Exercícios Ed

3
EXERCÍCIOS ED 1) Resposta correta: c. O objeto das Ciências Humanas (incluindo a própria Psicologia) é o ser humano, nesse sentido, haverá sempre um ponto de encontro entre essas Ciências. Pois, terão características comuns do seu objeto. 2) Resposta correta: a. Pois o texto claramente defende uma psicologia do indivíduo. Além disso, Allport é representante da Psicologia social psicológica. 3) Os idéias positivistas são hegemônicos nas ciências de modo geral, uma ciência humana cuja base seja positivista terá, nesse sentido, uma orientação positivista, e considerará qualquer disciplina que não se encaixe nessas prerrogativas como não-científica. 4) A atitude compreende um valor (e afeto) direcionado a um objeto social, que pode ou não se desdobrar num comportamento. Um dos aspectos que determina o surgimento é o aprendizado, que ocorre a partir das relações sociais estabelecidas ao longo da história do indivíduo. 5) A discriminação implica em comportamento que pode ocorrer ou não. 6) A atitude implica em três componentes: cognição, afeto e comportamento. O comportamento pode ocorrer ou não, pois depende das circunstâncias. 7) O autor citado entende que questões relacionadas à grupos envolvem uma dinâmica social. Nesse sentido. Nesse sentido, para se compreender um grupo, será preciso compreender o envolvimento dos agentes sociais.

description

Ed Psico Social

Transcript of Exercícios Ed

EXERCCIOS ED1) Resposta correta: c. O objeto das Cincias Humanas (incluindo a prpria Psicologia) o ser humano, nesse sentido, haver sempre um ponto de encontro entre essas Cincias. Pois, tero caractersticas comuns do seu objeto.

2) Resposta correta: a. Pois o texto claramente defende uma psicologia do indivduo. Alm disso, Allport representante da Psicologia social psicolgica.

3) Os idias positivistas so hegemnicos nas cincias de modo geral, uma cincia humana cuja base seja positivista ter, nesse sentido, uma orientao positivista, e considerar qualquer disciplina que no se encaixe nessas prerrogativas como no-cientfica.

4) A atitude compreende um valor (e afeto) direcionado a um objeto social, que pode ou no se desdobrar num comportamento. Um dos aspectos que determina o surgimento o aprendizado, que ocorre a partir das relaes sociais estabelecidas ao longo da histria do indivduo.

5) A discriminao implica em comportamento que pode ocorrer ou no.

6) A atitude implica em trs componentes: cognio, afeto e comportamento. O comportamento pode ocorrer ou no, pois depende das circunstncias.

7) O autor citado entende que questes relacionadas grupos envolvem uma dinmica social. Nesse sentido. Nesse sentido, para se compreender um grupo, ser preciso compreender o envolvimento dos agentes sociais.

8) O autor entende interdependncia num sentido dinmica, no qual o movimento de um complementa o de outro.

9) O autor entende interdependncia num sentido dinmica, no qual o movimento de um complementa o de outro.

10) Mead, para desenvolver seu pensamento, segue as tendncias Europias da Psicologia Social.

11) Resposta: d. Mead inclui no seu pensamento o entendimento do ato comunicativo e articula o smbolo nesse processo, sua base se vincula ao entendimento da linguagem, resgatada de uma Psicologia Europia.

12) A Psicologia Social Americana se fundamenta nas Cincias da natureza, hegemnica nos EUA. E consideram cincia somente as disciplinas que possuem essa fundamentao. Constituindo, desse modo, um problema para as cincias que consideram a histria e o contexto.

13) A socializao primria implica no primeiro momento de insero do indivduo no meio social, ela se encerra quando esse indivduo inicia a sua socializao nas diversas instituies sociais. No entanto, visto que os valores bsicos so internalizados, os aspectos constituintes desse indivduo, podem ser preservados pela vida toda.

14) O perodo da socializao secundria implica em que o indivduo j tenha capacidade de crtica.

15) As primeiras etapas da socializao so coincidentes, pois a me, para o filho, se caracteriza como um outro significativa, e essa relao ocorre num momento de intensa afetividade, articulado a isso, um sentido no movimento, que internalizado pela me. A socializao secundria compreende a possibilidade de se apreender papis para o resto da vida.