Exercícios relevo

20
01. Sobre o domínio amazônico, assinale a alternativa falsa: a) Compõe-se em sua maior parte por baixos planaltos e planícies. b) A hidrografia é riquíssima, com furos, igarapés, paranás-mirins e lagos da várzea. c) Devido a riqueza mineral orgânica das águas dos rios é grande a piscosidade. d) Devido à exportação de peixes a matança tem-se descontrolado, colocando em risco várias espécies. e) O solo amazônico tem-se mostrado fertilíssimo, prestando-se a grande monocultura exportadora. 02. (FUVEST) Da ação de solapamento realizado pelas ondas do mar na costa brasileira resulta uma forma de relevo escarpado, que se apresenta, geralmente, mais vertical nas formações sedimentares que nas cristalinas. São: a) os tômbolos. b) os pães-de-açúcar. c) as falésias. d) os canyons. e) os fiords. 03. Geomorfologicamente a Serra do Mar é classificada como: a) uma escarpa de planalto. b) um altiplano. c) uma sucessão de montanhas. d) uma bacia de sedimentação. e) um dobramento terciário. 04. (FEI) No Sudeste Ocidental do Brasil, a decomposição de rocha vulcânica do tipo basáltico originou um solo típico de regiões onde se cultiva café, conhecido como: a) látex; b) arenoso;

Transcript of Exercícios relevo

Page 1: Exercícios relevo

01. Sobre o domínio amazônico, assinale a alternativa falsa:                                 a) Compõe-se em sua maior parte por baixos planaltos e planícies.b) A hidrografia é riquíssima, com furos, igarapés, paranás-mirins e lagos da várzea.c) Devido a riqueza mineral orgânica das águas dos rios é grande a piscosidade.d) Devido à exportação de peixes a matança tem-se descontrolado, colocando em risco várias espécies.e) O solo amazônico tem-se mostrado fertilíssimo, prestando-se a grande monocultura exportadora.                                                                  02. (FUVEST) Da ação de solapamento realizado pelas ondas do mar na costa brasileira resulta uma forma de relevo escarpado, que se apresenta, geralmente, mais vertical nas formações sedimentares que nas cristalinas. São: a) os tômbolos.b) os pães-de-açúcar.c) as falésias.d) os canyons.e) os fiords.  03. Geomorfologicamente a Serra do Mar é classificada como: a) uma escarpa de planalto.b) um altiplano.c) uma sucessão de montanhas.d) uma bacia de sedimentação.e) um dobramento terciário.

 04. (FEI) No Sudeste Ocidental do Brasil, a decomposição de rocha vulcânica do tipo basáltico originou um solo típico de regiões onde se cultiva café, conhecido como:

a) látex;b) arenoso;c) pantanal;d) terra roxa;e) calcário.

 05. (UNIFENAS) Podemos considerar agentes internos e externos do Globo Terrestre respectivamente: a) Tectonismo e intemperismo.b) Vento e vulcanismo.c) Águas correntes e intemperismo.

Page 2: Exercícios relevo

d) Vento e águas correntes.e) N.d.a.

 06. (UNIVEST) Os escudos ou maciços antigos brasileiros formaram-se na era: a) cenozóicab) terciáriac) pré-cambrianad) mesozóicae) quaternária  07. (UEMA) Entres os três tipos principais de estruturas geológicas é correto afirmar que NÃO existe no território: a) bacias sedimentares;b) escudos cristalinos;c) dobramentos modernos;d) terrenos pré-cambrianos;e) jazidas petrolíferas.

08. (VUNESP) Assinale a alternativa que apresenta o que têm em comum as seguintes cadeias montanhosas: Andes, Himalaia, Alpes e Rochosas. a) Geologicamente recentes e resultantes de desdobramentos.b) Geologicamente antigas e resultantes de desdobramentos.    c) Localizam-se nas porções orientais dos continentes por onde ocorrem.d) Geologicamente constituídas por terrenos cristalinos antigos.e) Os grandes desníveis foram provocados por falhamentos em terrenos cristalinos. 

09. (ESAN) Área localizada entre as serras do Mar e Mantiqueira. Ocupada por extensos cafezais no século passado, atualmente se caracteriza por atividades pecuárias e grande desenvolvimento urbano industrial. O texto se refere ao Vale do Rio a) Ribeira.b) Paranapanema.c) Paraíba do Sul.d) Piracicaba.e) Jundiaí.  10. (ANÁPOLIS) Os terrenos cristalinos de origem proterozóica do Brasil caracterizam-se: a) por formarem extensas planícies aluvionais.

Page 3: Exercícios relevo

b) pela grande riqueza em minerais metálicos.c) pelas altitudes superiores a 3000m.d) pela ocorrência de combustíveis fósseis.e) pelo solo tipo terra roxa. 

Resolução:

01. E 02. C 03. A 04. D05. A 06. C 07. C 08. A

09. C10. B

 1: (UDESC 2008)

Para classificar o relevo, deve-se considerar a atuação conjunta de todos fatores analisados – a influência interna, representada pelo tectonismo, e a atuação do clima, nos diferentes tipos de rocha.

Sobre o relevo brasileiro, é correto afirmar:

A) Pelos novos estudos que classificam o relevo brasileiro, é fácil perceber que as planícies dominam o território nacional; por isso há tantas áreas disponíveis para a agricultura.

B) As chapadas são formas de relevo moldadas em rochas metamórficas, do que resulta a feição tabular, com a superfície mais ou menos plana e encostas abruptas. São muito encontradas na região Sul e Sudeste do Brasil.

C) Não ocorrem no país dobramentos modernos. Essa característica contribui para que o relevo seja bastante desgastado e rebaixado pelo intemperismo e pela erosão, fato evidenciado pelas modestas altitudes encontradas no país.

D) As planícies brasileiras terminam, na sua grande maioria, em frentes de cuestas – nome que se dá às áreas planas das praias.

E) Segundo o geógrafo Jurandyr Ross, não existem áreas de depressão no Brasil, pois nenhuma forma de relevo é mais baixa que a linha do oceano.

Exercício 2: (UDESC 2008)

Relacione as colunas, de acordo com a localização correta dos lugares indicados.

Page 4: Exercícios relevo

Assinale alternativa que contém a ordem correta, de cima para baixo.

A)  3 4 5 2 1

B)  5 2 1 3 4

C)  2 1 3 4 5

D)  1 3 4 5 2

E)  4 5 2 1 3

Exercício 3: (UDESC 2008)

A rede hidrográfica brasileira é composta por rios, em sua maioria perenes, e comgrande potencial para a geração de energia elétrica, pois se encontram predominantemente em regiões de planalto. Analisando a rede hidrográfica brasileira, conclui-se que:

I – A navegação de maior porte é realizada em rios como os da bacia do Amazonas, os da bacia do Paraguai e em trechos do São Francisco.

II – Os rios das regiões Sul e Sudeste apresentam limitado potencial de navegação, sendo necessária, em alguns casos, a construção de eclusas como as do rio Tietê, no Estado de São Paulo.

III – A bacia do rio Paraguai é a maior do Brasil, e onde se situa a maior usina hidrelétrica do país – a Itaipu.

IV – O rio Uruguai nasce da junção dos rios Canoas e Pelotas.

V – A bacia Platina é composta pelas bacias do Paraná, Uruguai e Tocantins que, juntas, formam a maior rede navegável do Brasil.

Assinale a alternativa correta.

A)  Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.

B)  Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

Page 5: Exercícios relevo

C)  Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

D)  Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

E)  Todas as afirmativas são verdadeiras.

Exercício 4: (UFMG 2008)—fuso reduzido depois de 2008

Considerando-se sua localização e sua dimensão, é INCORRETO afirmar que o território brasileiro:

A) é caracterizado por pequena variação latitudinal, responsável pela reduzida amplitude térmica anual registrada no País, típica de espaços intertropicais.

B) é dotado de extenso litoral, de onde, historicamente, as áreas de fronteira agrícola se projetaram para as bordas da vasta floresta equatorial do Continente Sul-Americano.

C) ocupa o interior de uma placa litosférica, responsável, em parte, pelo predomínio, na paisagem, de amplas depressões e de planaltos rebaixados pela erosão.

D) possui quatro fusos horários atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich, mas a hora oficial – a Hora de Brasília – estende-se a boa parte do País.

Exercício 5: (UDESC 2008)

Segundo Aziz Nacib Ab Saber, geógrafo, o relevo predominante no Brasil é:

A)  Depressão Central.

B)  Planícies e Terras Baixas.

C)  Planalto Brasileiro.

D)  Planície Costeira.

E)  Planalto das Guianas.

Exercício 6: (UFPB 2008)

Page 6: Exercícios relevo

Observe o mapa a seguir, verificando os pontos extremos do Brasil: norte, sul, leste e oeste. Um desses pontos, extremo leste, é a Ponta do Seixas, localizada na cidade de João Pessoa, PB.

(Adaptado de: VITTIELO; BIGOTO e ALBUQUERQUE, 2006, p. 16).

Com base nessas informações, é correto afirmar que a demarcação de um ponto extremo é importante, porque:

A) valoriza a questão sócio-ambiental da área; aumenta o nível de degradação ambiental; aumenta a temperatura média local.

B) amplia as relações sociais; transforma o lugar em espaço turístico ecológico; reduz o valor imobiliário da área.

C) facilita o geoprocessamento cartográfico; demarca o território; pode transformar esse ponto em espaço turístico.

D) melhora as condições sócio-econômicas da população residente; demarca a direção e o sentido das rodovias; estabelece as demarcações necessárias à elaboração dos mapas georreferenciados.

E) define a seleção dos pontos turísticos; estabelece a localização de portos e aeroportos; define os tipos de rodovia: federal, estadual ou municipal.

Gabarito:

1.C 2.C 3. C 4.A 5.C 6.C

Page 7: Exercícios relevo

A figura adiante representa um perfil esquemático do Planalto Nordestino Brasileiro.(imagem abaixo)

Assinale a alternativa que expressa as características e o nome da unidade geográfica indicada com o número 3.a) Superfícies pouco elevadas, clima semi-árido, vegetação de caatinga, cultivo do cacau e cana-de-açúcar em grandes propriedades, denominada Agreste.b) Planície litorânea, presença de mangues, clima tropical úmido, resquícios de mata tropical, cultivo de cana-de-açúcar e cacau em grandes propriedades, denominada Zona da Mata.c) Área de transição, relevo de chapadas relativamente elevadas, presença de inúmeros rios, cultivo de produtos alimentares e criação de gado leiteiro em pequenas propriedades, denominada Agreste.d) Superfícies elevadas, densa hidrografia, clima tropical, resquícios de mata tropical, intensa atividade agrícola, denominada Sertão.e) Área deprimida, vastas planuras, clima semi-árido, presença de "brejos", vegetação de caatinga, criação de gado em grandes propriedades, denominada Sertão.

resposta:[E]

O cartograma do Estado de São Paulo mostra(imagem abaixo)

a) as etapas da expansão da cafeicultura a partir de meados do século XIX.b) as principais bacias hidrográficas e divisores de água.c) as grandes formações vegetais originais.d) os principais tipos climáticos.e) os mais importantes compartimentos do relevo.

Page 8: Exercícios relevo

resposta:[E]

No Brasil, as formas de relevo representadas nos blocos-diagrama a seguir incluem os tipos "mar de morros" e "cuestas". Eles correspondem, respectivamente, aos números(imagem abaixo)

a) 1 e 2.b) 1 e 3.c) 3 e 4.d) 2 e 4.e) 4 e 1.

Page 9: Exercícios relevo

resposta:[C]

A propósito das grandes planícies e terras baixas brasileiras e de sua distribuição geográfica pode-se afirmar que elasa) predominam em área com relação aos planaltos e a mais contínua é a planície litorânea.b) ocupam extensões menores do que os planaltos, apesar de sua grande expressão na Amazônia.c) equivalem em área aos planaltos, com a planície amazônica representando a metade de sua extensão.d) integram um sistema único e contínuo de depósitos sedimentares quaternários.e) correspondem geologicamente a bacias sedimentares antigas.

resposta:[B]

Observe o mapa a seguir.(imagem abaixo)

Fonte: João Antonio Rodrigues. "Atlas para estudos sociais". RJ, Ao livro Técnico, 1977.

Durante o período de 1900 a 1950, o elemento natural que mais influiu na expansão da cafeicultura foi:a) os "mares de morros" do Planalto Atlântico.b) a presença de solos de coloração avermelhada devida à concentração de minério de ferro.c) a predominância de terraços fluviais de solos inundáveis.d) as argilas férteis de coloração vermelha resultantes da decomposição do basalto.e) a presença de regiões serranas com estruturas de "cuesta" da Bacia do Paraná.

Page 10: Exercícios relevo

resposta:[D]

Baseado na formação geológica do relevo terrestre, pode-se dizer que o Vale do Paraíba e o Canal de Moçambique constituem exemplos de:a) Vales glaciários.b) fossas tectônicas.c) Vales sinclinais.d) geosinclinais.e) feixes de paráclase.

resposta:[B]

Observe o mapa a seguir que representa as quatro unidades morfoestruturais do Estado de São Paulo e responda.(imagem abaixo)

Fonte: Divisão Geomorfológica do Estado de São Paulo. F.F.M. de Almeida - 1964.

a) Como são chamadas, respectivamente, as unidades morfoestruturais 1, 2, 3 e 4?b) Quais as principais características da unidade assinalada com o número 3?

resposta:a) 1 - Planície litorânea, 2 - Planalto Oriental (Atlântico), 3 - Depressão periférica, 4 - Planalto Ocidental.

b) Depressão periférica - depressão relativa, terrenos sedimentares suavemente ondulados, cultivos de cana.

Page 11: Exercícios relevo

Nas formações proterozóicas, que ocupam cerca de 4% do território nacional, encontramos a maior parte dos minerais metálicos do Brasil. No mapa a seguir, a área assinalada pela letra A exemplifica a importância econômica desses terrenos com a produção mineral de:(imagem abaixo)

a) ferro, no Quadrilátero Central, sob o controle da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) associada a outras empresas.b) ouro, no Vale do Jequitinhonha, sob o comando da Indústria e Comércio de Minérios S.A. (ICOMI).c) manganês, na Serra do Navio, sob o controle do Grupo Antunes com capitais nacionais e estrangeiros.d) ferro e manganês, no Maciço de Urucum, controlada pela Indústria e Comércio de Minérios (ICOMI).e) bauxita, no Distrito de Paragominas, comandada pela Mineração Rio do Norte, associação da CVRD com outras empresas.

resposta:[A]

No perfil esquemático a seguir, as grandes unidades de relevo representadas pelas letras A, B e C são respectivamente:a) Planalto Central, Depressão Periférica, Planalto Atlântico.b) Planalto da Bacia do Parnaíba, Depressão Sertaneja, Planalto da Borborema.c) Planalto Ocidental, Depressão Periférica, Primeiro Planalto.d) Primeiro Planalto, Segundo Planalto, Terceiro Planalto.e) Chapadão Central, Depressão do São Francisco, Serra do Espinhaço.

Page 12: Exercícios relevo

resposta:[B]

:No corte topográfico esquemático a seguir, as seções de números 3 e 4 correspondem respectivamente às seguintes unidades geomorfológicas do relevo paulista:(imagem abaixo)

a) Depressão periférica e cuestas arenito-basálticas.b) Mar de morros e Serra Geral.c) Planalto arenito-basáltico e depressão permiana.d) Primeiro planalto e segundo planalto.e) Planalto Atlântico e planalto arenito-basáltico.

resposta:[A]

Page 13: Exercícios relevo

Examine o mapa a seguir.(imagem abaixo)

Assinale a alternativa que indica a área que corresponde à zona dos planaltos tropicais.a) Ib) IIc) IIId) IVe) V

resposta:[E]

LISTA DE EXERCÍCIOS 1/GEO: RELEVO BRASILEIRO – TERCEIRÃO

Profa. Raquel P. R. de Avila

1. O somatório das preposições corretas é:01. Nosso país encontra-se numa das bordas da Placa Sul-Americana.02. Os frequentes tremores de terra no Rio Grande do Norte provam que o leste do País está numa das bordas da Placa Tectônica Sul-Americana.

Page 14: Exercícios relevo

04. O Brasil tem apenas 4% de terrenos cristalinos da Era Proterozóica, mas são muito significativos na economia mineral.08. São rochas magmáticas ou cristalinas aquelas que passaram por forte trabalho erosivo e se formaram em camadas nas depressões intercratônicas.

16. os escudos cristalinos do Brasil acompanham a média mundial de ocorrência de petróleo.

2. O somatório das preposições corretas é:01. São importantes províncias de minérios metálicos as serras de terrenos sedimentares encaixadas no Quadrilátero de Minas e Serra do Urucum, no Pantanal.

02. O carvão mineral brasileiro é de ótima qualidade, mas ocorre em pouca quantidade, forçando as importações do produto.

04. A Bacia Sedimentar de Campos é a região que produz mais da metade do petróleo nacional.

08. A Bacia Sedimentar Paranaica tem em especial marcas de um grande momento eruptivo que banhou o Sul do País de lavas na Era Secundária.

16. Os granitos são rochas de origem glacial formadas por camadas brancas e negras, os quais são encontradas na Bacia Paranaica de São Paulo até Santa Catarina evidenciando glaciações paleozóicas nesse local.

3. No Brasil, as concentrações minerais localizadas no Quadrilátero Ferrífero e em Carajós, formaram-se na era geológica:

a) Pré-Cambriana.b) Paleozóica. c) Mesozóica.d) Cenozóica.e) Quaternária

4. Na era Mezozóica, ocorreu no Brasil um importante evento geológico. Trata-se:a) da formação da Planície do Pantanal.b) Da formação das serras do Mar e da Mantiqueira.c) Da formação dos escudos cristalinos.d) Dos derrames basálticos no Sul do país.e) Da formação da bacia sedimentar do Paraná.

5. Assinale as alternativas INCORRETAS sobre a estrutura geológica e o relevo do Brasil:a) As verdadeiras planícies são raras.b) É predominantemente planáltico.c) A maior parte do território é recoberta por rochas sedimentares.d) Os dobramentos recentes limitam-se à Serra do Mar.e) As maiores altitudes localizam-se no estremo norte.

Page 15: Exercícios relevo

f) As estruturas muito antigas do embasamento fundamental alternam-se com as estruturas sedimentares de diferentes períodos geológicos.

g) Aos terrenos sedimentares, estão associados as jazidas de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral.

h) Aos terrenos cristalinos, estão associados as jazidas minerais de grande importância econômica, como o minério-de-ferro e a bauxita.

i) Os terrenos vulcânicos expandem-se pela maior parte do território, constituindo a base do relevo recente, ainda em processo de formação.

j) As estruturas geológicas dos dobramentos terciários, formadores de grandes cadeias de montanhas, inexistem no território brasileiro.

6. Responda a questão com base nas afirmativas abaixo:I. A estabilidade do território brasileiro é consequência de sua posição no interior da placa Sul-americana, não o colocando em condições de vulnerabilidade aos movimentos orogenéticos típicos das faixas de contato entre as placas.II. As ilhas oceânicas brasileiras, a exemplo do Arquipélago de Fernando de Noronha, correspondem a picos vulcânicos submersos de uma cordilheira dorsal meso-oceânica.III. Na paisagem geomorfológica do relevo brasileiro, verifica-se uma preponderância dos processos de sedimentação sobre os erosivos, justificando o predomínio das planícies, planaltos e depressões.

É CORRETO afirmar que estão redigidas corretamente:

a) apenas a afirmativa I.

b) apenas as afirmativas I e II.

c) apenas as afirmativas I e III.

d) apenas as afirmativas II e III.

e) todas as afirmativas estão corretas.

7. Quanto às falésias existentes no município de Torres, no RS, é CORRETO afirmar que são:a) Resultantes de um processo erosivo diferenciado entre o granito e o basalto.b) Extensas áreas soerguidas pela subducção da Placa Tectônica do Atlântico Sul.c) Antigas dunas cimentadas resultantes da última transgressão marinha.d) Paredões rochosos, trabalhados pelo mar, de origem sedimentar e vulcânica da era Mesozóica.e) Pacotes sedimentares e metamórficos trabalhados pelo mar e datados da era Cenozóica.

8. Tratando das relações entre o relevo e a estrutura geológica do território brasileiro, é VERDADEIRO afirmar que:

a) As regiões de chapadas e chapadões estão relacionadas às rochas cristalinas e constituem os denominados escudos brasileiros.

b) O Planalto do Maranhão-Piauí, marcado por chapadas e cuestas, relaciona-se a rochas sedimentares e compõe a chamada bacia do Meio Norte.

Page 16: Exercícios relevo

c) As depressões sertanejas semi-áridas relacionam-se principalmente às áreas de domínio de rochas cristalinas muito antigas.

d) O denominado domínio dos mares de morros formou-se por ação de intenso intemperismo físico sobre rochas sedimentares.

9. Atualmente, não existem vulcões ativos no Brasil, embora tenham existido em épocas geológicas passadas. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a maior área territorial onde se encontram evidências de vulcanismo no País.

a) Domínios de caatingas com relevos aplainados e solos rasos e pedregosos.b) Região do Pantanal e sua intensa rede de drenagem com solos arenosos.c) Zona da Mata e seus ambientes litorâneos onde se registram constantes tremores de terra.d) Planalto Meridional com derrames basálticos e presença de solos denominados terras roxas.e) Domínio de cerrado com relevos aplainados e solos arenosos denominados latossolos.

10. Sobre a geologia do relevo brasileiro, podemos afirmar que, EXCETO.a) nas grandes bacias sedimentares predominam formas de planícies e planaltos sedimentares

como chapadas e cuestas.b) O Brasil possui um embasamento constituído de formações antigas cristalinas, ricas em

minerais metálicos.c) O relevo foi intensamente desgastado pela erosão, daí a ocorrência de vários planaltos de

modestas altitudes.d) O relevo brasileiro apresenta altitudes modestas no interior, e no litoral, é bastante íngreme e

elevado devido à presença de dobramentos terciários.

11. É CORRETO afirmar quanto ao relevo brasileiro: (SOMA)01.O Planalto Brasileiro é a mais extensa unidade planáltica no território brasileiro. 02.O Planalto Brasileiro é comumente dividido em duas subunidades: Planalto Central e Planalto das Guianas.a. O Planalto Meridional brasileiro é constituído por grandes extensões de planaltos sedimentares e basálticos, dispostos em patamares e margeados por depressões.08. Ao Norte do Planalto das Guianas ocorre uma região serrana em que se destacam as serras Parima, Pacaraíma, Tumucumaque e Acarai.

16. Na Planície Amazônica, além das Planícies típicas ao longo do rio, encontram-se também baixos planaltos, denominados de terra firme.

12. Em relação ao relevo do Brasil é correto afirmar que:a) Planalto Central – localizado principalmente no Nordeste é formado por rochas cristalinas recentes, que originaram os chapadões, de solos férteis.b) Planalto Atlântico – localizado na região Sudeste, é constituído por rochas sedimentares recentes, o que explica a sua riqueza mineral, principalmente em São Paulo.c) Planalto Meridional - localizado no Sul do Brasil, nele predominam rochas cristalinas antigas, onde são encontradas jazidas de carvão mineral.d) Planalto das Guianas – localizado ao norte do País, é formado principalmente por terrenos cristalinos antigos, intensamente erodidos, embora com blocos de elevada altitude.e) Planície Amazônica – Corresponde aos terrenos sedimentares antigos, do P’re-Cambriano, localizados na região Norte, de grande fertilidade.

Page 17: Exercícios relevo

13. Na classificação do relevo brasileiro elaborada pelo Prof. Jurandyr Ross, a Planície Amazônica:a) Mantém as mesmas dimensões e classificações anteriores.b) É substancialmente ampliada em relação à classificação de Aziz Ab’Saber.c) Desaparece.d) Limita-se aos trechos que margeiam os grandes rios da região.e) Interliga-se à Planície do Pantanal.