Exercício 1 Leitura

6
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Disciplina: Leitura e Comunicação Aula 1/5 Professora: Cíntia Sena Aluno: _______________________________________________________________________________________ ____________ Atividade 1. Apresentarei alguns temas e você se incumbirá de encontrar uma causa e uma consequência para cada um deles. Escreva-as, seguindo o modelo apresentado abaixo: Tema: Muitos jovens deixam-se dominar pelo vício em diversos tipos de entorpecentes, mal que se alastra cada vez mais em nossa sociedade. (Por quê) Causa: Algumas pessoas refugiam-se nas drogas na tentativa de esquecer seus problemas. Consequência: Acabam formando-se dependentes dos psicóticos dos quais se utilizam e, na maioria das vezes, transformam-se em pessoas inúteis para si mesmas e para a comunidade. a. Tema: As linhas de ônibus que percorrem os bairros das grandes metrópoles não têm demonstrado muita eficiência no atendimento a seus usuários. Causa: Consequência: b. A convivência familiar está muito difícil. Causa: Consequência: c. As novelas de televisão passaram a exercer uma profunda influência nos hábitos e na maneira de pensar da maioria dos telespectadores. Causa: Consequência: d. As doenças infecto-contagiosas atingem particularmente as camadas mais carentes da população. Causa: Consequência: e. Apesar de alertados por ecologistas, os lavradores continuam utilizando produtos agrotóxicos indiscriminadamente. Causa: Consequência:

Transcript of Exercício 1 Leitura

Page 1: Exercício 1 Leitura

SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem IndustrialDisciplina: Leitura e Comunicação Aula 1/5

Professora: Cíntia Sena

Aluno: ___________________________________________________________________________________________________

Atividade

1. Apresentarei alguns temas e você se incumbirá de encontrar uma causa e uma consequência para cada um deles. Escreva-as, seguindo o modelo apresentado abaixo:

Tema: Muitos jovens deixam-se dominar pelo vício em diversos tipos de entorpecentes, mal que se alastra cada vez mais em nossa sociedade.

(Por quê) Causa: Algumas pessoas refugiam-se nas drogas na tentativa de esquecer seus problemas. Consequência: Acabam formando-se dependentes dos psicóticos dos quais se utilizam e, na maioria das vezes, transformam-se em pessoas inúteis para si mesmas e para a comunidade.

a. Tema: As linhas de ônibus que percorrem os bairros das grandes metrópoles não têm demonstrado muita eficiência no atendimento a seus usuários.

Causa:Consequência:

b. A convivência familiar está muito difícil.

Causa:Consequência:

c. As novelas de televisão passaram a exercer uma profunda influência nos hábitos e na maneira de pensar da maioria dos telespectadores.Causa:Consequência:

d. As doenças infecto-contagiosas atingem particularmente as camadas mais carentes da população.Causa:Consequência:

e. Apesar de alertados por ecologistas, os lavradores continuam utilizando produtos agrotóxicos indiscriminadamente.Causa:Consequência:

2. Leia os textos abaixo, e faça a interpretação.

Texto I

Segunda maior produtora mundial de embalagem longa vida, a SIG Combibloc, principal divisão do grupo suíço SIG, prepara a abertura de uma fábrica no Brasil. A empresa, responsável por 1 bilhão do 1,5 bilhão de dólares de faturamento do grupo, chegou ao país há dois anos disposta 5 a brigar com a líder global, Tetrapak, que detém cerca de 80% dos negócios nesse mercado. Os estudos para a implantação da fábrica foram recentemente concluídos e apontam para o Sul do país, pela facilidade logística junto ao Mercosul. Entre os oito atuais clientes da Combibloc na região estão a Unilever, com a marca de atomatado Malloa, no Chile, e a 10 italiana Cirio, no Brasil. (Denise Brito, na Exame, dez./99)

Page 2: Exercício 1 Leitura

1. Segundo o texto, a SIG Combibloc:

a) produz menos embalagem que a Tetrapak. b) vai transferir suas fábricas brasileiras para o Sul. c) possui oito clientes no Brasil. d) vai abrir mais uma fábrica no Brasil. e) possui cliente no Brasil há dois anos, embora não esteja instalada no país.

2. Segundo o texto:

a) O Mercosul não influiu na decisão de instalar uma fábrica no Sul. b) a SIG Combibloc está entrando no ramo de atomatado. c) a empresa suíça SIG ocupa o 2o lugar mundial na produção de embalagem longa vida. d) a Unilever é empresa chilena. e) a SIG Combibloc detém 2/3 do faturamento do grupo.

3. Os estudos apontam para o Sul porque: a) o clima favorece a produção de embalagens longa vida. b) está próximo aos demais países que compõem o Mercosul. c) a Cirio já se encontra estabelecida ali. d) nos países do Mercosul já há clientes da Combibloc. e) o Sul é uma região desenvolvida e promissora.

4. “...que detém cerca de 80% dos negócios nesse mercado.” (/. 5-6) Das alterações feitas nessa passagem do texto, a que não mantém o sentido original é: a) a qual detém cerca de 80% dos negócios em tal mercado. b) que possui perto de 80% dos negócios nesse mercado.  c) que detém aproximadamente 80% dos negócios em tais mercados. d) a qual possui aproximadamente 80% dos negócios nesse mercado. e) a qual detém perto de 80% dos negócios nesse mercado.

5. “...e apontam para o Sul do país...” O trecho destacado só não pode ser entendido, no texto, como: a) e indicam o Sul do pai b) e recomendam o Sul do país c) e incluem o Sul do país d) e aconselham o Sul do país e) e sugerem o Sul do país

Texto II - O império da vaidade

Você sabe porque a televisão, a publicidade, o cinema e os jornais defendem os músculos torneados, as vitaminas milagrosas, as modelos longilíneas e as academias de ginástica? Porque tudo isso dá dinheiro. Sabe porque ninguém fala do afeto e do respeito entre duas pessoas comuns, mesmo meio gordas, um pouco feias, que fazem piquenique na praia? Porque isso não dá dinheiro para os negociantes, mas dá prazer para os participantes.O prazer é físico, independentemente do físico que se tenha: namorar, tomar milk-shake, sentir o sol na pele, carregar o filho no colo, andar descalço, ficar em casa sem fazer nada. Os melhores prazeres são de graça – a conversa com o amigo, o cheiro do jasmim, a rua vazia de madrugada - , e a humanidade sempre gostou de conviver com eles.Comer uma feijoada com os amigos, tomar uma caipirinha no sábado também é uma grande pedida.Ter um momento de prazer é compensar muitos momentos de desprazer. Relaxar, descansar, despreocupar-se, desligar-se da competição, da áspera luta pela vida – isso é prazer.Mas vivemos num mundo onde relaxar e desligar-se se tornou um problema. O prazer gratuito, espontâneo, está cada vez mais difícil. O que importa, o que vale, é o prazer que se compra e que se exibe, o que não deixa de ser um aspecto da competição. Estamos submetidos a uma cultura atroz, que quer fazer-nos infelizes, ansiosos, neuróticos. As filhas precisam se Xuxas, as namoradas precisam ser modelos que desfilam em Paris, os homens não podem assumir sua idade.Não vivemos a ditadura do corpo, mas seu contrário: um massacre da indústria e do comércio. Querem que sintamos culpa quando nossa silhueta fica um pouco mais gorda, não porque querem que sejamos mais saudáveis – mas porque, se não ficarmos angustiados, não faremos mais regimes, não compraremos mais produtos dietéticos, nem produtos de beleza, nem roupas e mais roupas.Precisam da nossa impotência, da nossa insegurança, da nossa angústia. O único valor coerente que essa cultura apresenta éo narcisismo.(...) LEITE, Paulo Moreira. O Império da Vaidade. Veja,agosto. 1995. p. 79

Page 3: Exercício 1 Leitura

“O prazer é físico, independentemente do físico que se tenha: namorar, tomar milk-shake, sentir o sol na pele, carregar o filho no colo...”

1. De acordo ao texto, é correto afirmar que:I- Os meios de comunicação promovem o culto ao corpo porque estão preocupados com a saúde do povo.II- O interesse dos fabricantes, comerciantes e anunciantes é vender seus produtos e ganhar dinheiro.III- Quantos mais inseguros de sua beleza, mais os consumidores tenderão a comprar.Estão corretas as alternativas:a) II e IIIb) I e IIIc) Apenas a Id) I e IIe) Apenas a III

2. De acordo ao texto é INCORRETO afirmar que:a) O Prazer é físico.b) O prazer espontâneo esta cada vez mais difícil.c) Vivemos num mundo que nos obriga a relaxar e nos desligar, mesmo que não queiramos.d) O mundo precisa de nós cada vez mais fortes e seguros de nossas ações para sermos consumidores incontroláveis.e) Os melhores prazeres são de graça.

3. O texto nos leva a concluir que:a) A preocupação com o corpo é algo natural, que todas as pessoas têm, incondicionalmente.b) A preocupação com o corpo é algo genético, ou seja, é determinado pela influência que o homem sofre no meio em que vive.c) A preocupação com a beleza não é algo natural, mas criado pela mídia.d) A preocupação com a beleza não existe, é uma fantasia.e) Todos os homens têm todo o controle da sua vida no que diz respeito aos padrões de beleza.

4. O autor afirma que os melhores prazeres são de graça, no entanto ele tem uma preocupação que é:

5. “As filhas precisam ser Xuxas” (Linha...). O autor utiliza esse exemplo para mostrar que:

Page 4: Exercício 1 Leitura

1- e 2- e 3- b 4- c 5- c 2- 1. De acordo ao texto, é correto afirmar que:3- I- Os meios de comunicação promovem o culto ao corpo porque estão preocupados com a saúde do povo.4- II- O interesse dos fabricantes, comerciantes e anunciantes é vender seus produtos e ganhar dinheiro.5- III- Quantos mais inseguros de sua beleza, mais os consumidores tenderão a comprar.6- Estão corretas as alternativas:7- a) II e III8- b) I e III9- c) Apenas a I10- d) I e II11- e) Apenas a III12-13- 2. De acordo ao texto é INCORRETO afirmar que:14- a) O Prazer é físico.15- b) O prazer espontâneo esta cada vez mais difícil.16- c) Vivemos num mundo que nos obriga a relaxar e nos desligar, mesmo que não queiramos.17- d) O mundo precisa de nós cada vez mais fortes e seguros de nossas ações para sermos consumidores incontroláveis.18- e) Os melhores prazeres são de graça.19-20- 3. O texto nos leva a concluir que:21- a) A preocupação com o corpo é algo natural, que todas as pessoas têm, incondicionalmente.22- b) A preocupação com o corpo é algo genético, ou seja, é determinado pela influência que o homem sofre no meio em

que vive.23- c) A preocupação com a beleza não é algo natural, mas criado pela mídia.24- d) A preocupação com a beleza não existe, é uma fantasia.25- e) Todos os homens têm todo o controle da sua vida no que diz respeito aos padrões de beleza.26-27- 4. O autor praticamente conversa com o leitor, isso é feito:28- a) Através do uso nos pronomes oblíquos, que causam a sensação de um discurso direto.29- b) Através da linguagem que utiliza o padrão culto da língua portuguesa.30- c) Através do uso do pronome você e perguntas feitas ao leitor.31- d) Com a utilização do discurso indireto nos primeiros parágrafos.32- e) Com o uso da informalidade apenas no início do texto.33-34- 5. O autor afirma que os melhores prazeres são de graça, no entanto ele tem uma preocupação que é:35- a) A mídia nos faz crer que é necessário pagar um preço pelos prazeres.36- b) Não estamos vivendo como a mídia nos propõe, mas criando outra modo de vida.37- c) Não temos dinheiro para comprar o que a mídia nos impõe, e não nos preocupamos com isso.38- d) Compramos o que a mídia nos impõe e isso faz todas as pessoas mais infelizes, pois o prazer só pode ser adquirido

através do trabalho árduo.39- e) Não é necessário comprar todas as coisas para sermos felizes, apenas aquilo que nos proporciona beleza.40-41- 6. “As filhas precisam ser Xuxas” (Linha...). O autor utiliza esse exemplo para mostrar que:42-43- a) Xuxa é o melhor exemplo de cidadão bem sucedido da nossa sociedade.44- b) Para ser uma grande modelo que pode desfilar em Paris, primeiro é necessário ser como Xuxa.45- c) Não é preciso esforço para vencer na vida, nessa estrutura social em que vivemos.46- d) Na nossa sociedade ou somos grandes estrelas, ou seremos massacrados pela mídia, que nos quer cada vez menos

narcisistas.47- e) É preciso sempre ser melhor em alguma coisa, ou mais belo, ou mais atlético.

48-