Exercícios - cursosimbios.com.br Netto 03.pdf · (retitículo célula.sarcoplasmático em células...

11
03 Professor Otaviano Netto Biologia 07/03/2013 Aluno (a): _____________________________________ Citoplasma O surgimento de células eucariontes provém da hipótese de que uma célula procariótica teria sofrido modificações evolutivas. Com a invaginação de membranas; acúmulo de enzimas em compartimentos individualizados, com diferentes composições químicas e funções químicas, surgiram as ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Enfim, a necessidade de adaptação a Terra primitiva fez com que surgisse seres mais especializados. Na célula, o ambiente geral de trabalho é conhecido como citoplasma. Nele ocorrem reações químicas vitais para a célula. O mesmo é constituído de: Hialoplasma: H 2 O e substâncias dissolvidas (sais, enzimas, aminoácidos...) Conjunto de organóides: põe a célula em funcionamento. As organelas podem ser divididas em: ORGANELAS MEMBRANOSAS (de constituição lipoprotéica, como na membrana plasmática) NÃO MEMBRANOSAS Retículo endoplasmático (liso e rugoso), mitocôndria, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomos, cloroplasto e vacúolos. Ribossomos e centríolos. 1) Retículo Endoplasmático: Conjunto de membranas que delimitam cavidades das mais diversas formas constituindo CISTERNAS. Estende-se a partir do envoltório nuclear e percorre grande parte do citoplasma formando uma rede que se intercomunica. É uma rede de estruturas tubulares e vesiculares achatadas. Por outro lado, suas paredes são formadas por membranas de bicamadas lipídicas, contendo grandes quantidades de proteínas, de forma semelhante à membrana celular. Podemos distinguir dois tipos de retículo endoplasmático: o retículo endoplasmático rugoso ou granular (RER) e o retículo endoplasmáticos liso ou agranular (REL). a) Retículo Endoplasmático Rugoso ou agranular ou Ergastoplasma: Possui ribossomos aderidos (acoplados) à face citoplasmática de suas membranas. Encontra-se na forma de polirribossomos , unidos a RNAm em plena atividade de síntese protéica. As proteínas sintetizadas sobre o RER são jogadas para dentro das cisternas. Lá são reconhecidas e sofrem modificações para formação da conformação terciária e quartenária das proteínas. Algumas em especial, podem ter acréscimo de açúcares neste local, processo esse chamado de glicosilação. Proteínas sintetizadas no RER são aquelas destinadas a permanecer no próprio retículo, ser transportadas para o Golgi para formação de lisossomos, formação da membrana plasmática ou simplesmente para serem secretadas. www.cursosimbios.com.br 1

Transcript of Exercícios - cursosimbios.com.br Netto 03.pdf · (retitículo célula.sarcoplasmático em células...

03 Professor • Otaviano Netto

Biologia

07/0

3/20

13

Aluno (a): _____________________________________

Citoplasma

O surgimento de células eucariontes provém da hipótese de

que uma célula procariótica teria sofrido modificações evolutivas. Com a invaginação de membranas; acúmulo de enzimas em compartimentos individualizados, com diferentes composições químicas e funções químicas, surgiram as ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Enfim, a necessidade de adaptação a Terra primitiva fez com que surgisse seres mais especializados.

Na célula, o ambiente geral de trabalho é conhecido como citoplasma. Nele ocorrem reações químicas vitais para a célula. O mesmo é constituído de: • Hialoplasma: H2O e substâncias dissolvidas (sais, enzimas,

aminoácidos...) • Conjunto de organóides: põe a célula em funcionamento.

As organelas podem ser divididas em: ORGANELAS MEMBRANOSAS (de constituição l ipoprotéica, como na membrana plasmática)

NÃO MEMBRANOSAS

Retículo endoplasmático (liso e rugoso), mitocôndria,

complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomos, cloroplasto e

vacúolos.

Ribossomos e centríolos.

1) Retículo Endoplasmático: Conjunto de membranas que delimitam cavidades das mais

diversas formas constituindo CISTERNAS. Estende-se a partir do envoltório nuclear e percorre grande parte do citoplasma formando uma rede que se intercomunica. É uma rede de estruturas tubulares e vesiculares achatadas. Por outro lado, suas paredes são formadas por membranas de bicamadas lipídicas, contendo grandes quantidades de proteínas, de forma semelhante à membrana celular. Podemos distinguir dois tipos de retículo endoplasmático: o retículo endoplasmático rugoso ou granular (RER) e o retículo endoplasmáticos liso ou agranular (REL).

a) Retículo Endoplasmático Rugoso ou agranular ou Ergastoplasma:

Possui ribossomos aderidos (acoplados) à face citoplasmática de suas membranas. Encontra-se na forma de polirribossomos , unidos a RNAm em plena atividade de síntese protéica. As proteínas sintetizadas sobre o RER são jogadas para dentro das cisternas. Lá são reconhecidas e sofrem modificações para formação da conformação terciária e quartenária das proteínas. Algumas em especial, podem ter acréscimo de açúcares neste local, processo esse chamado de glicosilação. Proteínas sintetizadas no RER são aquelas destinadas a permanecer no próprio retículo, ser transportadas para o Golgi para formação de lisossomos, formação da membrana plasmática ou simplesmente para serem secretadas.

www.cursosimbios.com.br 1

b) Retículo Endoplasmático Liso: Não possui ribossomos aderidos a membrana. Podem ter

continuidade com o RER. Está envolvido com o metabolismo de lipídeos. Vai sintetizar todos os lipídeos que constituem a membrana plasmática, incluindo fosfolipídios e colesterol. Alguns desses começam a ser produzidos no REL e serão completados no golgi. Armazenam substâncias importantes para contração muscular ⇒ Ca+2 (retitículo sarcoplasmático em células musculares, por exemplo). É o principal reservatório de cálcio do citoplasma. Ao receber estímulo nervoso para contração muscular, liberam cálcio do retículo e esses irão agir no processo de contração muscular. Organela que está envolvida com a desintoxicação do indivíduo. Convertem substâncias como herbicidas, corantes e medicamentos em substâncias de fácil excreção.

c) Ribossomos Ribossomos são os locais de síntese de proteína. Eles não são

limitados por membranas e portanto ocorrem tanto em procariontes quanto em eucariontes. Os ribossomos de eucariontes são ligeiramente maiores que os de procariontes. Estruturalmente, o ribossomo consiste em uma sub-unidade pequena e outra maior. Bioquimicamente o ribossomo consiste em RNA ribossômico (RNAr) e umas 50 proteínas estruturais. Freqüentemente os ribossomos crescem em cachos no retículo de endoplasmático, eles se assemelham a uma série de fábricas que juntam formando algo parecido com uma via férrea.

d) Complexo de Golgi: Foi descrito por um biólogo, o Italiano Camilo Golgi em 1898.

Possuem localização e funções variadas. Abundantes em células secretoras. É constituído por membranas semelhantes a sacos membranosos, achatados e empilhados. Cada pilha recebe o nome de dictiossomo. Algumas vezes pode não estar associados ao retículo endoplasmático, então, chega até estas vesículas de transição trazendo material dos retículos. Sua função está associada à recepção de proteínas vindas do ergastoplasma, empacotamento e secreção das mesmas. Produz muco (substância viscosa, constituída de proteínas + polissacarídeos). Dão origem às enzimas presentes no acrossoma do espermatozóide, para perfuração do ovócito na fecundação (enzima hialuronidase). Originam os lisossomos e a parede celulósica vegetal.

e) Lisossomos: Os lisossomos são bolsas circundadas por típica membrana de

bicamada lipídica e cheias com grande número de pequenos grânulos, que são agregados protéicos de enzimas hidrolíticas (digestivas) capazes de digerir diversas substâncias orgânicas. São originados no complexo de Golgi e estão presentes em praticamente todas as células eucariontes. Digestão autofágica: Lisossomos podem digerir componentes da própria célula. Morte celular para contínua renovação celular (autólise).

f) Vacúolos Qualquer pedaço no citoplasma delimitado por um pedaço de

membrana lipoprotéica. As variedades mais comuns são: "vacúolos relacionados com a digestão intracelular", vacúolos contráteis (ou pulsáteis) e "vacúolos vegetais”. As inclusões são formações não vivas existentes no citoplasma, como grãos de amido ou gotas de óleo. O conjunto de inclusões denomina-se paraplasma.

g) Peroxissomos

Os peroxissomos são, em termos físicos, semelhantes aos lisossomos, mas diferem em dois aspectos importantes: Primeiro acredita-se que sejam formados por auto – replicação (ou talvez por brotamento do REL) e não pelo complexo de Golgi; Segundo que eles contêm oxidases e não hidrolases. Além de conterem enzimas que degradam gorduras e aminoácidos, têm também grandes

quantidades da enzima catalase, que converte o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) em água e gás oxigênio.

Os peroxissomos estão presentes em grandes quantidades nas células de defesa como os macrófagos e também existem nas células vegetais, onde participam do processo da fotorespiração. A função dos peroxissomos no metabolismo celular ainda é pouco conhecida, mas acredita-se que participem dos processos de desintoxicação da célula.

h) Mitocôndrias (Condrioma) As mitocôndrias são formadas principalmente por duas

bicamadas lipídicas: uma membrana externa e outra membrana interna. Enquanto a membrana externa é lisa, a membrana interna possui inúmeras pregas chamadas cristas mitocondriais, nas quais se fixam enzimas oxidativas. A cavidade interna das mitocôndrias é preenchida por um fluido denominado matriz mitocondrial contendo grande quantidade de enzimas dissolvidas, necessárias para a extração de energia dos nutrientes.

As mitocôndrias são verdadeiras “casas de força” das células, pois produzem energia para todas as atividades celulares. Sua composição química é riquíssima, notando-se principalmente a presença de DNA, RNA, proteínas, carboidratos, enzimas, ATP (adenosina – trifosfato), ADP (adenosina – difosfato), etc. São encontrados nas células eucariontes, sendo substituídas pelos mesossomos nas bactérias.

No interior das mitocôndrias ocorre a respiração celular, que é o processo em que moléculas orgânicas de alimento reagem com gás oxigênio, transformando – se em gás carbônico e água e liberando energia.

Toda mitocôndria surge da reprodução de uma outra mitocôndria, sendo que a divisão da mitocôndria denomina-se Condrocinese ou Condrogênese.

Funções da Mitocôndria: - Produção de Energia; - Respiração Celular através do Ciclo de Krebs e da Cadeia

Respiratória. - Formação de moléculas intermediárias importante na

síntese de diversos substratos metabólicos importantes para o organismo vivo.

Origem das Mitocôndrias:

Durante os anos oitenta, Lynn Margulis propôs a teoria da

endossimbiose para explicar a origem das mitocôndrias e cloroplastos de procariontes. De acordo com esta idéia, um procarionte maior engolfou ou cercou um procarionte menor há uns 1.5 bilhão ou 700 milhões de anos atrás.

Em vez de digerir o organismo menor, o grande e o pequeno entraram em um tipo de simbiose conhecido como mutualismo, em que ambos os organismos se beneficiam e nenhum é danificado. O organismo maior ganhou excesso de ATP fornecido pela "protomitocôndria" e açúcar em excesso fornecidos pelo "protocloroplasto", enquanto fornecia um ambiente estável e as matérias-primas que o endosimbionte requeria. Esta relação é tão forte que agora células de eucarionte não podem sobreviver sem mitocôndria (igualmente eucariontes fotossintéticos não podem sobreviver sem cloroplastos), e os endossimbiontes não podem sobreviver fora dos anfitriões. Quase todos eucariontes têm mitocôndria.

i) Plastos Os plastos são orgânulos citoplasmáticos encontrados nas

células de plantas e de algas. São classificados em: - Cromoplastos: São plastos coloridos que armazenam

pigmentos. - Leucoplastos: armazenamento de substânicias no interior da

célula.

www.cursosimbios.com.br 2

j) Centríolos O centríolo é um cilindro cuja parede é constituída por nove

conjuntos de três microtúbulos e geralmente ocorrem aos pares nas células. Os centríolos são desprovidos de membrana, são constituídos por túbulos de natureza protéica (tubulina) e recebem inúmeras denominações de acordo com as funções que exercem como: diplossomos, áster, cinetossomo, blefaroplastos, etc. Os centríolos originam estruturas locomotoras denominadas cílios e flagelos, que diferem entre si quanto ao comprimento e número por célula e possuem um eixo de sustentação chamado axonema (envolvido por uma membrana lipoprotéica).

Os flagelos são longos e pouco numerosos e executam ondulações que se propagam da base em direção a extremidade livre. Os cílios são curtos e muito numerosos e executam um movimento semelhante ao de um chicote, com a incrível freqüência de 10 a 40 batimentos por segundo.

Funções de Cílios e Flagelos: - Locomoção da Célula; - Movimentação de Líquido Extracelular; - Limpeza das Vias Respiratórias.

Função dos Centríolos: - Orientar a Divisão Celular, pois origina uma estrutura

denominada fuso mitótico, onde se prendem os cromossomos;

- Originar Cílios e Flagelos.Flagelos trabalham como chicotes que puxam (como nas Chlamydomonas ou Halosphaera) ou empurrando (dinoflagellates, um grupo de Protista unicelular) o organismo pela água. Cílios trabalham como remos em um navio viking (o Paramecium tem 17.000 cílios, cobrindo sua superfície exterior, que remam dando-lhe movimento).

Exercícios 01. (MACK SP/2012)

fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br (modificado)

A respeito das estruturas apontadas no esquema acima, assinale a alternativa correta. a) 5 indica uma organela que participa diretamente do

processo de divisão celular, embora esteja ausente em células vegetais.

b) 1 indica uma organela pouco desenvolvida em células glandulares.

c) Uma vez que a célula amadurece, o número de organelas 2 não se altera.

d) 4 é capaz de impedir a passagem de qualquer toxina para o interior da célula.

e) Em 3 ocorre a transcrição, uma das etapas da síntese de proteínas.

02. (UDESC SC/2012) Observe o esquema abaixo:

Assinale a alternativa correta quanto à morfologia e fisiologia da estrutura interna (organela) de uma célula animal, que se encontra partida ao meio, permitindo a sua visualização interna. a) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável

pela fermentação celular; a mitocôndria utiliza o ribossomo e a matriz para realizar a glicólise.

b) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável pela digestão celular. Para realizar essa função, ocorre o processo de cadeia respiratória em sua membrana externa.

c) O esquema se refere ao peroxissoma, que é responsável pela reação de oxidação de moléculas orgânicas e que utiliza sua membrana externa para realizar essa função.

d) O esquema se refere ao complexo de Golgi, que é responsável pela conversão da acetil-CoA com o ácido oxalacético, existente na matriz e forma o ácido cítrico.

e) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável por algumas etapas da respiração celular. Na matriz ocorre o ciclo de Krebs, e na membrana interna ocorre a cadeia respiratória.

03. (UNIRG TO/2012) As organelas celulares desempenham

funções vitais para a harmonia metabólica da célula. Sobre as mitocôndrias é CORRETO afirmar que: a) Estão presentes apenas em células animais e realizam a

respiração celular aeróbica. b) Estão presentes em células animais e vegetais e realizam

a respiração celular anaeróbica. c) Estão presentes em células animais e vegetais e

apresentam DNA, RNA e ribossomos próprios. d) Estão presentes apenas em células animais e apresentam

DNA, mas não RNA e ribossomos próprios. 04. (FGV/2012) Os lisossomos são organelas eucariotas

importantes para processos vitais da célula. São delimitados por uma membrana semelhante à de outras organelas e ao próprio envoltório celular. Caso o conteúdo enzimático interno de todos os lisossomos seja liberado no citoplasma, ocorre então a digestão a) das partículas endocitadas pelos processos de fagocitose

e pinocitose, nutrindo a célula. b) das estruturas internas, causando a morte celular

programada. c) das organelas envelhecidas, para a renovação dessas

estruturas. d) do vacúolo alimentar responsável por nutrir a célula. e) do núcleo, iniciando-se o processo de divisão celular.

05. (UEPG PR/2012) Os seres vivos são formados por pequenas

subunidades, as células. Com relação à célula animal, assinale o que for correto. 01. O complexo de Golgi e o retículo endoplasmático são

organelas pouco desenvolvidas em células secretoras.

www.cursosimbios.com.br 3

02. O retículo endoplasmático rugoso apresenta grânulos de ribossomos aderidos à face externa da superfície da sua membrana, responsáveis pela síntese proteica.

04. As mitocôndrias apresentam uma dupla membrana, uma externa contínua e uma interna com dobras, denominadas cristas mitocondriais. Essas organelas têm por função a produção de energia por respiração celular aeróbica.

08. Os lisossomos são vesículas, espalhadas pelo hialoplasma, ricas em enzimas que participam da digestão intracelular.

16. A membrana celular é semipermeável e controla a entrada e saída de substâncias da célula.

06. (UERJ/2012) Durante o processo evolutivo, algumas organelas

de células eucariotas se formaram por endossimbiose com procariotos. Tais organelas mantiveram o mesmo mecanismo de síntese proteica encontrado nesses procariotos.

Considere as seguintes organelas celulares, existentes em eucariotos: 1 - mitocôndrias 2 - aparelho golgiense 3 - lisossomas 4 - cloroplastos 5 - vesículas secretoras 6 - peroxissomas

Nas células das plantas, as organelas que apresentam o mecanismo de síntese proteica igual ao dos procariotos correspondem às de números: a) 1 e 4 b) 2 e 3 c) 3 e 6 d) 4 e 5

07. (FUVEST SP/2012) O retículo endoplasmático e o complexo de

Golgi são organelas celulares cujas funções estão relacionadas. O complexo de Golgi a) recebe proteínas sintetizadas no retículo

endoplasmático. b) envia proteínas nele sintetizadas para o retículo

endoplasmático. c) recebe polissacarídeos sintetizados no retículo

endoplasmático. d) envia polissacarídeos nele sintetizados para o retículo

endoplasmático. e) recebe monossacarídeos sintetizados no retículo

endoplasmático e para ele envia polissacarídeos. 08. (UNICAMP SP/2012) As funções das células estão relacionadas

com sua estrutura e com sua atividade metabólica. Apresenta-se abaixo uma tabela em que estão discriminadas, em porcentagens, as extensões de membranas de algumas organelas de duas células, A e B, provenientes de dois órgãos diferentes.

a) Compare os dados das células A e B e indique em qual

delas predomina a atividade de destoxificação e em qual predomina a atividade de secreção. Justifique.

b) Experimentos bioquímicos realizados com os dois tipos celulares mostraram que a célula A apresentava metabolismo energético mais elevado do que o da célula B. Como o resultado desses experimentos pode ser confirmado a partir dos dados fornecidos pela tabela?

09. (UPE/2012) A figura a seguir ilustra o processo de digestão

intracelular, no qual estão envolvidas várias organelas celulares. Identifique as estruturas e/ou processos enumerados na figura a seguir:

Fonte: adaptada de http://3.bp.blogspot.com/

_klKFmeWGnUQ/THF49NcH8TI/AAAAAAAAAG8/ 0YkWYfNfing/s1600/Autofagia+e+Heterofagia.gif

Estão CORRETAS a) I - Endocitose; II - Peroxissomo; III - Retículo

endoplasmático rugoso; IV - Vacúolo digestivo; V - Fagossomo; VI - Exocitose.

b) I - Fagocitose; II - Lisossomo; III - Complexo de Golgi; IV - Vacúolo autofágico; V - Corpo residual; VI - Clasmocitose.

c) I - Pinocitose; II - Vacúolo; III - Retículo endoplasmático liso; IV - Mitocôndria; V - Fagossomo; VI -Autofagia.

d) I - Heterofagia; II - Ribossomo; III - Complexo de Golgi; IV - Vacúolo; V - Exocitose; VI - Excreção celular.

e) I - Fagossomo; II - Grânulo de inclusão; III - Retículo endoplasmático liso; IV - Mitocôndria; V - Heterofagia; VI - Clasmocitose.

10. (UNEMAT MT/2012) A célula foi observada pela primeira vez

por Robert Hooke, em 1665. De lá para cá, novas tecnologias têm permitido conhecer cada vez melhor essa que é a unidade de organização dos seres vivos.

Sobre o tema, assinale a alternativa correta. a) O DNA é transportado do núcleo ao ribossomo pelo RNA

transportador, de forma a poder ser lido e traduzido em proteínas.

b) Na célula vegetal, observa-se a transformação de CO2 e O2 em glicose pela ação do ciclo de Krebs.

c) Células secretoras, por exemplo, de hormônios, possuem muitos complexos golgienses em seu interior para liberar seus produtos.

d) Se um organismo é, ele todo, composto de uma única célula, certamente é uma bactéria.

e) Os centríolos entram em ação apenas durante a meiose, por isso só ocorrem em células das gônadas.

11. (UEMA/2012) Como são proteínas, as enzimas são sintetizadas

no(a)_______ ou em ribossomos livres no hialoplasma. Distribuídas pelo(a) _______, algumas enzimas migram até o(a) _______, onde ficam armazenadas. Das bolsas e cisternas do(a) _______desprendem-se vesículas cheias de enzimas digestórias, que podem ser exportadas pela célula ou promover a digestão de substâncias englobadas por_______ou _______. Nesse último caso, essas pequenas vesículas portadoras de enzimas digestórias são denominadas _______ .

WILSON, P. Biologia. São Paulo: Ática, 2005 (adaptado). www.cursosimbios.com.br 4

Qual a alternativa que completa as lacunas corretamente? a) Retículo endoplasmático granuloso – retículo

endoplasmático liso – complexo golgiense – complexo golgiense – fagocitose – pinocitose – lisossomos.

b) Retículo endoplasmático liso – retículo endoplasmático liso – complexo golgiense – complexo golgiense – fagocitose – pinocitose – lisossomos.

c) Retículo endoplasmático granuloso – retículo endoplasmático granuloso – mitocôndria – mitocôndria – fagocitose – pinocitose – lisossomos.

d) Retículo endoplasmático liso – retículo endoplasmático liso – complexo golgiense – complexo golgiense – fagocitose – pinocitose – ribossomos.

e) Retículo endoplasmático granuloso – retículo endoplasmático granuloso – complexo golgiense – complexo golgiense – fagocitose – pinocitose – lisossomos.

12. (UFPA/2012) Os processos celulares estão interligados de tal

forma que cada organela, cada componente do citoquesqueleto e o citosol encontram-se direta ou indiretamente vinculados a eventos fisiológicos celulares. Uma forma de correlação fisiológica direta, entre membrana, citoplasma e núcleo, está indicada na alternativa: a) A duplicação dos centríolos direciona a mobilização dos

microtúbulos e consequente redistribuição de organelas para futuras células filhas.

b) Fagocitose de bactérias resulta na formação de um fagolisossomo, o qual transporta, durante a digestão, moléculas básicas ao citosol que podem ser direcionadas às atividades das demais organelas, como lipídios, aminoácidos, monossacarídeos e nucleotídeos.

c) A exocitose pode ser observada tanto na liberação de enzimas de digestão extracelular, como na liberação de neurotransmissores dentro de uma fenda sináptica. Ambos os processos necessitam de sinais extracelulares para ocorrer.

d) O bloqueio da difusão de O2 para dentro da célula afeta a respiração celular, o que leva ao declínio comprometedor das atividades mitocondriais e induz morte celular programada.

e) Receptores de superfície induzem reações enzimáticas em cascata que resultam na fosforilação de proteínas de membrana nuclear e desintegração desta, o que marca o início do processo de divisão celular.

13. (PUC RJ/2012) Marque a afirmativa incorreta sobre estruturas

celulares. a) Citoesqueleto é uma rede de moléculas protéicas que

confere forma à célula, ancora outras estruturas celulares e está envolvido no movimento celular. Ele pode ser de três tipos: microtubulos, filamentos de actina e filamentos intemediários.

b) Cloroplastos, vacúolos e parede celular são estruturas exclusivas das células vegetais.

c) Mitocôndrias e cloroplastos são estruturas que apresentam duas membranas, ribossomos e DNA.

d) O reticulo endoplasmático rugoso apresenta ribossomos aderidos a sua superfície e tem um papel importante na síntese de proteínas.

e) A membrana plasmática é uma bicamada lipídica que tem a função de controlar a entrada e a saída de substâncias da célula, bem como de atuar no reconhecimento e sinalização celular.

14. (UFPB/2012) Os estudos de Biologia Molecular têm auxiliado

na busca do conhecimento sobre origem, evolução e jornada do homem na Terra. Nesses estudos, utiliza-se, principalmente, o DNA mitocondrial. Os bons resultados alcançados para os estudos entre espécies próximas, utilizando o DNA mitocondrial, ocorrem porque essa molécula a) é herdada maternalmente.

b) acumula mutações de forma lenta. c) sofre recombinações com alta frequência. d) apresenta fita única e replica-se facilmente. e) possui polimerase capaz de iniciar sozinha a síntese de

sua cadeia. 15. (UFS SE/2012) Os constituintes das células procarióticas e

eucarióticas podem realizar diferentes funções, todas importantes para a manutenção da vida dos organismos.

Analise as proposições abaixo. 00. Uma célula mantém concentração elevada de

determinado íon no seu interior, apesar da concentração desse íon no meio exterior ser muito baixa, através de um processo denominado osmose.

01. Os ribossomos estão presentes tanto nas células procarióticas como nas eucarióticas.

02. Durante a metamorfose de um sapo ocorre regressão da cauda do girino. A organela celular responsável por esse processo é o lisossomo.

03. Considere as seguintes funções atribuídas a uma organela celular: − secreção celular; − modificação de proteínas; − formação de lisossomos. A organela em questão é o complexo golgiense.

04. Para verificar se o oxigênio liberado na fotossíntese provém da água ou do dióxido de carbono, foram preparados quatro frascos contendo algas unicelulares e as substâncias abaixo descritas:

I. H2O com O16 e CO2 com O16 II. H2O com O18 e CO2 com O16 III. H2O com O16 e CO2 com O18 IV. H2O com O18 e CO2 com O18

Ao fim de certo tempo verificou-se que oxigênio com O16 foi produzido nos fracos I e III, enquanto que oxigênio com O18 foi produzido nos frascos II e IV. Os frascos que comprovam que o oxigênio liberado provém da água são SOMENTE I e IV.

16. (UFSC/2012) Utilizando-se Microscopia Eletrônica de

Transmissão foram obtidas as imagens abaixo. Na Figura A, observa-se um plasmócito obtido da medula óssea de cobaia (aumento de 25.000 X). Na Figura B, observa-se uma célula pancreática de um morcego (aumento de 95.000 X).

Figura A Figura B

Fonte: FAWCCETT, Don W.; SAUNDERS, W. B. An Atlas of Fine Structure. THE CELL

Its Organelles and Inclusions. Company, Philadelphia and London, 1966. [Adaptado]

Com relação às estruturas apontadas pelas setas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. A estrutura indicada pelo número 2 é a menos

condensada do núcleo e corresponde ao nucleoplasma. 02. A estrutura indicada pelo número 3 é o retículo

endoplasmático liso. 04. A estrutura indicada pelo número 1 corresponde aos

lisossomos responsáveis pela digestão celular. www.cursosimbios.com.br 5

08. Nas regiões escuras no núcleo, indicada pelo número 2, encontra-se a maior concentração de DNA.

16. A estrutura indicada pelo número 4 corresponde a um cloroplasto, pois se visualiza nitidamente a estrutura lamelar do granum.

32. As organelas presentes nas Figuras A e B não apresentam membranas de separação com o citoplasma.

64. Dentro da estrutura indicada pelo número 4 ocorrem etapas da cadeia respiratória e do ciclo de Krebs.

17. (UFTM MG/2011)

O conhecimento que agora se acumula rapidamente sobre os ribossomos está alimentando a esperança de que sejam encontrados antibióticos mais eficientes que os atuais. Muitos antibióticos agem sobre ribossomos, paralisando a produção de proteínas vitais, mas as bactérias têm oferecido uma crescente resistência à ação desses medicamentos.

O organismo humano é formado por aproximadamente 1014, o número 1 seguido de 14 zeros, células. Cada célula – as do fígado, por exemplo – pode conter 6 milhões de ribossomos, que produzem proteínas de modo contínuo e preciso.

Uma bactéria pode conter cerca de 100 mil ribossomos em incessante funcionamento. Os antibióticos se infiltram nos ribossomos das bactérias e não nos do organismo humano por causa de sutis diferenças nas estruturas desses componentes celulares. As moléculas dos antibióticos são bem menores que os ribossomos, mas podem entupir os túneis dos ribossomos e impedir a produção de proteínas, essenciais à manutenção dos seres vivos.

(Pesquisa Fapesp, 21.01.11. Adaptado.)

De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que

a) os antibióticos trazem benefícios somente aos seres

humanos, pois são os únicos animais que possuem ribossomos.

b) os ribossomos das bactérias, assim como os dos vírus, realizam a transcrição de moléculas de RNA mensageiro para produzir proteínas.

c) o número de ribossomos é o mesmo entre diferentes células do mesmo organismo, e isso pode ser um dado importante para a classificação dos seres vivos.

d) os antibióticos induzem a formação de ribossomos resistentes, deixando as bactérias resistentes, dificultando a cura de doenças bacterianas.

e) se os ribossomos humanos fossem iguais aos das bactérias, os antibióticos não poderiam utilizar como “alvo” essas organelas.

18. (UFJF MG/2011) Com a realização de grandes eventos

esportivos, como copa do mundo e olimpíadas, a preocupação com o doping de atletas aumenta. Uma das formas mais comuns de doping é a utilização de drogas que aumentam a capacidade de transporte de oxigênio do organismo. Sobre os processos celulares relacionados ao doping, responda: a) Qual é a relação entre o aumento da capacidade atlética

do esportista e o aumento do transporte de oxigênio? b) Em qual organela celular é consumida a maior parte

desse oxigênio e qual é o principal papel desse gás nessa organela?

c) Qual é a consequência sobre a produção de energia e a capacidade atlética da utilização de drogas que provocam a formação de poros para prótons nas membranas dessas organelas? Justifique.

19. (UFG/2011) Os cloroplastos e as mitocôndrias são organelas importantes no metabolismo dos seres vivos de diferentes reinos. Em quais organismos essas organelas estão presentes e em quais estão ausentes?

20. (UFPB/2010) Em uma aula de Biologia, os estudantes puderam

observar, ao microscópio, emissão de pseudópodos em amebas e movimento de ciclose em células de folhas de Elodea. As estruturas celulares diretamente envolvidas nos movimentos celulares observados são os a) microtúbulos. b) microfilamentos. c) filamentos intermediários. d) cílios. e) flagelos.

21. (UNEB BA/2010) Quando assistimos à TV, lemos revistas ou

navegamos na internet, costumamos encontrar anúncios que encorajam o exercício mental. Diversos programas de exercício cerebral estimulam a agilidade mental das pessoas dando-lhes treinamento diário como executar tarefas que vão desde memorizar listas e solucionar quebra-cabeças até calcular o número de árvores de um parque. [...] Diariamente nascem novos neurônios em cérebros adultos. Eles auxiliam no aprendizado de tarefas complexas e quanto mais solicitados mais se desenvolvem. Na década de 90, os cientistas revolucionaram a neurobiologia com a surpreendente notícia de que o cérebro adulto dos mamíferos seria capaz de desenvolver novos neurônios. Na primeira metade da década, uma pesquisadora, à época na Rockefeller University, mostrou que novas células nascem no cérebro adulto, especificamente em uma região chamada hipocampo, envolvida com aprendizado e memória. (SHORS, 2009, p. 43).

A geração de novos neurônios no cérebro adulto ocorre por meio de um processo que se caracteriza por 01. redução do número de cromossomos celular à metade, à

medida que novas células vão sendo geradas. 02. divisão celular em que há manutenção, nas células-filhas,

do número de cromossomos originalmente presentes na célula-mãe.

03. ocorrência de um mecanismo denominado crossing over, necessário para geração de variabilidade celular, o que capacita as células nervosas a responder a variados estímulos.

04. divisão do núcleo celular em dois núcleos distintos entre si e distintos em relação à célula que lhes deu origem.

05. duas duplicações cromossômicas consecutivas seguidas de um processo de divisão nuclear, que originará duas células-filhas idênticas entre si.

22. (UFAC/2009) As células acinosas do pâncreas produzem

enzimas digestivas através do retículo endoplasmático rugoso, cujas enzimas são aprimoradas e empacotadas no complexo de Golgi, em forma de vesículas ou grânulos. No momento que o pâncreas recebe um “sinal” que há alimento para ser digerido, essas vesículas repletas de enzimas digestivas aproximam-se da membrana plasmática, fundem-se a ela e eliminam seu conteúdo para o meio extracelular. Nesse contexto, indique a alternativa que possui a região da célula pancreática onde ocorre a eliminação do referido conteúdo enzimático. a) Região apical b) Região basal c) Região de oclusão d) Região de hemidesmossomos e) Região de desmossomos

www.cursosimbios.com.br 6

23. (UFSC/2009) Observe a coluna 1, que apresenta processos ocorridos em uma célula eucariótica, e a coluna 2, que apresenta o local da célula onde eles ocorrem.

COLUNA 1

I. Osmose II. Fotossíntese III. Duplicação dos centríolos IV. Duplicação do material genético V. Transcrição do RNA ribossômico VI. Tradução do RNA mensageiro VIII. Respiração celular

COLUNA 2

a) Núcleo b) Citoplasma c) Membrana plasmática

Assinale a(s) proposição(ões) cuja(s) correlação(ões) é(são) CORRETA(S). 01. I – A 02. II – B 04. III – C 08. IV – C 16. V – B 32. VI – B 64. VII – C

24. (UNESP SP/2008) Em abril de 2007, astrônomos suíços,

portugueses e franceses descobriram um planeta semelhante à Terra fora do sistema solar, o Gliese581c. A descoberta desse planeta representa um salto da ciência na busca pela vida extraterrestre, visto que os cientistas acreditam que há água líquida em sua superfície, onde as temperaturas variam entre 0ºC e 40ºC. Tais condições são muito propícias à existência de vida. Por que a água na forma líquida e temperaturas entre 0ºC e 40ºC são propícias para a existência da vida tal como a conhecemos?

25. (UERJ/2008) Algumas células são capazes de enviar para o

meio externo quantidades apreciáveis de produtos de secreção. O esquema abaixo representa a célula epitelial de uma glândula que secreta um hormônio de natureza protéica.

Nomeie as organelas que participam diretamente do transporte do hormônio a ser secretado e descreva a atuação delas.

26. (UFF RJ/2008) Após um determinado tempo de cultivo celular,

três garrafas de cultura, identificadas pelos números I, II e III, contendo o mesmo tipo de célula, foram incubadas com uma substância citotóxica nas concentrações de 25 g / mL, 50 g/mL e 100 g/mLµ µ µ , respectivamente. Durante este estudo, foi possível acompanhar, por um período de 14 dias, a variação da área da superfície do retículo

endoplasmático destas células, resultante do efeito citotóxico da droga. Entretanto, na hora de colocar os resultados na tabela, o pesquisador não conseguiu ler a identificação das garrafas, e por isso, ele as denominou, aleatoriamente, de X, Y e Z. Os resultados deste estudo estão representados na tabela abaixo.

Com base nesta tabela e tendo em vista que: i) o efeito citotóxico do composto se inicia imediatamente após a sua adição à cultura de células; ii) a metabolização da droga não produz outros compostos tóxicos e iii) que no dia da adição da droga, a medição da área do retículo foi realizada uma hora depois desse procedimento, responda: a) Que concentração da substância foi colocada nas

garrafas representadas nas colunas X, Y e Z, respectivamente? Justifique.

b) Qual o dia do cultivo celular em que a substância foi colocada nas garrafas? Justifique.

c) Em que tipo de retículo endoplasmático ocorreu a variação de área observada neste experimento? Justifique.

d) Qual a principal função deste retículo nas células da musculatura esquelética?

27. (MACK SP/2007) pigmento / luz

2 2 2 2 2

pigmento / luz2 2 2 2

2H O CO CH O H O O

2H S CO CH O H O 2S

+ → + +

+ → + +

As duas equações acima representam processos realizados por alguns tipos de a) plantas. b) bactérias. c) musgos. d) fungos. e) algas.

28. (UFOP MG/2007) Todos os alimentos ingeridos, independente

da sua natureza bioquímica (carboidratos, lipídeos, proteínas), são metabolizados nas células e convertidos a moléculas energéticas, como o ATP, para que possam ser utilizados nas diferentes reações celulares. Com base nesse fato, resolva as questões abaixo: a) Em que consiste uma molécula de ATP? b) Quando esta molécula é utilizada em uma reação

metabólica, qual parte dela é quebrada para liberar energia?

c) Em qual compartimento celular são produzidos os ATPs? d) Cite um processo celular que é dependente da energia

fornecida pelo ATP.

29. (UEM PR/2007) Assinale a alternativa correta. a) Catabolismo refere-se aos processos em que há

produção de nova substância a partir de substâncias mais simples.

b) A movimentação ativa, característica da maioria dos seres vivos, é independente de estímulos internos ou externos.

c) Os seres multicelulares crescem principalmente pelo aumento no tamanho de suas células.

d) Entre os indivíduos de uma mesma espécie, não há variabilidade genética.

e) A mais alta hierarquia biológica da Terra é a biosfera.

www.cursosimbios.com.br 7

30. (UFRRJ/2007)

No quadrinho acima, Calvin nos chama a atenção para a grande quantidade de água presente em nosso organismo. Cite três justificativas para as altas taxas de água encontradas nas células.

31. (UERJ/2007) Qualquer pessoa saudável pode resistir por várias

semanas ao jejum, desde que o desequilíbrio hidroeletrolítico seja evitado por ingestão de água e eletrólitos. No esquema abaixo, estão representadas por setas as etapas anabólicas e catabólicas de alguns compostos importantes do metabolismo da célula hepática.

Para a adaptação do organismo às condições de jejum, devem ser ativadas no fígado as etapas de números: a) 1 –3 –6 –8 b) 1 –4 –6 –8 c) 2 –3 –5 –7 d) 2 –4 –5 –7

32. (UFF RJ/2007) “Podem-se obter informações a respeito do estado fisiológico da célula através da análise do seu aspecto morfológico”.

Na observação da foto, feita através do microscópio eletrônico de transmissão, observa-se a presença do retículo endoplasmático liso e do complexo de Golgi bem desenvolvidos. Com base nessas características, pode-se afirmar que essa célula está sintetizando, em maior quantidade, as seguintes moléculas: a) fosfolipídios, colesterol e hormônios esteróides b) proteínas, enzimas e hormônios protéicos c) proteínas, enzimas e hormônios esteróides d) lipídios, hormônios esteróides e hormônios protéicos e) fosfolipídios, colágeno e hormônios sexuais

33. (UEM PR/2006) Um grupo de ratos recebeu injeção

endovenosa de uma solução contendo aminoácidos radioativos. Após cinco minutos, os ratos foram anestesiados e, em intervalos de tempo diferentes, as células do pâncreas foram removidas, fixadas e coradas com sais de prata que revelam a localização dos aminoácidos radioativos no interior da célula por meio de microscópio eletrônico. A tabela a seguir mostra a porcentagem de aminoácidos radioativos por componente celular em cada intervalo de tempo.

Com base nesses dados, pode-se afirmar que o caminho percorrido pelos aminoácidos radioativos foi: a) VS, CG, REG. b) CG, VS, REG. c) REG, CG, VS. d) VS, REG, CG. e) REG, VS, CG.

34. (UFG/2012) Leia o texto a seguir.

A teoria endossimbiótica, proposta pela bióloga Lynn Margulis, indica que os primeiros eucariontes eram organismos anaeróbios, heterotróficos e que se alimentavam fagocitando bactérias aeróbicas e fotossintetizantes. Essas bactérias fagocitadas pelos eucariontes simples teriam mantido com eles relação simbiótica harmônica e, com o tempo, passaram a constituir um só organismo. Essa teoria tem nos cloroplastos e mitocôndrias elementos-base de sua evidência, porque essas organelas apresentam a) membrana dupla: a interna seria da bactéria fagocitada e

a externa, do envoltório da célula eucarionte. b) reprodução por brotamento, característica também

encontrada nas bactérias fagocitadas. c) RNA circular compatível com o que existe no núcleo das

células eucariontes. d) cinetoplastos, que foram incorporados às células

eucariontes. e) carapaça de proteína transferida para as células

eucariontes.

www.cursosimbios.com.br 8

35. (UEG GO/2010) A figura abaixo representa as relações evolutivas entre os grupos de seres vivos.

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. V.1. 2.

ed. São Paulo: Moderna, 2004. p. 39.

Com base na análise da figura, responda ao que se pede: a) A endossimbiose foi um processo importante na história

de vida dos organismos eucarióticos multicelulares. Explique a teoria da endossimbiose.

b) Qual a diferença exclusiva é ressaltada ao se comparar cloroplastos e mitocôndrias com as demais organelas citoplasmáticas na evolução dos organismos?

36. (UESPI/2008) As células caliciformes da mucosa intestinal do

homem produzem um líquido lubrificante e protetor denominado muco, um material complexo constituído, principalmente, por proteínas associadas a polissacarídeos substâncias fabricadas, respectivamente, pelas organelas: a) retículo endoplasmático liso e mitocôndria. b) complexo de Golgi e lisossomo. c) retículo endoplasmático rugoso e complexo de Golgi. d) retículo endoplasmático e lisossomo. e) retículo endoplasmático liso e peroxissomos.

37. (UNIMONTES MG/2005) O trabalho desenvolvido por uma

determinada célula no nosso organismo é resultado das funções de várias de suas organelas. A figura abaixo representa duas organelas celulares. Observe-as.

De acordo com a figura apresentada e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

a) I é responsável pela secreção de substâncias que irão atuar no meio extracelular.

b) As duas organelas apresentadas são constituintes de células eucariotas.

c) O centro de armazenamento e empacotamento intracelular localiza-se em I.

d) II é rico em ribossomos, sendo responsável pela síntese de proteínas.

38. (UNIFOR CE/2004) A figura abaixo esquematiza os

componentes de uma célula animal.

Relacionam-se, respectivamente, com síntese e transporte de lipídios e com síntese e transporte de proteínas: a) I e II b) II e III c) III e IV d) IV e V e) V e IV

TEXTO: 1 - Comum à questão: 39

Em organismos unicelulares as trocas de oxigênio e dióxido de carbono ocorrem diretamente com o ambiente. No entanto, na maioria dos organismos pluricelulares, a troca entre cada célula e o ambiente não é possível. Dessa forma, acredita-se que a necessidade de um sistema de transporte de gases entre os órgãos respiratórios e os tecidos do corpo foi uma das principais pressões evolutivas que levou ao desenvolvimento do sistema circulatório.

39. (PUC RS/2011) O oxigênio é extremamente importante para a sobrevivência dos animais porque a maioria deles satisfaz suas necessidades de energia por meio da oxidação de alimentos. A oxidação final dos compostos orgânicos pelas células (denominada de Ciclo de Krebs ou Ciclo do Ácido Cítrico) e a formação de ATP ocorrem a) no citoplasma. b) nas mitocôndrias. c) no complexo de Golgi. d) no retículo endoplasmático. e) nos lisossomos.

TEXTO: 2 - Comum à questão: 40

A figura ilustra as relações de endossimbiose que devem ter ocorrido ao longo da evolução dos seres eucariontes, segundo hipótese de Lynn Margulis.

VITOR & CÉSAR. Biologia para o ensino médio: sistema didático

aprendizado baseado em problemas. Rio de Janeiro: Guanabara. 2004. p. 121.

www.cursosimbios.com.br 9

40. (UESC BA/2011) O estabelecimento da primeira endossimbiose representada produziu um importante impacto na evolução do Domínio Eucaria e pode ser identificado como 01. a intensificação nas relações parasitárias que

dificultaram a sobrevivência dos eucariotos. 02. a formação de uma membrana interna delimitadora do

material genético celular. 03. o estabelecimento de reações fotoautótrofas na

produção de componente orgânico. 04. o aumento da eficiência na obtenção de energia a partir

de processos oxidativos de transformação energética. 05. o advento de endomembranas que favoreceu a síntese

de proteínas associada a um retículo endoplasmático.

GABARITO: 01. A 02. E 03. C 04. B 05. 30 06. A 07. A 08.

a) A atividade de destoxificação é maior na célula A; isso se justifica pela presença de maior porcentagem de área de membrana de retículo liso. A célula B, por sua vez, é claramente secretora por apresentar grande área de retículo rugoso e de complexo de Golgi.

b) Percebe-se que, na célula A, a porcentagem de área de membrana externa mitocondrial é maior que na célula B, indicando número superior de mitocôndrias ou mitocôndrias de maior tamanho. Além disso, a célula A exibe também maior área de membrana interna, quando comparada à célula B, indicando atividade enzimática mais intensa.

09. B 10. C 11. E 12. E 13. B 14. A 15. FVVVF 16. 72 17. E 18.

a) O aumento da disponibilidade de oxigênio aumenta a possibilidade de ocorrer transporte de elétrons na cadeia respiratória e, conseqüentemente, aumenta a síntese de ATP, molécula fundamental para a contração muscular.

b) O oxigênio é consumido principalmente nas mitocôndrias, onde age como aceptor final de elétrons no processo de transporte de elétrons da fosforilação oxidativa.

c) Diminui a síntese de ATP e, consequentemente, a capacidade atlética do indivíduo. A formação de poros para prótons fará com que menos prótons passem pela enzima ATP sintetase (ou sintase), provocando redução da síntese de ATP.

19. Os cloroplastos estão presentes em todos os organismos

eucariotos autotróficos clorofilados e estão ausentes nos organismos heterotróficos eucariotos e procariotos, enquanto as mitocôndrias estão presentes em todos os organismos eucariotos heterotróficos e autotróficos, e estão ausentes nos procariotos.

20. B 21. 02 22. A 23. 34 24. A água é uma molécula fundamental para a existência de vida,

pois é o solvente universal. Em decorrência disso, a maior parte das reações biológicas ocorre em meio aquoso. Ainda por conta dessa propriedade (ser o solvente universal), a H2O também serve como meio para penetração de certos solutos nas células. Além disso, por ter um calor específico elevado, a água impede grandes variações de temperatura à medida que absorve calor. Em relação à temperatura do planeta, a variação entre 0ºC e 40ºC é compatível com a existência de vida, porque a maioria das reações biológicas ocorre nessa faixa de temperatura.

25. Retículo endoplásmico rugoso: sintetiza a proteína a ser

secretada, acumulando-a em seu interior e transferindo-a, em seguida, para o complexo golgiense, através de pequenas vesículas. Complexo golgiense: recebe a proteína sintetizada pelo retículo rugoso, introduz nela algumas modificações e a envia através de vesículas secretórias para a membrana plasmática apical das células epiteliais, de onde são lançadas, por exocitose, na cavidade do canal glandular.

26. a) Concentrações: X 100 g / mL= µ , Y 25 g / mL= µ e

Z 50 g / mL= µ . A concentração de 25 g / mLµ da substância não exigiu o aumento da área do retículo endoplasmático liso para sua metabolização, como observado na coluna Y, enquanto que, na concentração de 50 g / mLµ observou-se o aumento da área do retículo endoplasmático liso até 251 m / célulaµ (coluna Z). A concentração mais alta (100 g / mL)µ exigiu que o retículo endoplasmático liso aumentasse acentuadamente a sua área para tentar metabolizar a substância (coluna X).

b) 4º dia, pois neste dia observa-se o início do aumento da área do retículo nas colunas X e Y, devido a exposição das células ao tratamento com a substância.

c) Retículo endoplasmático liso, pois esta organela é a responsável pela detoxificação celular

d) A função principal do retículo endoplasmático liso nas células da musculatura esquelética é controlar a concentração de cálcio citoplasmático.

27. B

www.cursosimbios.com.br 10

28.

a) é uma molécula que possui uma adenosina ligada a três fosfatos, que guarda energia nas ligações fosfato

b) a ligação fosfato c) mitocôndria d) a critério do aluno

29. E 30. Solvente dos líquidos orgânicos (sangue, linfa, substâncias

intracelulares e material intercelular dos tecidos). Veículo de substâncias que passam através da membrana plasmática entre o meio extracelular e o citoplasma. Participação nas reações de hidrólise. Contribuição para a estabilidade dos colóides, formando a camada de solvatação ao redor das micelas. Conservação da temperatura nos animais homeotermos.

31. C 32. A 33. C 34. A 35.

a) A teoria da endossimbiose propõe que as organelas que compõem as células eucarióticas tenham surgido como consequência de uma associação simbiótica estável entre organismos. Os cloroplastos e as mitocôndrias dos organismos eucariontes têm origem num procarionte procariótico, provavelmente um ancestral das cianobactérias atuais que viveram em simbiose dentro de um organismo, também unicelular, mas provavelmente de dimensões maiores, obtendo proteção e fornecendo energia pela fotossíntese.

b) As mitocôndrias e cloroplastos possuem DNA diferente do que o existente em nível de núcleo celular; são organelas com duas ou mais membranas, sendo que a interna tem diferenças na composição em relação às outras membranas celulares.

36. C 37. B 38. B 39. B 40. 04

www.cursosimbios.com.br 11