Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

75
FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3 a . pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM. (A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL. 1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.” 6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí. 7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é. É melhor você começar a ler o Estadão. ESTADÃO É muito mais jornal

Transcript of Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

Page 1: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 2: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 3: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 4: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 5: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 6: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 7: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 8: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 9: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 10: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 11: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 12: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 13: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 14: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 15: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 16: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 17: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 18: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 19: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 20: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 21: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 22: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 23: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 24: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 25: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 26: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 27: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 28: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 29: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 30: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 31: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 32: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 33: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 34: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 35: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 36: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 37: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 38: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 39: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 40: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 41: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 42: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 43: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 44: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 45: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 46: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 47: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 48: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 49: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 50: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 51: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 52: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 53: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 54: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 55: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 56: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 57: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 58: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 59: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 60: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 61: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 62: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 63: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 64: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 65: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 66: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 67: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 68: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 69: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 70: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 71: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 72: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.

Page 73: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I – COLOQUE V OU F; ( ) Na função poética o fator predominante é a mensagem. ( ) A função referencial tem o objetivo de persuadir o RECEPTOR. ( ) A função conativa NÃO está centrada no CÓDIGO. ( ) A fotografia é um bom exemplo da função fática. ( ) O texto fático é caracterizado por repetições ritualizadas e certos tiques da fala. ( ) O discurso referencial marca-se com o uso da 3a. pessoa do verbo. ( ) A função emotiva é aquela que NÃO diz respeito a expressão e sentimento do emissor. ( ) No texto emotivo verificamos a presença de adjetivos, advérbios, exclamações, reticências e interjeições. ( ) A linguagem apresenta a função conativa quando a intenção é convencer o receptor. ( ) A função metalinguística centra-se no próprio código. II – SEGUINDO A TABELA ABAIXO, ENUMERE AS QUESTÕES DE 1 A 10 INDICANDO A FUNÇÃO QUE PREDOMINA NA MENSAGEM.

(A) – FUNÇÃO CONATIVA (B) – FUNÇÃO EMOTIVA (C) – FUNÇÃO POÉTICA (D) – FUNÇÃO FÁTICA (E) – FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (F) – FUNÇÃO REFERENCIAL.

1 – ( ) “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227.) 2 – ( )“Vem o vento veloz varando velas, / temos de mergulhar dentro da noite / molhada e fria de intocada treva.” (Mauro Mota) 3 – ( ) “Eu te peço perdão por amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos / Das noites que vivi acalentado / Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.” (Vinicius de Morais) 4 – ( )“Ah! Esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis / Com seus olhinhos infantis / Como os olhos de um bandido / Ele está na minha vida / Porque quer / E eu estou pra o que der e vier / Ele chega ao anoitecer / Quando vem a madrugada / Ele some / Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas / Uma mulher.” (Caetano Veloso) 5 – ( ) “ Fuzuê – S.M. Brás. 1. Festa, função. 2. Barulho, confusão, conflito.”

6 – ( ) - Como vai? - Tudo bem! - Claro!, sem dúvida... - Sabe... hum!..., hum!, tá me entendendo? - Claro! É isso aí.

7 – ( ) - Pois é... - Então... - É fogo. - Ô. - Nem fale. - É. - Ô se é.

É melhor você

começar a ler o Estadão.

ESTADÃO É muito mais

jornal

Page 74: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

8 – ( ) Poética Que é poesia? Que é o poeta? uma ilha um homem cercada que trabalha o poema de palavras com o suor de seu rosto por todos um homem os lados que tem fome como qualquer outro homem. 9 – ( ) Os famosos e seus apelidos O jornal americano New York Post revelou os apelidos pelos quais alguns artistas famosos de hoje eram conhecidos na época de colégio. Incluiu a modelo brasileira GiseleBündchen – era chamada de Olívia Palito. Já o seu atual namorado, o ator Leonardo DiCaprio, era Leonardo Retardado (Leonard Retard) – isso pelo seu hábito de colar nas provas, e assim mesmo eram os colegas que tinham de lhe preparar a cola. O ator Keanu Reaves era O muro (The eall) porque teria um olhar muito inexpressivo. E a dentição não muito perfeita da cantora canadense Celine Dion rendeu-lhe o apelido de Canina Dion (Canine Dion). Revista Isto é – 1661 – 01/08/01 10 – ( ) “Eu nunca sonhei com você / Nunca fui ao cinema / Não gosto de samba / Não vou a Ipanema / Não gosto de chuva / Nem gosto de sol” (Tom Jobim) 11 – ( )Há 100 anos Alfred Nobel, o sueco que inventou a dinamite, ficou rico, criou o prêmio que leva seu nome e morreu há 100 anos, em 10 de dezembro de 1896. Quem também completa um século é a IBM, criada em 1896 com o nome de Tabulating Machine Company por Hermann Hollerith, o americano que inventou a técnica de cartões perfurados para tabular o censo americano. Mais tarde, os cartões passaram a ser usados para emitir comprovantes de salário, os populares “holerites”. Revista Isto é – 1415 – 13/11/96 12 – ( )Prevenção contra assaltos

Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados: I – Não demonstre que carrega muito dinheiro. II – Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro. III – Levante todos os vidros, mesmo em movimento. IV – Não deixe documentos no veículo.

13 – ( ) APRENDA

DORMINDO Em 70 dias

INGLÊS

FRANCÊS ESPANHOL E JAPONÊS

Utilizando sua mente consciente e inconsciente você aprende a falar o idioma desejado de uma forma rápida e eficiente.

14 – ( ) Encontro de namorados: - Bem – disse o rapaz. - Bem, cá estamos – disse ele. - Cá estamos – confirmou ela – não estamos? - Pois estamos mesmo – disse ele – Uupa! Cá estamos. - Bem – disse ela. - Bem! – confirmou ele. – Bem!

15 – ( )“A língua é um sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares, tec., etc. Ela é apenas o principal desses sistemas.” Conceito de língua segundo o lingüista Ferdinand Saussure

Page 75: Exercicio de Fixação - Funções da Linguagem

16 – ( ) “Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!”

Álvares de Azevedo 17 – ( )

Tu tens um medo: Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo o dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. CECÍLIA MEIRELES

18 – ( )

Perfunctório – adj. 1- Que se pratica sem fim útil, ou apenas em cumprimento de uma obrigação. 2 – Pouco útil; ligeiro, superficial. 3 – Passageiro.

III – ENUMERE A 2a. COLUNA DE ACORDO COM A 1a. ( 1 ) – Sentido Conotativo ( ) As estrelas do cinema. ( ) O fogo do isqueiro. ( 2 ) – Sentido Denotativo ( ) Quebrar o silêncio. ( ) Tempo frio. ( ) Pé da cama. ( ) Coração frio de mulher. ( ) O fogo da paixão. ( ) As estrelas do firmamento. ( ) Quebrar uma garrafa. ( ) As mulheres tecem os vestidos.