considerado o segundo maior do mundo, para produzir, no Complexo Industrial de Itapevi, medicamentos hormonais e não-hormonais em diferentes formas farmacêuticas – sólidos, injetáveis e semissólidos. A transferência de produção, que já teve início, será feita gradativamente, com expectativa de finalização em dois anos, quando deverá totalizar 20 milhões de unidades anuais. A área cresceu, em 2011, aproximadamente 12%, alcançando receita de R$ 29,3 milhões. A Unidade de Serviços a Terceiros atende a 23 clientes e responde por cerca de 2% da receita bruta da Eurofarma.

Em 2011, a Unidade fechou contrato com o laboratório Merck Sharp & Dohme, considerado o segundo maior do mundo

Serviços a terceiros 2009 2010 2011Quantidade de apresentações comercializadas 134 116 96Faturamento bruto R$ 23,2 milhões R$ 26,1 milhões R$ 29,3 milhõesParticipação no faturamento da empresa 2% 2% 2%Posição no total de vendas da Eurofarma 7a 7a 7a

Total de laboratórios para os quais comercializa 26 23 23Três principais produtos Cosméticos, antibióticos veterinários e liofilizados

Page 76: EUROFARMA_RA2012

78

eURoGlASS [GRI 2.2]

Responsável pela produção de ampolas e frascos de vidro neutro tipo I, a Unidade possui rigoroso processo de fabricação, que se desenvolve em salas de ambiente controlado e ocupa posição de destaque no segmento. Em 2011, a entrada no Brasil de produtos importados, oriundos principalmente da Índia e da China, impactou nos resultados da Unidade. Para compensar as perdas geradas pela redução dos preços praticados no mercado, a Euroglass investiu na prospecção de novos clientes fora dos Estados de São Paulo e Goiás, onde concentrava grande parte de suas vendas.

Apesar de importantes clientes terem retomado os negócios em 2011, a Unidade fechou o ano com queda de 18,4% no faturamento bruto, totalizando R$ 7,1 milhões. A produtividade, contudo, aumentou mais uma vez, em 1,3 ponto percentual.

exPoRtAção [GRI 2.2]

A receita da Unidade registrou crescimento de 8,4% em vendas no ano, atingindo R$ 1,6 milhão, porém a representatividade dentro do faturamento total da Eurofarma se manteve em menos de 1,0%. A área conta com uma importante capacidade de crescimento e trabalha para aumentar expressivamente suas vendas.

Uma das grandes apostas da organização para a plena ocupação do Complexo de Itapevi, a área trabalha na prospecção de clientes internacionais e na submissão de registros de produtos em outros países. Para melhor aproveitar as oportunidades, atua em parceria com as áreas de Desenvolvimento de Novos Produtos e Assuntos Regulatórios e deve ampliar substancialmente o portfólio de produtos oferecidos no exterior. Em 2011, a área exportou para 11 países na América Latina, África e Oriente Médio, sendo que três deles foram novidade: Argentina, Colômbia e Guatemala.

euroglass 2009 2010 2011Faturamento bruto R$ 8,7 milhões R$ 8,7 milhões R$ 7,1 milhõesParticipação no faturamento da empresa

1% 1% 0,5%

Posição no total de vendas da Eurofarma

8a 8a 8a

Total de laboratórios para os quais comercializa

33 29 29

Dois principais produtos em faturamento

Ampolas e frascos tipo I

exportação 2009 2010 2011Faturamento bruto R$ 5,2 milhões R$ 1,5 milhão R$ 1,6 milhãoParticipação no faturamento da empresa 0,40% 0,10% 0,10%Posição no total de vendas da Eurofarma 9a 9a 9a

Três principais produtos em faturamentoCarboplatina, Epirrubicina,

Doxorrubicina

Newmast, Vancomicina,

Ceftriaxona

Ceftriaxona 1g, Penicilina g Benz 1.2,

Pulmodrazin

Page 77: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Page 78: EUROFARMA_RA2012

80

hojeestimulamos o

desenvolvimento

Page 79: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2011

Page 80: EUROFARMA_RA2012

22

Page 81: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2011

amanhãtodos compartilharem da nossa evolução

para

Page 82: EUROFARMA_RA2012

84

VALORESÉtICA: o comportamento de todos os nossos colaboradores é pautado pela ética e transparência em todas as ações e operações realizadas.

ComPRometImeNto: a competência e o comprometimento com a empresa propiciam a valorização e o crescimento dos nossos colaboradores.

dIveRSIdAde: o respeito à diversidade, à justiça e à igualdade nas relações entre empresa e colaborador são compromissos da organização.

deSeNvolvImeNto SUSteNtÁvel: a responsabilidade social e a preocupação com a preservação do meio ambiente são confirmadas nas ações voltadas ao bem-estar e ao desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais a empresa atua e com as quais se relaciona.

RISCo: temos a crença de que assumir riscos é parte integrante da atividade empresarial dinâmica e bem-sucedida.

foCo: nossa meta permanente é a geração de resultados positivos para promover o crescimento da organização por meio de reinvestimento dos recursos no próprio negócio.

NACIoNAlIdAde: a empresa tem o orgulho de ser brasileira e compromisso com o desenvolvimento do Brasil, mantendo o respeito às tradições e aos costumes dos outros povos e culturas com os quais mantém relações comerciais e operações próprias.

os colaboradores da eurofarma têm seu comportamentopautado pela ética epela transparência

Page 83: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Desde 2008, a área de Recursos Humanos mantém o programa de meritocracia como mais uma forma de valorização do bom desempenho individual

PÚBLICO INTERNOConsiderados o principal ativo da empresa, os colaboradores têm acesso a programas de desenvolvimento e reconhecimento

O principal ativo da Eurofarma são seus 4.363 colaboradores no Brasil e 554 nas subsidiárias na América Latina. Ciente disso, a empresa busca valorizá-los constantemente, para que possam se desenvolver humana e profissionalmente e servir da melhor maneira possível clientes internos e externos. O objetivo é criar um ambiente de trabalho estimulante e criativo, que gere oportunidades de desenvolvimento profissional e que seja pautado pelo respeito, pela ética e pela transparência na comunicação entre pares, líderes e liderados. [GRI 2.8]

A Eurofarma também procura, constantemente, reconhecer e recompensar o bom desempenho de seus colaboradores. Desde 2008, a área de Recursos Humanos mantém o programa de meritocracia como mais uma forma de valorização do bom desempenho individual. Em 2010, a empresa reformulou o PPR, tornando-o mais atrativo. Desde então, todos os colaboradores, mediante atingimento de metas, tiveram a oportunidade de ganhar até dois salários a mais no ano.

Na média, a remuneração da Eurofarma é superior à registrada no mercado. A empresa estimula a geração de oportunidades internas aos seus colaboradores, que são sempre priorizados nas vagas em aberto. Em 2011, do total de vagas divulgadas no Programa de Recrutamento, 50% foram preenchidas internamente, o que atesta a estratégia da empresa de oferecer oportunidades de desenvolvimento à sua equipe e de capacitar seus colaboradores para que possam assumir novas funções na companhia.

Um dos maiores desafios da área de Recursos Humanos em 2011 foi replicar essas boas práticas de RH às empresas adquiridas na América Latina, respeitando a cultura e a legislação de cada país. O mesmo ocorreu com a planta de Ribeirão Preto, adquirida em 2010. Encontros, treinamentos e outros tipos de interação têm contribuído para que essa operação atue cada vez mais sob as políticas e procedimentos da Eurofarma.

A eurofarma procura gerar oportunidades de desenvolvimento nasmais diversas áreas

Page 84: EUROFARMA_RA2012

86

Indicadores do Corpo funcional no Brasil [GRI LA1] 2009 2010 2011Nº de empregados(as) ao fim do período 3.334 3.629 4.363Nº de admissões durante o período 436 687 847Nº de empregados (as) terceirizados (as) 382 379 348Nº de estagiários(as) 30 36 44Nº de empregados(as) acima de 45 anos 391 377 546Nº de mulheres que trabalham na empresa (interno) 705 784 1.106Nº de mulheres que trabalham na empresa (externo) 309 341 349

distribuição de Colaboradores da organização por Categoria [GRI LA1]

2009 2010 2011

Força de vendas 1.721 1.746 1.855Diretoria 11 13 14Estagiários 30 36 44Gerência 298 309 330Administrativo 600 679 966Produção 701 842 1.154Total 4.363

terceiros e Aprendizes 2009 2010 2011Terceiros permanentes 382 379 348Aprendizes 3 4 17

distribuição dos Colaboradores por Cargo e Idade [GRI LA13]

2010 2011

CategoriaAcima de 50

entre 30 e 50 anos

menos de 30

Acima de 50

entre 30 e 50 anos

menos de 30

Administrativo 13 270 247 56 475 291Diretoria 5 8 8 6 0Estagiário 35 0 0 44Gerente 22 268 19 30 287 13Operacional 99 587 158 84 733 293Supervisor/Coordenador 6 90 17 5 109 23Técnico 1 19 17 1 32 18Vendedores 39 1.372 385 52 1372 431total 185 2.566 878 236 3.014 1.113

distribuição de Colaboradores por Região [GRI LA1] 2010 2011Sudeste 2.650 3.564Nordeste 363 341Sul 366 325Centro-Oeste 141 93Norte 109 40total 3.629 4.363

Público interno nas subsidiáriasDe maneira geral, houve crescimento no número de colaboradores em 2011 nas subsidiárias da Eurofarma. A Eurofarma Argentina contou com 94 colaboradores diretos frente a 80 em 2010. A subsidiária do Uruguai também incrementou seu quadro de profissionais em 2011, passando de 163 para 174. A Euromed (Chile) soma o maior número de colaboradores entre as subsidiárias: 269, tendo acrescido 12 novos profissionais a seu quadro em 2011.

Page 85: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Argentina 2011

Uruguai 2011

Bolivia 2011

venezuela 2011

Chile 2011

total geral

Administrativo 16 57 5 1 57 136Chefia/Coordenação 8 14 1 14 37

Diretoria 3 2 3 8

Força de Vendas 40 26 8 22 96

Gerência 5 5 1 9 20

Operacional 11 67 160 238

Técnica/Supervisão 11 3 1 4 19total 94 174 16 1 269 554

distribuição de colaboradores por categoria

Cada vez mais mulheres fazem parte do corpo funcional da eurofarma

Page 86: EUROFARMA_RA2012

88

dIveRSIdAde [GRI LA13]

Valorizar as diferenças é um princípio da Eurofarma, que busca, assim, estimular a cidadania e o respeito. Em 2011, aproximadamente 33% do seu quadro de colaboradores era formado por mulheres. Cerca de 5% das vagas eram ocupadas por negros. A empresa mantém um Programa de Inclusão de Portadores de Deficiência, que foi revisto em 2008 com a intenção de ampliar o acesso desses profissionais ao mercado. Buscou-se esse tipo de contratação em todo o país a partir de acordos com clientes de diversas regiões, para que os portadores de deficiência pudessem atuar em hospitais, clínicas e consultórios médicos, ou seja, na grande maioria dos clientes da companhia. Como resultado dessa inovadora iniciativa, em 2011 a empresa fechou o exercício com 177 portadores de deficiência em seu quadro, aumento de 86% em relação a 2008. Quando o programa teve início, em 2005, a empresa contava com apenas 22 colaboradores nessas condições.

Ainda visando a trabalhar a diversidade, aos colaboradores homossexuais é concedida a possibilidade de incluir seus parceiros como beneficiários do plano de assistência médicaoferecido pela empresa, com abrangência nacional.

Distribuição dos Colaboradores por Gênero

67% Homens

33% Mulheres

Page 87: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Indicadores de diversidade dos Colaboradores [GRI LA13]

2010 2011Sexo Amarelos Brancos Pardos Negros total Amarelos Brancos Pardos Negros total

AdministrativoMulheres 289 32 5 340 11 316 36 2 365Homens 5 155 24 5 189 7 330 95 25 457

DiretoriaMulheres 1 5 6 1 5 0 0 6Homens 7 7 0 8 0 0 8

EstagiárioMulheres 2 17 19 2 23 2 0 27Homens 1 13 3 17 1 13 2 1 17

GerenteMulheres 1 50 1 52 1 58 0 1 60Homens 253 3 1 257 0 265 4 1 270

OperacionalMulheres 1 245 102 33 381 2 337 163 68 570Homens 1 288 126 50 465 2 313 153 72 540

Supervisor/CoordenadorMulheres 1 52 3 56 2 63 3 1 69Homens 50 5 2 57 0 58 7 3 68

TécnicoMulheres 6 3 9 0 6 5 0 11Homens 19 8 1 28 0 24 10 6 40

VendedorMulheres 2 266 12 1 281 2 319 24 2 347Homens 2 1.362 91 10 1.465 1 1.400 90 17 1.508

total 31 3.077 412 109 3.629 32 3.538 594 199 4.363

A eurofarma preza pela diversidade, oferecendo as mesmas condições de trabalho para todos os seus colaboradores

Page 88: EUROFARMA_RA2012

90

BeNefÍCIoSEsforços são para ir além do exigido por lei; licença-maternidade de seis meses, por exemplo, é oferecida desde 2007 [GRI LA3]

Um exemplo do esforço da empresa em oferecer benefícios diferenciados e se preocupar com a qualidade de vida dos seus colaboradores pode ser comprovado pelas ações desenvolvidas para as mulheres, que representam cerca de 33% do quadro total e 28% dos cargos de chefia. A empresa oferece licença-maternidade de 180 dias desde 2007, ou seja, três anos antes da publicação da nova Lei, aprovada no início de 2010. A Eurofarma ainda disponibiliza creche em duas unidades da empresa (Campo Belo e Itapevi) para os colaboradores (mães e pais) interessados em deixar seus filhos, sendo aberta também a possibilidade de visita às crianças. A creche garante tranquilidade aos pais, pois conta com uma equipe altamente especializada nas áreas de pediatria, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia e odontologia. Oferece também às crianças aulas extras de judô, dança, informática e educação física. A creche do Complexo de Itapevi proporciona benefícios adicionais, como a extensão da permanência dos filhos de colaboradores até os seis anos de idade. Entre os reflexos positivos da criação das duas creches estão a diminuição das faltas por parte dos colaboradores que têm filhos pequenos e o aumento do período de amamentação dos filhos das colaboradoras.

Além disso a empresa conta com um programa dedicado às colaboradoras gestantes, o Olhar Materno, criado com o objetivo de levar às futuras mães a reflexão sobre temas como vínculo afetivo, amamentação e uso de mamadeira e chupeta. Para trabalhar com os temas, a

empresa conta com profissionais com experiência no trabalho com grupos de mães. Anualmente, é realizado o Encontro de Gestantes, voltado a colaboradoras e esposas de colaboradores, com informações sobre cuidados durante a gravidez e após o nascimento da criança. A Eurofarma conduz um programa de Alimentação Fracionada, que oferece às gestantes duas refeições extras nos restaurantes da empresa. Conta, também, com o programa Vida Nova, Nova Vida, que consiste na visita domiciliar de um técnico em enfermagem logo que o bebê nasce para orientar as novas mães. As creches também dispõem de local adequado física e tecnicamente para retirar e estocar o leite materno a ser administrado na creche ou levado para casa após o trabalho. As colaboradoras que participam do programa recebem o kit amamentação: frasqueira térmica, gelo, adaptador e frascos. Esses são exemplos concretos de como a gestão de Recursos Humanos na Eurofarma valoriza o papel da mãe, melhorando sua saúde. Essa é uma das Metas do Milênio, estabelecida em documento da ONU no início da década.

A preocupação com os colaboradores não está centrada apenas nas mulheres. A fim de proporcionar um tempo maior para seus profissionais conviverem com suas famílias e tratarem de assuntos pessoais, a Eurofarma aplica o sistema de horário flexível. O funcionário escolhe seu horário de entrada, desde que seja entre 7h e 9h e cumpra uma jornada de oito horas e meia de trabalho, de segunda a quinta-feira. Às sextas-feiras, o expediente é de apenas seis horas, e o horário de entrada também é opcional. Dessa forma, o colaborador pode sair a partir das 13h. A empresa ainda oferece

reembolso de medicamentos a seus colaboradores. Esse benefício é estendido aos familiares mais próximos, ou seja, marido, esposa, filhos, pai e mãe. Os medicamentos fabricados pela Eurofarma são integralmente subsidiados pela empresa, enquanto os produzidos por outros laboratórios têm subsídio por faixa salarial. Um salão de beleza está aberto para que os colaboradores possam utilizá-lo, trazendo conforto e estimulando o cuidado pessoal e a melhora da autoestima. A empresa subsidia 70% dos serviços.

Outro benefício concedido pela empresa é o programa De Mãos Dadas com a Escola. Coordenado pela área de Responsabilidade Social Corporativa, distribui kits de materialescolar e realiza reembolso de livros e apostilas para filhos de colaboradores e prestadores de serviços com idades entre 4 e 14 anos, comprovadamente matriculados no ensino regular.

Anualmente, a Eurofarma faz um levantamento para conhecer o índice de filhos de colaboradores e prestadores de serviço que estão dentro da faixa etária proposta, mapeia ainda os que estão matriculados no ensino regular ou se encontram fora da escola. Os recursos para a compra dos kits e os reembolsos de despesas com material escolar são acumuladosno ano anterior e provenientes da venda do resíduo sólido reciclado gerado pela empresa.

Page 89: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Mais um programa diferenciado é o de Acompanhamento de Colaboradores Afastados (Proafa), que visa ao bem-estar daqueles que estão sob licença médica para recuperação de doença ou de acidente de trabalho. A iniciativa assegura que todas as suas necessidades sejam atendidas, por meio de visitas domiciliares de acompanhamento. Nesses casos, a Eurofarma garante a manutenção de Ticket Alimentação e de plano de saúde; promove orientação por meio da área de Recursos Humanos e do departamento jurídico para ações no INSS; e subsidia vales-transporte para a realização de tratamento terapêutico, tratamento médico especializado não incluso no plano de saúde da empresa e auxílio na compra de medicamentos ou alimentação diferenciada, quando necessário. Ainda no sentido de facilitar e promover os cuidados com a saúde, desde 2010 o ambulatório médico de Itapevi realiza diversos tipos de exames de ultrassom e diagnóstico de outras doenças. O local conta, ainda, com um ginecologista para atender às colaboradoras, incluindo a realização de exames mais simples, porém muito importantes, como o papanicolau.

A Eurofarma tem outras ações diretas voltadas à promoção da qualidade de vida e bem-estar de seus colaboradores. O programa Nutrição Sabor & Saúde, que consiste em atendimento nutricional personalizado, destinado àqueles que querem ganhar ou perder peso, melhorar o desempenho em determinado esporte, para gestantes ou os que necessitam de dieta específica para controlar alguma patologia, como diabetes ou hipertensão arterial. As consultas são individuais. Aos gerentes e diretores com mais de 40 anos de idade ainda é oferecido um programa de checkup para garantir o controle e a manutenção da boa saúde dos executivos a partir dos testes, exames clínicos e diagnósticos apontados, o que inclui problemas mais comuns, como hipertensão arterial, colesterol e glicemia – sem, no entanto, limitar-se a eles.

A empresa oferece licença-maternidade de 180 dias desde 2007 – ou seja, três anos antes da publicação

da nova Lei, aprovada no início

de 2010

Creche entrega sacola ecológica de PetEm consonância com as premissas da Eurofarma, a creche iniciou a entrega de sacolas recicláveis para as famílias que têm crianças em suas creches, com o objetivo de incentivar a substituição das sacolas plásticas para o transporte de roupas e objetos da criança destinados à lavanderia. Para tal, foi desenvolvida sacola ecológica de garrafa PET, material reaproveitável, impermeável e de maior durabilidade. A iniciativa prevê pagamento de 50% por parte da empresa e 50% por parte das famílias.

As gestantes na eurofarma têm direito a uma série de benefícios durante e depois da gravidez

filhos de colaboradores em creche interna da eurofarma

Page 90: EUROFARMA_RA2012

92

esporte é SaúdeIncentivar a prática de esportes é outra vertente de atuação da empresa, que oferece academia de ginástica gratuita nas Unidades de Itapevi e Campo Belo para seus colaboradores, com acompanhamento médico, nutricional e de profissionais especializados em educação física. Desde 2011, o rol de atividades inclui Pilates para colaboradores de ambas as Unidades, sendo que Itapevi também conta com serviços de fisioterapia. As demais Unidades da empresa têm convênios com academias próximas. O valor da mensalidade é subsidiado integralmente pela Eurofarma. Ao colaborador cabe o compromisso de contribuir com uma “mensalidade solidária”: a doação de um quilo de alimento não perecível. O total arrecadado é distribuído a instituições de caridade.

A empresa mantém também uma equipe de corrida formada por colaboradores. Para incentivar a prática do esporte e a manutenção do time, o custo de inscrições para caminhadas e corridas é integralmente pago pela Eurofarma, medida que também reduz o sedentarismo. No Complexo de Itapevi, foram criadas sala de jogos, sala de leitura e Cyber Café para proporcionar mais lazer aos colaboradores.

Academia para colaboradores da eurofarma

Incentivar a prática de esportes é outra vertente de atuação da empresa, que oferece academia de ginástica gratuita nas Unidades de Itapevi e Campo Belo para seus colaboradores

Page 91: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Benefícios1 [GRI LA3]

» Academia » Alimentação Fracionada (gestantes) » Aparelho de Ultrassonagrafia + Médico Ginecologista

(Unidade Itapevi) » Assistência Funeral » Assistência Odontológica » Benefício Farmácia » Caminhada Ecológica » Convênio com Parques » Creche » Empréstimos » Encontro de Gestantes » Estacionamento » Fisioterapia (Itapevi)2

» Horário Flexível » Nutrição Sabor & Saúde (programa nutricional) » Pilates (Itapevi e Unidade 2 – Campo Belo) 2 » Plano de Saúde » Previdência Privada » Proafa (Programa de Acompanhamento aos Funcionários

Afastados por Doença/Acidente do Trabalho) » Programa de Apoio à Amamentação (colaboradoras) » Programa Olhar Materno (colaboradoras) » Programa Vida Nova, Nova Vida » Reembolso de Material Escolar » Restaurante » Saídas Antecipadas às Sextas-Feiras » Sala de Jogos (Unidade de Itapevi) » Sala de Leitura (Unidade de Itapevi) » Salão de Beleza » Seguro de Vida » Ticket Alimentação

1. Os colaboradores temporários têm direito a Ticket Alimentação e não são contemplados na política geral de benefícios. Os Médicos do Trabalho têm jornada de meio período e acesso a todos os benefícios descritos,exceto às saídas antecipadas às sextas-feiras.2. Novidades de 2011.

Benefícios para os demais colaboradoresAos poucos, as subsidiárias também vêm se beneficiando com o alinhamento das práticas e benefícios de Recursos Humanos da Eurofarma. Hoje em dia, todos já contam com horário flexível, assistência médica, bolsa de idiomas, treinamentos, entre outros.

da esq.p/ a dir.: exame de audiometria, sala de fisioterapia, ambulatório para consultas e sala de jogos

Page 92: EUROFARMA_RA2012

94

SeGURANçA No tRABAlHoAlém de seguir a legislação, a empresa investe na conscientização de seus colaboradores, o que pode trazer benefícios para a qualidade de vida e ganhos em produtividade

Zelar pelas condições adequadas para garantir a segurança no ambiente de trabalho de todos os colaboradores e prestadores de serviço da Eurofarma é um princípio valorizado na empresa. A equipe de Segurança do Trabalho da Eurofarma, inserida na Diretoria de Sustentabilidade da empresa, mapeia e identifica, regularmente, situações de risco. A partir dos dados coletados, são realizados controles operacionais com o objetivo de eliminar ou minimizar as possibilidades de desvio, reduzindo o risco de acidentes.

Todas as ações têm como base as normas técnicas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. A empresa também possui uma Política de Segurança do Trabalho e busca conscientizar permanentemente os colaboradores sobre os riscos de algumas atividades, utilizando a comunicação como ferramenta de educação e os técnicos de segurança e representantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) como multiplicadores. Regularmente são realizados eventos internos sobre segurança e saúde do trabalho.

A publicação e disseminação da Política de Segurança do Trabalho representa o compromisso formal da empresa com a busca do aprimoramento do Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho, em fase de implantação nas unidades industriais para futura certificação na norma OHSAS 18001.

Nesse sentido, a Eurofarma também busca a melhoria contínua na fabricação de produtos farmacêuticos, veterinários e frascos e ampolas de vidro, no desenvolvimento de novos produtos e nos métodos analíticos, tendo como princípios:

• Atender aos requisitos legais aplicáveis e a outros requisitos subscritos pela organização que se relacionem aos seus perigos e riscos ocupacionais;

• Prover treinamentos adequados aos colaboradores, assegurando que possam compreender e desempenhar suas atividades de forma segura;

• Prevenir a ocorrência de acidentes ocupacionais por meio da identificação e do controle dos perigos e riscos no ambiente de trabalho, em específico aqueles relacionados a máquinas e equipamentos.

todos as atividades da eurofarma ocorrem sob as mais rígidas condições de segurança

Page 93: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Indicadores de Saúde e Segurança no trabalho [GRI LA7]2

Unidades tl tdo dP tA2009 2010 2011 2009 2010 2011 2009 2010 2011 2009 2010 2011

Campo Belo 0,9 0,6 0,5 0,0 0,1 0,2 10,6 20,4 36,7 85,1 50,9 7.271,0freguesia do ó 7,7 3,9 2,3 0,8 0,8 0,0 133,0 163,8 3,8 1.014,3 107,2 10.275,0Interlagos1 0,8 2,8 6,1 0,0 0,9 0,0 141,3 245,2 32,3 1.130,1 597,8 9.127,0Rio de Janeiro 3,1 3,5 24,7 0,0 0,0 0,0 47,1 512,4 10,6 878,4 186,9 9.097,0Itapevi 13,5 3,3 3,0 0,8 0,0 0,0 720,0 93,0 66,0 2.070,0 717,0 6.964,0

TL – Taxa de Lesões TDO – Taxa de Doenças Ocupacionais DP – Dias Perdidos TA – Taxa de Absenteísmo

1. As taxas da Unidade 4 (Interlagos II) consideram também a Euroglass, pois até meados de 2011 eram agrupadas na mesma unidade de negócio. 2. Em 2009 e 2010, foram considerados para os cálculos apenas os colaboradores internos e as ausências relacionadas a acidente de trabalho e doença ocupacional. Já em 2011, foram consideramos tanto os colaboradores internos quanto os externos e, além das ausências relacionadas a acidente de trabalho e doença ocupacional, também ausências como faltas, atrasos, licenças gerais, entre outras.

A eurofarma segue em suas operações as normas técnicas estabelecidas pelo ministério do trabalho

Page 94: EUROFARMA_RA2012

96

ClImA fAvoRÁvelDesde 2002, a Eurofarma realiza a pesquisa de clima organizacional com a preocupação de fazer um diagnóstico do nível de satisfação dos colaboradores em relação às suas políticas. Com a abertura desse canal, a equipe pôde expressar suas opiniões sem qualquer tipo de censura e sugerir eventuais mudanças. Aplicada anualmente, a pesquisa tem como público-alvo 100% de seus colaboradores, incluindo os estagiários.

Durante o período em que a pesquisa é aplicada, a empresa procura esclarecer a metodologia, conscientizando os colaboradores quanto à importância da sinceridade nas respostas, destacando que o diagnóstico serve de base para direcionar os planos de melhoria da área. Para reforçar o sigilo, a pesquisa é devolvida e encaminhada para uma empresa externa, que realiza a tabulação.

A área de Recursos Humanos tem acesso aos resultados já tabulados com dados gerais e por área, com o mínimo de dez questionários respondidos. A partir dos resultados, fruto da percepção dos próprios colaboradores, a empresa pode traçar ações sinérgicas com a expectativa do grupo. Em 2011, o nível de favorabilidade ficou em 78,7%.

todos os colaboradores participam da pesquisa anual para avaliar o clima na empresa

Pesquisa de Clima organizacional 2009 2010 2011Desempenho geral 91,0% 90,4% 78,7%Credibilidade 94,0% 93,8% 85,2%Remuneração e benefícios 93,0% 94,2% 80,8%Comunicação 92,3% 91,0% 78%Participação 91,4% 89,4% 76,1%Condições de trabalho 89% 87,8% 83,1%Trabalho em equipe 92,9% 92,7% 73,6%Desenvolvimento de Recursos Humanos 86,7% 86,6% 73,9%Liderança 88,6% 87,7% 74,7%

Page 95: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

SAtISfAção do ClIeNte INteRNoA Eurofarma trabalha para melhorar sempre seus processos e a prestação de serviços entre áreas. Anualmente, conduz uma pesquisa de satisfação do cliente interno para identificar eventuais falhas e reforçar pontos fortes.

Em 2009, os critérios avaliados foram reorganizados. Anteriormente, eram analisados fatores como comunicação, cortesia, interesse, flexibilidade, cumprimento de prazos, iniciativa e confiabilidade. Posteriormente, os fatores foram analisados por uma consultoria especializada e otimizados em comunicação, relacionamento, qualidade, agilidade e versatilidade. Todos os setores são avaliados por seus principais clientes internos, e assim se estabelece uma rede de avaliadores e avaliados. A área de Recursos Humanos compila os dados e elabora os relatórios finais, que são encaminhados aos gestores para o planejamento de ações.

SubsidiáriasTambém foi realizada pesquisa de clima nas subsidiárias, que destacaram os pontos a serem ainda aperfeiçoados para atingir melhores níveis de satisfação. Foram identificadas grandes oportunidades em Remuneração e Benefícios, Comunicação, Condições de Trabalho, entre outras. A Eurofarma já está trabalhando no sentido de replicar suas melhores práticas também às subsidiárias.

totalsubsidiárias

Argentina Chile Uruguai Bolívia

Desempenho geral 58,7 80,0 46,6 62,2 90,7 Credibilidade 63,9 81,4 52,3 68,4 95,4 Remuneração e benefícios 37,8 57,0 28,2 37,8 76,2 Comunicação 44,5 71,4 31,1 45,7 89,3 Participação 53,8 82,4 40,4 54,5 92,9 Condições de trabalho 48,3 71,9 30,5 59,2 80,8 Trabalho em equipe 70,6 90,2 59,9 73,9 90,5 Desenvolvimento de Recursos Humanos 49,3 80,7 33,0 53,0 83,3 Liderança 71,3 89,3 61,6 74,0 96,9

Pesquisa de Satisfação do Cliente Interno – Resultado Globalfatores 2009 2010 2011Comunicação 90% 89% 82%Relacionamento 87% 83% 81%Versatilidade 84% 83% 79%Agilidade 73% 67% 64%Qualidade 79% 73% 73%

A Eurofarma trabalha para melhorar sempre seus processos e a prestação de serviços entre áreas

Page 96: EUROFARMA_RA2012

98

ReCoNHeCImeNtoAlém da avaliação periódica de clima na organização, a pesquisa do Guia Exame Você S/A , que tem por base entrevistas e informações fornecidas pelos próprios colaboradores das empresas avaliadas, também é outra ferramenta utilizada pela equipe de Recursos Humanos para aprimorar suas práticas desde 2004.

Em 2011, o esforço na busca pela excelência na gestão de seus talentos humanos foi reconhecido, com a qualificação da Eurofarma como a melhor empresa para trabalhar no Brasil, de acordo com o ranking geral do Guia Exame Você S/A. Há sete anos, a empresa registra a melhor pontuação na gestão de Recursos Humanos entre as farmacêuticas. Na sondagem, vários destaques foram apontados pelo guia: 91,4% dos colaboradores que responderam ao questionário afirmaram que se identificam com a Eurofarma, 84,6% se disseram satisfeitos e motivados e 82,3% aprovam seus líderes. De 0 a 100, a nota final de felicidade no trabalho obtida pela companhia foi de 86,9.

A empresa também se destacou na categoria Saúde, por oferecer melhor qualidade de vida à sua equipe, ao disponibilizar desde academia de ginástica até programas de nutrição e benefícios diferenciados aos seus colaboradores.

2009 2010 2011Nota do funcionário 85,1 84,5 84,3O que os funcionários dizem:

Identificam-se com a empresa 92,7% 92,3% 91,4%Estão satisfeitos e motivados 85% 84,4% 84,6%Acreditam ter desenvolvimento 80,9% 80,7% 80,5%Aprovam seus líderes 83,4% 82,7% 82,5%

Nota da empresa 88,5 82,2 89,6

o que a empresa oferece:Estratégia e gestão 85,8% 76,9% 93,1%Liderança 99,8% 85,9% 95,6%Cidadania empresarial 84,2% 90,0% 84,4%Políticas e práticas 86,3% 79,1% 100%Carreira 77,3% 68,6% 79,0%Desenvolvimento 98,8% 86,2% 91,7%Remuneração e benefícios 90,6% 85,7% 94,7%Saúde 78,5% 75,8% 84,9%

Nota final 87,1 84,5 86,9

Resumo Resultado eurofarma - Guia Você S/A Exame

Page 97: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

deSeNvolvImeNto PRofISSIoNAlA Eurofarma investe continuamente em programas para desenvolver profissionalmente seus colaboradores de forma que eles possam estar cada vez mais bem-preparados para contribuir para o crescimento da empresa. Um dos destaques sob esse aspecto é a Academia de Liderança, programa de formação continuada da liderança, com ações que proporcionam o autoconhecimento, o autodesenvolvimento e a reciclagem dos principais conceitos de liderança e coaching. Em 2011, 767 gestores participaram do programa, entre gerentes, coordenadores e supervisores, totalizando 2.799 horas de treinamento. O índice de satisfação dos participantes com o programa foi de 80%. [GRI LA10]

A empresa oferece também o sistema de e-learning, projeto de treinamento personalizado que permite, principalmente, aprender com flexibilidade – uma vez que o usuário pode acessar o sistema por meio da internet no momento adequado às suas necessidades de Desenvolvimento. Nesse formato, além dos cursos dos programas Office e Treinamento de funções básicas do SAP, foram bastante acessados os temas Memorização, Gestão de Equipes, Gestão de Projetos, Técnicas de Vendas e Apresentações em Público. Colaboradores com mais de um ano de casa têm direito a bolsas de estudos para cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e MBA, cujo subsídio por parte da empresa pode variar entre 40% e 80% do valor do curso. A proposta privilegia principalmente aqueles que mais precisam; dessa forma, quanto menor o salário, maior o subsídio concedido pela Eurofarma. Em 2011 foram contemplados com a iniciativa 138 colaboradores.

A Eurofarma investe continuamente em programas para desenvolver profissionalmente seus colaboradores

Page 98: EUROFARMA_RA2012

100

Desde 2006, a equipe de Recursos Humanos aplica a gestão de competências para avaliar e identificar potenciais talentos, além de otimizar ações de desenvolvimento para promover o crescimento do colaborador. Nesse contexto, insere-se a dinâmica de feedback e ações de treinamento, baseadas na avaliação de desempenho do colaborador. Em 2011, a avaliação foi realizada em março, de acordo com o PDI – Plano de Desenvolvimento Individual e, pela primeira vez, em sistema próprio, desenvolvido em conjunto pelas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, o que permitiu um melhor gerenciamento das informações e uma otimização de custos. Ao participar desse programa, os colaboradores são envolvidos no processo de feedback, em que alinham as expectativas para o futuro e comparam o resultado de sua autoavaliação com a avaliação de seu gestor, apontando pontos fortes e desafios.

Nível de formação 2009 2010 2011MBA 53 11 6Pós-graduação - 28 35Graduação 129 112 95Técnico 10 2 2total 192 153 138

Perfil das Bolsas de estudo Concedidas pela eurofarma

Colaboradores administrativos da Unidade 2 (Campo Belo)

Page 99: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

tReINAmeNtoS

Programa de Capacitação operacional (PCo)Aumentar a produtividade por meio do manuseio correto dos equipamentos e, consequentemente, a eficiência operacional é um dos objetivos do programa, implementado no primeiro semestre de 2009 em duas linhas produtivas do Complexo de Itapevi. A primeira etapa contempla a coleta de dados para mapeamento dos processos, considerando aspectos como segurança, falhas, ajustes, quebras e indicadores de qualidade. Além da capacitação operacional, os colaboradores recebem treinamentos que incluem conceitos sobre manutenção produtiva, qualidade total e o “5S”, filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa pela consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo. O Programa 5S recebeu esse nome em decorrência das iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as etapas do programa: utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina. Os conceitos do programa Célula de Melhoria foram incorporados ao programa PCO, pois têm como objetivo pensar e propor maneiras de melhorar os processos, estimulando o trabalho em equipe e orientando o grupo para busca de soluções inovadoras, melhoria contínua e foco no resultado.

Em 2011, as ações do PCO foram intensificadas, resultando em 703 participações nos treinamentos realizados. Um dos programas desenvolvidos ao longo do ano foi o Multiplicadores de Conhecimento, no qual foram treinados os operadores mais experientes e que se destacam na função com o propósito de transmitir no dia a dia o que sabem aos demais colaboradores. Também foi realizado o treinamento Excelência em Operação, que mostrou aos participantes que a operação de máquinas exige um perfil profissional diferenciado, com postura que envolve não apenas a operação em si, mas se estende à gestão de máquinas e processos.

Aumentar a produtividade por meio do manuseio correto dos equipamentos e, consequentemente, a eficiência operacional é um dos objetivos do Programa de Capacitação Operacional

Page 100: EUROFARMA_RA2012

102

eStAGIÁRIoSRenovar seu quadro de colaboradores e formar bons profissionais para assegurar a perpetuidade de seus negócios também integra a estratégia da Eurofarma. Em 2009, o programa de estágios teve sua grade de treinamentos ampliada com a inclusão de um dos mais conhecidos e aplicados instrumentos de autoconhecimento, o Myers-Briggs Type Indicator (MBTI). Em 2011, pelo segundo ano consecutivo, os estagiários tiveram que desenvolver um projeto de melhoria voltado à sua área de atuação, com base na metodologia Seis Sigma. Os projetos foram apresentados em dezembro a um comitê avaliador composto por profissionais de diversas áreas da empresa. Os três projetos com maior pontuação na avaliação foram, no primeiro trimestre de 2012, apresentados à diretoria da área e ao presidente da empresa. Em 2011, 18 estagiários foram efetivados após a conclusão do programa, ou seja, 44% do grupo foi absorvido.

Programa ClicReconhecer e recompensar as melhores ideias apresentadas pelos colaboradores da Eurofarma, sejam elas melhorias ou soluções de eventuais problemas: esse é o objetivo do programa. Em 2011, foram inscritas 51 ideias, das quais 14 já foram implementadas e premiadas. Ao participar do programa, o colaborador tem a oportunidade de contribuir inclusive com áreas diferentes daquelas em que atua. É também uma forma de projetar-se na empresa, demonstrando sua capacidade, criatividade e iniciativa.

O objetivo do Programa Clic é reconhecer e recompensar as melhores ideias apresentadas pelos colaboradores

Clic em Números

2009 2010 2011 totalTotal de ideias 20 32 51 131Ideias aprovadas e premiadas no mesmo ano

2 4 14 36

Ideias aprovadas em um ano, mas premiadas no ano seguinte

7 12 4 23

Colaboradores da sede administrativa (Campo Belo)

Page 101: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

CLIENTES E CONSUMIDORESBuscar a máxima satisfação de seus clientes é um objetivo da Eurofarma, que adota uma política comercial uniforme e transparente, independentemente do porte do cliente, o que promove uma concorrência saudável. Essa iniciativa está alinhada aos valores da empresa e à sua missão de ampliar o acesso da população a medicamentos com preços justos. O tratamento igualitário entre os clientes contribui para que a empresa conquiste o reconhecimento de todos. O relacionamento com os diferentes públicos é pautado pela transparência e pela ética. Ao não praticar promoções agressivas e nem manter estoques elevados nos clientes, a Eurofarma contribui para que eles tenham uma operação equilibrada, adequada à geração de demanda, com uma política de estoques inteligente e que consolida uma relação sustentável em toda a cadeia produtiva.

ComUNICAção tRANSPAReNte [GRI 4.4]

Criar um ambiente de trabalho em que predomine o diálogo transparente é um objetivo perseguido pela Eurofarma. Nesse contexto, a empresa conta com diversas iniciativas. Uma delas é a Reunião com a Presidência, em que os colaboradores das áreas administrativa e produtiva se reúnem periodicamente com o principal executivo da organização e a diretoria de Recursos Humanos, sem a presença das demais lideranças, para conversar abertamente, expor sugestões, críticas e oportunidades de melhorias. Por meio da intranet ou dos murais, as questões não respondidas na reunião são esclarecidas. Nenhuma pergunta fica sem resposta, o que garante adesão relevante dos colaboradores. A iniciativa se tornou a principal fonte de informações para o presidente.

A comunicação do dia a dia é um ponto forte da companhia. Diariamente são divulgados comunicados internos de Comunicação Corporativa, Recursos Humanos, Patrocínio & Eventos, Comercial, entre outros. As informações são disponibilizadas nos murais de todas as Unidades da Eurofarma, para atingir os colaboradores da fábrica, que não têm acesso a e-mails durante o horário de trabalho.

Os comunicados também estão disponíveis na intranet, cujo objetivo é disseminar rapidamente notícias da empresa, para que o colaborador esteja sempre bem-informado. O site interno também permite que o colaborador tenha acesso a missão, valores, história, atuação socioambiental e dados sobre produtos, além da publicação das políticas internas.

Mensalmente, a revista impressa Panorama chega aos colaboradores internos do Brasil e das subsidiárias e à Força de Vendas em formato digital. Em 2011, a revista passou a ser bilíngue e incorporou reportagens sobre negócios, estratégia da Eurofarma e suas conquistas, de forma a contribuir para a criação de uma cultura corporativa. Desde 2006, circula periodicamente entre gerentes, supervisores e coordenadores um informativo eletrônico – chamado de Painel Eletrônico –, que reúne os principais temas discutidos nas reuniões semanais do Comitê Executivo. Criado em 2007, o “Portal de Mercado” disponibiliza todas as informações de auditorias do setor, de forma que os colaboradores possam estar a par do desempenho da Eurofarma em todos os segmentos em que atua.

Panorama

AliançaEurofarma fi rma

acordo com MSD

Alianza Eurofarma fi rma

acuerdo con MSD

11Investimento

BNDS libera linha

de crédito

InversiónBNDS libera línea

de crédito

14

Ano | Año 17 - no 110 - Março | Marzo 2011

Instituto Eurofarma leva proposta do projeto

Matéria Prima a um número maior de jovens

Instituto Eurofarma lleva la propuesta del proyecto

Matéria Prima a un número mayor de jóvenes

Agenda Abierta

Agenda Aberta

Rev. Panorama 110.indd 1

4/28/11 9:28:57 AM

PanoramaPanoramaPanorama

Eurofarma fi rma

acordo com MSD

Alianza Eurofarma fi rma

acuerdo con MSD

Instituto Eurofarma leva proposta do projeto Instituto Eurofarma leva proposta do projeto Instituto Eurofarma leva proposta do projeto Instituto Eurofarma leva proposta do projeto Instituto Eurofarma leva proposta do projeto Instituto Eurofarma leva proposta do projeto

Matéria Prima a um número maior de jovensMatéria Prima a um número maior de jovensMatéria Prima a um número maior de jovensMatéria Prima a um número maior de jovensMatéria Prima a um número maior de jovensMatéria Prima a um número maior de jovensMatéria Prima a um número maior de jovens

Instituto Eurofarma lleva la propuesta del proyecto

Instituto Eurofarma lleva la propuesta del proyecto

Instituto Eurofarma lleva la propuesta del proyecto

Instituto Eurofarma lleva la propuesta del proyecto

Instituto Eurofarma lleva la propuesta del proyecto

Instituto Eurofarma lleva la propuesta del proyecto

Instituto Eurofarma lleva la propuesta del proyecto

Matéria Prima a un número mayor de jóvenes

Matéria Prima a un número mayor de jóvenes

Matéria Prima a un número mayor de jóvenes

Matéria Prima a un número mayor de jóvenes

Matéria Prima a un número mayor de jóvenes

Matéria Prima a un número mayor de jóvenes

Agenda AbiertaAgenda AbiertaAgenda AbiertaAgenda AbiertaAgenda AbiertaAgenda AbiertaAgenda AbiertaAgenda Abierta

Agenda Agenda Agenda Agenda Agenda Agenda Agenda Agenda Agenda AbertaAbertaAbertaAbertaAbertaAbertaAbertaAbertaAbertaAbertaAbertaAbertaAbertaAbertaAbertaAbertaAbertaAberta

PanoramaAno | Año 17 - no 117 - Outubro | Octubre 2011

10CâncerMais de 50 pacientes brasileiros

participam de estudo

internacional

CáncerMás de 50 pacientes

brasileños participan

de estudio internacional

Exportação

Eurofarma

ganha licitação

na Argentina

Exportación

Eurofarma

gana licitación

en Argentina 14

Eurofarma inaugura novo Centro de Distribuição

Eurofarma inaugura nuevo Centro de Distribución

Más agilidad, mayor integración

Mais agilidade,

maior integraçãoMais agilidade,

maior integração

Dud

a B

airr

os

Panorama 117 (SAIDA).indd 1

12/1/11 2:26:29 PM

PanoramaPanorama

Exportación

Eurofarma

gana licitación

en Argentina 14

Más agilidad, mayor integraciónmaior integraçãomaior integraçãomaior integraçãomaior integraçãomaior integração

PanoramaAno | Año 17 - no 118 - Novembro | Noviembre 2011

7

De olho na qualidadeEurofarma implanta técnica de última geração para a identifi cação de micro-organismos

Ojo en la calidadEurofarma implanta técnica de última generación para la identifi cación de microorganismos

Integração totalSubsidiárias participam do 1o Encontro Regulatório Internacional Eurofarma

Integración total Subsidiarias participan del 1er Encuentro Regulatorio Internacional Eurofarma 14

Eurofarma defi ne objetivos e indicadores de desempeño

Euroforma defi ne objetivos e indicadores de desempenho

Euroforma defi ne objetivos e indicadores de desempenho

Planejar para crescerPlanejar para crescerPlanificar para crecer Planificar para crecer

Panorama 118 (versa ̃o9).indd 1

16.12.11 19:38:14

Capas da Revista Panorama, distribuída aos colaboradores do

Brasil e das subsidiárias

Page 102: EUROFARMA_RA2012

104

SeGURANçA e QUAlIdAdeOs medicamentos da Eurofarma são produzidos sob rígido controle de qualidade e práticas sustentáveis. O trabalho é orientado para que os clientes sempre tenham em mãos um bom portfólio e uma oferta adequada de produtos de qualidade a preços justos.

• Produção – segue os mais rígidos padrões de boas práticas de fabricação para obter o produto acabado e, diariamente, trabalha na melhoria contínua para elevar o nível de serviços e atender às metas da empresa, principalmente relacionadas à qualidade e à produtividade.

• Controle de Qualidade – todo o trabalho realizado na produção é verificado posteriormente pela equipe para que os medicamentos sejam recertificados. Dessa etapa é emitida uma pré-liberação.

• Garantia de Qualidade – mais uma vez, uma equipe de colaboradores trabalha para assegurar que os processos internos sejam respeitados e estejam de acordo com a legislação vigente. Nessa etapa, eleva-se o grau de exigências para garantir a segurança dos produtos. A Garantia de Qualidade responde tecnicamente pela liberação do produto.

• Farmacovigilância – a vigilância em medicamentos faz parte da rotina na indústria farmacêutica, uma vez que, mesmo após a realização de estudos clínicos que atestam a segurança das drogas, podem surgir relatos de reações adversas no período de comercialização. A Área Médica desenvolve uma série de atividades envolvendo coleta de dados, seguimento e avaliação dessas notificações, que asseguram o cumprimento das normas regulatórias vigentes no Brasil e em órgãos regulatórios mundiais, como FDA (Food and Drugs Administration) e Emea (European Medicines Agency).

A missão da área de Farmacovigilância é gerenciar os riscos dos medicamentos a partir dos relatos de eventos adversos. Os relatos podem contribuir para a melhoria de um produto ou até mesmo para a descoberta de novas indicações para o fármaco.

Em 2011, a área de Farmacovigilância recebeu aprovação para validação do software SIS (base de dados específica para as atividades de monitoramento de eventos adversos) que, após esforços em conjunto com a área de TI, começou a operar no primeiro semestre de 2012. A equipe também recebeu investimento para a expansão de seus quadros.

A Central de Atendimento é o principal canal pelo qual chegam informações à área de Farmacovigilância, provenientes de relatos espontâneos sobre uma reação adversa, um erro de administração, o uso gestacional ou a suspeita de inefetividade terapêutica. A partir da coleta de informações, é iniciado o processo de seguimento e avaliação da manifestação notificada. A Farmacovigilância atua em consonância com a Vigilância Sanitária e segue prazos para a informação de relatos de acordo com a gravidade do evento e da fonte de notificação, ou seja, médicos, hospitais, clínicas, farmacêuticos ou enfermeiros, entre outras.

Essas atividades representam o respeito e a transparência da Eurofarma com seus clientes, sejam eles profissionais de saúde ou consumidores finais.

Os medicamentos da Eurofarma são produzidos sob rígido controle de qualidade e práticas sustentáveis

Page 103: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

CeNtRAl de AteNdImeNtoSer a voz do cliente e do profissional de saúde a respeito de seus medicamentos. Esse é o objetivo da Central de Atendimento, que desde 1996 reúne diariamente os dados coletados e os envia ao Comitê Executivo. Assim, o Comitê pode traçar planos de ação para corrigir eventuais imperfeições ou apontar oportunidades. O canal está aberto para consumidores finais, profissionais de saúde e clientes comerciais, que têm a possibilidade de solicitar informações, registrar ocorrências comerciais, tirar dúvidas sobre os medicamentos e até manifestar elogios ou dar sugestões. O contato pode ser feito por telefone, on-line – via website da Eurofarma – ou por e-mail. Desde 2010, deficientes auditivos contam com atendimento exclusivo, realizado por meio de telefone alfanumérico, que funciona como um programa de mensagens instantâneas. Melhorias implementadas gradativamente no sistema de atendimento resultaram na redução do tempo de espera de 14 segundos em 2006 para 4 segundos em 2011 e diminuíram as chamadas abandonadas de 8 para 2.

Em 2011, a Central de Atendimento passou a ser responsável também pelas chamadas que antes estavam sob os cuidados do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da Segmenta. A Central registrou uma média de 15.706 contatos mensais, 59% dos quais se referiam à solicitação de informações.

em 2011, a Central de Atendimento

registrou cerca de 88 mil contatos

1. A média mensal inclui chamadas que não geram novas aberturas de ocorrências

tipos de Contatos 2009 2010 2011Quant. % Quant. % Quant. %

Total de registros 59.773 100 74.995 100 88.628 100Informação 34.658 58 44.621 59 52.286 59Solicitação 5.045 8 5.281 7 6.624 7Comercial 4.945 8 6.509 9 7.473 8Técnica 7.032 12 7.617 10 6.994 8Farmacovigilância 1.821 3 1.673 2 1.960 2Elogio/sugestão 236 0 261 0 355 0Trote/engano/transparência de chamadas 6.036 10 9.033 12 12.936 15

desempenho CAe – Contatos telefônicos 2009 2010 2011Tempo médio de espera (seg.) 4 4 4Chamadas abandonadas (%) 3 4 2Média mensal de contatos por telefone 11.861 11.747 10.812Média mensal de contatos por e-mail e chat 994 2.834 4.894Média mensal de chamadas1 12.855 14.581 15.706

Page 104: EUROFARMA_RA2012

106

Contatos por Público em 2010

63% Consumidor Final

28% Profissionais de Saúde

9% Clientes Comerciais

Total: 32.457

Contatos por Público em 2011

66% Consumidor Final

28% Profissionais de Saúde

6% Clientes Comerciais

Total: 38.332

Page 105: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

SAtISfAção [PR5]

Obter a satisfação do cliente é um objetivo estratégico da companhia. Anualmente, uma empresa contratada pela Eurofarma realiza pesquisa de satisfação com clientes comerciais, consumidores e profissionais de saúde que contataram a Central de Atendimento em busca de informações sobre os produtos. Com a tabulação dos dados, a Eurofarma pode reforçar pontos fortes ou corrigir eventuais falhas.

A empresa possui ainda outras iniciativas que visam melhorar o nível de serviço aos clientes:

Revista Meio de CulturaPublicada pela Unidade Hospitalar há 13 anos, dirigida ao profissional de saúde, a publicação tem foco em infectologia, é trimestral e tem circulação de 5 mil exemplares por edição.

olho vivoElaborado pela Unidade de Oncologia em 2007, o programa é direcionado a pacientes com câncer de mama que possam receber tratamento hormonal.

ProsaPrograma de orientação sobre anticoncepcionais, lançado em 2006 pela Unidade de Prescrição Médica, o Prosa consiste em palestras sobre métodos anticoncepcionais e planejamento familiar para o público leigo.

o índice de satisfação do cliente

com a Central de Atendimento da

eurofarma foi de 93,1% em 2011

Page 106: EUROFARMA_RA2012

108

FORNECEDORESA Eurofarma tem como meta criar relacionamento de longo prazo com seus fornecedores, possibilitando oportunidades de negócios, assegurando metas de desempenho para as duas partes e disseminando as práticas de sustentabilidade ao longo da cadeia produtiva. Com uma carteira com mais de 1,9 mil fornecedores ativos, a empresa avalia os aspectos técnicos e comerciais no relacionamento, assim como critérios socioambientais. A relação é orientada pela Política para Fornecedores, que contempla os princípios éticos da Eurofarma e estabelece, entre outros, que a atuação dos fornecedores deve seguir os padrões da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), além do atendimento aos preceitos da Declaração Universal de Direitos Humanos.

RIGoRPara fornecer produtos à Eurofarma, o fornecedor deve seguir critérios e parâmetros internacionais, como as Boas Práticas de Fabricação – Good Manufacturing Practices (GMP) – e Drug Master Files (DMF), no caso de princípios ativos.

fornecedores eurofarma

2009 2010 2011Nac. Inter. Nac. Inter. Nac. Inter.

Ativos (com movimentação de compra no último ano)

2.126 95 1.704 78 1.534 126

Ativos produtivos (matérias-primas que constam em listas técnicas)

168 145 171 115 191 119

total1 2.294 240 1.875 193 1.725 245

Nac.: Nacionais - Inter.: Internacionais - 1 Incluindo indiretos

Page 107: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

PolÍtICA de SUPRImeNtoS[GRI HR6 HR7]

A Eurofarma revisou e comunicou aos colaboradores, em 2011, suas novas diretrizes para a aquisição de bens, serviços e obras, estabelecidas durante a revisão de sua Política de Suprimentos. O novo documento está adequado às melhores práticas do mercado com relação às áreas de compras e atendimento.

Entre as mudanças, está a criação da Política para Fornecedores, em consonância com o Código de Ética da Eurofarma. A ideia é que as empresas fornecedoras de insumos diretos – como matérias-primas utilizadas na fabricação de medicamentos e embalagens – adotem os mesmos princípios que a Eurofarma com relação a temas como condições do ambiente de trabalho, não utilização de mão de obra infantil, escrava ou análoga à escrava, e atendam às normas internacionais. A política de fornecimento da companhia inclui também um termo de Compromisso Socioambiental, documento por meio do qual os fornecedores se dispõem formalmente a corrigir quaisquer inconformidades com as diretrizes da Eurofarma e com a legislação vigente.

POLÍTICA PARA FORNECEDORESCódigo de ConduCta del Proveedor

SuPPlier Code of ConduCt

Guia de práticas comerciais alinhadas à eurofarma.

Em novembro de 2011, a Eurofarma deu início à divulgação da nova política entre seus principais parceiros no Brasil e no exterior. O documento foi elaborado em três idiomas – português, espanhol e inglês – e distribuído juntamente com o Termo de Compromisso, para ser assinado e encaminhado à companhia. O termo estabelece o comprometimento do fornecedor em seguir as práticas descritas na Política e o consentimento com possíveis ações de monitoramento por parte da Eurofarma, como a realização de auditorias.

QUAlIdAde totAlA Eurofarma assegura a qualidade dos insumos fornecidos por terceiros para a produção de seus medicamentos ou mesmo na comercialização de produtos acabados. Como boa parte da matéria-prima para fabricação de medicamentos é importada, a empresa tem uma equipe dedicada a visitar fornecedores externos e acompanhar o processo de fabricação dos insumos e produtos vendidos à empresa.

Em 2010, a área de Garantia e Controle da Qualidade concluiu o processo de auditoria a fornecedores internacionais. As visitas pessoais permitem que a empresa confira in loco o atendimento às normas de Boas Práticas de Fabricação, à legislação brasileira e aos padrões rígidos de qualidade da Eurofarma. A empresa foi uma das pioneiras a adotar essa prática, em 2005, sendo que mantém constante preocupação em validar toda a cadeia de produção, da aquisição da matéria-prima até o produto acabado, incluindo a assistência ao consumidor. Aos fornecedores no Brasil, as exigências também são pautadas pela política de qualidade total. Mesmo sem uma política específica que privilegie a contratação de fornecedores locais, a empresa realiza análises logísticas e fiscais periodicamente para comparar custos antes de firmar contratos, analisando habilidade técnica, qualidade, capacidade produtiva e critérios de sustentabilidade. A escolha é baseada nas condições operacionais e financeiras e na disponibilidade para cada material. [GRI EC6]

Capa do Código de Conduta para fornecedores

Page 108: EUROFARMA_RA2012

110

materiais diretos materiais indiretos/serviços2009 2010 2011 2009 2010 2011

Local 52,0% 54,7% 55,6% 95,0% 96,6% 86,9%Importação 48,0% 45,3% 44,4% 5,0% 3,4% 13,1%

Nacionais Internacionais2009 102,1 93,32010 137,9 120,12011 135,6 108,5

Porcentagem de Gastos com fornecedores locais e Importações [GRI eC6]

Consumo de Insumos (milhões de R$)

material 2009 2010 2011Bisnaga 16,5 21,3 14,9Bula 137,1 171,9 183,0Caixa 2,35 2,8 2,7Cartucho 161,8 168,0 186,4Frasco 26,8 33,0 43,0Rótulo 87,6 106,1 101,6Tampa 128,0 147,1 108,9

Consumo de embalagens (em milhões de unidades)

Consumo de Embalagensde Alumínio (em mil kg)

2009 2010

120,

2

175,

62011

171,

5

Centro de distribuição, no Complexo Industrial de Itapevi (SP)

Page 109: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

CRItÉRIoS de ComPRAA escolha dos fornecedores é baseada nas condições operacionais e financeiras e na disponibilidade de cada material. A Eurofarma realiza compras de itens de alto giro, o que permite fazer melhores negócios. As embalagens, por exemplo, são adquiridas por meio de acordos de preços estabelecidos com base na previsão de compra anual, o que garante uma negociação favorável, além de uma gestão de estoques just in time. Com uma política de ganha-ganha, a medida permite aos fornecedores melhor projeção de demanda, maior exatidão e ganhos em escala.

ANÁlISe de RISCoO processo de qualificação dos fornecedores busca sempre o fortalecimento da cadeia de suprimentos. Implementado em 2007, o sistema considera os principais aspectos de gestão de riscos e de responsabilidade socioambiental, além dos critérios financeiros, jurídicos/trabalhistas, comerciais e de saúde e segurança.

Desde 2010, a classificação segue um padrão global de acordo com o qual são considerados fornecedores qualificados tanto aqueles que obtiveram a pontuação necessária para a qualificação, quanto aqueles que foram qualificados, porém sob condições. Dessa forma, a empresa reporta o número total de fornecedores que podem manter suas atividades com a Eurofarma, ainda que alguns dependam de adequações às normas da empresa e da legislação.

Classificação de fornecedores Auditados 2009 2010 2011Qualificados 67 79 147Desqualificados 4 1 3total de fornecedores auditados 71 80 150

A eurofarma assegura a qualidade dos insumos fornecidos por terceiros utilizados na fabricação de seus medicamentos

Page 110: EUROFARMA_RA2012

112

GOVERNOAs diretrizes para o relacionamento da empresa com instituições públicas são descritas no Código de Conduta e Ética da companhia. A Eurofarma mantém relação com órgãos governamentais e com entidades de apoio ou reguladoras do setor farmacêutico e de saúde, no Brasil e no mundo. A comunicação é feita de forma direta nos pleitos individuais e por meio de associações e entidades de classe nos pleitos coletivos.

RelAçÕeS Com o PodeR PúBlICoO Código de Conduta e Ética da Eurofarma, entre outros temas, aborda e estabelece as diretrizes do relacionamento com o poder público, uma relação pautada pela ética e transparência, comprometida com o desenvolvimento do país, defendendo o crescimento da indústria nacional e o maior acesso da população a medicamentos de qualidade. Entre as instituições de relacionamento da Eurofarma estão entidades de classe e órgãos governamentais:

AbifinaA Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina) apoia desde sua fundação, em 1986, o desenvolvimento tecnológico e industrial das empresas nacionais que atuam no segmento de química fina.

AnmatA Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica é um órgão autônomo do governo federal da Argentina, criado em 1992, cuja função é contribuir paraa proteção da saúde humana, assegurando a fabricação e a comercialização de medicamentos, alimentos e produtos de uso doméstico, médico e diagnóstico de qualidade.

AnvisaA Agência Nacional de Vigilância Sanitária, vinculada ao Ministério da Saúde, regula o controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços, entre eles os produzidos pela indústria farmacêutica. Uma de suas atribuições é o combate à falsificação de medicamentos e o monitoramento pós-comercialização.

departamento de limpeza Urbana (limpurb)O Limpurb é o órgão gerenciador dos serviços de limpeza urbana prestados na cidade de São Paulo, como coleta de resíduos de saúde, domiciliares e seletiva, varrição de vias públicas, lavagem de monumentos e escadarias e remoção de entulho.

emeaA European Medicines Agency regulamenta as Boas Práticas de Fabricação – Good Manufacturing Practices (GMP) – para os países da União Europeia.

etCoFundado em 2003, o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco) é uma organização da sociedade civil de interesse público que congrega empresas e entidades empresariais não governamentais com o objetivo de promover a melhoria no ambiente de negócios.

Instituto ethosCriado em 1998, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização sem fins lucrativos, caracterizada como Oscip (organização da sociedade civil de interesse público), cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável.

mapaO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento coordena o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa), cuja meta é eliminar a doença na América do Sul.

ministério da SaúdeÉ o órgão do governo federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. Sua missão é promover a saúde da população pela integração e construção de parcerias com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, a iniciativa privada e a sociedade.

Prefeitura de ItapeviPoder executivo responsável pela administração do município localizado no estado de São Paulo. Suas atribuições envolvem a gestão e a articulação com diversas secretarias encarregadas de áreas essenciais para a população da cidade, como saúde, educação e segurança pública.

Pró GenéricosFundada em janeiro de 2001, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos – Pró Genéricos congrega os principais laboratórios de produção e comercialização de medicamentos genéricos no país.

Page 111: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Sem fins lucrativos, a entidade tem como principal missão contribuir para a melhoria das condições de acesso a medicamentos no Brasil.

Secretaria de educação de ItapeviEncarregada de gerenciar as escolas municipais, a Universidade Aberta de Itapevi, os projetos educacionais e o processo seletivo de admissão de professores, além de articular parcerias com a iniciativa privada para a realização de programas na área.

Secretaria do meio Ambiente de ItapeviÓrgão criado pela prefeitura de Itapevi para promover a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental, coordenando e integrando atividades ligadas à defesa do meio ambiente.

Secretaria municipal de educação de São PauloEssa secretaria é responsável pela rede municipal de educação, incluindo escolas e educadores. Tem como responsabilidade promover a educação nos mais diversos níveis.

O Código de Conduta e Ética

aborda e estabelece as diretrizes do relacionamento

com o poder público

Secretaria municipal de Serviços de São PauloA Secretaria Municipal de Serviços é responsável por dois importantes departamentos para a cidade de São Paulo: o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) e o Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb).

Secretaria municipal do verde e meio Ambiente de São PauloÉ responsável pela preservação do meio ambiente na capital, tendo projetos divididos em diversas frentes, como os para cuidados com a terra, o verde e as águas, até os que visam à biodiversidade e à ecoeconomia.

SindusfarmaFundado em 1933, o Sindusfarma, Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo, foi a primeira entidade associativa do setor no estado e tem como objetivo defender o interesse de empresas.

Colaboradora da área administrativa da

Unidade 2 (Campo Belo)

Page 112: EUROFARMA_RA2012

114

TEMAS DO SETORCeNÁRIo PoSItIvo INCeNtIvA INveStImeNtoS em SAúde

O mercado farmacêutico brasileiro vem experimentando forte expansão, ficando atrás apenas do chinês. Atualmente o 9º maior mercado de medicamentos do mundo, estimativas apontam que, em 2015, o Brasil irá alcançar a 7ª posição. Entre os fatores que influenciaram esse bom momento, podemos destacar o aumento da expectativa de vida da população, a ampliação do acesso a medicamentos e a mudança do perfil epidemiológico nacional, com o país registrando cada vez mais moléstias como câncer e diabetes – antes mais prevalentes em nações desenvolvidas. Políticas públicas de acesso, como os programas que distribuem medicamentos gratuitamente ou com desconto, também merecem destaque. De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), o mercado em geral pode crescer 12% nos próximos cinco anos. Para os genéricos, a estimativa é de um salto de 20%, já que uma série de patentes deve expirar até 2015.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 80% dos estudos relacionados a novos princípios ativos em andamento no Brasil são conduzidos por indústrias e laboratórios multinacionais. O incremento nos recursos permitiria o direcionamento das pesquisas para doenças que acometem a população brasileira, como dengue, malária e tuberculose.

Em decorrência desse cenário, os investimentos em saúde no país devem crescer exponencialmente. O Governo anunciou, em setembro de 2011, que irá investir R$ 4 bilhões no desenvolvimento de pesquisas voltadas ao lançamento de medicamentos até 2015. O objetivo é tentar reduzir a dependência do Brasil da importação de remédios e ingressar na nova fronteira farmacêutica: os biotecnológicos. Os recursos virão do Ministério da Saúde, do BNDES e da Financiadora de Estudo e Projetos (Finep).

Os biotecnológicos (incluindo biossimilares), drogas que tratam com eficácia, maior eficiência e segurança enfermidades oncológicas, doenças inflamatórias, como artrite, e infecciosas, como hepatite, são consideradas essenciais para as políticas de saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, hoje apenas 1% dos medicamentos adquiridos pela pasta são biotecnológicos, mas eles consomem 34% do orçamento, razão pela qual a Anvisa publicou, recentemente, regras para a produção e desenvolvimento no país.

Altos investimentos são arma da indústria para enfrentar desafios1

O Brasil é o 9º maior mercado de medicamentos e fármacos do mundo, movimentando anualmente R$ 28 bilhões, de acordo com o Ministério da Saúde. O fortalecimento desse mercado beneficia os negócios, mas também traz novos desafios para a indústria farmacêutica. Entre eles estão o movimento de aquisições e fusões entre grandes players e a geração de um ambiente comercial altamente competitivo, marcado por políticas comerciais agressivas, redução de margens e lançamento de produtos.

Para vencer esses obstáculos, a saída encontrada pela indústria farmacêutica foi investir pesado no Brasil. Laboratórios nacionais e internacionais estão cada vez mais destinando recursos à pesquisa e ao desenvolvimento e ao ingresso em mercados de outros países, visando o aumento da capacidade produtiva. Em virtude dos incentivos oferecidos pelo Governo, estima-se que esse cenário será ampliado nos próximos anos. O objetivo da indústria é garantir as condições necessárias para aproveitar com responsabilidade e sustentabilidade o cenário positivo que se desenha para o futuro.

1 Fonte: Site do Governo Brasileiro/Ciência e Tecnologia

Page 113: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Consolidação das redes de farmáciaO setor farmacista brasileiro também está passando por um processo de consolidação, intensificado em 2011, quando as quatro maiores redes de drogarias uniram forças para gerar duas novas empresas de alto faturamento e posição de liderança de mercado. Especialistas acreditam que o ritmo de consolidação deve continuar avançando nos próximos anos, incluindo a expansão para o interior do país como forma de buscar novos limites para o mercado – atualmente concentrado nas metrópoles da região Sudeste.

Uma das principais razões para a consolidação é a pulverização do mercado brasileiro. Atualmente, são cerca de 60 mil farmácias (mais que nos Estados Unidos) espalhadas pelo território nacional, deixando as quatro redes líderes com 25% de participação. No entanto, o pequeno varejo encontrou alternativas para concorrer com as grandes redes, investindo em políticas de melhoria nos preços e na qualidade do atendimento, promoção de serviços adicionais e diversificação no mix de produtos.

Outro estímulo é o crescimento do varejo, que cresce 19% anualmente e deve dobrar nos próximos cinco anos. Atrelado a ele, destaca-se o ramo do varejo on-line, que tem apresentado crescimento médio de dois dígitos ao ano. O novo volume gerado pelos movimentos de consolidação das farmácias e pelo crescimento do varejo deve resultar em renegociação dos contratos de fornecimento e das tabelas de custos dos produtos, demandando mais preparo e flexibilidade comercial por parte da indústria, assim como investimentos em eficiência logística.

Acesso a medicamentos1

Além de aumentar os investimentos em pesquisas e na produção de novas drogas, o Governo brasileiro também vem ampliando suas iniciativas de acesso a medicamentos. O programa Farmácia Popular, criado pelo Ministério da Saúde em 2004, disponibiliza tratamento para as doenças de maior prevalência no país, como hipertensão e diabetes, com até 90% de desconto. São 554 farmácias

populares da rede própria – criadas e administradas pelo Governo – e 20.374 da rede privada, onde a iniciativa leva o nome de “Aqui tem Farmácia Popular”.

Ainda para promover o acesso à saúde, no início de 2011 foi lançada a campanha “Saúde Não Tem Preço”, que oferece medicação gratuita para tratamento de hipertensão e diabetes. No total, são 12 medicamentos, disponibilizados em diferentes apresentações, que podem ser retirados em unidades da Farmácia Popular mediante apresentação de receita.

Além de incentivar o crescimento do mercado farmacêutico, programas como esses democratizam o acesso a medicamentos fundamentais para o tratamento de doenças crônicas, garantindo melhoras na qualidade de vida da população. Dados do Ministério da Saúde indicam que, cinco meses após o lançamento do “Saúde Não Tem Preço”, o número de pacientes beneficiados saltou de 853 mil para 2,5 milhões.

1 Fonte: Portal de Saúde do Governo Federal

Intercâmbio regulatórioBrasil, Argentina, Colômbia e Cuba assumiram compromisso para atuar de forma conjunta nas inspeções de fábricas de medicamentos. O acordo foi firmado pelas autoridades reguladoras de cada país – Anvisa, Anmat, Invima e Cecmed, respectivamente –, consideradas referência da OPAS (Organização Pan-americana de Saúde) nas Américas. A partir de janeiro de 2013, os relatórios de inspeção de cada país serão suficientes para a concessão do BPF (Certificado de Boas Práticas de Fabricação) às indústrias farmacêuticas, documento necessário para a obtenção do registro de medicamentos junto às entidades reguladoras. O acordo irá representar economia de custos e mais agilidade na concessão dos certificados, além de prever o compartilhamento de informações sobre produtos retirados do mercado nesses países.

Brasil investe no segmento de biotecnologia1/2

Diversos laboratórios nacionais – entre eles a Eurofarma – se uniram para formar duas novas empresas totalmente voltadas à bioctecnologia, a fim de desenvolver medicamentos indicados principalmente no tratamento de doenças crônicas, degenerativas e autoimunes, além de vários tipos de câncer. A iniciativa vem de um contexto mercadológico altamente positivo, pois o segmento de biotecnologia é o que mais cresce no mundo, principalmente nos países emergentes. Hoje, entre os cinco principais produtos do mercado oncológico, quatro são biotecnológicos. A expectativa é que esses medicamentos alcancem o faturamento de US$ 170 bilhões até 2014, passando a representar aproximadamente 23% do mercado farmacêutico global.

As novas empresas representam uma tentativa do Brasil de acompanhar o ritmo de desenvolvimento da biotecnologia e conquistar independência tecnológica nessa área. Por isso, contam com apoio valioso do Governo. Por meio do Profarma, programa do BNDES de apoio ao Complexo Industrial da Saúde no país, R$ 500 milhões serão investidos em suas operações. A proposta é garantir o atendimento à demanda pública por meio da internalização do conhecimento e da produção.

Neste momento, o cenário nacional é favorável para desenvolvimento da biotecnologia. Devido ao seu alto valor, os produtos tecnológicos correspondem a uma importante parcela nos gastos do SUS – Sistema Único de Saúde. Assim, a produção nacional contribuirá também para o desenvolvimento econômico e industrial do país.

1 Fonte: Observatório da Inovação e

Competitividade2 Fonte: Site do BNDES/Artigo Biotecnologia

para Saúde no Brasil

Page 114: EUROFARMA_RA2012

116

hojesomos sustentáveis

Page 115: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2011

Page 116: EUROFARMA_RA2012

26

Page 117: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2011

amanhãpara perpetuarmos nossos negócios

Page 118: EUROFARMA_RA2012

120

SUSTENTABILIDADEPlANo dIRetoRFormalizado em sua Missão e em seus Valores, disseminados constantemente entre seus colaboradores, o compromisso da Eurofarma com a responsabilidade social empresarial está em constante evolução.

Em 2005, criou-se o Comitê de Responsabilidade Social, que congrega um grupo de 15 colaboradores de diversas áreas da empresa e se reúne periodicamente para discutir as práticas vigentes na companhia sob o prisma da sustentabilidade, analisando investimentos e projetos com o objetivo de garantir que os Valores da organização integrem os processos de decisão, incluindo a fabricação de seus produtos.

Em 2008, foi instituído, como mecanismo de suporte e fortalecimento das práticas, o Plano Diretor de Sustentabilidade, que propõe que a empresa tenha lideranças comprometidas com esse tema. A Eurofarma pretende ser reconhecida em sustentabilidade no segmento

farmacêutico e prevê replicar seu modelo nos demais países onde mantiver operações.

Dentro dessa estratégia, a forma como a empresa atua no segmento está pautada em três grandes objetivos. Para que a atuação sustentável seja uma prática na organização, a Eurofarma busca sensibilizar seus colaboradores para a importância do tema, capacitando pessoas, gerando conhecimento, sensibilizando e sugerindo uma mudança de atitude.

Adicionalmente, também se preocupa em criar uma cultura de lideranças com visão financeira, social e ambiental, consciente e responsável pelos impactos das operações e comprometida com as comunidades em que atua. Por fim, pretende assegurar o bom desempenho dos indicadores de sustentabilidade por meio de avaliação interna, auditoria externa e destaque em publicações de referência.

A aspiração: Sustentabilidade na Eurofarma

*

*

*

*

*

* *

*

A Jornada da Sustentabilidade

Objetivos

Modelo de Atuação

OCUPAR espaço dentro da empresa

(2008-2009).

Inserir a sustentabilidade na estratégia da Eurofarma.

Criar uma cultura de lideranças com visão financeira, social e ambiental, consciente e responsável, pelos impactos das operações e comprometida com as comunidades.

Assegurar o bom desempenho dos indicadores de Sustentabilidade, por meio da avaliação interna e auditoria externa e destaque em publicação de referência.

Sensibilizar para aimportância do tema,capacitar pessoas e gerar reconhecimento para a política interna.

TER lideranças comprometidas com a Sustentabilidade (2010).

REPLICAR o modelo de Sustentabilidadenos demais países onde a Eurofarma

mantiver operações (2015).

SER Empresa Modelo em Sustentabilidade no segmento farmacêutico e no mercado brasileiro (2012).

Etapas

Plano diretor de Sustentabilidade

Page 119: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

ReSPoNSABIlIdAde SoCIAl CoRPoRAtIvA

Indicadores ethosDesde 2005, a Eurofarma utiliza os indicadores Ethos como ferramenta de auxílio para reforçar suas práticas e processos. O instrumento de autoavaliação é dividido em sete temas: Valores, Transparência e Governança; Público Interno; Meio Ambiente; Fornecedores; Consumidores e Clientes; Comunidade; Governo e Sociedade.

Como resultado da utilização dos indicadores, a empresa consolidou e atualizou o Código de Conduta e Ética e iniciou a publicação de seu Relatório Anual para comunicar suas ações aos públicos de interesse. Os indicadores são aplicados na empresa a cada dois anos, tempo necessário para a definição de novas metas, a implementação de ações (acompanhadas pelo Comitê de Responsabilidade Social da empresa) e a apuração dos resultados.

O efeito das iniciativas implementadas fez com que a Eurofarma apresentasse importante evolução no

Perf

orm

ance

Ger

al

Valo

res,

Tra

nspa

rênc

iae

Gov

erna

nça

Públ

ico

Inte

rno

Mei

o A

mbi

ente

Forn

eced

ores

Con

sum

idor

es e

Clie

ntes

Com

unid

ade

Gov

erno

e S

ocie

dade

2005

2008

2010

Evolução Notas Eurofarma 2005 a 2010

3,79

6,43

8,43

4,24

7,38

8,62

5,4

5,89

7,73

2,91

1,68

4,01

5,926,66

2,66

6,58

9,24

2,96

5,7

8,419

9,88

6,2

9,21

resultado da autoavaliação realizada em 2010 e divulgada em 2011. Apenas cinco anos após adotar os indicadores Ethos, a nota da empresa no critério Meio Ambiente saltou de 2,91 para 9,21. Com relação à Comunidade, avançou de 2,66 para 9,24. Os demais critérios seguem a mesma tendência de crescimento, com maior ou menor variação. Hoje a Eurofarma está, em todos os critérios avaliados, acima da média registrada pelas empresas que respondem a esses indicadores, em muitos casos com pontuação próxima à obtida pelo grupo de benchmark, composto por companhias consideradas referências no tema.

Cabe ressaltar que, como associada do Instituto Ethos, a Eurofarma busca desempenhar um papel ativo. Nesse contexto, a empresa participou do grupo de trabalho criado para discutir os critérios e a implementação da ISO 26000 – norma de responsabilidade social lançada em 2010.

* Base de dados Ethos 09/06/2011Os Indicadores Ethos são preenchidos/reportados a cada dois anos. Dessa forma, os números divulgados em 2011 são relativos a 2010 e uma nova aplicação acontecerá em 2013, com base nas informações consolidadas em 2012.

tema eurofarma Grupo de

Benchmark média ethos

melhor Performance

no tema Performance Geral 8,43 9,41 4,06 9,90Valores, Transparência e Governança 8,62 9,46 4,29 10,0Público Interno 7,73 8,65 3,87 9,74Meio Ambiente 9,21 9,49 4,10 10,0Fornecedores 5,92 9,70 3,66 10,0Consumidores e Clientes 9,88 9,60 5,57 10,0Comunidade 9,24 9,47 3,56 10,0Governo e Sociedade 8,41 9,50 3,41 10,0

Quadro eurofarma x Grupo benchmark e Base de dados ethos*

Page 120: EUROFARMA_RA2012

122

AvançosEm 2011, a Eurofarma reiterou sua preocupação com a sustentabilidade, dando novos e importantes passos rumo à sua meta de se tornar referência nesse tema no país. Somente para projetos sociais próprios, geridos pelo Instituto Eurofarma, foram destinados 24% a mais de recursos em relação ao ano anterior. Essa atitude confirma o interesse da Eurofarma em atingir o objetivo de equiparar seus investimentos em responsabilidade social ao valor nominal de retirada dos dividendos. Projeta-se o cumprimento dessa meta em 2012.

Como consequência, o Instituto Eurofarma completou, em 2011, cinco anos de existência, com muito a comemorar: o número de participantes em seus projetos se multiplicou e a empresa está preparando a Unidade 1 (Interlagos I) para receber a sua nova sede, que permitirá ampliar ainda mais sua atuação no próximo ano. Em 2011, o Instituto expandiu algumas de suas atividades, como o Matéria Prima São Paulo, que passou a abrir espaço também para participantes não regulares. Firmou também mais uma parceria para o Centro de Enfermagem, desta vez com a escola técnica da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein – um dos mais renomados hospitais do país –, abrindo a primeira turma.

Com relação ao meio ambiente, destacou-se, em 2011, a extensão do Programa Descarte Correto de Medicamentos para mais 18 drogarias na capital paulista e a implantação nas cidades de Araraquara e Piracicaba (SP). Atingir mais cidades é uma relevante conquista, pois a implementação do projeto depende também das prefeituras e das infraestruturas municipais. Além disso, o programa foi replicado para os ambulatórios das unidades da Eurofarma. A empresa foi pioneira entre as companhias brasileiras a promover o descarte correto de medicamentos, utilizando o interior das embalagens (parte interna das caixas) como ferramenta educativa e de conscientização ecológica.

Esses avanços da Eurofarma reafirmam sua estratégia de crescimento baseada no conceito triple bottom line, que propõe o equilíbrio entre os retornos econômico, social e ambiental.

As iniciativas sociais da

eurofarma têm forte foco em

educação

Page 121: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

doaçõesA empresa contribui por meio de doações para campanhas e trabalhos desenvolvidos por organizações sociais. Um dos destaques é o apoio ao McDia Feliz, campanha de combate ao câncer infantojuvenil coordenada pelo Instituto Ronald McDonald. Em 2011, a Eurofarma participou pela quinta vez consecutiva do evento e adquiriu 20,1 mil tíquetes – 11,7% a mais que em 2010 –, que foram distribuídos entre colaboradores, familiares, prestadores de serviços, participantes dos projetos sociais apoiados pelo Instituto Eurofarma e alunos das escolas públicas localizadas no entorno das Unidades de São Paulo e Itapevi. Cada tíquete correspondia ao valor de um sanduíche Big Mac e pôde ser trocado no dia 27 de agosto nos restaurantes da rede.

Também em 2011, a Eurofarma voltou a contribuir com o Instituto Ingo Hoffman, presidido pelo ex-piloto de automobilismo Ingo Hoffman, que tem como propósito proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer. Outra organização apoiada no ano foi a AACD - Associação de Assistência à Criança

Doações (em R$)

2009 2010

77.3

81

77.7

36

2011

424.

371

Alunos do projeto matéria Prima Itapevi

2009 2010 2011Abrinq 22.917,00 23.736,00 27.053Ingo Hoffman - 35.000,00 16.400Centro Comunitário Jardim Autódromo 12.000,00 12.000,00 14.355Hospital do Câncer de Barretos 6.995,00 7.000,00 8.113Instituto Ayrton Senna - - 250.000Projeto Papel de Gente1 - - 108.000AACD - - 86.112Diversas 35.469,00 0,00 450total 77.381,00 77.736,00 424.371

2009 2010 2011Beneficiários (nº de tíquetes) 15.000 18.000 20.100Investimentos (em R$) 120.000,00 153.000,00 195.975,00

2009 20101 2011Em números de unidades doadas 6.975 148.665 120.580

doações (em R$)

mcdia feliz

doações de medicamentos

1. Apoio às vítimas dos desastres naturais em Santa Catarina

1. Mais informações na página 140.

Deficiente. Por meio de um aporte de R$ 86 mil, o Instituto Eurofarma contribuiu para um projeto com foco na reabilitação infantil, assim como para a manutenção das atuais instalações da instituição. Contribuiu, ainda, com o Instituto Ayrton Senna com a doação de R$ 250 mil para apoiar algumas das ações realizadas em prol da educação pública acessível e de qualidade.

Ao todo, as doações somaram R$ 424 mil e o apoio ao MC Dia Feliz totalizou cerca de R$ 196 mil.

Page 122: EUROFARMA_RA2012

124

metAS do mIlÊNIoEm setembro de 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou a Cúpula do Milênio, encontro que resultou na aprovação da Declaração do Milênio das Nações Unidas, documento referendado por todos os 189 países-membros, que reflete a crescente preocupação com a sustentabilidade do planeta.

Na Declaração do Milênio constam as oito metas estabelecidas e adotadas pelos países-membros da ONU para melhorar a vida da população mundial. As metas formam um conjunto de oito macro-objetivos, que devem ser alcançados até o ano de 2015, com vistas a reduzir a fome e a pobreza e a resolver questões como doenças, desigualdades de gênero, analfabetismo, falta de acesso à água limpa e ameaças ao meio ambiente, além de fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentável dos povos.

Ciente de seu papel na sociedade, a Eurofarma busca fazer sua parte consolidando iniciativas que possam contribuir para que as Metas do Milênio sejam cumpridas. A avaliação de projetos sociais a serem apoiados pela empresa inclui sua aderência a essas metas. Ao adotar um rígido sistema ambiental, a empresa busca assegurar que impactos sobre o meio ambiente sejam mitigados e que as futuras gerações possam desfrutar dos recursos naturais. Ao investir em inovação e desenvolvimento, a empresa busca ampliar seu portfólio de medicamentos para atender a um número maior de pessoas. Nesse contexto, em 2011, quatro novos produtos genéricos chegaram ao mercado, todos com preços no mínimo 35% inferiores aos de referência.

Reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, promover a igualdade entre sexos e a valorização da mulher e atingir o ensino básico fundamental são quatro das Metas do Milênio que a gestão de Recursos Humanos da Eurofarma tem buscado enfocar ao longo dos anos. Ao realizar o investimento social, a Eurofarma trabalha na construção de um país melhor, mais justo e com melhores oportunidades para todos.

Doações incentivadas via Fundo da Infância e da Adolescência (fIA/fUmCAd)Desde 2008, a Eurofarma destina 1% do Imposto de Renda devido para projetos sociais por meio da Lei do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Com isso, aproveita o incentivo fiscal e garante a destinação dos recursos para projetos de defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou pessoal.

Ano valor doado entidades beneficiadas

2008 R$ 180 milAACD (Associação de Assistência

à Criança Deficiente) www.aacd.org.br

2009 R$ 145 milGRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) www.graacc.org.br

2010 R$ 300 mil

TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) www.tucca.org.br

AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) www.aacd.org.br

2011 R$ 165 milTUCCA (Associação para Crianças e

Adolescentes com Câncer) www.tucca.org.brAssociação Vida Jovem www.vidajovem.org

Page 123: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Programa de voluntariadoEm 2009 foi realizado um censo interno para identificar os colaboradores que já participavam de iniciativas voluntárias, as ações desenvolvidas e as entidades beneficiadas. Desde então, é realizado o Programa de Voluntariado Eurofarma, que visa a apoiar projetos de colaboradores que executam ou desejam executar trabalhos voluntários em organizações não governamentais (ONGs), entidades ou instituições carentes. Os colaboradores voluntários inscrevem projetos em benefício das ONGs em que atuam e, anualmente, seis delas são selecionadas para receber apoio financeiro da Eurofarma e curso de capacitação voluntária. A escolha das ONGs cabe aos integrantes do Comitê de Responsabilidade Social, com o apoio de técnicos do Centro de Voluntariado de São Paulo. Em 2011, as organizações beneficiadas foram:

organização Cidade - Uf Iniciativa Público Projeto

Abrigo Lar Cristão

Belo Horizonte (MG)

Abrigo Lar Cristão

Crianças abrigadas à espera de adoção

As crianças chegam à instituição por meio de mandado judicial e lá recebem acompanhamento físico, psicológico e até mesmo espiritual. São tratados os traumas que elas porventura tenham, é feito um acompanhamento completo de saúde, entre outros cuidados. Engloba também desenvolvimento de atividades recreativas e que estimulem o crescimento e a aprendizagem.

Associação Benção de Paz

São Paulo (SP)Projeto José de Anchieta

Crianças e adolescentes

O projeto tem ações voltadas ao fortalecimento do capital humano das comunidades, por meio de atividades de reforço escolar e extracurriculares. Presta atendimento gratuito a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pessoal, assim como a suas famílias.

Clube Atlético Alvinegro

Santo André (SP)

Gol de Placa, Craque de Bola e Craque na Escola

Crianças com idade entre 6 e 15 anos

A partir da prática esportiva, promove a proteção integral de crianças, jovens e adolescentes, a sua inserção na comunidade e a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e atuantes na sociedade.

Instituto Ipê Cultural

Uberlândia (MG)

Projeto 5 Sentidos Especiais

Crianças e adolescentes com necessidades especiais

A instituição executa quatro programas: 5 Sentidos Especiais, Adote um Oficineiro, Eu Planto Cultura e Recicla Cerrado. O projeto inscrito promove oficinas terapêuticas, que acontecem em grupo: Pedagógica; Artes; Expressão Corporal; Música; Psicomotricidade; AVDs; e PET Terapia. Cada grupo conta com pelo menos três profissionais nas salas de atendimento para melhor estimulação e conduta.

Presente de Alegria

São Paulo (SP)Presente de Alegria

Crianças, jovens, adultos e idosos, em situação de tratamento de doenças crônicas em hospitais, lares e clínicas de recuperação

Palhaços-doutores contribuem para a recuperação de crianças, adultos e idosos que necessitam de atenção, carinho e saúde, por meio da arte Clown. São três níveis de treinamento para, a partir daí, iniciar as visitas aos hospitais, lares e clínicas de recuperação.

Recanto Nova Era

Araçariguama (SP)

Recanto Nova Era

Idosos sem assistência das famílias

Fornecer moradia, alimentação, transporte, cuidados médicos, atividades de recreação e acompanhamento com fisioterapia, cardiologia, neurologia, entre outros. Recreação com hortas, jardins socialização, tricô, crochê, trabalhos manuais, conscientização e aceitação familiar, fisioterapia, dia da beleza, bingos, festas.

Programa de voluntariado - Contemplados 2011

ComUNIdAdeSCompartilhar seus bons resultados com as comunidades em que está inserida é um princípio da atuação responsável da Eurofarma. Em 2011, os investimentos sociais totalizaram R$ 6,6 milhões. Já os investimentos em patrocínios culturais e esportivos ultrapassaram a cifra de R$ 3,4 milhões.

Page 124: EUROFARMA_RA2012

126

MEIO AMBIENTEdeSemPeNHo AmBIeNtAlO conjunto de iniciativas estratégicas da Eurofarma é orientado pela otimização do uso dos recursos naturais. Para isso, a empresa investe continuamente e foca a melhoria de seus processos como forma de minimizar os impactos ambientais de suas atividades. Os investimentos são analisados do ponto de vista ambiental, de forma que a empresa possa crescer sem prejudicar o meio ambiente. Adotar boas práticas ambientais propicia ganhos para a comunidade, já que demonstra, por exemplo, que o funcionamento das unidades fabris obedece a rígidas normas, evitando danos ao entorno. O colaborador também é beneficiado por trabalhar em um ambiente seguro e sadio.

Política Ambiental da eurofarmaA política ambiental da Eurofarma assegura que é compromisso constante da companhia realizar atividades com foco em alguns princípios:

1 – Prevenir a poluição e conservar os recursos naturais;2 – Atuar em conformidade com as leis e as normas ambientais aplicáveis;3 – Desenvolver a consciência ambiental de colaboradores, fornecedores e comunidade.

A Eurofarma tem como meta reduzir o consumo de recursos naturais (água e energia) e a geração de resíduos. Os indicadores de desempenho nesse sentido são ponderados por cada mil unidades produzidas.

Imagem do Complexo Industrial de Itapevi, construído para ser ambientalmente eficiente

Page 125: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

2009 2010 2011etanol Gasolina etanol Gasolina etanol Gasolina

Farma 77% 23% 76% 24% 75% 25%Genéricos 86% 14% 88% 12% 84% 16%Hospitalar 76% 24% 76% 24% 77% 23%Oncologia 78% 22% 82% 18% 83% 17%Veterinária 76% 24% 74% 26% 76% 24%Total 77% 23% 77% 23% 76% 24%Total Emissão 6.291 Ton CO2 / Ano1 2.800 Ton CO2 / Ano 3.011Ton CO2 / Ano

emissões de Gases de efeito estufa pela frota de veículos

emissõesCombater o aquecimento global é uma preocupação da Eurofarma, alinhada a um dos princípios de sua Política Ambiental. Em 2009, a empresa avançou nessa direção ao concluir o mapeamento de emissões de gases de efeito estufa de sua frota de veículos, que conta com aproximadamente 2 mil automóveis – a maior entre as empresas do setor farmacêutico. Quando a empresa realizou o primeiro inventário de suas emissões, foi possível estabelecer e implementar uma Política Corporativa para Consumo de Combustíveis. Com o objetivo de criar um padrão de consumo para toda a empresa, foi determinada a priorização do uso de álcool (etanol), combustível renovável, no abastecimento dos veículos flex, que representam 98% da frota (Força de Vendas e público interno). Segundo esse inventário, o consumo de gasolina representava, à época, 67% do volume total de combustíveis. Com o objetivo de reverter o quadro, a meta foi aumentar para 75% o consumo de álcool e reduzir o consumo de gasolina para 25%. A substituição da gasolina pelo álcool implica na redução de 100% da emissão de dióxido de carbono, poluente global e um dos causadores do efeito estufa. A companhia superou essas metas em 2011, quando consumiu 76% de etanol e 24% de gasolina. Esse resultado contribuiu para que a empresa deixasse de emitir para a atmosfera 3.011 toneladas de CO2.

1. De janeiro a junho foi considerado o histórico de emissões e em agosto foi implantada a política de GEE

A eurofarma possui 98% de sua frota composta de carros flex

Page 126: EUROFARMA_RA2012

128

Inventário de emissões Gee – IndustrialDe forma pioneira e independente, a Eurofarma se tornou uma das únicas farmacêuticas a desenvolver inventário sobre as emissões de gases de efeito estufa na área industrial, primeiro passo para que a empresa possa traçar políticas internas para a redução dos poluentes globais e buscar projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O estudo foi realizado conforme a metodologia do GHG Protocol e, por meio de parâmetros comparativos, chegou-se ao volume estimado de emissões diretas e indiretas relacionadas ao processo produtivo. A área de Gestão Ambiental, em parceria com as áreas industriais, intensificará sua atuação a partir do resultado dos inventários das unidades fabris da empresa para desenvolver ações com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio do estudo da adoção de gases industriais com menor impacto ambiental e da avaliação da intensificação do uso de energias renováveis.

2009 2010 2011Combustões estacionárias1 - escopo 1Consumo de GLP 793.814 651.652 1.269.122Consumo GN 863 1.054 437Consumo de óleo diesel 284 224 80energia elétrica2 - escopo 2Consumo de energia elétrica 996 1.934 1.112outras emissões3 - escopo 3Disposição em aterro 1.908 2.382 1.842Tratamento em incineração 101 128 269Tratamento em coprocessamento 2.115 1.777 2.132total de emissões 800.081 674.201 1.274.996

emissões de Gee – Industrial (tCo2e)

1.

2.

3.

As emissões foram calculadas com base na quantidade de combustíveis comerciais adquiridos, usando fatores de emissão publicados pelo IPCC As emissões foram calculadas por unidades métricas a partir do consumo de eletricidade e específicas, da rede local e de fatores de emissão publicados pela Comissão Interministerial de Mudança Global do ClimaAs emissões foram calculadas a partir dos dados da atividade, como utilização de combustível e milhas de voo, além de fatores de emissão publicados ou de terceiros, sempre dando preferência aos fatores de emissão específicos da fonte ou do local em lugar de outros mais genéricos. Indústrias em geral se deparam com um conjunto de metodologias específicas de cada setor, que podem ser encontradas no site do Programa Brasileiro GHG Protocol

Comparativo das Emissões de GEE

322.

467

Itapevi Campo Belo Interlagos II Freguesia do Ó

796.

627

1.11

8.70

8

1.27

2.68

2

1.40

9

3.20

0

907

1.34

4

2.26

8

596

700

699 81

1

2009 2010 2011

2009 2010 2011Itapevi 796.627 1.118.708 1.272.682Campo Belo 1.409 3.200 907Interlagos II 1.344 2.268 596Freguesia do Ó 700 699 811

emissões de Gee por Unidade (tCo2e)

Page 127: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

eCoefICIÊNCIA

Resíduos sólidosProduzir mais utilizando menos recursos naturais. Esse é o objetivo da gestão da Eurofarma em seus processos industriais. Todo o processo, da geração à destinação final dos resíduos, é controlado e rastreado por sistema de informatização. Esse sistema permite o monitoramento completo da gestão de resíduos e contribui para a identificação de oportunidades de redução de sua geração.

Em 2011, foram geradas 2.811 toneladas de resíduos não perigosos, valor cerca de 0,8% menor que o registrado em 2010. Desse total, 1.337 toneladas foram recicladas e 1.474 foram destinadas a aterro sanitário. De resíduos perigosos, foram gerados no ano 430 toneladas, quantidade 30,0% maior que a de 2010, considerando que o crescimento nas unidades produzidas foi de aproximadamente 13,0%. Desse total, 47 toneladas foram incineradas e 383 coprocessadas.

A destinação dos resíduos perigosos para coprocessamento foi de 89,0%. Trata-se do descarte final de resíduos ambientalmente adequado, pois é feito por meio da queima em fornos de cimento, com o aproveitamento da energia contida nesses materiais. A prática é regulamentada e licenciada por órgãos ambientais competentes. [GRI EN22]

2009 2010 2011 Não perigosos Reciclagem 1.195 1.223 1.337 Aterro sanitário 3.479 1.610 1.474 total não perigosos 4.674 2.833 2.811

Perigosos Incineração 64 23 47 Coprocessamento 308 308 383 total perigosos2 372 330 430

total de Resíduos por método de disposição (t) [GRI eN22]1

2009 2010 2011

toneladasRetorno

financeirotoneladas

Retorno financeiro

toneladasRetorno

financeiroPapel 488 R$ 31.806,66 714 R$ 76.082,56 829 R$ 103.590,60 Plástico 109 R$ 44.844,89 144 R$ 68.311,34 192 R$ 139.292,99 Metal 59 R$ 10.853,99 164 R$ 17.875,25 122 R$ 28.880,76 Vidro 198 R$ 11.195,18 199 R$ 11.227,06 165 R$ 8.177,34 total 854 R$ 98.700,71 1.223 R$ 173.496,21 1.308 R$ 279.941,68

Reciclagem de materiais

1. O total de resíduos considera as unidades 2, 3, 4, 5 e Itapevi.2. Não incluídos os resíduos perigosos enviados para reciclagem, pois não são representativos (pilhas, baterias e óleo lubrificante = 0,4% do total de perigosos) e as lâmpadas, uma vez que o controle não é feito por peso.

Colaboradora utiliza um dos recipientes próprios para a coleta de resíduos recicláveis

Page 128: EUROFARMA_RA2012

130

ÁguaInsumo comumente utilizado na composição dos produtos e na grande maioria dos processos industriais e de apoio (esterilização, higienização e limpeza, utilidades, etc.), a Eurofarma trabalha para diminuir o consumo de água para cada mil unidades produzidas, indicador estabelecido para ponderar o desempenho ambiental da organização e apontar sua real eficiência. O monitoramento cria elementos para debate, cobranças e discussões acerca de medidas que visem reduzir o impacto da atividade sobre o meio ambiente.

Algumas das unidades industriais da empresa são abastecidas por sistemas de captação de água subterrânea de poços artesianos. Com o objetivo de medir o impacto sobre essa exploração, foram adotadas algumas ações: análise mensal da qualidade da água, análise anual da qualidade da água bruta, medição mensal do volume total captado e nível de exploração da água subterrânea. A empresa mantém monitoramento constante da geração de efluentes industriais dentro do volume total de efluentes do Complexo de Itapevi e também por meio de análises periódicas de acompanhamento da qualidade do descarte para a rede pública. Este último caso é aplicado a todas as unidades industriais da empresa.

Atualmente, apenas o Complexo de Itapevi possui projeto de reaproveitamento de água. É lá que está em operação a ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), com capacidade para tratar mensalmente cerca de 9 mil m3. Em 2010, foi instalado um sistema de reuso direcionando o efluente tratado para consumo nas torres de resfriamento, descarga sanitária, limpeza de áreas e irrigação das áreas verdes. Além da ETE, há uma iniciativa implementada em junho de 2011 com o objetivo de reutilizar a água das chuvas, que é captada pelo telhado do bloco industrial VII. Essa água também está sendo direcionada ao abastecimento das bacias sanitárias e da torre de resfriamento e limpeza. [GRI EN10 EN21]

medida 2009 2010 2011evolução 2010 x 2011

Água subterrânea (poços artesianos)

m3/1.000 UP1,2 1,21 1,36 1,17

Redução do consumo de água para cada 1000 UP em 14%

m3/ano 136.012Abastecimento Público m3/ano 70.553Total m3/ano² 186.075 217.271 206.565

Efluente tratado3 m3/1.000 UP³ 0,58m3/ano 92.054

Consumo de Água e efluente tratado [GRI EN8*]

1. UP = Unidades Produzidas (acabadas). 2. O indicador considera apenas o consumo de água das unidades 2, 3, 5 e Itapevi, que fabricam produtos acabados.A unidade 4 não teve o indicador calculado, pois fabrica semiacabados, o que não atende à nova métrica adotadapela Companhia para 2011. Dessa forma, a comparabilidade entre os anos foi prejudicada.3. Considera apenas o volume de efluente tratado pela ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) e as unidades produzidas do Complexo Industrial de Itapevi. Nas demais unidades não há monitoramento quantitativo.

1. O projeto de reuso é aplicado somente no Complexo Industrial de Itapevi.

Água Reciclada e Reutilizada em 2011 [GRI eN10]

Total de água reciclada/reutilizada (m³/ano) 4.440% de água reciclada/reutilizada em relação ao total consumido em Itapevi1 4% % de água reciclada/reutilizada em relação ao total consumido em todas as unidades [GRI EN8] 2%

Page 129: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

energia [GRI EN4]

Desde 2007, a Eurofarma adquire energia elétrica do mercado livre de energia, sendo que essa parcela representa a maior parte da energia consumida pela empresa. A Eurofarma também utiliza óleo diesel para o funcionamento dos geradores, que são acionados em caso de queda de energia elétrica, e gás liquefeito de petróleo, energia e gás natural para o aquecimento das caldeiras do Complexo de Itapevi e da unidade da Freguesia do Ó. Em Interlagos, é utilizado gás natural para a fabricação das ampolas e frascos de vidro.

energia elétrica1 2009 2010 2011

KWh / ANO² 30.723.347 35.226.316 34.322.155

KWh / 1000 UP (unidade produzida)² 105,78 116,61 195

1. Os dados de consumo de energia estão apresentados em KWh porque a Eurofarma adota, para controle interno, métrica que calcula o consumo em KWh por mil unidades produzidas. 2. O indicador considera apenas o consumo de energia elétrica das Unidades 2, 3, 5 e Itapevi que fabricam produtos acabados. A Unidade 4, por fabricar semiacabados não teve seu índice calculado devido à nova métrica estabelecida para 2011, que passou a considerar apenas as unidades que fabricam produtos acabados. Dessa forma, a comparabilidade entre os anos foi prejudicada.

estação de tratamento de efluentes (ete)

Page 130: EUROFARMA_RA2012

132

descarte correto de medicamentosA Eurofarma deu, em 2010, mais uma mostra de seu pioneirismo e compromisso com a sustentabilidade tornando-se a primeira empresa brasileira a utilizar o interior das embalagens como ferramenta educativa e de conscientização ecológica. Essa iniciativa faz parte do processo evolutivo definido no Plano Diretor de Sustentabilidade em 2009. A maioria dos medicamentos produzidos pela empresa (65%, com a meta de chegar a 100% em 2012) traz em sua embalagem secundária – aquela que não tem contato direto com o fármaco – mensagem informando que o cartucho, bem como a bula, são materiais recicláveis, incentivando o seu descarte correto, separadamente do lixo orgânico. Até então, a prática do mercado era a aplicação do símbolo de reciclagem na embalagem, sem nenhuma orientação adicional.

No final de 2010, a Eurofarma ampliou essa iniciativa com o lançamento do projeto “Descarte Correto de Medicamentos”, uma parceria entre a empresa e o Grupo Pão de Açúcar, que conta ainda com o apoio da Prefeitura

Municipal de São Paulo, por meio do Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) e da Covisa (Consultoria Técnica em Vigilância Sanitária). Em 2011, o projeto foi expandido, com o aumento do número de postos de coleta de 5 para 23, todos localizados no interior das farmácias da rede Pão de Açúcar e do hipermercado Extra. Ali, os consumidores podem descartar com segurança as embalagens primárias de medicamentos (aquelas que tiveram contato direto com o produto), bem como medicamentos em desuso ou vencidos e resíduos perfurocortantes (agulhas, ampolas de vidro etc). Esses resíduos, considerados perigosos, quando descartados na rede de esgoto ou em aterros sanitários, podem causar danos ambientais, contaminando o solo e a água e colocando em risco a saúde da população. A Limpurb é responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos coletados. A cidade de São Paulo responde por 16% das vendas de medicamentos do país.

A medida, inovadora no mercado farmacêutico, busca educar a população para a correta destinação de resíduos farmacêuticos domésticos, que podem contaminar solo e água quando descartados em lixo comum. Por sua relevância, a iniciativa foi levada também ao interior de São Paulo, a Piracicaba e Araraquara. Desde seu lançamento, o programa foi responsável pela coleta de aproximadamente 2,2 mil toneladas de resíduos, até o final de 2011.

educação ambientalA educação (informação, sensibilização e conscientização) configura-se no melhor caminho para transformar a realidade e construir um futuro mais responsável. Diante dessa crença, a Eurofarma realiza ações de conscientização ambiental para que seus colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços e comunidades compreendam a importância de adotar uma postura ambiental responsável, de forma que as próximas gerações possam desfrutar do meio ambiente. Entre as iniciativas desenvolvidas estão:

Programa de Coleta SeletivaA empresa busca conscientizar seus colaboradores sobre a importância da coleta seletiva e sensibilizá-los para que participem da iniciativa. Todas as Unidades da empresa possuem coletores de materiais recicláveis, que podem ser utilizados pelos colaboradores para o depósito do chamado lixo seco produzido em suas residências. Em 2011, a iniciativa resultou na coleta de 1.3 toneladas de recicláveis e rendeu R$ 280 mil com a venda dos materiais. A renda é destinada ao projeto de educação ambiental De Mãos Dadas com a Escola, que aplica os recursos na compra dos materiais escolares para filhos de colaboradores e terceiros.

Coleta Seletiva de óleoO descarte de óleo de cozinha na pia contamina até 1 milhão de litros de água (equivalente ao consumo de água de uma pessoa durante 14 anos). Por isso, os colaboradores da empresa são orientados a armazenar seu óleo de cozinha em uma garrafa plástica e entregá-la à Eurofarma, que destina o resíduo a uma empresa especializada e licenciada pela Cetesb. A quantidade de óleo enviada à reciclagem em 2011 foi de 710,50 kg.

Pilhas e bateriasA empresa também possui coletores de pilhas e baterias em suas Unidades, propiciando sua destinação final correta, já que esses materiais contêm metais pesados que, em contato com água ou solo, podem por em risco o meio ambiente e a saúde da população. Até 2011, foram arrecadados cerca de 2 toneladas de pilhas e baterias. Somente em 2011, a quantidade destinada para reciclagem foi de 1,9 toneladas.

Conscientização ambiental – Sistema de Gestão AmbientalEm 2011 foi publicado o manual “Sistema de Gestão Ambiental”, contemplando os principais assuntos ambientais para sensibilização de todos os colaboradores e prestadores de serviços internos, reforçando os assuntos de política ambiental, normas e procedimentos, objetivos e metas, Urna para descarte de medicamentos

Page 131: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

aspectos ambientais, comunicação de assuntos ambientais, gerenciamento de resíduos, gerenciamento de substâncias químicas, preparação e resposta à emergência e orientações sobre as auditorias.

Programa RaízesConsiste no plantio de uma árvore nativa na área de preservação do Complexo Industrial de Itapevi em homenagem aos colaboradores que completam 15 anos de empresa. Os próprios profissionais plantam a muda, junto à qual é colocada uma placa com o nome da pessoa, data de admissão,

É isso: a sua atitude gera

mudanças!

E, se multiplicada

por7bilhões,melhor ainda!

Quanta coisa bacana a gente

pode fazer,

não é mesmo?

NA EUROFARMA,

TODO MUNDO

PODE SER AGENTE

DE MUDANÇAS

Campanha Atitude 2011

FINAL EU-0037-11F-CARTILHA.indd Spread 1 of 6 - Pages(12, 1)

12/05/11 10:14

SUAS ATITUDESGERAM MUDANÇAS

ATITUDEé...

Reaproveitar papel e outros materiais.

Substituir as lâmpadasincandescentes por fluorescentes.

Não desperdiçar alimentos.

Usar somente pilhas e baterias recarregáveis.

Praticar carona solidária.

Manter a torneira fechada ao escovaros dentes.

Separar o lixo que pode ser reciclado do material orgânico.

Subir e descer de escada em vez de usar o elevador.

DESLIGADO

Apagar a luz quando for o último a sair..

indicação da espécie de árvore e a data do plantio. O programa visa não apenas reconhecer a dedicação desses colaboradores, como também chamar a atenção para a importância da questão ecológica e da preservação da área verde de Itapevi. Desde o início do programa – e também para atender a Termos de Compromissos Ambientais devido à instalação da empresa –, já foram plantadas 3.285 árvores nativas da Mata Atlântica.

Cartilha de atuação socioambientalTodos os anos, a Eurofarma distribui a seus colaboradores a cartilha de

atuação socioambiental, que traz um amplo levantamento das ações sociais e ambientais da empresa e divulga os investimentos, a aplicação dos recursos e os indicadores sociais e ambientais da companhia.

Campanha AtitudePara promover a conscientização dos colaboradores sobre sustentabilidade, desde 2007 a Eurofarma realiza a Campanha Atitude, com cunho educativo, de forma a consolidar as informações e sugerir a adoção de um comportamento responsável dentro e fora da empresa.

É isso: a sua atitude gera

mudanças!

E, se multiplicada

por7bilhões,melhor ainda!

Quanta coisa bacana a gente

pode fazer,

não é mesmo?

NA EUROFARMA,

TODO MUNDO

PODE SER AGENTE

DE MUDANÇAS

Campanha Atitude 2011

FINAL EU-0037-11F-CARTILHA.indd Spread 1 of 6 - Pages(12, 1)

12/05/11 10:14

Reaproveitar papel e outros materiais.

Reaproveitar papel e outros materiais.

Reaproveitar papel

Substituir as lâmpadasincandescentesSubstituir as lâmpadasincandescentesSubstituir as lâmpadas

por fluorescentes.

Não desperdiçar alimentos.Separar o lixo que pode ser reciclado do

Separar o lixo que pode ser reciclado do

Separar o lixo que material orgânico.pode ser reciclado domaterial orgânico.pode ser reciclado do

Subir e descer de escada em vez de usar o elevador.

É isso: a suaÉ isso: a suaatitude geraatitude geraatitude gera

mudanças! mudanças! mudanças!

E, se multiplicada E, se multiplicada E, se multiplicada

Quanta coisa bacana a gente

pode fazer,

não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo? não é mesmo?

ATUAÇ

ÃO

SOCIO

AMBIE

NTAL

2011

EU-0001-12 F-CARTILHA_RSC.indd Spread 1 of 28 - Pages(56, 1)

23/03/12 20:30

Peças de divulgação de campanhas de cunho socioambiental em 2011

Page 132: EUROFARMA_RA2012

134

INSTITUTO EUROFARMAEm junho de 2006, o Instituto Eurofarma iniciou suas atividades, com a missão de promover a inclusão socioeconômica e o desenvolvimento sustentável por meio da educação transformadora, vista pela empresa como a principal ferramenta de modificação de uma sociedade. Com a formalização do Instituto, os projetos sociais da empresa foram reunidos com foco em iniciativas de caráter perdurável e não assistencialista, que gerem benefícios reais e de longa duração para os beneficiados e atendam prioritariamente à população de baixa renda do entorno das Unidades da Eurofarma.

Em 2008, o escopo do Instituto foi ampliado, contemplando o conceito de que o investimento social pode atender também aos filhos de colaboradores. Em 2011, o Instituto completou cinco anos de atuação, nos quais foram beneficiadas, direta e indiretamente, mais de 80 mil pessoas. Nesse ano, o investimento social da companhia cresceu 27,6% quando comparado a 2010. O ano foi marcado pela extensão do projeto Matéria Prima São Paulo, que, além das 220 crianças que atende regularmente de segunda a quinta-feira, passou a atender também a 2 mil alunos em agenda aberta às sextas-feiras, advindos de escolas municipais do entorno, para a realização de atividades educacionais complementares ao currículo escolar. Destacou-se também a parceria com a escola técnica da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Eisntein para a abertura de uma turma conjunta do Centro Eurofarma de Enfermagem. Para 2012, a expectativa é uma ampliação substancial nos investimentos e nas iniciativas que gerem ainda mais benefícios para o público-alvo.

A responsabilidade social é um valor para a Eurofarma. A determinação da empresa é que o investimento na área acompanhe a distribuição de dividendos aos acionistas.

Missão: promover a inclusão socioeconômica e o desenvolvimento sustentável por meio da educação transformadora

Centro eurofarma de enfermagem

Page 133: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Quadro evolutivo do Instituto eurofarma - Investimento x Benefíciários

Comparativo 2009 2010 2011

Orçamento geral área de Responsabilidade Social Corporativa (R$) 3.989.541 5.569.873 6.681.065

Investimento Instituto Eurofarma x Responsabilidade Social 79% 85% 91%

Investimento total no Instituto Eurofarma (R$) 3.146.222 4.751.643 6.063.098

Investimento em relação ao ano anterior 38,26% 51,02% 27,60%

Investimento em projetos próprios (investimento total menos custos administrativos e doações)

88% 88% 85%

Investimento em projetos próprios em relação ao ano anterior 33,64% 50,52% 23,86%

Investimento em projetos próprios (R$ - investimento total menos custos administrativos e doações)

2.767.365 4.165.439 5.159.478

Atendidos nos projetos próprios (beneficiários regulares: alunos e participantes das capacitações)

888 3.614 5.686

Atendidos em relação ao ano anterior 15,02% 406,98% 57,33%

Custo per capita/ano (R$) 2.914 1.152 907

Custo per capita (em relação ao ano anterior) +8,67% -60,40% -21,00%

Investimentos no Instituto Eurofarma

Investimentos em Responsabilidade Social Corporativa

Investimentos Totais no Instituto Eurofarmae em Responsabilidade Social Coporativa

(em milhares de R$)

3.1463.989

4.571

5.5696.063

6.681

2009 2010 2011

o Instituto eurofarma busca promover a inclusão socioeconômica e o desenvolvimento sustentável por meio da educação transformadora

Page 134: EUROFARMA_RA2012

136

CeNtRo eURofARmA de eNfeRmAGem (Cee)Capacitar e, consequentemente, oferecer melhores oportunidades de ingresso no mercado de trabalho a jovens de baixa renda é o objetivo do CEE. Desde 2008, o programa passou a disponibilizar vagas também para filhos de colaboradores. Em 2009, o processo seletivo foi estendido a jovens da cidade de Itapevi. Em 2011, a Eurofarma passou a contar, além do Senac São Paulo, com a escola técnica da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein – um dos hospitais mais renomados do país – como parceira técnica do CEE. A primeira turma já foi aberta. Os jovens são assistidos desde o momento em que iniciam o curso até sua colocação no mercado de trabalho. A meta do Instituto é inserir no mercado formal de trabalho 75% dos alunos formados. Desde o seu lançamento, em 2004, até 2011, 188 técnicos em enfermagem já haviam sido formados, dos quais 80% ingressam na área da saúde em até um ano após a conclusão do curso.

mAtÉRIA PRImATrata-se de projeto de educação complementar, voltado a alunos entre 7 e 13 anos, da rede pública. Foi reformulado em 2009, passando a oferecer novas oficinas e atividades que abordam temas como arte, comunicação, meio ambiente e cidadania. Outra novidade foi o início da oficina de contação de histórias, voltada a professores da rede pública de Itapevi e realizada dentro das escolas. O projeto atende, em Itapevi, a um número fixo de 120 crianças, que contam também com alimentação (almoço e lanche), uniformes e transporte para atividades culturais.

O sucesso e a repercussão do projeto levaram o Instituto Eurofarma a estender o modelo para São Paulo em 2010, englobando 220 crianças, também entre 7 e 13 anos, de escolas municipais da região de Santo Amaro. Em 2011, foi criado o Agenda Aberta, no qual, às sextas-feiras, as portas do Matéria Prima passaram a ser abertas aos alunos da rede pública do entorno para participarem de oficinas pontuais, como, por exemplo, qualidade de vida e artes. Passaram pelo projeto ao longo do ano mais de 2,3 mil crianças, entre participantes regulares e do Agenda Aberta.

Centro eurofarma de enfermagem em números 2009 2010 2011

Turmas em andamento 4 4 4

Alunos em curso durante o ano 140 163 172

Investimento (R$) 965.910 1.069.377 987.086

o matéria Prima é um projeto de educação complementar que abrange temas como arte

Page 135: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

matéria Prima Itapevi 2009 2010 2011

Participantes regulares 140 152 120

Investimento (R$ ) 1.112.249 1.195.369 1.220.692

matéria Prima SP 2010 2011

Participantes regulares 203 220

Participantes do Agenda Aberta - 2.122

Investimento (R$) 637.428 1.770.635

O Matéria Prima - 2ª geração é voltado aos adolescentes que completaram 14 anos e já saíram do programa Matéria Prima

Page 136: EUROFARMA_RA2012

138

mAtÉRIA PRImA – 2ª GeRAçãoCriado em 2009, o programa é voltado aos adolescentes que completaram 14 anos e já saíram do programa Matéria Prima, além de atender a alguns alunos da rede pública de ensino de Itapevi. Seu objetivo é o desenvolvimento de talentos, ajudando os jovens a descobrir uma vocação e apoiando suas escolhas rumo a uma profissão. Com duração de dois anos, é composto por dois módulos: Educação para o Trabalho & Inclusão Digital; e Desenvolvimento Profissional. Após dois anos de formação, os jovens são acompanhados e assessorados pelo Instituto Eurofarma para inserção no mercado de trabalho por meio do Programa Jovens Aprendizes. Em 2011, formou-se a segunda turma do projeto, composta por 25 jovens.

mAtÉRIA PRImA eSPeCIAl fÉRIAS e dIA dAS CRIANçAS Criado também em 2009, o projeto é realizado em janeiro e julho (meses de férias escolares) e busca proporcionar atividades extracurriculares e integrar filhos de colaboradores, com idades entre 7 e 13 anos, por meio de oficinas de arte e intervenção urbana, meio ambiente e contação de histórias. Com duração de uma semana, em sua terceira edição participaram aproximadamente 90 crianças. Outra atividade voltada aos filhos de colaboradores é o Matéria Prima Especial Dia das Crianças. Seguindo a mesma linha adotada no Matéria Prima Férias, a ação acontece sempre no mês de outubro e promove um dia de comemoração na sede do projeto, com atividades lúdicas e educativas, que garantem diversão ao mesmo tempo em que estimulam a cidadania, o trabalho em equipe e a valorização da arte.

matéria Prima 2ª Geração 2009 2010 2011

Participantes 40 69 68

Investimento (R$) 133.434 389.902 285.695

matéria Prima especial férias e dia das Crianças 2009 2010 2011

Participantes 188 197 168

Investimento (R$) 74.914 146.299 66.881

tanto o matéria Prima especial férias e quanto o do dia das Crianças promovem atividades educativas e lúdicas para os pequenos

Page 137: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

AtelIÊ-eSColAImplantado em 2010, o Ateliê-Escola acontece em cinco escolas públicas da região de Santo Amaro, em São Paulo, e é voltado para estudantes do ensino fundamental, preferencialmente com idades entre 7 e 11 anos. Os estudantes participam de ateliês que envolvem contação de histórias, canto em grupo, navegação na internet, danças populares, brincadeiras de quadras, entre outros. As atividades são realizadas durante as aulas regulares e contam com uma equipe de 15 profissionais, que atuam em conjunto com os professores da rede pública de ensino. Ao final de cada ateliê, os participantes recebem materiais didáticos para dar continuidade aos trabalhos. Em 2011, o Ateliê-Escola atendeu a 2.349 alunos e 74 turmas.

Id|CoNeCt@Os cursos de informática ministrados pelo programa ID|Conect@ visam à formação cidadã dos participantes, que podem ser filhos de colaboradores ou jovens da comunidade, alunos de escolas públicas. Em 2011, mais de 400 jovens, com idade entre 15 e 18 anos, passaram pelo programa.

Ateliê escola em Números 2010 2011

Participantes 2.588 2.349

Investimento (R$) 729.659 612.492

Id|Conect@ 2009 2010 2011

Alunos participantes 210 212 422

Investimento (R$) 315.952 343.007 379.733

Criança participa de oficina educativa em projeto do Instituto eurofarma

Page 138: EUROFARMA_RA2012

140

GeRAção de ReNdAO programa Geração de Renda visa estimular, por meio de apoio financeiro e capacitação técnica, o desenvolvimento de cooperativas e organizações sociais voltadas à inclusão socioeconômica de populações vulneráveis. Em 2009, teve foco no aprimoramento da produção artesanal de grupos de costureiras coordenados pela Mundaréu, em São Paulo (SP), e o suporte à Cooperativa de Materiais Recicláveis (CMR) de Itapevi (SP), que agrega catadores da região e promove a coleta seletiva.

Em 2010, o Instituto Eurofarma fechou o ciclo com a compra de brindes institucionais das mesmas cooperativas apoiadas no ano anterior, incentivando a aplicação dos conhecimentos adquiridos e a produção em larga escala, e com a ampliação do programa Educar para Reciclar, aumentando a área de cobertura da coleta em Itapevi.

Em 2011, foi a vez do Projeto Papel de Gente, que atende pessoas com transtornos psíquicos e fomenta estruturas terapêuticas alternativas para o atendimento desse público. Por meio de uma parceria de dois anos, o Instituto Eurofarma apoia a manutenção da nova sede da instituição, para melhor acolhimento dos participantes e ampliação do atendimento.

edUCAR PARA ReCIClAREm 2011, o programa – que visa à conscientização sobre questões ambientais, integrando temas como a preservação do meio ambiente e a geração de renda por meio da coleta seletiva – envolveu 27 escolas municipais de Itapevi, beneficiando mais de 15 mil alunos. Desde 2010, o 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental – é responsável pela parceria técnica do projeto, conduzindo curso de capacitação com cunho educativo que engloba dinâmicas e atividades passíveis de serem reproduzidas para alunos e outros públicos da comunidade escolar. Além das aulas teóricas, os educadores participaram de atividades práticas no Centro de Educação Ambiental do HSBC, em Caucaia do Alto (SP).

Em 2011, o programa Educar para Reciclar envolveu 27 escolas municipais de Itapevi

Page 139: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

PATROCÍNIOS E EVENTOSPolÍtICACom a meta de aplicação de 100% dos recursos provenientes de incentivos fiscais, como Lei Rouanet, Programa de Ação Cultural (iniciativa do governo do estado de São Paulo), PIE (Programa de Incentivo ao Esporte) e Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a empresa apoia diversos espetáculos culturais e eventos esportivos. A seleção dos projetos culturais é feita por um Comitê de Investimento Cultural, criado em 2008 e composto por uma equipe multidisciplinar (com representantes das áreas de Recursos Humanos, Responsabilidade Social, Comercial, Fiscal e Patrocínios & Eventos). O Comitê avalia os projetos, seleciona aqueles que estejam mais alinhados a seus interesses corporativos e busca também ampliar o alcance deles, de forma que mais pessoas possam ser beneficiadas com a iniciativa.

Apoio ao esporte e à culturaEm 2011, o maior investimento em patrocínios com recursos próprios foi destinado ao automobilismo, seguido do futebol. No automobilismo, o patrocínio foi para a equipe Eurofarma-RC, que disputa a Stock Car –

principal categoria do automobilismo brasileiro – e conquistou, no ano, o pentacampeonato por equipes e teve Ricardo Maurício como vice-campeão entre os pilotos. A empresa aproveitou o sucesso da competição para consolidar sua participação nas redes sociais. Entre as ações de destaque está “Meus Amigos Valem Ingressos para a Corrida do Milhão”, que mobilizou milhares de seguidores da Eurofarma no Facebook. Realizou, ainda, o concurso “Grid Girls”, iniciativa voltada exclusivamente para estudantes de moda matriculados em algumas das principais universidades, com a escolha dos novos uniformes das promotoras da equipe. No futebol, a empresa patrocinou, pelo terceiro ano consecutivo, a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Na cultura, a Eurofarma patrocinou em 2011 a peça “Seis Aulas de Dança”, que estreou no mês de abril. Foram realizadas sessões fechadas para clientes e médicos. Também no teatro, a Eurofarma patrocinou As “Olívias Palitam”, que estreou em junho, em São Paulo. Foram realizadas duas sessões fechadas para as áreas comerciais e, ao todo, foram distribuídos 1.100 ingressos. No fim do ano, a empresa

destinou recursos para o musical “Tim Maia”, patrocinando as temporadas paulista e carioca do espetáculo. O musical “Xanadu”, que recebeu aporte em 2010 e estreou no Rio de Janeiro, também excursionou nas regiões Sul e Nordeste do país.

Com a meta de aplicação de 100% dos recursos provenientes de incentivos fiscais, a empresa apoia diversos espetáculos culturais e eventos esportivos

Investimentos com Recursos Provenientes de Incentivos fiscais [EC4]2009

(em R$)2010

(em R$)2011

(em R$)

ProAC (Programa de Apoio à Cultura) 693.392 1.408.424 1.305.784

Lei Rouanet 1.100.000 1.200.000 660.000

PIE (Programa de Inclusão ao Esporte) - - 1.345.109

Lei Federal de Incentivo ao Esporte 280.000 280.000 165.000

total 2.073.393 2.888.426 3.475.893

Integrantes do espetáculo

“As olívias Palitam”

Page 140: EUROFARMA_RA2012

142

2009 2010 2011Patrocínios Culturais com Incentivo

PúblicoInvestimento

( R$)Público

Investimento (R$)

Público Investimento

(R$) ProAC 3.250 693.393 1.408.426 1.305.784O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes A Cabra ou Quem é Sylvia Vamos? 265.000 6 Aulas de Dança em 6 Semanas 144.938 Mambo Italiano 187.801 Circo de Pulgas 173.000 Cheiro de Céu 90.000 Noel Rosa 98.000 A Pequena Sereia 198.871 Michelangelo no MuBe Vovó Delícia 1.200 217.013 Samba da Minha Terra 900 90.180 Cinemagia 108.196 Adorei o que Você Fez 1.150 209.900 Olhe pra Trás com Raiva 68.104 250.816 Pedro e o Lobo 980 161.881As Olívias Palitam 854 137.966Espartilho 748 119.397Espartilho 29.998Quem Inventou o Amor foi RC 758 87.577Pomba Enamorada 150 128.569Rumpelstilsequim 350 118.290O Espetáculo Não Para - 100.000Jogando no Quintal A estrear 129.692Le Plat Du Jour - Espetáculos Infantis

A estrear 158.535

O Último Sonho A estrear 133.880PIe 1.345.109Integrar Arte e Vida 137.966O Esporte Vai à Escola 87.576Copa Escolar de Vôlei 128.569Projeto Grande Sacada 248.287Supercopa 500.000Joga Tênis Ribeirão Preto 85.404Mountainboard 157.307Rouanet 1.100.000 1.200.000 660.000Toalete Eu Sou o Samba Escritório de Advocacia O Sítio do Picapau Amarelo Corrida do IBCC Gaiola das Loucas 1.100.000 100.000 Associação Dança Vida 100.000 Xanadu 4.504 1.000.000 Tim Maia - Vale Tudo Em cartaz 660.000lei de incentivo ao esporte 280.000 280.000 165.000Esporte Clube Pinheiros Campeonato Brasileiro de Basquete

250.000

Jogos Sindusfarma 30.000 30.000 Futebol Para Todos 250.000 Futebol Para Todos II 165.000total com incentivo 3.250 2.073.393 2.888.426 3.475.893Patrocínios esportivos sem incentivo Automobilismo (Stock Car) e Futebol

5.500 7.079.460 8.065.741 7.137.443

total sem incentivo 5.500 7.079.460 8.065.741 7.137.443

A eurofarma patrocina uma equipe com o seu nome na Stock Car

Page 141: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Apesar dos desafios, 2011 foi um ano de crescimento para a Eurofarma. A receita total da companhia alcançou a marca de R$ 1,7 bilhão, o equivalente a um incremento de 21% em comparação ao ano anterior. O Ebitda – indicador que mede a eficiência e a produtividade de um negócio, sendo uma medida da geração de caixa operacional – totalizou R$ 219,7 milhões, ou 13,2% da geração de valor, medida sobre o faturamento bruto.

Nos últimos anos, a empresa vem registrando crescimento de receita de dois dígitos e evolução superior à da indústria farmacêutica no Brasil. Em 2011, o desempenho nesse sentido se repetiu, calculado em 28,7% frente a 18,9% do mercado (*base: auditoria IMS / PMB). Esse fator atesta sua gestão eficiente e é fruto da excelência operacional, do lançamento de produtos e do esforço de seus 4.363 colaboradores, principal elemento na estratégia de crescimento na participação de mercado. Cabe destacar que o ano de 2011 foi marcado pelos avanços da empresa em sua internacionalização e as Unidades de Negócio da empresa registraram aumento de receita e crescimento. Um exemplo pôde ser visto na Unidade de Prescrição Médica, que respondeu por 59,0% da receita da empresa. Em 2011, o faturamento da Unidade teve alta de 11,5%, atingindo R$ 911 milhões, com mais de 57 milhões de unidades comercializadas. A divisão subiu para a terceira colocação no ranking nacional de receituário médico. Outro exemplo é a Unidade Veterinária, que registrou crescimento de aproximadamente 19,0% em 2011, somando R$ 57 milhões, reflexo da adoção de ações de merchandising e da oferta de serviços que levam conhecimento e comodidade para os clientes.

Em 2011, os laboratórios de capital nacional mantiveram sua trajetória de crescimento, respondendo por 54,0% do mercado farmacêutico brasileiro. Em 2008, esse número estava em 44,0%. Boa parte dessa expansão se deve ao desempenho dos genéricos. A Eurofarma mantém sua posição como terceira maior fabricante de genéricos no Brasil e, em 2011, lançou novos produtos nesse segmento.

DESEMPENHO ECONÔMICO

Despesas Comerciaissobre Vendas Líquidas

2009 2010

41,7

%

41,9

%

2011

43,1

%

Custo sobre Vendas Líquidas

2009 2010

25,4

%

25,3

%

2011

30,7

%

Page 142: EUROFARMA_RA2012

144

Gastos com P&D sobre Vendas Líquidas

2009 2010

4,0%

5,4%

2011

5,3%

Ebitda sobre Vendas Líquidas

2009 2010

24,4

%

23,4

%

2011

14,8

%

1. Os valores de Participação nos Resultados dos colaboradores em 2009, incluindo o setor produtivo, é de R$ 26.448

Despesas Administrativassobre Vendas Líquidas1

2009 2010

7,1%

6,7%

2011

9,6%

1Exclui P&D e Logística

Público Interno [GRI EC1] 2009 2010 2011A – Receita Bruta R$ 1.194.204 R$ 1.346.479 R$ 1.572.077 B – Bens e Serviços Adquiridos de Terceiros (R$ 394.190) (R$ 418.045) (R$ 558.387)C – Valor Adicionado Bruto R$ 800.014 R$ 928.434 R$ 1.013.690 D – Retenções (depreciação, amortização, exaustão) (R$ 48.283) (R$ 67.902) (R$ 73.960)E – Valor Adicionais Líquido (C-D) R$ 751.731 R$ 860.532 R$ 939.730 F – Valor Recebido em Transferências R$ 33.887 R$ 25.790 R$ 34.670 Resultado de equivalência patrimonial R$ 2.846 (R$ 7.256) R$ 5.233 Receitas financeiras R$ 31.041 R$ 33.046 R$ 29.437 G – Valor Adicionado a Distribuir R$ 785.618 R$ 886.322 R$ 974.400

distribuição das Partes Interessadas (em milhares) [GRI EC1]

2009 2010 2011

Governo Impostos Expurgados ou Subsídios (Isenções)

(R$ 283.972) (R$ 323.045) (R$ 355.066)

Empregados (R$ 318.167) (R$ 364.407) (R$ 453.073)Salários (R$ 242.555) (R$ 268.733) (R$ 329.038)Encargos Previdenciários (R$ 21.936) (R$ 25.536) (R$ 32.809)Previdência Privada (R$ 1.353) (R$ 1.319) (R$ 2.324)Benefícios (R$ 28.068) (R$ 31.435) (R$ 42.418)Participação nos Resultados (R$ 24.255)1 (R$ 37.384) (R$ 46.484)Financiadores (Remuneração do Capital de Terceiros) (R$ 23.243) (R$ 45.101) (R$ 154.701)Acionistas (R$ 7.400) (R$ 36.378) (R$ 2.745)Retido R$ 152.836 (R$ 117.391) (R$ 8.815)

Page 143: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

1 Fonte: IMS/PMB dez/11

CeNÁRIo SetoRIAl e PeRSPeCtIvAS1

A indústria farmacêutica foi uma das que mais se expandiram em 2011, segundo entidades representativas do setor. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somente no segundo semestre de 2011, o setor industrial farmacêutico cresceu 2,4%, frente a um crescimento de 1,8% de toda a produção industrial brasileira.

As perspectivas para o mercado nacional e latino-americano são ainda mais positivas para os próximos anos. Mercados maduros, como Estados Unidos, Europa e Japão estão mostrando sinais de estagnação, enquanto os países emergentes, estimulados pelo aumento da renda per capita e pela inclusão social, estão se desenvolvendo em ritmo forte. O Brasil ocupa hoje a 6ª posição no mercado de medicamentos no ranking global e estima-se que em 2016 o país se torne o quarto colocado, segundo a IMS Health (consultoria de saúde).

No País, um dos segmentos de maior relevância tem sido o de genéricos. Essa classe de medicamentos cresceu 41,0% acima do restante do setor em 2011. Em volume de unidades comercializadas, o salto foi de 32,3% no período, com 583 milhões de unidades frente às 439 milhões registradas em 2010. As vendas de genéricos movimentaram R$ 8,8 bilhões e, de acordo com a associação Pró Genéricos, o setor registrou 20,5% de participação de mercado no fechamento de 2011, percentual 19,0% superior aos 17,2% registrados em dezembro de 2010. A entidade estima que até 2015 os genéricos atinjam 35,0% de participação em unidades. A Eurofarma trabalha para disponibilizar ao mercado medicamentos genéricos e de marca para muitas das substâncias que perderão patente no País.

A empresa, uma das maiores do setor, tem a estratégia de se posicionar entre as três maiores farmacêuticas do Brasil até 2015. Com foco na internacionalização, busca aumentar sua visibilidade, ampliar seu mercado consumidor e obter vantagem competitiva para negociar novas parcerias para a obtenção de licenças e lançamento de produtos. Os investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento deverão permitir à Eurofarma lançar produtos inovadores, reforçar sua presença no mercado e ainda preparar-se para aproveitar oportunidades que surgirem com o fim da proteção de patente de alguns dos medicamentos mais vendidos do mundo. Quinta empresa no ranking de medicamentos de marca, terceira maior fabricante de genéricos do País e tendo apresentado crescimento maior que a média do mercado nos últimos anos, a Eurofarma poderá ampliar sua participação, além de manter seu foco de seguir se destacando na área de prescrição médica, principal segmento de atuação da empresa. Nos próximos anos muitas drogas importantes terão suas patentes expiradas.

Page 144: EUROFARMA_RA2012

146

Page 145: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

ANEXOS

Page 146: EUROFARMA_RA2012

148

Item ASSUNto PÁGINA/ReSPoStA1 eStRAtÉGIA e ANÁlISe

1.1Declaração do detentor do cargo com maior poder de decisão sobre a relevância da sustentabilidade para a organização

8

2 PeRfIl oRGANIZACIoNAl2.1 Nome da organização Capa e 212.2 Principais marcas, produtos e/ou serviços 40 a 47 e 68 a 78

2.3Estrutura operacional, incluindo principais divisões, unidades operacionais, subsidiárias e joint ventures

21 a 22, 40 a 47, 52 a 56 e 68 a 78

2.4 Localização da sede da organização 542.5 Número e nome de países em que a organização opera 212.6 Tipo e natureza jurídica da propriedade 27

2.7Mercados atendidos (incluindo discriminação geográfica, setores atendidos e tipos de clientes/beneficiários)

21e 40 a 46

2.8 Porte da organização 21, 68 e 85

2.9Principais mudanças durante o período coberto, referentes a porte, estrutura ou participação acionária

41, 52, 54 e 56

2.10 Prêmios recebidos no período coberto pelo relatório 263 PARÂmetRoS PARA o RelAtóRIo

Perfil do Relatório 3.1 Período coberto pelo relatório 63.2 Data do relatório anterior mais recente 63.3 Ciclo de emissão de relatórios. 63.4 Dados para contato 160

escopo e limite do Relatório3.5 Processo para definição do conteúdo do relatório 63.6 Limite do relatório 6

3.7Declaração sobre quaisquer limitações específicas quanto ao escopo ou ao limite do relatório

6

3.8Base para elaboração do relatório no que se refere a joint ventures, subsidiárias, instalações arrendadas, operações terceirizadas e outras organizações

6

3.10Explicação das consequências de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores

Não ocorreram em 2011 reformulações em informações fornecidas em relatórios anteriores.

3.11Mudanças significativas em comparação com anos anteriores no que se refere a escopo, limite ou métodos de medição aplicados no relatório

62, 73, 127, 130 e 131

Sumário de Conteúdo da GRI3.12 Tabela que identifica a localização das informações no relatório 148-149

verificação 3.13 Verificação externa dos dados 1504 GoveRNANçA, ComPRomISSo e eNGAJAmeNto4.1 Estrutura de governança 27 e 32

4.2Indicação caso o presidente do mais alto órgão de governança também seja um diretor executivo

Não se aplica à Eurofarma.

4.3Para organizações com uma estrutura de administração unitária, declaração do número de membros independentes ou não executivos do mais alto órgão de governança

Não se aplica à Eurofarma.

4.4Mecanismos para que acionistas e empregados façam recomendações ou deem orientações ao mais alto órgão de governança

32 e 103

4.14 Relação de grupos de stakeholders engajados pela organização 30 a 32

4.15Base para a identificação e seleção de stakeholders com os quais se engajar

30 a 32

5 foRmA de GeStão e INdICAdoReS de deSemPeNHoeconômicoAspecto: desempenho econômicoEC1 Valor econômico gerado e distribuído. 144, 152 e 158

ÍNDICE REMISSIVO GRI [GRI 3.12]

Page 147: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

AmbientalAspecto: energiaEN4 Consumo de energia indireta discriminado por fonte primária 131Aspecto: ÁguaEN8 Total de água retirada por fonte. 130EN10 Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada 130Aspecto: BiodiversidadeEN21 Descarte total de água, por qualidade e destinação. 130 (Parcialmente respondido)EN22 Peso total de resíduos, por tipo e método de disposição 129Práticas trabalhistas e trabalho decenteAspecto: emprego

LA1Total de trabalhadores por tipo de emprego, contrato de trabalho e região

86

LA3Benefícios oferecidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período, discriminados pelas principais operações

90 a 93

Aspecto: Saúde e Segurança no trabalho

LA8

Programas de educação, treinamento, aconselhamento, prevenção e controle de risco em andamento para dar assistência a empregados, seus familiares ou membros da comunidade com relação a doenças graves

Vinte e nove executivos da matriz passaram pelo programa de check-up em 2011.

Aspecto: treinamento e educação

LA10Média de horas de treinamento por ano, por empregado, discriminadas por categoria funcional

99 (Parcialmente respondido)

Aspecto: Diversidade e Igualdade de Oportunidades

LA13Composição dos grupos responsáveis pela governança corporativa e discriminação de empregados por categoria, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade

86 e 88-89

direitos HumanosAspecto: trabalho Infantil

HR6Operações identificadas como de risco significativo de ocorrência de trabalho infantil e as medidas tomadas para contribuir para a abolição do trabalho infantil

109

Aspecto: trabalho forçado ou Análogo ao escravo

HR7

Operações identificadas como de risco significativo de ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo e as medidas tomadas para contribuir para a erradicação do trabalho forçado ou análogo ao escravo

109

SociedadeAspecto: Conformidade

SO8Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos

Em 2011, foi registrada apenas uma reclamação junto ao Procon (serviço de proteção e defesa do consumidor), que

foi solucionada de imediato. Ocorreram 26 processos cíveis relativos a reclamações de clientes, dos quais 17 aguardam

sentença, 6 já foram sentenciados a favor da Eurofarma e 3 desfavoravelmente, com possibilidade de recorrer da decisão.

Responsabilidade sobre o produtoAspecto: Rotulagem de Produtos e Serviços

PR5Práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas que medem essa satisfação

107

EC3Cobertura das obrigações do plano de pensão de benefício definido que a organização oferece

A empresa oferece um plano de previdência, com cálculo de benefício-alvo para os colaboradores com salários superiores a determinado piso. O benefício-alvo busca garantir aos 65 anos o valor mensal vitalício de

60% do salário atual, excluindo o valor correspondente à aposentadoria teto do INSS. Trata-se de um plano aberto, e a responsabilidade

de qualquer passivo é da entidade contratada. A participação do colaborador é voluntária e a porcentagem de contribuição é variável,

uma vez que o custo é determinado pelo cálculo do benefício-alvo. Para colaboradores com salários inferiores a esse piso, a empresa oferece

um bônus de três salários na data da aposentadoria, para aqueles que permanecem na empresa até os 65 anos. O custo anual dos recursos

gerais da organização em 2011 foi de R$ 2.324.135,97.EC4 Ajuda financeira recebida do governo 141Aspecto: Presença no Mercado

EC5Variação da proporção do salário mais baixo comparado ao salário mínimo local em unidades operacionais importantes

Na Eurofarma não há colaboradores que recebam somente o salário mínimo. A relação percentual entre o menor salário pago pela empresa e o salário mínimo local (considera somente as unidades da Eurofarma no

Brasil) é de 145%, com base em dezembro de 2011.

EC6Políticas, práticas e proporção de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais importantes

109 e 110

Page 148: EUROFARMA_RA2012

150

RELATÓRIO DE ASSEGURAçÃO LIMITADA DOS

AUDITORES INDEPENDENTES [GRI 3.13]

Aos Diretores da Eurofarma Laboratórios S.A.São Paulo - SP

Introdução Fomos contratados pela Eurofarma Laboratórios S.A. (Eurofarma) para apresentar nosso relatório de asseguração limitada sobre a compilação das informações de sustentabilidade divulgadas no Relatório Anual da Eurofarma, relativas ao exercício findo em 31 de dezembro de 2011.

Responsabilidades da administração da CompanhiaA administração da Eurofarma é responsável pela elaboração e apresentação de forma adequada das informações de sustentabilidade constantes daquele Relatório Anual de acordo com as Diretrizes de Relatórios de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative – GRI (GRI-G3) e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração dessas informações livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Responsabilidade dos auditores independentesNossa responsabilidade é expressar conclusão sobre as informações de sustentabilidade constantes do Relatório Anual, com base no trabalho de asseguração limitada conduzido de acordo com a NBC TO 3000 (Trabalhos de Asseguração Diferente de Auditoria e Revisão), emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, que é equivalente à norma internacional ISAE 3000, emitida pela Federação Internacional de Contadores, aplicáveis às informações financeiras não históricas. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas, incluindo requisitos de independência e que o trabalho seja executado com o objetivo de obter segurança limitada de que as informações constantes do Relatório Anual, tomadas em conjunto, estão livres de distorções relevantes.

Um trabalho de asseguração limitada conduzido de acordo com a NBC TO 3000 (ISAE 3000) consiste principalmente de indagações à administração da Companhia e outros profissionais da Eurofarma que estão envolvidos na

elaboração das informações constantes do Relatório Anual, assim como pela aplicação de procedimentos analíticos para obter evidência que nos possibilite concluir na forma de asseguração limitada sobre as informações tomadas em conjunto. Um trabalho de asseguração limitada requer, também, a execução de procedimentos adicionais, quando o auditor independente toma conhecimento de assuntos que o leve a acreditar que as informações constantes do Relatório Anual, tomadas em conjunto, podem apresentar distorções relevantes.

Os procedimentos selecionados basearam-se na nossa compreensão dos aspectos relativos à compilação e apresentação das informações constantes do Relatório Anual e de outras circunstâncias do trabalho e da nossa consideração sobre áreas onde distorções relevantes poderiam existir. Os procedimentos compreenderam:

a. O planejamento dos trabalhos, considerando a relevância, o volume de informações quantitativas e qualitativas e os sistemas operacionais e de controles internos que serviram de base para a elaboração das informações de sustentabilidade constantes do Relatório Anual da Eurofarma;

b. O entendimento da metodologia de cálculos e dos procedimentos para a compilação dos indicadores através de entrevistas com os gestores responsáveis pela elaboração das informações;

c. Aplicação de procedimentos analíticos sobre as informações quantitativas e indagações sobre as informações qualitativas e sua correlação com os indicadores divulgados nas informações constantes do Relatório Anual; e

d. Confronto dos indicadores de natureza financeira com as demonstrações financeiras e/ou registros contábeis.

Page 149: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

São Paulo, 30 de agosto de 2012

KPMG Auditores IndependentesCRC 2SP014428/O-6

Wagner BottinoContador CRC 1SP196907/O-7

Os trabalhos de asseguração limitada compreenderam, também, a aderência às Diretrizes de Relatórios de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative – GRI (GRI-G3) aplicável na elaboração das informações constantes do Relatório Anual.

Acreditamos que as evidências obtidas em nosso trabalho são suficientes e apropriadas para fundamentar nossa conclusão na forma limitada.

Alcance e limitaçõesOs procedimentos aplicados em um trabalho de asseguração limitada são substancialmente menos extensos do que aqueles aplicados em um trabalho de asseguração que tem por objetivo emitir uma opinião sobre as informações de sustentabilidade constantes do Relatório Anual. Consequentemente, não nos possibilitam obter segurança de que tomamos conhecimento de todos os assuntos que seriam identificados em um trabalho de asseguração que tem por objetivo emitir uma opinião. Caso tivéssemos executado um trabalho com objetivo de emitir uma opinião, poderíamos ter identificados outros assuntos e eventuais distorções que podem existir nas informações constantes do Relatório Anual. Dessa forma, não expressamos uma opinião sobre essas informações.

Os dados não financeiros estão sujeitos a mais limitações inerentes do que os dados financeiros, dada a natureza e a diversidade dos métodos utilizados para determinar, calcular ou estimar esses dados. Interpretações qualitativas de materialidade, relevância e precisão dos dados estão sujeitos a pressupostos individuais e a julgamentos. Adicionalmente, não realizamos qualquer trabalho em dados informados para os períodos anteriores, nem em relação a projeções futuras e metas e aos dados referentes às emissões de gases de efeito estufa.

ConclusãoCom base nos procedimentos realizados, descritos neste relatório, nada chegou ao nosso conhecimento que nos leve a acreditar que as informações de sustentabilidade constantes do Relatório Anual não foram compiladas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com as Diretrizes de Relatórios de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative – GRI (GRI-G3).

Page 150: EUROFARMA_RA2012

152

1 - Base de Cálculo 2008 valor (mil Reais)Receita líquida (RL) 862.901Resultado operacional (RO) 126.412Folha de pagamento bruta (FPB) 315.2652 - Indicadores Sociais Internos valor (mil) % sobre fPB % sobre RlAlimentação1 11.299 3,58% 1,31%Encargos sociais compulsórios 80.456 25,52% 9,32%Previdência privada 1.271 0,40% 0,15%Saúde 12.784 4,06% 1,48%Segurança e saúde no trabalho2 5.521 1,75% 0,64%Educação 629 0,20% 0,07%Cultura 0 0,45% 0,16%Capacitação e desenvolvimento profissional 2.220 0,70% 0,26%Creches ou auxílio-creche 1.827 0,58% 0,21%Participação nos lucros ou resultados 22.021 6,98% 2,55%Outros3 3.086 0,98% 0,36%total - Indicadores sociais internos 142.528 45,21% 16,52%3 - Indicadores Sociais externos valor (mil) % sobre Ro % sobre RlEducação 2.152 1,70% 0,25%Cultura 1.614.000 2,48% 0,36%Saúde e saneamento 96 0,08% 0,01%Esporte 6.577 5,36% 0,79%Combate à fome e segurança alimentar 45 0,03% 0,00%Outros 0 0,00% 0,00%total das contribuições para a sociedade 12.204 9,65% 1,41%Tributos (excluídos encargos sociais) 160.870 127,26% 18,64%total - Indicadores sociais externos 185.278 146,57% 21,47%4 - Indicadores Ambientais valor (mil) % sobre Ro % sobre RlInvestimentos relacionados com a produção/ operação da empresa4 1.622 1,28% 0,19%Investimentos em programas e/ou projetos externos 26 0,02% 0,00%Total dos investimentos em meio ambiente5 1.648 1,30% 0,19%

Quanto ao estabelecimento de “metas anuais” para minimizar resíduos, o consumo em geral na produção/ operação e aumentar a eficácia na utilização de recursos naturais, a empresa

( ) cumpre de 0 a 50% ( x ) cumpre

de 76 a 100%

( ) não possui metas ( ) cumpre

de 51 a 75% 5 - Indicadores do Corpo funcional 2008N.º de empregados(as) ao final do período 3.289N.º de admissões durante o período 1.001N.º de empregados(as) terceirizados(as) 365N.º de estagiários(as) 22N.º de empregados(as) acima de 45 anos 362N.º de mulheres que trabalham na empresa (interno) 703N.º de mulheres que trabalham na empresa (externo) 294% de cargos de chefia ocupados por mulheres (interno) 50,80%% de cargos de chefia ocupados por mulheres (externo) 0,95%N.º de negros(as) que trabalham na empresa6 366% de cargos de chefia ocupados por negros(as)6 3,53%N.º de pessoas com deficiência ou necessidades especiais 956 - Informações relevantes quanto ao exercício da cidadania empresarial 2008Relação entre a maior e a menor remuneração na empresa 43,88Número total de acidentes de trabalho 63

Os projetos sociais e ambientais desenvolvidos pela empresa foram definidos por: ( ) direção ( x ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

Os padrões de segurança e salubridade no ambiente de trabalho foram definidos por: ( ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( x ) todos(as) + Cipa

Quanto à liberdade sindical, ao direito de negociação coletiva e à representação interna dos(as) trabalhadores(as), a empresa: ( ) não se envolve ( x ) segue as

normas da OIT( ) incentiva e segue a OIT

A previdência privada contempla: ( ) direção ( X ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

A participação nos lucros ou resultados contempla: ( ) direção ( ) direção e gerências

(X) todos(as) empregados(as)

Na seleção dos fornecedores, os mesmos padrões éticos e de responsabilidade social e ambiental adotados pela empresa:

( ) não são considerados ( x ) são sugeridos ( x ) são exigidos

Quanto à participação de empregados(as) em programas de trabalho voluntário, a empresa: ( ) não se envolve ( ) apoia ( x ) organizará e incentivará

Número total de reclamações e críticas de consumidores(as): Na empresa (5.870)

no Procon (0)

na Justiça (12)

% de reclamações e críticas atendidas ou solucionadas: Na empresa (94,5%)

no Procon (–)

na Justiça (33,33%)

Valor adicionado total a distribuir (em mil R$): Em 2008: 654.090

Distribuição do Valor Adicionado (DVA): 34% governo 44% colaboradores 1% acionistas 11% terceiros 10% retido

7 - outras Informações1 - No campo “Alimentação”, foi estimado um valor reembolsado para os colaboradores que atuam externamente, considerando a política vigente de reembolso, multiplicado pelo número de colaboradores que atuam no campo e pelo número de dias úteis trabalhados, exceto o período de férias

2 - Investimentos em segurança e saúde do trabalho; levamos em consideração os custos com os equipamentos de proteção individual e a rede de incêndio – Itapevi

3 - Os números se referem à soma dos valores dedicados a estacionamento, seguro de vida, vale-transporte, combustível, despesas de confraternização

4 - Os investimentos incluem folha de pagamento da área de Gestão Ambiental5 - 20% do valor total dos investimentos corresponde ao Projeto de Reuso de Água de Itapevi e foi desembolsado em 2009 e 2010. Como o Projeto foi inaugurado em 2011, a empresa optou por relatar tal investimento neste relatório6 - Considera negros e pardos

BAlANço SoCIAl ANUAl / 2011 - IBASe [GRI EC1]

empresa: eurofarma laboratórios S/A

2009 valor (mil Reais) 2010 valor (mil Reais) 2011 valor (mil Reais)1.035.282 1.165.981 1.331.144210.914 209.666 36.264342.159 377.321 458.420

valor (mil) % sobre fPB % sobre Rl valor (mil) % sobre fPB % sobre Rl valor (mil) % sobre fPB % sobre Rl12.278 3,59% 1,19% 13.635 3,61% 1,17% 17.496 3,82% 1,31%88.841 25,96% 8,58% 104.554 27,71% 8,97% 127.240 27,76% 9,56%1.354 0,40% 0,13% 1.319 0,35% 0,11% 2.324 0,51% 0,17%

16.122 4,71% 1,56% 18.185 4,82% 1,56% 23.081 5,03% 1,73%401 0,12% 0,04% 697 0,18% 0,06% 1.814 0,40% 0,14%421 0,12% 0,04% 309 0,08% 0,03% 297 0,06% 0,02%0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00%

1.566 0,46% 0,15% 3.202 0,85% 0,27% 4.801 1,05% 0,36%1.894 0,55% 0,18% 2.505 0,66% 0,21% 807 0,18% 0,06%

26.448 7,73% 2,55% 37.384 9,91% 3,21% 45.900 10,01% 3,45%3.738 1,09% 0,36% 4.876 1,29% 0,42% 6.983 1,52% 0,52%

153.063 44,73% 14,78% 186.665 49,47% 16,01% 230.743 50,33% 17,33%valor (mil) % sobre Ro % sobre Rl valor (mil) % sobre Ro % sobre Rl valor (mil) % sobre Ro % sobre Rl

2.776 1,32% 0,27% 4.556 1,21% 0,39% 5.864 1,28% 0,44%2.073 0,98% 0,20% 2.888 0,77% 0,25% 1.966 0,44% 0,15%127 0,06% 0,01% 495 0,13% 0,04% 320 0,07% 0,02%

7.359 3,49% 0,71% 8.345 2,21% 0,72% 8.647 1,89% 0,65%44 0,02% 0,00% 43 0,01% 0,00% 49 0,01% 0,00%0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00%

12.379 5,87% 1,20% 16.327 4,33% 1,40% 16.898 3,69% 1,27%217.067 102,92% 20,97% 244.027 64,67% 20,93% 260.635 56,86% 19,58%229.446 108,79% 22,16% 260.354 69,00% 22,33% 277.533 60,54% 20,85%

valor (mil) % sobre Ro % sobre Rl valor (mil) % sobre Ro % sobre Rl valor (mil) % sobre Ro % sobre Rl2.150 1,02% 0,21% 1.422 0,38% 0,12% 3.535 0,77% 0,27%

0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00% 120 0,03% 0,01%2.150 1,02% 0,21% 1.422 0,38% 0,12% 3.655 0,80% 0,27%

( ) cumpre de 0 a 50% ( X ) cumpre

de 76 a 100%

( ) não possui metas ( ) cumpre

de 51 a 75%

( ) cumpre de 0 a 50% ( X ) cumpre

de 76 a 100%

( ) não possui metas ( ) cumpre

de 51 a 75%

( ) cumpre de 0 a 50% ( X ) cumpre

de 76 a 100%

( ) não possui metas ( ) cumpre

de 51 a 75% 2009 2010 20103.364 3.629 4.363436 687 847382 379 34830 36 44391 377 546705 784 1.106309 341 349

54,00% 53,00% 27,65%0,45% 0,90% 0,42%

417 521 7932,80% 3,05% 4,16%

118 170 1772009 2010 201143,88 71,63 77,30

73 43 51

( ) direção ( X ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as) ( ) direção ( X ) direção e

gerências( ) todos(as)

empregados(as) ( ) direção ( X ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( X ) todos(as) + Cipa

( X ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) todos(as) + Cipa

( X ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) todos(as) + Cipa

( ) não se envolve ( X ) segue as normas da OIT

( ) incentiva e segue a OIT ( ) não se envolve ( X ) segue as

normas da OIT( ) incentiva e segue a OIT

( ) não se envolve

( X ) segue as normas da OIT

( ) incentiva e segue a OIT

( ) direção ( X ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as) ( ) direção ( ) direção e

gerências( X ) todos(as)

empregados(as) ( ) direção ( ) direção e gerências

( x) todos(as) empregados(as)

( ) direção ( ) direção e gerências

( x ) todos(as) empregados(as) ( ) direção ( ) direção e

gerências( X ) todos(as)

empregados(as) ( ) direção ( ) direção e gerências

( x ) todos(as) empregados(as)

( ) não são considerados

( x ) são sugeridos

( ) são exigidos

( ) não são considerados

( X ) são sugeridos

( X ) são exigidos

( ) não são considerados

( X ) são sugeridos

( ) são exigidos

( ) não se envolve ( X ) apoia ( ) organizará e incentivará ( ) não se envolve ( X ) apoia ( ) organizará

e incentivará( ) não se envolve (X) apoia ( ) organizará

e incentivaráNa empresa

(6.494) no Procon (0) na Justiça (2) Na empresa (7.395) no Procon (0) na Justiça (25) Na empresa

(6.994) no Procon (1) na Justiça (26)

Na empresa (93%) no Procon (-) na Justiça

(50%) Na empresa

(96,56%) no Procon (-) na Justiça (44,00%)

Na empresa (93%)

no Procon (100%)

na Justiça (16,66%)

Em 2009: 785.618 Em 2010: 886.322 Em 2011: 974.40037 % governo 40 % colaboradores

1 % acionistas 3 % terceiros 19 % retido36 % governo 41 % colaboradores

4 % acionistas 5 % terceiros 14 % retido36% governo 47% colaboradores

0% acionistas 16% terceiros 1% retido

Page 151: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

2009 valor (mil Reais) 2010 valor (mil Reais) 2011 valor (mil Reais)1.035.282 1.165.981 1.331.144210.914 209.666 36.264342.159 377.321 458.420

valor (mil) % sobre fPB % sobre Rl valor (mil) % sobre fPB % sobre Rl valor (mil) % sobre fPB % sobre Rl12.278 3,59% 1,19% 13.635 3,61% 1,17% 17.496 3,82% 1,31%88.841 25,96% 8,58% 104.554 27,71% 8,97% 127.240 27,76% 9,56%1.354 0,40% 0,13% 1.319 0,35% 0,11% 2.324 0,51% 0,17%

16.122 4,71% 1,56% 18.185 4,82% 1,56% 23.081 5,03% 1,73%401 0,12% 0,04% 697 0,18% 0,06% 1.814 0,40% 0,14%421 0,12% 0,04% 309 0,08% 0,03% 297 0,06% 0,02%0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00%

1.566 0,46% 0,15% 3.202 0,85% 0,27% 4.801 1,05% 0,36%1.894 0,55% 0,18% 2.505 0,66% 0,21% 807 0,18% 0,06%

26.448 7,73% 2,55% 37.384 9,91% 3,21% 45.900 10,01% 3,45%3.738 1,09% 0,36% 4.876 1,29% 0,42% 6.983 1,52% 0,52%

153.063 44,73% 14,78% 186.665 49,47% 16,01% 230.743 50,33% 17,33%valor (mil) % sobre Ro % sobre Rl valor (mil) % sobre Ro % sobre Rl valor (mil) % sobre Ro % sobre Rl

2.776 1,32% 0,27% 4.556 1,21% 0,39% 5.864 1,28% 0,44%2.073 0,98% 0,20% 2.888 0,77% 0,25% 1.966 0,44% 0,15%127 0,06% 0,01% 495 0,13% 0,04% 320 0,07% 0,02%

7.359 3,49% 0,71% 8.345 2,21% 0,72% 8.647 1,89% 0,65%44 0,02% 0,00% 43 0,01% 0,00% 49 0,01% 0,00%0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00%

12.379 5,87% 1,20% 16.327 4,33% 1,40% 16.898 3,69% 1,27%217.067 102,92% 20,97% 244.027 64,67% 20,93% 260.635 56,86% 19,58%229.446 108,79% 22,16% 260.354 69,00% 22,33% 277.533 60,54% 20,85%

valor (mil) % sobre Ro % sobre Rl valor (mil) % sobre Ro % sobre Rl valor (mil) % sobre Ro % sobre Rl2.150 1,02% 0,21% 1.422 0,38% 0,12% 3.535 0,77% 0,27%

0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00% 120 0,03% 0,01%2.150 1,02% 0,21% 1.422 0,38% 0,12% 3.655 0,80% 0,27%

( ) cumpre de 0 a 50% ( X ) cumpre

de 76 a 100%

( ) não possui metas ( ) cumpre

de 51 a 75%

( ) cumpre de 0 a 50% ( X ) cumpre

de 76 a 100%

( ) não possui metas ( ) cumpre

de 51 a 75%

( ) cumpre de 0 a 50% ( X ) cumpre

de 76 a 100%

( ) não possui metas ( ) cumpre

de 51 a 75% 2009 2010 20103.364 3.629 4.363436 687 847382 379 34830 36 44391 377 546705 784 1.106309 341 349

54,00% 53,00% 27,65%0,45% 0,90% 0,42%

417 521 7932,80% 3,05% 4,16%

118 170 1772009 2010 201143,88 71,63 77,30

73 43 51

( ) direção ( X ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as) ( ) direção ( X ) direção e

gerências( ) todos(as)

empregados(as) ( ) direção ( X ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( X ) todos(as) + Cipa

( X ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) todos(as) + Cipa

( X ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) todos(as) + Cipa

( ) não se envolve ( X ) segue as normas da OIT

( ) incentiva e segue a OIT ( ) não se envolve ( X ) segue as

normas da OIT( ) incentiva e segue a OIT

( ) não se envolve

( X ) segue as normas da OIT

( ) incentiva e segue a OIT

( ) direção ( X ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as) ( ) direção ( ) direção e

gerências( X ) todos(as)

empregados(as) ( ) direção ( ) direção e gerências

( x) todos(as) empregados(as)

( ) direção ( ) direção e gerências

( x ) todos(as) empregados(as) ( ) direção ( ) direção e

gerências( X ) todos(as)

empregados(as) ( ) direção ( ) direção e gerências

( x ) todos(as) empregados(as)

( ) não são considerados

( x ) são sugeridos

( ) são exigidos

( ) não são considerados

( X ) são sugeridos

( X ) são exigidos

( ) não são considerados

( X ) são sugeridos

( ) são exigidos

( ) não se envolve ( X ) apoia ( ) organizará e incentivará ( ) não se envolve ( X ) apoia ( ) organizará

e incentivará( ) não se envolve (X) apoia ( ) organizará

e incentivaráNa empresa

(6.494) no Procon (0) na Justiça (2) Na empresa (7.395) no Procon (0) na Justiça (25) Na empresa

(6.994) no Procon (1) na Justiça (26)

Na empresa (93%) no Procon (-) na Justiça

(50%) Na empresa

(96,56%) no Procon (-) na Justiça (44,00%)

Na empresa (93%)

no Procon (100%)

na Justiça (16,66%)

Em 2009: 785.618 Em 2010: 886.322 Em 2011: 974.40037 % governo 40 % colaboradores

1 % acionistas 3 % terceiros 19 % retido36 % governo 41 % colaboradores

4 % acionistas 5 % terceiros 14 % retido36% governo 47% colaboradores

0% acionistas 16% terceiros 1% retido

Page 152: EUROFARMA_RA2012

154

BAlANçoS PAtRImoNIAIS levANtAdoSPara os exercícios findos em 31 de dezembro de 2011 e de 2010 (milhares de Reais)

AtIvoS 2011 2010 2011 2010CIRCUlANte Controladora ConsolidadoCaixa e equivalentes de caixa 4.031 17.510 7.028 30.189 Outros investimentos 4.252 70.152 7.143 70.152 Instrumentos financeiros 6.726 - 6.726 - Contas a receber de clientes 127.456 120.611 167.318 171.612 Estoques 158.569 136.414 192.002 184.941 Ativo fiscal corrente 74.467 10.283 82.558 42.371 Outros ativos 17.030 15.305 23.402 19.071 Total do ativo circulante 392.351 370.275 486.177 518.336

Não CIRCUlANte

Realizável a longo prazo:Contas a receber de clientes 7.796 80 2.933 - Ativo fiscal diferido 13.918 23.345 21.588 35.363 Depósitos para recursos 19.115 15.596 20.355 18.001 Adiantamento para futuro aumento de capital 4.164 3.751 - - Depósitos em Garantia ("escrow") 8.698 10.000 8.698 10.000 Ativo fiscal corrente 4.474 3.660 8.054 9.758 Outros ativos 0 2 0 396

58.165 56.434 61.628 73.518

Investimentos 341.001 408.649 - - Imobilizado 670.685 519.437 709.566 665.320 Intangível 69.862 39.635 372.312 376.299 Total do ativo não circulante 1.139.713 1.024.155 1.143.506 1.115.137 TOTAL DO ATIVO 1.532.244 1.394.430 1.629.683 1.633.473

Page 153: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

PASSIvo 2011 2010 2011 2010Controladora Consolidado

Fornecedores 45.362 39.370 50.729 57.909 Empréstimos e financiamentos 115.925 44.729 185.360 184.926 Arrendamento mercantil 24.848 17.020 25.263 17.734 Salários, provisões e contribuições sociais 35.320 28.438 40.286 33.593 Impostos e contribuições a recolher 11.147 7.798 16.200 9.062 Imposto de renda e contribuição social a pagar - 9.446 952 9.518 Parcelamento Especial - PAES 15.217 11.155 15.217 11.155 Participação dos colaboradores nos resultados 45.572 36.829 46.666 36.837 Juros s/capital próprio 11.583 20.847 11.583 20.847 Dividendos a pagar 2.745 - 2.745 - Contas a pagar investimento 110.431 101.786 108.589 101.786 Outras contas a pagar 27.179 24.139 32.796 30.968 Total do passivo circulante 445.329 341.557 536.386 514.335

Empréstimos e financiamentos 381.429 251.921 390.888 318.146 Arrendamento mercantil 29.144 4.979 29.559 6.585 Parcelamento Especial - PAES 17.632 18.535 17.632 18.535 Provisão para contingências 67.084 64.781 68.472 70.022 Contas a pagar investimento 7.762 121.021 7.785 121.021 Passivo à descoberto 19.272 20.844 - - Outras contas a pagar 1.838 1.058 1.850 2.099 Total do passivo não circulante 524.161 483.139 516.186 536.408

PATRIMÔNIO LÍQUIDOCapital social 546.813 439.790 546.813 439.790 Reserva de lucros 15.725 - 15.725 - Ajustes acumulados de conversão 216 (2.920) 216 (2.920)Lucros acumulados - 132.864 - 132.864 PATRIMÔNIO LÍQUIDO ATRIBUÍVEL AOS CONTROLADORES 562.754 569.734 562.754 569.734 Participação de não controladores - - 14.357 12.996 Total do patrimônio líquido 562.754 569.734 577.111 582.730

Total do passivo e patrimônio líquido 1.532.244 1.394.430 1.629.683 1.633.473

Page 154: EUROFARMA_RA2012

156

demoNStRAçÕeS do ReSUltAdoPara os exercícios findos em 31 de dezembro de 2011 e de 2010 (milhares de Reais)

2011 2010 2011 2010Controladora Consolidado

RECEITA 1.331.144 1.165.981 1.437.437 1.204.536 Custo das vendas (408.165) (294.477) (458.027) (314.361)

LUCRO BRUTO 922.979 871.504 979.410 890.175

Despesas de vendas (574.300) (488.859) (598.290) (500.323)Despesas administrativas (197.078) (140.718) (215.326) (151.069)Participação dos colaboradores nos resultados (40.685) (26.709) (41.559) (26.753)Outras receitas 23.806 24.202 27.633 32.558 Outras despesas (16.410) (27.256) (16.800) (31.105)Resultado de equivalência patrimonial 5.233 (7.256) 1.163 - Resultado antes das receitas (despesas) financeiras liquidas e impostos 123.545 204.908 136.231 213.483

Receitas financeiras 17.528 18.283 18.057 19.778 Despesas financeiras (83.041) (17.066) (93.315) (27.201)Variações monetárias e cambiais, líquidas (21.768) 3.541 (22.342) (15)

Receita (despesas) financeiras líquidas (87.281) 4.758 (97.600) (7.438)

Resultado antes dos impostos 36.264 209.666 38.631 206.045

Imposto de renda e contribuição social corrente (15.277) (54.364) (15.666) (54.038)Imposto de renda e contribuição social diferido (9.427) (975) (9.506) 2.699

Resultado do exercício 11.560 154.327 13.459 154.706

Resultado atribuído para Acionistas controladores - - 11.560 154.327 Acionistas não controladores - - 1.899 379

Page 155: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

deSemPeNHo fINANCeIRo

deSemPeNHo fINANCeIRo 2009 2010variação

2010-20092010 2011

variação 2011-2010

VENDAS BRUTAS NO MERCADO INTERNO 1.175.561 1.339.704 13,96% 1.339.704 1.549.819 15,68%VENDAS BRUTAS PARA O MERCADO EXTERNO 5.267 1.568 -70,23% 1.568 1.918 22,32%RECEITA OPERACIONAL BRUTA 1.180.828 1.341.272 13,59% 1.341.272 1.551.737 15,69%RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA 1.035.282 1.165.981 12,62% 1.165.981 1.331.144 14,17%EBITDA 252.647 272.810 7,98% 272.810 197.505 -27,60%LUCRO OPERACIONAL 204.364 204.908 0,27% 204.908 123.545 -39,71%LUCRO LÍQUIDO 160.236 154.327 -3,69% 154.327 11.560 -92,51%INVESTIMENTOS 574.109 946.877 64,93% 946.877 272.374 -71,23%RESULTADO FINANCEIRO 6.550 4.758 -27,36% 4.758 (87.281) -1.934,41%ATIVO TOTAL 898.774 1.394.430 55,15% 1.394.430 1.532.244 9,88%PATRIMÔNIO LÍQUIDO 454.705 569.734 25,30% 569.734 562.754 -1,23%

demoNStRAtIvo do eBtIdA 2009 2010variação

2010-20092010 2011

variação 2011-2010

LUCRO ANTES DO RESULTADO FINANCEIRO 204.364 204.908 0,27% 204.908 123.545 -39,71%DESPESAS DE DEPRECIAçÃO 48.283 67.902 40,63% 67.902 73.960 8,92%RESULTADO DO EBTIDA 252.647 272.810 7,98% 272.810 197.505 -27,60%

Page 156: EUROFARMA_RA2012

158

demoNStRAçÕeS do vAloR AdICIoNAdo [GRI EC1]

Para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2011 e de 2010 (milhares de Reais)

2011 2010 2011 2010Controladora Consolidado

RECEITASVendas de mercadorias, produtos e serviços 1.551.737 1.341.272 1.666.219 1.383.831 Outras receitas 18.406 7.462 26.775 6.935 Provisão para devedores duvidosos 1.934 (2.255) 1.836 2.544

1.572.077 1.346.479 1.694.830 1.393.310

INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROSMatérias-primas consumidas 228.815 145.360 271.479 165.599 Materiais, energia, serviços de terceiros e outros 329.572 272.685 323.306 282.214

558.387 418.045 594.785 447.813

VALOR ADICIONADO BRUTO 1.013.690 928.434 1.100.045 945.497 Retenções Depreciação e amortização 73.960 67.902 83.514 73.495

VALOR ADICIONADO LÍQUIDO PRODUZIDO PELA COMPANHIA E SUAS CONTROLADAS

939.730 860.532 1.016.531 872.002

VALOR ADICIONADO RECEBIDO EM Resultado da equivalência patrimonial 5.233 (7.256) 1.163 - Receitas financeiras 29.437 33.046 30.225 35.517

34.670 25.790 31.388 35.517

VALOR ADICIONADO TOTAL A DISTRIBUIR 974.400 886.322 1.047.919 907.519 DISTRIBUIçÃO DO VALOR ADICIONADOPessoal: Remuneração direta 375.522 306.117 398.881 313.915 Benefícios 44.742 32.754 46.853 33.720 FGTS 32.809 25.536 33.216 25.595

453.073 364.407 478.950 373.230 Impostos, taxas e contribuições: Federais 169.754 174.328 180.631 175.439 Estaduais 184.260 147.722 186.744 149.211 Municipais 1.052 995 1.087 1.058

355.066 323.045 368.462 325.708 Remuneração de capitais de terceiros: Juros 111.609 30.440 122.009 40.994 Aluguéis 1.913 348 3.202 416 Outras 41.179 14.313 61.837 13.023

154.701 45.101 187.048 54.433 Remuneração de capitais próprios: Dividendos e juros sobre o capital próprio 2.745 36.378 2.745 36.378 Lucros retidos do exercício 8.815 117.391 8.815 117.391 Minoritários 1.899 379

11.560 153.769 13.459 154.148

VALOR ADICIONADO DISTRIBUÍDO 974.400 886.322 1.047.919 907.519

Page 157: EUROFARMA_RA2012

EUROFARMA RS 2012

Bloco 7 do Complexo Industrial de Itapevi (SP)

Page 158: EUROFARMA_RA2012

160

CRÉDITOS [GRI 3.4]

SupervisãoMaria Del Pilar MuñozDiretora de Sustentabilidade & Novos Negócios

Coordenação GeralFlávia Rejane Favaro MorenoGerente de Comunicação Corporativa

Renata Moniz MarquesAnalista de Comunicação

Lívia de Almeida FerreiraAnalista de Comunicação

CapaMZ Group Projeto editorial, Projeto Gráfico, diagramação e Produção GráficaMZ Group Redação e RevisãoBRIC Integrated Corporate Communications ImpressãoStilgraf tiragem1.500 exemplares

fotosAcervo EurofarmaMárcia AlvesMarcelo SoubhiaDuda BairrosGustavo Ferri

FALE CONOSCO [GRI 3.4]

São cinco linhas 0800, além do site, disponíveis para que clientes e consumidoresda Eurofarma tirem suas dúvidas, façam reclamações ou deem sugestões.

Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h:eurofarma – 0800-704-3876Pearson-veterinária – 0800-709-1999disk Genéricos eurofarma – 0800-703-0001Clientes Comerciais – 0800-704-1993Ame (Atendimento ao médico eurofarma) – 0800-701-2263e-mail – [email protected] e atendimento on-line, no site

Para críticas e sugestões sobre este relatório:e-mail – [email protected]

Page 159: EUROFARMA_RA2012
Page 160: EUROFARMA_RA2012

Nossa dedicação de hoje consolida nossa liderança de amanhã

Eurofarma Relatório de Sustentabilidade 2012